Força, Chape!

Solidariedade do Blog Terno e Gravatinha à Chapecoense, pelo trágico acidente aéreo desta madrugada, que vitimou quase toda a delegação da simpática agremiação catarinense. Nosso carinho e conforto a todos os amigos e familiares neste momento de dor.

***

Nota oficial publicada no site do Nacional (COL), pedindo à Conmebol que declare a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana.

Grandioso, comovente!

Toda a sorte do mundo aos colombianos no Mundial de Clubes, em dezembro. Terá, aposto, a torcida de todos os brasileiros.

“A dor embarga rotundamente nossos corações e invade de luto nosso pensamento. Foram horas lamentáveis em estamos consternados com uma notícia que nunca queríamos ter ouvido. O acidente de nossos irmãos do futebol da Chapecoense nos marcará pela vida e desde já deixará uma marca inapagável no futebol latino-americano e mundial. Tudo isso foi completamente inesperado, por isso a dor. Tratavam-se todos eles, jogadores, corpo técnico, jornalistas e tripulação, de pessoas com muitos sonhos, por isso o choro.

“A lamentação mundial foi também estendida a toda a família Verdolaga, a quem, desde seus patrocinadores, diretores, corpo técnico, jogadores, administração e torcida, manifestou tristeza e desespero pelo absurdo. A solidariedade não se fez esperar e de nossa parte acompanhamos de forma rotunda o sofrimento de todos os irmãos que nos abandonaram quem junto a seus familiares e nós, compartilhamos um grande sonho de ser campeões continentais da Sul-Americana.

“Depois de estar muito preocupado pela parte humana, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar esse comunicado no qual o Atlético Nacional pede para a Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja entregue à Associação Chapecoense de Futebol como louro honorário pela sua grande perda e em homenagem póstuma às vítimas do fatal acidente que deixa o nosso esporte de luto. De nossa parte, e para sempre, Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana 2016″

d

67 thoughts on “Força, Chape!

  1. Não consigo entender nem a idolatria ao Roger Machado, nem a hostilidade ao Abel Braga.
    Roger chegou a formar um bom time no Grêmio, o qual, todavia, depois, desandou, começou a perder sem parar ao ponto dele ser substituído pelo Renato. Roger ganhou NADA! Que tesão é esse que alguns sentem por ele?

    Abel é um técnico experiente, vencedor, que nos deu um carioca e um tetra, recentemente. Só isso!
    O ambiente hoje no Fluminense me parece outro. Temos CT, distante das Laranjeiras, e um elenco em transição que precisa, a meu ver, de um técnico com as características e qualidades, sim do Abel.

    Foi a meu ver a contratação mais acertada, tem tudo pra dar certo e creio que devemos dar um voto de confiança e parar de apedrejar o cara.

    Se não for por uma questão de justiça que seja por uma questão de inteligência: Abel é o que já temos pra 2017 e agora é torcer pra dar certo.
    Voltem os seus canhões para a lista (longa) de dispensas e novas contratações.

    Fora: W Silva, Gum, Henrique, Giovanni, W Matheus e outros merdas que poluíram o plantel e estragaram os nossos fins de semana. Isso sim!

  2. É… o Galo já pegou o Roger. Sobra ainda o Ricardo Gomes ou realmente ficarei fora do futebol ano que vem? Se trouxerem o “Tapir Ruminante” eu sarto de banda.
    Abelanta de novo eu não suportarei.
    SSTT

  3. Dois dias após as eleições, o pigarrenate pede suplementação orçamentária milionária por haver gasto em demasia, e, segundo ele, não pediu antes em razão das eleições. Assim, a execução orçamentária explodiu antes do pleito, sabe-se lá quando, o que é uma grosseira irresponsabilidade administrativa e com as finanças do Clube. … Claro que o tocador de viola e o marmut discordam!
    Sob os aplausos deles, já que sempre aplaudem o presidente mesmo que ainda não empossado, o recém eleito anuncia a contratação de Abel, mas os black wings acham que isso não produzirá modernidade nem evolução tática … esses black wings, vou te contar!

  4. Que beleza de gestão e administração! Isso é Harvard!

    “Flu gasta demais e pede suplementação orçamentária milionária dois dias após a eleição
    Peter explicou que se pedisse antes do pleito, poderiam usar a situação de forma política

    Por Paulo Brito – 30 de novembro de 2016 19:59 4 132
    Compartilhe Tweet

    Nem tudo são flores nas Laranjeiras, no que diz respeito ao gasto financeiro. Na última segunda-feira, dois dias após as eleições que definiram Pedro Abad como o novo presidente do Fluminense, o atual mandatário, Peter Siemsen, fez um pedido de suplementação orçamentária no valor de R$12,5 milhões. Preocupado com as finanças, Peter explicou os motivos.

    – A suplementação foi pedida porque ainda não estourou o orçamento. Ainda estamos dentro do teto – ressaltou ao NETFLU.

    O fato de ter pedido o aporte milionário no primeiro dia útil depois das eleições não incomoda o dirigente. Questionado se isso não poderia ser encarado como uma manobra premeditada, não dita antes para não prejudicar na campanha de Pedro Abad, seu sucessor, Peter esclareceu:

    – Eu só pedi agora quando irá estourar o orçamento. No contrário, se dissesse antes, como seria o uso (da informação)? Todos gostariam de distorcer e usar politicamente. Então tem os “todos” da situação e os “todos” da oposição – concluiu.

    As falas do presidente tricolor, porém, são contraditas por Humberto Menezes, um dos membros do conselho fiscal, que precisa dar o parecer para o pedido. De acordo com ele, o Fluminense fez um pedido de suplementação depois de gastar mais do que o esperado. O correto seria pedir quando fosse notado que o valor seria extrapolado.

    – Suplementarão é feita quando a despesa é maior do que a que está prevista no orçamento. A partir do momento que ele gasta além disso, tem que ter a suplementação. Ela precisa ser de forma prévia. Mas fizeram o caminho inverso, porque já gastaram mais do que deveriam. Ou seja, precisa desses R$12,5 milhões para poder fechar o ano. Foi exatamente o que aconteceu com Horcades, que gastou mais do que era previsto. Eu recebi hoje o pedido pelo Abad (presidente do Conselho Fiscal). Isso foi suprimido para ganhar a eleição e agora estourou. Uma suplementação de verba não pode ser feita 30 dias antes de fechar o ano – reclamou.

    Ainda segundo Humberto Menezes, ele fará de tudo para travar o pedido feito no frigir dos ovos do mandato.

    – No que depender de mim, isso não vai adiante. Agora, eu não sei como votarão o presidente do Conselho Fiscal (Pedro Abad) e o Dirceu (outro membro do conselho). Como o documento de pedido de suplementação foi assinado no dia 28 de novembro pelo presidente do clube, é sinal de que ele mentia sobre as contas estarem em dia – finalizou.

    É importante ressaltar que, até o final desta edição, o portal NETFLU tentou contato com o presidente eleito e mandatário do Conselho Fiscal, Pedro Abad, mas não obteve retorno.”

    ST aos oclinhos róseos

  5. tremendo retrocesso o retorno do abelanta fazedor de panelinhas, ‘”empatar 0xo e melhor que ganhar de 2×1″, de repente fred-saque tambem volta,idem wagner-cerveja-choca, 2017 promete, estamos fludidos.
    e a barca vai sair quando, fala ahe abade.

  6. E o pigarreante já começou o terceiro mandato ao seu estilo:

    – Contratou Abelão….

    É de chorar. Mais uma vez ele vai nos levar para a segundona.

  7. Pelo visto, a charada esta começando a ser decifrada.

    Pelo blá-blá-blá que está havendo, a causa bem provável da queda do avião é de falta de combustível mesmo, o que pode fazer aumentar a dor de todos, pois tantos podem ter morrido por um desleixo imperdoável de alguém.
    Mas, por favor, só estou fazendo conjeturas por enquanto.

    Mas esse tipo de transporte aéreo existe muito por aí, é meio problemático, e todos devem lembrar que um avião desses caiu, em situação bem menos feia, com o time do Corinthians, ninguém se feriu, graças a Deus, mas que assustou a todos de vera.
    Vendo a imagem desse avião, meu filho disse, meio assutado, que havia viajado exatamente nele pouco tempo antes para o Nordeste, quando ele mais uns colegas foram de Vitória para São Paulo, por agência, e chegando na capital paulista fizeram conexão e embarcaram nesse avião fretado por ela, mas todos notaram que ele não era uma maravilha, e dava seus pulinhos inexplicáveis.

    Então existem essas “companhias de aviação” que compram ou alugam esses aviões mais antigos, dão uma limpeza neles, e começam a fazer esses voos fretados para algumas ocasiões, para pessoas que têm pressa e querem ir mais rápido.
    Certamente que, tardiamente, todos tomarão mais cuidados com esses negócios daqui para frente.
    ( 30/11/16 – 17: 55 hs)
    ST
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Postei esse texto em resposta ao Daniel Gomes do RJ, mas como estou ainda tocado com as notícias que envolvem as mudanças no futebol do Fluminense, resolvi enviar o texto novamente para mostrar minha indignação com o que considero a repetição dos erros recentes que nos levaram ao patamar em que estamos. Lamento profundamente que parte da torcida esteja muito satisfeita com o clube, acredite nas intenções dos políticos e minimizem os estragos legados ao futebol tricolor pelas duas gestões que se encerram.

    Longe de ser um tolo adepto de catástrofes anunciadas, mas, sinceramente, com o Abel novamente no comando do time, sejam quais forem os novos contratados ou os que irão permanecer no
    elenco do Fluminense, eu estou cansado… muito cansado de reclamar. Não vejo nesse treinador nada do que um bando de fanáticos afirmam. Estava lendo agora a pouco umas postagens no NetFlu e fiquei irritado. Como existem admiradores desse treinador na torcida do Flu. Nunca gostei de
    idolatrias. Acho que futebol é fruto mesmo de paixão, as razões são mesmo as emocionais. Nós torcedores usamos a emoção e as vezes que usamos a razão, corremos o risco de ser injustos ou desagradar a outros torcedores. Raramente existe unanimidade quando se trata de futebol ou
    outro esporte de massa.

    Mas, nesse momento de eminente mudança no comando do clube, eu tenho o direito de usar minhas razão e emoção, para discordar da maioria que escolhe suas paixões e fazem delas suas
    verdades. O Fluminense, do ponto de vista que eu desejo não existe mais, e eu perco o desejo de acompanhar um time com essas escolhas sectárias de personalidades arrogantes, tanto entre dirigentes quanto torcedores.

    ST

  9. Voltando a falar de futebol e do Flu vejo que no mercado da bola tem dois nomes muito interessantes para montar e tocar um time competitivo em 2017. Vejam que não falei de time bom ou time vencedor, falei de competitivo,
    Os dois nomes são o Roger e o Ricardo Gomes.
    Roger me parece ser um cara muito bom para iniciar um trabalho. Fez isto com aquele time do interior do RS (acho que era o Caxias?) levando o mesmo a disputar o título na fase final do gauchão. Por isto o Grêmio o contratou e ele fez um bom trabalho inicial. Mas falta ainda aquele… como diríamos… feeling para manter o trabalho a longo prazo, não teve tempo para isto no time do interior e parece que “perdeu” a mão no meio do brasileirão.
    O Ricardo Gomes me parece ser o cara mais capaz, atualmente, para trabalhar no Flu. É um cara que sabe montar e manter uma equipe competitiva. Demora um pouco para atingir os resultados, mas quando os mesmos chegam consegue manter o equilíbrio e alcança resultados expressivos. Basta ver o que ele fez com o Vasco e o Botafogo. O São Paulo está fazendo uma grande besteira em deixá-lo sair.
    É um cara que parece ter o controle do plantel e fazer com que o mesmo atue em conjunto. A isto se chama liderança.
    Espero… sinceramente que já tenham acertado com ele para ser o técnico do nosso Flu em 2017 porque nada vi dele acertando com ninguém.

    Agora…. se aparecerem com o “Tapir Ruminante” de técnico eu me mudo de mala e cuia para Chapecó ou passo o Grêmio como meu time principal até saírem estas barangas todas do meu clube.
    _______________________________________________

    Falando, novamente, na Chape… a diretoria do Flu deveria ir lá e fazer uma parceria de gestão para aprender com eles como se faz planejamentos com os pés no chão. Os caras planejaram chegar na série A e se manter na mesma por 5 anos para somente a partir daí, com o conhecimento e a experiência adquirida começar a tentar disputar títulos.
    Planejamento muito bem feito, pois desde que subiu nunca passou sufoco com o rebaixamento e apresentou times simples mas muito aguerridos. Venceu campeonatos estaduais e disputava a sua primeira final internacional.
    Uma pena o acontecido, mas lembro que o ser humano se supera nos momentos de crise. Creio que em pouco tempo teremos uma Chapecoense disputando títulos.
    Todos os que por lá jogarem serão contagiados pelo sentimento de honrar os que pereceram neste trágico acidente.
    SSTT

    1. Pois é, Ricolor.
      Lembrando que você já fez várias “matérias” sobre a minha inteligência, com esses “toquinhos” de que eu “posso ser mais inteligente”, que pareço “ter mais inteligência do que demonstro”, mas eu acho impossível que você consiga fazer essa avaliação sobre mim.

      Sobre futebol, eu digo que todo torcedor inteligente gosta de ver o time ganhar jogos e títulos, mas sabendo que não pode ganha-los sempre quando quer, aborrece-se com derrotas, fica amuado, depois vai esquecendo-se e acaba se conformando, mas nunca, em hipótese alguma, desdenha de vitórias e de um título, principalmente do campeonato brasileiro que é o que tem mais peso no futebol hoje.
      Quem não procede assim, não é torcedor inteligente mesmo.

      Mas, falando de inteligência, lá vêm vocês, vários, com esse papo de Roger, Ricardo Gomes, Zezé e Mané, esses jovens técnicos todos que vivem pelo futebol brasileiro, onde nenhum fez algo de diferente do outro até hoje, e até nos erros gritantes que seus jogadores cometem durante as partidas, tudo é igualzinho, e, pelo que se vê, não há nenhum com competência para explicar e ensinar certas coisas aos seus discípulos.

      Roger era auxiliar técnico no Grêmio, e caracterizando bem o que algumas diretorias de vários clubes brasileiros pensam sobre técnicos, jogaram o foguete nas mãos dele, naquele “vejamos o que pode dar”, e pode dar certo mesmo por certo tempo porque a turma começa a se sentir em outro clima, menos pressão, o time andou fazendo bons jogos, mas ele não ganhou nada significativo no cargo, e rodou sem dó nem piedade.
      Será outra incógnita no Flu.

      Ricardo Gomes, segundo dizem, tirou leite de pedra do time do Botafogo, mas saiu e o time continuou indo em frente, com outro desconhecido com quem a diretoria fez o mesmo que a do Grêmio fez com Roger, mas também não tem nada para ensinar aos seus jogadores, já que fazem as mesmas coisas dos outros todos, e dando bobeira saí logo também. .
      Ricardo não conseguiu fazer nada de notável no São Paulo, e o que garante que fará alguma coisa de nova no Flu?

      Qual a diferença entre eles todos, se nenhum fica mais de dois anos no mesmo time? Que diferença há entre Abel e todos eles?
      O Flamengo também sabe que técnicos cheios de nome já fundaram o time, e já efetivaram Andrade, que ganhou campeonato, mas foi demitido logo que o mesmo time começou a parar, Jaime também já dirigiu o time, e o Zé Ricardo agora, este que se não entrar no rumo também se estrepa.

      Ninguém me venha com esse papo de que Tite acertou a seleção, até porque ele tem um grupo bem qualificado para comandar, e o que se viu foi a turma mais acessa, disputando tudo, bem mais ligada, e aí pode entrar a simpatia do comandante, mas o jogadores também cometendo erros de toques de primeira quando não era hora, passando a bola quando podiam driblar o adversário, e coisinhas desse tipo que se vê vários deles fazendo e desperdiçando boas chances, exceção para Neymar.

      Cristóvão ficou no Flu por bom tempo, não mostrou nada de significativo, Saiu, ficou à toa, o Corinthians o chamou, não deu em nada, ficou parado de novo, e o Vasco dispensa Jorginho e o chama, que logo sairá, e podem chamar o Levir… e…e…quem mais?
      Ora, técnicos…
      (30/11/16 – 21:13 hs)
      ST
      ((((((((((((((((((((((((

    1. Nobre Diego Alves,

      Ainda é oficioso, mas parece que Abel Braga vai cancelar a
      aposentadoria do Marcao e promover o retorno dele ao meio de campo, depois de receber o scout do Fluminense sobre ex-jogador em que ele faz um gol de bicicleta. ..

  10. A frase mais marcante pra mim, entre todas as que eu li (ou ouvi) ontem e hoje foi essa: ‘Nunca chorei por outro time, a não ser pelo meu… mas a Chapecoense me fez chorar’.(não lembro o nome de quem escreveu).
    Ontem, a Chapecoense fez torcedores de todos os times chorarem por um time pelo qual não torciam.
    A gente sabe da fragilidade da vida humana, mas quando acontecem coisas assim com dezenas de pessoas simultaneamente, ‘choca’ demais. Pelo menos, a solidariedade de todas as pessoas, de todos os clubes está sendo de emocionar.
    Houve uma época (em 2013) em que eu, de brincadeira, e pra demonstrar a minha decepção com o futebol do Fluminense e a minha satisfação com o futebol apresentado assim como a minha simpatia pela brava equipe da Chape, falei que ia mudar o nome para Nando, Chapecó.

    Desculpem amiguinhos… ainda não consigo conversar sobre o futebol do Flu, nem postar as costumeiras brincadeirinhas.

    1. Isso Nando, e acho que esse post nem deveria ter discussões sobre o futebol do Flu. Por respeito ao tema e a todos que se foram, seria mais ético esperar um novo post do João ou comentar em posts anteriores. Deixemos esses só para as consternações e homenagens.

      1. Muito boa a sugestão, Fred. Tenho certeza que o nosso bravo João já deve estar pensando nisso. Assim como também a sugestão do Diego Alves sobre o nome do Paulo Julio Clement para a sala de imprensa. O framengo já anunciou que a deles se chamará Victorino Chermont.

  11. Caros tricolores

    Ainda arrasado com a tragédia do futebol bonito da Chapecoense, que levou alguns jornalistas que honravam sua profissão, volto para falar do nosso Fluminense. Como muitos da torcida verdadeira do Flu, torcia para o treinador Roger ser o contratado, mas, como legado da péssima administração do Sr. presidente Peter Siensen, o presidente eleito não tem cacife político nem financeiro para a contratação de um profissional promissor. Então vai do mesmo, como sempre foi nessa gestão, o escolhido será o ultrapassado Abel Braga.

    E estou me importando pouco com os torcedores que vierem aqui me criticar dizendo que esse treinador deu títulos ao Flu, etc e tal. Acho mesmo ele ultrapassado pois nunca vou esquecer as atitudes dele no momento após a definição do título em 2012, dando férias para os jogadores profissionais nas últimas rodadas, abrindo mão de mostrar a força do campeão, aumentando os pontos e o número de vitórias do time. Lembro também do fiasco protagonizado por esse treinador nas últimas rodadas de um campeonato brasileiro, quando o time que estava na cola da Libertadores, perdeu as cinco últimas partidas sob comando desse treinador, que estava pouco se importando com o clube. Parece que já tinha acordo com outro time e já contava sair no ano seguinte.

    Eu já tinha exposto aqui a minha satisfação com pelo menos a derrota do Sr. CB, que já tinha afirmado que o “SEU” treinador era o tal Abel Braga. Agora ficou claro o provável teor da conversa misteriosa desse candidato derrotado nas urnas, com o atual presidente, que segundo informações teve a presença do virtual candidato vencedor, na tarde do dia da eleição. É provável que ele tenha ido “IMPOR” , como sempre fez quando presidente da ex patrocinadora/investidora, o seu gosto pessoal, a sua escolha pessoal de amigos e compadres, ao futebol tricolor.

    Comentei também que não torci para o eleito e em outros momentos, expressei que não tinha candidato a escolher nessa eleição. A administração também contribuiu para não dar chance aos sócios torcedores de fora do Rio, de participarem da eleição exercendo seu direito ao voto. Dei a minha opinião de que o percentual baixo de eleitores votantes, cerca de 40% do total de eleitores, demonstra que a maioria dos que deram a “expressiva” vitória ao candidato do presidente, são os sócios do “clube social”, que estão satisfeitos com o clube e a administração do Sr. PS. A grande maioria dos sócios torcedores, categoria da qual faço parte com orgulho, obviamente pelo Fluminense, não pelos gestores “competentes”, não se mobilizou para votar, talvez, e essa é apenas a minha opinião, por falta de opção verdadeiramente tricolor.

    Não torcerei contra o meu clube do coração, minha paixão no futebol, a mesma paixão que me faz ficar estarrecido com a tragédia da simpática Chapecoense. Mesmo lembrando da já conhecida “freguesia” que o Fluminense ostenta, por seus próprios deméritos. No entanto, é muito difícil crer na mudança do desempenho geral do Fluminense na nova gestão. Resta apenas torcer, torcer muito para o time em campo em todos os momentos, inclusive no próximo jogo, quando estaremos diante de um time mordido como o Internacional, que virá para cima do nosso combalido time mal escalado pelo treineiro de plantão, mais um, escolhido pela atual gestão. Treineiro sim, porque não sabe escalar o time para o ataque, nem escolher os melhores do elenco em suas posições onde rendem melhor. Isso é obtusidade, cegueira para o futebol, um mal que acomete todos os envolvidos no futebol do Fluminense nas duas últimas gestões.

    Então, torcerei para que o presidente eleito tenha muita SORTE, apenas isso, sorte, porque não posso acreditar ainda na competência para mudar radicalmente o que está completamente errado no Fluminense Futebol Clube.

    Peço desculpas por esse desabafo, mas é que é muito difícil separar a paixão pelo Flu, dos erros grotescos que se cometem com a conivência de uma grande parte da torcida.

    Saudações tricolores & #FORÇACHAPE.

    1. Plenamente de acordo com você,Luís.
      Não somos adivinhos para anunciarmos o que vai acontecer ou deixar de acontecer ao Fluminense no ano de 2017,mas confesso que depois dessa notícia do retorno de Abel Braga
      como treinador,já estou ficando preocupado.

      1. Caro Daniel

        Longe de ser um tolo adepto de catástrofes anunciadas, mas, sinceramente, com o Abel novamente no comando do time, sejam quais forem os novos contratados ou os que irão permanecer no elenco do Fluminense, eu estou cansado… muito cansado de reclamar. Não vejo nesse treinador nada do que um bando de fanáticos afirmam. Estava lendo agora a pouco umas postagens no NetFlu e fiquei irritado. Como existem admiradores desse treinador na torcida do Flu. Nunca gostei de idolatrias. Acho que futebol é fruto mesmo de paixão, as razões são mesmo as emocionais. Nós torcedores usamos a emoção e as vezes que usamos a razão, corremos o risco de ser injustos ou desagradar a outros torcedores. Raramente existe unanimidade quando se trata de futebol ou outro esporte de massa.

        Mas, nesse momento de eminente mudança no comando do clube, eu tenho o direito de usar minhas razão e emoção, para discordar da maioria que escolhe suas paixões e fazem delas suas verdades. O Fluminense, do ponto de vista que eu desejo não existe mais, e eu perco o desejo de acompanhar um time com essas escolhas sectárias de personalidades arrogantes, tanto entre dirigentes quanto torcedores.

        ST

      2. Abel Braga? É simplesmente de lascar. Para nós torcedores nenhum alento. Só contrariedade. E no mínimo vamos continuar suportando grande parte das barangas do laranjal.

  12. Peçam ao Pedro Antonio para que a sala de imprensa do CT tenha o nome do jornalista tricolor Paulo Julio Clement, uma das vitimas da tragédia na Colômbia. Homenagem mais que justa. ST

  13. Pois é, gente.
    O que eu entendo de avião é embarcar, ficar ali dentro daquele tubo já meio cabreiro esperando a decolagem, e muito mais cabreiro quando ele sobe, e relaxar quando ele toca o chão e começa a frear … e freia mesmo.

    Mas algo que intriga é que o avião não explodiu nem se incendiou, e todos eles que sofrem essas tragédias geralmente têm esse fim. Pelo que se sabe, ainda não criaram um combustível que não se incendeie num caso deses.

    Lamentavelmente, não dá para dizer nada muito sensato nessas horas, mas acho que a mídia passa muito dos limites.
    Esta foi a maior derrota do futebol brasileiro. Dos 7×1, ainda pode haver forra; desta, não.
    (ter – 29/11/16 – 20:55 pm)
    St
    ########################

    1. Qdo um piloto percebe um problema no aviao e va tentar um polso forcado e/ou d emergencia ele voa em circulos e libera o combustivel do aviao para evitar exploxao/incendio.

      Nesse caso, do pouco de informacao q se tem, o piloto fez isso, liberou combustivel e voou em circulos

      1. Este tipo de aeronave, voos regionais curtos, não possui sistema de alijamento de combustível.
        E por outro lado, o piloto somente alija combustível em pane após a decolagem para poder pousar no limite de esforço dos trens de pouso ao tocar o solo com velocidade.
        Aeronaves de grande porte que tem isto porque elas possuem uma diferença muito grande de peso permitido para decolar e para pousar. Decola com muito mais peso do que permite o pouso.
        Em uma “perna” onde se está chegando todo o combustível “excedente” para o pouso já terá sido consumido. Geralmente isto demora de meia a uma hora de voo e vai depender do tipo de aeronave.
        Repito… esta aeronave não possui sistema de alijamento de combustível e para pousar no destino os tanques estariam bem baixos. No caso estavam… vazios?
        SSTT

  14. Luto para o esporte mundial, pois mesmo sendo um time de futebol poderia ter sido um de basquete, vôlei, uma equipe de natação. Isto sem falar nas diversas pessoas que ficam sentadas em um charuto com asas e aguardam serem levadas por motores até seus destinos… a salvo.

    Como tenho contato com muitos companheiros de aviação, já posso adiantar aos senhores que tudo leva a indicar que o problema que vitimou este voo foi uma simples… PANE SECA!!!!

    É senhores… nos dias de hoje imaginar que uma aeronave caia por falta de combustível é impensável.

    A autonomia da aeronave era de cerca de 1660 milhas e o trajeto era de 1567 milhas.

    Todos que voam sempre fazem um planejamento para chegar no destino, voar até o aeródromo alternativo (se não der para pousar no destino) e ter 45 minutos a mais de voo.

    Pelo que soubemos… este voo tinha 15 minutos além do necessário para o trecho. Isto os pilotos fazem em voos visuais e com tempo que se chama CAVOK (Ceiling And Visibility OK). Ou seja… Céu e Visibilidade sem restrições. Sabem aquele dia ensolarado e praticamente sem nuvens onde vc olhe?

    Pois é… não em vôo em que vc chegue noturno e com mau tempo a frente (as notificações meteorológicas indicavam até chance de cerca de 30% de granizo).

    As análises e a investigação dirão o que aconteceu realmente. O que retransmito são coisas do momento e podem não serem a realidade.

    Porém, com minha experiência, ao ver no jornal o gráfico de queda de velocidade abrupta, a história de uma pane elétrica (isto não derruba aeronaves a não ser que tenha gerado um incêndio, pois os sistemas são redundantes e separados. Deu pane em um vc desliga ele e liga o outro), a aeronave tentar pousar em um aeroporto a menos de 50 Km do destino, e aliado ao fato que os destroços estavam praticamente juntos (indicando queda vertical)… pensei na hora: pane seca.

    Rapidamente tentei contato com meus colegas antigos e um teve acesso a dados que remetiam a esta hipótese.

    Mas aguardemos os resultados da investigação.

    ________________________

    Outra coisa, caro Amaury… em aviação comercial de médio e de grande porte, TODAS elas tem de ter uma vistoria de processos e procedimentos anuais do ICAO (International Civil Aviation Organization) através de suas credenciadas. Se alguma empresa apresentar o mínimo problema quanto a manutenção e procedimentos de segurança ela não voa. E se algum órgão credenciado não verificar isto ele perde o credenciamento e, os voos de e para aquele país podem ser suspensos e proibidos pela ICAO.

    Aqui no Brasil quem faz este serviço e é a credenciada é a atual ANAC.

    Acidentes não ocorrem por um fator apenas. O que relatei acima foi um dos preponderantes. Resta saber como e porque ele aconteceu, se é que foi isto mesmo.

    Portanto, antes de generalizar e dizer… ” Linha Aérea ….. B-o-l-i-v-i-a-n-a ?”… se instrua sobre o assunto porque isto soa parecido com “motorista mulher?”
    _________________________

    No mais concordo que a Comenbol deveria definir ambos como campeões. Seria o mais justo.

    E parabéns ao Atlético pela iniciativa, se bem que sou meio com um pé atrás com dirigentes pois eles são muito políticos. Mas… a iniciativa parece ser nobre.
    SSTT

    1. Ricolor, veja como são as coisas : tudo o que v. diz … do segundo parágrafo até o sétimo está (tudo o que v. diz) exatamente alinhado com o que eu tentei expor, i.e., sobre o risco de voar em aviões de menor porte e empresas de menor expressão. Sei que um comandante de empresa de grande porte é proibido de decolar sem que esteja com a reserva de combustível como corretamente exposto por você, i.e, mudança de rota para aeroporto alternativo + reserva para 45′ de voo.

      E mais : uma empresa de grande porte não autorizaria o arrendamento de aeronave que tivesse apenas 1600 milhas de autonomia para fazer voo de um trajeto de 1567 milhas, dados estes expostos por você em sua resposta.

      Entretanto, a própria tese que v. defende – pane seca – já foi contestada por especialistas em segurança aérea, depois de constatado que o avião fez vários vôos em circulo em uma mesma altitude a cerca de 30km do destino, antes da queda abrupta e aparentemente vertical, ao que opinaram (os especialistas) : quem está à beira de uma pane de combustível não desperdiça querosene no ar, voando em círculos.

      Em suma, Ricolor, tentei expor um ponto de vista de quem não está assim tão longe da aviação comercial como você supõe (e afirmou), procurando contribuir para que os dirigentes tricolores pensem no uso de (apenas) companhias aéreas de grande porte para o deslocamento de nossos jogadores.

      Ah, e mais : o que você chama de ‘CAVOK (Ceiling And Visibility OK)’ é conhecido pelos ‘águias’ da aviação comercial como ‘Céu de Brigadeiro’, pelas razões que você deve conhecer, imagino.

      Não vejo nada de mal em abordar este tema neste momento, deste que não se desrespeite a dor e o luto das famílias das vítimas.

      Mas, confesso que já me arrependi por te-lo feito.

      Acho que o termo ‘Boliviano’ bateu mal no Tim Maia e falar sobre aviação comercial deve ter incomodado você.

      De boa, colega Ricolor. De boa !!!

      Também estou muito chocado, caro colega. Mas não ‘cristalizei’.
      Entendeu ?

        1. Não, caro Ernan. Esse vôo em círculos chama-se “órbita” e é executado em um local de espera já pré-determinado em cartas aeronáuticas. Normalmente serve para aguardar a vez da aeronave em uma aterrissagem. Alijamento de combustível é prática usualmente utilizada para colocar a aeronave dentro do limite de peso máximo de pouso. No presente caso a aeronave encontrava-se no final da jornada, ou seja, bem leve, não sendo necessário nenhum alijamento de querosene. Até porque, pelo que parece, ela acidentou-se exatamente porque já estava com todos os tanques vazios.

        2. Este tipo de aeronave não possui sistema de alijamento de combustível.
          É uma aeronave para voos regionais, portanto com autonomia pequena mesmo.
          SSTT

        3. E saiu que ele fez o procedimento de aproximação tendo de esperar porque um Airbus tinha declarado emergência e teve prioridade para pouso por ter declarado… baixo nível de combustível. Imagino que tenha “alternado” pelo mau tempo e ficado com baixo nível.
          Como o piloto da Chape só disse que estava com problemas elétricos (piloto não gosta de dizer que errou no rádio para os demais escutarem), o controle deve ter deixado ele esperando em órbita.
          Em suma… aguardemos os laudos.
          SSTT

        1. ” Uma parada no Aeroporto de Bogotá muito provavelmente teria evitado a tragédia que deixou 71 pessoas mortas e seis feridas na Colômbia. Caso a LaMia, empresa responsável pelo avião da Chapecoense, tivesse decidido parar e realizar um abastecimento, o custo adicional seria de cerca de R$ 10 mil e mais uma hora de voo, segundo o coronel Douglas Machado, especialista em aviação consultado pela “Folha de S.Paulo”.

          A parada era necessária pois a distância entre Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e Medellín, na Colômbia, é de cerca de 3.000km, exatamente a autonomia de voo do avião. Resumindo, a aeronave não tinha margem de reserva para o trajeto.”

          Além disso – acrescento – especialistas em segurança de voo entendem que a decisão de assumir o risco de voar no limite da autonomia de combustível pode ser originada pelo fato de o comandante ser também acionista da empresa à qual pertencia o avião.
          Caracterizaria um conflito de interesses : econômico vs. técnico.

          Isso, Ricolor, é que me leva a ressaltar que todos os clubes devem usar apenas as empresas aéreas de grande porte no deslocamento de seus atletas.

          Esclarecimento extensivo aos colegas Fluto e Crac.

  15. Estupefato ao saber dessa tragédia ao despertar no dia de hoje. Sem palavras mesmo. Apenas que Deus acalente e conforte aos dirigentes que ficaram, amigos e familiares de todos que se foram. Que o clube possa se reerguer e juntar os cacos.

  16. 2009 – Série D.
    2012 – Série C.
    2013 – Série B.
    2014 – Série A.
    2016 – Final da Sul-Americana.
    Não se cansaram de subir e chegaram ao Céu.
    Força Chape.

  17. Ao acordar hoje cedo pra trabalhar meu filho caçula me passa essa péssima notícia da tragédia que assolou a Chape e que Deus dê forças a todos os que tiveram perdas irreparáveis.

    Será importante a solidariedade dos Clubes brasileiros que possam ajudar a Chape a se reerguer e reestruturar e poder voltar a competir.

  18. De toda tragédia há que ser tirada uma lição.
    Sem querer atribuir culpa a quem quer que seja : Linha Aérea ….. B-o-l-i-v-i-a-n-a ?

    Opinião de quem já chegou em casa às 3 horas da madrugada para evitar um voo em avião pequeno ou em empresas de pouca expressão no mercado da aviação comercial.
    E que voou por trocentas horas em aviões de linhas aéreas nacionais e internacionais.

    Linha Aérea ….. B-o-l-i-v-i-a-n-a ?

    Fala sério !!!!!!

  19. Tudo já foi dito sobre a terrível tragédia que destroçou as esperanças do brioso grupo que defendia as cores da Chapecoense.

    Cabe, em minha opinião, em justa homenagem a um clube que lutava para sobreviver dignamente no cenário do futebol brasileiro, que os dirigentes de nosso futebol façam o seguinte :

    ° Dedicar o título de Campeão da Copa Sulamericana a dois clubes : o Nacional de Medelin e a Chapecoense.
    Ao primeiro, por ter tido a grandeza de oferecer o título ao clube brasileiro.
    Ao segundo, em homenagem às vitimas, seus familiares e dirigentes do clube vitimado.

    ° Formar uma comissão de representantes dos clubes da Série A, para decidir a cessão de jogadores ao clube catarina, para que tenha condições de continuar disputando os demais campeonatos e copas para as quais tão honrosamente seus ex-colegas de profissão lograram classificar a Chapecoense.
    Cessão esta que seria livre de qualquer ônus de transferência, cabendo ao clube catarinense apenas arcar com os salários em nível compatível com o orçamento da Chapecoense.

    Pessoalmente, peço aos colegas que evitem brincadeiras sobre este tema, de tão triste que é este momento.

    1. voce acaba de faze-la no contario acima.
      a seleçao argentina que pegou o brasil em mg e a propria chapecoense usaram este mesmo aviao recentemente, evitemos tambem o ranço ideologico neste momento de dor.

      1. Você não entendeu, Tim.
        Nada de rançoso, de ideológico ou preconceituoso em meu comentário.
        Claro que muitos outros voos acontecem nesta empresa, com este avião, sem problemas.
        Tampouco disse que todos os aviões deste tipo caem, referindo-me ao seu comentário sobre os argentinos e outras delegações.
        Apenas digo que há níveis de riscos maiores e menores.
        Então, digo eu : cuide de seu ranço antes de criticar sem fundamento, caro Tim.
        Também estou chocado, colega.

  20. Uma tragédia.
    O Senhor Nosso Deus, o Senhor de todas as coisas, em momentos como esse, nos oferece a força para superar a dor.
    Somos pequenos demais para querer entender pq as coisas acontecem!

  21. O mundo do futebol está de luto. Dia de dor no calendário da história que jamais será esquecido. Profundos sentimentos aos familiares de todos que se foram e que Deus os acolha com sua eterna bondade.

  22. Garcez,

    Não foi a primeira vez que aconteceu a perda de jogadores em grupo. São muitas viagens, o que aumenta os riscos.

    Muita tristeza pelas perdas. Imagino a torcida da Chapecoense. Os parentes nós nem precisamos imaginar.

    ST

  23. Fala Garcez!

    É! Eu fiquei um bom tempo sem participar aqui no blog, achei muito bonito! Eu poderia voltar falando do Fluminense, do novo presidente Pedro Abad, torço pra que faça um bom trabalho no nosso tricolor, mas hoje eu venho aqui muito triste pelo o que aconteceu com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol e dos profissionais da imprensa.

    Meu amigo! Hoje é um dia triste! Acordei e acessei o Facebook de um amigo meu que é tricolor falando sobre o caso e estou assistindo a Fox Sports e estão repercutindo o que aconteceu. Infelizmente uma das vítimas fatais é o Mário Sérgio que foi jogador do Fluminense e foi técnico do Botafogo, Figueirense, Internacional e etc.

    Uma equipe que é a nossa pedra no sapato, mas hoje merece todo o respeito e solidariedade pelo o que aconteceu. O futebol hoje está de luto! A Chapecoense merece respeito pela campanha que fez na Sul-Americana e lamentavelmente perdeu muitos jogadores nesse trágico acidente aéreo em Medellín. Achei justa a homenagem não só do Fluminense mais de todos os clubes do Brasil e do Mundo e até mesmo do próprio Atlético Nacional de Medellín para esse time do interior de Santa Catarina.

    ST e Força Chape! Muito triste! Muito triste mesmo!

  24. Grande perda para o futebol.
    Time que se mostrava comprometido em apresentar um futebol envolvente em campo e vertical sempre.
    Muita Luz, para todas estas almas que se foram nesta tragédia. Força e conforto para seus familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *