Sem vitória, um novo empate

A posição que ora ocupa na tabela do Campeonato Brasileiro – 12ª, a última de classificação à Sul-Americana – talvez seja mesmo o máximo que o Fluminense possa almejar na competição.

Com 28 pontos e quase todo o returno pela frente (apenas quatro rodadas foram disputadas), é difícil acreditar que o time não terá forças para chegar aos 43, pontuação que neste ano, segundo os matemáticos, praticamente isenta um clube de queda (apenas 8% de chances).

Para chegar lá, basta ao Flu somar um terço dos pontos que ainda disputará (15 ou 33,3%), um percentual de aproveitamento até inferior aos atuais 40,6%.

Devendo ao elenco, ao Consórcio Maracanã S.A., ao plano de saúde, a Deus e ao mundo, a diretoria tricolor vem cumprindo à risca a cartilha do rebaixamento, mas sua empreitada dificilmente terá sucesso, porque os tricolores têm a sorte de ao menos contar com um grupo bastante profissional em seu departamento de futebol.

Que, porém, não faz milagre. Sem três de seus principais jogadores (Pedro, lesionado; Sornoza, convocado; e Gilberto, ainda com dores no joelho), o time entrou em campo desnutrido em sua força ofensiva, quinta à noite, no empate sem gols com o Vitória, no Maracanã.

Com Dodi, Luciano, Everaldo, Kayke e Matheus Alessandro, o Fluminense até buscava variações de jogadas e procurava atacar alternando os lados do campo, mas, assim como já havia acontecido no 1 a 1 do Morumbi, ficou visível a falta de recursos para afunilar o jogo, tornando-o mais objetivo, de um time que conta com inúmeros atacantes que não sabem finalizar.

Desde o golaço de Pedro contra o Bahia, na 17ª rodada, o Flu entrou em campo pelo Brasileirão outras seis vezes e apenas um jogador do seu time balançou as redes – Gum, um zagueiro, contra o Corinthians. Os outros dois gols a seu favor foram marcados contra, por Cruzeiro e São Paulo.

Um número pra lá de preocupante que faz os tricolores orarem pela pronta recuperação de Pedro e questionar o que será de seu futuro quando seu melhor atacante for negociado, muito provavelmente na janela do fim do ano.

Domingo, no Clássico Vovô, Marcelo Oliveira ao menos deverá poder contar com seu lateral direito titular. Antes do tal golaço de Pedro, foi de Gilberto, por sinal, o último gol tricolor no campeonato, contra o Palmeiras, na 15ª rodada.

Ô, dificuldade!

___________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

46 thoughts on “Sem vitória, um novo empate

  1. Já eu, acho que a solução para uma recuperação no campeonato é simples, basta efetivar o Luciano no lugar do Pedro e esquecer que o Kayke e o Junior Dutra fazem parte do elenco, mesmo o nosso grupo sendo de razoável pra fraco, esses dois jogadores conseguem estar bem abaixo dos demais, isso é claro como água de pedra, só não enxerga quem é cego ou incompetente mesmo.

  2. Caros,

    Abad afirma para o torcedor que “Não é o presidente, mas o Fluminense que precisa de você”. Pois é Abad, o problema é que nós precisamos do Fluminense também, mas SEM você.

    SDs T

  3. “Tendência é que Jadson seja titular no clássico”

    Esse * desse técnico não tem jeito!
    Viciou nesse * Jadson!

    Marcelo, VTNC!
    Fora você e fora o Jadson!

  4. Pois é! Quinta- feira, véspera do feriado, estava pensando em ir pra Paris, mas o dinheiro só deu pra chegar em Bacaxá. Sabia q ia me aborrecer, mas acabei parando num barzinho e assistindo à pelada. Encontro um amigo de longa data , tricolor absurdamente fanático, mas q parece ter sido ‘contaminado’ com o alicismo também. Começou a elogiar os jogadores, dizendo q estavam jogando como guerreiros…que tínhamos um ótimo time, etc…
    Eu respeito muito esse cara, mas em determinado momento não aguento…’cara, nós estamos vendo jogos diferentes. O time é horrível, não tem quem faça gol. O Vitória é fraquíssimo e tá jogando por uma bola.’
    Mas ele continua elogiando e eu prefiro encher o copo da ‘minha’ querida Antártica e parar de conversar…

    O Fluminense precisa de mais uns 18 pontos…pelo menos 5 vitórias. Esqueçam o Paraná…esse já caiu.
    Como eu disse, Santos e patético/pr estão se recuperando e não caem.
    Sao 9 times brigando por mais 3 vagas. Dêem uma olhada na tabela e vejam como a situação é complicada… até pq TUDO é complicado para esse time que tem atacantes ‘dignos’ do Íbis.
    Acho q todos concordarão, menos o Gato Risonho e o menino Prodígio.

    ‘abade’, tenha vergonha na cara e RENUNCIE! A torcida tricolor espera ansiosamente por esse dia.

    1. Caro Nando,

      Com esse técnico, nem comandando o Real Madrid. Acredito no elenco, mesmo tendo os jogadores citados por você. O elenco de um Clube é o mesmo que dizer de uma empresa privada, todos os funcionários (jogadores) são aptos a trabalhar pelo seu patrão (Clube). Você acreditaria que se tivéssemos um técnico que soubesse do riscado, rodando o elenco, o time poderia melhorar? Como falei antes, nosso elenco não é melhor e nem pior do que os dos outros times do campeonato, apenas temos um técnico pior do que os dos outros times, ou a maioria deles.
      Abraços Tricolores.

  5. Pois é, pois é.
    Enquanto o Flu está tentando, limpamente, dentro das regras, vencer seus adversários para alcançar seus objetivos, um país golpeado, que ainda está se recuperando, viu, agora, outro golpe traiçoeiro, fora das regras, para eliminar inimigo, como é praxe um certo grupo fraco, mas que quer ser poderoso pela intimidação, fazer para alcançar seus objetivos na base do terror.

    Um jogadorzinho qualquer não faz uma jogada arriscada dessas sozinho, e é claro que foi muito bem treinado, e a comissão toda está junta nesse tentativa de tirar do jogo, explicitamente, adversário que a desafia, e só esperemos que a arbitragem seja séria.

    “Vejamos se a federação e a torcida permitirão que esse grupo continue disputando uma competição em que não aceita as regras e quer impor as suas”.
    (07/09 – 18:30)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Sabe qual é o problema de vcs(conservadores)?

      É que hoje existe uma coisinha chamada internet. Então, fica bem menos fácil de recorrer a essas jogadas como em 1989 no caso do sequestro do Abílio Diniz.

  6. Sem muito o que fazer e muito menos comentar, fui verificar as estatísticas do Fluminense com Abel e depois com o Marcelo, vejamos:
    ABEL BRAGA:
    12 jogos, 4 vitórias, 2 empates e 6 derrotas.
    14 pontos em 36, aproveitamento de 38,88%
    Em casa, 5 partidas e aproveitamento de 66,67%
    Fora, 7 partidas e aproveitamento de 19,04%
    Gols pró – 15, gols contra – 17 – saldo -2
    Posição na tabela: 12º.

    MARCELO OLIVEIRA:
    11 jogos, 3 vitórias, 5 empates e 3 derrotas.
    14 pontos em 33, aproveitamento de 42,42%
    Em casa 5 partidas e aproveitamento de 53,33%
    Fora, 6 partidas e aproveitamento de 21,05%
    Gols pró – 8, gols contra – 10 – saldo -2
    Posição na tabela: 12º.

    Resumindo, continuamos devendo todo mundo e na mesma colocação, nada mudou.

  7. Frase preferida do treineiro para explicar a falta de oportunidade a Daniel:
    Tem de ter convicção.
    Tem de entrar mais na área e chutar mais.
    Entendi.
    Igual o Luciano fez ontem?

  8. Só Deus pode nos salvar, que time é esse? Que escalação foi essa?
    Luciano de meia? Pra que levou dois moleque da base? Vou repetir, ele não roda o time. São sempre os mesmos jogadores. O cara não tenta pelo menos, será que um meio campo com Zé Ricardo, Esse tal de Caio, Fernando Neto e o Cabezas não melhoraria? Pelo menos tenta pohha.
    No ataque eu falo de olhos fechado, o Marcos Paulo e o João Pedro da conta desse ataque fácil. E o Gum? Peloamordedeus. O cara com o campo livre para jogar, consegue chutar a bola em cima do adversário. Obrigado pelos títulos, mas fica só na palestra mesmo, você é ruim que dói.
    Na boa, quando vi a escalação torci contra.

    1. Não é a toa que a carreira desse Marcelo Oliveira estava completamente estagnada …
      Saiu escorraçado de todos os últimos clubes que dirigiu … só fracasso depois da Copa do Brasil de 2015 …

      Marcelo Oliveira como treinador é um match no Tinder com o Z4.

  9. STT.

    Na minha opinião, o Fluminense precisa trocar de técnico. E volto a afirmar, o elenco não é ruim o treineiro que é péssimo, horroroso. Ou troca de técnico ou iremos para a zona de rebaixamento.
    Saudações Tricolores.

    1. Concordo em partes.
      O elenco não é “tão” ruim como demonstra e realmente este treineiro me parece muito fraco.
      Chegou na parada da Copa e se não me engano teve duas ou três semanas livres para treinar e o que vemos é um time sem padrão algum de jogo.
      Não reclamo de nossos zagueiros, como a maioria, acho que os três, Gum, Digão e Ibanez no mesmo nível e de razoáveis a bons.
      Nosso meio campo é o calcanhar de Aquiles, não cria nada e na maioria das vezes se escondem em campo, nossas jogadas sõa sempre pelas laterais em um curto espaço e ninguém no meio aparece para uma tabela, quando os laterais conseguem jogar com os atacantes de lado e chegar a linha de fundo, aparece nosso outro problema sério, cadê o matador?
      E não estou nem falando do Pedro que com certeza vai brilhar em algum time da Europa, mas para mim ele tem um defeito que já deveria ter sido corrigido há muito tempo, caso tivesse tido um treinador de verdade, sai muito da área e tem dificuldade em se posicionar para dar a opção de passe em um contra ataque.
      No ataque pelas pontas, há muito não tínhamos tantos jogadores rápidos e até com certa habilidade, mas inoperantes e novamente, em minha opinião, pela falta de um treinador de verdade.
      Enfim, brigamos para não cair, mais uma vez e provavelmente em 2019 também, se conseguirmos nos manter na série A este ano.

      1. Caro FLU/TO,

        “Nosso meio campo é o calcanhar de Aquiles, não cria nada e na maioria
        das vezes se escondem em campo, nossas jogadas sõa sempre pelas laterais
        em um curto espaço e ninguém no meio aparece para uma tabela, quando os
        laterais conseguem jogar com os atacantes de lado e chegar a linha de
        fundo, aparece nosso outro problema sério, cadê o matador?”

        O nosso meio de campo é composto por volantes. Há muito tempo nós torcedores, treinadores e comentarista, sabemos que quem cria no meio de campo é o armador. Quanto ao matador, não é possível que não tenha nenhum na Base. O Fluminense mudou o técnico, mas continua com os mesmos problemas de antes, com o treineiro anterior.
        Abraços Tricolores.

  10. Discordo. Acho que está muito próximo de ser rebaixado. E se escapar este ano, ainda tem 2019, com esta corja de incompetentes e com esta porcaria de torcida. Tirando os 8 mil e pouco que foram sofrer ontem.

  11. Hoje a palavra cobrança que reina no laranjal é a de simplesmente exigir que os salários atrasados por essa gestão calamitosa sejam pagos.

    Exigir desse time e do seu técnico que busquem uma vaga para pelo menos a pré Libertadores é uma coisa abissal.

    A quanto tempo todos aqui apontam para a ameaça do Fluminense ficar do meio da tabela pra baixo e a cada rodada isso está se cristalizando??

    E não venham vender o peixe que o time briga pela conquista da sulamericana que isso é o maior engodo que essa turma está fazendo com torcedor alienado e que se conforma com isso que estamos vendo rodada a rodada no brasileiro.

    O melhor jogador desse time está fora de ação e que nem deve mais vestir o manto tricolor nesse resto de ano.

    E o Marcelo Oliveira está mais perdido com suas escolhas que não dá pra entender por mais leigo que o torcedor seja.

    Todos os últimos anos é o sinal de alerta que fica ligado no brasileiro com ameaça de rebaixamento para a série B??

    Para um time grande como foi o Fluminense outrora era para parar tudo e partir para mudanças estruturais, mas nem isso se pode fazer porque o Clube está desgovernado nas mãos do Abad e sua turma. E esse impeachment não vai ser conclusivo e continuará tudo do mesmo jeito.

    A coisa hoje é se agarrar ao sobrenatural de Almeida e como diz o Andrei, pegar os botes disponíveis que o show de horrores não vai parar tão cedo até a última rodada do brasileirão.

    1. Justiça seja feita caro Washington, foi o nosso querido blogueiro quem disse isso um tempo atrás, pois somos mesmo uma nau sem rumo.
      Espero que tenha botes suficientes para todos …rs
      ST

    2. Se agarrar ao Sobrenatural de Almeida é para morrer de vez.
      Por ele todos os botes estarão furados, Washington. O Sobrenatural de Almeida é membro da Flusócio.

      Talvez o Gravatinha nos ajude.

  12. Caros,

    Assisti ao jogo em que o São Paulo perdeu do Atlético de Minas. Queria que os nossos “craques” jogassem igual a eles.

    O nosso jogo contra o Vitória foi bet o nosso problema na criação de jogadas. Mas o nosso futebol está feio.

    Leio as opiniões e não vejo sequer uma linha majoritária sobre quem merecia ser titular ou banco. A conclusão é de que nenhum jogador está jogando bem e com regularidade no Tricolor.

    O nosso maior problema está é assim tem sig fora do gramado.

    ST

    1. É por aí caro TT….
      O duro é que a situação chegou ao ponto de torcedor achar que MJ seria uma opção melhor!
      Vamos analisar o elenco recentemente contratado :
      Jr Dutra
      Luciano
      Kayke, e por aí vai…

      São péssimas, mas põe péssimas contratações feitas!

      Vamos analisar os veteranos:

      Gum, não preciso comentar .
      Digão, não preciso comentar .
      JC, pode não ser o goleiro dos sonhos, mas para mim não é o.nosso maior problema .

      Depois vem Richard , jadson..
      Quem pode com um elenco desse??
      É torcer para não ser rebaixado em campo mais uma vez e lamber os dedos!
      Resumindo, difícil alguém defender um.jogador como titular , com única exceção ao Pedro .
      La nave va…. que tenha botes para todos.

      ST

  13. O recruta da fluócio sifu !!!

    Em um intervalo de dois dias, perdeu o plano de saúde e teve a sua quantidade de ração diminuída.

    ST CB JB e P Ant

  14. Acho que ficarei “vencido” na minha análise do jogo de hoje, pois, ao contrário de todo mundo, gostei do desempenho do time e achei o empate fruto de falta de sorte na conclusão de algumas jogadas, além do natural desentrosamento entre jogadores que atuaram juntos pela primeira vez.
    A ausência do Jadson fez um bem enorme, pois, enquanto o Richard protegia bem a defesa, o Dodi e Luciano como meia armador deram mais velocidade e eficiência da saída de bola.
    Não fomos um time tão estático, tão óbvio e medíocre como nos jogos anteriores.
    Invertemos várias jogadas, surpreendendo o Vitória e criando bons ataques, especialmente pelo lado direito, sim, pelo lado direito que fora completamente abandonado nos jogos anteriores.

    Fomos menos enceradeira, com menos bolas recuadas ou tocadas pro lado naquele tico-tico irritante.

    Pena que o M. Alessandro se lesionou, pois vinha jogando muito bem.

    Outro ponto a destacar foi a excelente atuação do Zé Carlos pela lateral direita, que demonstrou força física, fôlego, velocidade e empenho, tendo realizado ótimas jogadas e bolas alçadas na área.
    Também não entendo como todos daqui porque o Daniel não tem a oportunidade de sair jogando pelos menos um tempo.
    Gosto do Everaldo e quero ver mais o Luciano e o Kaíque, porque, se é o que temos pra hoje, deixá-los no banco jamais nos mostrará se poderão agregar alguma coisa boa nesse até aqui arremedo de time.
    Não vou dormir tão puto quanto nos outros jogos!

    1. Você falou tudo o que eu imaginei falar.
      O time tentou tudo, mas está havendo desentrosamento lógico, pois esses jogadores estão sendo apresentados no vestiário, mas não são todos esses cabeças de bagre que alguns “analistas” querem que seja.
      Mas quem é esse Zé Carlos aí?
      (07/09 – 09:00)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  15. Não vencer o Vitória em casa é duro.
    2 pontos a menos .
    contra o foguim se der empate está ótimo. 1 ponto.
    2 pontos em 2 jogos .
    Contra o atl pr empate será milagre . 0 pontos.
    Bem, serão 2 pontos em 9 disputados.
    Muito provavel Z4.
    Depois vem grêmio?
    Pode fechar a conta garçom!!
    E todos aos botes!!!
    ST

  16. Bem, não vi a partida pois estava viajando.
    Pelo visto não perdi nada.
    Aliás viajando estão os notáveis , achando que sabem administrar um.clube.
    Proxima rodada rumo ao.Z4

    Todos aos.botes
    ST

  17. O que foi isso que acabamos de assistir?
    Que técnico horroroso!
    Como escala mal! Como mexe mal!
    Kayke em campo os 90 minutos!
    Jr. Dutra!
    Pablo Dyego!
    ***
    Qualquer um de nós seria capaz de colocar, em campo, um time muito melhor do que esse que esse treinador horroso colocou hj!
    Time não mostra nada!
    O time não tem uma jogada!
    Uma tragédia!
    ***
    E esses jogadores machucados que não ficam bons nunca?
    É joelho que dói…
    É adutor que não sara…
    Enquanto isso o salário, óó!
    ***
    Mas não dá prá culpar esses caras não!
    O que esses vagabundos dessa diretoria fazem com eles, é uma covardia.
    Coisa de gângster!

  18. Caros,

    O Vitória é um time muito ruim, e este do Fluminense é o time que em casa empata com um time muito ruim.

    Parabéns ao Abad e seus Flusócios amestrados, parece que vocês vão conseguir: Rumo à Zona de Rebaixamento!

    Não sei se o Clube resiste até 2019…

    E la nave va…

    SDs T

  19. Pois é.
    Pela escalação do time, que tomara esteja errada, o Ibañez consta como banco.
    Sendo verdade, será que Marcelo não vê este rapaz jogar? Também, nem parece haver alguém lá no clube que tenha coragem de lhe dizer ele pode jogar em qualquer lugar neste time.
    Mas dizem que há uma veadagem de alguns treinadores que não aceitam que ninguém do clube lhes dê opinião sobre escalação, e querem fazer o que pensam.
    Vejamos até a onde o Marcelo vai.
    (06/09 – 15:00)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  20. Vendo aqui que o Danielzinho não foi relacionado pro jogo.
    São quatro volantes, QUATRO, e apenas um meia, Gabriel Capixaba, da base.
    Se não for por contusão, o Marcelo tem que explicar.
    ***
    Agora vc vê…
    O Danielzinho tava lá no Oeste, titular, jogando bem, recebendo em dia…
    Trazem o cara prá cá, nem no banco ele fica, nem salário ele recebe…
    Se eu sou o Danielzinho mando todo mundo prá PQP e me mando!
    ***
    Tá parecendo tb que ele vai insistir com Kayke e Jr. Dutra!
    ***
    Não sei se vc percebeu, Marcelo…mas o Fluminense tem que vencer hj.
    Acho que vc está exagerando com essa sua teimosia.
    Isso pode custar caro a vc.

  21. Sem Sornoza, Daniel não é nem relacionado, em seu lugar Gabriel Capixaba um garoto do sub qualquer coisa.
    Aí eu fico na dúvida, será que o Marcelo Oliveira foi consultado sobre a volta do rapaz?
    Será Daniel tão ruim que em seu lugar trazem um garoto da base?
    Será Daniel pior que Luciano ou Junior Dutra que nem da posição são?
    Ou será este treineiro mais uma farsa contratado pela Flusócio para atingir sua meta, o rebaixamento ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *