A Última Ceia

Nem o tricolor mais fanático imaginou que o Fluminense havia virado um supertime do dia para a noite. Nos clássicos contra Flamengo e Botafogo, a equipe ganhou notoriedade pelo comprometimento que efetivamente demonstrou em campo. E não é que a tal postura tenha faltado na semifinal de quinta à noite. Mas venceu quem estava mais faminto, quem jogou melhor a maior parte do tempo.

Ainda na etapa inicial, Abel reclamava da lentidão na saída de bola. O Fluminense só se lembrou que disputava uma vaga na final depois que Gilberto passou como quis por Fabrício – que ironicamente acabaria ganhando o protagonismo do clássico – e rolou para que Pedro empatasse o jogo e assumisse a artilharia do Estadual.

O gol de falta de Sornoza, no começo do segundo tempo, talvez nem fizesse justiça ao placar, mas como o futebol é mágico justamente por isso, o jovem time do Flu ficou com a faca e o queijo na mão para reeditar com o Botafogo a decisão da Taça Rio. Uma bala só já não bastaria para destronar o Rei dos Clássicos, invicto contra os rivais havia seis jogos.

Com o Vasco precisando da virada, o jogo ficou à feição do esquema de Abel, mas o Tricolor, desta vez, não teve tranquilidade para liquidar a fatura, em lances com Sornoza, Pablo Diego e Ibañez. Foi a senha para que Zé Ricardo mandasse a campo o único atleta que poderia fazer algo diferente em circunstância tão desfavorável – Paulinho. Eleito a revelação do último Brasileiro, o craque marcou um golaço de fora da área e recolocou o Vasco no jogo.

Sem terem realizado um só treino durante a semana e atuando sem as condições físicas ideais, era natural que Sornoza e Marco Júnior, que passaram os últimos dias no DM com dores no joelho esquerdo, fossem substituídos no segundo tempo. Abel lançou Marlon para liberar Ayrton Lucas, marcado de perto por Rafael Galhardo e Yago Pikachu, mas o terceiro gol não saiu.

Na Quinta-feira Santa, a sorte sorriu foi para Fabrício, reconhecidamente mal. Na bola levantada no último minuto, originada de um lateral invertido pela arbitragem, Abel se queixou da falta de malícia dos defensores do Flu, que podiam ter adiantado a última linha, para que o bloco de jogadores ficasse mais distante da área de Júlio César. A eliminação no fim, depois do petardo do lateral vascaíno, foi um duro golpe para a juventude tricolor.

Vasco e Botafogo decidem o Estadual, que, como em 2017, terá um campeão que não venceu nenhum dos turnos. Obra do regulamento, assinado por todos, que não convém agora ser contestado.

Foi a Última Ceia tricolor antes da estreia na Sul-Americana, também no Maracanã, daqui a duas quartas, contra o boliviano Nacional Potosí. Quatro dias depois, o Flu enfrenta o Corinthians, em São Paulo, na primeira rodada do Brasileiro.

Ciente da limitação do elenco, Paulo Autuori falou que alguns reforços deverão chegar nas próximas semanas para a disputa das competições mais cascudas. Mas por empréstimo, como frisou, já que o guardião do futebol tricolor, como se autoproclama, afirmou que o Fluminense não tem caixa hoje para comprar em definitivo nenhum jogador.

Mas teve ao menos para correr e pagar o Maracanã S.A. a tempo de mandar seu jogo internacional no Mário Filho, como publicou o jornal O Globo dois dias depois da notícia dada com exclusividade por este Terno e Gravatinha, de que seria impedido de atuar no estádio se não quitasse as pendências com o consórcio, acumuladas desde 2017.

Eliminado da Copa do Brasil e do Estadual, que o Flu ao menos aproveite bem os dias livres até a abertura das duas taças.

***

Feliz Páscoa!

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

320 thoughts on “A Última Ceia

  1. Lamentável outra eliminação que o Fluminense enfrenta.

    Zé Ricardo vencendo outra partida pra cima do Abel e mais uma vez o Fluminense sai da decisão do carioca também pela inexperiência do time e pela falta de peças que possam mudar o cenário do jogo.

    Agora ver qual será o.papel desse time no brasileiro que todos sabem que necessita ser reforçado e evitar o desastre do rebaixamento.

    1. É fato caro Washington, mas confesso que esse papo de experiência para mim não cola mais, pois seria fácil compensar isso com muita garra e disposição em campo. Como aconteceu nos demais clássicos, veja que ninguém questionou isso.
      Mas ontem voltou a ser aquele time fácil de marcar e totalmente previsível.
      Jogar atrás desta forma é questão de tempo para tomar gols. Às vezes até dá certo, mas na maioria das vezes acontece o que vimos ontem.
      ST

  2. Não tem coisa mais irritante do que as entrevistas de Abel Braga parabenizando os times adversários após as derrotas e assistir um monte de ‘retardados’ (com perdão da má palavra) concordando.
    Enquanto no Flamengo, ‘cai o mundo’…no Flu, os passivos do grupo de merda que comandam o clube, acham normal.
    Enquanto esses idiotas estiverem no poder, podem esquecer um Flu forte.

  3. Caímos de pé. A verdade é que o elenco ainda carece de peças melhores e com mais experiência. A garotada corre e tem demonstrado muita raça nos últimos jogos, mas ainda é muito crua. Falta malícia de segurar a bola mais no campo adversário, falta calma na hora de concluir e falta tranquilidade na hora do último passe. O time precisa contratar um camisa 9 de ofício mais rodado, um meia armador e um zagueiro que saiba sair jogando sem dar chutão.

    Se levarmos em conta que, na virada de ano, esse time perdeu 7 titulares de uma só vez, até que a participação no estadual não foi tão medíocre assim. Óbvio que eu queria ser campeão, mas não dá para vencer sempre né ? Se fosse um time mais experiente jamais teria deixado a última bola nos pés do adversário, dando sopa para o azar e levando gol no último lance do jogo. Precisaremos encorpar esse grupo para não passarmos sufoco no Brasileirão.

    Vejo gente pedindo a saída do Abel. Ele é o único cara atualmente do clube que inspira respeito nos adversários. Vem tirando leite de pedra desde o ano passado e se vira com o que tem. Óbvio que erra em algumas substituições, mas tem muito crédito. Já cansou de pedir reforços que Abad e cia, lerdos e inoperantes que são, insistem em não contratar. Chega de contratar treinador no estilo “aposta”. Abel é experiente e tem o grupo nas mãos. Chega de improvisação e providenciem logo os reforços pedidos.

      1. Eu tb fiquei “fulo da vida” com o gol aos 50 minutos, mas, sejamos francos, a gente sabe que o atual elenco é fraco e precisa de reforços urgentemente. Eu fiquei surpreso de termos ganho o 2 turno, mesmo o campeonato carioca sendo de baixíssimo nível técnico.

        Abad e cia são amadores e não tem ideia do que é comandar um gigante do futebol como o Flu. Ainda estamos no início do ano, mas fortes emoções nos aguardam. Brasileirão e sul-americana serão muito difíceis de encarar com esse limitado elenco.

    1. Prezado Rafael,

      O time do Vasco é horrível. Pior do que o nosso.

      Desde o início do jogo, eles passeavam pela nossa intermediária sem que ninguém os molestasse.

      Richard e Jadson, nitidamente sem fôlego, marcando mal e sem conseguirem uma boa saída de bola.

      Essa foi a tônica do jogo e Abelanta não conseguiu enxergar o óbvio.

      Ainda assim, graças a algum talento nosso e à ruindade do time deles, conseguimos virar um placar adverso e ficamos com dois resultados a favor.

      Com o Vasco em desespero, era hora de fechar o meio, mas o cego, em vez de colocar o Airton, jogador forte, expediente e de ótimo passe, coloca o morto Douglas, outra insistência sem sentido, pois é um jogador que não tem velocidade, não marca, não chuta, não dá passes decisivos, enfim, um zero à esquerda.

      Pra piorar, inventa Marlon, jogador sem nenhuma experiência em grandes decisões, pra liberar para o ataque um jogador que estava num péssimo dia, que era o Ayrton Lucas.

      Perdemos a transição rápida de contra-ataque e mantivemos o meio aberto para o Vasco. Nossos jogadores davam chutões com 20 minutos do segundo tempo.

      Sem contar que os seus
      protegidos Júlio Chester e Renato Chaves, mais uma vez entregaram o caldo.

      Abel fez merda em todos os jogos decisivos dos quais participamos desde o ano passado.

      Nesse ano, mais duas eliminações na sua conta.

      Será que vale a pena mesmo mantê-lo? Eu já não aguento mais e a derrota de hoje foi a mais humilhante dos últimos anos, porque eu sou de uma época em que jogo contra o Vasco era vitória certa.

      Se estivéssemos perdendo para times melhores que o nosso, até me resignaria, mas não. Estamos perdendo para times inferiores com generosas contribuições de Abelanta. Chega!

      ST

      1. Caro Claudio,

        Concordo que faltou fechar o meio de campo e reter a bola nos minutos finais ao invés de dar chutões para frente, dando a bola de graça para o Vasco. O problema do Ayrton é que ele não joga a trocentos meses, não sei como seria o seu desempenho em meio à pressão dos minutos finais do jogo.

        A grande verdade é que faltam jogadores mais cascudos ao nosso elenco. A Flusocio ficou 8 anos dizendo que estava “saneando as contas”, mas, esse saneamento jamais foi concluído de forma eficiente. Pelo contrário, devido às equivocadas decisões / contratações (jogadores fracos, varias diretores caros, CEOS que nada resolvem etc) o rombo nas finanças aumentou muito. Eu não esperava que o Flu fosse chegar na final tento perdido seus principais jogadores na virada do ano, graças a incompetência da direção e canalhice de certos jogadores.

        Gosto muito do Abel. É, na minha modesta opinião, o treinador mais identificado com o Flu que já passou pelo clube. Claro que não é perfeito e comete erros, mas tem feito milagre com o limitadíssimo elenco que tem para trabalhar. Não acho que seria prudente demitir um treinador tão vitorioso e experiente quanto ele para trazer mais um Levir Culpi da vida. Sinceramente, cansei de ver treinador sem nenhuma identificação com o clube / torcida, é que só treina pela grana. Tb sou contra trazer treinador no estilo “aposta” (nomes desconhecidos e sem experiência no futebol). O principal problema do time não é treinador, mas sim essa direção amadora e incompetente de Abad e cia.

        Precisamos encorpar o elenco com jogadores experientes e que façam a diferença. O problema é que não temos dinheiro em caixa para isso, afinal são 8 anos seguidos de escolhas ruins e mentiras deslavadas. O clube precisa de um novo rumo e isso passa pela saída dessa galera que hoje ocupa o poder. Só nos resta observar o Brasileirão e sul-americana e continuar cobrando e lembrando que o Fluminense Football Club é, é sempre será, maior do que qualquer presidente / grupo político / diretor / jogador.

        Abraço e ST

        1. Não adianta falar em saída da diretoria. Vamos com eles até 2019.

          Como disse acima, sofremos duas eliminações para times/elencos inferiores ao nosso (ou você, com exceção do Martin Silva e do Paulinho, trocaria algum dos nossos titulares pelos jogadores que eles puseram em campo?).

          Assim foi também contra o Avaí. Ano passado, ainda tivemos a desculpa de sermos eliminados por times/elencos muito melhores, ainda que Abel tenha feito merda e tenha sido decisivo em todas as derrotas.

          Em 2018, não. Perdemos para times mais fracos e agora nem essa desculpa o Abel tem.

          Eu não estou nem aí pra essa estória de identificação. O futebol é profissional e quero gente competente dirigindo meu Flu, até porque, se formos adotar apenas esse critério, não contrataremos mais ninguém, pois a maioria dos treinadores não tem essa tal identificação.

          Boa Páscoa, querido e felicidades para todos nós.

          Abraço.

          ST

              1. Jajabá
                Sabe aquele ‘menino’ do ginásio que fica jogando bolinhas nos outros meninos pra trocar figurinhas? É você.
                Você não consegue destituir o porteiro do prédio, rapaz. O máximo que você consegue é bradar fora porteiro! E quando passa na portaria toma uma banda.
                Você vota em quem, Deujá?

          1. Vejam só, que exemplo de respeito.
            O Rafael colocou sua opinião, da qual respeitosamente discordo, o Cláudio também, mas tudo em altíssimo nível. Parabéns a ambos, esse é o espírito do Blog. As divergências são salutares, desde que respeitemos as diversidades.
            Acima de tudo, Fluminense F. C.

    2. Prezado Rafael, o que os adversários demonstram com o Abel, é a satisfação de que ele como treinador, é um jogador a mais. O que eles querem é o Abel “ad eternum” no Fluminense, assim será muito mais fácil bater o time.

  4. Novamente não me estressei… não assisto. Me recuso. Até fiquei com vontade mas ainda bem que desisti e fui jantar com a patroa.
    Solução simples… próximo carioca quem vencer a estupenda Taça Rio joga com a vantagem do empate e já vencendo por 2 x 0… só com a vantagem do empate é muito pouco para quem tem Tapir de treineiro.
    Por muito menos os mulambos colocaram tudo na olhota da rua. No Flu?… kkkkkkkkk… vai acontecer porrrrrrraaaaaa nenhuma.
    A única coisa que acontecerá é que teremos de aturar as churumelas dos três pat… opss… Cavaleiros da Rodela Rosada defendendo o indefensável. O baiano capixaba virá com a filosofia de doido… um time pode ganhar, pode empatar e pode perder. Só que neste jogo o Flu somente não poderia fazer o que fez. E fez porque… fica com vcs porque não assisto pseudo times treinados por pseudos técnicos.
    E tem quem ache que iremos longe no brasileirão. Vamos sim… vamos parar lá na série B. Com louros enfiados no…
    SSTT

  5. Falando sério…esse time é a cara da Flu ócio. Enquanto essa ‘seita maldita’ estiver no Flu, e daí pra baixo. Ganharam a taça Rio e acharam q estava bom. Esses caras são perdedores natos…olhem a cara de idiota do ‘abade’, lembrem-se de Peter Pan…os 3 patetas do blog… Não dá.
    Esses palhaços tem q devolver o Fluminense…chega desses caras.

  6. E aí turma?

    Deixando de lado a vontade de discutir apenas para ter razão, que normalmente se vê aqui, temos ou não temos direção, treinador e time para as duas competições que faltam? Temos atacante? Temos meia além do Sornoza? E o Douglas, podemos contar com ele, já que claramente ano passado não se podia? Quem é o treinador que pode substituir o estilo “paizão” e aturar a forma de gerir o futebol no clube?

    E o Vasco, hein? Com os salários bem atrasados, os jogadores disputaram mais o jogo do que os nossos, pela minha impressão.

    ST

    1. É isso aí TT, independente das discussões e achismos, perguntas direta!
      Temos direção? Não
      Temos treinador? Não
      Temos elenco para as demais disputas ? não
      Temos um ataque consistente? Não
      E o tal argumento do salário já virou lenda, a maioria doa clubes devem estar nesta situação .
      mas quem buscou a Vitória de verdade não fomos nós .
      ST

      1. De ataque imarcável para ataque inconsistente em menos de 5 dias … e depois ONIVALDO MARMUND (passarei a grafar o nome em caixa alta para realçar o exotismo) , ainda vem aqui para chamar os outros de camaleões …

  7. Só Flu sócios parabenizam depois de uma derrota vergonhosa …q coisa ridícula. Nada pode ser menor q a Flu ócio e as 3 Alices do blog.

    1. Nando, afinal são 3 ou 4 Alices no blog ?
      Pelas minhas contas são 4:
      PCA, Amaury, Onivaldo Marmund e Reis (de paus) …
      A não ser que vc não esteja considerando o último, pelo fato do mesmo ser remunerado pela Flu Ócio.

  8. Gente é sério que isso aconteceu hoje? Eu fiquei olhando para a TV com cara de otário. Porque o Abel fez isso? Crl ele estragou o time de novo com As substituições. Na moral, vai tnc Abel!!!!! Colocou outro lateral esquerdo que não fez poha nenhuma, e me tira um meia e coloca um volante? Ah vai tnc de novo Abeeeeel!!!!!! Crl viu o que aconteceu no framengo? Caiu até a mãe do presidente, e no Flu? Não vai acontecer nada, porque são uns frouxo, covarde e cambada de FDP. Quem é tricolor e tem ódio do flamengo é um imbecil, nosso maior rival é o Vasco. Eu tenho nojo, ódio do Vasco. Framengo é meu rival, Vasco é inimigo. Não temos time para dar a bola o tempo todo para o adversário, caaaaaaaaraaaaaalhooooooo, sair sornoza para entrar Douglas é pra f&%$#& o c#$%&%$# de dona creusa.

    1. O Abel é o Gabirú dos treineiros, as vezes dá certo
      e aí a claque dele entra em cena nas entrevistas e ele passa o ano no tititi, mimimi, trololó e blablablá
      Ridículo e incompetente.

      Aê Abel, Abad, Flusocios VTNC!!!

      1. Eu sempre achei que o Gabirú era fruto do Abel. É o contrário. Abel é resultado direto e imediato de um Gabirú cagado! Você está certo.

  9. O Fluminense deveria fazer a mesma limpeza do Flamenco. Perdemos a Copa do Brasil e agora o Campeonato Carioca.
    Deviam dar um pé na bunda da Comissão Técnica, VP do futebol, diretor, gerente e a puta que pariu dessa bagaça que é o nosso futebol.
    Vão todos à merda antes que eu me esqueça!

    1. A diferença é exatamente essa. Enquanto no Flamengo eles ficam putos, no Fluminense os idiotas da Flu ócio acham ‘normal’.

      1. Ficaram putos depois de cinco anos de vexame. Também não são exemplo pra ninguém.

        Já essa diretoria vai morrer abraçada com Abelanta pois acham que ele é o Ferguson tricolor.

        Desde que assumiu o time, cinco eliminações com generosas contribuições da Anta.

        Tamo fú.

        ST

  10. Não deu !
    Perdemos o jogo no ultimo ataque do adversário !

    Simples assim :
    ° Primeiro tempo irreconhecível – o time não jogou. Simplesmente não jogou nada.
    Todos estavam presos, pesados, fixos no gramado, sem movimentação. 28 passes errados em 20 minutos.

    ” Achamos ” um gol em brilhante jogada solitária de Guilherme e Pedro e fomos para o vestiário com a classificação em mãos.

    ° Segundo tempo – conseguimos virar o jogo com outro gol ‘achado’, desta vez em falta batida pelo Sornoza no meio da barreira que pulou e abriu a brecha para que a bola passasse. Dois a um.

    Daí em diante, demos o campo para o adversário. Sufoco infernal, jogo de ataque contra defesa.
    Não vem ao caso jogarmos pedras no treinador, mas as substituições do Pedro e do Sornoza decretaram nossa rendição ao ‘inimigo’.

    Conclusão : não temos centroavante reserva e também não temos meia de criação, seja titular ou reserva.
    Lições tiradas para o Brasileirão.

    Se os caras tiverem ‘tutano’ para concluir sobre as deficiências do elenco (não do time) e tratarem de contratar, ao invés de ficarem naquele modorrento tititi, mimimi, trololó e blablablá, terá valido a pena.

    Na minha opinião, fomos muito além do que era esperado. Time de meninos reforçado (?) com alguns cascudos. Entre os cascudos, o Renato Chaves lembra o Fred : reserva todo o seu repertório de lambanças para os jogos decisivos.
    Vamos em frente, turminha !

    1. Ué, mas não foi vc quem escreveu, enumerando jogador Por jogador , que esse elenco era ótimo e estava pronto para disputar o brasileiro ???
      Chegou até ao cúmulo de dizer que tínhamos uma “defesa intransponível” e um “ataque imarcavel” !!!!

  11. KKKKKKKKKKKKKKKK

    Fomos merecidamente eliminados.

    Se tiver homem nesse comando do flu (com minúscula mesmo) porque é uma merda, o abelanta e toda a comissão técnia caem hoje.

    A fluócio vai ter que aumentar o jabá dos defensores, já que agora só vai ter trololo, mimimi, blabla, etc

  12. Cara
    Pu*o pra caracas.
    Lance bisonho de Renato Chaves e Julio deveria ter fechado o canto no ultimo gol.
    Perdemos dois gols que não se pode perder. E deixaram paulinho chutar livre.
    Nao teria colocado douglas.
    Lutaram com afinco e merecíamos melhor sorte.
    Dor de cabeça do cara….

      1. No fundo (deles) sinto pena. Vivem num dilema sem solução. Não podem torcer porque o time é um ‘lixo’ – iria de encontro ao que propagam – e não podem mudar nada porque perdem eleição até para síndico de condomínio – não têm votos e nem força política pra mudar nada (nem pra pior).
        Vou até votar em quem eles indicarem, a par de ainda desconhecer quem seria porque falta coragem para se exporem.
        Sentimento duplo de comiseração nesta sexta-feira: por todos nós, tricolores, pela derrota amarga, e por eles pela infelicidade camaleônica perene.
        Mas, vai chover mesmo é purpurina. Como tem chovido.
        ST, Amaury.

  13. Abel, o homem que “tira leite de pedra”, tirou o armador e os atacantes, o Vasco agradeceu a desarrumação geral e … ganhou o jogo e a vaga na final.
    Quem aí não tremeu e pressentiu o que iria acontecer quando ocorreram as substituições?

    1. Nada mais a ser dito, Goncere.
      O que já estava ruim ficou muito pior com as substituições feitas.
      Comentei com amigos : o maior problema virá com as substituições do Abel.
      Não deu outra !
      9:50>30Mar.

  14. Perdemos pra nossa COVARDIA. Duas vezes renunciamos a atacar e chamamos todo o time do Vasco pra cima. E não conseguimos contra atacar. Só podia dar merda e deu.
    Mas não foi só. No primeiro gol do Vasco, a bola passou no meio das pernas do Júlio Cesar. No segundo, ele saiu atrasado e desistiu de pular. No terceiro, a bola passou entre ele a trave.
    Conclusão: voltou a ser o merda de sempre e nos fodeu.
    ABEL COVARDE, MEDROSO E ULTRAPASSADO.

  15. 3×2 sem comentários .
    Apesar das amebas deste blog acharem que nós críticos estamos felizes.
    Meu final de semana vai ser triste, o jeito é tentar esquecer do futebol é se divertir com a família .
    Para não esquecer:
    Fora flusócio .
    Fora Abad.
    Fora Amaury, o bipolar.
    Fora Onivaldo, o bobo da corte.
    E feliz Páscoa a todos, inclusive as duas amebas citadas.

  16. KKKKKKKKKKKKKKKK

    Fomos merecidamente eliminados.

    Se tiver homem nesse comando do flu (com minúscula mesmo) porque é uma merda, o abelanta e toda a comissão técnia caem hoje.

    A fluócio vai ter que aumentar o jabá dos defensores, já que agora só vai ter trololo, mimimi, blabla, etc

  17. Time fraco. Resultado fraco. Simples assim !
    Agora pergunto: Do que adiantou comemorar taça Rio ou o escambau se no que vale mesmo , não tem capacidade de sequer segurar vantagem? Nem em pelada o zagueiro parte para dar uma de atacante se nem defender sabe. Este tipo de peladeiro só vai para frente quando está todo mundo cansado lá para o final do racha.Imagine um time profissional permitindo isso.
    Fui !

  18. Abel perde mais uma vez, arbitragem fraca, enfim, uma droga.
    Time ridiculamente jogando atrás, era questão de tempo tomar o gol.
    Uma pena, se não recuasse tanto talvez a história fosse outra .
    Páscoa sem futebol.

    ST

  19. PQP. Por que Abel permite que o Chaves toda hora dê uma de atacante? Não tem fundamento. Lógico mesmo que ele faça gol, porque isto é coisa de time desesperado.

  20. Se jogar com a garra dos últimos jogos tá bom demais.
    E antes que me esqueça:
    Fora Flusócio e seus adeptos,
    Inclusive os malas deste blog.

  21. Se tem um time no Rio de Janeiro que eu tenho medo, é o Vasco. Deve ser trauma de quando eu era moleque. Em 1993 e 1994, chorei nas finais do Estadual. Mas hoje um empate basta para nos juntarmos ao Cachorro na final.

    Neeense! Neeense! Neeense! Caiu na rede é peixe, lêlê á, o Fluzão vai golear!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *