A Última Ceia

Nem o tricolor mais fanático imaginou que o Fluminense havia virado um supertime do dia para a noite. Nos clássicos contra Flamengo e Botafogo, a equipe ganhou notoriedade pelo comprometimento que efetivamente demonstrou em campo. E não é que a tal postura tenha faltado na semifinal de quinta à noite. Mas venceu quem estava mais faminto, quem jogou melhor a maior parte do tempo.

Ainda na etapa inicial, Abel reclamava da lentidão na saída de bola. O Fluminense só se lembrou que disputava uma vaga na final depois que Gilberto passou como quis por Fabrício – que ironicamente acabaria ganhando o protagonismo do clássico – e rolou para que Pedro empatasse o jogo e assumisse a artilharia do Estadual.

O gol de falta de Sornoza, no começo do segundo tempo, talvez nem fizesse justiça ao placar, mas como o futebol é mágico justamente por isso, o jovem time do Flu ficou com a faca e o queijo na mão para reeditar com o Botafogo a decisão da Taça Rio. Uma bala só já não bastaria para destronar o Rei dos Clássicos, invicto contra os rivais havia seis jogos.

Com o Vasco precisando da virada, o jogo ficou à feição do esquema de Abel, mas o Tricolor, desta vez, não teve tranquilidade para liquidar a fatura, em lances com Sornoza, Pablo Diego e Ibañez. Foi a senha para que Zé Ricardo mandasse a campo o único atleta que poderia fazer algo diferente em circunstância tão desfavorável – Paulinho. Eleito a revelação do último Brasileiro, o craque marcou um golaço de fora da área e recolocou o Vasco no jogo.

Sem terem realizado um só treino durante a semana e atuando sem as condições físicas ideais, era natural que Sornoza e Marco Júnior, que passaram os últimos dias no DM com dores no joelho esquerdo, fossem substituídos no segundo tempo. Abel lançou Marlon para liberar Ayrton Lucas, marcado de perto por Rafael Galhardo e Yago Pikachu, mas o terceiro gol não saiu.

Na Quinta-feira Santa, a sorte sorriu foi para Fabrício, reconhecidamente mal. Na bola levantada no último minuto, originada de um lateral invertido pela arbitragem, Abel se queixou da falta de malícia dos defensores do Flu, que podiam ter adiantado a última linha, para que o bloco de jogadores ficasse mais distante da área de Júlio César. A eliminação no fim, depois do petardo do lateral vascaíno, foi um duro golpe para a juventude tricolor.

Vasco e Botafogo decidem o Estadual, que, como em 2017, terá um campeão que não venceu nenhum dos turnos. Obra do regulamento, assinado por todos, que não convém agora ser contestado.

Foi a Última Ceia tricolor antes da estreia na Sul-Americana, também no Maracanã, daqui a duas quartas, contra o boliviano Nacional Potosí. Quatro dias depois, o Flu enfrenta o Corinthians, em São Paulo, na primeira rodada do Brasileiro.

Ciente da limitação do elenco, Paulo Autuori falou que alguns reforços deverão chegar nas próximas semanas para a disputa das competições mais cascudas. Mas por empréstimo, como frisou, já que o guardião do futebol tricolor, como se autoproclama, afirmou que o Fluminense não tem caixa hoje para comprar em definitivo nenhum jogador.

Mas teve ao menos para correr e pagar o Maracanã S.A. a tempo de mandar seu jogo internacional no Mário Filho, como publicou o jornal O Globo dois dias depois da notícia dada com exclusividade por este Terno e Gravatinha, de que seria impedido de atuar no estádio se não quitasse as pendências com o consórcio, acumuladas desde 2017.

Eliminado da Copa do Brasil e do Estadual, que o Flu ao menos aproveite bem os dias livres até a abertura das duas taças.

***

Feliz Páscoa!

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

320 thoughts on “A Última Ceia

  1. Jogadores vendidos pela flusócio, só os que me lembro:
    Kenedy, Marlon, Biro Biro , Gerson, Richarlysson, Fred, Diego Souza, Henrique Dourado e Wendell (tem mais, mas não lembro), o que foi feito com a grana?
    Jogadores dispensados com prejuízo para o Clube, mas com salários altos: Cavalieri, Henrique e Marquinhos (também que lembro), todos adquiridos e dispensados de graça.
    Jogador que saiu de graça (ainda na justica): Gustavo Scarpa.
    Jogador emprestado é sem receber nenhum tostão: Welington Silva (atacante).
    Desse jeito não tem finança que aguente.
    Fora Flusócio.
    Fora Abad.
    Fora Amaury.
    Fora Onivaldo.

  2. Senhores,

    Brabeira!!!

    Como achei e me manifestei lááá atrás, o nosso ano será melhor, mesmo assim na base do talvez, em 2019, quando, obviamente, se haverá de reunir esforços para uma campanha condizente com a pretensão de reeleição.

    Este ano é torcer para darmos sorte. Tudo vai depender… O quadro não é dos melhores. Mas vai que dá certo? Isso não vai mudar em nada a situação, para mim mal planejada.

    ST

  3. Prefiro acreditar que é mentira a notícia sobre o interesse no Kléber Gladiador.
    Entretanto o histórico da administração atual é o pior possível e pode ser que ele acabe vindo mesmo.
    Vai Ramon com preço de banana pré estabelecido e vem Gladiador com com carreira pré encerrada.
    Faz muito tempo que não ouço ou leio uma única notícia animadora do Fluminense que tanto amo.

    1. “Nome de consenso no Flamengo, Abel volta a recusar convite, informa jornal”

      então leia mais uma noticia desanimadora, se bem que tem tudo pra ser mais uma mentira
      até porque esse pateta do Abel seria demitido e trucidado com vaias em curtíssimo prazo.

      O prazo de validade desse enganador não passa de 60 dias, em qualquer time do Brasil.

      Nisso, até o cabaço do Queens concorda.

      1. Você acredita nesta notícia? Sempre que um grande time demite o seu técnico, o nome do Abel aparece. Esse cara não sei como, paga para jornaleiros colocarem seu nome em evidência. Como técnico, não merece atenção. Foi considerado o pior no Oriente Médio, Agora está fazendo suas cagadas no Fluminense. Será que ninguém percebe? Somos idiotas? Nós temos que tirar esses salafrários do comando do Clube urgentemente, ou vocês querem que o futebol desapareça e vendam a sede!

    2. A notícia mais animadora seria essa: ‘presidente abad pede desculpas à torcida, demite toda sua diretoria e renuncia…’

  4. Em seus extremos, pesquisa de NetFlu sobre a prioridade para este ano, tem até agora a seguinte votação:
    . lutar contra o rebaixamento: 1.765 votos;
    . ganhar o brasileiro: 133 votos.
    Então, para cada um que imagina ganhar o Brasileiro, mais de 13 acreditam que o objetivo é lutar contra o rebaixamento.
    Nesses polos, é exuberante a maioria pensante da torcida tricolor (93%), enquanto que a micro minoria (7%) posta selfies com óculos rosados.

    1. Até que as contas da mais nova Tia Poly estão corretas. Seria uma Polytchéia ?
      Sim, porque ‘tché’ é coisa de MAAAAACHHHHHOOOOOO ! Não admite Tias.

      Só não têm (as contas) qualquer indicio de uso de mínima inteligência.

      Claro que a probabilidade de ganhar o Brasileiro com um time de meninos é mínima.
      Quase que nula, embora possa acontecer.

      Já a outra alternativa, lutar contra o rebaixamento … engloba a tarefa dedicada a todos aqueles que NÃO o campeão, ……
      já que os Darth Wader da vida bolaram uma pesquisa que só inclui os dois extremos, quais sejam o Paraiso -campeão- ou o Inferno -rebaixamento-.

      E deixaram de lado Libertadores, Sul Americana, Copa do Brasil, etc.

      Isso por conta da estupidez, da ignorância e da ma fé de todos os envolvidos no raciocínio.
      E nesta linha de raciocínio, eu também votaria na segunda hipótese, embora não seja ‘Tia’.
      13:00>04:Abril

      1. O assopra/morde, como sempre, apela para a agressão, “estupidez, ignorância, má fé”, coisa típica da ausência de argumentos, de ideias. Depois vem com o, aqui sim, “mimimi, trolóló e blabláblá de que “nunca”, “jamais” foi descortês com quem quer que seja.
        Aproveite seus últimos anos de vida e faça algo menos inútil: vá contar formigas.

        1. Hahahahaha… gostei do “vá contar formigas”.
          Digo mais uma que aprendi do mineirês: “Morde/assopra… vai cag… de bruços”!
          SSTT

        2. Como assim, ” últimos anos de vida “, pessoa ?
          Algo a partir de 50 anos adicionais em diante (?) …. acho boa ideia.
          Sabe de nada, a criança.
          Fica na tua, jaboticabatchéia !
          13:24>04Abr

      2. Peço desculpas aos gaúchos pela pela conduta discriminatória desse cidadão. Não é esse o pensar da torcida do Fluminense.

        1. Você não entendeu (mais) esta : muito pelo contrário, estou tirando o chapéu para os (autênticos) gaúchos, os ‘tches’ que são verdadeiramente homens.
          Assim, deleto seu mal intencionado pedido de desculpas, por improcedente.
          19:45>04ABR

    2. kkkkkkkkkkkkkk pode ver que entre esses 133, temos os 3 (5) habitantes do país das maravilhas e usuários de óculos rosados aqui do blog.

      1. Essa tua conta de considerar 2 em 1, 5 em 3, acho que é modesta, Nando!
        Por baixo, é coisa de 3…4 em 1, fio!
        E em mais de 1!

        1. Eu digo isso 3 (na verdade 5), pq tem 3 Alices assumidas e conformadas, e 2 que não assumem, não saem do armário. Dizem que não fazem parte da Flu ócio, mas são incapazes de fazer uma criticazinha ao presidente e seu grupo medíocre, Luiz.

          1. Mas que tem gente aqui que assina com 3 ou 4 nomes, isso tem!
            Ora é asa, ora é rosado! Facinho de perceber e identificar!
            O teu 3 (5), achei que fosse isso, irmão!
            Abços

    3. Sem dúvida, dentre os 133 estão os pink wings do blog. Acreditam em tirar ‘A Bad”, em tirar Abel, em cooperativismo, adoram Cristiano Ronaldão e Real Madri, jogam peteca diariamente, costuram, etc. Ontem colocaram a foto de Cristiano na parede para contemplar pela madrugada.
      Tudo por osmose.

  5. Laranjeiras é a maquete de Brasília.
    A diretoria (inclui-se aí a gestão do futebol) está para o executivo, assim como o conselho deliberativo está para o congresso.

    1. Um congresso de cães de raça e vira-latas foi realizado resultando em no seguinte manifesto :
      PAREM DE CHAMAR OS POLÍTICOS DE CACHORROS !!!!!!
      Nós, os cães, merecemos respeito !!!!!
      Haha !!!
      13:11>04Abr

  6. Caros,

    Nossos problemas estarão em breve resolvidos: vem aí o incrível Gladiador, que a última vez que vi em campo lutava na arena do poderoso Coritiba, portanto, jogador do nosso atual “top” mesmo.

    No mais, surge enfim uma variação: agora em vez do “Vender ou Vender”, chegou o “Emprestar ou Emprestar (de Graça)”.

    Quanta inovação!

    E la nave va…

    SDs T

  7. Pelo jeito o Renight quer mesmo voltar para o Rio. Está até considerando o Flamengo… putzzzz…
    O cara está deitando e rolando no Grêmio, todo ano ganha título, vai levar facinho o gauchão que fazia tempos que o Grêmio não ganhava, está na Libertadores, é ídolo no clube, manda e desmanda lá… vai fazer o que no reino dos malditos? Tendência é só sifu…
    Só pode ser a gandaia do Rio mesmo. Ou então porque a filha dele está muito “solta” na cidade… sei lá.
    Vai entender.
    SSTT

  8. Kleber gladiador?
    Sério?
    Minha nossa senhora protetora dos torcedores desamparados, nos proteja ….

    La nave va…..

    ST

    1. Não sei se você soube pelo NetFlu, mas aquelas notícias deles de que “Fluminense tem interesse em fulano, informa rádio”, não se escreve, geralmente não vingam.

      Ao que parece, já é quase certa a contratação de João Carlos, atacante da Cabofriense e que é agenciado pelo filho do Abel.=/ Sinceramente, não sei dizer nada sobre esse rapaz, mas está sendo anunciado como reforço.Será?

      Enquanto isso, nenhuma compensação pelo W.Silva, que está lá no Inter.

      1. Daniel

        Pior é que essa notícia é da rádio Transamérica, também publicada no site do Globesporte.

        Não sei quem é este observador do Fluminense, porque, até onde sei, ele há muito não vem bem no futebol.

        ST

    2. É, assim fica difícil… essa foi a piada do dia… quando se abre a página do Flu no globo tem essa manchete:

      “Autuori admite negociação por João Carlos e promete reforços com perfil experiente e vencedor”

      Só fiquei com uma dúvida: em que parte da frase “com perfil experiente e vencedor” o Kléber Gladiador se encaixa? Que eu me lembre ele nunca ganhou nada e só arrumou confusão por todos os times que passou! O apelido ‘Gladiador’ não faz referência a luta dentro de campo, e sim as brigas que ele sempre arrumou em campo!

      Depois pedem apoio da torcida… eu não devo mesmo ser um verdadeiro tricolor… já estou me convencendo disso!

    3. Será que isso é verdade mesmo? Me recuso a acreditar. Um jogador que só causa problemas e que não joga nada há séculos. Aí é pra desistir.

  9. Estava dando uma olhada no q está acontecendo no ‘caso Scarpa’ e alguns ‘especialistas’ dizem q seria facilmente resolvido, com final feliz para todas as partes, se ele fosse para o Palmeiras, houvesse uma compensação financeira ou uma troca por alguns jogadores. Seria fácil…o Palmeiras indicaria (como indicou) 2 jogadores, o presidente do Fluminense (que não entende rigorosamente nada de futebol), aceitaria, e todos ficariam felizes ‘para sempre’.
    Acontece que os dois indicados pelo Palmeiras (Messi e CR7) , não aceitaram vir jogar em um time medíocre, com um técnico ultrapassado e um presidente trapalhão. Falando sério, gente… dá pra culpar os caras?
    Enquanto isso, a Flu ócio…a pior reunião de torcedores da história tricolor… agora deu pra criticar as merdas q eles mesmos ajudaram a ‘forjar’. Estao tirando da reta, reconhecendo a besteira q fizeram, elegendo em sequência os 2 piores presidentes de todos os tempos e…exigindo reforços. Estariam eles, virando ‘asas’ também? Queremos não…
    Só as 3 Alices (mais 2) do blog, são incapazes de tecer uma criticazinha sequer…PQP!

    1. Na boa… nem precisa trazer muitos jogadores não. Era só oferecerem o Tapir para o Fla e trazer o Zé Ricardo do Asco… pronto…
      Tenho certeza de que o Zé Ricardo faria estes jogadores que temos no Flu hoje jogarem bem e brigarem por Libertadores. Poderia não conseguir… mas estaríamos na briga da Liberta. Ou seja… longe do rebaixamento.
      Agora… com o Tapir… hehehehe… vamos brigar é para não cair… podem trazer o Messi e o CR7.
      SSTT

    2. “Fluminense empresta joia ao Real Madrid B
      com opção de compra para o time espanhol, o valor inicial é de 4 milhões de euros” GE

      $$$???

      numa boa,
      se o cara é joia, se o emprestimo vai até o meio de 2019, ou seja, não entra dinheiro antes,

      porque emprestar com valor fixado numa merreca? Só pode ser esquema desse bando de fdp

      Esses caras da flusocio tem que ser impichados e processados
      não tem como justificar nada do que fazem, é muita safadeza e incompetencia.

      FORA FLUSOCIO sindicato de ladrões!

  10. De tanto o Autuori falar em reforços para o Fluminense, o número deve equivaler a um time todo, pois a repetição de um assunto como esse dá a entender que virão jogadores que resolvam como o Messi, Iniesta….

    1. Messi para vir para o Fluminense precisaria primeiro passar pela aprovação do Abel.
      Ele há pouco tempo fez beicinho e ameaçou: se a diretoria contratar alguém sem o seu endosso, vai embora.
      Ainda temos de aguentar isso!
      Fluminense, quem te viu quem te vê.

      1. Não sei ainda o do porquê ele ainda não pegou birra com o Sornoza.

        Mas indicar jogar do naipe do Romarinho do Globo/RN ele foi capaz.

        Parem o Mundo que eu descer!

        ST.

  11. Essa semana temos que torcer pro flu na copa do Brasil contra o Goiás…. ops vai ser Goiás e avai, mas não da nada o negócio e economizar forças pra grande final no domingo, ah não será vasco e botafogo. E tem gente que critica quem reclama deste arremedo de time que se tornou o flu. Prefiro quem ve “terra arrasada” dos que acham que devemos ver beleza por que torce pro clube.

    1. Ferroviário, Vitória, Avaí, Goiás, Ponte Preta, Náutico ainda estão participando da Copa do Brasil.
      Os times (eu falei times) menos qualificados já foram eliminados.

  12. Hoje tem uma “pelada” as 15h 45min… Juventus x Real Madri.
    Uma pena que não poderei assistir…

    Goncere… tem um goleirinho de uns quarenta anos na Juventus que parece saber como se faz embaixo das balizas. Um tal de Buffon… hehehehehe
    E do outro lado somente o melhor do mundo por 5 vezes e que deverá ser também o melhor nesta temporada. O único que briga com ele é o mesmo de sempre…
    Enquanto isto no Flu… digam vcs, porque nem sei se tem treino por lá já que nada mudou mesmo.
    SSTT

      1. Também não…vi somente os gols agora a noite no Jornal da Band e depois na internet.
        Que bicicleta linda… o deslocamento dele e o movimento para a bicicleta é aquele para por no almanaque. Quer ver como é uma bicicleta no futebol? Olha este gol do CR7…
        SSTT

        1. Cara, que espetáculo esse gol do CR7… não canso de assistir! Já vi e revi umas 15 vezes! Lindo! Depois do jogo (assisti o restinho no Esporte Interativo), eles passaram os 10 gols mais bonitos da história da Champions! Esse do CR7 ficou em segundo – perdeu pro do Zidane num voleio espetacular também numa final!

        1. Não, engano!
          Não sou tão otimista porque acho o time tão porcaria quanto você acha.
          A diferença é que considero que os outros também são.
          Então acho exagero este desespero de que iremos para a segunda divisão.
          Pode acontecer, claro, o nível é bem baixo e tudo pode acontecer, mas pode ocorrer também de chegarmos na primeira página.
          Uma forma, na minha opinião, de aumentar a possibilidade de primeira página é trocar o mais rápido possível esse treinador.
          Um abraço Djacastro, obrigado pelo elogio.

  13. Caros tricolores

    “O sonho acabou”… Foi essa a frase que lembrei no momento daquele gol no finalzinho do jogo contra o vasquim. Em postagem anterior manifestei minha torcida pelo Flu ganhar mais um estadual. Sentia que tínhamos chance, dado à paridade entre os times grandes cariocas. Tirando o “Clube de Regatas Famoso” (CRF) que com recursos sempre maiores, consegue formar um elenco de qualidade, os demais clubes de regatas do Rio, vasquim e botinha, tem times bem parecidos com o nosso. A grande diferença é no comando técnico. Eles tem técnicos, nós não temos um qualificado dentro do que eu entendo ser futebol competitivo. O nosso treinador tem uma trajetória vitoriosa, com um detalhe pitoresco: um gol de um obscuro jogador contra um time europeu e o consequente título considerado mundial, mesmo que se trate de um torneio patrocinado por marca famosa, mas que toma a forma de “tira-teima” entre os campeões europeu e sul-americano. Mas paro por aí no relato para dizer que não acredito num treinador que, segundo dizem, e eu insisto nisso porque foi na imprensa que li, não é adepto do tradicional treino coletivo, aquele jogo/treinamento entre titulares e reservas, no qual os jogadores são treinados em suas posições preferenciais e podem mostrar suas qualidades em função da real competição saudável dos jogadores do elenco pelas posições do time titular. Parece simples, não? Mas, infelizmente o nosso treinador (?) não é capaz de fazer o simples.
    Interessante que no domingo, um programa de tv, apresentou entrevista com ex jogador da seleção brasileira que exaltou o fato de que nos treinamentos coletivos, os jogadores ganhavam a condição de conhecerem bem os seus companheiros e isso favorecia o entrosamento. Simples assim…

    Quanto ao jogo, já afirmei aqui que não vaio os jogadores, mesmo reconhecendo a baixa capacidade técnica de alguns. No lance do terceiro e fatal gol, percebi uma situação recorrente em nosso time. O lançamento, à despeito do erro do árbitro que nos prejudicou, levou a bola à nossa área e então aconteceu algo que já cansamos de ver: os dois jogadores adversários correram para a bola, como deve se esperar de atacantes na área adversária, cercados ou supostamente marcados por nossos dois zagueiros mais conhecidos, os titulares da zaga. Lamentavelmente, somente o Gum, que mesmo com as suas limitações, correu para fazer a defesa com a raça habitual e inegável. No entanto, o outro zagueiro, muito questionado pela torcida, parou de correr e ficou olhando os adversários disputarem a bola com o nosso zagueiro veterano, ou seja, demonstrou não saber o papel de um jogador de área no futebol. A cena me trouxe a lembrança de uma jogada parecida, não lembro o ano, mas a atitude igual do ex zagueiro tricolor, Luís Alberto, num jogo contra o Grêmio. O atacante adversário correu para a bola alçada na área do Flu com o apetite de quem quer o gol, enquanto o nosso zagueiro parou de correr na área e ficou olhando o jogador fazer o gol. Pura demonstração de inaptidão para a função de zaga. Na área, um zagueiro deve mandar, é o seu pedaço do campo, deve portanto, impor a sua presença, mesmo correndo o risco de cometer uma falta que resultaria em penalti. Por incrível que pareça é simples dessa forma.

    Eu relutei muito em voltar a escrever uma postagem aqui, cansado que estou do lamentável estado em que um grupo político, com uma política mesquinha e dirigida, e negada por alguns que escrevem aqui, que acham que as críticas dirigidas aos dirigentes tem um caráter político, jogou o nosso Fluminense. E eu afirmo, claro que tem, são sim críticas políticas ao modo de agir politicamente por quem assumiu a condução administrativa, financeira e, portanto, política, graças ao processo eleitoral. Mesmo que ganhássemos o campeonato carioca, e tivemos essa chance, não podemos esquecer os motivos e os responsáveis pela mudança de patamar do nosso clube de futebol no cenário brasileiro e sul-americano. A nossa torcida é muito maior do que os que se julgam donos do clube, mais exatamente, do clube social comandado por uma elite que parece deixar claro com suas atitudes políticas, querer divorciar o clube social do seu protagonismo no futebol. O time legado por esses dirigentes, das três últimas gestões incluindo a atual, é basicamente fraco para as disputas no nível que se exige hoje, mas, apesar disso, teve momentos de brilho que muito orgulho me trouxeram, na lembrança de outros tempos vitoriosos.

    Saudações tricolores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *