Sobrou empenho, faltou a vitória

Solidários na dor daquele que marcou o gol do título do bicampeonato brasileiro do Fluminense há 35 anos, contra o próprio Vasco, tricolores e vascaínos silenciaram os cantos no minuto de silêncio que homenageou a memória do filho de Romerito, morto em acidente nesta semana.

Em campo, parecendo querer estender o tributo, Flu e Vasco repetiram o placar em branco do segundo e decisivo jogo da decisão de 1984.

O 0 a 0 foi muito mais interessante ao time de Vanderlei Luxemburgo do que ao de Marcão, que declarou não se incomodar em retornar ao cargo de auxiliar técnico, caso a direção do clube opte pela chegada de um novo treinador – o terceiro em pouco mais de dois meses.

Em sua coletiva, ao rotular o técnico adversário de “professor”, Marcão se comportou como se fosse ainda jogador, colocando-se, diante do concorrente, num patamar de mero aprendiz – embora efetivamente esteja mesmo engatinhando na função.

Com média inferior a um gol por jogo no Brasileirão, o Fluminense, que marcou apenas uma vez nas últimas quatro partidas, pôs em prática a previsibilidade de jornadas anteriores, encurralando o adversário em sua trincheira, cercando-o pelos lados e pelo meio, com o avanço das linhas, sustentadas pelas boas atuações de Allan e Daniel.

Sofreu, contudo, com a velha dificuldade nas finalizações. Allan, cara a cara, Daniel, ao chutar no travessão depois de desvio de ponta de dedo de Fernando Miguel, e Marcos Paulo, sem goleiro, na pequena área, tiveram as oportunidades mais claras do clássico.

Que deixou o Flu com 31 pontos e a necessidade de somar pontos nos duelos que agora fará fora do Rio, contra São Paulo e Internacional.

Cruzeiro, Ceará, Botafogo e Atlético-MG são os seus concorrentes diretos na briga pela permanência na elite.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

197 thoughts on “Sobrou empenho, faltou a vitória

  1. E que tal o Muricy Ramalho para nos tirar deste imbróglio ?
    Ideia lançada pelo amigo Wash BSB.

    O Muricy está como ‘pato fora dágua’, nestes programas de tititi, blablabla, mimimi e trololó !
    Definitivamente, não é a dele.
    Então, porque o Flu não chega na orelha dele e diz : “Tem X milhões para assumir e tirar o time desta”.
    Se não tirar, não tem “X milhões”. Só ” Y pequenos grãos de milho “.
    Eu faria isso.
    Aquele cara é uma fera ! Sabe tudo de futebol ! Simplesmente TUDO !
    Eu daria carta-branca a ele para tirar e colocar quem ele quisesse para salvar o time.
    É ele ou o Odair Helmann.
    Sou mais o Muricy !

    1. Amaury, o que o MB que tem o poder da caneta, deve estar convicto que no seu modo de pensar também como advogado, que seu “cliente” é capaz de dar provas que o Marcão vai salvar o Fluminense nessa reta final do brasileiro.

      Eu não estou vendo o MB pensando 2020 e sim ainda 2019 que não acabou.

      Isso para mim é um tremendo erro que ele comete na medida que lhe falta a compreensão que já poderia a partir de agora, a união de forças para as 8 decisões que tem pela frente para o Fluminense que não serão fáceis.

      E ainda incluiria o Cuca como o comandante para as decisões. A omissão do MB é que está froids parceiro.

      ST

  2. Eis o paradoxo da situação de nosso amado Fluminense :
    Jogamos bem em todos os clássicos. Temos dificuldades para vencer estes jogos, mas jogamos bem.

    Entretanto, paradoxamente, jogamos mal e perdemos pontos preciosíssimos para times ‘pequenos’, times com perfil de Segunda Divisão.

    O que me conduz à seguinte conclusão : somos piores do que os piores times do campeonato, i.e., somos piores do que aqueles times que irão cair para a Segunda Divisão, já que raramente os vencemos.
    E se isso é verdade, ….. considerando a hipotese (não improvável) de que jogaremos a segundona ano que vem, ……..
    caros amigos, já chegaremos lá (na Segundona) como os ‘patos da turma’ e – a julgar pelos resultados deste ano de 2019, perderemos muito mais do que venceremos, na Série B.

    O que já nos coloca, de antemão, como candidatos à TERCEIRA Divisão (outra vez !) em 2021.

    É isso que estes incompetentes fizeram com o Fluminense.
    É só deixar as coisas como estão, sem rumo e sem direção, para verem só o que irá acontecer conosco.

    1. “É só deixar as coisas como estão, sem rumo e sem direção…”

      Estão assim desde quando?

      O sabio da escadaria do Bonfim afirma que assim está, desde quando;

      – o maior artilheiro da historia Tricolor, Valdo, fraudava o esporte só fazendo gols em impedimento

      – o Nelson Motta arrecadava dinheiro pra pagar as lavadeiras e o time jogava com uniforme sem lavar

      – o Romerito entoava um mantra “eu quero meu diñero”

      – e a Torcida Pó de Arroz se recusava a ir ao Maracanã apoiar o Tricolor.

      1. De todas afirmativas, uma está equivocada, Guilherme. Àquela que diz: O sábio da escadaria do Bonfim afirma que assim está, desde quando…
        Em tempo: correção 1- nunca foi dito q o Valdo, maior artilheiro tricolor, fraudava o esporte, fazendo gol de impedimento! Foi dito q, na época do Valdo, não havia lei de impedimento. Isto posto, vale dizer…Valdo e outros fizeram um caminhão de gols na banheeeeira. By Mário Viana.
        Correção 2 – Nelson Mota, arrecadava dinheiro, sim, para pagar lavadeiras, q por seu turno, lavavam os uniformes do Fluminense. Isto posto, graças ao tricolor Nelsinho Mota, o Fluminense, sempre atuou com uniformes limpos.
        No mais, afirmativas correspondentes ao tricolor Romerito, cobrando seu dinero, é verdade; idem afirmativa..
        torcida tricolor não comparece ao Maracanã. Lamentavelmente, é esse o comportamento da torcida tricolor, quando comparece é considerado um grande acontecimento! Nossos efusivos respeito e consideração aos 20 mil q comparecem ao maraca nos jogos do Fluminense.
        E com certeza, vão marcar presença no Guilhermão! Deixe de ser babaca, e responda: consegue lamber um ovo, sem babar o outro?

        1. “O impedimento faz parte de uma evolução de regras básicas desenvolvidas pela Football Association, na Inglaterra, em 1863, e que contribuíram, entre outras coisas, para que o futebol e o rugby começassem a tomar rumos diferentes.”

          – ‘Foi dito q, na época do Valdo, não havia lei de impedimento’

          Um pateta como voce, não conhece absolutamente nada do Fluminense e nem de futebol.

          A respeito do ‘tricolor’ N.Motta

          http://www.sempreflu.com.br/main.php?run=colunas&key=399

          – “Primeiramente estranhei a participação do Pedro Motta Gueiros, que não é Tricolor. Também me incomodava a frase inicial do livro, que lembrava que ele, Nélson Motta, antes também não era Tricolor.
          Nèlson Motta, em espaços que, repito, deveriam ser dedicados à divulgação da marca Fluminense, fala de Flamengo por todo o tempo
          Nélson Motta adora citar a tal invasão corintiana, tentando angariar a simpatia de outra torcida numerosa. Mas o problema maior é a distorção dos fatos. Amigos, eu estava lá. Foi realmente um fato ímpar a quantidade de torcedores que se deslocaram de São Paulo para o Rio naquela ocasião. Mas verdade seja dita, nossa torcida estava maravilhosa naquele dia, e muito maior e mais vibrante que a invasora
          Imagino que o senhor Nélson Motta deveria juntar-se às suas três filhas, que ele afirma com orgulho serem rubro-negras, e deixar o Fluminense para as pessoas que respeitam seu
          passado, honram seu presente e acreditam no seu futuro.”

          E a respeito da presença da Torcida Tricolor nos estadios
          não tem o que conversar com voce,
          os registros dos recordes estão na historia.

          E antes que eu me esqueça
          VTNC

          1. Eu estava lá, realmente a torcida deles pegou sua parte da arquibancada, mas a outra parte, cadeiras e geral era toda tricolor.
            ST

    2. Caro Amaury,

      Nada disso faz sentido. O futebol pode ser qualquer coisa, menos cartesiano.

      Não vencemos os times considerados mais fracos mas estamos (e estivemos, na maior parte do campeonato) à frente de alguns deles na tabela.

      No ano que vem, qualquer que seja a divisão em que jogarmos, teremos atores diferentes. Eu diria, completamente diferentes. Talvez até dirigentes diferentes.

      ST

  3. Estou postando o que disse, ontem, antes do jogo
    “.Paulo C. Araújo – ES • 17 horas atrás
    Depois de tudo que disseram da turma do Flu, vagabundos, lixos, incompetentes, nesses últimos dias, será que há muita gente deste blog que está querendo e exigindo vitória hoje ainda?
    (02/11)
    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<"
    Mas sem comentários agora, só de bobeira.
    ————————————————————————————————————————————
    Quanto ao jogo, foram mais dois pontos somados aos três do turno que perdemos para o Vasco injustamente, pelo que se viu nesses dois jogos, e perdemos muitos outros onde o empate já era desumano, mas, que, para piorar, tomamos gols absurdos no finzinho, e esses "um pontinho aqui, outro ali", que fugiram pelos dedos, somados hoje, estariam nos dando uma posição menos aflitiva na tabela. Por isso é que eu nunca fiz terror por empates.

    Mas eu observo que todos esses times fazem paredes incríveis na entrada da área quando o Flu ataca, e sinto aquela agonia de não ver mesmo um vão aberto para o chute, isso que o jogador sente lá dentro, e acaba se perdendo, e, aí, é que falta o tal drible que eu digo que ninguém treina para fazer, um drible curto que abre uma defesa, desestabilizando um sistema fechado desses.
    .
    Mas, ao contrário, tenho visto defesas de grandes ou pequenos todas abertinhas da silva na hora que jogam mentre eles, e saem gols porque todos partem para acima de todos sem muitos cuidados.

    Então, os gols que o nosso time tem tomado, quase sempre, são porque nossa defesa está abertíssima, e as outras não fazem isso, e o resto do time está batendo no muro duro do adversário, e os gols lá não saem nem a pau. .
    "Ah, mas você está dizendo que adversários têm medo de se abrir contra um ataque que não faz gols?"
    Não sei, não sei…..

    Mas, reafirmando, não vejo essas barangas todas que alguns veem no Flu, e sempre são muito citadas no momento que o time perde ou empata certos jogos que esses "alguns", paradoxalmente, dão e exigem a vitória delas como favas contadas. .
    Eu não entendo como é isso, não.
    (03/11)
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  4. O que estão esperando pra substituírem o simpático aprendiz?
    Parece q o time melhorou sensivelmente fazendo o que todos já sabiam…colocando um volante de origem e separando a dupla de lesmas. Sim, a quantidade de gols perdidos é a mesma…mas pelo menos não correu tantos riscos como de costume.
    Mas sem treinador fica difícil.
    Vão chover críticas, mas com Marcão não dá não.
    Acho que falta um pouco (ou muito) de ‘sensibilidade’, às pessoas. Dia desses, o Gilberto deu a ‘senha’ para Marcão substituí-lo ao dizer q estava em péssima fase…agora o Marcão reconhece q não tem condições de comandar o Flu nesses 8 jogos. Mas ninguém vai chegar e dizer ‘me tirem daqui, por favor’.
    Os ‘responsáveis’ é que tem que fazê-lo.

    1. Nando, eu ouvi a entrevista do Marcão no pós jogo e como lembrou o Garcez, o treinador chamou o Luxa por professor….

      Sobre muitos desses jogadores que estão querendo competir com a Nasa em termos de mandar a bola para o espaço, aí vejo um pouco do psicológico pegando meu caro, pois errar como eles estão fazendo, creio que só um bom trabalho de treinos acompanhados por um psicólogo (a).

      O problema é o tempo que está acabando.

      Se tivesse técnico como o Muricy, Telê e outros grandes profissionais já teriam intervindo nisso. Mas o Marcão…..

      1. Você acabou de dar uma ótima ideia, Wash : Muricy Ramalho.
        Larguei um comentário sobre esta ideia ali acima.
        Parabéns, parceiro.

        1. Amaury, Muricy não quer mais saber disso…Cuca, Dorival , estão todos com o ‘burro na sombra’ e com problemas de saúde, se não me engano. A idade chega pra todos. Pra pegar essa draga acho que só o cara da maionese, no momento.

          Wash, essa da NASA foi phoda kkkkk

  5. Fazendo um adendo ao que coloquei anteriormente, se eu fosse o treinador que assumisse agora o time, deixava os jogadores que estão finalizando mal treinando no CT exaustivamente essa semana e entrava com atacantes reservas nas 2 próximas partidas.

    Apostaria que o Fluminense vai ter mais condições de pontuar se entrar com uma dupla de atacantes reservas como Pablo Diego e Evanilson.

    Vai que dá certo?

    Tem que se tentar de tudo nessa reta final de brasileiro.

    1. Também penso assim, Wash.
      É muito dificil fazer um jogador formado aprender a chutar uma bola.
      Isso deveria ter sido ensinado a ele nas categorias de base.
      Chegam nos profissionais pedindo trilhões de reais para renovar, e na hora de entregar o produto é aquela decepção que temos visto. Verdadeira vergonha.
      Evanilson e Pablo Diego seria uma boa pedida.
      Embora eu pense que o Pablo Diego poderá resolver nosso problema de lateral direito. Já havia dado este ‘pitaco’ aqui.
      O Marcão acertou ontem, ao deixar o Ganso e o Nenê ocupando a mesma vaga, alternadamente.
      A compactação do time melhorou muito, com Yuri e Allan como dois volantes.
      E Daniel teve que correr o dobro, para compensar a lerdeza de nosso amigo ‘Sleepingson’.
      Como resultado, nunca temos a presença destes dois na área adversária, prontos para fazer gols, porque um está esgotado de tanto correr (Daniel, claro) e o outro ‘ainda não chegou’ no lance.
      Mas, de uma forma geral, o time melhorou em relação à peneira que vinha apresentando.
      Demos sorte quando o Digão ‘perdeu’ aquele gol ! Gol contra, claro !
      Deixo esta pequena avaliação sobre o jogo, em homenagem a você, meu caro, que gentilmente solicitou que eu o fizesse.

      1. Amaury, eu vi que aquela intervenção do Digão tinha destino ao gol do Muriel.

        Reitero mais uma vez que sua presença aqui engrandece o debate.

        E repare que aos tempos negros que o Fluminense teima em viver, tem afastado uma galera boa daqui do blog como o Zanitti e outros mais.

        ST

  6. Coloquei em post anterior, um fato curioso.

    O que está acontecendo de verdade para o não aproveitamento de muitos desses reservas incluindo os que vieram da base que nem uma oportunidade tem?

    Luccas Claro, Callegari, Evanilson, etc???

    Parece que a maioria está na zona de conforto e estão só fazendo número no banco de reservas ou nos treinos?

    Será que é isso ou eles são piores do que a maioria desses titulares?

    Alguns titulares já estão dando mostras claras que estão no limite do vigor físico principalmente no terço final das partidas.

    Nino, Caio Henrique, Allan, Daniel e Yone (que luta muito contra a bola) não estão mais conseguindo acompanhar o ritmo da partida e é fácil perceber principalmente quando erram nos passes e até mesmo nas finalizações.

    Outro exemplo é que o Fluminense impõem uma intensidade de jogo bem no início e com o decorrer do tempo, o time vai decaindo e isso ficou comprovado diante do Vasco que pressionou nos 15 minutos finais.

    O azar do Fluminense que além de ter jogadores limitados tecnicamente, possui um treineiro que só fala “”vamos lá, vamos lá”.

  7. Não pude ver o jogo ao vivo, mas acabo de ver os melhores momentos. A sina de não conseguir colocar a bola para dentro do gol adversário continua. Impressiona notar a dificuldade patológica que esses jogadores, que se dizem profissionais, têm para marcar gols. Lá se foi menos uma rodada e os rivais diretos com a “faça nos dentes”, já o Flu continua de Marcão, Digão, Ganso e Cia. Só milagre mesmo salvará de mais um rebaixamento.

  8. A essa altura do campeonato, já está claro que o grande problema do Fluminense é a total ausência de jogadores que saibam fazer gol.

    Já trocamos de treinador duas vezes, barraram Ganso, barraram João Pedro, o Marcão mexeu em algumas posições, mudou a disposição tática do time, muitas das vezes seguindo o que a torcida pedia, e tudo continua como dantes: perdemos um caminhão de gols e, quando damos sorte, não perdemos o jogo.

    Faltando pouco jogos para terminar a temporada, nenhum técnico novo, por melhor que seja, vai fazer o milagre de transformar jogadores de pé torto em exímios artilheiros.

    Também acho difícil que algum treinador ao menos razoável queira pegar essa bomba agora.

    Esperar uma revolução tática do Marcão, ainda mais nessas condições, é viajar na maionese.

    Se ele finalmente barrar Digão e Gilberto, colocar em campo os jogadores com mais traquejo para finalização que tivermos (João Pedro, Marcos Paulo e Evanilson) e tirar do banco todas as tralhas que sabidamente não acrescentam nada, pondo nos seus lugares peças do Sub-20, pode ser que tenhamos alguma chance de permanecer na Série A.

    Entretanto, nada indica que ele vá fazer isso.

    Até não achei ruim a atuação do time hoje.

    A partir de 15 minutos do segundo tempo, me pareceu que os jogadores cansaram. As mexidas do Marcão, como sempre, não foram lá essas coisas.

    A única que surtiu algum efeito foi a entrada do Nenê no lugar do Ganso, que já estava morto.

    O Igor Julião não estava no banco e, considerando a necessidade da vitória, quando o Yuri se machucou, talvez eu tivesse colocado o João Pedro.

    Sinceramente, acho muito difícil a gente escapar da queda. Caso isso aconteça, será muito mais pela ruindade dos outros do que por virtudes nossas.

    ST

  9. Continuando….

    … e culminando com o atual arranjo em que dois ex dirigentes que tiveram peso no passado, para o bem e para o mal, mas que receberam uma herança tão problemática que não conseguem acertar os rumos do clube e, consequentemente, o futebol, principal atividade do Flu se transformou no que vemos hoje…um time totalmente ineficiente, com uma direção técnica quase amadora.

    No entanto, sou tricolor de coração como meu pai, de quem herdei essa paixão, desde os tempos em que os jogadores durante os dias de trabalhos técnicos e táticos, se empenhavam em jogos chamados de treinos coletivos. Dizem e eu ouvi falar que o ex abelão não era adepto desse tipo de atividade. O atual Marcão, parece que também não é. Isso talvez explique a dificuldade desses treinadores (?) escalarem os melhores em cada posição…. Sim, apesar das modernidades táticas atuais, ainda existem as posições, goleiro, laterais ou alas, zagueiros, volantes, meias e atacantes.

    É difícil escalar um time base do Fluminense porque essas posições não são ocupadas por jogadores técnicos e taticamente qualificados para jogarem em suas posições, onde poderiam desenvolver suas
    qualidades técnicas. Quando o Marcão consegue escalar o time corretamente, geralmente estraga a escalação com substituições inexplicadas e ineficientes. Em geral, o time piora após as suas intervenções. Isso também ocorria com o ex abelão.

    Enfim, sem treinamentos coletivos, com os jogadores escalados no time considerado reserva, querendo mostrar suas qualidades, e os titulares sendo escalados em suas posições, não há uma concorrência saudável e parece que não há time titular de fato. Se fizermos uma enquete aqui no blog provavelmente teremos uma variedade muito grande de times, com poucas unanimidades, como por exemplo parece ser a posição de goleiro.

    Sem essa competência técnica para escalar um time e considerando que a tarefa é muito difícil dada a heterogeneidade do elenco, mal formado, com jogadores de baixo nível técnico, mas de custo bem acessível para um clube financeiramente quebrado, faço uma sugestão. Obviamente já disse antes que não entendo de futebol, mas como sou muito tricolor, não posso deixar de ver a realidade em campo, como ficou explícita no jogo de hoje com o vasquim.

    Todos os jogadores do elenco deveriam fazer um treinamento diário, inclusive nos dias dos jogos, em que 10 ou 15 bolas seriam colocadas na risca da grande área nos dois lados do campo de treinamento. Cada jogador deveria realizar 10 chutes, no mínimo, para o gol sem nenhum goleiro.
    Este tipo de treinamento aparentemente ilógico em se tratando de um time de futebol profissional, talvez funcionasse para o atual time do Fluminense. A repetição exaustiva desse tipo de chutes a gol sem o goleiro, talvez mostrasse para esse grupo amorfo de jogadores profissionais o que é o objetivo maior do esporte que eles são pagos para executar. Ah… é claro… ainda teríamos que cobrar dos dirigentes que cumprissem a obrigação contratual de manter os salários necessariamente pagos.

    Com a consciência de que este espaço aqui também serve para desanuviar a ressaca de ver o clube na zona do rebaixamento por anos seguidos, faço essa proposta tola sem a mínima pretensão de que seja levada a sério. Aliás, o Fluminense dos dias atuais também não pode ser levado a sério, e somos obrigados a engolir a vergonha de torcedores, jornalistas, jogadores e tudo o mais menosprezando o clube para o qual torcemos com amor.

    Saudações das três cores que traduzem tradição

  10. É fato e notório que o MB e o CB tem que trazer um treinador já para assumir a partir de hoje.

    Se fosse o Matt Murdock, mais conhecido como Demolidor enxergaria a partida contra o Vasco e mesmo tendo uma mexida por fazer, praticou o que chamo de lesa pátria e não tira o Yone que agrediu a bola e tinha que sair preso do Maracanã.

    Um camarada que vendo o time exercendo uma superioridade na posse de bola, não orienta seus jogadores quanto a exercerem uma movimentação melhor e pressionar a saída de bola do Vasco.

    Faltou também o Marcão ver que faltou o homem de área e sugeri a colocação do JP e fazer dupla com o MP pelo entrosamento dos 2 no lugar do Yone que pelo amor de Deus.

    E ainda com uma posse de bola muito superior a do Vasco, o time continua errando uma barbaridade nas finalizações do Allan que não olhou livre o MP bem no início do jogo, uma cabeçada que o próprio MP jogou para fora livre e o Daniel em bela posição, quase acertou o Cristo Redentor.

    Um resultado péssimo sobre todos os aspectos, o que pode fazer que além de cair uma posição para o CSA, ainda ver algumas equipes como o Cruzeiro se desgarrar na tabela.

    Como coloquei no primeiro parágrafo. A prioridade ao meu ver é o MB e o CB fumarem o cachimbo da paz e já entrar em contato e contratar um treinador como o Ariel Holan para assumir de imediato a equipe para dar uma chacoalhada visando os confrontos contra o São Paulo e Internacional por que é importante buscar pontuar nesses 2 confrontos que são para lá de difíceis.

    Imaginem o Fluminense perder as 2 partidas.

    Ficaram ainda faltando 6 jogos e o Fluminense tendo a obrigação de vencer 4.

    Com o Marcão comandando os 2 próximos confrontos?

    O Fluminense cada vez mais caminhará a passos largo para a série B.

  11. O Fluminense fez um bom jogo hj. Mereceu vencer.
    Foram cinco chances inacreditáveis de gol e não fez nenhuma!
    Não dá prá ficar aqui responsabilizando o Marcão e livrar a cara de jogador que perde gol dentro da pequena área.
    Foi assim com o Nenê, naquele crime contra a Chapecoense.
    E foi assim hj com o Nino e o Marcos Paulo, dentro da pequena área com o gol aberto!
    Sem contar os dois gols perdidos pelo Daniel, contra o Ceará e hj, com bola na marca do pênalti.
    Marcão erra em manter o Yony matando na canela, jogo sim, outro tb.
    Mas acertou tirando o inoperante do Nenê.
    O resultado de hj estava na minha programação de ptos que postei ontém.
    Nossa briga será com o Ceará, e talvez com o Botafogo.
    CSA, Chapecoense e Avaí já foram.
    JP e MP juntos contra o S. Paulo.
    No mais, o time que começou hj.

    1. Eu avalio que sua programação possui lógica TInho.

      Pode ocorrer uma variação pequena, mas o Fluminense pode se salvar enquanto o juiz não apitar o final da partida.

      ST

  12. Estou vendo agora os melhores momentos de Palmeiras x Ceará… é impressionante o que fez hj o goleiro do parmera. Pelos melhores momentos o Ceará foi melhor…o goleiro do parmera pegou pênalti, uma bola incrível em cima da linha, e o Ceará ainda teve um gol anulado (só pra disputa do título ter graça).
    O time de bonecas do Flu não tem chance. Os times da ZR estão com a faca nos dentes…e o Flu não consegue acertar o gol. Será q é tão difícil assim fazer um golzinho sequer?

  13. Caros tricolores

    Eu não sou especialista em futebol como boa parte dos que aqui escrevem, portanto, não posso fazer uma análise tática nem técnica do futebol do Fluminense. Há muito tempo eu sou daqueles que aqui
    apontavam as absurdas atitudes dos dirigentes do clube, passando pelo desastre das três últimas gestões dos pedros I e II e culminando com o atual arranjo em que

  14. Nada mais patético do que o Marcão à beira do campo comandando (?) o time.
    Enquanto o Luxa ‘jogava’ junto, não parando um único momento de vibrar, de falar, de orientar, o bom Marcão e sua gesticulação sonolenta, vazia e perdida mais parecia estar chamando um táxi para ir embora pra casa.
    Marcão, na boa, meu caro, limite-se a ser um auxiliar técnico, que já estará de bom tamanho para o teu bico. Você não leva jeito de técnico, tem limitações evidentes, não force a barra, você não é do ramo., é muito ruim.
    Hoje, por exemplo, tirar o Ganso pra por o Nenê, quando o Speedy estava péssimo e tudo recomendava o João Pedro, foi mais uma prova da sua incompetência.
    Peça pra ir cagar e saia de mansinho!

  15. Pois é! Eu fico vendo alguns aqui ainda acreditando nesse time e confesso q me dá uma tristeza danada. Esses caras foram ‘ensinados’ a fazer isso que acontece em todos os jogos por um FDP que usou o Fluminense como cobaia, para fazer experiências, visando única e exclusivamente a sua carreira.
    5 milhões por cento de posse de bola, nenhum gol e derrota (ah, esqueci …foi empate). Nenhuma jogada ensaiada, ninguém sabe fazer gol, não há um lampejo de drible diferente, alguém pra chamar a responsabilidade… NADA. Mas posse de bola o time tem.
    O time do Pardal’ está ganhando da poderosa Chape…o Flu do pardal não conseguiu. Também pudera né? Ele usou o Flu pra fazer experiências.
    Quando o Fluminense for rebaixado (acho q antecipadamente)…Fernando Diniz deveria ser considerado o principal responsável, mesmo com dirigentes tão ruins…mas provavelmente será ainda mais cultuado por classificar o São Paulo à libertadores.

    Por incrível que pareça, eu senti um certo alívio por não ter perdido novamente pro fiasco…depois de 3 derrotas (todas com o gênio) até que foi bom um empate honroso.

    Presidente Mário…poupe os torcedores (que torcem para o clube) de sofrimento… ACABE com o futebol do Fluminense.

      1. Eu né? Kkkkk
        Oni, de todos os q comentam aqui, vc é o único q não demonstra indignação ou decepção…aliás, único não. Vc e seu amiguinho lunático não demonstram nenhum tipo de desânimo ou tristeza com essa porcaria de time. Pelo menos é o que parece, amiguinho.

        1. É uma questão de opção, Nando. A minha indignação não nos ajuda na tabela de classificação. Disse, e repito o problema do Fluminense no campo, é o setor ofensivo. Pois, 99% dos gols marcados, ocorre pq existe erros, coletivos/individuais. Quantas vezes, vc já viu um gol, com mérito total do artilheiro?

    1. Eu ainda estou forçando a barra em acreditar que há sim chance do Fluminense (Instituição) sair da tragédia do rebaixamento Nando, pois se ocorrer, imagino tempos sombrios para o Clube que nem temos a verdadeira dimensão.

      ST

      1. O time não sabe fazer gols Wash…com toda a ruindade da defesa, os atacantes do Flu são ainda piores. Que falta faz um centroavante de verdade. Todo jogo é a mesma coisa … sinceramente, não consigo assistir mais. Só vejo melhores momentos, resumos, etc…

  16. Um clube que tem o Marcão como técnico, merece a série B. Pelo jeito vai precisar ganhar na última rodada do Corinthians lá. Já caímos!!!!

    1. O ‘pior’ resultado aconteceu…o empate. Mantém o churrasqueiro, o cara q colocou Digão bizarro (que quase fez um golaço contra hj) como titular e… capitão (pqp).

  17. 16 mil????? Torcida do Rio rebaixou o flu. Tem que ser Otário para achar que nao vai cair. Ano passado precisando se matou por uma vitória, um gol. Este ano não faz gol desde o atheltihico e precisamos de 4. Vai perder para o São Paulo e pro inter. Talvez não estejamos rebaixados ainda pelos outros. Mas 16 mil???? Torcida de merda. Ceara fortaleza nao merecem, la 30 mil. Aqui 16 em classico decisivo. E aos 38 do segundo tempo começam a torcer. Vao se…. nem vou falar das finalizações e.do marcao. O var já é passado.

    1. Jr., a torcida da Chape que já está rebaixada, ainda consegue apoiar o time.

      A torcida tricolor é um caso que nao dá para entender mesmo o Fluminense num momento difícil não ter seu apoio.

      Tá certo que muitas coisas erradas fizeram ao Fluminense e é a instituição quem está pagando o pato.

      ST.

      1. A torcida do FLU é um caso q da pra entender sim. Não somos tão apaixonados assim pelo FLU igual muitos acham. Nossa torcida vem de muitos sofrimentos e chega um momento tbm que cansa. Consigo entender perfeitamente isso. Eu mesmo já não tenho esse amor todo. Em outras épocas eu deixava de fazer qualquer coisa para ir ao maracanã. Hoje o FLU pra mim é a 3 opção. Prefiro passear ou curti uma praia, e se cair o amor vai se esfriar mais ainda. Cansou, já deu, já fui na 3 divisão e voltei e essa porr@ não aprende. Cansa, estou esgotado de Fluminense.
        Por mim pode acabar!!!! Já deu!!!!!

        1. O que levou a essa situação de regressão do Fluminense Rodrigo foram a associação de péssimos dirigentes e jogadores que nem deveriam ter a condição de ostentar a camisa tricolor.

          Aí temos um Fluminense diferente daquele que outrora orgulhou o torcida.

          ST.

  18. Caros,

    0x0. Com Marcão não dá… só tentativa e muito, muito, erro. 31pts.

    É impressionante a incapacidade ofensiva deste time. Não sei como este Yone continua como titular pois erra tudo, tudo. O Washington aí embaixo já deu a dica: testar a dupla JP – Marcos Paulo. Simples assim, e faz duas linhas de quatro atrás e no meio.

    31 pts e 24 em disputa precisa de um aproveitamento de 50%.

    À beira do abismo estamos dando mais um passo à frente.

    SDs T

  19. Fim de jogo.
    Retranca Luxemburgo 0, lesmabol 0.
    Pelo menos o Ceará perdeu.
    Lamento de verdade a contusão do Gilberto, mas até o Pablo Diego é melhor na lateral do que ele.
    Como dito pelo nobre Washington, a areia da ampulheta caiu mais um pouco.
    Mais uma rodada no Z4.
    Devemos perder as duas próximas, ou seja, dependendo dos demais resultados podemos ficar muito atrás na pontuação.
    O negócio agora é relaxar, começar a se acostumar com a idéia da série B, e ver no que vai dar.
    O acaso pode acontecer.
    ST

    1. Andrei, a areia caiu bastante dessa vez.

      E a coisa pode ficar pior como você colocou, pois o empate não foi bom em face do time do Vasco ter jogado recuado e ainda assim, o Fluminense não foi competente em querer vencer.

      Tá froids meu caro.

      ST

  20. Já vi times de septuagenários correr mais que esse do fluminense.
    É uma letargia absurda.
    E Daniel perde na entrada da área…
    Cacete, como finaliza mal este time, são todos horrorosos neste quesito.
    Este jogo tem o script perigoso….. os famosos 70% de domínio e tomar gol.de contra ataque no final…
    ST

  21. O time está finalizando pouco e só 2 chances apesar do amplo domínio de posse de bola.

    O Yone como centroavante é uma aberração.

    Se baixar o espírito de sabedoria no Marcão, sacaria o Yone e colocava o JP para fazer a dobradinha com o MP.

    Mas até o Marcão ter essa idéia é como chover no molhado.

    Aguardar o segundo tempo.

  22. Rapaz, como eu odeio estas atrasadas de bola quando o time está no ataque e no campo do adversário…..
    Gilberto só errou dois passes, no mais nem pegou na bola…um jogador a menos..
    Dá para vencer hoje, se acelerar e acertar uma finalização podemos vencer.
    ST

  23. Caneta azul, azul caneta…esse Marcão churrasqueiro só entende de chuleta.

    Aí Oni, fiz uns cálculos aqui e só temos 1% de chance de vitória com Gilberto e Digão…o q que Marcão tem com esses dois, cara? Tá pior q Abel com Edinho.

  24. Por mim não importa como saia o gol, mas é vencer ou vencer.

    E o Atlético MG dando mole perdendo sua partida contra o Fortaleza.

    Para manter acesa a luz de esperança para o Fluminense sair do Z4.

  25. Hola Tricolores,
    Parada difícil. Nos resta torcer para que a rapaziada que vai entrar em campo hoje mantenha hombridade e defenda nossas cores. Os dados ainda estão rolando e sou sempre mais o nosso tricolor.
    Vamos a luta!!!
    ST

  26. “O Gilberto vai à frente, tem gana para isso, fica até parado lá na linha divisória esperando a bola, se recebe vai ao ataque, mas recebe marcação severa e tenta tabelar, é desarmado, às vezes, toca para trás, se passa, corre para a frente para receber. Aí, não recebe, pois tocam para outro lado, ou perdem a bola e o inimigo a mete para colega na avenida que ele deixa deserta porque é obrigado ajudar seus colegas no ataque. Se não faz, é xingado.

    Mas é assim mesmo que um time tem que jogar? O Gilberto é obrigado a fazer papel de ponta a todo momento, correr mais de cinquenta mts para lá, mas nenhum colega tem a missão de cobrir a avenida que ele deixa, e tem que correr mais cinquenta para trás? Técnico não vê isso, colegas não veem e não cobrem , jornalistas não veem e lhe dão nota zero, torcedores, muito sabidos nessas questões, também não veem, mas todos afirmam que ele é o culpado único da existência dessa avenida. O atleta não está muito bem tecnicamente, mas é justo ser o judas sozinho? ”

    Tomei a liberdade de postar isso de novo, pois certas verdades são desprezadas neste blog em favor de conceitos grupais, e, tudo fica como sempre foi.
    É bom prestara atenção como certas coisas acontecem.
    Quem quiser contestar, e destruir o que foi dito, pode fazê-lo à vontade.
    (02/11 – 18:14 hs)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Foi o que apontei no post passado PCA.

      O Gilberto ou qualquer lateral naquela posição não tem a companhia de ninguém para tabela.

      O Daniel poderia fazer esse papel e criar chance de infiltração.

      Mas o treineiro não está vendo isso o que podemos fazer como reles mortais?

      ST.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *