O dia “não” do Flu

Se entre o Céu e a Terra há mais coisas do que supõe nossa vã filosofia, seguramente, entra elas está a sobrenatural vocação do Fluminense para nos surpreender.

Da expectativa da torcida no pré-jogo, passando pelo andamento modorrento da partida, à frustração no apito final, os tricolores diagnosticaram que não há invencibilidade nem viés de alta que garanta uma exibição convincente da equipe.

Pelo contrário – foi a atuação mais desenxabida e sonolenta do Flu em todo o campeonato, esfriando uma reação que, em caso de vitória, poderia até fazê-lo adentrar a ansiada zona de classificação à Libertadores.

Foi o dia “não” do Fluminense, como disse Abel em sua coletiva.

Quando a bola rolou, o time do Vasco, atravessando um momento pior, respeitou o seu adversário, que tinha mais posse de bola, embora nada criasse. O primeiro tempo foi muito travado, lembrando os dois confrontos entre Botafogo e Flamengo pela Copa do Brasil.

O Flu, que já havia goleado o Vasco duas vezes nesta temporada, desta vez, sequer conseguiu entrar na sua defesa – por nenhum dos lados, muito em função das más atuações dos laterais Léo e Lucas, que perdeu a bola no campo de ataque na jogada do gol de Ramon (chutou livre, sem qualquer marcação).

O segundo tempo foi puro contra-ataque. Em vantagem, o Vasco ficou todo fechado e só não matou o jogo porque faltou qualidade aos seus atacantes. Só Nenê ficou duas vezes à frente de Júlio César e não conseguiu vencê-lo.

O dia “não” do Flu contou com laterais claudicantes, um meio que não funcionou e, muito em consequência disso, um ataque pouco inspirado.

No fim, Gustavo Scarpa, vaiado pelos torcedores, deixou de cruzar uma bola porque não havia nenhum jogador do Flu na área vascaína.

O Flu dá um tempo no Brasileiro e enfrenta o Londrina nesta quarta pelas quartas de final da Primeira Liga.

Embora a competição tenha perdido força, poupar os titulares no Paraná seria algo injustificável, já que o próximo compromisso no Nacional será apenas em duas semanas, no dia 10 de setembro.

Seria também uma forma de dizer a todos que o Fluminense não credibiliza uma competição cujo título ele próprio conquistou em 2016 e que defende na presente temporada.

Chance boa para o equatoriano Sornoza.

____________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

232 thoughts on “O dia “não” do Flu

  1. o advogado ,amigo do gedel voltou deve ter feito um acordo de delaçao premiada com o abad, sera que esta usando tornozeleira ?.
    pca-baiano, voce que sabe das coisas me responde ahe por onde andam os sumidos rhainer ou rhuiner , diguinho e o zanniti ?

  2. Bom dia…
    Não sei se vcs viram a participação do Lucas Pratto, ao vivo, ontém à noite, no Bola da Vez da ESPN.
    A primeira pergunta foi se ele já estava ambientado em SP e se costumava sair depois dos jogos prá comer ou beber alguma coisa.
    Resposta:
    “Depende do resultado. Qdo eu perco um jogo eu fico muito aborrecido e triste.
    E principalmente…em respeito àquele cara que trabalha a semana toda e paga o ingresso prá ver o time dele lutar, correr em campo e fazer de tudo prá vencer o jogo, eu não saio não. Prefiro ficar quieto no meu canto.”
    ***
    Falou tb dessa coisa de ficar forçando a transferência a cada proposta que aparece…das cobranças por empenho em treinos e jogos…do comportamento das torcidas aqui e na Argentina…
    Uma aula de profissionalismo e comprometimento.
    ***
    Quer não assistiu, assista.

      1. Não me pareceu isso não, TT.
        Até pq a entrevista dele toda foi nesse tom, inclusive em coisas que não diziam respeito à atuação dele aqui no Brasil.

        1. Luiz Antonio,

          Entendo.

          Mas pensei assim porque o São Paulo vem mal. Então a resposta já seria a esperada.

          Seria bom se essa postura de jogador contaminasse o time quando fosse necessário.

          ST

  3. “Fluminense: Júlio César (Diego Cavalieri), Renato, Renato Chaves, Nogueira e Léo; Richard, Marlon Freitas, Wendel e Gustavo Scarpa; Marcos Junior e Henrique Dourado”.

    xxx — xxx

    Vejam o time que o Abel escalou. Time covarde, retranqueiro!
    Marco Junior ao lado do Dourado. SÓ PODE DAR MERDA!

  4. STT.
    Consolação para o bolso: títulos em disputa podem render prêmios de R$ 20 mi ao Fla (Chamada da matéria)

    “Conquistas da Primeira Liga (R$ 3 milhões), Copa do Brasil (R$ 6 milhões) e Sul-Americana (R$ 12 milhões) aproximariam clube dos R$ 25 mi da Libertadores.” Globo.com

    Valor muito maior do que a venda do Richarlison, levando em conta que este valor não seria fatiado entre empresários e afins. A matéria comprova que vender jogador para não sei o que, é completamente equivocado. Ficaria com esse jogador até o final do ano que vem, depois de disputar a Libertadores e o Mundial de Clubes. Os valores dos jogadores do Clube subiriam geometricamente. Mas para que isso acontecesse, deveríamos ter outro presidente que pensasse em títulos ao invés de vender jogadores. Outro técnico que fosse estrategista e gostasse de treinar em dois períodos. Não temos presidente, não temos técnico e não temos jogador para que pudéssemos pelo menos sonhar, tudo o que sobra no outro time acima.
    Saudações Tricolores.

  5. Hoje assisti Fluminense 1x1Cruzeiro pelo Brasileiro sub 20.
    Joguinho feio igual aos profissionais, sem criatividade alguma, gol deles em uma falha do goleiro, laterais horríveis, sendo um o Mascarenhas, toque pro lado e coisas assim.
    Mas vi dois ou três garotos que devem ser observados, Rômulo, camisa 5, volante que sabe sair jogando, o 11 que é um atacante arisco e driblador e o outro não lembro o número e o nome, mas é o que fez um belo lançamento que originou nosso gol.

  6. Oni, vc levou um pedação sumido, cara…ainda bem q não foi nada de mais.
    Acho que vou parar com o futebol Oni. Não pretendo esperar até 2050, até pq , ‘descofio’ que não estarei mais aqui com essa ‘vestimenta’. Não aguento mais ‘a bad’ é a Flu ócio, rapaz. Essa de sábado foi de lascar.
    Vou sair com meus filhos, ler, estudar, ouvir Pink Floyd, Yanni, Legião, U2, ver filmes… enfim, procurar usar o tempo da melhor maneira possível…
    Quanto ao amiguinho PCA, Oni…fala pra ele quando for fazer suas babos…, digo seus comentários, não fazer verdadeiros ‘testamentos’. São sempre as mesmas palavras, dizendo q ‘o que dá pra um, dá pro outro, tinha amigos ‘chegados’, era gozado e vice-versa’. O único que entende as colocações dele é vc. As pessoas ficam entediadas na quinta linha. Desse jeito, vou chamá-lo igual ao Peter e o Abel… será mais um da ‘família nonsense’. Abel falou q o time jogou com o coração, não foi isso?
    Abraços no Le Clair e no querido Dundee…

    1. Pois é amiguinho da onça.

      Não é possível que o que eu diga não seja entendido por todos que saibam “ler e entender” o que leem – até porque há muita gente que não entende o que lê, mesmo tendo um bom curso, conforme afirma o pessoal da Educação – e acredito que você saiba o que eu queira dizer sobre esse papo besta de alguns que eu é que viva em cima de algum muro.

      Mas, veja bem, você só não pode é querer entrar nessa de eu só digo baboseiras, que não tenho recursos para me explicar, que faço textos longos e enfadonhos, e que ninguém sabe o que eu quero transmitir, porque isso não é verdade, e demonstra mais que você foi atingido em cheio, que você viu o seu perfil no meu relato e está querendo sair de letra.

      Você não pode querer desclassificar comentários de ninguém deste blog, nem os meus, principalmente, porque aí eu poderei começar a marcar seus, que não são nenhum primor, pois você pisa no calo da Gramática do mesmo jeito que certos jogadores pisam na bola, algo que nunca me interessei fazer com os escritos de ninguém. .

      Então fique por aí, pois e tenho absoluta certeza que você entende que “esse pessoal que vive em cima de muro” – que diz coisas num comentário mas as desmente no outro logo em seguida, que fala pelos cotovelos, sempre as mesmas coisas, mas não diz nadinha de utilidade -, não tem o meu nome no fichário dessa “organização”, e que não tem meios de tê-lo nunca.

      Mas, cara, faz isso mesmo, larga esse negócio de futebol, que foi inventado para diversão das pessoas, para que adversários se confraternizem, e não para que se odeiem e se matem, como alguns defendem.
      (30/ 08 – 09: 00)
      xixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixixi

      1. PCA, vc tá muito estourado, amiguinho. O Oni leva mais na esportiva. Vcs chamam os ‘asas’ de pessimistas, amargos, etc…mas vcs Alices é que não tem senso de humor… também com esse timeco…
        2 dicas de filmes pra vc, amiguinho…’It, a coisa’ (a não ser que vc tenha medo de palhaço) e ‘E o vento levou’, que a geração mimimi está ‘acusando’ de filme racista. Eu não aguento, amiguinho!

    2. Amiguinho, correção 1: o pedaço ficou aí com você. rsrsrsr – Amiguinho, dei um tempo no Bunker/SPA do nosso querido Amaury. Nando, falando sério não consigo entender o pq de tantas reclamações. Sinceramente, é muito chato visitar o blog é ler sempre as mesmas lamúrias. Os caras pensam saber de tudo. Amiguinho, não séria mais inteligente juntar essa galera, cumprir com os pressupostos, definir as funções de cada um, disputar as eleições e, TENTAR administrar o nosso amado FFC? Nando, uma coisa é falar/escrever o papel aceita quaisquer coisa. Outra bem diferente é GERENCIAR. Gostaria de saber se todos esses corneteiros tem as suas vidas organizadas? organizadas no sentido mais amplo da palavra? sei que q vc entendeu. Nada ofensivo, apenas curiosidade. Esse negócio de apontar ERROS com o dedo sujo é muita tolice. Nando, outra correção: o PCA, em seus comentários diz apenas a verdade. Veja, quem chamou a nossa atenção em relação ao futebol do Wendel? sabe quem? foi o nosso querido PCA em suas observações na competição no Rio Grande do Sul. Cara, tá tudo aí no blog é só pesquisar. Esse é o papel do torcedor. E, não essa FOFOCAIADA diária.

  7. Escalação proposta por um amigo para tentar melhorar o Fluminense:

    J. Cesar
    Norton – R.Chaves – Nogueira – Marlon
    Henrique (1º volante) e Wendel (2º volante)
    Sornoza e Scarpa
    W Silva – Dourado e — quem sabe– Robinho

    O que acham?

    1. Como se diz… estatísticas apontam para onde vc quer.
      Se o foco for títulos, conseguimos mais do que eles, principalmente com os dois brasileiros. Porém… torcedor não gosta de ser freguês.
      Por isto me preocupa como o time do Flu tem enfrentado o Asco dos anos 90 para cá. Fla e Bota o time joga de igual para igual sempre e as vitórias e derrotas geralmente são por detalhes ou até mesmo sorte.
      Agora… entrar em campo contra os portuga de meia pataca descompromissadamente como o Flu faz a anos… isto não aceito.
      Isto vem de postura de dirigentes e presidentes. O Eumico enfiou na cabeça dos vascaídos que não podem perder para o Flu e…
      SSTT

      1. Explica bem isso aí de “estatística apontar para onde alguém quer”.
        Quem disse isso?
        (29/08 – 19:40)
        humhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhum

          1. Claro que é: ex-asa, ex-tricolor, ex-costureiro adulto(hoje infantil), ex-democrata(hoje patrulha móvel), ex-chapa marrom (hoje branca), ex-alisa mamba(hoje cascavel)….
            A ficha é grande e do agrado.

        1. Veja meu (19:01 > 29AGO) caro PCA, onde deixo claro que a interpretação dos dados pode ser distorcida, conforme o maior ou menor grau de responsabilidade profissional e/ou inteligência e/ou maldade por parte do analista.
          Em suma, os números são os mesmos, em qualquer circunstância, mas aí entra a cabeça do ser humano e …. pimba …. joga o Fluminense na latrina, como sempre.

          Em suma, imagino que o Ricolor tenha tentado dizer que :
          ” a ANÁLISE de dados estatísticos pode apontar para onde alguém (o analista, no caso) quer “.
          E nisso ele tem razão !

          Afetuoso abraço, parceiro PCA.

          10:17 > 30AGO

      2. Como sempre digo o grande rival é o Flamengo, mas o nosso verdadeiro adversário é o Vasco, pois competimos na mesma raia. Já passou da hora de encarar este jogo com a importância estratégica que, desde os anos 90, ele tem. é jogo para entrar sempre ligado e com a faca entre os dentes, mas qual direção no Fluminense enxergou este fato – um óbvio ululante, nascido graças à espanholização – nas última décadas?

        1. Esquece o flamengo, nunca vamos conseguir rivalizar com eles, essa que é a realidade, olha o tamanho da torcida dos cara? “Se” eles ganharem a CB vão ser 4 e a gente apenas 1.
          A verdade, é que a disputa aqui no RJ é pelo 2 lugar. Até o Eurico falou isso na TV, ele sabe que o Flu ganhou 2 Brasileiro recente e 1 CB finalista de 2 copas internacionais, o Flu estava tomando o posto do Vasco, por isso a revolta e ódio do Eurico com a gente.

    2. Caro Carlos, tudo depende da forma com que a coisa é vista …. ou noticiada.

      Outro jornalista poderia divulgar em relação aos mesmos dados :

      O Fluminense NÃO FOI DERROTADO em 61% dos clássicos disputados no século 21.
      Flu venceu em 26% dos jogos e adversários conseguiram o empate em 35% destes clássicos.

      Ou então :

      Fluminense é derrotado em APENAS 39% dos clássicos disputados no século 21.

      Note como é bastante diferente, caro Carlos.

      E digo mais : sem paixão de torcedor, estas formas como apresento expressam muito mais fidedignamente a realidade dos fatos do que aquela golfada de bilis exposta na matéria do Siqueira e do Werlang.

      Entretanto, afinal de contas, estamos à merce da Flapress da vida.

      E os parceiros tricolores ficam dando corda a este tipo de terrorismo jornalístico, ao invés de rechaçarem estas noticias maldosamente manipuladas.

      18:51 > 29AGO

      Em tempo : a coisa é exposta de forma tão primária que o gráfico em pizza mostra Vitórias EM VERMELHO e Derrotas NA COR VERDE.

      É o suprassumo da falta de profissionalismo e de conhecimento técnico sobre comunicação efetiva.

      Este já não é mais o meu mundo !

      19:01 > 29AGO

      1. Desculpe meu caro, mas não ofenda a minha (nossa) inteligência: ganhar 26% e perder 39% é um desempenho pra lá de medíocre. Certamente, os pontos fora da curva neste período foram justamente aqueles em que, com patrocínio e um time forte, ganhamos o Brasileiro de 2010, fomos terceiros em 2011 e ganhamos de novo em 2012. Depois disso então, os percentuais devem ser ainda piores do que esta estatística geral. Em tempo, com relação à Flapress, concordo quanto a cor: eu acho que o vermelho é a cor de algo muito positivo. 😉

        SDs Tricolores

        1. Estamos falando de CLÁSSICOS, Carlos. Não perca isso de vista.
          E sair vitorioso e/ou com um empate em 61% dos jogos é – sim – uma marca que não pode ser desprezada.
          Queira você ou não, Carlos, são números. Obvio e ululante, diria NRodrigues.

          Quanto à cor, …. você tem todo o direito de sua opção PESSOAL pelo vermelho.
          Entretanto há convenções mundialmente estabelecidas que são seguidas por todos. Talvez você e os dois jornalistas sejam as únicas exceções.

          Cuidado para não entender como “positivo” e seguir adiante quando – dirigindo –
          o sinal estiver vermelho para você, Carlos !

          Jamais tentei ofender sua inteligência, Carlos. Tampouco a de outros colegas.

          10:10 > 30AGO

          1. Caro Amaury,

            É isso mesmo, são clássicos: e perdemos quase a metade deles e ganhamos apenas 1/4, os números são obviamente medíocres. E como eu disse, se forem calcular os últimos cinco anos – de 2013 para cá – esta proporção será ainda pior. Não dá para tapar o Sol com a peneira política nesta questão.

            SDs Tricolores

            1. Veja analise conclusiva sobre minha tese no post seguinte, sob a marca Amaury ~ Rio 14:36 > 01SET, caro CR.
              Fica claro tratar-se de aritmética, caro Carlos.
              Nada de ‘ peneira politica ‘ !
              12:33 > 02SET

  8. Essa reportagem só vem a acrescentar o que muito de nós torcedores do Fluminense estamos vendo nos últimos anos:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/que-fase-flu-tem-apenas-38-de-aproveitamento-em-classicos-no-seculo-21.ghtml

    Para quem começou a torcer pelo Fluminense desde a década de 70 ver que hoje a realidade é outra motivadas claro pela total falta de noção das últimas gestões, tem que torcer muito para esses números comecem a mudar, pois vai levar ainda tempo para se recuperar o terreno perdido.

    Também esperar que um dia o comando do Fluminense venha a estar ocupada com dirigentes capazes de entender a importância de um Clube centenário no cenário nacional e internacional.

  9. Caros,

    E haja contradição…

    Para apoiar as ações da atual diretoria o torcedor é obrigado a concordar com o CEO, quando ele aponta, segundo entendi, que, mesmo com a dificuldade de caixa, a entrada de dinheiro nos cofres deve ser destinada ao investimento (creio eu que seja investimento no time).

    Logo, em assim sendo, deve se compreender que quem entendia como corretas ações da direção, que privilegiavam apenas as contas, ao invés de “também” privilegiar o futebol, estava no sentido errado. Um time de futebol pode ter um elenco mais contido, sem grandes estrelas, mas tem que buscar montar um time competitivo a fim de, não só, manter a torcida, mas também tentar aumentá-la.

    É a história de um grande time, que mesmo combalido jamais se mostrou fora das competições. É a história a ser contada de um time que sempre foi grande, que mesmo quando enfrentou dificuldades manteve-se combativo, na boa disputa.

    Aliás, pelo menos eu, nunca fui a favor de um time cheio de medalhões e improdutivo ou sem um futebol proporcional ao investimento. Por isso a minha queixa sempre foi com o “laço frouxo” de quem deveria exigir produtividade, luta, dedicação, compromisso. Há “valores” que dão base a uma “filosofia” que se costuma ver em alguns grupos.

    Deveríamos ter como lema o teor da seguinte frase: “Aqui nem sempre se ganha, mas sempre se luta”.

    Por isso que não basta dinheiro de investidor, porque quando sobrava dinheiro me parecia que ele não era tão bem aplicado ao futebol, em termos de resultado. O tal custo X benefício.

    O maior legado que se pode ter no futebol do clube é se criar algo que, mesmo qualquer que seja o presidente eleito e que, por acaso, seja titubeante, fraco e lento em suas decisões, não consiga mudar: O compromisso com a disputa e o respeito ao torcedor, que querem seja sócio-torcedor.

    ST

  10. depois do jogo contra o galo, onde jogamos muito bem o primeiro tempo,me empolguei e fui ao maraca outra vez, o vasco da lama sem tecnico, 05 jogos sem vencer e vindo de 0x3 pro bahia, pensei e hoje.
    o flu entra em campo com 03 volantes pra enfrentar este bacalhau fraquissimo , so da um chuta a gol ,o resto so chuveirinho, ainda tem maluco que enaltece abel-bosta., pqp, o mesmo de sempre quando todos imaginam que vai embalar o time fraqueja e pior pro time safado do eurico pilantra.
    ganhou do galo, empata contra o santos e mija nas calças quando pega os portugueses, no lance do gol o renato chaves ficou marcando 02 ao mesmo tempo ou seja nenhum e o restante uns o3 tricolores dentro da grande area deixaram o cara sozinho pra chutar.o lucas e titular deste time como , perdeu a bola e nao marcou o cara que fez o gol.
    abel paradao vendo a vaca ir pro brejo e resolve por o5 atacantes em campo , nenhum meia pra ajudar o pessimo mesmo assim melhor do time, o scarpa.
    levou outro no tatico do ex-tecnico do urubu,depois desta desastrosa atuaçao quantos irao ao jogo contra a ldu ?
    esse blog e uma piada, timaço ? vaga na liberta ?, abel ‘heroi’ ?, marlon freitas joia ? tecnico tirando leite da pedra e o maluco sou eu.
    em 2015 o flu bastava vencer o vascu pra assumir a liderança e passar o corintians entao perdemos, agora a historia se repete, nao exatamente igual mas nas mesmas circunstancias.
    Cade o Dom Casmurro capixaba ,ouvi dizer que sofreu um acidente!

    eu nao me iludo mais !

    1. O mestre dos muros capixabas deve estar em choque.
      O lado racional dele deve estar começando a acordar e dizer: “eles tem razão… este time treinado por este treineiro das décadas de 70/80 vai penar muito e deixar os torcedores muito put… nas calças”.
      Mas o lado emocional se recusa a tirar os oclinhos roseos e este conflito o tem deixado catatônico.
      Relaxe que logo ele se recupera, coloca uns oclinhos novos… mais róseos ainda e volta descendo a chibata na gente.
      Enquanto isto Queens anda meio perdido… não sabe se critica, se passa a mão na cabecinha (uiiii), se embrulha…
      SSTT

      1. Veja se consegue entender.

        Criando-se a imagem de que há muros separando o espaço do Flu dos outros clubes, quem quiser me procurar honestamente, com seriedade, me encontrará sempre dentro desse espaço tricolor, e o que o der para o Flu dará para mim, o que ele passar eu também passo, porque ele é como um amigo muito chegado que tenho desde criança, e não sou um pulha para deixar um amigo na podre, e fugir quando a situação está meio complicada para ele, e ficar de longe olhando e criticando.

        Só nunca me disse “apaixonado” pelo Fluminense, até porque esse negócio de paixão de homem, qualquer tipo dela, soa sempre meio suspeito para mim.

        Quanto a qualquer envolvimento honesto seu com o Flu, eu ponho a minha mão no fogo que você não tem. O Flu, hoje, precisa de apoio amigo; não de algozes.
        (29/08 – 17: 20)
        uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

        1. Caro PCA, eu entendo as suas colocações. Mais uma vez a razão é toda sua. Olha, esses amiguinhos que sempre tem a solução para tudo deveriam juntar-se e concorrer nas próximas eleições do nosso FFC. Com certeza o Fluminense seria o único clube no planeta com erro zero. Só resta saber quem será o presidente. Eu tô na duvida entre o Ricolorzinho e Nando rsrsrsrrs

  11. Caros,

    Trecho da entrevista de Marcus Vinícius Freire ao Globoesporte:

    “E qual o diagnóstico ao analisar a situação do clube?
    O nosso diagnóstico, eu cheguei com a coisa pronta, tem uma apresentação que estamos preparando. Há ausência de estrutura e governança, legado financeiro de desequilíbrio, no qual a dívida é grande e o fluxo de caixa é negativo. E a parte técnica, no qual o elenco é desequilibrado, em idade, quantidade e nos contratos fora de proporção. Jogadores com alto salário que não jogam, estão emprestados ou estão fora do que interessa ao clube.”

    Não sou eu que estou dizendo é ele: “ausência de estrutura e governança, legado financeiro de desequilíbrio, no qual a dívida é grande e o fluxo de caixa é negativo”. Culpa de quem mesmo? Será da UMIMED? Da torcida? Do Horcades? Nada como um pessimista não é mesmo?

    Antes do Fluminense de amanhã existe o de hoje: é este aí.

    E o Presidente do Conselho Fiscal não sabia de nada… coitado.

    E, em breve, os da tropa de choque da Flusócio do blog defenderão aqui, de novo, o “invejado notável”, i.e., o indefensável.

    E… la nave va

    SDs Tricolores

    1. ” contratos fora de proporçao, altos salarios e nao jogam “, faltou o CEO citar os contratos longos ate o fim de 2019 de jogadores mediocres e decadentes tipo gum,frangarelli,marquinhos e henrique que custam uma fortuna aos combalidos cofres do clube.
      Herança do parceiro do Abad , o Peter Pan , o fidalgo e benevolente .

  12. Pois é, amigos.(?)

    Eu sempre disse que tenho enormes dificuldades de dizer alguma coisa quando o time vai mal numa jornada como essa de sábado, embora eu não estivesse pensando que pudesse golear o adversário, até porque sempre entendi que em qualquer partida de futebol entre times que se equivalem as chances são rigorosamente iguais, mas esperava que o time tricolor não fizesse tanta força para perder para o Vasco daquele jeito, um time que começou o jogo bem assustado diante do Flu.

    Mas, quem dera tivesse eu a facilidade e a fluência para falar de uma vitória do Flu como alguns têm para falar das derrotas dele, e que até se justificam dizendo que “não se vai ficar falando toda a vida por conta de uma vitória mixuruca contra o Galo”, mas que ficam ensandecidos para falar de um derrota “mixuruca” diante de quem quer que seja, e haja espaço para abrigar 20 comentários por escriba, cada um mais técnico e explicativo que o outro, e que em poucos momentos após o término do jogo o blog já esteja entupido.

    Então, ainda vêm alguns com esse papo besta de que eu é que fico em cima do muro na questão de torcer pelo Flu, quando são eles que fazem isso escancaradamente há tanto tempo neste blog, e demonstram isso todas as vezes que o time vai mal, e aí pulam do muro, aglomeram-se, e fazem todo esse barulho que é sempre o mesmo, com as mesmas falas, os mesmo desejos e as mesmas aulas muito esclarecedoras sobre o que a diretoria tem que fazer, “aulas” essas que, “em suma”, dizem exatamente NADA.

    O ano tricolor começou sob total desconfiança dos verdadeiros “torcedores de cima do muro”, esses que queriam que o clube mandasse embora os vários jogadores já rodados e investisse na molecada da base que seria o futuro certo, que apontavam nomes e apostavam neles, diziam que o clube deveria formar um time jovem para 2018, e nem se preocupar com certos torneios sem validade de 2017.

    Então alguma coisa parecida foi feita nesse sentido, e o início do ano foi até animador, vários jornalistas falavam com muita alegria do Flu, e o “pessoal do muro” nunca deve ter sabido disso, mas logo vieram algumas atribulações sobre o elenco, contusões estranhas e graves, e alguns da mídia, já mal intencionados, quem sabe, começaram a botar vários jogadores na mira de estrangeiros todos os dias – o que não fazem com elenco de nenhum outro time. É só lembrar o caso do Richarlison/Palmeiras.

    É claro que isso sobe à cabeça de muitos deles, e ainda com os empresários zoando nos seus ouvidos prometendo colocá-los no exterior, Europa, de preferência, esses rapazes já começam a imaginar deixando a sua terrinha onde vivem por aqui, e vivendo numa bela cidade de lá com a sua família, e ganhando uma boa grana, e parecendo esquecer a realidade de que ainda estão jogando no Brasil e no Flu, mesmo nos momentos em que a bola está rolando.

    Não tenho ideia de como o Flu fará para manter seus bons valores que vão surgindo, e nem se ouve falar que a diretoria tente aumentar o salário de algum que esteja na mira dos gringos, porque é evidente que o clube não terá meios financeiros para contra-atacar, e como a proposta do exterior será sempre muito mais vantajosa para o jogador, ele nem quer saber por quanto o clube o venderá, nem o que fará, se levará vantagem ou não, e isso está incutido na mente de qualquer garoto desses que se vê cobiçado por grandes times.

    Mas, a quem interessar possa, eu nunca dei a entender a ninguém que ache normal que o time perca sempre, que tanto faz vencer ou perder está tudo bem, e quem pensa isso tem mais é que ir para a escola aprender a ler e entender o que leu, já que eu escrevo de modo bem claro.

    Mas, verdadeiramente, me sinto muito bem ao conversar com torcedores adversários que vejo sempre no bairro, e que sempre demonstram enorme respeito pelo Flu, muito mais do que abrir este blog num dia após qualquer tropeço do time, e ver nego que fica muito excitado quando o time dá uma daquela de sábado, muito mais feliz do que quando ele ganha de um time qualquer.
    (28/08 – 20:00)
    mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

  13. Pois é, parece que o CEO foi chamado de ‘maluco’ por alguns amigos , ao saberem que ele aceitou o desafio de colocar ordem no verdadeiro ‘INFERNOO’ que Peter, ‘abade’ e sua trupe transformaram o Fluminense…
    enquanto isso, um blog carioca fez uma seleção do campeonato sub-20 recém terminado. Sabem quantos jogadores do Fluminense entre os 22? Um, um menino chamado Evanilson, se não me engano…prova q a diretoria tricolor está conseguindo destruir até mesmo com as categorias de base…
    Mas o projeto Flu 2050 segue de vento em popa, para aqueles troux…, digo, torcedores que acreditam.
    Parabéns, ovnis, cangurus, costureiros, Alices, Pollyanas e todos os outros fãs incondicionais desses fidalgos e magníficos dirigentes. E ainda tem o Flu Samorim, que é um caso à parte…

  14. A torcida tem que parar de mimar esses moleques também. A maioria sobe para o profissional sem respeito nenhum com a instituição, já chegam pensando em meter o pé pra europa. Acredito eu que os que não foram negociado vão jogar com uma puta má vontade, vide WS e Wendel. Sem contar que a maioria desses moleque nem tricolores são. Tem uma cara de flamerdista do crl.

  15. Caríssimos,

    Mas, então, porque sete anos para começar a fazer o que parece o óbvio, se é o mesmíssimo grupo? Ora, assim os anos passam e vamos ficando para trás.

    Aliás, muito me interessou a franqueza do diagnóstico do nosso CEO:

    “O nosso diagnóstico, eu cheguei com a coisa pronta, tem uma apresentação que estamos preparando. Há ausência de estrutura e governança, legado financeiro de desequilíbrio, no qual a dívida é grande e o fluxo de caixa é negativo. E a parte técnica, no qual o elenco é desequilibrado, em idade, quantidade e nos contratos fora de proporção. Jogadores com alto salário que não jogam, estão emprestados ou estão fora do que interessa ao clube.”

    E não é exatamente o que todo mundo aqui apontava há um bom tempo? Olha só o tempo perdido…

    P. S.: Ainda sobre o que disse o CEO: O patrocinador master pode não resolver o nosso problema financeiro. E não resolve mesmo. Mas que alivia, ah! Melhor ter um do que nenhum. Certo?

    ST

    1. TT, vamos para um bate-bola?

      O que o CEO em sua entrevista ao GLOBOESPORTE.COM fez em seu diagnóstico foi simplesmente fazer alguns apontamentos muito preocupantes do que a gestão anterior e a atual estão a fazer com o Fluminense:

      1 – Parece que há muitos “diretores e dirigentes” lá no laranjal e que devem estar a terem algum poder que influencia as decisões no Clube e cuja a competência de cada um deles deve ser de cunho duvidoso;

      2 – Sobre as dívidas que estavam “saneadas” e o fluxo de caixa (cadê o dinheiro das vendas do Kenedy, Gérson, Marlon, etc?) escancara de vez que essas últimas gestões fizeram e ainda fazem m*#&%;

      3 – Veja o nível das últimas contratações realizadas pelas duas gestões que não precisamos ser nenhum “expert” para saber o custo x benefício delas. E para deixar qualquer um de boca aberta, o Fluminense é um dos poucos Clubes no Brasil que empresta jogador e ainda banca o salário dele em outra agremiação! Verdadeiro absurdo;

      4 – Os altos salários de alguns jogadores derivam da falta de noção desses dirigentes onde qualquer baranga recebe uma remuneração que não receberia em outro Clube e não vemos o VP de futebol ou o presidente de fato cobrar os resultados como essa escandalosa derrota diante do vasquim.

      Para eu não me alongar TT, pelas palavras proferidas pelo CEO, tão cedo não veremos o Fluminense conquistar nenhum título de expressão enquanto que no Palmeiras a patrocinadora diz que só sai de lá quando o Clube conseguir conquistar o Mundial de Clubes.

      ST.

      1. Washington,

        1. Não acredito que o CEO tenha chegado com a ideia de mostrar os erros do grupo político que está a frente do clube há, praticamente, sete anos. As declarações dele partem da constatação do que deve ser corrigido, sem imputar diretamente a quem quer que seja os erros. Cabe ao leitor firmar o seu entendimento sobre os fatos.

        2. Também não acho que ele tenha entrado neste detalhe, já que não é bem a função do CEO, verdadeiro diretor-executivo. Ou seja, como mais alto cargo para executar um planejamento.

        3. Também não acho que caiba a ele avaliar contratações, mas sim os contratos como parte do que pretende implementar no clube.

        4. Acho que ele apenas teria falado sobre o que já havia sido apurado em análise pretérita. A reformulação do contrato de jogadores parece ser essencial para a “sobrevivência” do clube. Há outros pontos tidos como essenciais, relativos a um projeto que envolva o torcedor e outras formas de captação de dinheiro (os tais fundos de investimento – observadas as suas limitações em relação aos jogadores).

        Gostei quando ele revelou que há fonte de captação de receitas, como antecipações de recebíveis (estou incluindo cotas de TV – acho que ele as incluiu), que devem ser voltadas ao investimento (entendi que seja no time – em sendo assim será ótimo, porque é exatamente o que não seria feito, como também entendi da proposta destas gestões, em uma concepção de apenas pagar débitos)

        ST

        1. Se for abrir a caixa preta das duas gestões TT, os esqueletos dos antigos dirigentes que foram campeões com os times que foram formados devem ficar boquiabertos com tanta falta de visão e transparência do que vem a ser o Fluminense em sua essência de ser.

          ST.

    2. Exatamente o que temos colocado aqui caro TT.

      Bagunça, falta de planejamento, desorganização…..e por aí vai.
      O duro é ver que ainda tem gente que tenta defender o indefensável .

      Que os bons ventos voltem ao laranjal…
      ST

    3. Eu acho as palavras do novo CEO otimas, parece ter a visao do q quer e parece estar implementando pouco a pouco.

      Ja estipulou um prazo para equilibrio das financas, meio d 2019. E ja cortou asas d VP q queria ser gerente. Ja disse q vendas d jogadores deve ser para investimento e nao pagar as contas. Uma postura q nao vejo no flunminense por muito tempo

      Parece realmente estar trabalhando para separar profissional do politico. Nao vejo ele escondendo nada da torcida da situacao do clube e parece estar com uma visao bem clara d onde quer por o Fluminense.

      E sobre o patrocineo, ele nao disse q nao seria ruim ter um patrocineo agora, apenas disse q o patrocineo nesse momento nao seria o salvador da patria, ajudaria mas nao eh a solucao.

      Um CEO para fazer um planejamento decente precisa ter uma idea real do q esta acontecendo e o nosso parece ter uma boa idea do q eh o fluminense gracas o trabalho da EY, me parece q ele ja esta trabalhando para mudar nosso clube para um novo e melhor patamar.

  16. Galera já depositaram o dinheiro na conta da flusocio?
    O Marcos Vinicius Freire falou que precisa de 50 milhões.
    E que patrocínio máster não resolve nada.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu juro que vou depositar, acho que vou depositar meu pagamento todo.

    1. Aproveitei que minha filinha esta dormindo e fui agorinha a pouco surrupiar umas moedinhas do cofrinho dela para mandar para os dirigentes do Flu.
      SSTT

  17. Pelo que vi no inicio do campeonato e nos jogos recentes (assisti poucos), o meio de campo do Fluminense é o Sornoza (um achado meio acidental) e alguns outros que ficam por ali perto dele.
    Como ele não está jogando não temos meio de campo.
    Scarpa é lento e não participa dos contra ataques como opção de passe para quem está conduzindo a bola.
    Wendel é esforçado, joga bem, mas ainda não é um armador para colocar o time para a frente. Acho que vai sair cedo demais e pode prejudicar a própria carreira.
    Orejuela é bom defensor, tem bom passe e é muito esforçado e participativo, melhora muito com Sornoza, sempre uma opção de alivio.
    Calazans joga poucas vezes mas me parece ser muito hábil e pode vir a ser um jogador muito útil.

      1. Tanto se fala neste 2050 que isso vai acabar sendo aceito como ‘verdadeiro’, Rodrigo.
        Isso é uma falácia, Rodrigo.
        Cai nessa não, colega !
        10:23 > 30AGO

    1. M.Vinicius, falando bem:

      “- Terminou aquela história de a decisão do presidente ser porque ele escolheu, comprou e o vendeu. Futebol tem comitê, olímpico tem comitê, financeiro tem comitê. É o comitê quem decide – disse em um das muitas frases que mostram uma mudança de cultura em curso nas Laranjeiras.”

      $$

      terminou essa historia, se, e tão somente se,
      os comitês não forem formados pelos flusocios e asseclas, porque se não for assim, esses comites, servirão tão somente, para chancelar as safadezas:
      ‘ fizemos a cagada, mas foi o comite que aprovou…’

      $$

      E qual o diagnóstico ao analisar a situação do clube?
      “O nosso diagnóstico, eu cheguei com a coisa pronta, tem uma apresentação que estamos preparando. Há ausência de estrutura e governança, legado financeiro de desequilíbrio, no qual a dívida é grande e o fluxo de caixa é negativo. E a parte técnica, no qual o elenco é desequilibrado, em idade, quantidade e nos contratos fora de proporção. Jogadores com alto salário que não jogam, estão emprestados ou estão fora do que interessa ao clube.”

      CLAP CLAP CLAP,

      ESSA FOI PRA IMPLODIR DE VEZ A LENDA EM TORNO DA ADM. PETER/FLUSOCIO

      $$

      sequer o Amaury ‘sub 20’, secundado pelo Queens ‘sou eleitor do Peter’
      pode negar o obvio ululante, que foi a tragedia dos anos anteriores,
      a incompetencia e safadeza são a grife do Peter, chancelada em balanço pelo Abad.

      1. Já se aliaram? Assim o massacre vai ser maior. Falou contra é ‘lei’, não é? Drags têm comitê? Nenhuma tragédia é maior do que os 500 mi criados pelo seu ídolo CB. 500 mi no Flu e 500 mi na unimed. Seu orgulho como nova abadista é contagiante.
        ‘Lá tinha dinheiro, mas não era um negócio. Aqui é um negócio, o clube tem uma filosofia com Xerém, Europa e Futebol…’. ‘Reformulamos o Sócio Futebol…’. ‘A gente definiu que os jogos até o fim do ano serão no Maracanã….’. ‘Fala com pessoas para ver arquitetura, local e como vou pagar a conta. Se é via “naming rigths”, se é venda de cadeira, se é empréstimo…’. ‘Quais os pedidos de melhorias no CT feitos pelo futebol?
        Os pedidos deles não são absurdos…’. Podiam pelo menos falar de algo que estão fazendo.
        São seguidores de Peter e de Pedro.

    2. Amaury, como sempre a sua iniciativa é muito nobre! Contudo, penso que a galera como sempre tá com os olhos no caos. Mas, valeu!! Saudações tricolores.

      1. Esta ‘galera’ dá uma mão de obra, Marmund !!!!!!

        Entretanto, acho que é um ótimo exercício para nossa capacidade de convivência com opostos e sustentação de nossas posições sem abrirmos mãos de nosso nível de educação, caro parceiro.
        11:05 > 30AGO

  18. Nada justifica a pífia atuação de sábado.
    Diretoria omissa, atraso de pagamento, time jovem e tantas outras desculpas.
    Faltou vontade isso sim e se tem jogador descontente com atraso de salário ou qualquer outra coisa, que se manifeste e se afaste ou seja afastado do time.
    Quem viu o jogo, viu um Vasco com a faca nos dentes em que todos os contra ataques eram em alta velocidade, com vontade de ganhar.
    Os nossos, aquela lerdeza com toques para o lado e sem vontade alguma.
    Resumindo, faltou vontade de ganhar e isto tem de ser discutido e resolvido.
    Não adianta ir ao estádio e vaiar, tem que fazer manifestação no Clube, cobrar da diretoria e dos jogadores.
    Jogar mal é uma coisa, jogar sem vontade é outra totalmente diferente.

    1. O que vemos de clubes sem grana e jogando com vontade… o Botafogo mesmo é um exemplo. Salários atrasados por lá é regra, mas em campo eles suam litros e mais litros.
      No Flu…
      SSTT

  19. Caros Tricolores,

    Sou tricolor de coração
    Sou do clube tantas vezes campeão
    Fascina pela sua disciplina
    O fluminense me domina
    Eu tenho amor ao tricolor!

    Salve o querido pavilhão
    Das três cores que traduzem tradição
    A paz, a esperança e o vigor
    Unido e forte pelo esporte
    Eu sou é tricolor!

    Vence o fluminense
    Com o verde da esperança
    Pois quem espera sempre alcança
    Clube que orgulha o Brasil
    Retumbante de glórias e vitórias mil!

    Sou tricolor de coração
    Sou do clube tantas vezes campeão
    Fascina pela sua disciplina
    O fluminense me domina
    Eu tenho amor ao tricolor!

    Salve o querido pavilhão
    Das três cores que traduzem tradição
    A paz, a esperança e o vigor
    Unido e forte pelo esporte
    Eu sou é tricolor!

    Vence o fluminense
    Com sangue do encarnado
    Com amor e com vigor
    Faz a torcida querida
    Vibrar com a emoção do tricampeão!

    Vence o fluminense
    Usando a fidalguia
    Branco é paz e harmonia
    Brilha com o sol da manhã
    Qual luz de um refletor
    Salve o tricolor!

    A campanha a ser feita é: “Devolvam o Fluminense.”

    Temos que exigir que nos sejam devolvidos, o clube que tanto amamos, o ser Tricolor, a manutenção da sua grandeza, o encanto Tricolor, a entrega na defesa das três cores, o entusiasmo Tricolor e seu esplendor.

    A Torcida o maior bem de um clube de futebol, não pode ser esquecida e colocada em segundo plano. Nos últimos tempos a manutenção e crescimento da nossa torcida, foram comprometidos por más gestões.

    Cada um aqui da sua maneira e entendimento expõem suas ideias, mas no geral como consenso sempre existiu o Amor ao Fluminense Football Club.

    1. Eu acho papo furado este negócio de a torcida desanimar, eu sou flu na M e também nas escassas vezes que nos meus 37 anos foi campeão. A torcida tem que primeiro fazer pra depois cobrar. Minha humilde opinião.

      1. Caracas… fazer mais o que?
        Do jeito que vc fala a torcida nunca poderá cobrar nada?
        Só poderá cobrar depois de quantas vezes jogando dinheiro no ralo para ver um time descompromissado entrar em campo?
        SSTT

      2. Faço a minha parte cooperando com um valor para o clube todo mês. Acredito que bem empregado o retorno será certo. Não espero reconhecimento, mas quero respeito com o torcedor. A fé em dias melhores jamais esmorecerá.

    2. Cara Mauricea, o Fluminense teve pelo menos uma década perdida, qual seja a de 90.
      Com isso todos os jovens que entraram na sociedade como ‘torcedores’ no Rio de Janeiro tiveram tudo para escolher qualquer outro clube para torcer. Menos o Fluminense.
      Um pré-adolescente não iria adotar um clube que disputava para não cair, ou – pior – disputava a segunda ou a terceira divisão. Quem admitiria optar por ser alvo de chacotas no colégio ?

      Com isso perdemos praticamente uma geração de torcedores.
      Curva de declínio ou estagnação que só com o tempo – com a restruturação do clube e retomada das conquistas do time – poderá voltar ao normal, a apontar para o crescimento.
      Respeitosas saudações, cara colega quase xará.
      10:30 > 30AGO

  20. Bora ver o time que perdeu para o Vasco e que alguns afirmam ser um time sub 23:
    Julio César, 30 anos
    Lucas, 29 anos
    Léo, 21 anos
    Renato Chaves, 27 anos
    Henrique, 30 anos
    Marlon Freitas, 22 anos
    Wendel, 20 anos
    Orejuela, 24 anos
    Scarpa, 23 anos
    Welington, 24 anos
    Henrique Dourado, 27 anos.
    Média de 25,18 anos
    Apenas três poderiam estar no sub 23.
    Com 18 anos o cara tira carteira, vota e é responsável pelos seus atos.
    Então com esta idade e principalmente por ela (idade), deveriam correr como loucos em campo e suar a camisa de quem paga ou deveria pagar seus salários.

    1. Muito bom, TO. Tá muito longe de ser um time de ‘crianças’. A maioria é ruim de bola mesmo e a zaga é péssima…todo mundo assiste aos jogos já sabendo q o time levará pelo menos 1 gol.

    2. e isso ai, esse papo de sub-23 nao cola, nao tem nenhum bebe e estao sendo pagos pra jogar e dar a alma em campo, faltou garra, faltou vibraçao, a luta deste time e pra nao cair o resto e pura ilusao.
      o que voce achou das mexidas do abel ?05 atacantes, 03 volantes, oi meia e o romarinho ?

  21. Bom dia…
    No sábado depois daquilo que a gente tinha acabado de assistir, eu tomei uma decisão de não mais assistir a um jogo do Fluminense, seja de casa ou no Maracanã.
    O nível de aborrecimento e indignação me fizeram terminar o jogo mais exausto e mais cansado do que 90% daqueles jogadores que entraram em campo contra o Vasco.
    Então, irmãozinho…qdo chega nesse nível, é melhor parar…
    ***
    O nível de omissão, conformismo e falta de cobrança e responsabilização em todos os níveis, já seriam motivos prá tirar essa turma de lá na marra!
    Lá de dentro mesmo estão começando a vazer informações sobre a insatisfação dos jogadores com os salários atrasados, situação agravada pela destinação (contratação de jogadores e pagamento de dívidas) que essa diretoriazinha de merda está dando a parte do dinheiro arrecadado depois da queima de estoque criminosa em curso por lá.
    A atuação de sábado talvez seja explicada, e muito, por isso.
    ***
    Só sei que do jeito que está, não dá mais prá mim não.
    Minha saúde é coisa que prezo muito.
    ***
    É um absurdo o que alguns jogadores não veem jogando!
    Como não dá prá entender a insistência do Abel com uns três ou quatro ali!
    ***
    Sem o Abel, reconheço, a derrocada seria ainda maior…mas alguma coisa ele tem que fazer prá fazer esse time jogar…
    Ele já mandou um recado pro Wendel e pro seu empresariozinho de porta de cadeia, no que fez bem!
    Mas ainda é pouco.
    ***
    Não quer entrar em campo pq não está recebendo, é um direito de cada um…mas fala, se posiciona.
    Esperar alguma ação dessa diretoria omissa e incompetente que só sabe vender jogador é perda de tempo.
    Isso tem que partir de vc, Abel.
    De onde vc vai tirar forças eu não sei. Mas está na sua mão.
    Faz que a gente apoia.
    Seja o que for.
    Senão vc é quem vai ficar mal nessa.

  22. Estas dirigentes deveriam ser expulsos do clube a começar pelo presidente. Estes inúteis viram as costas para os torcedores, que deveriam ser o maior motivo do clube existir, colocando os seus motivos na frente. São corruptos ou extremamente incompetentes e se não deveriam sair por uma coisa , deveriam sair por outra ou provavelmente por ambos os casos. Como pode um imbecil de um diretor dizer que patrocínio não resolve nada? Nada? Os caras transmitem uma preferência por não ter patrocínio para lucrar junto com amigos empresários nas vendas motivadas.

  23. 99,999 % da torcida tricolor está cuspindo marimbondos e soltando fogo pelas narinas, depois dessa partida absolutamente ridícula, medíocre e desprezível contra o fiasco do Eumico … Tirando o povo da Flu ócio (que eu não considero tricolores) e os 3 (ou 4) do blog, ninguém se conforma com tanta mediocridade do pior presidente do mundo e da pior diretoria do Universo.
    Analisando friamente os próximos jogos, o Fluminense deve arrumar 2 pontos nas 5 partidas a seguir, até o jogo contra o Avaí… ficarão faltando uns 13 pro time não ser rebaixado. Mas o presidente mentiroso e que está fazendo uma liquidação no clube, e seus asseclas acham q está tudo lindo, florido e maravilhoso. Engraçado é que a Alice mor até agora não apareceu… O q será que houve???

    1. Dei uma olhada na tabela ontém à noite e cheguei exatamente à mesma previsão de pontuação que vc, Nando.
      Ou alguma coisa acontece durante essa semana (cobranças internas, substituição de jogador que não está jogando porra nenhuma, mais treino e menos folga, pagamento de atrasados) ou eu não sei não.

      1. Isto seria o mínimo que qualquer técnico com suas duas bolas na mão faria…
        Se fosse eu, daria um puta esporro e colocaria treinos das 8h as 11h e das 14h as 18h todos os dias. Chova ou faça sol.
        A diretoria que se explodisse em arrumar o CT ou eu voltava a usar as Laranjeiras ou pior… colocava estes come/dorme tudo para treinar em Xerém.
        Se não jogassem com vontade e interesse mordendo os calcanhares dos adversários… banco e treino em separado… em Xerém.
        Ou sairia eu ou o time jogaria que nem o Flu merece.
        O que vimos sábado foi deprimente.
        Mais deprimente é saber que nada irá mudar. E chegaremos ao final do campeonato como? Cai não cai? Brigando lá em cima? Rebaixados?
        Alguém sabe cravar o que realmente acontecerá? Eu não consigo.
        Ir torcer para um time que vc nem ideia tem do que esperar dele? Fica difícil quando nem interesse em jogar sério este time demonstra.
        SSTT

        1. Ricolor,

          Mas sou obrigado a reconhecer que o treinador no Brasil tem que viver “manobrando” entre direção, empresários, jogadores, porque não há uma “filosofia” segura de clube, que predetermine as condutas toleradas e as não toleradas. É bem difícil “bater de frente”. Você acaba ficando sem time para jogar.

          O negócio é trabalhar sempre com quem está melhor, dentro do esquema de jogo que se pretende implantar. Procurar então manter o equilíbrio e motivação para todos os jogadores, e rezar para a diretoria montar um time equilibrado (Veja o diagnóstico do CEO tricolor)

          ST

      2. Pois é Luiz! Acabei de ler uma crônica agora, dizendo q aconteceu algo ‘estranho’ no jogo de sábado. Não precisa ser nenhum gênio para perceber isso.90 minutos sem praticamente nenhum chute a gol. Mas se alguém critica, é logo chamado de politiqueiro, abutre, ‘pessimista’ vê o ‘copo vazio’…essas baboseiras todas. Temos q bater palminha e concordar com tudo o que esses ‘fidalgos’ caras fazem, inclusive reforços de série d ou vindo direto de um clube que corre o risco de ir pra série c da Eslováquia. Parei de alimentar ‘esperança’ e esperar alguma coisa desse time… é muito melhor, pq vc não se aborrece, já esperando por vexames. É o que esse grupo político está fazendo com a torcida tricolor…

  24. Não tenho dúvidas que esse time é talentoso, sim. Mas também, detesto admitir que, infelizmente, existe similaridade entre a política brasileira e as gestões do futebol do nosso país. Algo que não traz, certamente, sintonia com a excelência no planejamento e resultados vitoriosos.
    Por outro lado, prefiro afastar esse pensamento, que insiste em me atormentar a cada jogo.
    Mas, será mesmo que atuações estranhas de grandes promessas em campo estão diretamente ligadas a projetos de carreiras que tornam o Fluminense somente um reles mecanismos de alavancagem profissional aos palcos europeus? Será que trôpegas atuações significariam que o Maior Clube do Brasil estaria servindo somente a interesses particulares? E a grandeza do FFC, onde fica? Aventar erros de gestão que podem estar diretamente ligados à insegurança contratual, será essa a causa da falta de sequência dos atores do espetáculo? Afinal, o que estaria causando tanta gangorra jogo após jogo? Será que a hombridade profissional teria vez na possibilidade de termos a verdade como explicação do que realmente acontece no Fluminense Football Club? Saudações Tricolores, principalmente ao presidente, que nos deve uma razoável explicação sobre as possíveis causas do que poderá nos assustar, mais adiante: o pesadelo do descenso.

  25. Não estava disposto a insistir em compartilhar possíveis causas do problema vivido pelo time do Flu aqui neste blog.
    Isso porque qualquer palavra usada passa a ser mais um motivo de chacota e deboche por parte de alguns colegas do Blog.

    Mas, não nasci para recuar.
    Então, vamos lá :

    O Fluminense está jogando com apenas UM meia de criação há cerca de três anos.
    Mais precisamente desde a época Conca. E isso já foi exaustivamente citado aqui.

    Tivemos um brilhareco com a chegada do Sornoza, que passou a dividir a tarefa com o Scarpa, até então o único com algum cacoete para criar jogadas de ataque.
    O time encantou !

    Eis que o Scarpa fratura o pé e o Sornoza o tornozelo.
    Scarpa volta aos poucos, ainda longe – muito longe – de ser uma sombra do que era.
    Sornoza está fora do time até hoje. E estamos entrando em Setembro, já no 2º turno do Brasileiro.

    Então, só nos restava uma coisa : se você não tem cabeça (criação) use a velocidade.
    Joguar fechadinho, esperando chances de contra-atacar.
    O que vinha sendo feito com relativo sucesso pela dupla Well e o Richarlisson.

    Well tem problemas de púbis.
    Buscamos o Calazans em Xerém, com algum sucesso.
    Calazans rompe o ligamento cruzado de um joelho.
    Mandamos o Well para uma feira-livre de promessas do futebol na Europa.
    Não gostaram e enviaram-no de volta.
    Chegou abatido e ainda não foi uma sombra do que vinha sendo.
    Vendemos o Richarlisson.

    Assim, estamos sem um meia de criação (Sornoza) e com o outro (Scarpa) jogando mal.
    Logo, estamos sem o tal do ‘arco’, usando a linguagem figurada dos técnicos de futebol.

    E perdemos nossas flechas, seja por contusão (Calazans), exportação (Richarlison) ou declínio técnico (Well).

    Conclusão : enquanto não pudermos recompor as meias, com a volta do Sornoza e a total recuperação técnica do Scarpa e – além disso – não suprirmos em igual nível de qualidade a perda do Richarlison (com o Robinho? ) e cuidarmos para que o Well volte à plenitude de sua forma técnica, … – enquanto isso não acontecer, repito – vamos lutar para nos mantermos ali pela zona intermediária, …. e olhe lá !

    Menos mal, já que o Sornoza está para voltar dentro de alguns jogos e o Robinho parece ter condições de ocupar o vazio deixado pela venda do Richarlison.

    E além disso a aberração chamada ” janela de transferências ” será fechada em 31AGO.

    Quanto à cornetagem politica feita em razão da venda de jogadores só há uma explicação :

    ” Mesa em que falta o pão todo mundo grita e ninguém tem a razão “.

    E o ‘pão’ que falta ao Flu, no caso, é GRANA !
    É receita de patrocinio master, renda de jogos, receita de programas de Socio Torcedor, etc., etc.
    Dividas a pagar e uma folha de pagamentos (dizem) de R$ 7MM caindo no colo da diretoria todo mês.
    O resto são chorumelas !

    21:27 > 27AGO

    1. Mas…

      Amaury, tudo isso já não sabiam o presidente e a sua base política?

      Agora… Neste sábado acho que faltou o próprio jogo. A saída da defesa para o ataque era muito lenta. Os passes eram os mais difíceis, acabavam com erros e a bola ficava com o Vasco. Ou, então, eram passes laterais.

      Na boa, o Vasco “mordia” muito mais do que o nosso time.

      Agora… Não dá para dizer que a diretoria tem que vender por conta da situação financeira, porque é a mesma gestão há seis anos.

      E tem mais, porque não foi este o projeto sustentado durante a campanha.

      ST

      1. O dinheiro é frio e implacável, caro TT.
        Ou se tem ou …. estamos ferrados.
        Já falamos trocentas vezes – aqui – sobre a manutenção da divida na casa de 400mm no período 2011/2016, o que significa uma redução de cerca de 45%, relativamente à desvalorização da moeda
        Sinceramente, cansei de abordar este assunto aqui no Blog, caro TT.

        Um fato : o credor bate à sua porta, os funcionários precisam receber os salários, etc.

        E, não tendo receita suficiente, só resta uma saída : venda de ‘ativos’.
        Felizmente temos Xerém, reformado e totalmente reconceituado depois do estado de total abandono, verdadeiro ‘Carandiru’, deixado pelas gestões anteriores a 2010.

        São fatos, TT.

        Quanto ao jogo, concordo inteiramente com você. Também estranhei – e muito – a diferença entre o empenho do time no jogo contra o Atl. MG e do Vasco.
        E, … pena … , uma vez mais sofremos um gol decisivo por falha de um adulto.
        Desta vez o ‘escalado’ para a tarefa de ‘entregador do ouro’ foi o Lucas.

        Mas, estamos a UM pontinho do G6, parceiro.
        Não é tão mal para um Sub20 repleto de contundidos.
        ST.
        22:43 > 27AGO

    2. O que mais me deixa perplexo com essa diretoria Abad/Peter/flusocio
      é que eles realmente
      só levam em consideração o que postam o Amaury, o Queens e o Mundin,

      seguem a risca o que essa trinca de 03 falam e elogiam

      e o resultado dessa união estavel, desse incesto
      é o que vemos no Fluzão.

      1. Você só chega aqui para sacanear seus colegas de Blog, Guilherme.
        Seria assim um caso de …. carência de ‘matéria’ em seu cerebelo ?
        Não consegue armar um raciocínio e coloca-lo em um comentário sobre f-u-t-e-b-o-l ?
        Fala sério, Guilherme.
        Cresça um pouco, cara !!!
        13:24 > 28AGO

    3. Amaury, dentre os pontos que o nobre tratou a respeito da falta do(s) cérebro(s) do time do Fluminense especificamente nessa temporada, vejo também como uma das causas a nova liberação do Danielzinho para o Oeste, o Paulinho do sub 20 que foi emprestado para o Sporting e o próprio Robert que o Abel declarou ter gostado dos “5 minutos” que ele jogou recentemente.

      Ao meu ver esses equívocos praticados representaram com fidedignidade o que o Abel fez ontem, entupindo o time com as substituições por atacantes que costumeiramente ele fazia também na sua última passagem pelo Fluminense.

      1. Concordo com tudo o que v. diz, Wash.
        Também estranhei quando o Daniel e o Paulinho saíram sem que tivessem uma chace mais concreta, sem que insistissem neles.
        Pior é a insistência com o Robert, um jogador que fez questão de chutar a sorte toda vez em que uma chance lhe foi dada. Parece ser um preguiçoso de primeira.
        E pior que o pior, foi a contratação do tal do Romarim (tomara que queime minha língua)
        e coloca-lo em campo em uma situação tão ruim como a do jogo passado.

        Mas nada podemos fazer quanto a isso, meu caro Wash.
        O Abelão é teimoso. Todos sabemos disso.
        Tem suas qualidades e este como um dos maiores defeitos.
        Mas, …. quem não os tem ?
        Vamos fazer fé nos jogadores que estão aí, caro Wash.
        Vamos melhorar, com a entrada de Sornoza e Robim.
        13:16 > 28AGO

    4. Eu acho que nem de perto pode-se falar em encantamento da dupla Scarpa/Sornoza. Primeiro que este período que para o qual fala de encantamento aconteceu em um campeonato carioca de nível técnico extremamente escroto e fase inicial de Copa do Brasil com times de séries inferiores. Eu , embora esteja vendo um Scarpa bastante inútil, ainda reconheço ele ser um dos poucos que pensam no que vai fazer, mas… Ano passado, testado no brasileiro contra os times série A, vi fazendo alguns gols, mas muitos deles pareciam ainda que saiu na sorte, tipo ele mesmo não acreditava com aquela cara de espanto. Além disto , posso estar errado, mas não era visado como principal homem de criação do “adversário” e a marcação corria mais frouxa sobre ele. No carioca, como escrevi , não conta absolutamente nada pois eram times profissionais jogando contra outros amadores com uniforme. Voltando após a contusão, os times marcam, dão menos liberdade para ele, e o fazem parecer inútil. Ele não sai porque olha-se para o banco e não tem ninguém melhor para se ter noção da bosta de elenco que temos.

      1. Faz sentido, o que v. diz sobre o Scarpa, Cleber.
        Faz sentido !
        Mas você há de convir que a volta do Sornoza dividirá as atenções dos adversários.
        E com isso o Scarpa poderá voltar a jogar bem como ano passado.
        12:56 > 28AGO

  26. Passado mais de 8 meses das eleições no Fluminense, lembrei das promessas do Cacá Cardoso como candidato:

    http://espnfc.espn.uol.com.br/fluminense/blog-laranjeiras/11533-caca-cardoso-fluminense-precisa-sair-da-mediocridade

    Será que a mediocridade reinante na Flusócio mais a possibilidade de participar junto com essa gestão no comando do Clube fizeram o Cacá jogar no lixo suas ideias e promessas que ele tinha para o Fluminense caso fosse ele o presidente???

    1. Washington,

      O que você fez foi sensacional. Seria importante colocar lado a lado o que prometeu também o Abad, que se juntou ao Cacá.

      Sou torcedor. Cobraria de qualquer vencedor do pleito as suas promessas, principalmente nos termos em que foram feitas.

      Convido aos colegas à leitura integral da matéria no link indicado pelo Washington.

      Valeu muito!

      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *