Reencontro e liderança

Os bolivianos do The Strongest vieram ao Rio de Janeiro atestar que o mais forte mesmo não era si próprio nem aquele a quem veio enfrentar — mas a torcida deste.

Mais de 50 mil tricolores estiveram no Maracanã para ver, pela Libertadores, a primeira partida do time com público no Maracanã desde a decisão de 2008.

O Flu disputou outras tantas edições desde então, mas sob o infortúnio do estádio fechado para reforma ou da pandemia da Covid-19, e por isso com portões fechados.

Na campanha da edição de 15 anos atrás, o Fluminense foi impecável diante de sua torcida, vencendo todas as sete partidas, contra Arsenal, Libertad, LDU (duas vezes), Atlético Nacional, São Paulo e Boca Juniors.

O The Strongest não levou nada disso em conta, ignorando que a dobradinha Fluminense e sua torcida é praticamente imbatível.

O maior movimento popular do país não dá ponto sem nó — ele joga, sim.

Contra o Flamengo, apenas nove dias antes, o épico não seria possível se a arquibancada não fizesse o que fez.

Os tricolores foram ao estádio preparados para uma batalha — e não para assistir a um jogo.

Quando a bola rolou, o Maracanã pulsava tal como se o Fluminense tivesse acabado de ser campeão.

Uma atmosfera tão impressionante e catártica que influiu diretamente no desempenho das duas equipes, dando no que deu — e que já é história.

Na estreia em casa pela Libertadores, a torcida disse “presente” outra vez.

Em campo, o Flu correspondeu e manteve os 100%.

A vitória por 1 a 0, numa cabeçada potente de Nino, repetiu o enredo — e o placar — da jornada tricolor de 17 de abril de 2008, praticamente a mesma data da realização desta (18).

Naquela, o Fluminense triunfou com um gol de cabeça de Cícero, valendo-se de cruzamento do lateral Júnior César. Nesta, foi Ganso quem cruzou para o zagueiro e capitão fuzilar Viscarra, na mesma baliza.

Foram 21 finalizações contra o gol boliviano numa noite em que só um time teve a posse de bola — incríveis 81%.

Lateral esquerdo tricolor jogou apenas meia hora. Foto: André Durão/ge.globo

Marcelo, que depois de incontáveis disputas de Champions fazia sua estreia diante da torcida em Libertadores, sentiu um desconforto na panturrilha e, de maneira prudente, pediu para sair, ainda antes do intervalo.

Vitória merecida, contra um time que havia vencido o River Plate na estreia (3 a 1), e em jogo de copa continental.

Líder do Grupo D (e sua torcida) 1 x 0 The Strongest.

***

Foto principal: Mailson Santana/FFC.

49 thoughts on “Reencontro e liderança

  1. Amaury, atualizando o meu time titular, depois q todos estiverem disponíveis:
    Fábio, Guga, TS ‘mais ou menos monstro’, Nino (Manoel) e Marcelo; André, Alexsander e Ganso ; Árias, Keno e Cano.

        1. Pois é, amiguinho.

          Vou dizer uma coisa que eu já tinha na ideia quando ouvi um jogador famoso dizer algo parecido. O Messi só é melhor pelo seu comportamento de bom moço dentro do campo e, com certeza, na sua vida particular, familiar. Mas, jogando futebol, ele nunca foi melhor que Maradona!

          Foi o Zico quem falou isso também. Disse que já viu Maradona fazer jogadas incríveis com adversário lhe dando porradas ou agarrado no seu pescoço, algo que muitos de nós já vimos também.

          Eu digo que é só observar que o Messi é tratado com muita cortesia por adversários, nunca vi nenhum lhe dar uma pancada bem desleal como dão no Neymar. Nenhum adversário vai combater Neymar pensando em tomar-lhe a bola simplesmente. Nego vai visando seu pé, tornozelo e tudo mais, menos a bola. Se for visando só a bola, ele passa mesmo.
          Bem, cada um pensa o que quer, né.
          (22/04/23) 08,00hs
          <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Pois é.
      Estou vendo uma turminha já querendo descartar o Samuel Xavier.
      Eu digo que, se o Flu for descartando o Xavier, logo alguém vai leva-lo, porque é um bom lateral, vai ao ataque como todo mundo exige, tem velocidade, penetra para receber e fazer gols, e não vive quebrado bola, não. Mas, quando ele vai ao ataque, é obrigatório que outro jogador cubra a sua saída, cacete! Então, ele vai tomar o lugar de um avante e seu espaço vai ficar entregue às moscas? Não tem com culpar lateral que ataca por deixar seu lado vago. Outros cubram lá. Daí, uns gaiatos ficam com esse papo besta de “avenida” com nome dele?

      Este Guga é bom jogador, e o ideal é que se tenha dois bons para cada posição.
      Eu já não faço fé em Marcelo, mais, para lateral esquerda. Saiu do Real e não ficou nos dois times para onde foi. Nota-se que ele não pode dar uma corrida atrás de um cara veloz. Que corrija o seu problema e volte firme e forte.
      08,00hs
      nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

  2. Pois é! PCA, o que vc quis dizer no seu comentário malcriado lá em baixo do Pedro do Rio, amiguinho? Não entendi nada. Por acaso vc tinha tomado uma dose de Ballantines 12 anos antes? Fala comigo…
    e outra, o q vc achou do lance do Nino Tartaruga no fim do jogo? Achou falta? Não acha q ele foi molenga demais não, apesar de ser um grande zagueiro?
    E o Alexandre Jesus…vai alisar a cabeça desse pereba também?
    E Martinelli água de salsicha…acha q ele ainda deve ser titular?

    1. Ora, bolas, Amiguinho.

      Então, é o Pedro do Rio quem psicografa esses comentários só para certos escribas saberem e responderem, inclusive você, né? Por que ele está fazendo isso? Afinal, ele é um dos bons escribas do blog, é claro no que diz, não briga com a gramática, não esculhamba o time como você faz, né.

      Por que, comentário malcriado, po**a? Imagine se a galera toda do blog começar a usar o expediente de psicografar mensagens em vez de posta-las como sempre foi feito na vida do blog? Explique aí como é esse contato sobrenatural entre vocês que está vigorando no TG? Eu não estou enciumado, não, porque não vejo esses textos que alguns de vocês veem. Só estranho o caso, pô. Explique você.

      Sobre o Nino, é claro que foi falta! Se o cara está de costas, sobe na bola e é atropelado pelas costas, desequilibrado e cai, é claro que é falta. O mesmo caso do Felipe Melo que foi tocado nas pernas e foi desequilibrado, falta que o apitador não deu. Quem sabe se não havia algum royalties prometido a alguém se o Flu perdesse?

      No mais, você presta atenção nos mais simples erros que os caras possam cometer só para poder tirar uma casca sempre. Nem se preocupa em ver os bons lances que são maioria na turma hoje. Menos os pênaltis batidos pelo Cano.

      E o Martinelli? Quem vai dizer que ele destoa dos demais do time? O meio-campo nosso só tem dois marcadores de ofício, ele e André. Pode ser, e tomara que seja, que apareçam marcadores no time dessa turma que tem chegado agora, porque o Canso não bota a integridade física dele nessas paradas de correr atrás de adversário, dar trombada, nada, não. Esse Alexandre de Jesus eu não o vi jogar ainda.
      Mas, pombas, quando você vai parar de secar o time e torcer de fato, cacete!
      Está sempre com um pezinho atrás. Nariz torcido…
      ((20/04/23) 21,00Hs
      <

      1. Pois é PCA, vamos por partes…
        – Quanto aos comentários do Pedro do Rio estarem ‘psicografados’, não tô entendendo nada. Se não estão aparecendo pra vc, só a moderação pode explicar, pq eu não entendo bulhufas.
        – Quanto ao lance do Nino não acharia nada de mais se o juiz validasse o gol. Vai dizer q nos seus tempos de pelada vc nunca foi atropelado pelas costas e se manteve firme?
        – Martinelli = pode ser bom amigo, filho, irmão…mas é água de salsicha.
        – Alexandre Jesus = mesma coisa, mas é horrível, não joga nada.
        – últimos dois parágrafos= se continuarem jogando como estão jogando, só elogios , mas fogos, confetes e serpentinas só em caso de grandes títulos…
        no entanto, o legal mesmo é o time se lascar pra eu ser zoado por todos os amigos mulambentos e vir aqui sacanear vc e o seu amiguinho sem noção.😬😁

        1. Pois bem, Nando.

          Pelo jeito que você fala sobre futebol e sobre o Flu principalmente, dá para entender que você carrega um grande fardo por ser torcedor tricolor como diz que é e parece ter uma enorme vontade de jogar esse peso fora. Você está sempre tenso nunca diz nada favorável ao time mesmo com vitórias bem nítidas e sente medo de comemora-las porque acha que ele possa perder na próxima e vc passará vergonha. Assim, não dá para torcedor nenhum viver, pô!

          Neste momento do Flu, você acha que alguém possa zoar um tricolor? Quando, onde e como? Ora, o time está jogando bem, nós percebemos, outros torcedores também, técnicos diversos têm rasgado elogios ao futebol do tricolor, e eu tenho ouvido isso e só fico na minha não me desculpo por isso nem mostro empáfia dizendo que não vá perder mais. Você, nessas situações, tampa os ouvidos, senta no chão e chora ou sai correndo assustado?

          Calma, cara, aquele time que você torcia, que não perdia nem empatava, não existe mais depois de você crescer.
          (21/04/23) – 20,00hs
          oooooooooooooooooo.pppppppppppppppppp.cccccccccccccccc

          1. Não tem fardo nenhum amiguinho, nesse momento ninguém pode zoar o Fluminense. Só acho q a torcida tá comemorando nada…na verdade ‘nós’ (se é q vc me considera tricolor) estamos comemorando um mero título carioca. Eu acho muito pouco, mas respeito a sua opinião.
            Esses caras q estão elogiando o Flu estão só esperando um tropeço pra esculhambar (como fez o PVC no lance do Nino Tartaruga). Eu faço o contrário…esculhambo antes pra depois vir aqui e dizer q vc e o seu amiguinho sem noção estavam certos. 😄

  3. Mais uma vez, como habitual, a enorme dificuldade em adquirir ingresso para jogo quando o Fluminense é o mandante. Uma esculhambação total. Na decisão do Carioca, mando do flargh, comprei o ingresso sem problema, já para a partida de volta, PQP! Agora, para fazer de conta que tomou uma providência, a diretoria tricolor emite na bisonha nota oficial que nada resolve.

  4. Falando sobre a chave do Fluminense na Libertadores.

    No início falaram que esse grupo seria o da “morte” e blá, blá, blá.

    Primeira rodada o River toma sacode lá nas alturas. Normal.

    O Fluminense venceu e com autoridade o Aliança na casa deles.

    Segunda rodada e o Fluminense ganhou e levou os 3 pontos assumindo a liderança isolada. Ponto.

    O River do primeiro tempo estava empatando com o Aliança. Mesmo o time peruano tendo um a mais em campo, não foi capaz de segurar o River que se utiliza muito das bolas longas. E o detalhe que o goleiro deles, o Armani, não é lá essas coisas na meta do time argentino.

    É para o Fluminense passar com folga na liderança do grupo, mesmo que seja pelo placar mínimo em seus jogos

  5. STT.

    Ainda tenho algumas dúvidas sobre a questão de: em caso em caso de produção esportiva negativa de um time de futebol se demite o técnico ou dispensa alguns jogadores do elenco? Não sei a resposta mas sei analisar alguns fatores tendo como exemplo o Fluminense, time que sou aficionado. No Fluminense tivemos como técnico e mesmo elenco Maionese, Marcão, Roger, Abel e Diniz. Maionese foi até bem, aos “trancos e barrancos” levou o time para a Libertadores, daí por diante os outros levaram o time sem sustos para não cair. Entrou o Diniz e o time se transformou, levou o time ao terceiro lugar do Campeonato Brasileiro com praticamente o mesmo elenco. Quem é mais importante o técnico ou o elenco? Depende! No Fluminense o Diniz fez toda a diferença, não houve mudanças do elenco, o técnico foi quem mudou a forma do time jogar. E no São Paulo, que demitiu o Rogério Ceni? Para o meu entendimento os dois fatores foram determinantes para a demissão do técnico: treinador e elenco, os dois não se ajudaram. Incompetência do Rogério Ceni e do elenco também, o técnico que não soube produzir e tirar o melhor do elenco e dos jogadores que não souberam exercer em campo as ideias do comandante ou por deficiência técnica, será? Nós devemos agradecer por termos como técnico o Fernando Diniz, nota-se a diferença entre ambos os técnicos. Agora poderemos analisar o comando do Dorival, será que ele fará a diferença com esse elenco do São Paulo como fez no Flamengo, apesar de jogadores diferentes? Será que ele está no mesmo nível do Diniz? Aguardemos o segundo capitulo.

    Saudações Tricolores.

  6. Esse auê todo com o Sampaoli é tesão de mijo. Passa logo.
    Acho esse cara um tremendo 171.
    Muito esporrento, agitado, cheio de falas acrobática, mas, na minha opinião, é uma bosta.
    Não dou três meses pra tretar. E sair de lá.
    Enquanto isso, a bosta do São Paulo contrata o.Dorival, que, na minha opinião, é um técnico mediano, meia-boca, nada de especial.
    Com o plantel do Flamengo, até a minha avó seria uma ótima técnica, melhor do que o Dorival

    1. Caro Pedro,
      Os mulambos não querem outro que não seja o Jorge Jesus, o Framengo já ganhou títulos com demais treineiros e nem isto foi capaz de manter a comissão técnica vitoriosa no ninho do urubu. A impressão que passa é que a coisa tá se tornando crença religiosa, pois na torcida sempre há rumores de que “ele voltará” ou que “Jesus está chegando”. Sendo otimista e vislumbrando o futuro dos Tricolores, podemos também nos tornar Dinizdependentes igual os framenguistas do J.J… Veremos o que o futuros nos revela!

  7. Consegui ver alguns blocos de melhores momentos já que não compro nada desses aventureiros com quem o Flu têm feito esses negócios, que nem se sabe se são legais. Acho que está sacaneando com torcedores que só podem ver jogos pela TV.
    Será bom que o clube revele qual foi o lucro dele nessa jogadinha para justificar isso.

    Qualquer torcedor sabe que, diante de um time retrancado, o que resolve é o jogador do drible curto, do drible de corpo, aquela capacidade que ele tem de esconder a bola do inimigo, e, no momento em que algum recua uma bola, ele arranja uma saída e vai pra dentro da defesa. Certamente que não temos ninguém com esta característica agora, e a ordem é manter a bola o mais que for possível e com cuidado para não dar uma bobeira.

    Não vejo nenhum jogador do plantel para ser sacaneado, tratado como inútil, ser mandado embora. Todos são úteis numa loucura dessas de viagens, jogos quase todos os dias, vai, volta, e isso é desgastante, sim, atingindo uns mais que outros. Então, eu não escalo time, o Diniz está fazendo isso muito bem, e sem essa de adjetiva-lo com besteiras, pô!
    (20/04/23) – 09,00hs.
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  8. Amigos quem esteve no Maracanã viu que temos hoje um time competitivo e algumas observações de ontem Felipe Melo monstro pena que tem 40 anos , André craque ,, árias imparável, cano fenômeno faltou gol mais vem sábado, , lima guerreiro no meio de campo não como ponta esquerda como entrou e Ganso maestro,
    Ontem foi jogo de libertadores não é carioca .
    Se não houver desfalques de jogadores importantes conquistaremos coisa grande em 2023 com humildade

  9. Alguns pitacos sobre alguns jogadores…
    – Lima é um jogador muito limitado, não pode ser titular, mesmo se alguém se machucar;
    – Marcelo tem q ser preservado pras copas (ou só pra Libertadores);
    – André é um monstro, pena q não ficará. Ponto de equilíbrio do time (lembrando q só ficou pq o Ruindson se machucou…o pavão iria emprestá-lo pro foguim);
    – Cano tem muito crédito, mas parece preocupado com a sombra do Lelê…chuta de tudo q é canto e se recusa a passar a bola para alguém melhor colocado. Aí não dá né?;
    – Alexandre Jesus deve ter um ótimo empresário (🤔);
    – se o Manoel estiver em forma tem q ser titular.
    – Árias é f*da.

      1. Acho q ele deve entrar no decorrer de algumas partidas, Amaury. Sinceramente acho um jogador ‘normal’, quase igual ao Yago…

      2. Também acho o Lima um ótimo jogador.
        Sabe jogar de primeira e chuta muito bem de fora da área.
        Na minha opinião um pouco difícil ser escalado na equipe principal quando todos os jogadores de ponta do plantel estivem disponíveis, mas é uma excelente opção para substituição e me parece bem adequado para o jogo de troca de passes rápidos implantado pelo Diniz.

  10. O Fluminense tem um ótimo produto – o futebol que o time vem jogando – e um mar de consumidores – sua legião de torcedores , capaz de lotar dezenas de maracanãs.
    É um absurdo que abandonem seus consumidores à sorte, nas mãos de incompetentes como a tal da paramount.
    Absurdo !

    1. Fala Amaury, em relação ao acesso , eu já tinha e não me afetou , mas poderia ter sido anunciado com uma antecedência maior e com amostra 0800 de 30 dias ou 15 que fosse para tal. Quanto à transmissão, com exceção à cegueira do PVC enquanto o ance da falta sobre o Nino era repetido , foi muito boa a meu ver. Melhor que aquele monte de propaganda sobrepondo a imagem como nas outras emissoras.

      1. Refiro-me á (des)organização e não á qualidade da transmissão, pois nem pude assistir ao jogo, Cleber.
        Havia fechado com eles, recebi o sinal (Canal 712) ontem pela manhã e, sem mais nem menos, o sinal foi retirado.
        So notei perto da hora do jogo e apurei que retiraram o sinal sob a alegação de que ” A Paramount havia interrompio as contratações de sinal pela ClaroNet”.
        Hoje, apurei que está alegação era falsa.
        Não entendi até agora, mas já assinei outra vez por falta de opção.

  11. Vitória de 1 x 0 vale os mesmos três pontos, então foi bom.
    Apesar das inúmeras finalizações do Fluminense, tivemos alguns sustos, Fábio em grande fase nos salvou por duas vezes e no final o gol bem anulado nos deu o alívio.
    Há muito tempo, principalmente em Libertadores que eu não via uma arbitragem tão boa, o árbitro e seus auxiliares em minha opinião não erraram nada.
    Outro ponto positivo foi a boa atuação do Felipe Melo, André um monstro, dono do meio campo e Cano deixou a desejar.
    Até agora não entendi, não consegui finalizar o cadastro na Paramount, mas o canal estava aberto para mim e consegui assistir o jogo.

  12. A torcida merecia mais gols. O resultado foi excelente, mas o excesso de toques e o preciosismo exagerado quase castigaram o Flu no final. Chegamos a sofrer o gol, mas o juíz deu falta no Nino (graças a Deus). Tamanho domínio não pode depender da sorte de um lance.

    Primeiro jogo que não gostei do Cano. Foi extremamente individualista, quase irresponsável. Bateu todas as bolas, de qualquer jeito, virando de forma desequilibrada e sem olhar. Tem muito crédito, mas foi mal ontem.

    Lima e Alexsander tb estiveram abaixo. O primeiro produziu muito pouco para um jogo de Libertadores, e o segundo errou muitos passes.

    Diniz demorou a colocar o Lelê. Eu já teria colocado ele antes do Kennedy. Corre mais e tem mais faro de gol que o garoto do cabelo platinado.

    Árias, como sempre, foi um leão ! Como joga bola o colombiano. Incansável em todos os lances de que participa. É o nosso melhor jogador e, quando ele sai, o time sente demais.

    Valeu pela pontuação – 2 jogos, 2 vitórias – mas não dá para dar chance ao azar. Quem quer ser campeão tem que ganhar os jogos em casa, de preferência, fazendo bom saldo de gols. Que fique a lição para a sequência da Libertadores.

  13. Acabo de chegar do Maracanã
    Gostei do resultado, mas não do desempenho do time.
    Massacramos esse time boliviano de me**a e só marcamos um gol…de cabeça …de zagueiro.
    Tem muita cousa errada, o time precisa melhorar muito para ganhar a Libertadores.
    Os jogadores fizeram linha de passe na defesa dos caras, muito bonito, MAS NÃO CHUTARAM!
    Queriam entrar com a bola dentro do gol ou fazer gol de letra?
    O Lelê tinha de ter jogado no lugar do Keno, aberto na esquerda e direita em revezamento com.o Árias.
    Foi um absurdo ganharmos só de 1×0.
    Aplaudo de pé o Felipe Melo, jogou muito bem, um zagueiro excepcional com.o poder de servir o ataque com enfiadas de bola de primeira.
    Diniz, TEMOS DE CHUTAR AO GOL, CHEGA DE PUNHETA!

    1. Pois é Pedro! Apesar de ter sido mais uma boa partida do Flu, o time demonstra uma soberba enorme, algumas jogadas são totalmente desnecessárias e a impressão de que querem entrar com bola e tudo o tempo todo.
      Não me agrada nada esses elogios exageradíssimos na minha opinião de grande parte da imprensa e/ou blogs. Eu li uma coluna inacreditável do Dedé do Netflu, que talvez explique o pq do Fluminense não conquistar títulos nacionais há 10 anos, e nunca ter conquistado a libertadores…a torcida fica num frenesi absurdo, e depois acaba se conformando com ‘colocações honrosas’, gols de placa, vitórias ‘épicas’ na Bombonera ou outro estádio histórico, etc…

      1. P***!
        Onde foi que o Pedro falou com vocês, ou só para vocês?
        O blog vai passar a ser assim?
        Vai ficar uma ***!
        Eu não vejo o jogo mas não entro nessas tvs piratas. Por que o Flu vai começar a fazer isso agora?
        Eu tenho falado que as “bet” podem estar influenciando em resultados de jogos, e já apareceu galho aí. O VAR já fazia algo suspeito, a gente via, pode continuar mais feroz.
        PPPPPPPPPPPPPPPPPPPP.QQQQQQQQQQQQQQQQQ.PPPPPPPPPPPPPPPP
        18,16Hs. 19/04.

    2. Estimado tricolor, concordo com seu comentario mas para mim foi inaceitavel a escalaçao de Lima no lugar de Keno tendo J. Kennedy e Lele como opçao.
      Trocar um atacante por um volante explica talvez a ausencia de mais gols e o excesso de ” punheta “. Jogar contra um time boliviano no Maracana com 03 volantes e atestado de burrice e covardia !

      1. Sobre a escalação do Lima, penso ter sido decisão correta, Luiz.
        Contar com apenas três meio-campistas, sendo um deles o Ganso, notoriamente lento, acho que seria temerário.
        O que ele fez foi entrar com o Lima e soltar um pouco mais o Ganso, levando o toque de boal mais à frente, para o campo do adversário.
        Mas, de qualquer forma, deu certo.

  14. E não é que entrei no canal da Paramount e estou assistindo o jogo, rs.
    Jogo complicado, dominamos mas não dá pra vacilar 1 x 0 , por enquanto tá bom.

    1. Eu consegui usar os tais 7 dias de ‘período de teste gratuito’ 😁😁e de quebra, ainda assisti Top Gun Maverick (muito comovente a cena do diálogo entre Maverick e Iceman 😥).

  15. Tá difícil concluir o cadastro nesse tal de Paramount, acho que vou ficar sem ver esse jogo.
    Parece que só aceitam o Cartão Visa e todos aqui de casa são Elo.

    1. A plataforma é complicada.
      Fechei ontem com eles, recebi o sinal (Canal 712) hoje de manhã e, sem mais sem menos, o sinal foi retirado, sob a alegação de que ” A Paramount desativou as contratações de sinal pela ClaroNet.
      E meu Cartão é Visa.
      Vergonha.
      Cancelei tudo.

    2. Essas plataformas surgem sem qq estrutura capaz de atende à demanda. No jogo da volta da decisão do Carioca também houve muita dificuldade para a aquisição de ingresso. Como já postei aqui, quem não tem competência não se estabelece.

  16. Keno fora do jogo de hoje – gripe. Queridinho de Diniz seria titular se estivesse relacionado. Com muito boa vontade, Keno serve apenas para compor elenco. Titular, não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *