Ainda faltam oito rodadas, é verdade, mas, entre os 11 adversários que o Fluminense já enfrentou duas vezes neste Brasileirão, o Sport é um dos raros que foi batido duas vezes pelo Tricolor – além do Leão do Nordeste, só o Flamengo também foi derrotado em ambos os turnos.
Onze também é o número de vitórias do time no campeonato, que, somado ao total de empates, nove, deixam o Flu com os 42 pontos atuais, oitavo na tabela.
Teria bem mais não se mostrasse uma equipe tão irregular e, neste estágio da temporada, tão previsível.
A partida contra o Sport, no Maracanã, era determinante para o Flu, intensamente cobrado nos últimos dias pela seca de gols e inconstância.
Mandante, se viu obrigado a assumir o protagonismo da partida. E dessa vez, em que pese a afobação em alguns arremates, o time produziu bem mais, colocando-se por diversas vezes à frente do gol pernambucano.
Fred (gol anulado pelo VAR), John Kennedy (chutou fraco na entrada da área) e Luiz Henrique (chapou uma bola na trave) poderiam ter feito 1 a 0 mais cedo, o que certamente emprestaria outra narrativa ao desenrolar do jogo.
Mas o tema pinçado para a noite era drama, o que fez com que o gol só saísse no último lance da partida, aos 50, tempo acrescido por outra situação dramática.
Em uma disputa de bola no meio de campo, Zé Welison e Lucca se chocaram de cabeça. O jogador do Sport caiu desacordado e deixou o gramado de ambulância. Felizmente, tudo não passou de um susto, soube-se depois.
O que se soube na hora foi que a torcida saiu aliviada do estádio, depois que Marlon cruzou para a cabeçada certeira de David Braz – não sem outro momento de drama, com a bola batendo no pé da trave e correndo a linha, para entrar chorando.
Gol do Flu, numa noite em que o meia Cazares, que entrou no segundo tempo, reacendeu entre os tricolores a esperança de contar com um meia talentoso e, sobretudo, interessado, para que o time brigue até o fim por vaga em outra Libertadores.
Vai encarar uma guerra na próxima terça, contra um adversário que perdeu oito de seus últimos dez jogos – o desesperado Grêmio, que precisa vencer seis partidas entre as nove que ainda lhe restam.
Vem de um Grenal traumático, com novo revés, em que foi gozado até por jogadores do time adversário, que carregaram um caixão com a letra B para o campo, esquecendo-se de que são profissionais e que amanhã podem bater à porta do adversário.
A pressão só não será maior na próxima terça, porque o Grêmio foi punido pela Justiça, com a invasão de campo por torcedores, contra o Palmeiras, e terá que enfrentar o Flu de portões fechados.
Ainda assim, o Fluminense enfrentará um adversário que certamente jogará com a faca nos dentes, pressionado por todos os lados, e machucado por episódios recentes.
Será uma guerra, sim, mas dentro das quatro linhas.
Ganha o público, que verá um jogo que já começa incendiado.
E ganhará também o Flu, se souber fazer bom uso do desespero adversário.
Esportivamente, registre-se sempre.
***
Foto principal: Agência O Globo
***
Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?
Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br
***
Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha
Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha
T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu
Hoje, o Fluminense vai entrar jogando novamente com nove contra dez nos quesitos correr, marcar adversário, não deixa-lo passear com a bola despreocupadamente, faze-lo se atrapalhar, e fazer gols se tiver chances. Não aceito esse meio-campo só com dois homens que são da posição.
Mas, em futebol, acontecem coisas que a gente duvida.
Estou notando um puritanismo bem acentuado por aqui.
Logo num ambiente de torcida de futebol, como alguém vai se comportar como seminarista se preparando para formatura? Não há um diálogo que possa resolver esta pendência.
Vi um filme, certa vez, quando o computador ainda era absurdo por aqui, em que o cara fez um para gerenciar uma empresa, um projeto, ou coisa parecida, o bicho fazia muita coisa, andava em cima de rodinhas, ficava patrulhando o pessoal com muita exigência, e, depois de algum tempo, se achou o dono de tudo e partiu para cima dos que o criaram, e foi um sufoco. Qualquer semelhança com algo atual é mera coincidência… sei lá, sei lá sei lá.
(09/11/21)
pppppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.ppppppppppppppppppppppppppp
.
Educação e respeito mútuo são coisas de gente civilizada, que não deve deixar de ser ‘gente’ e muito menos ‘civilizada’ por estar vestindo uma camisa de seu clube, PCA .
Você mesmo fez uma ode ao que chama ‘puritanismo’, dias atrás, alegando que colegas estavam incitando à violência, o que considerei iniciativa nobre de sua parte.
Será que eu me enganei, PCA ?
Enganou-se em tudo. Vai lendo e meditando mais no que eu e disse, Amaury.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
É!
Eu me enganei.
É incoerência mesmo.
Pena!
Considero o Grêmio favorito no jogo de hoje. É o famoso ‘jogo da vida’ e não poderia haver adversário melhor pra eles q o Flu ‘ressuscitator’ Tabajara. Mas se perderem, o Grêmio praticamente fará companhia a asco e cruzeiro… O restinho de esperança vai pro espaço.
É jogo pra contra-ataque e o técnico Fred escala o centroavante Fred… complicado. A chance do Flu é no gol ***ado, mais uma vez.
Olhando a escalação do Grêmio, mesmo com muitos desfalques, é difícil entender como estão nessa situação.
https://uploads.disquscdn.com/images/3a22a6a2ccf23a8474e7247d6f8b5f1e84f12af3d4c6e4f1a9d905db99052856.jpg
Não deu para ver o jogo e fica difícil analisar somente com os melhores momentos. Pelos lances que vi notei que o time continua com a mesma dificuldade de colocar a bola nas redes. A parte boa foi que, ao contrário do tenebroso jogo contra o Ceará, pelo menos intime conseguiu criar chances reais de gol.
Li que o Cazares fez a melhor partida dele com a camisa do Flu. Eu prefiro aguardar como será o seu desempenho nos próximos jogos. Jogar apenas um jogo de forma satisfatória não apaga o seu desempenho descompromissado e ruim até agora. Tomara que siga jogando bem e não volte a ser aquela mosca morta.
Hoje teremos o Grêmio desesperado lá e o jogo promete ser nervoso. Vamos torcer por mais 3 pontos.
ST