Doze mil oitocentos e dezenove torcedores foram ao Maracanã na tarde de sábado 25 para ver o Fluminense jogar. Apesar do forte calor no Rio, estavam lá pela causa, pela bandeira e por um nato e hereditário senso estético de dever clubístico. Era também a despedida do time tricolor na cidade em 2017.
Mas apenas uma das equipes esteve no estádio. A outra, justamente a tricolor, para decepção do público, encontrava-se em algum lugar entre Oiapoque e Chuí, menos no Maracanã. E foi assim, sem adversário, que o rodado e experiente André fez os dois gols que deram sobrevida ao Sport na sua luta particular de permanecer na Série A.
Já o Fluminense, há uma semana livre do fantasma, talvez tenha feito leitura equivocada de que sua missão no Nacional estava cumprida. Apatia, desinteresse, letargia, indiferença. Chame como quiser. A atuação quase pornográfica do time foi um retratado mal-acabado de sua trajetória de baixos (mais) e altos no campeonato. Apenas Douglas, Marcos Junior (belo gol de bicicleta) e Henrique Dourado estiveram com a cabeça na partida.
Nem Abel escapou. Ao substituir no segundo tempo seus dois meias de criação – Gustavo Scarpa e Sornoza – ainda que inertes em campo, o técnico deixou o time acéfalo e sem ligação com o ataque. Foi uma atuação melancólica a do Fluminense.
Chamou atenção também a facilidade com que o time sofreu os dois gols. A impressão que se deu foi de que os jogadores disputaram as jogadas para não chegar, não rebater. São lances antiprofissionais, tétricos, risíveis, incompatíveis com a grandeza da camisa que vestem.
O Flu ainda tem uma partida na agenda, contra o rebaixado Atlético-GO, na última rodada. Mas os próximos dias serão de definições no clube. Abel fala em cumprir contrato e a diretoria, como na maioria das vezes, se mantém em incômodo silêncio sobre o futuro do clube.
Apesar de seguir na elite em 2018, o Fluminense correrá risco permanente se seguir com esta tacanha política de não correr riscos.
Um paradoxo perfeito e nada tricolor.
________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
Esperando a renúncia do ‘abade’ …caixa de morteiros preparada. Que ele seja muito feliz e NUNCA mais brinque de ser presidente.
Amiguinho, o papa Francisco pediu para morder a língua toda vez q sentir necessidade de falar mal de outrem. Não vai atender o papa? kkk
“Para a partida diante do Cruzeiro, no Mineirão, o Flu pagou R$ 10 mil para o aluguel de dois ônibus que levaram integrantes da Young Flu,Força Flu e Fiel Tricolor. As empresas de transporte foram indicadas pelas próprias torcidas.”
“As reuniões com as lideranças começaram em janeiro, primeiro mês da gestão de Pedro Abad, e quatro encontros foram realizados.”
“Ao franquear esse acesso a uma mínima parcela da torcida, o Fluminense desrespeitou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público. Pelo acordado, os clubes do Rio ficaram proibidos de dar ingressos às torcidas.
“As autoridades crêem que os beneficiados revendiam os bilhetes e embolsavam o dinheiro, o que caracterizaria co-participação do Flu em crime de cambismo, ação que é criminalizada pelo Estatuto do Torcedor.”
A linha era direta e o interlocutor dos torcedores era uma pessoa identificada como “Carlinhos”, posteriormente substituído por”Fila” no posto. O primeiro está foragido, enquanto o outro foi um
dos três tricolores presos a partir da investigação. As entradas eram retiradas na sede do clube e a ação tinha a anuência de Abad.”
Fragmentos do publicado em diversos sites, hoje.
Abad transformou tradição esportiva em condução coercitiva, honra em vergonha, laranjal em lamaçal.
Quando deveria ter imposto sua condição mantendo PA, Abad sentou na curva. Na questão dos ingressos, a par de a prática ser generalizada (havia sido abolida no Flu desde o episódio com Fred), deixa patente a falta de condição para seguir no comando do Clube.
No caso do Flu, o brocardo ‘a mulher de César além de honesta deve parecer honesta a todos os olhos’ é imperativo.
E mais, os ‘tiros’ devem ser absolutamente certeiros para que 2018 seja um ano de disputa por cima, e não para tentar se livrar de situações vexatórias.
O ano vai se iniciando e em vez de as ações estarem demonstrando agilidade na construção efetiva do caminho a ser trilhado, constata -se que a derrota e o temor estão de antemão estampados na cara.
Isso, isso, isso, Reis.
O cara está se enrolando cada vez mais.
Vi uma entrevista (vídeo) em que ele fala de seu tema preferido (embora importante) : redução de custos.
E só cita economias de menor expressão, como renegociação de serviços terceirizados que geraram uma redução de 20 mil reais/mês e coisas assim.
Enquanto isso, a cada mês sem patrocínio master ….. outros 5 milhões caem no Contas a Pagar, resultante do vencimento de mais um mês de folha de pagamento.
Sou radicalmente contra os megalômanos, pois o Flu já foi vítima de dois deles no passado recente.
Entretanto, um Presidente que só pensa em ” reduzir o consumo de clips na administração ” (mera figuração) não levará o clube a lugar algum.
Solução ?
Delegar TODO o futebol a um Vice-Presidente profissional e ficar calado enquanto o outro trabalha.
Essa ladainha de ingressos está um caldeirão nas laranjeiras. O que acho engraçado, é a mídia da uma proporção para algo que acontece em todos os clubes no Brasil. Realmente acredito eu, que essas torcidas que estão reclamando, é simplesmente porque não recebeu sua parte. A maior organizada recebeu e a segunda maior também. Para quem não sabe como funciona esquema de ingressos para TO vou explicar. Todas as TO tem seus presidentes. E o clube repassa x de ingresso pra cada presidente destribuir para seus “membros” na maior do clube ela é dividida por núcleo, baixada NCL X……zona oeste NCL X e vai por NCL até fora do País, não sei como funciona as cota hoje em dia. Em 2008 a maior do clube recebia em torno de 5 mil ingressos para dividir para seus núcleos, no jogo contra o Boca, o pau comeu, seus “membros” a maioria ficou sem ingresso. O presidente na época da maior do clube, vendeu ingresso para o povão, povão gíria para quem não é TO. Vi nego dando 200 prata no ingresso, vi nego comprando em euros. Muitas das vezes a cota pra determinado NCL é menor que seus membros, a z.o contra o Boca tinha 100 membros para 30 ingresso. O monitor da z.o só deu os 30 para quem tinha ido no jogo de meio de semana contra o Botafogo. E o presidente da maior do clube viu o jogo do lado de fora. O cara nesse jogo ficou rico, e nem se quer entrou para ver o jogo. O que importa ali é dinheiro.
Olá! Sou leitor assíduo do blog e dos comentários, é assim diariamente desde 2008, provavelmente devo estar no top 10 de fãs mais antigos rs, porém tenho uma dúvida importante: Como faço para bloquear participantes desagradáveis? Pergunto, pois, não quero deixar de ler o blog, não estou a fim de olhar 1000 comentários de uma mesma pessoa e também não sou obrigado a ver comentários de torcedores rivais e de politiqueiros de plantão que defendem grupo político ao invés do clube. Claramente existe três participantes que são uma coisa ou outra, então como já virou put*ri* por parte desses caras, com o perdão da palavra, gostaria que alguém tirasse essa minha dúvida, com certeza é bastante importante para mim e sei que para mais alguns também. Mais uma coisinha: queria ver se certas pessoas aqui seriam homens o suficiente de debocharem na cara dos outros e se continuariam com esse jeito provocador, sacaneando o Fluminense e querendo humilhar os que postam comentários. Grato desde já.
Primeiro você tem que chegar e dizer os nomes dos que não lhe agradam, mas tem opção de ler o que lhe interessar, sem se preocupar com outros, já que este é um local democrático onde todos dizem “o que querem e podem “ouvir” o que não querem”.
Mas, sinceramente, esta é a primeira vez que vejo seu nome por aqui, e tomara que você seja mais um que saiba dialogar, sem querer impor a sua preferência e vontade.
Se tem argumentos, entre no samba . Se não…
(03/ 12 – 10 : 15)
humhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhum
Caro Miguel
Eu também fiz essa pergunta há tempos atrás e consegui uma resposta positiva. Consegui bloquear um dos indigestos torcedores da gestão do engodo que se instalou no Fluminense há três gestões, incluindo a atual. Evitarei citar nomes, inclusive dos políticos que dominam o clube e, no meu entender, são os responsáveis pela situação vexatória em que encontra o nosso Fluminense. O time nesse momento, tem dificuldades de vencer o lanterna do campeonato, que seria em tese, o pior time de todos, mas o nosso está fazendo um campeonato sofrível, fruto dessa administração atual e da que a antecedeu.
Para postarmos aqui no blog não é necessário que sejamos cadastrados no blog, porém, só podemos bloquear as postagens de torcedores que tenham feito este cadastro, o que pode ser notado pela cor do nome do torcedor, que aparece em destaque na cor azul. Se o cidadão que você deseja bloquear estiver com o nome nessa situação, você conseguirá bloqueá-lo, bastando clicar no nome dele e depois na página que se abrirá, ao lado do nome, onde estão os pontinhos (…). Clicando aí, aparecerá a opção de bloquear este usuário. No entanto, se o cidadão não for cadastrado, o nome aparece na cor cinza e não é possível ser bloqueado.
Espero que você consiga se livrar de algum comentarista que te incomode aqui no blog, já que existem mesmo alguns que não tem medidas para desqualificar os torcedores que não aceitam o que está ocorrendo com o Fluminense nos tempos atuais.
Saudações tricolores
Caros,
Agora sim sobre a confusão arrumada por Heer Abad:
Bom… A responsabilidade é dele (ninguém o obrigou a ser candidato) e de quem o colocou lá (a Flusócio e os “inocentes” que o elegeram). Nesta situação vexatória em que muito pode ser perdido, pois o clube pode sim ser penalizado por descumprir regras previstas no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado com o STJD em 2016 ( ver cláusula 1ª na página 3: “) pelo qual um presidente não poderia mesmo fornecer ingressos para torcidas organizadas, e justo quando ele afunda mais ainda no futebol profissional – sua principal e verdadeira missão e vocação institucional – a renúncia seria mesmo a atitude mais digna, pois sobram provas e até confissões.
A ver agora as convicções dos militantes “não alienados e culturalmente preparados” (na verdade, apenas um bando de arrogantes), pois é cego quem não vê que quem perde com tudo isso é mesmo o Fluminense.
SDs T e FT
STT.
Pela primeira vez na vida como torcedor do mais tradicional clube do mundo vejo no noticiário que o presidente do Fluminense foi prestar esclarecimento em uma delegacia de polícia. Tem um bando instalado no Clube, os torcedores e os sócios tem a obrigação de tirar essa corja da Instituição. Oscar Cox deve estar se revirando no túmulo de tão puto.
Saudações Tricolores.
Quem é mais rejeitado, Temer ou Abad?
Pois é Rodrigo. Eu converso com muita gente dessa que trabalha por conta própria, ou é assalariada da Iniciativa Privada, de empresas grandes ou de qualquer porte, e, nesse meio, não há essa rejeição toda ao governo, não. Nego está gostando, sim.
Temer, que nunca havia sido apontado como corrupto, nem mesmo quando estourou a bomba da mulher, no governo, botou as coisas no eixo, e quem sente onde a corda aperta já vê que está mais frouxa.
Já o Abad tem que fazer algo ou correr do pau, senão o Flu sifu.
(03/12 – 10: 00)
fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
Paulo Cesar,
Não sei se entendi direito, mas o importante não é a honestidade?
ST
Mas você não pode. assim de longe e por ouvir dizer, julgar se alguém é honesto ou não.
É ficar na expectativa, com eu estou, e esperar as conclusões dessas tramoias todas, mas sinto que está havendo mais seriedade no momento atual.
03/ 12 – 18:00)
dddddddddddddddddddd.
Caros,
Não vou comentar (ainda) a “condução coercitiva” do Abad, que absurdamente – nestes tempos juridicamente absurdos – está virando moda, mas que para alguns nos olhos dos outros é refresco. Mas sim a notícia sobre o Henrique no “Curintia”:
Só pode ser coisa do sensacionalista…É o melhor zagueiro do elenco, aliás, o único. Mesmo sem ser um grande craque. Se sair mesmo e o clube ainda tiver de pagar parte dos salários ao “Curintia” – que recebe quase o dobro de receita que o Flu da “Rede Globo das Propinas” – será algo “Inacreditável”, e mais uma “Conquista Espetacular” da administração Flusócia, um considerável incremento no índice de suas cretinices já realizadas (sem contar as ainda possíveis de acontecer).
A incompetência deste Abad e a picaretagem de seu grupo político são realmente extraordinárias.
E la nave va…
SDs Tricolores e FT
Será que só eu que já detectei que o OVNI é o pigarreante???
Ele tem vários nicks… ás vezes ele responde a ele mesmo e se elogia.
SSTT
Se for, é muito azar do Mundin.
Vai Mundin, tem muito pai de santo bom por aí, sai fora desse obsessor.
O que ele quer é atenção
Já comprou a camisa do Fluzão?
Só um bando de alienados e culturalmente despreparados é que não consegue (o bando) admitir que o Presidente do clube tenha liberdade e autoridade para oferecer R$ 32 mil de brinde para que a torcida abrilhante a festa do clube.
O Celsão podia distribuir tudo para todos, de todos os recantos, lagoas mal-cheirosas, palmas, vaias, viessem de vans, brasilias e coisas mais. Com todos os trocadilhos possíveis, por favor.
E a turma que hoje corneta R$ 32 mil certamente levava muito mais do que isso.
Soube que teve gente que nunca mais veio ao Rio de Janeiro depois que o ‘celsus-duto’ foi fechado.
Haha !!!!
Chega às raias do patético !!!
Parafraseando o Mundim, vender no ‘câmbio negro’ para esta quantidade mequetrefe de torcedores ?
Haha !!!
Chega às raias do ridículo.
Não estou entrando no mérito. Até porque acho que ele errou ao dar dinheiro para estes ( e quaisquer outros) parasitas, sejam de que lagoa forem.
Entretanto, ele como presidente do clube tem o direito e autoridade para tomada de tal decisão. E se isso saiu da verba do Depto. de Marketing do clube ninguém tem absolutamente NADA com isso.
Enquanto isso as águas da lagoa, do lago de brasília (assim mesmo, em minúsculas) e dos lagos das palmas da vida estão poluídas, de tão sobrecarregadas de espuma resultante do matraquear e do blablablá das lavadeiras de beira-rio.
Fala sério, isso aqui já foi um blog sério, culto, digno do Fluminense.
Isso aqui virou um antro de fosquinhas, de gritinhos histéricos, de lantejoulas, plumas e paetés lançados ao ar ao sinal de qualquer histeria coletiva.
A profusão de batons, perucas louras e cílios postiços que o diga.
Bando de drags das casas da luz vermelha.
16:01 > 02DEZ
Falou a Carmem Miranda.
O blá blá blá é o de sempre.
‘ Obrou ‘ o PLU/TO.
O mau cheiro de sempre !
Haha !!!
10:47 > 03DEZ
Ué pelo que me lembro tinha me deletado ou sei lá como se chama.
Pelo jeito mais uma mentira.
Continua arrogante e mentiroso, mas a bipolaridade é a mesma.
Um abraço pra você também.
Carapuça encaixada ……… com areia !!!!!
Haha !!!
12:29 > 03DEZ
Nooooooossaaaaa… mexeram no armário da Mona e bagunçaram os pertences dela… kkkkkkkkk
Tem plumas, paetés, lantejoulas, perucas para todo lado.
Coloquem o aviso de quem se aproximar poderá ser mordido… mudou de fase.
Que lua estamos mesmo?
Ainda bem que vc está no Tocantins Flu/TO.
SSTT
Carapuça encaixada …… com areia !!!!!
Haha !!!
12:29 > 03DEZ
Amaury,
Acho que em primeiro lugar tem que se apurar se ele deu ingressos para todas as torcidas. A escolha de quais merecem receber, caso tenha sido assim, não acho correto.
O uso seja lá de quanto for de um dinheiro que não lhe pertence depende de transparência e autorização estatutária. Então, há que se esclarecer como isto foi feito.
Tudo isto sem contar que torcida paga é claque, não é torcida.
Por tudo isso acho que não é tão simples assim.
Além do mais, como eu já havia dito, como confiar em um projeto, se ficar comprovado que faltou transparência neste episódio?
ST
Ele é malandro, deu para 2 torcidas mas presente e que chega junto nas cobranças. Calou a boca das duas e tem feito m a rodo. Dessa forma não tem pressão das duas maiores organizada do clube.
Querer comparar o Celso Barros que salvou o clube da extinção com esses medíocres, é compactuar com a incompetência.
Carapuça encaixada …. com areia !!!!!
Haha !!!
12:29 > 03DEZ
O FFC não existiria HOJE como time de futebol se não fosse a Unimed. Gostando ou não da figura do Celso Barros ignorar isso é ser incoerente.
Baba-ovo de gestão!
O flanojo chegou em 3 finais e a imprensa cobra briga xinga esperneia….
Ja o fluzinho a imprensa fala que nao tem dinheiro é normal. Agora vamos pagar o salario para o Henrique jogar no corinthias.
Henrique zagueiro fraco e velho ganhando 480 pila? Pqp pagar um valor desses pra jogador andar em campo é um absurdo. Se mandar esses cara embora que ganha 400 prata monta um puta timaço só com jogadores de fora.
Estatuto do Fluminense Football Club:
“Art. 53 – São motivos para pedir o Impedimento do Presidente do Clube:
[…]
c) Ter ele acarretado, por ato ou omissão, prejuízo considerável ao patrimônio ou à imagem do Clube;”
É claro e evidente que tem que constar no Estatuto do Flu, e de qualquer clube, um artigo desse teor, e deva ser até questão fechada para que ele exista e seja seriamente respeitado..
Então, sendo assim, que os sócios proprietários tradicionais (ainda existem esses?) tomem as devidas providências para apurar se alguma atitude ou omissão de alguém da cúpula da diretoria tricolor provocou mesmo prejuízo físico ou moral ao clube, mas com fatos insofismáveis.
Nessas questões não dá para contemporizar.
(02/12 –
hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Rapaz, é isso q está levando você ao orgasmo? puts! Que pobreza meu rei. Aqui em SSA, Bahia e Vitória distribuem muito mais. Imagino quantos ingressos Flamengo tem dado ao seu torcedor! Ajuri saia dessa lama.
Pedro Abad admitiu ter dado ingressos a torcidas organizadas do Fluminense em partidas como mandante no Campeonato Brasileiro após o jogo contra o Grêmio. De acordo com o site “Globo Esporte”, tal prática fez com que o clube tenha aberto mão de um valor de, ao menos, R$ 32 mil.
O presidente afirmou após depoimento na Operação Limpidus que havia cedido 200 bilhetes por jogo na reta final do Brasileirão. Foram, no total, seis partidas.
Veja a lista dos jogos e o valor dos preços dos ingressos:
Flu x Avaí: 200 ingressos a R$ 20
Flu x São Paulo: 200 ingressos a R$ 20
Flu x Bahia: 200 ingressos a R$ 40
Flu x Coritiba: 200 ingressos a R$ 30
Flu x Ponte Preta: 200 ingressos a R$ 20
Flu x Sport: 200 ingressos a R$ 30
No total, a soma dos ingressos foi de R$ 1,2 mil. O valor de R$ 32 mil se deu num contexto de dificuldade financeira do Fluminense, com prejuízo de R$ 3 milhões na operação do Maracanã e atrasos constantes de salários a jogadores e funcionários do clube.
O Abad tem que ser impichado pelo simples fato de ter aprovado as contas daquele velhaco do Peter.
E depois ser investigado pela ‘mão grande’ na venda do Richarlyson,
afanou o Fluzão em mais de 7 milhões de reais.
Um pilantra, como todo flusocio.
Sendo assim, não deveria nem ter tomado posse.
Afinal não foi ele que aprovou as contas do Peter Pan e que segundo eles próprios havia sanado as finanças do Clube?
Caros,
Que confusão!!!
Por isso é importante ser transparente. Credibilidade ajuda na realização de projetos.
O que começa errado tende, eu disse tende, a terminar errado.
ST
Caro TT,
Agora ele vem confessar que procurou as torcidas organizadas para pedir apoio dando ingressos.
Torcedor não precisa de ingresso grátis para apoiar o time, precisa sim é de time que sinta vontade de apoiar. A torcida paga por isso.
Até que provem sua culpa neste caso, no minimo foi um ato irresponsável e até de desespero, porque caiu a ficha para ele de que ia acabar tendo menos de mil testemunhas por jogo.
Ele mesmo não acredita no time, imagina o torcedor.
Agora imaginem como será 2018.
Que tristeza.
ST
Não um servidor público qualquer. Um auditor da receita federal … pqp!
Não bastasse as trapalhadas e incompetência, agora estamos nas páginas policiais.
São mesmo notáveis estes nossos gestores.
Vergonha sem fim.
ST
Agora se entende porque a torcedenha de m… não reclama de nada e os dirigentes deitam e se lambuzam.
Parabéns aos Cavaleiros da Távola Rosada… parabéns.
SSTT
Ora, ora, ora.
Façamos brincadeiras, todos os tipos de fofoquinhas para gozar alguém, sem atacar a dignidade de ninguém, mas quem é a “torcidinha de merda e quem são os cavaleiros dessa távola”?
Então, deixando de lado esse seu lado cheio de empáfia, o que você, dessa “távola” – que nem sei qual figura geométrica é, mas sei que é de cor negra -, sugere que seja feito de fora para dentro do clube para ajudar efetivamente?
Aí, com seriedade, e com algo bem prático e bem viável.
Quem tenha algo sério para dizer, exponha, pô.
(01/12 – 20:00)
gogogogogogogogogogogogogogogogogogogogogogo
Ricolorzinho, mas, se todo jogo o FFC realiza prejuízo! Pois, joga p/12.000. Exceto qdo faz promoção, aí coloca 30.mil + realiza prejuízo. Nos clássicos somos sacaneados pelos rivais. Pedem p/ comprar a nossa cota pq a deles foi esgota em dois dias. Outra, com público de 12 mil, pq o torcedor vai procurar o cambista se tem ingresso sobrando? vou aguardar as cenas dos próximos capítulos.
O Fluzão foi tomado por uma quadrilha, só tem bandido na Flusocio.
Superfaturam contratos nos valores e nos prazos, deitam e rolam em negociatas envolvendo emprestimos e vendas de jogadores, o marketing faz o que bem entende com a marca ” Fluminense Football Club”, os conselheiros aprovam as contas mais absurdas, e nenhum deles tem o menor compromisso com a historia Tricolor,
Os flusocios só chegaram ao poder pra roubar.
Toda vez que leio uma noticia dessas, deito e durmo tranquilo
sempre acusei essa cambada e no curto prazo as coisas vão aparecer, e o Abel faz parte disso aí, ele veio sabendo o que estava rolando, veio pra dar cobertura às safadezas.
FORA CAMBADA