Estudo dirigido

É praticamente impossível não notar certas distorções na tabela do Campeonato Brasileiro – a exemplo da programação da edição passada.

A partida do Fluminense contra o São Paulo foi a terceira em três rodadas contra os chamados grandes do país (seleto grupo que abrange os quatro principais clubes do Rio, de São Paulo, além dos dois maiores dos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul). O time de Abel, 11º colocado, que já havia enfrentado nos domingos anteriores Corinthians e Cruzeiro, encara ainda o Botafogo na quinta rodada. O tetracampeão só duela com algum dos chamados médios ou pequenos na quarta rodada, e ainda assim como visitante – contra o Vitória, no próximo domingo, no Barradão.

Um pouco mais de “sorte” neste começo teve o Flamengo, líder pela primeira vez em 268 rodadas da competição (desde 2011). Além de não ter enfrentado nenhum grande nas três primeiras rodadas, ainda foi agraciado com dois egressos da Segunda Divisão, América-MG e Ceará. Na quinta rodada, o time joga também com a emergente Chapecoense, na Arena Condá.

Seu primeiro desafio contra um grande só acontece na quarta rodada, em casa, e, veja você, contra o Internacional, que também disputou a Série B no ano passado. Ou seja, três dos quatro primeiros adversários do Rubro-Negro foram promovidos da Segunda Divisão, o que não é nada mal para uma boa largada, exatamente como aconteceu ao fim da terceira rodada, quando ascendeu ao primeiro posto (o Vasco pode ultrapassá-lo no jogo atrasado que fará com o Santos depois da Copa, mas precisa tirar uma diferença de quatro gols no saldo, o que é improvável).

Trocando em miúdos: existe uma simetria às avessas entre a dupla Fla-Flu. Até a quinta rodada, enquanto o primeiro joga quatro vezes contra pequenos, o segundo o faz em mesmo número, só que contra grandes. E na rodada quatro, dá-se também o avesso: o Fla recebe em casa seu primeiro grande, e o Flu visita seu primeiro pequeno.

É ou não é uma graça essa tabela do Campeonato Brasileiro? E ainda querem fazer torcedor de bobo dizendo não haver tabela dirigida.

A tempo: o tratamento “vip” dado ao Fluminense na confecção do calendário passa, inevitavelmente, por sua perda de representatividade na CBF.

Sabidamente, faltam hoje prestígio e força política ao clube.

***

Marco Júnior teve atuação discreta e acabou substituído por Robinho

O choque de Tricolores no Maracanã lembrou um pouco o duelo da primeira rodada contra outro paulista – o Corinthians.

A diferença, desta vez, é que o Flu marcou nos minutos finais – naquele, Rodriguinho decretou a única derrota até aqui do time de Abel, que armou de novo uma linha de cinco jogadores e outra de quatro bem próxima à área. Cautela excessiva contra um time que nem bem tem um centroavante.

Também como naquele, a proposta era deixar o rival ficar com a bola, para aproveitar o esquema que explora bem seus laterais – Léo, que acertou um petardo na trave, substituiu Gilberto, expulso domingo passado.

O Fluminense tornou a ser incisivo na etapa final, quando o técnico sacou Frazan e colocou Matheus Alessandro. O empurrão de 20 mil tricolores no Maracanã foi importante para o abafa, que teve como saldo duas bolas na trave (a outra, de Robinho) e o bonito gol de cabeça de Pedro, que subiu com estilo, aos 43.

O Flu ganha opções com a chegada de Luan Peres e Dodi, mas seu elenco reduzido passou raspando no teste das três primeiras rodadas.

***

A exemplo dos profissionais, dias depois de levantar a Taça Rio, o Flu foi eliminado nas semifinais gerais do sub-20, para o Vasco.

Não sem nova confusão e invasão de campo, desta vez dos tricolores.

Típico caso em que o exemplo não vem de cima.

***

Homenagem à Wanda de Araújo Tavares, avó de minha esposa, Christiane Garcez, e bisavó de Melissa, que fez na segunda (30) a sua viagem.

“As pessoas não morrem, ficam encantadas.”

[Guimarães Rosa]

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

200 thoughts on “Estudo dirigido

  1. Caros,

    Bem…

    Quando um aliado, que, inclusive ainda está na gestão, diz que: “Este grupo político chamado Flusócio, que está no poder no Fluminense desde 2011, que ficou esses anos com o Peter, fez um monte de lambanças que a gente está tentando consertar”, quem haverá de discordar? (Em trecho de matéria extraída do Netflu)

    E acho que nem vem ao caso da razão pela qual um acusa o outro, porque parece que a única certeza é que há algo bem complicado a ser resolvido no clube. Algo que vem há muito prejudicando o nosso futebol.

    ST

    1. Quem haverá de discordar, TT?
      1. um ovni que apregoa haver sido Peter um presidente “notável”, sem qualquer erro de gestão;
      2. o morde/assopra, que defende incondicionalmente qualquer ato de Peter e de Abad.

    2. Caro TT, é surreal mesmo.

      Convenientemente só viram as tais lambanças agora…. coincidência né?
      Agora tem que ver qual auditor independente assinou 2016 e cobrar um posicionamento deles.
      Não viram que tinha erro ou os números estavam bem maquiados?
      Tem que ter consequências, tudo isso não pode acabar em pizza.
      La nave va

      ST

      1. Andrei,

        Penso que o Vice de Finanças deveria dizer quais foram as lambanças.

        Responsabilizar quem errou é o mínimo. E nem importa qual foi a lambança, porque lambança é erro.

        ST

        1. Caro TT,
          Na minha visão todos estão envolvidos e são responsáveis. E talvez este seja o problema, pois me parece que internamente ninguém sai ileso.
          Tudo indica que vai acabar num acordo onde todos se comprometem a apurar o acontecido e blá, blá, blá…
          E no fim, tudo fica na mesma.
          É o que eu penso, tomara que eu esteja enganado.
          ST

          1. Andrei,

            Acho que há tantos grupos, que não se dá a união deles porque ficam esperando para ver no colo de quem cairia esta nova realidade.

            ST

      2. 2016 tb era gestão do A Bad e isso só aumenta o tamanho do ridículo.

        Um ex-auditor da Receita Federal que deixou fecharem as contas do clube que preside em 2016 de uma forma tão precária , que agora estão tendo que reabrir o balanço … é algo absolutamente inacreditável.

        Guardadas as devidas proporções seria como se um encanador deixasse um vazamento volumoso na cozinha de sua casa e a água inundasse a residência ,acabando com toda a mobília…

        1. Caro Djacastro,
          É realmente inadmissível. É fato agravante em cima de fato agravante!
          Parece que não tem fim….

          ST

    1. Lembrei daqueles zagueiros de 2014 no jogo contra a Itália. Fabrício. Deve ser desse nível. Daqui a pouco o esquema de Abel vai passar pra 4 zagueiros.

  2. Acredito ser melhor disputar jogos mais difíceis no início, com o elenco ainda com fôlego e sem contusões, do que numa reta final brigando contra o rebaixamento.
    Comemorar qualquer colocação na tabela antes da 38ª rodada é apenas vaidade.

    1. Tenho esta mesma visão caro Romulo, ainda mais se tratando deste nosso atual elenco….
      Se com algum fôlego é o que estamos vendo, imagine depois.
      Por outro lado, não sei quem são os adversários das últimas rodadas, se tiver que disputar para não cair com alguns pequenos, vai ser sofrido….

      ST

  3. Após aquele Vasco 3 x 2 Flu, resolvi tomar doril. Aquele esquema do “estrategista de jogo de botão”, o lamentável 9-0-1 com 3 zagueiros, 3 volantes, 3 laterais e 1 atacante ao final do jogo, deixou um trauma muito grande. Então, resolvi sumir da área.

    No último jogo, contra o São Paulo, o time deu um chute a gol no primeiro tempo, jogando de maneira medrosa mais uma vez. Só resolveu atacar depois que levou o gol. Isto está sempre se repetindo.

    Concordo com o lúcido blogueiro a respeito da tabela combinada e direcionada contra nós, retratando como somos tratados pelos demais. Tudo a ver com o presidente banana que temos.

    Uma pena o Bayer não estar na final da Liga dos Campeões da Europa. Jogou mais que o Real Madri nos 2 jogos, mas este tem 2 aliados poderosos: a sorte e a arbitragem.

    Quanto ao nosso querido Flu, a luta é para não cair. Para isso, teremos que jogar com dignidade (coragem e garra). O resto é pura ilusão.

    Eu não me iludo mais!

  4. Agora ficou bem claro, sem mais delongas, que o Fluminense foi tomado de assalto por uma verdadeira quadrilha. Quando será que sairemos desse tormento? É só paulada todo dia. Haja coração. Fora bandoleiros da Flusocio e os safados, incompetentes e mentirosos do Abad e Siemsen. Predadores do Flu.

  5. É impressionante a cara de pau e o cinismo dos componentes da Flu ócio… depois de praticamente destruírem o clube, eles, no melhor estilo ‘não sei nada, não vi nada, não ouvi nada, quero providências…’ estão ‘tirando a responsabilidade da reta’. Aliás, também me impressionei com a cara de pau e a ‘covardia’ de alguns componentes aqui, que também se afastaram dos debates… talvez por vergonha absoluta, ou por não saberem mais o que fazer para defenderem o indefensável.
    Eu achava que era só incompetência, mas hoje (como quase a totalidade da torcida tricolor), me dou ao direito de achar que essas pessoas (grupo político) são mesmo mal intencionadas. O que tá acontecendo no Fluminense, é (há muito tempo), caso de polícia. Tudo isso… Samorim, balancetes, ingressos… está muito, mas muito mal explicado.

    1. Realmente parece ser algo intencional.
      São de alta capacidade intelectual, boa argumentação e com ações que não condizem com esta capacidade se usada em prol de melhoras administrativas.

      1. A sorte desses caras é que a torcida do Fluminense é a fidalguia em pessoa… vc consegue sequer imaginar que se o estrago que esses caras estão fazendo no Flu fosse no framengo ou no curintia, eles ainda estariam lá?

      2. Realmente é de boa capacidade intelectual, não é fácil passar para o concurso público na Receita Federal. Agora, não tem cabimento um contador construir um prédio. É ledo engano pensar que qualquer um pode gerir futebol, é curso de pós graduação em algumas faculdades. O Abel peca por isso, esteve cinco anos em Portugal e não fez o curso de técnico de futebol, inclusive não pode atuar profissionalmente na Europa por não ter certificação “A” da Fifa. O Abade pode ser inteligente, mas é leigo em futebol. Existe cursos de pós graduação em gestão de futebol. Isso é um fato preponderante para administrações pífias em alguns clubes, principalmente no Fluminense nos últimos anos.
        Abraços Tricolores.

        1. Ô gajo, essa coisa do Abel não ter feito curso pra tecnico está mal contada,

          dois amigos meus de além-mar, o Manoel e o Joaquim afirmam categoricamente, que ele até tentou, mas não passou no psicotecnico

          e nem passou no teste do polígrafo,
          ou como chamamos aqui, teste do detector de mentiras.

    2. Sinceramente, não entendi seu ponto.
      Quem gosta de acompanhar a política do clube, comenta. Tudo bem!
      Quem não tem muito interesse nesta área e gosta do futebol no campo, já comentou sobre o jogo contra o São Paulo e no momento não tem o que comentar.
      O time não está jogando.
      Foi eliminado da Copa do Brasil e não está havendo jogo da Sul Americana.
      Por que críticas um pouco debochadas e grosseiras direcionadas para quem não está comentando?
      Aguarde com calma o dia seguinte depois do próximo jogo.
      Se é que esse tipo de comentário ainda te interessa.

      1. Goncere, sou admirador do seu estilo cordial, mas discordo desse seu posicionamento.
        Não é por conta da entressafra de jogos do time que os 4 cavaleiros da Távola Rosada pararam de postar.
        Todos batem ponto aqui diuturnamente (havendo jogos do time ou não ).
        Amaury De La Mancha , por exemplo, de tão transtornado, saiu apagando todos os seus comentários.
        Me perdoe, mas seria um tanto quanto ingênuo acreditar que o sumiço dos 4 não tem a ver com o escândalo dos balancetes furados.

        A partir do momento que os 4 perderam o único argumento ao qual se agarravam para defender essa gestão calamitosa da Flu Ócio, optaram por se esconder … E para ser franco, acho mesmo que isso é o melhor que eles podem fazer nesse momento…

        1. Caro Djacastro, eu acho que o Nando generalizou na sua primeira postagem e fez uma certa cobrança, de quem está numa posição de observador e neutralidade, por um posicionamento político.
          Já na segunda colocou algumas referências, ficando mais claro o direcionamento de seu comentário.
          Para lhe dar um exemplo, gosto do comentário do Tim Maia, que coloca sua dura crítica relacionada com o presidente mas não deixa de comentar sua “desilusão antiga” com a equipe de futebol, com a qual, na grande maioria dos pontos, concordo integralmente.
          Um abraço.

          1. Desculpe mas tem outra coisa, para ser sincero.
            Não podemos esquecer que aqui somos todos torcedores do Fluminense e o objetivo geral, postando o que for, é o melhor para nosso clube.
            Então, me causa um certo desconforto ler postagens tão agressivas e, as vezes, até ofensivas contra quem deveria ser “amigo”, seja de que lado político for.
            Divergências existem sempre, mas podem ser mais suaves.
            Na minha opinião, algumas postagens fogem um pouco do padrão “FFC” que conheço há tantos anos.

            1. Concordo em gênero, número e grau.
              Mas me parece que agora o ambiente está menos hostil, espero que perdure .
              ST

            2. Goncere, na bora cara… o pau tá comendo no próprio blog da Flu ócio. Até que enfim eles estão aceitando críticas (também pudera…). Tem um senhor lá que ficava chamando todo mundo de ‘aves agourentas’, ‘abutres’, igual a um que tinha aqui. Agora, virou ‘crítico’ também… só que ninguém está aceitando a cara de pau dele. Dê uma olhada no post ‘atraso no balanço… é preciso que haja consequências’. Estão todos tirando da reta’, como fizeram os defensores daqui…pq eles só tinham esse argumento (austeridade fiscal) para defender essa diretoria de m*rda. Fala sério… aqui até somos fidalgos demais com essa cambada. VAI LÁ e vê…

              1. Eu não vou ler este blog “Flu Ócio” nem qualquer outro.
                Os ânimos estão exaltados porque o time que vem jogando é fraco e principalmente porque o treinador, com todo o respeito, é um bosta que consegue enrolar um monte de gente.
                Este blog do Garcez, que deve ser o de melhor nível, já me estressa e você ainda me recomenda outro para completar o serviço?
                Muy amigo!
                Não participo nem de assembléia de condomínio, que mexe com o meu bolso, você acha que tenho saco para política de clube?

      2. Vc tá de sacanagem né Goncere? só pode.. tinha um aqui que vinha debochar na cara de todo mundo com ou sem jogos. Eu até pensava em parar de comentar para não me estressar com essa porcaria de grupo político e com esse presidente de araque, mas via sempre o meu nome sendo citado…
        o outro sempre chamou todos os que criticavam de abutres, chacais, mulambos… agora apaga comentários? Eu nem leio mais, mas tem muita gente que ainda procura ler. Isso é no mínimo criancice… para não dizer que devem estar profundamente envergonhados, por sempre defenderem o pior grupo que já existiu em um clube de futebol no mundo.

    1. Uma das contratações mais sem sentido que já vi no clube. E olha que os caras são bons nisso… contratar mal….
      ST

  6. Caros,

    Deu no Globoesporte :

    “De acordo com o clube, a demora (no fechamento do balanço) deve-se a uma “revisão de saldos contábeis das contas de 2016″, último ano da gestão Peter Siemsen.”

    Quer dizer então que o ex-Presidente do Conselho Fiscal – Abad, o atual Presidente do Clube – admite que não fez seu trabalho anterior direito? Logo ele, um Auditor da Receita?

    Acredite quem quiser… Só não me façam a deselegância de querer que eu acredite também.

    E la nave va…

    SDs T

  7. O que este grupo que dirige o Fluminense está fazendo é inqualificável.
    Nada e ninguém conseguiu ou conseguirá ser pior que eles.
    A esperança é que ainda existem tricolores que podem fazer alguma coisa em benefício da instituição.
    Inqualificáveis… ( não uso palavrões)

  8. “Em post, Flusócio detona perda do prazo da publicação do balanço de 2017”

    O nível das trapalhadas do A Bad é tão absurdo que nem mesmo os cretinos da própria Flu Ócio estão aguentando mais …

    As ratazanas estão começando a abandonar o navio.

    Acho que isso ajuda a explicar o sumiço do Rei$ de Pau$ aqui do blog …

    1. Estao fazendo isso porque querem continuar no poder. Daqui ha pouco vao dizer que o Abad nao “eh Flusocio”, assim como o Mario Bittencourt tb “nao era”. Esse povo tem de ser JUBILADO do FFC. Vao ficar trocando o nome do grupo mas sao sempre os mesmos.

      1. Bem possível que seja isso mesmo .Já cientes de que com o A Bad não tem mais condição, os ratos ja estão se organizando para larga-lo e se travestirem de oposição , como se não tivessem nada a ver com a eleição dessa diretoria.

        Atitude típica dos canalhas que eles são.

    2. Como que os cretinos da Flusocio não aguentando mais??????????????

      SÃO ELES QUE ESTÃO LÁ NO COMANDO!!!

      Esse sindicato de ladrões quer enganar quem?

      FORA CAMBADA DE SAFADOS!

  9. E a flusocio já está roendo a corda. … o apoio ao notável está indo pelo ralo.
    Mas pelo menos eles se colocaram bem, se 2016 precisa ser revisto não significa que precisava atrasar 2017.
    Tudo isso tem cheiro de problema, e dos grandes.
    Enquanto isso o Abad está de férias na europa, correndo atrás de dindin pro samorin.
    Cadê o Abad nestas horas?
    Cadê o CEO?
    Cadê o CFO?
    Onde estão todos?
    Quais as reais razões deste imbróglio?
    Veremos nos próximos capítulos. ..

    Todos aos botes …. la nave va…

    ST

    1. Nao esta nao, Eh tudo jogo de cena. Os mesmos caras vao fundar outro grupo e se dizer “contra isso tudo que esta ai”. Povo mal intencionado, e que nao quer largar o osso. Eles comandam o clube! Lancar um post como esse criticando o atraso nas demonstracoes financeiras? Eles sao os culpados por isso! Se alguem ainda se engana com esse tipo de “postura”, vai ser ingenuo la no raio que o parta…….

      1. Não tenho dúvidas de que eles são parte integrante desta confusão.
        A cara de de pau é enorme, o que eu quis dizer é que o argumento usado foi coerente.
        O verdadeiro fogo amigo…
        ST

      2. Os flusocios são exatamente dessa origem aí “”contra isso tudo que esta ai”

        nacionalmente, nós sabemos em que deu o messianismo de um bando de ladrões.

        Só está faltando encabeçar um ‘protesto’ contra eles mesmos,
        Nenhuma surpresa nesse tipo de atitude, mais do que manjada e mais do que esperada
        DEMOROU!

    2. Acabei de ver que tem uma busca e apreensão de uma Maserati…

      é, parece que a coisa ficou ruim lá pelas bandas dos flusocios.

      Tá na hora de trocar o champagne pela tubaína.

  10. Postei isso aí em vários sites e blogs tricolores, mas parece que os mesmos não viram a tabela com a minha ótica, agora, finalmente, vejo um blogueiro tricolor de renome comentando o absurdo que é essa elaboração da tabela “dirigida”.
    Saudações Tricolores!

  11. Cheguei de viagem ontem no início da noite e, ao ligar o computador para ver meus mails e afins (estava em local com pouca internet e passeando por cachoeiras e natureza), me deparo que o Grêmio tinha “ampliado” contra o time paraguaio que ainda estava invicto. Lembrei que o Grêmio tinha empatado com eles lá.
    Verifiquei minhas mensagens e dei uma olhadinha rápida aqui no blog onde somente vi os respingos de mais uma patacoada gerencial e desisti… liguei a TV para ver se o jogo do Grêmio estava sendo transmitido e… beleeeeezaaaaa… estava.
    Sentei no sofá e começava o segundo tempo. A cada minuto passado a inveja aumentava.
    O Grêmio simplesmente não tomou conhecimento do time paraguaio. A torcida do Grêmio lotava sua Arena e estava apoteótica. Os jogadores do Grêmio davam até show em campo com passes de letra e de calcanhar, tentavam lençóis e jogadas de efeito. E… o melhor… faziam gols…
    Ontem eu assisti a um time de futebol jogar… defesa sólida e verdadeiramente “intransponível” que tem o bom goleiro Grohe batendo, novamente, o recorde dele na FIFA de mais tempo sem tomar gol; um meio de campo marcador e que sabe tocar bem a bola e um ataque “imarcável”… kkkkkkk
    O Renight mostra que evoluiu como técnico. Hoje eu o vejo como tal. Tem o time na ponta dos dedos e vendo que o jogo estava a feição fez substituições para pressionar o adversário no campo deles, desafogando assim sua defesa.
    Enfim… valeu a pena assistir. Creio que já tenho time para acompanhar no Brasil. Pois fica difícil acompanhar os de fora por causa dos horários dos jogos. E acompanhar o Flu com o Tapir a frente e os dirigentes fazendo picadinhos do clube?… pffffffffffffffff…
    Ontem falaram que o Grêmio já conquistou 3 títulos este ano… e estamos iniciando maio. Pelo andar da carruagem…
    Será que a torcida do Grêmio irá aumentar? Será que as contas do Grêmio irão melhorar?
    SSTT

  12. Tenho a impressão que, ao ver seu único argumento (austeridade fiscal do A Bad) cair por terra, Amaury de la Mancha deu chilique e saiu apagando todos os seus posts no Blog …
    Mas, infelizmente, é pouco provável que o surto de estrelismo dure muito … dentro de 2 dias ele vai se deixar vencer pela solidão e pela crise de abstinência, retornando todo serelepe caso o time vença a próxima partida.

    Coincidentemente, ou não, OVNIVALDO MARMUND e Rei$ de Pau$ tb sumiram do mapa após o escandalo do balanço furado.

  13. Meu Deus!
    Mais um zagueiro contratado!
    Cadê os meias, Abad?
    Cadê os atacantes, Autuori?
    ***
    Eu não estou aguentando mais esses caras não!
    Chega de volantes!
    Chega de zagueiros!
    Pelo amor de Deus!

    1. Caro Luiz, fruto do planejumento dos notáveis. Daqui a pouco entraremos em campo com 5 zagueiros e 5 volantes.
      Se ainda fosse um craque para ficar no lugar de uma dos malas atuais vá lá, mas não é o caso….

      ST

      1. Não existe planejamento no Fluminense… teve gente discutindo aqui comigo dizendo que o time entrou quebrado e desestruturado no brasileiro porque estamos no início do certame e o time ainda não tem a sua cara… mas acho que ele só esqueceu que a temporada no Brasil começa em meados de janeiro!

        Planejamento seria formar o time e treiná-lo no estadual e no brasileiro apenas compor com mais um ou dois jogadores!

        Mas, vamos lá… atacar pra que? Vamos botar os 10 lá atrás junto com o goleiro, quem sabe assim conseguimos empatar todos os jogos né?

        1. O duro caro Zanitti é que os demais pensam que nós ficamos felizes ao constatar os problemas e fazer criticas.
          Não enxergam que a nossa intenção é chamar atenção para tudo que o que achamos errado para que alguma coisa aconteça .
          e os nossos piores temores estão se concretizando .
          Infelizmente.

          ST

  14. Uma constatação simples de se fazer sobre uma das metas que uma gestão que comande um Clube de futebol fuja do objetivo de que tendo uma equipe competitiva em campo, as chances de arrecadação de receitas são imprescindíveis para a sobrevivência de uma Instituição do porte do Fluminense.

    Houve tempos que no próprio Fluminense a prática do bom e barato fez times como na época do tri carioca e brasileiro de 84 deu certo e trouxe muitas alegrias ao torcedor tricolor.

    Outras épocas também foram vitoriosas até com times mais fortes o que enriqueceu a história do Fluminense.

    Hoje o que vemos é que os tempos são outros e por incrível que pareça que possíveis mudanças prometidas pelo PS após a gestão Horcades não tenham sido cumpridas e que no mandato do Abad a coisa só piorou onde o Fluminense perdeu aquele protagonismo no futebol nacional.

    Para a imprensa esportiva e as torcidas rivais, alguém tem dúvidas que o Fluminense é o clube mais odiado no Brasil?

    A leitura que dá pra se fazer hoje quanto a possível disputa política no laranjal é que deve haver um racha dentro da própria gestão aonde não dá pra entender o rompimento do grupo representado pelo Cacá Cardoso e eles ainda continuarem ocupando seus cargos na diretoria.

    E o remédio para tirar o Fluminense desse caos que esse grupo político tanto insiste em manter o Clube, passa sim na necessidade de renuncia do Abad e a entrada de um administrador com apoio do Conselho Deliberativo que recupere e entenda o significado do que vem a ser o Fluminense em sua essência.

    A continuar o patrocínio das atrapalhadas com assinatura do Abad e seu grupo político, esse 1 ano e meio no poder só vai apequenando cada vez mais o Fluminense e não duvido que o número de torcedores vai se estagnar ou até mesmo retrair.

    Essa é minha opinião.

  15. Só notícia ruim pqp, eu não acredito no abad e nenhum outro que vier, são todos safado. Igual politico, não presta um.
    O Fluminense está em passos largos para acabar.

  16. Tem torcedor reclamando do Fluminense até quando ele foi campeão em 2012 com 3 rodadas de antecedência. O cara em vez de lembrar a bela conquista do Tetracampeonato Brasileiro, fica remoendo que o Flu não alcançou alguns recordes naquela conquista. Tem que explicar para este torcedor que o brasileiro não tá nem aí e nem procura saber destes detalhes, diferentemente da Europa que reconhecem estes recordes. Aliás, em relação ao futebol, na Europa e principalmente na Inglaterra tudo é muito mais evoluído que no Brasil. Veja o exemplo neste fim de semana. o técnico Arsène Wenger do Arsenal que está saindo do clube após 22 anos, foi homenageado pelo grande rival Manchester United, com um troféu entregue pelos técnicos Alex Ferguson e José Mourinho e muito aplausos da torcida adversária.

    E torcedor que criticou o Fluminense por não ter conquistado algum recorde em 2012, em que a maioria dos torcedores nem iriam lembrar mais depois de um tempo, esqueceu de dizer que o Cruzeiro no ano seguinte foi campeão com 4 rodadas de antecedência e depois não ganhou mais de ninguém. Perdeu para o Vasco e Bahia e empatou com a Ponte e Flamengo. O Cruzeiro não se preocupou com isso também e nem seus torcedores.

    Tricolor falar mal da diretoria é aceitável, mas falar mal da Instituição é lamentável.

    Sabe do que eu lembro até hoje da conquista do Tetracampeonato; era a alegria estampada nos rostos dos tricolores em contraste com os rostos cabisbaixos e o choro dos palmeirenses em Presidente Prudente com o rebaixamento após a vitória do Fluzão por 3 x 2.

    Estas imagens e emoções nem que eu viva cem anos eu vou esquecer.

    1. João Claudio,

      Entendo como você pensa, mas eu concordo com a postagem do colega Zanitti. Acho que é uma questão de profissionalismo, além, é claro, de respeito ao torcedor. Cada um tem um nível de exigência diante do que se mostra possível de ser feito.

      Acho que o melhor modelo a ser seguido é aquele que você afirma que é mais evoluído. Onde jogam disputando até a última partida. E quando não jogam assim há cobranças da direção e da torcida. Normalmente procuro me espelhar no modelo que acho melhor.

      Também não acho que alguém torcedor se proponha a falar mal da instituição, para usar o mesmo termo que você usou. Interpreto automaticamente em benefício do torcedor como uma reclamação relativa à direção, aos jogadores, à Comissão Técnica.

      Em 2012 teve muito tricolor que quase infartou, apesar de ter um time regiamente pago pelo patrocinador, que, por sua vez, também achava que bastava contratar nomes. Por isso que se acostumaram com treinador Paizão, para resolver exatamente esses problemas que temos no Brasil e que não se costuma ver no futebol europeu de alto nível.

      Aquele time fez e ganhou menor do que podia. Puxa vida! Tivéssemos aquele modelo evoluído que você citou acima…

      Quanto ao Cruzeiro, acho que a torcida deles é que deve atentar para isso. Mas sei que muitos reclamaram e muito.

      ST

    2. Prezado, pelo seu comentário, esse “cara” aí deve ser eu, pois o teor da minha postagem foi justamente esse! Agora quero que me aponte onde eu eu falei mal da instituição! Me mostre por favor!

      Você comparar o Flu com o Cruzeiro, pelo amor de Deus, é incomparável nesse caso. Só pra te lembrar que o Cruzeiro ganhou o brasileiro de 2013 e… TAMBÉM O DE 2014! Oh viu a diferença? Vou desenhar:

      FLUMINENSE
      2012 – Flu campeão, jogado o fino da bola até o jogo contra o Palmeiras, o do título!
      2013 – Depois de ter desistido de jogar após o título, conseguiu a linda façanha de ser REBAIXADO no certame seguinte, só não concretizado por conta dos imbróglios de Lusa e Flamengo;

      CRUZEIRO
      2013 – Campeão
      2014 – Campeão
      2017 – Campeão Copa do Brasil

      Viu a diferença? O Fluminense não existe desde esse jogo final de 2012 contra o Palmeiras. Depois desse jogo até hoje foram vários e vários vexames e participações coadjuvantes em tudo que disputa. Agora se existe torcedor contente com isso e que aceita tudo isso numa boa, me desculpe, eu não sou esse torcedor e se isso for motivo para me desqualificar como o verdadeiro tricolor, realmente eu não sou!

  17. Uma tragédia essa informação sobre o aumento da nossa dívida.
    Ainda mais se tratando de quem está esmagando o time e o clube sob a justificativa de que está saneando!
    ***
    Fluminense forte em 30 anos é o cacete, medíocres!
    Ontém, assisti um teti-a-teti com o Andrés Sanches no Seleção SporTV.
    Disse ele, se referindo à dívida atual do Corinthians:
    “Pagar dívidas e cair para a 2ª divisão, não vai ser comigo! Para conseguir pagar dívidas, temos que atrair interessados. E só atrairemos interessados tendo time competitivos, fortes, que disputem tudo, prá ganhar!”
    É isso!

    1. Luiz Antonio,

      Há um tempo atrás, quando aqui se perguntou qual seria então a forma de se conseguir fazer caixa no clube, sugeri exatamente o mesmo, já que o principal produto do clube é o futebol. Mais qualidade, mais atrativo para a torcida e para investidores, por consequência.

      Mas acho que não vêem que o futebol tem componente diferenciado em relação a outros produtos e que demanda uma análise econômica diferenciada: A paixão da torcida. Eles só pensam na paixão da torcida na hora de reclamarem sobre o pequeno comparecimento nos estádios.

      ST

  18. Olá a todos!
    A anos acompanho a elegância dos textos do João Garcez, bem como as ideias, opinões e discussões dos Tricolores aqui no blog. Porém, hoje eu decidi estender o meu tempo por aqui e escrever também, especialmente, para expor que tá difícil, muito difícil a vida de quem defende e torce pelas três cores que traduzem tradição. Caramba! Não tem um mês, ou as vezes nem isso, que a instituiçao não passe por tormento, descredibilidade e depreciação da marca Fluminense Football Club, seja na sua administração ou nos gramados. Me sinto como um amante que tem consciência de que a parceira o trai, rouba-lhe o seu precioso tempo, dinheiro e ainda lhe expõe a vexames diante de todos, mas que é impotente diante de tudo, sobretudo ao amor existente nesta relação doentia. Sincerente, acredito que todos estamos doentes aqui, leio muitas picuinhas e ofenças nesse espaço, além de difamação da vida alheia. Em linhas gerais, torcer para um time que nos cause esse tipo de comportamento é patológico. E essa administração que está aí, além de alguns jogadores do meu amado time, tem me furtado a alegria de ser torcedor do Fluminense! Desculpem as lamúrias, mas é preciso exteriorizar e radicalizar o que vem acontecendo, caso contrário, as toxinas irão nos corroer ainda mais – já que 2016, 2017 e 2018 são apenas a ponta do iceberg!

    1. Olá Igor,

      O momento não é fácil, mas espero que você possa enriquecer o debate e dividir as angústias dos torcedores diante do que o futebol tricolor tem passado há alguns anos.

      Cada um tem o seu jeito de se expressar e por aqui não é diferente. A forma escrita desta expressão acaba causando mesmo mal entendidos. Mas acho que isto é superável com simples esclarecimentos. Você está certíssimo quanto ao desgaste desnecessário em razão destas formas de contato em que, fora as brincadeiras consentidas, há nítido exagero, injustificável mesmo diante da divergência de opiniões.

      O debate político é inevitável, mesmo entre aqueles que não têm um “lado” cuja defesa se faz por qualquer tipo de compromisso particular, segundo penso. É da essência do ser humano, que deve se posicionar diante dos fatos. Mas entendo o mal que faz quando este debate se sobrepõe ao prazer de torcer e vibrar nas disputas do Fluminense em campo de jogo.

      Mas acho que boa parte deste debate se dá por conta não de ações fabricadas por ninguém, mas pelo que se passa na própria gestão. E como se fossem aqueles vizinhos brigões, sobre os quais você não tem como deixar de comentar as brigas mais do que diárias. Eles dão causa.

      Foi assim, por exemplo com as promessas de campanha não cumpridas. Foi assim com a divulgação de que, mesmo sendo da situação, não se sabia sobre a situação real do clube, mas sem que qualquer providência conhecida fosse adotada, nem uma ruptura política com o grupo anterior – que ainda é o mesmo. Foi assim com a dispensa de jogadores sem um contato anterior, com tudo desmentido e depois de apurado, confirmado. Foi assim com o episódio atual. Há vários outros “foi assim”.

      Pior é sentir que vindo os fatos de longa data, como você aponta, não há perspectiva conhecida para uma recuperação vigorosa, já que, apesar de a proposta do presidente Abad não se mostrar errada, o que lhe falta é o “como” fazer, já que sua origem é de situação, o que lhe “toma” o discurso da oposição. Penso que a ruptura política dele com o seu grupo seria o básico para a credibilidade do pedido de apoio e paciência. Mas para isso ele teria que ter forte articulação política para “sobreviver” ao resto do mandato. Ter maioria implica nisso.

      Sei lá.

      Acho que se ele, com a dissidência, se aproximasse de um grupo forte e bom, abrindo mão de uma reeleição e com a proposta de apoiar o candidato deste grupo na próxima eleição, talvez conseguisse, mantendo as rédeas políticas, deixar um terreno fértil para mudanças.

      Mas cadê? Cadê a dissidência, que já formou outro grupo. Cadê a oposição forte que possa somar neste sentido? Cadê a certeza de que há um grupo que possa e queira conduzir de forma aceitável o clube nos próximos anos?

      Sou torcedor, mas é a leitura que faço da situação do nosso tricolor, que repercute em campo fazendo com que tenhamos uma situação que não nos é peculiar, mas que, parece, tem contaminado muita gente que acha que Fluminense é isso mesmo.

      Seja bem-vindo!

      ST

      1. Torcedor Tricolor,

        Grato pela receptividade e exposição de pensamentos, de fato muito coerentes! Ressalto que compartilho de alguns apontamentos feitos por você e se não fosse a cronologia dos acontecimentos, acreditaria que o personagem Chicó, de Ariano Suassuna, tivesse sido inspirado na postura do presidente do FFC, com destaque para o bordão “Não sei, só sei que foi assim”. E assim vamos indo, sabe-se lá João de Deus para onde!?

        Um abraço e saudações Tricolor!

  19. Caros,

    E mais essa…Poizé, não foi a NetFlu não, Flusócios…

    “O Fluminense não divulgou as demonstrações financeiras referentes ao ano de 2017 dentro do prazo estabelecido pelo Estatuto do Torcedor: até o fim de abril. Nas primeiras horas da madrugada deste 1º de maio, o clube publicou em seu site oficial um balanço incompleto. As informações foram reveladas pelo site “Uol”. O GloboEsporte.com tentou contato com o clube, mas não obteve retorno até a publicação desta nota.

    No documento de apenas duas páginas consta a ressalva: “Números sob avaliação da Auditoria e do Conselho Fiscal”. Vale destacar que a auditoria de uma empresa independente é requisito obrigatório por lei. Também não é assinado pelo presidente Pedro Abad, nem pelo vice-presidente de finanças, Diogo Bueno. Quanto aos números, é apresentado um aumento da dívida total do clube de R$ 575 milhões para R$ 652 milhões.

    O não cumprimento dos prazos e requisitos podem render consequências para o clube e punições para o presidente Pedro Abad. De acordo com a lei federal 9.615 (“Lei Pelé”), as entidades que não respeitarem os procedimentos estarão sujeitas ao “afastamento de seus dirigentes” e “à nulidade de todos os atos praticados por seus dirigentes em nome da entidade, após a prática da infração, respeitado o direito de terceiros de boa-fé”.

    Incompetência sem fim.

    SDs T

  20. O clube emite nota dizendo que o atraso se deve a meses de análise dos números de 2017, e surpresa, estão revendo 2016.
    Senta que lá vem história …
    Se fosse empresa com acionistas, todos já teriam caído.
    Rever 2016 já auditado só pode ser uma coisa: problemas à vista….
    Agora, se tiver alguma implicação, não podem esquecer o PS, o notável que iniciou este processo de apequenamento do clube.
    La nave va….

    ST

  21. Não tem nenhuma novidade neste caso sobre o balancete do clube. Faz tempo que as demonstrações publicadas no próprio site do clube mostram o caos financeiro e déficit de caixa. E auditados por auditorias independentes.
    Tudo isso foi para ganhar tempo para ver se acontecia um milagre.
    Pelo visto não aconteceu.
    La nave va.
    ST

  22. Às gralhas, cotovias e hienas que insistem em distorcer e caluniar o que escrevo aqui no Blog, deixo uma ‘reprise’ do que postei dias atrás, sobre o que fazer contra eventuais desvios de conduta de nossos dirigentes :
    Abro aspas :
    Amaury ~ Rio ~ • 4 dias atrás
    Sinceramente, já disse isso aqui anteriormente e vou repetir :

    Estes torcedores que vivem cornetando acusações de que existe ‘maracutaia’, isto é, ROUBO, MALVERSAÇÃO DE FUNDOS, LAVAGEM DE DINHEIRO, AÇÕES DE LESA-CLUBE, como se lê quase que diariamente aqui neste blog, ……estes torcedores, repito, deveriam reunir-se em grupo e lançar um movimento para esclarecimento definitivo destas dúvidas, mediante Ação Judicial -não faltarão advogados Flamenguistas dispostos a tratar do assunto- em que fosse solicitado até mesmo a quebra de sigilo bancário de TODOS os supostamente envolvidos na tal ‘trama’ de que tanto falam.

    De minha parte, ficarei torcendo para que tal processo tenha um desfecho transparente e conclusivo, qualquer que seja o resultado da apuração.

    A Cesar o que é de Cesar !

    Entretanto, ficarem cacarejando esta ladainha aqui no Blog por todo o tempo, sinceramente, enche o saco, se me permitem o termo chulo.
    Cacarejar por cacarejar, sinceramente, enche o saco !!!!!

    Há dúvidas ? Ação judicial em cima dos suspeitos, para averiguação e constatação da verdade, qualquer que seja ela.
    11:24>27ABR
    Fecho aspas.

    E tenho dito !
    Chafurdem à vontade na lama que insistem em afirmar que existe na gestão política do clube.

    Enquanto isso eu continuo torcendo pelo melhor para meu Fluzão, nas quatro linhas ou, quando muito, no Departamento de Futebol.
    18:44>01MAIO

    1. Traduzindo:

      “Eu, Amaury de La Mancha, tricolor verdadeiro, estou bem confortável com o balanço de duas paginas , entregue após o prazo legal e espelhando um aumento na dívida do clube, a despeito do nosso presidente ter pregado desde o 1o dia de seu mandato um discurso de austeridade fiscal.
      Aqueles chatos (falsos tricolores) que não se conformam com isso, devem sair de seus lares e gastar dinheiro com advogados para questionar a diretoria do clube.”

      Não é mesmo genial esse nosso Dom Quixote ?

    2. Você acha mesmo que alguém vai perder tempo em ler suas sandices.
      Faz o seguinte, vai lá nas Laranjeiras é assina como auditor.
      Haha.

      1. Ora, pois, pois.
        Depois reclamam quando eu digo que há muito “torcedor tricolor”, neste blog, que não tem certificado de validade. Gozando com o “time” dos outros?
        Fosse o Flu que tivesse se classificado para uma final dessa maneira sofrida, todos vocês estariam xingando presidente, técnico e jogadores, e apostando derrota na final. Né não?
        (02/05 – 09;30)
        yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

        1. Amigão, se você não compreende que nesse caso “meu” e “torcer” significam unicamente apreciar um bom futebol, apreciar um futebol de qualidade, apreciar um grande jogo, apreciar o desfile de grandes nomes, grandes jogadores, ou seja, ver um futebol de verdade… sinto muito! Não posso fazer nada!

          Fazendo uma analogia a Champions, com certeza não reclamaríamos se o Flu classificasse para mais uma final de Libertadores, e muito menos se buscasse seu 13º título dela. Não reclamaríamos se o Flu tivesse jogadores do porte de Cristiano Ronaldo, Sérgio Ramos, Modric, Kroos… conseguiu perceber a diferença?

          Então, meu caro, espero que você – apesar do uso dessa expressãozinha chula de torcedor mequetrefe (“Gozando com o “time” dos outros”) – entenda que gostar de futebol vai muito além dos arredores do nosso time de coração. Que apreciar um bom futebol, um bom time e bons jogadores não significa que somos torcedores ferrenhos destes! Isso é pensamento de torcedor retrógrado.

          Fique com seu pensamento de “verdadeiro tricolor” e continue tentando arrumar bons argumentos para nos convencer de que o Fluminense hoje é um time qualificado e bem presidido.
          Boa sorte!

          1. Ora, ora, amigão Zanitt.

            Qualquer torcedor do Fluminense Football Club tem obrigação de saber da situação dele hoje, e não ficar com esse papo “erudito” sobre o futebol europeu de agora, do que ele tem e do que faz, até porque alguns times são seleções multinacionais, e têm grana sobrando para comprar jogadores.

            Então, qualquer torcedor tricolor, por menos informado que possa ser, tem obrigação de saber que o clube, desde a queda para a segunda, já começava a perder a capacidade de adquirir grandes jogadores. O CB trouxe alguns por sua conta depois, ganhou dois títulos, mas, na contramão, o clube começou a ter necessidade de vender vários jovens para equilibrar as contas, e esse torcedor não pode ficar pensando que essa situação começou de 2012 para cá, como vários fazem.

            Portanto, nenhum torcedor tricolor pode dizer isso: “Não reclamaríamos se o Flu tivesse jogadores do porte de Cristiano Ronaldo, Sérgio Ramos, Modric, Kroos”. Porque aí já é demais, e não há jeito nem para explicar nadinha.

            Mas vocês já tinham programado o time para perder esse três primeiros jogos, porque não tem defesa, meio-campo, centroavante, um camisa dez – como se número de camisa jogasse – mas , mesmo sendo essa lástima toda, vocês ainda estão zangadinhos porque só ganhou do Cruzeiro e empatou com o SP, e só fez quatro pontos?

            Sobre seu último parágrafo, tenho certeza que você nem ninguém jamais leu algo escrito por mim, tentando arrumar argumento para convencer alguém alguém que o Fluminense é um time qualificado e bem dirigido.
            Nunca fiz isso, até porque sei que não escrevo só para analfabetos funcionais.

            (02/04 – 17:30)
            hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

            1. Beleza amigão! Você fala, fala, fala, escreve, escreve, escreve e não consegue dizer nada! Faça igual seu amiguinho Onipresente o qual sugeri passar batido em minhas postagens e ao que parece ele atendeu esse pedido! Peço encarecidamente para que faça o mesmo! Esse seu discursinho “enceradeira” aí não convence ninguém! Discutir com você é igual a enxugar gelo, não adianta nada!

              1. É o que eu digo sempre.

                Você é mais um que quer impor esse papo rasteiro de que eu não digo nada que alguém entenda, que não vale a pena discutir comigo, não quer mais que eu leia o que você escreva, e isso é justamente coisa do incompetente, prepotente, que quer impor as suas sandices que não aceita contestação.

                Eu digo as coisas com convicção, e tudo está aí para quem quiser se contrapor, só que você, o “sensível”, não teve capacidade intelectual para contestar nada do que escrevi, e vem com esse papo grosseiro, coisa de estúpidos mesmo.
                (03/05 – 09:000
                fdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfds

                1. Escrevo sandices? Imagina você, amiguinho… que acha que está escrevendo em um blog pessoal seu e acha que todos vão ler as 200 páginas que escreve em cada post… mas beleza, continuarei na minha ignorância e estupidez e peço que vossa excelência se junte ao seu amiguinho Onipresente e passe batido nos meus posts… Au revoir meu querido! Para seu total desespero, essas são minhas últimas palavras dirigidas a você… kkkkkkk e para lhe homenagear, vou terminar meu post com as sandices, criancices e palhaçadas com as que você sempre encerra seus posts:

                  pqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqp
                  ;D

  23. Estamos aguardando palavras de defesa da diretoria dos Srs. Haha, kkk e pois é…depois de tanto tempo defendendo essas pessoas, acho q os senhores devem desculpas aos críticos.
    Nunca é tarde para deixarem o alicismo e se tornarem asas. Mas, terão q passar por uns testes primeiro. Fiquem tranquilos, q não tem o da farinha…
    Fora Abad! Aproveita e renuncia antes de ser expulso.

    1. O que mais me espanta nesse episódio do balanço,que pode levar o clube a ser excluído do Pro Fut , é o fato do A Bad ser um ex auditor da Receita federal …
      Dele se esperava (e foi confirmada) ignorância em todas as áreas , Futebol, marketing, relacionamento com entidades e patrocinadores, negociação de jogadores … Só não esperava-se ignorância e incompetência justamente na área onde ele militou e desenvolveu toda sua trajetória profissional , a seara fiscal …

      Nem o mais fanático de seus 4 defensores conseguirá argumentos para defender esse absurdo incomensurável.

      Depois do prazo estipulado pela Receita Federal (onde ele trabalhou) , o cara apresenta um balanço de 2 pags, marretado, capenga, sem assinatura e , como cereja do bolo, apresentando um AUMENTO na divida do clube , ou seja, aquele mimimi todo de que ele estava travando tudo em nome de uma suposta austeridade fiscal era uma total ficção.

      OVNIVALDO MARMUND (lunático) e Rei$ de pau$ (tarefeiro remunerado) vão ter que fazer muito malabarismo com suas cloacas para explicar esse espetáculo dantesco de incompetência e imbecilidade da Flu Ócio

      1. Poizé… Um ex-auditor da receita. Realmente não dá para entender isso e, anteriormente, aprovação das contas do Notável. SDs T

      2. Se fizerem uma ‘re-auditada’ naquilo que o Abad auditou na Receita Federal, é cadeia na certa.

        E na hora que surgir a primeira queixa crime contra a adm. do Fluzão não fica um flusocio fora do inquerito,

        isso aí não passa de uma quadrilha.

        FORA CAMBADA

        Só estou esperando a frase feita do Abel, quando o caldo do Fluflusocio entornar.

        Isso aí tá complicado!!!

    2. Eu tô vendo coisas ou sempre que é divulgada alguma notícia escancarando as entranhas dessa diretoria de m*rda, sempre aparecem figuras novas aqui comentando, ao mesmo tempo que outras, carimbadas, vazam misteriosamente.
      Repara só!
      ***
      Estranho, muito estranho!

      1. É isso aí, Luiz! Já começaram a aparecer… daqui a poucos veremos ‘zés’, ‘manés’, ‘zecas’, etc… defendendo a medíocre e famigerada Flu ócio e esse presidente trapalhão… pensam que esse é o blog arco íris tricolor da Flu ócio, onde tudo é lindo, florido e maravilhoso. E o defensor da moral e dos bons costumes, aquele que chamava todos nós de abutres, chacais e outras coisas, também tirou da reta kkkkk deve estar se preparando e esperando as desculpinhas do Abad.

  24. A desmoralização do Fluminense na CBF e na comissão de arbitragem é total …
    O clube vem sendo sucessivamente garfado e não se escuta uma voz na imprensa para repercutir os assaltos …
    Isso tudo é reflexo da frouxidão do A Bad, um sujeito covarde, omisso, preguiçoso e com estampa de bundão. Ninguém nos respeita mais
    Esse processo começou lá atrás , na época do Lusagate, qdo o Flamengo subornou a Portuguesa e Peter Perfeito, outro frouxo, deixou que o Fluminense levasse toda a culpa … desde então, árbitros e imprensa se posicionam sempre contra o clube , que virou uma espécie de Geni do futebol brasileiro … Podem bater e roubar a vontade que ninguém liga …

    Ou seja, a Flu Ócio começou a destruição moral do clube com Peter Perfeito e agora completa o trabalho com A Bad …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *