Estudo dirigido

É praticamente impossível não notar certas distorções na tabela do Campeonato Brasileiro – a exemplo da programação da edição passada.

A partida do Fluminense contra o São Paulo foi a terceira em três rodadas contra os chamados grandes do país (seleto grupo que abrange os quatro principais clubes do Rio, de São Paulo, além dos dois maiores dos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul). O time de Abel, 11º colocado, que já havia enfrentado nos domingos anteriores Corinthians e Cruzeiro, encara ainda o Botafogo na quinta rodada. O tetracampeão só duela com algum dos chamados médios ou pequenos na quarta rodada, e ainda assim como visitante – contra o Vitória, no próximo domingo, no Barradão.

Um pouco mais de “sorte” neste começo teve o Flamengo, líder pela primeira vez em 268 rodadas da competição (desde 2011). Além de não ter enfrentado nenhum grande nas três primeiras rodadas, ainda foi agraciado com dois egressos da Segunda Divisão, América-MG e Ceará. Na quinta rodada, o time joga também com a emergente Chapecoense, na Arena Condá.

Seu primeiro desafio contra um grande só acontece na quarta rodada, em casa, e, veja você, contra o Internacional, que também disputou a Série B no ano passado. Ou seja, três dos quatro primeiros adversários do Rubro-Negro foram promovidos da Segunda Divisão, o que não é nada mal para uma boa largada, exatamente como aconteceu ao fim da terceira rodada, quando ascendeu ao primeiro posto (o Vasco pode ultrapassá-lo no jogo atrasado que fará com o Santos depois da Copa, mas precisa tirar uma diferença de quatro gols no saldo, o que é improvável).

Trocando em miúdos: existe uma simetria às avessas entre a dupla Fla-Flu. Até a quinta rodada, enquanto o primeiro joga quatro vezes contra pequenos, o segundo o faz em mesmo número, só que contra grandes. E na rodada quatro, dá-se também o avesso: o Fla recebe em casa seu primeiro grande, e o Flu visita seu primeiro pequeno.

É ou não é uma graça essa tabela do Campeonato Brasileiro? E ainda querem fazer torcedor de bobo dizendo não haver tabela dirigida.

A tempo: o tratamento “vip” dado ao Fluminense na confecção do calendário passa, inevitavelmente, por sua perda de representatividade na CBF.

Sabidamente, faltam hoje prestígio e força política ao clube.

***

Marco Júnior teve atuação discreta e acabou substituído por Robinho

O choque de Tricolores no Maracanã lembrou um pouco o duelo da primeira rodada contra outro paulista – o Corinthians.

A diferença, desta vez, é que o Flu marcou nos minutos finais – naquele, Rodriguinho decretou a única derrota até aqui do time de Abel, que armou de novo uma linha de cinco jogadores e outra de quatro bem próxima à área. Cautela excessiva contra um time que nem bem tem um centroavante.

Também como naquele, a proposta era deixar o rival ficar com a bola, para aproveitar o esquema que explora bem seus laterais – Léo, que acertou um petardo na trave, substituiu Gilberto, expulso domingo passado.

O Fluminense tornou a ser incisivo na etapa final, quando o técnico sacou Frazan e colocou Matheus Alessandro. O empurrão de 20 mil tricolores no Maracanã foi importante para o abafa, que teve como saldo duas bolas na trave (a outra, de Robinho) e o bonito gol de cabeça de Pedro, que subiu com estilo, aos 43.

O Flu ganha opções com a chegada de Luan Peres e Dodi, mas seu elenco reduzido passou raspando no teste das três primeiras rodadas.

***

A exemplo dos profissionais, dias depois de levantar a Taça Rio, o Flu foi eliminado nas semifinais gerais do sub-20, para o Vasco.

Não sem nova confusão e invasão de campo, desta vez dos tricolores.

Típico caso em que o exemplo não vem de cima.

***

Homenagem à Wanda de Araújo Tavares, avó de minha esposa, Christiane Garcez, e bisavó de Melissa, que fez na segunda (30) a sua viagem.

“As pessoas não morrem, ficam encantadas.”

[Guimarães Rosa]

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

200 thoughts on “Estudo dirigido

  1. Acho engraçado que a preocupação da galera é com um cara chato e Babaca, fazer o que? Os moradores do rio deviam se preocupar na falta de torcida e a falta de cobrança sem violência. Estamos cada vez mais atras de todos.

  2. Houve uma época que os pagamentos de jogadores bancados pela Unimed eram pagos regiamente em dia enquanto que os que recebiam pelo Fluminense atrasava o que trazia um clima de insatisfação para o elenco.

    Nos últimos tempos após a saída da Unimed, tem sido constantes os salários dos jogadores e funcionários atrasarem e a saída para as 2 últimas gestões quitarem foram usando a venda de jogadores como Richarlison e o Wendel como exemplos.

    Lógico que o Fluminense tem outras receitas como cotas de tv, patrocínios, etc.

    E a notícia que corre é a possibilidade dos salários atrasarem.

    O fato é que diante de um elenco que já não está contando com os reforços prometidos pelo Abad e some-se o fato de sua remunerações atrasarem, veremos como se comportarão em campo se esses atrasos forem correntes.

  3. Notícias de que o Fluminense poderá ter desfalque contra o Vitória.
    Motivo desgaste muscular.
    Isto jogando uma vez por semana.

      1. Que saudades do Parreira. Campeão mundial pela seleção brasileira e salvador do Fluminense. Agora temos que encarar esse estrupício.
        Abraços Tricolores.

  4. O que esta acontecendo com este blog, cade os nobres Ovni, Amaury,Reis para enriquecer os comentarios e defender a Instituiçao dos refratarios de sempre.
    A continuar desse jeito tambem vou me retirar mas antes irei ao VIOMUNDO para saber o que houve.
    Prezado Nando, o Vasco entrou na libertadores para nos dar alegrias, ainda bem que nao nos classificamos, ja imaginou o que aconteceria conosco.
    Chega de zagueiros, cade os meias de criaçao ?

    1. Ovni sumiu já faz uns dias, o Amaury, esse parece que não volta mais, deu a doida nele e ele apagou todos os seus posts recentes (inclusive de outros tópicos, fui conferir de curiosidade kk), o Reis também já não vejo a um tempo… o outro integrante da patota, um que as siglas de seu nome parece partido político… bem, esse é o mais chato deles, esse sim poderia sumir tal qual seus companheiros ;D

      1. OVNIVALDO MARMUND ficou martelando aqui no Blog durante um ano, exigindo a publicação do tal do balanço … qdo a peça saiu do forno com duas páginas, sem assinatura, marretada e ainda por cima reportando um aumento na divida, o lunático perdeu o único argumento que tinha … ficou sem chão, daí entrou no seu disco voador e resolveu dar um rolêzinho até Saturno, aguardando instruções do A Bad.

        Amaury De La Mancha deu chilique pq não suporta ser confrontado … qdo viu que perdeu sua hegemonia, resolveu se fingir de morto , esperando que a massa clame pelo seu retorno ao blog ( o que obviamente não irá ocorrer) … certamente está escondidinho espiando tudo o que aqui se escreve … Está louquinho pra voltar. A solidão e a carência já já falarão mais alto e na próxima vitória do time certamente estará aqui ofendendo os “falsos tricolores”.

        Já o Rei$ de Pau$ , cansou de se comunicar com gente de classe média, pegou sua Maserati e foi dar um rolêzinho em Jurere Internacional …

        Mas, Coincidentemente (ou não), o sumiço do trio se deu após a Flu Ócio começar a direcionar suas críticas ao A Bad.

      2. O blog está bem melhor sem as ofensas e sem os argumentos legais, mas, não morais.
        Se mantiver assim, em breve muitos que hoje só fazem leituras rápidas e seletivas começarão a participar com opiniões.
        Isso será muito bom.

    2. O blog ficou muito melhor sem as agressões gratuitas. Discordar da opinião alheia, sim. Mas há que ser mantido o mínimo de elegância, de respeito no texto discordante, coisas que, infelizmente, não era o timbre das postagens dos citados.

  5. O Fluminense, vende o Pai, vende a mãe, vende o irmão, vende a avó o avô. Vendeu o Richarlisson o Wendel, vendeu o Dourado. E mesmo assim só vive com salário atrasado e as dívidas aumentando, que porra de diretoria é essa?
    E as dispensas que falaram que iria sobrar 20 milhões?
    A família desses diretores devem está tudo rico, nas custas do Fluminense.
    Esperando nossa torcida botar pra f……com esses canalhas.

  6. O Abel já está preparando terreno para caso o Flu não consiga a classificação na Sulamericana… hoje soltou a seguinte pérola:

    “Não tem condições jogar com uma altitude de 4 mil metros. É desproporcional. Até o dia em que morrer alguém. Um dia que um for no campo, aí tomarão providências.”

    Nós estamos em 2018, jogos de futebol na altitude acontecem há pelo menos uns 90 anos e até hoje não foi noticiado nenhuma morte por conta disso… inclusive neste time há jogadores de outras nacionalidades, inclusive um brasileiro… será que eles sofreram mutações genéticas para conseguir jogar na altitude?

    Ah Abel!!!! Ah Fluminense!!!

    1. Igual ao jogo contra o SP caro Zanitti!
      Na entrevista antes do inicio da partida ele solta a pérola para a repórter: você viu o banco deles?
      Veja bem, ele não falou do time que ia entrar em campo! Falou da relação dos reservas!!
      Ah….Abel…..
      ST

    2. O Abel é o maior enganador do futebol brasileiro, ele só continua treineiro exatamente porque está no FluFlusocio, ele é um especialista em nada produzir e ter uma frase pronta pra tudo.

      Um bosta desqualificado

      VAZA ABAD
      VAZA ABEL
      VAZA FLUSOCIO, sindicato de ladrões!

    3. Zanitti,

      Pior é que Abel já sabia disto quando jogamos aqui contra eles. Mas só “entramos em jogo”, mudando a tática e alguns jogadores depois dos 20 minutos do segundo tempo.

      Tomara que 3 x 0 já seja o suficiente.

      ST

  7. O Flu está morrendo… isto é fato.
    Até o blog está definhando.
    Por que disto? Falta de resultados por falta de gestão profissional. Um bando de amadores gerenciando um clube de futebol de forma imbecil dá nisto.
    Eu sou um… não tenho o mínimo saco para assistir ao Flu jogar. Já sei o que vai ser a médio prazo.
    Com uma exceção em cada 10 ou 20 partidas, o Flu deste Tapir é uma bela de uma porcaria.
    SSTT

    1. Caro Ricolor, creio que os comentários andem em baixa porque está difícil comentar.Pelo menos para mim está.Esse último jogo contra o São Paulo foi tão sem sal que nem me animei a fazê-lo.

      E fora isso, eliminado precocemente da Copa do Brasil, não se classifica mais para uma Libertadores, não ganha mais nem um Estadual!

      E em vez de anunciarem a contratação de um meia tipo um Valenzuela (ou o próprio) e a demissão do enganador que fica lá na beira do campo, para dar uma sacudida nesse marasmo, só fazem contratar zagueiros e volantes.

    2. “Até o blog está definhando” … é verdade!
      A falta de resultados é um dos motivos, certamente.
      Mas, por outro lado quem vem aqui para ler: “FORA FULANO”, “SAFADO LADRÃO”, “VAZA FACÇÃO”, “QUEREM DESTRUIR “, “PROFISSIONAIS E DIRETORES VENDIDOS”, …, “TENHO CERTEZA”, etc.?
      Meu caro Ricolor, você sente prazer em ler isso?
      Eu não!

        1. Finalmente sentiu o golpe.
          Parecia que não iria encarapuçar-se!
          Eu juro que tenho curiosidade … por que um cara como você está sempre mal-humorado?
          E desconfiado de todo mundo.
          Digo isso porque acho um desperdício esta sua postura.
          Está claro, quando se consegue ler alguma postagem sua, que você é um sujeito inteligente e capaz de produzir ótimas piadas como a que está aí por baixo sobre uma possível oportunidade perdida pelo Abel para fazer uma formação técnica em Portugal.
          Muito boa!
          Tente, de vez em quando, dar vazão ao seu bom humor que você será um comentarista ótimo de ler.
          Deve ser jovem, aproveita a juventude porque depois ela não volta nunca mais.
          Um abraço meu caro Guilherme.
          Não me queira mal.

    3. Presidente intimado a depor na PF, contas sob suspeitas, revelia em processo trabalhista, atraso no pagamento de salários, apresentação intempestiva e incompleta de balanço financeiro, é verdade, o Flu está morrendo …
      Discordo que o blog esteja definhando. Neste momento estamos na fronteira de 200 comentários e a média histórica de participações sempre é próxima disso.

  8. Caros tricolores, cada vez que eu leio mais sobre o imbróglio, mais preocupado fico.
    O fluminense ja recebeu as cotas da tv até 2024.
    Sendo essa uma das maiores ( talvez a maior) fonte de renda, e que ainda assim a dívida aumentou, o que será feito até lá?
    Sem elenco competitivo, devendo até as calças ….
    Se a torcida realmente acreditasse na gestão, talvez até fizesse um movimento para levantar um fundo emergencial. O programa sócio torcedor atual é fraco, principalmente para quem mora fora do RJ, meu caso.
    Num raciocínio simplista, se somos 10 milhões de tricolores pelo brasil, cada um contribuindo com 10 reais, o clube poderia levantar 100 milhões .
    Mas com este nivel de administração, tudo seria jogado pelo ralo.
    Uma pena.

    ST

    1. Andrei, outras receitas que o Clube recebe e que não deve cobrir os gastos mensais fora a falta de investimento que tem que ser feito constantemente como aquisição de reforços.

      Aí a falta de títulos que vem acompanhado das premiações o Fluminense não ve a cor porque simplesmente não foram capazes de se preocupar devidamente e essa conta está sendo cobrada.

    2. Andrei.

      Eu já fiz proposta deste tipo logo que entrei neste blog, rapaz, para criarmos um Fundo Tricolor. fiz até um protótipo de estatuto, com todos os detalhes, postei e pedindo que todos se manifestassem, dessem ideias, mas ninguém abriu o bico, nem o blogueiro da época disse nada.

      Mas eu acredito que se possa fazer agora, até para testar se temos 500.000 torcedores que topem integralizar mil reais em cinco vezes, e, para isso, quatro torcedores, limpíssimos na praça, emprestariam seus nomes, eu empresto o meu, seus documentos para abrir uma conta no BB, de preferência, e veríamos se essa torcida apaixonada mexeria no bolso para se fazer um último esforço para salvar o Flu.
      ,
      Explicando que ninguém, nem os quatro titulares da conta, teria cartão ou senha para movimentar esse dinheiro, muitos menos sacar, ficando essa tarefa exclusivamente para o Banco, que usaria o dinheiro como faz normalmente, depositando rendimentos nessa conta, exclusiva da torcida, e a diretoria do Flu não teria nenhuma ingerência sobre ela,

      Aí há alguns detalhes ainda para serem explicados e discutidos.
      Se quiserem discutir isso, vamos fazê-lo.
      (04/04 – 16:49)
      wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

      1. Penso que o problema Paulo é a desconfiança já instalada na torcida, de como este dinheiro seria gerido, como seria gasto.
        A sua sugestão é válida, sabemos da nossa honestidade, mas acredite que a maioria não pensa assim.
        Talvez pudesse ser um modelo misto, que fosse uma conta mesmo em nome do FFC, e estes torcedores que vc menciona fossem uma espécie de guardiões, como representantes dos demais tivessem que dar aval para o uso do dinheiro .
        Não seria uma tarefa fácil, mas quem sabe debatendo pudéssemos pensar numa opção!
        ST

        1. Veja bem, Andrei.

          Esse dinheiro seria gerido pelo Banco, unicamente, como ele faz com esses fundos, até estrangeiros, que recebe, e bota na conta deles o que é devido.
          Qualquer tostão a mais ou a menos seria responsabilidade exclusiva do Banco, pois ninguém, nem os quatro guardiões, como você nominou os que emprestariam seus nomes e documentos para abrir a conta, nem os depositantes, teria qualquer meio para fazer nada nessa conta. Só podendo depositar e guardar o comprovante desse depósito.

          O Flu não teria nenhum poder de dispor desses rendimentos assim por sua conta, sem essa de pegar a grana e botar no caixa dele para os seus diretores gastarem como quisessem. Eles teriam que mostrar o que pagar relativo à área do futebol, e toda a torcida, que depositasse, teria que saber disso e opinar, podendo dizer sim ou não, e acompanhando isso tudo online.

          Eu fiz um protótipo de estatuto dessa ideia, tinha uns dezoito parágrafos, sendo que, em um ou dois deles, dizia exatamente da segurança de que os que depositassem não perdessem seu dinheiro. em hipótese alguma.
          O azar é que deu pane do computa e eu perdi isso. Mas lembro bem de todos os tópicos e posso fazê-los outra vez.

          Mas é aquela história: É bom testar se temos mesmo 500.000 torcedores pelo menos, e, se alguns que falam muito que querem time bom neste blog, topam meter a mão no bolso para ajudar o Flu efetivamente.

          Logicamente, ninguém terá que tirar dinheiro do seu orçamento familiar para doar ao Clube, e isso seria feito por quem pudesse dispor de um troco sem grandes problemas.
          Já fiz esta proposta várias vezes aqui, nunca teve eco, e eu penso que se as torcidas de clubes brasileiros quiserem mantê-los vivos para ter time para torcer, terão que ajudar de agora em diante com grana extra. Acabaram os espetáculos grátis.
          05/04 – 13:30)
          $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

          1. Pelo o que tenho visto seria um modelo inovador, não creio que exista algo sim implantado .
            É um tema qie deveria ser aprofundado e muito, muito discutido.
            Maa acredito que traria bons frutos para o clube .

            ST

  9. O que tenho observado dessa panela de pressão que está em ebulição devido às lambanças feitas pelas 2 últimas gestões no que se refere a administrar o Fluminense explica e justifica os vexames e fracassos que o futebol do Clube tem enfrentado e que se perpetuou desde do fim de 2012 e para ser sincero, não vejo uma luz no fim do túnel para reerguer o futebol que hoje é praticado com a finalidade de entrar em campo por entrar nas competições que participa.

    Enquanto o Fluminense estiver sob comando dessa frágil cadeia de comando que nem o vice de futebol ninguém sabe quem é que age diferente como foi Alcides Antunes ou o Branco, não veremos conquistas de títulos tão cedo.

    Isso sem falar do cargo de técnico como foi Muricy ou até mesmo o Cuca.

  10. Sei que o tema não é mais o jogo contra o SP, até porque o que tinha de ser dito, já foi.
    Então vamos ao assunto do momento, um festival de bobagens e declarações estapafúrdias deste grupo enfadonho.
    Agora a discussão gira em torno se houve déficit ou superávit . O resultado operacional foi negativo , só virou positivo em função do adiantamento das verbas da TV dos próximos anos.
    Bem, qualquer administrador que não tome sorvete com a testa sabe que este adiantamento não faz parte da operação do ano, é um evento extraordinário. Sendo assim, a análise gerencial do resultado da operação do clube mostra déficit sim senhor.
    Agora, este senhor CEO é uma verdadeira peça inútil. Braço direito do nuzman que foi preso por corrupção no COB.
    Estamos mesmo bem servidos….
    Minha nossa senhora protetora dos tricolores desamparados, olhai por nós…
    ST

  11. Estudo dirigido? Houve estudo dirigido em favor do Fluminense em 2016 quando enfrentou América/MG, Santa Cruz, Figueirense e Chapecoense nas seis primeiras rodadas e mesmo assim terminou em décimo terceiro lugar?
    Como, se todos enfrentam todos?

    1. No FluFlusocio tenta-se qualquer desculpa, qualquer uma pra desastre anunciado, pra desempenho ridiculo dos ultimos anos

      o Abel foi escolhido porque é um especialista em desculpas esfarrapadas, alem de um cabra safado e sem vergonha.

    2. Eu falei sobre isso uns posts abaixo e um disse que eu sou ingênuo e outro disse que eu não posso comparar Flu com os bons times da Europa! Tudo porque o “cabra” não soube interpretar o que escrevi. Eu apenas disse que se o time é realmente BOM, ele não se importa com a tabela, ele simplesmente atropela os demais, assim como o Barça, City e Juve fazem.

      Qualquer coisa é pretexto para tentarem justificar o apequenamento do Flu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *