Recesso em boa hora

Aconteceu o que muitos imaginavam. A falta de um elenco mais encorpado começou a cobrar o preço no momento em que o Fluminense ficou sem aquela que é considerada a sua espinha dorsal.

Soma-se a isso, uma certa bagunça tática de Abel (foto), que, contra o Santos, escalou Matheus Norton na lateral direita e um meio de campo acéfalo, sem qualquer armador – mesmo jogando em casa, no Maracanã.

Entre lesionados, poupados por cansaço muscular e sacados, o Flu jogou sem seis atletas da equipe que Abel mais repetiu neste Brasileiro, quando engatou as quatro vitórias que levaram o time à vice-liderança, após o triunfo sobre a Chapecoense, há seis rodadas. São eles: Gilberto, Gum, Renato Chaves, Ayrton Lucas, Sornoza e Marco Júnior.

Acresce que Richard e Jádson também caíram de rendimento e que os salários voltaram a atrasar nas Laranjeiras.

Misture isso tudo, bata no liquidificador e pronto: está explicada a razão da sorumbática atuação contra o Santos na noite de quarta, que culminou na quarta derrota seguida do Flu no Brasileiro – a quinta partida sem vitória.

Uma forma melancólica e pra lá de preocupante de se despedir da competição antes do recesso para a Copa, que, pela forma com que vinha andando a carruagem tricolor, veio mais do que em boa hora.

Sobram cacos a serem juntados.

***

A coluna, pela segunda vez no mês, excepcionalmente, foi ao ar com atraso, por razões particulares. Não é praxe desta casa, nestes mais de 11 anos de existência.

Reitero meu pedido de desculpas aos leitores.

***

Durante a Copa, seguiremos por aqui, com colunas novas sempre às quartas-feiras.

***

Boa sorte à Seleção!

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

146 thoughts on “Recesso em boa hora

  1. Hola João e Tricolores,
    Vos sigo desde o período do meu doutorado em Sevilha. Foram quatro anos por lá e a minha paixão pelo FLU foi por diversas vezes muito bem alimentada pelos sempre interessantes textos aqui postados e seguidos de debates não menos calorosos empreendidos desde os nobres participantes. Sem embargo João, não tinha visto até agora tanto desânimo e até tristeza. O que está acontecendo desde os que deveriam ser responsáveis por cuidar de nossa causa – o FLU – está no atingindo da pior forma, que é a falta de expectativa e isso é muito ruim.
    É agir com atitudes e com fé, não se pode abandonar o FLU.
    ST preocupadas

  2. Caros,

    Uma boa notícia: parece que o Calazans estará de volta em Agosto. Tomara que consiga voltar logo ao nível em que estava, pois neste time é titular.

    SDs T

  3. Caros,

    Existiu um grande pensador, Guilherme de Ockham, que formulou a sentença de que na presença de duas teorias possíveis para explicar um determinado fenômeno, vale a que for mais simples. Longe de ser um simplório, como muitos outros Guilhermes medíocres com os quais a gente esbarra por aí, o “de Ockham” metia a sua famosa navalha nos fatos, sem ser por isso chamado de drag ou – que se saiba – ter fixação em “transformistas”.

    Agora que um destes “jênios da mediocridade” apresenta sua “hipótese” de que eu na verdade sou o Abel (usando um codinome) e que estaria fazendo campanha por mim mesmo aqui. Portanto, cabe a cada um, segundo a inteligência que Deus lhe deu (ou não) definir se o Abel estaria aqui, com o pompudo salário que ganha, discutindo suas notórias preferências, muitas burradas e eventuais acertos na direção do Fluminense.

    Houve um tempo em que neste blog, que frequento a quase dez anos na nobre companhia do Garcez, se discutiam idéias (é verdade, que sempre com muito bom humor e até provocações) e não se trocavam pura e simplesmente ofensas. Infelizmente, é um retrato da mediocridade em que habita o nosso tempo, aquela que não consegue formular argumentos na defesa de posições.

    SDs T

      1. Na verdade nunca citei Stalin, mas você com sua idiota raivinha anticomunista inventa o que quer, não é mesmo? No mais, passar bem… longe de preferência, sem me encher o saco com suas observações de Guilherme, “ôco”.

  4. Dos clubes do Rio, o Fluminense foi o que deu folga!
    Enquanto Flamengo (lider), Vasco e Botafogo deram 10 dias, o papai Abel conseguiu prá eles 12 de folga, que ninguém é de ferro!
    Imprissionanti!

  5. Estava vendo notícias esportivas agora a pouco e esbarrei em uma sobre como o Aguirre vem dando corpo ao São Paulo.
    Se eu tivesse uma grana extra e tivesse uma casa de apostas perto, eu faria uma fezinha no Sampa este ano.
    O Aguirre, me parece, ser um bom técnico. Posso estar redondamente errado. Mas me parece.
    Ele está fazendo o que imagino que um técnico deva fazer: rodízio entre jogadores, melhora técnica e tática do time, evolução durante o campeonato e coesão e foco dos atletas.
    Para mim… somente craques como Messi, CR7, Iniesta, Romário, Ronaldos (os 2), Pelé, Beckenbauer, Zidane, Zico, etc… seriam os que somente sairiam do jogo para serem poupados ou se solicitassem. Os demais… todos jogariam em rodízio constante, de forma a estarem sempre atentos.

    Nem quero mais falar desta b… de treineiro paneleiro que temos. Ele só reclama que precisa de reforços e não consegue nem fazer um omelete com os ovos que tem na cesta.
    SSTT

    1. Na época, quando o São Paulo estava procurando um técnico, disse que o Aguirre seria contratado. O Abel pagou para um jornaleiro dizer que seu nome era sondado para ser o técnico, mentira! Sequer foi cogitado. Nota se claramente a diferença de um técnico para um treineiro.
      Abraços Tricolores.

  6. Estava dando uma olhada agora no elenco do Fluminense… é mais ou menos isso: 4 goleiros, 5 laterais, 6 zagueiros, 7 atacantes, 1 (UM) MEIA DE CRIAÇÃO e ‘NO MÍNIMO’ 7 (SETE) VOLANTES.
    Será que o cara que entrega as camisas não tem nenhuma ‘culpa’ na formação desse elenco? No jogo contra o Santos, ele conseguiu a façanha de não escalar o único meia de criação para colocar um outro VOLANTE. Arma o time, sempre oferecendo um ‘banquete’ para os adversários (sejam eles grandes ou pequenos), com 3 zagueiros e 3 (ou 4) VOLANTES.

    Desculpe João, mas acho que essa parada não vai servir para absolutamente NADA. Mudaria alguma coisa, se trocasse o entregador de camisas. Já dá pra prever o que vai acontecer… derrotas em cima de derrotas, desculpas esfarrapadas como ‘não há o que fazer’, ‘os jogos são complicados’, ‘o time está cansado’ (essa é inacreditavelmente repetida. Nunca vi um time se queixar tanto) e os torcedores irão continuar caindo nessa de que Abel não é culpado de nada e está tirando leite.
    Abad é (falando sobre pessoas), o pior nome desse Flu atual… Abel vem em segundo lugar.

    1. Atrasos nos salários (na realidade clube falido), diretores omissos e incapazes, treinador fabricante de panelinhas… não podemos esperar muita coisa. Por mim, limito-me a torcer para que o clube não acabe até ao fim do mandato de Abad e para que, acabe o predomínio do Flusócio. Se esses meus profundos desejos se concretizarem, teremos chances de renascermos

  7. “Nosso ataque é imarcavel e nossa defesa é intransponível”

    Desconfio que Amaury de La Mancha, ao perceber o absurdo que proferiu , resolveu se recolher em algum mosteiro no meio de uma montanha isolada.

    1. Nada… rescindiu contrato com os dirigentes. Os outros dois aceitaram ganhar menos mas alegaram que quando a coisa ficasse feia eles se recolheriam um pouco… kkkkkkkkkkk
      Daqui a pouco aparece outro nickname estranho defendendo o indefensável… só esperar.

      SSTT

  8. Quanto deverá custar para a próxima gestão recuperar o prestígio do Fluminense dentro e fora de campo??

    É inimaginável o quanto o Fluminense perdeu seu protagonismo nos anos 90, recuperou-a consideravelmente nos anos 2000 e depois da Fluócio assumir o poder do Clube, vejam o terreno perdido.

    Pego um exemplo do que percebi na torcida tricolor em sua maioria vestindo o manto com a logomarca da Adidas e patrocínio da Unimed. Camisas da Dry e agora a recente Under vi poucos usarem.

    Afora as várias manifestações de reprovação do que essas duas últimas gestões fazem com o Fluminense, muitos torcedores tricolores que conversei ficam a comparar a situação como a do América/RJ, São Caetano e por aí vai.

    Por isso a pergunta que lancei no primeiro parágrafo que se segue com outras como:

    Quando veremos o Fluminense brigando na ponta da tabela de um campeonato?

    A torcida encher um Maracanã como foi em 2008 ou o Engenhão de 2010 depois daquele dilúvio após a conquista do brasileiro daquele ano?

    Será que a entrada de uma nova gestão em 2020 consegue reerguer o Fluminense diante do estrago que esse grupo político está deixando como herança e não vemos eles assumirem de forma alguma?

    São respostas que a torcida tricolor está ansiosa para conferir esse dia chegar.

  9. Passei aqui só pra espiar o que a turma de óculos colorido está achando das toneladas de estrume produzidas pela dupla “jenial” Abad/Abel. Sim, porque pra comentar mesmo já nem tenho saco. Com tantas aberrações e vexames fica até repetitivo e chato. Ver tantas cagadas dessa diretoria de merda e essas escalações estapafúrdias do Abel, é deprimente até para um bicho preguiça.

    Ah, mas parece que até a turminha sumiu, depois de mais esse vexame.

    E, agora, dá-lhes folgas, descanços, regalias!!!

    1. Kkkkkkkkkk ótimo comentário. A turma dos óculos coloridos deve estar se roendo de raiva por ter defendido essa diretoria de merda, e agora ver a burrice q fizeram, mas não vão admitir, pq são vaidosos e arrogantes.
      Quanto ao Abel, beira à loucura defender esse fanfarrão q vem fazendo um festival incrível de k h das. 5 jogos escalando 3 zagueiros e 3 volantes (às vezes 4) e perdeu 4 mesmo com esse esquema (2 para times medíocres). Contra o Santos, tirou o único cara q poderia criar alguma coisa, e colocou o Douglas (novo ‘caso’ dele), mais um volante. E ainda tem um monte de gente dizendo q tá ‘tirando leite’.

    2. Mas o esquema dessa dupla aí, é forte.

      Somem alguns soldadinhos, mas tem sempre alguem cobrindo a folga deles
      assoprando o Abel, batendo no PA…
      tô de olho no Zero, no recruta Zero

    3. EduTricolor,

      Têm-se a impressão de que um não consegue seguir sem o outro. Não adianta trocar apenas um. Melhora um pouco e, talvez, por pouco tempo, mas não resolve. O ideal era termos ambiente de gestão no futebol para um treinador tático.

      O Abel não se enrola de agora. Isto já vem desde 2005. Desde então ele não tem a minha preferência. Eles gostam dele porque faz aquele comando que, segundo penso, não lhe caberia fazer no futebol do Brasil.

      Continuando assim acho que vão de solução caseira.

      ST

  10. Até o momento o blogueiro ainda nem publicou o artigo. De repente, pode não ter tido tempo para isso, mas, mesmo assim, fico imaginando como deve ser difícil encontrar ânimo e inspiração para escrever com esse Fluminense da fracasócio: desanimador e que tira a inspiração de qualquer um.

    O pessoal que considera tudo isso normal e ainda os apoia, pode ir bater palmas e assoprar velinhas lá na FLUFEST.

    #FICAADICA

  11. Diante do cenário atual, por mais que eu não consiga aceitar, acho que seria muito pior e arriscado perder o Abel com a sua experiência e a capacidade de enfrentar o momento que o clube atravessa.

    Mas acho, como a grande maioria, que deveriam afastar o mesmo do comando técnico e apostar em um treinador menos renomado, como o Zé Ricardo ou talvez aproveitar o treinador da base.

    Dessa forma acho que poderíamos aproveitar melhor a garotada, já que o clube não tem cacife para contratar bons jogadores e usar a força e reputação do Abel para blindar esse trabalho.

    Tenho a certeza absoluta que esse tipo de atitude teria o apoio incondicional da nossa torcida.

    Essa seria uma forma da diretoria agir diferente, com honestidade e transparência e dentro das limitações financeiras do clube.

    Saudações Tricolores!

    1. “e usar a força e reputação do Abel para blindar esse trabalho.
      Tenho a certeza absoluta que esse tipo de atitude teria o apoio incondicional da nossa torcida”

      Se não for o CR-0(zero), deve ser o próprio Abel.

      Até o Queens já tinha desmamado, porra!

      1. Prezado Guilherme,

        Sinceramente acha que a dupla dinâmica Abad-Abel lê o que escrevemos no Blog?

        O Fluminense perdendo ou ganhando pouco importa para eles… Estão nadando em dinheiro e tomando bons vinhos!

        Eu repudio o que estão fazendo com o clube, mas se a postura mudasse e um trabalho sério e honesto acontecesse eu acredito que teria o apoio da nossa torcida.

        Pega o exemplo do Botafogo, time modesto mas que vem há algum tempo brigando de forma honrada para se manter no futebol brasileiro, apesar dos problemas e dificuldades que enfrentaram nos últimos anos.

        Saudações Tricolores!

      1. Prezado Andrei,

        Também não acredito que exista, mas se isso acontecesse acho que seria uma forma de diminuir o estrago que está sendo feito no clube desde quando esse grupo assumiu o clube.

        Alguma saida tem que ser encontrada, não aguento mais como a grande maioria dos que escrevem aqui, as humilhações dos últimos anos.

        Nossa torcida e o nosso Fluminense não merecem o que está acontecendo.

        A situação hoje é mais crítica do que a da época em que o clube afundou na serie C.

        E dessa vez, não temos o Parreira e nem a Unimed para salvar o clube.

        Saudações Tricolores.

        1. Caro Gino, concordo com você.
          Situação igual ou pior que nos anos 90. O que nos favorece comparando, é que ainda temos a chance de mudar o cenário, mas sabemos da dificuldade.
          Como vc disse, nem torcida nem clube merecem isso.
          O que nos resta é torcer para que o estrago até 2020 não seja grande.
          ST

    2. Voce não é Tricolor verdadeiro. Esse desgraçado vem tentando rebaixar o meu grande Fluminense desde o ano passado. Tire férias na Bahia e vá catar coquinhos de cócoras em uma das muitas praias maravilhosas que existem lá.
      Abraços Tricolores.

      1. Prezado Juarez,

        O desespero com a situação é tamanha que as vezes de onde menos se espera, talvez se encontre um caminho.

        Eu nunca fui fã do nosso técnico genial e muito menos aprecio a forma como essa direção vem tratando o FLUMINENSE há quase uma década.

        Querendo ou não vamos ter que aturar essa situação até o final de 2019.

        Acho apenas trazer um técnico novo vamos estar insistindo em erros já cometidos anteriormente.

        E talvez queimando profissionais promissores em inicio de carreira.

        Veja o Jair se queimando no Santos. Me parece que no Botafogo ele tinha a cobertura de um cara “escolado” senão me engano o velho Antônio Lopes.

        Para o bem ou para o mal nesse mundo podre que se tornou o futebol brasileiro e em especial o Fluminense .eu acho que a experiência do gênio poderia ajudar, não é uma certeza apenas uma possibilidade.

        Quanto ao ser Tricolor, você não me conhece para fazer tal afirmação.

        E com relação aos seus conselhos faça o uso deles da forma que mais apreciar.

        Saudações Tricolores!

  12. Caros,

    Como não me sensibilizar com a torcida do Fluminense que compareceu ontem no Maracanã, 7.438 presentes, dentre estes Gabriel Amaral, do Raiz Tricolor. Foi ao jogo, comprometido com sua paixão, não se omitiu mesmo com a distância, valores e falta de segurança do RJ, assim como todos os outros.

    Vejam vocês mesmos, são verdadeiros guerreiros tricolores, o misto de emoções e desespero afloraram e estiveram presentes por toda partida. Por toda honra apresentada por vocês, o grito tricolor tem que ser ouvido.

    https://www.netflu.com.br/raiz-tricolor-vlog-fluminense-0-x-1-santos/

    ST.

    1. É um misto de tristeza com revolta. Assisti ao video. Para mim, infelizmente, só reforça a tese de que ir aos jogos do fluminense hoje é realmente um ato heróico.
      ST

  13. Como todos já sabem, eu nunca gostei de recontratarem este Tapir Ruminante Pançudo. Sempre fui contra a volta dele ao Flu. Para mim ele involuiu e não tem mostrado nada, absolutamente nada de novo para o futebol do clube.
    Muito pelo contrário, ele tem conseguido tirar todo o tesão da torcida de sequer assistir ao Flu jogar… quanto mais comparecer aos estádios.
    Agora leio que ele reclama de reforços. Tá… beleza… ok…

    Assim é fácil ser técnico ora bolas. Com uma seleção para enfrentar times de várzea até o PCA e o Marmundão são bons técnicos.

    Para ser um TÉCNICO mesmo o cara tem de apresentar um bom trabalho é com jogadores simples. Treinar os mesmos para que eles evoluam e o time cresça.
    Desculpem-me… mas isto esta b… de treineiro não faz a muito tempo. E insistem com ele.
    Técnico tem de pegar jogadores jovens e mesclar com veteranos e treinar conjunto, jogadas, variações táticas, estar apto a modificar o modo de seu time se apresentar somente mudando uma ou duas peças durante a partida, ter conhecimento dos adversários em seus pontos fortes e fracos e ajustar seu time para evitar/explorar os mesmos, etc…
    Um técnico tem de mostrar que seu time evolui durante uma disputa. Mesmo que não a vença. Tem de a cada partida mostrar que seu time está melhorando… pelo menos isto.
    Peço para que reflitam e vejam se este Tapir está fazendo algo parecido. Para mim… ele é mais perdido do que cachorro cego que caiu da mudança em meio a um tiroteio.
    SSTT

    1. Abel é o ‘escudo’ do presidente ‘abade’ e sua diretoria. Qualquer outro treinador, de série b, inclusive, teria caído com esses 4 últimos resultados. Só agora esse fanfarrão disse que o time precisa de peças. E tem mais… mesmo que perca para o asco e o Sport na volta da copa, ele irá continuar…

      1. Como pode um cara ser técnico e desde uns 3 anos atrás o time dele não tem um meia armador decente e constante. Parece que o Sornoza nem é isto. Ele seria um meia atacante ou algo assim. Foi assim que ele se destacou na Libertadores.
        E nem é capaz de pegar uns 3 ou 4 meias da base e os treinar para que pelo menos unzinho chegue a isto.
        Mas ele tira leite de pedra… pqp.
        SSTT

    2. “É isso aí, bicho!”.
      Eu vejo que você gosta muito do meu nome, e não diz nada que não o mencione. Grato pela preferência.

      Mas eu respondi um comentário seu lá embaixo, em que você fazia alusão a uma chacota que um torcedor fez com o Flu, e respondi, como sempre, contrapondo-me à ideia dele, e à adesão que você faz a qualquer post em que esculhambem o Tricolor, e vendo a felicidade que isso lhe dá.

      Muito bem. Aí, um cidadão soltou os cachorros contra mim, e pareceu até um seu leão de chácara, e eu nem sabia disso, no que foi corroborado por outro, aos quais respondi, mas tive meu comentário transformado em asteriscos. Mas os caras falam o que querem e não cortam nada.

      Mas o que eu quero dizer a quem possa interessar, é que você sempre se referiu a mim e eu a você sem qualquer baixaria, sem ataques mútuos a dignidade nossa nem de nossas famílias, e sempre vi nesses nossos papos acalorados apenas uma queda de braço, sadia, em que você acha que tem razão, e eu acho que tenho.

      Isso nunca fez mal a mim, e creio que nem a você, até porque falamos de frente, e não como alguns fichinhas que ficam jogando pedrinhas de longe pelas costas mas não têm coragem abrir uma discussão, correm do pau quando eu peço para explicar o que dizem, mesmo que seja sobre futebol, onde tanta gente sempre acha que entende mais que os outros.

      No mais, sempre continuo discordando de você na questão do futebol, embora saiba que concordamos em outras questões, sobre política, família, sobre falta de hierarquia civil, ordem e disciplina que foram extintas em nosso país nesses quinze anos passados.

      Sobre este seu post: noto, logo de cara, que o seu pensamento exposto nos parágrafos 4ª e 5º, reflete que você não está vendo que o técnico tem feito exatamente isso, que é “mesclar jovens com veteranos”, e faz isso desde muito tempo, e, logicamente, ele treina jogadas, faz substituições, o rapaz que entra acerta ou não, mas isso não é culpa do técnico.
      Têm havido contusões para cacete, mas eu acho que o time tem jogado razoavelmente, embora “não vença”, como você sugere. A única podre foi contra o Parana, em que jogamos com oito correndo, já que Sornoza e Marlon não entraram em campo.

      No mais, é bom dialogar com você, porque é um que nunca teve medo de falar de frente comigo, e sem ataques de pelancas como o último defensor seu lá de trás, e faremos sempre de um jeito, em que, num momento, eu esteja por cima, e, no outro, você esteja por baixo. Não gosta?
      (14/06 – 19:00)
      riririrririririririririririririririririririririririririririririririririririririririri

  14. Gente,

    Com nervos à flor da pela é impossível qualquer debate racional. Mas seria importante.

    A leitura de comentários na maioria dos blogs permite que se conclua estarem os torcedores insatisfeitos com o que vem acontecendo ao clube. Mas não se consegue apurar de forma clara se o problema pode ser resolvido apenas, eu disse apenas, com a demissão do treinador ou se isto, mantida a gestão, não surtiria efeito a médio e longo prazo.

    Por outro lado, a impressão que eu tenho é que todo mundo se diz muito moderno, mas na hora do desespero faz sempre igual aos outros. Por isso é que, considerando a situação financeira atual do clube, eu acho que demissão de treinador e a contratação de reforços é algo que somente farão no desespero.

    O Abel vem cansando a paciência dos torcedores. Jamais digeri aquela série de derrotas na reta final, que nos alijou da Libertadores. Abel é bom para esta diretoria, para quem este perfil de treinador parece essencial.

    Pior é que tenho ouvido colegas que torcem para o Flamengo, por exemplo, “descerem a lenha” no Zé Ricardo, dizendo que ele não dava qualquer chance ao pessoal da base, preferindo escalar Rafael Vaz e outros sem condições. Ou seja, qual seria o nome de agrado da torcida?

    ST

    1. Caro TT,
      É realmente impossivel garantir que um novo técnico tenha sucesso.
      Por outro lado, pior do que está só mesmo caindo. Com Abel e este esquema miserável, eu penso que as chances de queda são maiores, bem maiores.
      Não vejo em Zé Ricardo ou qualquer outro técnico uma salvação, mas pelo menos vejo uma chance disso acontecer.
      Entre a continuidade de um trabalho já fracassado e a chance de mudar alguma coisa, fico com a mudança .
      Se o Abad fosse do ramo, ja teria conversado com o Abel para colocá -lo em outra função e trazido um novo técnico.
      Mas por falar nisso, cadê o Abad??

      ST

      Quase me esqueci: fora Marlon!!!!

        1. O Zé Ricardo está livre… pode não ser o melhor dos técnicos mas é muito melhor do que o Tapir.
          E cá entre nós… qualquer um é melhor do que o Tapir. Convenhamos.
          É só fazer um contrato por produtividade ou algo do tipo. Um salário base médio, um percentual do lucro da bilheteria e bônus mais polpudos por empates fora e vitórias no geral.
          Se o time jogar bem e disputar… a torcida comparece e dá lucro e, consequentemente, grana para ele. Se empatar fora ganha uma merreca. Se vencer em casa x merrecas. Se vencer fora de casa xxx merrecas.
          SSTT

          1. Ricolor,

            Pode ser que o Zé Ricardo tenha evoluído daquele do Flamengo. O Vasco não se empolgou com ele.

            Acho o Léo um cara que é novo no mercado, da casa e, se chegar podendo mexer no time com liberdade, talvez seja uma boa.

            ST

      1. “Não vejo em Zé Ricardo ou qualquer outro técnico uma salvação, mas pelo menos vejo uma chance disso acontecer.”

        Perfeito Andrei… perfeito… penso da mesma maneira. Ficar da maneira que está é caixão e vela preta.

        Não sou a favor de ficar trocando técnicos quando o time é desinteressado. Neste caso prefiro trocar meia dúzia de jogadores e balançar a roseira dos demais. Só que no caso atual do Flu, os jogadores até que se doam e tentam mas esbarram em limitações táticas e técnicas que passam da órbita deles.
        No caso atual do Flu já era esperado quando trouxeram este Tapir. Tenho por mim que em 2012 foi o Deco e alguns outros que comandavam mesmo o time dentro de campo. Ele era apenas figurante.
        SSTT

  15. Ninguém pode estar contente vendo o time jogar mal. Muita calma nessa hora. Não queremos ser rebaixados de novo. Temos que arrumar a casa com o que temos. Dias melhores virão.

  16. Abel não caiu? Então que caia o Flu para aprender, cadê a torcida? Cadê as organizadas? Cadê o torcedor de rede social? Tirem o rabo do sofá também, e vá nas Laranjeiras protestar, vocês também não fazem p* nenhuma. Só querem mosaico. Eu já fui da young e na época não era essa omissão toda não, Campinho, meu filho, o que está acontecendo?????
    Na nossa época a gente já chegava enquadrando. Sumiu geral?
    Eu sei que a TYF acabou junto com o velho maraca. Mas a omissão desses novos torcedores está f*.
    Sabe o que acho também, quando a t.o vai protestar, chamam de marginal, então deixa para os debilóides irem protestar mesmo.
    Senão contratar uns 6 bons jogadores, e não mandarem o Abel embora, a coisa vai ficar feia. Ainda dá para salvar o ano se fizerem isso, da pra buscar a sula, sem Abel é claro.
    E, ei Abad vtnc

  17. O Fluminense foi transformado num clubinho sem nenhuma expressão e força política. Ninguém teme mais jogar contra o frágil Flu da Flusocio. Já são 8 anos seguidos no poder afundando a imagem do clube e fazendo a torcida passar vergonha. Viramos fregueses de TODOS os rivais locais e passamos a ser o saco de pancadas do Brasileirão todo ano.

    Enquanto o Fluminense tiver a Flusocio e seus inexpressivos presidentes à frente do clube, o Flu não conseguirá voltar a ser time grande. Incompetência e amadorismo não combinam com o profissionalismo e a disciplina que o futebol moderno exige dos grandes clubes. Viramos uma espécie de “Guarani da vida”, que vive apenas dos títulos do passado. Um clube conformado com derrotas vexatórias e mero expectador dos títulos conquistados pelos outros clubes.

    Espero que a oposição deixe as vaidades de lado e lance um candidato único com um processo de resgate urgente do clube. Está tudo errado nas laranjeiras ! O torcedor abandonou o time a anos, justamente por não acreditar na forma como o clube é administrado. Os que ainda arrumam forças para ir aos jogos, assistem um verdadeiro show de horrores. O Flu joga um futebol bisonho, desorganizado e preguiçoso. Ressuscita times que estão na lanterna e não impõe o menor temor aos adversários. Soma-se a isso tudo os eternos atrasos salariais e direitos de imagem, dívidas milionárias e calotes de ex-patrocinadores. A receita para mais um rebaixamento está prontinha. Fora Flusocio & Abad ! O Fluminense não é essa vergonha e mediocridade atual !

  18. Às vezes dá vontade de torcer para o Fluminense cair… nunca vi uma torcida tão babaca. Dá nojo! ‘verdadeiros tricolores’, ‘em qualquer divisão, sou Fluzão’, ‘100 Abel’, ‘ruim com ele, pior sem ele’.
    Esses últimos 4 jogos provocariam uma ‘avalanche’ em QUALQUER TIME GRANDE DO MUNDO, mas no Fluminense, tem gente achando que abad está no caminho certo, que Abel tem que continuar, que os jogadores estão ‘honrando a camisa’, que não existe ‘corpo mole’ no futebol, que o mundo é perfeito e que todas as pessoas são felizes.

    Tenho um aniversário de um garotinho de 2 anos pra ir, dia 20…a mãe é vascaína rocha, mas o pai dela (avô do garotinho) era tricolor fanático e morreu há uns 2 anos. Eu perguntei pra ela : vc se incomodaria se eu desse uma camisa do Flu pra ele? Ela respondeu: claro que não… o avô dele iria adorar. Depois do jogo contra o galo, mudei de idéia na hora. Não quero ver o moleque sendo motivo de chacota.

    É isso o que essa cambada da Flu ócio está fazendo… destruindo os sonhos de uma geração e praticamente ‘dizimando’ a possibilidade de formação de novos torcedores. Tem que ser muito masoquista pra aguentar as aberrações que esses caras estão fazendo com o clube. Sem contar que podem eleger mais um presidente em 2019.

    Não uso o nome de Deus em futebol… mas já li comentários de pessoas dizendo: pelo amor de Deus, renunciem, entreguem o clube. Admitam que são um completo fracasso e marquem novas eleições. Eu colocaria da seguinte maneira: façam um favor à todos os tricolores. Entreguem os cargos, renunciem em massa, peçam ajuda a quem entende o mínimo de futebol. Aproveitem essa parada para a copa. Com vcs, abad e Abel, é rebaixamento certo.

    1. Pois é nando…
      Ontem assisti à esse deprimente show de horrores que foi o jogo contra santos….tenho 52 anos e sou do tempo que nas derrotas, o torcedor saia aborrecido, insatisfeito e protestando…
      Ontem, ficou nítido como o fluminense já se tornou time médio pra pequeno, pelo semblante conformado dos torcedores na saída do estádio….esses torcedores dos 35 anos pra baixo, já assimilou a ideia de um flu pequeno, de um time cuja torcida se encolhe quando enfrenta o bacalhau ou os mulambos…muito triste….pra quem começou a acompanhar o flu em 1975, brigando por títulos, a esse momento atual “gerenciado” (?) Pela flusocio, fica a esperança de que a oposição atue e destitua esse fantoche de presidente, e nos devolva a alegria e o orgulho de sermos tricolores.

      1. Pois é Marcelo.. eu juro que essa história é verdade. Pouco depois do jogo contra o galo, eu fiquei pensando e respondi quando a avó do menino veio perguntar: vc vai dar mesmo a camisa do Fluminense? Vamos procurar preço… e eu disse que não, não queria influenciar ninguém a torcer por um time de perdedores.
        Vc disse tudo: não sei as idades desses Flu sócios, mas parecem ter entre os 30 e 40 anos, ou seja é a ‘geração 90’. Cresceram vendo o Flu jogar contra Serra, time de bombeiros, etc… acompanhar essa porcaria de hoje é mole. É impressionante como são ingênuos e conformados. Acreditam nessa palhaçada de Flu 2050, ‘equacionamento de dívidas’, ‘espelham-se’ nos piores times (tipo assim: o botafogo também perdeu, o coritiba foi rebaixado), … Estão destruindo o clube e a torcida, não é de hj. São ‘elitistas’, os valores dessa Flu fest são inconcebíveis para pessoas com baixa ou até média renda. Só devem ir os ‘escolhidos’, os torcedores mais abastados. Não estão nem aí para a maioria esmagadora da torcida tricolor, espalhada por todo o país.
        Outra coisa inacreditável também (e aí não são só eles), é esse fascínio pelo Abel. A impressão que fica é que o clube acaba sem Abel, não há mais ninguém no planeta que possa substituí-lo.
        O pior do Flu não é o time, o Abel, a falta de estádio… é a Flu sócio. Não conheço ninguém, e pra falar a verdade, não faço muita questão de conhecer. Podem ser até boas pessoas, bons pais, maridos, filhos, etc… mas como grupo político são péssimos, uma lástima. O estrago é gigantesco. Faço um esforço pra me convencer que isso não é proposital (destruir e acabar o futebol do clube), mas cada ano que passa, isso fica mais difícil.

        1. Pois é nando…vc mencionou que “Não Quer influenciar ninguém a torcer por um time de perdedores…E eu como faço pra responder os questionamentos do meu filho de 14 anos: pai, porque o fluminense perde tanto??? Vc não se cansa de ir ao Maracanã e voltar derrotado????? E ai, o que eu respondo?????? Que quando comecei a acompanhar o flu, aos 10 anos, incentivado pelo meu pai, o flu era forte e vencedor????Que de 1975 a 1985, onze anos, ganhamos 6 estaduais( metade) e um brasileiro???? Vou viver de passado???

          1. Pois é Marcelo…agradeço pelo fato dos meus filhos não ligarem para o Fluminense. Até gostam um pouco de futebol, mas sem fanatismo. Os caras da nossa geração estão meio que desistindo, parando de acompanhar. São muitos problemas… saúde, segurança, crise financeira. O futebol era pra ser uma ‘válvula de escape’, um entretenimento… mas vc acaba se estressando ainda mais com esse time, esse técnico e essa diretoria sem vergonha. O clube parece estar entregue… não há oposição, os tricolores ‘ilustres’ sumiram, as organizadas estão compradas… e o pior é que esses caras podem se ‘perpetuar’ no poder. Aí, não tem mais volta…

    2. Pohha, falou tudo, nossa torcida é formada por mongolóides alienados, tem uns que falam, apoiar só quando ganha é mole kkkkkkkk
      Mas a gente não ganha nunca.

      1. Pois é Rodrigo…estão criando uma geração de bobalhões (pra não dizer outra palavra). Saí de praticamente todos os grupos q estava. São mulheres e alguns mais jovens com comentários tipo ‘Abel é legal’, ‘Abel é nosso’, ‘Abel está carregando o time’…depois de 4 derrotas. É surreal, cara. Só rindo kkkkkkkkkkk

  19. O Fluminense é o pior time do campeonato. Inferior até mesmo ao Ceará e Paraná. Uma defesa que entrega tudo e um meio de campo que só joga para trás. São horrorosos no time que jogou ontem, Richard e Marlon. Péssimos: Julio Cesar e Douglas. Ruins: Luan Peres, Nathan Ribeiro, Jadson e Dudu. Mais ou menos: Pablo Diego (mas só para o 2º tempo) e Sornoza. Bom: somente o Pedro quando tem alguém para alimentá-lo senão fica só no alvoroço. Ou seja, estamos no fim do poço com a ajuda dos protozoários que tomaram o Flu de assalto. A segundona é pule de dez. 99,99% de chance. Estamos assistindo à destruição de uma instituição histórica.

  20. E a nau tricolor segue sem rumo despencando da vice liderança para a 12ª posição no brasileiro.

    Essa derrota estava por acontecer quando você tem um goleiro que dificilmente sai para fechar o ângulo para o adversário.

    Quando tem um volante como o Richard que não sabe fazer a contenção e cobertura do zagueiro. Ele tem a mania de atrasar demais a bola atrapalhando a saída do time para o ataque.

    O Marlon na lateral esquerda é muito limitado.

    Jogar nas costas do Sornoza para ser o articulador de jogadas do time veremos a mesmice de sempre.

    Pablo Dyego e Mateus Alessandro já mostraram que são jogadores para o segundo tempo.

    O único a se destacar desse time horroroso é o Pedro que vem fazendo seus gols e tendo que brigar com os zagueiros sem ter quem o ajude no ataque.

    Destaco o péssimo trabalho do Abel que encontra as mais diversas desculpas para as derrotas e o que chama a atenção é ele defender o Abad isentando-o de culpa diante do que vem sendo feito em sua gestão na condução do futebol.

    Diante disso, subentende-se que a culpa é da torcida que quebrou as finanças do Clube, não contratou os reforços, contrata o JC…

    E por fim, se não fosse essa parada do brasileiro, certamente o Fluminense iria entrar no z4 diante dos 2 próximos compromissos que são o vasquim na casa deles e o Sport na Ilha do Retiro.

    Nem João de Deus está tendo paciência com o time, o Abel e a Fluócio.

    1. Perfeito, é como penso também, inclusive sobre Pablo Dyego e, principalmente, M. Alessandro. Ainda muito estabanado, corre mais que a bola.

  21. Caros,

    Não vi o jogo só os “melhores momentos”. Os que pedem a cabeça do Abel – dentre os quais não me incluo porque não vejo qualquer opção melhor factível – devem entender que ele não vai sair e que Abad não vai largar o osso, não porque talvez não queira, mas porque a Flusócio não vai deixar.

    Assim, este time tem tudo pra cair como o anunciado pelo blogueiro eu e muitos outros no início do ano. Ainda mais se o Abad vender o Pedro e o Ayrton. Se não cair, entretanto, o mérito vai mesmo para o Abel, e não porque seja um grande técnico estrategista, mas porque sabe motivar e segurar a onda da insatisfação com salários, etc. etc.

    Aí então, se escapar da queda, ainda teremos 2019 inteiro para configurar o sétimo e bíblico ano de vagas magras patrocinado pelos Faraós da Flusócio.

    Solução só em 2020 e com uma coligação das oposições do Clube, pois, para mim, Pedro Antonio ainda é uma incógnita: não é nenhum “Messias”, e ao que parece que tem fortes ligações com a patota da Flusócio.

    SDs T

    1. ” Pedro Antonio ainda é uma incógnita: não é nenhum “Messias”, e ao que parece que tem fortes ligações com a patota da Flusócio.” Ass CR-0(zero)

          1. Não sei quem é só sei que é muito metido. Provavelmente mais um destes machos alfa de terceira idade que habitam o blog do tipo que “se acha”. Sobre o que disse acima: acho Pedro Antonio pouco confiável sob o ponto de vista político, pois pode ser a opção da Flusócio – que está mais do que queimada – ela vai querer arrumar alguém para se manter na esfera do poder e parece que Pedro Antonio tem tomado atitudes de não enfrentamento com eles no Conselho. Se ele vier bem cercado por gente de futebol profissional pode ser um alternativa, mas se não vier, permaneço na minha dúvida. STs

  22. Pra vcs verem como esse time do Fluminense é ruim, o Patético MG , que meteu CINCO na gente, teve que cagar sangue para vencer o LANTERNA Ceará com um golzinho na bacia das almas.

  23. Boa noite.
    Hj assisti à este patético show de horrores que foi o jogo contra o santos.
    No intervalo, já me dava por satisfeito com o empate, por reconhecer que i santos acabaria fazendo um gol e vencendo o jogo….
    Não deu outra….
    Não é de hoje que o fluminense se apequenou….Já vem de longa data…..
    No final dos anos 80…..e se agravou nos anos 90…..
    Para se ter uma ideia, em 1992, decisão da copa do Brasil…contra o Internacional.
    Jogo de ida…laranjeiras, com Vitória do flu 2 a 1.
    Final de campeonato, inimaginável o fluminense futebol clube não jogar para uma plateia de , no mínimo, 50 mil torcedores..capacidade que o estádio das laranjeiras não comportava, e não comporta.
    Jogo de volta….beira rio , para um público infinitamente maior do que o nosso nas laranjeiras…
    Moral da história???
    Já um sinal claro de quão pequeno o fluminense já vinha se tornando…Já sendo desrespeitado pela FERJ nos estaduais…e tendo sua marca cada vez menos influente no cenário nacional.
    De 1996 a 1999, todos já sabem….
    A partir de 2000, com a entrada da Unimed, respiramos um pouco, ganhamos 6 campeonatos ( 3 estaduais), recuperamos o prazer, o orgulho de vestir nossa tão tradicional e imponente camisa, e vimos nosso time entrar nas competições não como mero figurante, como agora.
    Não digo com isso que esse período tenha sido apenas de sucesso, longe disso…se em alguns anos sonhavamos com títulos, no seguinte brigavamos contra o rebaixamento, como foi em 2006, 2008 e 2009 e 2013, o que também deixou claro que aquele modelo de gestão com interferência clara do patrocinador na gerência do departamento futebol, com escolha de técnicos , etc……..estava longe de ser o modelo que trouxesse estabilidade, transparência e confiabilidade da nossa instituição, perante seu maior patrimônio, que foi e sempre será sua apaixonada torcida.
    Este longo texto e para tentar, nesta noite triste de mais uma derrota do meu time de coração, expressar minha indignação com aqueles que ha 30 anos vem distanciando o fluminense do patamar de Grande clube do futebol brasileiro, que vem contribuindo para diminuição da sua torcida, e acabando com a esperança de torcedores mais “antigos” como eu, de poder presenciar novamente , festas monumentais , espetáculos inesquecíveis, como , dentre outros, a final dos brasileiros 1984(maracana) 2010( engenhao) , e da libertadores e sulamericana de 2008 e 2009, respectivamente.
    Muitos dos dirigentes de gestões passadas já faleceram, mas fica meu apelo aos atuais gestores da flusocio, ao presidente Abad, não deixem que o amor que essa imensa e apaixonada torcida sentem pelo nosso clube diminua, se enfraqueca e acabe, pois nos todos tricolores, não podemos imaginar o futebol sem a existência do nosso eterno e mais amado FLUMINENSE FUTRBOL CLUBE.

    Boa noite
    Marcelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *