O retrato do Flu na Libertadores

Pela terceira vez em quatro jogos, o Fluminense saiu atrás e mostrou força para reagir e conquistar os pontos necessários para deixá-lo na liderança do Grupo D da Libertadores. Com oito pontos, está a um empate contra o Junior Barranquilla da classificação antecipada para as oitavas de final.

Em noite de chuva fina no Maracanã, o Santa Fe jogou a sobrevivência, e por isso se atirou com sede ao pote, acuando o Tricolor em seu campo de defesa, durante todo o primeiro tempo, felizmente terminado em branco.

Parecia claro que a conta chegaria em algum momento ao time colombiano, que arriou os pneus justamente quando conseguiu o seu gol, com Jersson, depois de belo contra-ataque, aos 12.

O Flu, que se viu outra vez limitado na saída de bola, corrigiu os muitos brancos que deixou em campo e entrou no jogo quando Fred, aproveitando passe de Kayky, marcou pela quarta vez, passando a terceiro maior artilheiro do país na competição.

O melhor ficou para depois da entrada de Cazares e Caio Paulista, que evolui como jogador. O atacante aproveitou passe primoroso do equatoriano para tocar na saída de Castellanos, virar o placar e fazer a chuva cair forte, como que para lavar a alma.

A esta altura, o Santa Fe já não resistia, e o Flu mostrava por que dele não se deve esperar perfeição, mas transpiração. Inteiro, esteve perto do terceiro gol, de novo com Caio Paulista.

Mas o 2 a 1 refletiu melhor o que foi a partida: um time que sabe se defender, embora não intransponível, com eventuais deslizes reparados pelo ótimo Marcos Felipe, e ser letal quando as chances lhe aparecem e o jogo se mostra à feição.

Tem sido este o retrato do Flu na Libertadores.

Que, na mesa de cabeceira dos tricolores, tem garantido noites de sono reparadoras a todos eles.

[Foto: Alexandre Cassiano/O Globo]

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

109 thoughts on “O retrato do Flu na Libertadores

  1. Fora Egídio/D. Barcelos!

    Ter q escolher entre Egídio e Danilo Barcelos é o mesmo que ir num aniversário na casa de Oni, e escolher entre beber Itaipava ou Schincaralhol, como dizia o querido e sumido Tim Maia (espero que esteja bem, independente de lado político).

  2. A partida que o Fluminense venceu o Santa Fé no Maracanã não foi de encher os olhos da torcida, mas apresentou para nós que teve luta principalmente no segundo tempo, principalmente com as mexidas do Roger que tem de entender que não tem de se prender a titularidade de jogador a ou b.

    O Cazares pode ser titular?

    Se ele pegar uma melhor preparação como aquele do Atlético MG, o time vai crescer.

    A zaga tem muito crédito, mas está tomando gol em todas as partidas naqueles momentos que o adversário está ditando o ritmo do jogo.

    O Flamengo pode ser considerado favorito na decisão do carioca? Pode sim.

    O diferencial nesse momento é que ele vai encarar o Fluminense.

    Creio que a cota de partidas ruins como foi a do Fluminense diante do Santa Fé tenha sido só esse e já contra o Flamengo, a estória muda de figura. Importante eles do lado de lá entenderem que tem um rival à altura, pelo menos dentro das quatro linhas.

  3. Eu não espero muita coisa do Flu no sábado.
    Depois de ter visto os jogadores correrem como fizeram em um campo pesado como ontem ?
    Espero não .
    Coisa de louco este calendário.

  4. Tomo a liberdade de recolocar o meu primeiro parágrafo lá de baixo aqui em cima.

    ” Hoje, à noite, entra em campo o time que ia se acabar no brasileiro do ano passado, pegaria uma segundona e nunca mais sairia de lá. Hoje, à noite, entra em campo o time que nunca mais chegaria à disputa de uma Libertadores coisa só para os grandões. .
    Então, não é possível que se esteja exigindo que este time dê goleada hoje e no próximo jogo contra o outro adversário. Cada jogo é uma história.”

    Porra, tenho pena de torcedores que “sabem” muito bem como futebol é.
    (13/05/21)
    ppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq. pppppppppppppppppppppppppppp

    1. PCA, cuidado!
      Oh, o Tchutchuca, alvo móvel e porta voz do TG, vai reclamar.

      Atenção Tchutchuca!
      Fica na sua! Kkkk

  5. Jogo difícil que ficou parecido com os minutos finais da primeira vitória que o Fluminense teve contra o Santa Fé lá em Letícia, na Colômbia.

    O time deixou o Santa Fé tomar as ações da partida tendo maior posse de bola e ainda levando constantes perigos ao gol do Fluminense. Era questão de tempo sair o gol deles, haja vista a equipe tricolor estar jogando acuada.

    Mas as modificações que o Roger fez, mudaram o panorama da equipe que passou a tomar mais atitude e colocar o Santa Fé no lugar dele.

    Vitória suada mas importante.

    Bom o resultado do River que venho secando todas as rodadas.

    Liderança do seu grupo e esperar que diante do Flamengo, o Fluminense tenha mais atitude em tomar as rédeas da partida para buscar a vitória, que é muito possível sim.

  6. 1 – Foi tenso, mas isso é Libertadores;
    2 – O Santa Fé fez bem o dever de casa, estudou o Fluminense e só não pontuou no Maraca devido às substituições feitas pelo Roger;
    3 – Tô começando a acreditar que temos banco;
    4 – O Fred está voando e por incrível que pareça sem contusões;
    5 – Enfim temos um bom goleiro e que fica melhor quando não faz pênalti;
    6 – A molecada de Xerém vive a ascensão, pegando rodagem e se tornando cascuda – pena que os que estão aí é apenas para esse ano!
    7 – A partida contra o Santa Fé mostrou que o Fluminense está disposto, que o time tem poder de reação e que a responsa para seguir na competição agora é do River Plate;
    8 – O Caio Paulista joga no meu Fluminense, sobretudo nos jogos que ainda restam nessa fase da LA para pegar rodagem;
    9 – Que tal Nênê no segundo tempo e Cazares no primeiro?;
    10 – Tem muita gente que não gosta, mas estamos como líder de grupo na LA e na decisão do Carioqueta, avante Flusão!

    ST

  7. Cá estre nós, é bom nos acostumarmos ao sofrimento.
    O Roger monta o time para dar a bola e jogar no contra-ataque.
    Ele insiste com alguns jogadores justo pela capacidade de recomposição e de doação na defesa.
    Portanto, vamos que vamos, turminha.

    1. Correção caro Amaury, se me permite o esquema do Roger não é esse.
      É vamos que vamos para ver no que vai dar, quem sabe dá certo.
      Isso mesmo, parece enredo de escola de samba.
      ST

  8. Minhas opiniões sobre o jogo:
    1. Roger continua errando na escalação.
    2. Fred continua sendo o Fred.
    3. Nenê não pode ser titular absoluto.
    4. Enfim temos goleiro, Marcos Felipe.
    5. Minhas desculpas a Caio Paulista, nem pelo gol da vitória, mas tem se apresentado bem quando tem entrado.
    Feliz com a vitória e o segundo tempo de jogo, mas preocupado com a insistência de Roger com determinados jogadores.
    ST.

  9. O jogo só acaba ……. quando termina.
    Mais do mesmo !
    Depois de assistirmos o adversário bailar por todo o 1° tempo e tomarmos um gol plugamos na tomada e viramos o jogo com golaços de Fred e Caio Paulista.
    Assim a gente acaba chegando.
    E vejam que estamos no grupo da morte.

  10. Time esquizofrênico!
    Técnico bipolar.
    Porra, todo jogo é a mesma coisa. Joga mal pra caralho no primeiro tempo, toma gol, sempre por falha estupida da defesa, e no segundo tempo resolve jogar bola e ganha a parada!
    Faz tempo que eu observo e comento o ótimo desempenho do Caio Paulista, o Dodô dos tempos modernos. Gol de craque, joga com garra, corre pra ganhar todas. Temos uma ótima opção para jogar desde o começo ou entrar no segundo.
    Minha pressão subiu, tomei um Atenolol, agora tou mais tranquilo. Líder do grupo na Libertadores é sonho de uma noite de verão.

    1. Sim, mas eu acho que o Flu tem que olhar para o lado direito tb. Calegari é fraco, o cruzamento que fez e quase saiu gol foi um passe de qualquer jeito sem olhar o que estava fazendo. Fora isto , corre errado, joga com cara de assustado o tempo todo e é inútil ofensivamente quase todos jogos. Digo isto porque é novo e ainda tem jeito de consertar.

  11. Perfeita a análise do comentarista da Tv comembol!
    O Santa Fe sabe que o Egídio é o ponto fraco da defesa do Fluminense.
    Cara experto.
    ST

  12. STT.

    O Fluminense precisa fazer mudanças de jogadores, algumas peças estão sem sintonia com o jogo. Colocaria Casares no lugar do Nenê e Gabriel Teixeira no do Luiz Henrique. Que coisa, o Fluminense jogou bem com Kayky em uma ponta e Gabriel em outra. O futebol é simples, repete o que dá certo, se inventar, tudo dá errado.

    Saudações Tricolores.

  13. É esse time que quer ganhar Libertadores e o carioca em cima da selemengo? Kkkkkkkk
    Na boa, vcs estão de sacanagem né?
    Se o Fluminense ganhar o carioca, eu mudo meu nick para ‘Peter Pan tricolor’ ou então ‘vida longa aos usuários de óculos rosados’, ou ainda ‘Mario Ballantines é foda’ …
    podem printar e escolher.
    Esse time só engana à dupla dinâmica.

    1. Você precisa torcer mais pelo Fluminense, como torcedor que diz ser e esquecer o time do Flamengo. Eu, pessoalmente, como torcedor de coração do Fluminense, apesar de gestões deslumbradas, acredito no Fluminense. Contra tudo e contra todos, no Campeonato Carioca e na Libertadores. É o único jeito de acreditar em algo no Brasil que vale a pena.

      Continuo confiante e acreditando no meu Tricolor.

      1. Eu torço Juarez (muito mais do q imagina), mas não dá pra desvincular, ainda mais sabendo q podemos enfrentá-los em 3 ‘mata-mata’.
        Tem visto os pênaltis em sequência pra eles, sem contar o poderio financeiro, a preferência da mídia, etc…?
        É bom o presidente Mário ficar de olho, pra depois não se arrepender.

    2. Esse time é o líder do seu grupo com 8 pontos ganhos, Nando.
      Já o Fluminense de 1985, foi desclassificado com apenas 2 pontos.
      Fred te pegou!
      Mais um gol do Caio Paulista.
      ST.

  14. O pior primeiro tempo do ano!
    Puta que o pariu!
    Time lixo comandado por um técnico de merda.
    Desse jeito vamos perder.
    Defesa péssima (esse Egídio é um cocô), volantes não marcam, meias não funcionam, ataque isolado do resto do time.
    Tem de sair o Luiz Henrique e o Nenê para entrar o Biel e o Cazares ou o Ganso.
    Tá muito feia a coisa.

  15. PQP, fim do primeiro tempo e saímos no lucro.
    Parece que estamos jogando fora de casa e na altitude da Colômbia.
    Kayky doido pra arrebentar e a bola não chega no moleque, Nenê sendo o Nenê de sempre e a bola não chega no Fred.
    Eu aqui, com mais um compromisso de R$ 39,99 pra assinar o canal da Conmebol pra ver essa merd@.
    Mas como bom Tricolor, espero melhoras no segundo tempo, até mesmo porque se continuar assim o Santa Fé leva três pontos pra casa hoje.
    Pra cima Fluzão!

  16. Cruz credo.
    O Madureira, quer dizer, o Fluminense, deu muita, mas muita sorte. Era para estar pelo menos 2 a 0 para o Santa Fe.
    Marcação patética e frouxa, pseudo tática de dar campo ao adversário. Balela. Não sabem marcar nem tomar a bola mesmo.
    Contra ataque? Nem pensar.
    Vai ser na sorte ou numa bola parada marota.
    Este “estilo” de jogo não se sustenta na LA.
    Nem em torneio nenhum.
    Está difícil pessoal, haja sorte a nosso favor.
    ST

  17. 30min.
    5 mim de brilhareco e mais nada.
    Só dá Santa Fe.
    Todos os comentaristas do mundo falam a mesma coisa. Devem estar todos errados.
    Falta velocidade, jogar mais junto e não dar posse de bola ao adversário.
    Tá difícil, vamos torcer.
    ST

    1. Não é possível que esse time seja treinado.
      Se é treinado, ou o treinamento é estúpido, sem sentido, ou os jogadores são estúpidos, não assimilam nada do treino.
      O time joga mal?
      Não, o time não joga futebol.
      O SF de posse da bola, o Flu não marca, só recua, até o SF cruzar a bola.
      Irritante é saber que esse time pode jogar mais. Mas falta um treinador de qualidade.
      À espera de um milagre!

      1. Exato caro José, fica difícil de acreditar que este time treina bem e rende o que o técnico quer.
        Veja que já são várias partidas onde o mundo inteiro já apontou as falhas e pontos fracos, mas o Roger insiste na convicção dele.
        Não está dando certo, ele tem que repensar seu modelo de jogo.
        ST

  18. Amigos, para quem não tiver paper view da Comembol (como eu) sugiro o site: futebolplayhd.com. Com uma internet de velocidade razoável é possível ver o jogo sem quase nenhum travamento e pouca propaganda. Sds tricolores.

  19. Vou repetir.
    O elenco do Fluminense é bom, o time “principal” é bom.
    Mas os “treinadores” passaram um tempo enorme, insistindo em bostas como iago, iuuuuuuuuri, hudson, e outros. Não satisfeitos ainda contrataram wellington, boba_adilha, ér_nandéz, e o etc.
    Só aqui são seis a menos. Gente boa que não cabe mais em futebol profissional. Talvez os contratantes acreditem em “À espera de um milagre” para esses caras. Eu também espero, porque com eles em campo, só um milagre.
    Agora o Martinelli talvez esteja fora do jogo de hoje.
    Por quê?
    Estava “ajudando” o time a se classificar, para a final do campeonato que nenhum clube “quer”.
    Enquanto Martinelli se contundia, André que voltou de onde não foi, assistia tudo da platéia.
    Por quê?
    Porque André está em um clube que administra seu jogador muito mal, ou faz de tal modo, que tudo acabe como o caso Miguel.
    André já deu mostras que pode fazer melhor que iuri, wellinton, hudson,e o etc.
    Mas o André dá lucro para alguém do clube?
    Provavelmente não!
    Então manda para um lugar onde ninguém vai lembrar dele.
    Assim como o Mascarenhas.
    Escrevi outro dia, sobre o número enorme de jogadores horríveis no West Ham e no Everton. Dois times onde Mascarenhas, André, Miguel, e outros tem vaga de titulares. Falta de sorte terem nascido no Brasil, e iniciado a carreira no Fluminense FC, lugar de pessoas não muito confiáveis para administrar um clube de futebol.
    Mas o time que vai a campo hoje, se jogar sem dar ouvidos ao cara de fora do campo, e praticando o futebol que fez os três gols contra a Portuguesa, ganha o jogo sem sufoco.
    É jogar bola, sem os atacantes jogarem de laterais, e o meia armador se preocupando com “armar” o jogo.
    E torcer para não ser necessária as entradas de luca, cpaulista, hudson, Iuri, boba_adilha, ér_nandéz, e o etc.
    Dá pra ganhar, mas tem o Roger.

  20. A formação de valores nas divisões de base do Flu é como se fossem ondas do mar chegando à praia.
    A cada ano ‘deságua’ da ultima categoria da base um grupo completo com mais de 20 jogadores.
    Pelo menos dois jogadores para cada posição. Pelo menos, dois.
    E ‘da areia da praia’, i.e., dos profissionais, não sai ninguém. Salvo um ou outro que muda de clube.
    Pelo contrário, entre os profissionais há sempre vários ex-moleques de Xerém amadurecendo para brilhar, i.e., garotos que vieram de gerações anteriores e estacionaram nos titulares para completarem seu desenvolvimento.

    Então, não há outra coisa a fazer senão desovar os recém-saídos de Xerém, vendendo, emprestando ou liberando muitos deles. Não há como deixar que todos – ano a ano – se ‘amontoem’ na areia, enquanto ondas de outras gerações vão se aproximando da praia para se juntarem a eles.

    A grande questão é qualitativa e não quantitativa. Deveríamos ficar com as pérolas e liberar aqueles que ainda precisam ser melhor desenvolvidos, amadurecidos, polidos.

    Ao passo que – creio – fazemos exatamente o oposto.

    Passamos a peneira, damos ou vendemos a preços baixos aqueles que são os melhores e ficamos com os que precisam de mais tempo de aprimoramento no futebol ou nasceram para outras profissões.

    Em síntese, plantamos, colhemos, debulhamos, porém ficamos com o joio e deixamos que se perca o trigo.

    1. O assunto em tela merece um bom debate Amaury.

      O que vc coloca ainda possui até outras questões sobre o garoto “torcer” pelos rivais e vem aquele caso do Praxedes.

      O tema Xerém pode voltar aqui no espaço parceiro.

      ST

  21. ,Pois bem.

    Hoje, à noite, entra em campo o time que ia se acabar no brasileiro do ano passado, pegaria uma segundona e nunca mais sairia de lá. Hoje, à noite, entra em campo o time que nunca mais chegaria à disputa de uma Libertadores coisa só para os grandões. .
    Então, não é possível que se esteja exigindo que este time dê goleada hoje e no próximo jogo contra o outro adversário. Cada jogo é uma história.

    Mas, o Flamengo está querendo público nos próximos jogos com o Flu, e o Presidente do Fluminense não esta querendo. Pombas, que paranoia miserável esses caras do Flu parecem ter pegado.
    Ora, que mal faria colocar quarenta e cinco mil pessoas no Maraca? Pessoas comprovadamente saudáveis, porque quem estiver com problemas não terá nem vontade de sair na porta da sua casa.
    Mas o Fluminense deve estar com os cofres cheios. O Flamengo, como não está, quer arranjar. …
    (12/05/21)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> . .

  22. Martinelli é dúvida, por estar sentindo o adutor da coxa.
    Aí reside o problema do Flu neste ano. Cobertor curto.
    Se enfrenta todas as competições da mesma forma, para vencer, ficará sem elenco em todas elas.
    Aí eu pergunto :

    O Martinelli faria mais falta contra a Portuguesa do que possivelmente fará no jogo de hoje, pela LA ?

    A insensatez a serviço do futebol profissional.

  23. Não gosto muito de conspiração não, mas a CONMEBOL está dando uma ajuda para o flamengo danado. Todo jogo tem pênalti, cartões amarelos para os adversários, e os outros times brasileiros sendo garfado. Será que eles chegaram no patamar de roubar até internacionalmente?
    O Fluminense tem que abrir os olhos, até agora 2 pênaltis e nenhum a favor.

  24. O caso Miguel para mim está encerrado e a questão tem que ser resolvido na Justiça que é o lugar certo.

    O que fica com mais esse aprendizado, é os dirigentes que administram o Fluminense passem a ter mais cuidado com a base no que se refere aos contratos formulados e ainda a formação e cumprimento deles, pois o que não dá é o Clube dispender uma grana enorme sobre o jovem a, b ou c e depois ver que o dinheiro empregado está parando em outro lugar que com certeza não são os cofres da Instituição.

    Nessas horas é que falta também o Conselho de Administração do Fluminense fiscalizar o que acontece no dia a dia do Clube. Parece que vão lá se reunirem e comportarem como se estivessem na Academia de Letras.

    1. BSB, se me permite, acho que é ponto pacífico que a diretoria do Fluminense, aí eu falo de forma bem abrangente mesmo, se comporta como se estivesse administrando uma instituição amadora e sem responsabilidade sobre a emoção de milhões de seguidores. Por isso, penso que, numa tentativa de alavancar essa governabilidade, seria a formatação do conselho representativo dos sócios torcedores, tendo direito, inclusive de participar de todos os eventos sociais, econômicos administrativos, etc, além, claro, com direito a veto e voto.
      É pedir muito? é.
      Mas sabemos que uma caminhada, só se inicia se dermos o primeiro passo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *