Virada, festa e polêmica

O sabadão tricolor teve um golaço de falta de Gustavo Scarpa, uma virada alucinante dois minutos depois, com o zagueiro artilheiro Gum (agora também recordista em jogos no Brasileiro pelo Fluminense, 188), Horto Mágico, torcida empolgada em Volta Redonda… O vento parecia soprar a favor, em três cores.

Porque, contra, quem soprou foi Jailson. Não aquele goleiro folclórico que entrou para a história do futebol amador, ao arremessar a bola para dentro do próprio gol. Mas o árbitro da federação baiana Macedo de Freitas, que protagonizou o lance mais pitoresco da noite – e, possivelmente, da rodada –, ao marcar pênalti num lance em que o atacante Grafite furou a bola, depois de resvalar a sua chuteira em Wellington Silva, que só o acompanhava na jogada.

O vento encanado do instrumento de Jailson prejudicou flagrantemente o Fluminense, que acumularia duas vitórias em dois jogos no Brasileiro e dormiria na liderança da competição, já que o Palmeiras, adversário de quarta à noite, havia perdido para a Ponte Preta pouco tempo antes.

O 2 a 2 não arranha a confiança do time, como chegou a dizer Levir Culpi, mas empatar “em casa” contra um clube egresso da Série B está longe de ser considerado um bom resultado. O Fluminense só terá a dimensão de seu prejuízo na sequência do campeonato. Se o Santa Cruz mantiver o bom momento (está invicto há 16 partidas) e tirar pontos de outros grandes em seus domínios, então, o tropeço será atenuado.

Adepto de um modelo de construção de jogo através de passes desde a defesa e da transição rápida para o ataque, além da preferência pelo 4-2-3-1 com linhas bem compactas, o técnico Milton Mendes, 51, formado treinador em Portugal, mostrou que tem de fato um time organizado nas mãos.

Para a Copa do Nordeste e o Estadual, dos quais sagrou-se campeão, deu para o gasto. A interrogação reside no Brasileiro, competição em que o Santinha bem que gostaria de repetir o fenômeno Leicester, da Inglaterra, mas a limitação técnica da equipe e o tradicional número elevado de candidatos ao título, a princípio, parecem ser os obstáculos.

A seu favor, os jogos no Arruda, onde é fortíssimo, embora não seja o bastante. Para brigar no topo da tabela, o Santa conta com o embalo do momento, o aparente bom jogo coletivo, a consistência defensiva, o momento iluminado de Grafite, autor dos dois gols, e, eventualmente, até com a mãozinha do árbitro, ainda que não fosse essa a intenção de Jailson.

Enquanto a surpresa Santa Cruz não se confirma, o Fluminense, que só por sua grandeza sempre entra como candidato, reencontra mais uma vez Cuca no meio de semana. Será o primeiro duelo entre as equipes desde a semifinal da Copa do Brasil do ano passado, confronto em que o Tricolor também foi duramente castigado pela arbitragem.

Tem cara de “final”, uma destas muitas que o time disputa em sua longa procissão no Brasileiro e que fazem desta competição, ao menos na opinião deste colunista, a mais atraente do nosso calendário.

***

Gol de falta

O time mostrou poder de reação. E ganharia não fosse o erro grave do árbitro. O Fluminense não virava uma partida desde a semifinal da Copa Sul-Minas-Rio (Primeira Liga), contra o Internacional.

Não chegou a criar o número de oportunidades do jogo de estreia, no Estádio Independência. Mas foi mais eficiente, porque, mesmo com número inferior de finalizações, marcou duas vezes.

Richarlison quase marcou de bicicleta no primeiro tempo, mas, como Fred, pouco recebeu dos jogadores de meio de campo. O contra-ataque também não funcionou. O que explica os dois gols marcados em cobranças de bolas paradas (um de falta, o outro de escanteio).

As entradas de Gerson e Marcos Júnior também não surtiram o efeito desejado. O Fluminense só melhorou no segundo tempo porque levou um gol (bonita tabela de Tiago Costa com Keno) logo no início e teve de sair para buscar o resultado na base do abafa, adiantando as suas linhas.

Pode fazer melhor no Allianz Parque. Palmeiras x Fluminense está pintando como um jogo ainda mais interessante.

E bem arbitrado, espera-se.

***

semana

“Todos os seres vivos buscam a felicidade. Direcione sua compaixão para todos.” [Mahavamsa]

Uma excelente semana a você!

309 thoughts on “Virada, festa e polêmica

  1. Honestamente acho que o time melhorou em relação aos treineiros anteriores.
    O problema é que o time fica jogando em função de um unico jogador. É bola pra frente pro dom fredom, cruzamento pra dom fredom……para mim fica muita limitado.

    Antes que os defensores de dom fredom venham reclamar, esta é a minha opinião!

    Contra o palmeiras vai ser tenso…..

    ST

  2. Entra técnico, sai técnico e ninguém consegue mudar a cultura da vagabundagem no clube.

    Treino 15:30h segunda e terça.

    Que beleza….

    Só vejo uma pessoa capaz de mudar esse cenário e incutir na mente desses vagabundos que não se alcança o SUCESSO sem TRABALHO!

    Mas…só vai assumir em janeiro.

    Até lá….

  3. Joguinho ridículo, o time não jogou nada, continuamos na mesma, sem tática alguma e Levir, pelos comentários, já não é mais unanimidade.
    Precisamos de reforços com urgência e de preferência um armador tarimbado pois o Scarpa não consegue jogar só na armação do time.
    Mas vem aí o Maranhão.
    Deus nos ajude.

    1. João,
      Também estou achando estranho este novo espaço, as vezes tenho dificuldade para localizar os comentários.
      Creio que se os mesmos viessem na continuidade de seu texto e numerados (como sempre foram), ficaria melhor.
      Minha opinião.

  4. Fala Garcez!

    É meu amigo, o Fluminense ontem conseguiu um empate com o enjoado Santa Cruz que é um time que vai dar trabalho pra muito time ai! Ontem está provado que esse time é Scarpa e mais 10! Como joga esse rapaz, um golaço de falta! Pena que não é no Maracanã, mas seja em qualquer lugar dá gosto de ver esse menino jogando e uma pena que tem muito europeu e não acredito que fique esse ano. Eu espero que fique, mas muito difícil com essa maldita janela de transferências.

    Olha, apesar do vacilo do juizão, foi um bom jogo! Apesar do gol do Gum ter sido bem polêmico, o pênalti a favor do Santa Cruz foi um exagero! E esse Grafite é um jogador malandro e matador, pois é! Foi um jogão de bola entre Fluminense e Santa Cruz, mas claro fiquei p#$@ da vida com esse tropeço, era jogo pra ser ganho, mas fazer o que? Pensar no próximo contra o Palmeiras que perdeu ontem pra Ponte Preta e que esse jogo de quarta o Fluminense tenha mais vontade e ao mesmo tempo cuidado sabendo que o Palmeiras tem bons jogadores como aquele Gabriel Jesus e outros.

    Espero que dá próxima vez o sr Jaílson Macedo de Freitas for apitar um jogo do Fluminense que tenha feito um belo exame de vista pelos erros que cometeu ontem, mas ainda confio nesse menino Richarlison e espero melhoras nesse time, porque treinador a gente tem! O Levir tem que ser nosso técnico até o final do Brasileiro, é um técnico inteligente, malandro, vitorioso e esperto.

    Vamos ver como serão os reforços, vou analisar quando esse Maranhão jogar pra ver se ele será útil, ele por exemplo fez um bom campeonato ano passado com a Chapecoense e ainda jogando bem nos dois jogos contra a gente na qual saímos derrotados, no jogo no Maracanã esse cara deu um trabalho. Já o William Matheus me lembro dele e não tenho boas lembranças, ele jogou no Vasco e em 2013 foi o nosso algoz na Copa do Brasil quando ele jogava no Goiás. É um bom lateral e espero que ele ajude o Fluzão, pois qualidade técnica ele tem, veremos quando estrear.

    Queria ver nesse time do Fluminense, o Felipe Amorim e acho que o jogo de ontem era jogo para ele e não para o Gerson que não esta mais com a cabeça no Fluminense e sim na Roma, ainda falta nesse time um meia de ligação! Um 10! Um cabeça pensante nesse time! Sei que tem no mercado sul-americano e aqui no Brasil.

    Valeu Garcez! Eu confio no Fluzão, foi um bom jogo ontem, mas não pode ficar vacilando dessa maneira, se bem que o Fluminense só tem tomando vários vacilos nesses campeonatos. ST e que venha o Palmeiras! Acredito num bom jogo e claro muito sofrimento. Belo texto!

      1. Só lembrando Garcez! O Cuca não estará no comando do Palmeiras pois foi expulso no jogo contra a Ponte Preta, o Palmeiras deve ser comandado pelo coordenador técnico Alberto Valentim. Mas que na quarta que vença o Fluzão!

        Grande abraço e ST!

  5. Deixa eu ver qual foi a escalação do time para este jogo e as substituições…. ahhhh… tá… o “imexível” continua ali. Então o resultado foi melhor do que o esperado.
    Continuarei sem assistir jogos deste Flu. E os campeonatos europeus estão acabando e a TV aberta aqui de Brasilia só passa jogos do Flarghhh….
    ________________________________

    Sendo sincero… não gostei do jeito que ambos os blogs ficaram. Tanto lá no NetFlu como aqui achei que ficou… sei lá… espero que tenha ficado melhor para quem os gerencia. Eu, particularmente não gostei. Mas é só opinião.
    SSTT

      1. Sobre este problema do novo blog, o negócio é falar o que sente, sem rodeios, e apresentar alguma sugestão, pois o João não tomará como ofensa.
        Eu já me manifestei, o João já respondeu, mas continuo dizendo que, como disse outro comentarista, a fonte está muito ampla, e fica uma distância sideral entre os comentários, e para se localizar um comentário anterior, por algum motivo, á muita mão de obra.
        Contudo, a visibilidade, a clareza, tudo ficou muito bom.
        Mas todo começo é sempre um teste.
        ddddddddddddd

        1. Exatamente isso, Paulo! Recebo tudo como rica contribuição. Estou aguardando a designer responsável, Priscila Paranhos, voltar de viagem para fazer uma reunião com ela. Discutiremos exatamente questões relacionadas a melhorias. Obrigado, uma boa semana a você.

    1. Enquanto nosso espetacular centroavante estiver sob contrato, será está pasmaceira e com o agravante é que ele é nocivo ao grupo e infelizmente o Levir bem que tentou mas também sucumbiu ao poderoso centroavante.

    2. Agora descobri porque não assiste aos jogos do Fluminense, não passam na TV aberta.
      Ptz, normal, não precisava ficar inventando que não vê só porque o Fred vai jogar.
      Tsc, Tsc, tsc

      1. Caro,

        Será que alguém acha mesmo que as apresentações de um time em que os jogadores dizem que “não entraram ligados” e que, vira e mexe, fazem apresentações que parecem mero passatempo, empolgam a torcida?

        Só falta dizerem que a culpa é da torcida, que não gosta de ver sempre mais do mesmo.

        ST

  6. Quem acha que o Flu não podia empatar com o Santa Cruz, não entende nada de futebol. Na Inglaterra muitos achavam que não poderiam empatar com Leicester em casa mas acabavam perdendo para o Leicester. E no final do ano o Leicester foi mais longe ainda e acabou sendo campeão calando a boca de muito gente.

    1. Correndo o risco do Santa Cruz me calar no final do ano, mas a diferença é que o Santa não vai brigar lá em cima, ele vai ser um clube golfinho, vai subir, fazer suas gracinhas e cair de novo (não digo para série B, mas na tabela rsrs).
      Uma coisa é ser Leicester na Inglaterra, outra coisa é ser Leicester no Brasil.

  7. Falando sério, esses fdps desses árbitros continuam dando faltas em disputas normais entre dois jogadores, só porque um canalha se joga ao perder a bola, faz aquela cena infame como se tivesse quebrado a perna, e o soprador não tem condições de identificar uma safadeza dessas.
    Faltas normais de jogo, jogadores levam cartão amarelo por isso, e o soprador fica chantageando o atleta amarelado depois, fazendo gestinhos em qualquer jogada mais forte em que ele intervenha, como a lembra-lo que está amarelado.
    Não é possível que dirigentes, jogadores e técnicos não tenham coragem de se insurgir contra isso, e partir para a pressão, pois todo mundo faz isso quando alguma coisa não lhe agrada.
    Será que esse pessoal do futebol está satisfeito com essas arbitragens?
    Quanto ao jogo, o Flu foi melhor no primeiro tempo, mas não fez o que devia, e deu no que deu.
    O pessoal que marca jogadores sempre como os culpados de tudo, não estão prestando muita atenção que o time é esse que está jogando, tirar quatro ou cinco, como querem, quem ocupará os lugares vagos. A “joias” da base?
    Eu continuo vendo nossos jogadores não sabendo limpar uma jogada com um drible, e mesmo tendo espaço para isso eles preferem tocar para trás ou para os lados, matando um lance em que poderiam penetrar em espaços gritantes,com um pouquinho só de coragem, e criar dificuldades para o adversário.
    E o pior é que vejo nossos jogadores levarem alguns dribles feios, que não podem levar, porque ninguém pode ir no adversário como o boi vai no pano do toureiro. Indo como vaca braba, toma drible de cego.
    Mas isso é coisa que o técnico tem que exigir, ensinar, treinar, até algum aprender a fazer, porque .
    a habilidade do jogador é inata, mas ele tem que aprimorar muita coisa com alguém ensinando, e se e não conseguir aprender, “tchau querido”.
    ggggggggggggggggg

    1. Eu credito ao que o prezado coloca sobre a qualidade de jogador a ou b a sua própria formação de base.

      Vide o caso do Gérson.

      Que papel vem desempenhando em campo?

      O que vemos é determinados jogadores que não conseguem nem controlar uma bola e o passe é aquele tijolo.

      Realmente se não melhorar a formação na base do Fluminense, poderemos ver coisas horripilantes saírem de lá para o time de cima e assim caímos na velha discussão de sempre sobre a qualidade dos jogadores formados em Xerém.

  8. Ontem no calor da emoção, fiz um comentário muito p* da vida!

    Hoje, refletindo melhor, concluí que para um time que terá como única árdua tarefa, a luta contra o rebaixamento, conseguimos conquistar um pontinho.

    Dois ótimos resultados contra times que acabaram de chegar da segundona: uma vitória e um empate.

    Só faltam 39 pontos.

    ST

  9. Nesta rodada, até agora os resultados foram esses:

    Flu 2 x 2 Santa Cruz
    Cruzeiro 2 x 2 Figueirense
    CAP 1 x 1 CAM
    Ponte 2 x 1 Palmeiras
    Santos 2 x 1 Coritiba

    Na época em que o futebol era dominado pelos GRANDES só teríamos aí UM resultado NORMAL: a vitória do Santos em cima do Coxa. Os demais seriam considerados ZEBRA.

    Acontece que de uns tempos para cá, o futebol parece que involuiu e esses resultados considerados outrora como Zebras hoje são rotina e considerados normais.

    Antes do Brasileirão começar se ouviu na imprensa esportiva que ele será um dos mais difíceis dos últimos anos justamente por causa do NIVELAMENTO que hoje acontece no futebol brasileiro.

    Já não existem mais times bobos, pequenos, inexpressivos que borram nas calças quando enfrentam os chamados grandes. Pelo contrário, tem muito grande por aí que faz isso quando enfrentam alguns tidos como pequenos ou emergentes.

    Nós passamos um certo sufoco para empatarmos com o Santinha. O Cruzeiro viu merd@ para empatar em casa com o Figueira. O Palmeiras tão decantado na primeira rodada, sucumbiu frente a modesta Ponte Preta (treinada pelo nosso ex Eduardo Baptista) em Campinas. O CAM, tido como um dos principais concorrentes ao título, penou em Curitiba para também empatar com o Patético Paranaense e por fim o Santos, no sufoco e ao apagar das luzes, virou o jogo contra o Coxa na Vila Belmiro.

    Enfim galera, não esperemos vida fácil frente aos times tidos como pequenos e inferiores. Essa rodada até aqui está dando o TOM do que será esse Brasileirão e do que é a realidade do futebol tupiniquim.

    Até aqui, não somos somente nós os insatisfeitos com o resultado na rodada. As torcidas de Cruzeiro, CAM e Palmeiras também estão p da vida. No jogo da Vila Belmiro, a arbitragem também foi polêmica e aprontou das suas e parece que graças a ela (deu 7 minutos de acréscimo) o Peixe conseguiu a virada no placar, às duras penas.

    Agora à tarde teremos mais dois jogos de tidos grandes contra pequenos e, pelo visto, por os ‘pequenos’ estarem jogando em seus domínios, poderemos ter a confirmação desse ‘nivelamento’ por baixo que acometeu o nosso futebol.

    E não nos iludamos, pois essa será a tônica nesse brasileirão 2016. Aliás, já vem sendo assim há alguns anos, né? Sem ‘molezas’!!!

    ST

    1. Cristalino este seu comentário, caro Jota !
      Existe uma – apenas uma – diferença entre os ditos ‘grandes’ e os ‘de menor expressão’ no futebol brasileiro de hoje : os salários pagos aos jogadores.
      Nem mesmo na presença da torcida os ‘grandes’ levam a melhor : ontem, menos de 3 mil tricolores.
      Espere só para ver o jogo de volta, lá no Recife.

      1. Eu tenho dito e afirmado, que o futebol jogado no Brasil, atualmente, é de terceira linha, e não me surpreendo mais com o que está parecendo surpreender vocês, Jota e Amaury.
        No fundo, vocês tem que concordar com isso, pois os nossos cobras atuais – muito longe dos cobras de outrora em categoria – jogam todos no exterior.
        O que há por aqui é esse material que todos sabemos qual é.
        iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
        , .

        1. Mas eu não estou nada surpreso caro PC. Pelo contrário, há tempos estou consciente dessa nova realidade do futebol brasileiro. Aliás, deixei isso bem claro no último trecho do meu comentário!

          ST

      2. Exato, caro Amaury. Nos jogos dos chamados grandes o público é quase sempre irrisório. Já nos dos times tidos como pequenos e/ou emergentes, o público dá de goleada!

        Tá feia a coisa, né mesmo?

        ST

        1. No caso das torcidas dos times grandes, caro Jota, creio que as ‘turminhas’ ficaram mal habituadas com a geração dos anos 70 – Clodoaldo, Gerson, Rivelino, Jair, Tostão, Pelé, Dirceu Lopes, Amarildo, Garrincha (tão bom quanto o Pelé) e outras feras mais – e pensam (as torcidas) que aquele seria o verdadeiro padrão do futebol tupiniquim. Que o Brasil seria o eterno Reino da Bola, da Alegria.
          Ledo engano !
          Os ET’s enviaram uma geração de craques extra-terrestres que nunca mais – mas nunca mesmo – irá ser replicada (a geração) neste Planeta Terra.
          Um montão de dinheiro e de aproveitadores passaram imediatamente a exercer o domínio daquele novo ‘rio de grana’ e – via mídia – nos fez acreditar que seriamos aquilo … para sempre.
          Neste meio tempo, aqueles que levavam lençóis do Pelé e eram chamados de ‘João’ pelo Garrincha simplesmente foram à luta e … aprenderam a jogar futebol. Não como os extra-terrestres mas como qualquer terráqueo seria capaz de o fazer. E passaram a ganhar dos brasileiros pós-Marcianos, com maior ou menor facilidade, dependendo da ocasião.
          O fato é que deixamos de ser ‘os tais’, os ‘donos da cocada preta’, etc.
          Mas, que tem muita baranga ficando milionária às custas da geração de ouro, lá isso tem, caro amigo Jota.
          E que tem muito ‘terráqueo’ esperando até hoje pelo seu ídolo ‘marciano’, lá isso também tem, Jota.
          Haha !!

    2. E nos dois jogos da tarde/noite a tônica se confirmou: Os gambás foram derrotados pelo Vitória-BA que havia sido goleado na estreia pelo Santinha e o Bostinha empatou em Recife com o Sport que neste ano, pelo menos nesse jogo de hoje (eu assisti) está bem aquém do time de 2015.

      E com isso NINGUÉM venceu nas duas primeiras rodadas do Brasileirão. NINGUÉM foi 100% e com isso permanecemos no G4, na terceira posição, com 4 pontos, pelos critérios adotados de desempate já que SETE times somaram os mesmos 4 pontos nestas duas rodadas.

      Ou seja: início embolado nesse Brasileirão que mostrou, mais uma vez, que os tidos times pequenos estão a fim de engrossar e bagunçar a vida dos times grandes.

      ST

  10. http://www.netflu.com.br/levir-culpi-admite-ter-trabalho-a-fazer-para-encaixar-richarlison-no-time/

    Dá pra se ver claramente em campo que tirar o Richarlison de fora da área caro JG é notório a dificuldade que ele tem no toque de bola.

    Ao meu ver o Levir colocando ele para ajudar na defesa, perde-se também o poder ofensivo de finalização.

    O Levir deixando o Cícero lá atrás cadenciando o jogo no momento do time precisar de velocidade chega a irritar a torcida.

    Um parêntese importante. Claro que a crise está afetando muito o bolso de todo mundo, mas ver o público da partida de ontem é para a direção detectar o que está ocorrendo com o comportamento do torcedor e se for o caso colocar promoções de ingresso que notadamente, o Fluminense paga para jogar qualquer partida que seja em VR a continuar tal situação.

      1. Divulgação do público da partida:
        2.325 pagantes
        3.380 presentes

        1.055 gratuidades…. como funciona esse esquema de gratuidade? É alarmante termos mais de 1000 entradas gratuitas.

      1. Essa é muito fácil Gui!! Resposta: a defesa adversária. Agora se o Ciço se aproximar, junto com o Richarlison o Fred será mais uma vez artilheiro do brasileiro.

  11. Tricolores reclamando de arbitragem é surreal. Soa até como um certo deboche!
    Definitivamente foi um sábado “grafitado”. rsrsrsrs
    C.R.V.G

    1. Fischer, vc falar de deboche é brincadeira né?

      A sua intromissão frequente aqui no nosso espaço tricolor, é a personificação clara disso!

      E por falar em Série B, vcs viram m* ontem para vencerem, em casa, o fraquíssimo TUPI aqui de Minas Gerais.

      Pelo jeito a vidinha de vcs na segundona também não será a moleza do carioqueta! Kkkkkk…

      ST

    2. Caramba, isso que é paixão hein? O blog muda para um endereço só seu e o bacalhau vem atrás… isso é falta de um blog do seu time?

  12. Caro Garcez,
    Dessa vez não concordo com o seu post, em vários aspectos, vamos lá:
    – Empatar com um time egresso da série B, não é demérito uma vez que o Fluminense não ganhou nenhuma vez o do Vasco, QUE É SÉRIE B esse ano e se tronou Campeão Carioca e está há 29 jogos invicto, fora isso o Santinha foi Campeão Pernambucano e Campeão da Copa do Nordeste neste ano em curso;
    – O pênalti, sem hipocrisias, foi pênalti sim, o fraquíssimo W. Silva acertou a perna do Grafite por trás, como sempre mal colocado e não sabendo marcar ou dar combate pelo seu lado campo, como também foi nas suas costas o 1º gol do Santinha, se fosse o contrário com o Fred todos iriam exigir que ele marcasse pênalti;
    – O 2º gol do Fluminense foi COMPLETA e TOTALMENTE IRREGULAR, no início da jogada que originou o escanteio, fred estava claramente Impedido e no gol do Gum, também no início da jogada Gérson estava IMPEDIDO atrapalhando a defesa do goleiro Tiago Cardoso.
    Agora não entendo porque insistir em Gérson e Marco Jr, são jogadores MEDÍOCRES, o Fluminense deu um tremendo GOLPE DO BAÚ na Roma vendendo “gato por lebre” no caso do Gérson e o Marco Jr é um jogador medíocre, mascarado e marrento, está claro que a ordem é coloca-lo em exposição pra ver se aparece alguém interessado nesse bosta de jogador. Era uma partida pra ter colocado o Felipe Amorim e o Magno Alves ao invés desses dois em campo. Como fez o Milton Neves, que ao final do jogo estava com 6 atacantes em campo, arriscando sem medo de sofrer gols, pois sabe que nosso ataque com Fred, Gerson, Marco Jr e os INOPERANTES Jonathan e W. Silva, não incomodam ninguém.

      1. KKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkk… eu depois que escrevi é que vi que havia me enganado com o nome do treinador, mas infelizmente não existe a ferramenta de editar pra consertar o comentário ou exclui-lo, pra copiar, colar e consertar o erro de grafia, então foi assim mesmo.

          1. O cara que, depois de ver o lance em câmara lenta, afirmar que foi pênalti, que o estabanado WS trombou no cara, só pode ser bem ruim da vista.
            WS já parecia sentir que o cara já estava se desequilibrando, nem mexer com o corpo ou a perna na direção do Grafite ele fez. Em momento algum houve choque entre os dois jogadores.
            E tem mais: o WS não é jogador de ir para quebra adversário, ele vai sempre no chão, nunca o vi com o pé por cima em jogada nenhuma, mas toma muito cartão injusto.
            Não sei porque certos torcedores tricolores têm tanta má vontade com o Flu.
            fffffffffffffffffffffffff

        1. Mas existe, isso sim, uma ferramenta para melhorar nossa acuidade de visão, caro Eduardo Estevão.
          O nome dela é ‘óculos de grau’, que pode chegar (o grau) a 6 ou 7.
          Em casos mais agudos, graves, pode ser uma cirurgia de catarata.
          Haha !!

  13. O pênalti equivocado não foi o responsável pelo empate, mas sim a atuação medíocre de um time que, quando a gente pensa que foi, descobre que voltou.
    Vou morrer sem entender Oswaldo e Gerson no time, especialmente este último que já está com as malas prontas pra pqp (enganador de merda!)
    Como bem observou o Amaury, voltamos a jogar pelo Fred e para o Fred como nos velhos tempos.
    Dois pontos perdidos estupidamente que nos farão falta lá na frente, como sempre acontece.
    Time que deseja ganhar o Brasileiro não pode empatar em casa com um timeco como esse Santa Cruz. A não ser que seja pior do que ele.
    Será que somos?

    1. Pedro do Rio,

      Mas o real problema não foi jogar em função do Fred. Ele até tem saído da área para armar jogadas, mas a busca do ventar-avante fixo na área voltou a ser o mais comum.

      O problema é entender quando aconteceu e a razão pela qual voltamos a jogar desta forma.

      Lembra-se da reunião da administração com todos envolvidos, que pacificou a situação entre Levir e Fred?

      Venho destacando a opção que fizemos no clube naquele momento. Optamos por interferir no que o treinador impôs e mudou naquela época.

      Afinal, quando o Levir adotou aquela posição com o Fred, foi passada uma mensagem de mudança é poder na equipe.

      Hoje ele continua com o poder, mas parece que teve que reformular algumas coisas e parece que se perdeu aquela mensagem.

      ST

        1. Onivaldo,

          Mas qual a parte que é imaginação?

          O problema entre eles foi resolvido, mas não da forma como Levir pretendia.

          Aliás, outro colega que comenta no blog também disse isso, mas ressaltou que era para evitar polêmicas negativas que prejudicariam o clube.

          Mas que foi isso, foi mesmo.

          ST

          1. Como vc sabe qual é a forma que o Levir pretendia? Vc é íntimo do Levir? – Tá vendo? aí está uma de muitas imaginações!! O distinto está presumindo algo que não existe. E, com isso tirando o foco da CAUSA. Talvez, fosse melhor vc admitir que a pretensão é sua. Pq afirmar que é do Levir, é forçar de mais a barra!!

          2. Onivaldo,

            Como não há espaço reservado para responder no seu comentário, vou responder por aqui.

            Vamos lá!

            O Levir disse claramente na imprensa que ele tinha mais de sessenta anos e o Fred deveria ir conversar com ele.

            Certamente vc não deve ter lido e nem ouvido isto, porque não iria falar que era imaginação.

            Vejo que você tem uma linha clara e única ao analisar o futebol do Fluminense, pode até estar mal informado, mas não costuma mudar os fatos.

            Dê uma pesquisada e encontrará facilmente o que falei.

            ST

  14. E falo mais: esse penalti não foi nenhum absurdo não, o atabalhoado WELLIGNTON SILVA colocou o corpo no espaço e no momento do chute do GRAFITE. Já vi inúmeros penaltis assim e foram marcados normalmente.

    O atacante arma o chute e o defensor – por trás – , “malandramente”, se coloca no espaço do movimento, desestabilizando o chute. É só ver pelas cameras de trás do gol.

    Mesmo que você queira dizer que não foi penalti, é no mínimo uma imprudência desse estabanado.

    1. Então. … justamente por causa disso não foi pênalti. Não existe nada de errado em tomar o espaço do adversário sendo que para sequer tenha tocado nele. Se tivesse que marcar algo ali, exagerando pois para mim foi lance normal, seria falta do Grafite.

      1. É falta sim atacar o atacante por trás, no momento do chute, daquela forma. Qualquer resvalo faz o atacante “furar”.

        Só que nunca jogou bola interpreta o lance como normal, pois “aparentemente” o defensor “não fez nada”.

        1. Beleza, seu ponto de vista. O meu é o contrário. Continuo achando que não foi pênalti e curioso que ainda jogo uma bolinha redonda para interpretar isto.

  15. Desculpe os chorões, mas não dá pra ficar reclamando de arbitragem não. Quem quer almejar algo nesse campeonato não pode escalar PIERRE e empatar com o Santa Cruz. O time tem uma organização tática RUDIMENTAR, movimentação pífia, esquema de jogo de 30 anos atrás.

    Levir está realizado financeiramente, é um cara boa praça, pela sua experiência daria um bom supervisor, diretor de futebol e tal. Como treinador sempre foi, é e será isso aí: arroz-com-feijão, substituições SEIS-POR-MEIA-DÚZIA.

    Vai continuar insistindo com PIERRE, GERSON, MARCO JR, OSWALDO até o Fluminense ficar no meio de tabela sem chances de título.

    1. É exatamente o que penso do Levir. O sub-20 disputou o Campeonato Brasileiro de 2015 e foi Campeão invicto. Qual dos jovens foram ou estão sendo aproveitados? O técnico de futebol não pode ser radical em suas idéias, sempre agir da mesma forma, independente do adversário, principalmente em manter jogadores de sua preferência em vez do principio tático das partidas, separadamente. O Fluminense precisa de uma Gestão que pense no futuro, tanto dos jogadores como nos torcedores. Temos que ter um presidente que imponha aos técnicos a utilização obrigatória dos jogadores da Base. Queira ou não, lá que estará o futuro do tamanho da nossa torcida e a permanencia da grandeza do nosso Clube. Não entendo por que tirar um jogador que fez a melhor jogada da partida para por um que já está de malas prontas para a Europa?
      Bom domingo a todos.

      1. Caixão e vela, meu caro Gui!! Para a defesa adversária!! Olha, com o Fred em campo não tem placar em branco!!

  16. Considerações da partida de hoje, Garcez:
    Que penalidade descarada que o juiz apitou???
    É nessas horas que aquele juiz ao lado do gol com autoridade pra intervir seria importante sua presença para dizer que não houve a penalidade.
    O Levir vem cometendo seus erros também.
    Veja a insistência dele em colocar o Pierre que tem um passe ruim e não ajuda devidamente na proteção da zaga.
    O Gerson faz o que mesmo? Melhor teria sido a entrada do Felipe Amorim.
    O Cícero cadencia demais o jogo.
    O Scarpa sozinho não pode armar as jogadas e precisa ao seu lado de um armador cascudo e tomara que achem no mercado sul-americano.
    O Levir com essa escalação e suas substituições está deixando o Fluminense previsível e isso os adversários já perceberam e o que tem de ser feito é melhorar o toque de boa ser mais rápido.
    E é bom ele já conseguir mudar a postura do time, pois o próximo compromisso é contra o Palmeiras que jogará em sua casa e vem de derrota diante da Macaca.

  17. Caro João e amigos tricolores,

    Confesso que, a esta altura, esperava mais do time e do nosso técnico.
    Escalações burocráticas e substituições mais ainda.
    Sempre a mesma coisa. Sai o segundo atacante e entra o Gerson. Sai o Oswaldo e entra o Marcos Júnior.
    Se o Douglas tivesse disponível, entraria como segundo volante, indo o Cícero para a armação.
    Decepcionante.

    ST!!@

  18. Esse Levir é um m* mesmo. Não consegue nem fazer um substituição decente. O que passa na cabeça dele em ficar insistindo com o bosta do Gerson? E o Marcos Junior? Esse cara é um brincalhão.

  19. Quanto à resposta ao rapaz que disse que não sou torcedor, assiste razão, já estive dentro e fora das quatro linhas, por isso, percebo com mais facildade essas manobras administrativas, e o torcedor tem que se opor a isso.
    Queira-me bem!
    STs.

    1. Caro Neto, por gentileza, seja mais especifico. Quais manobras administrativa está a se referir ? E, já que esteve dentro das quatro linhas, imagino, que teoricamente, tem conhecimentos técnicos e táticos. Então, abençoado filho de Deus, ajude-nos a entender o porquê de esse time não consegue jogar futebol. Como sabes, mudamos de técnico algumas vezes, e o atual está a quase 90 dias e NADA. Quando muito, trouxe-nos apenas sorte! O nosso melhor momento, ocorreu no primeiro turno do brasileiro 2015, com o Enderson Moreira, quando estivemos entre os quatro primeiros colocados. Depois disso, alguns companheiros aqui do blog, pateticamente, por intermédio de uma PSOCOLOGIA INFANTIL, resolveram transferir para a conta de determinado atleta (FRED) todos os insucessos do FFC. Tirando, dessa forma, o foco da CAUSA. Neto, queremos desfrutar da sua sabedoria e entender o pq esse time definitivamente não joga futebol. ST

      1. Caro Onivaldo, a resposta foi dada a essa rapaziada que vê mas não enxerga, não estou ativa no FP, apenas referi a questões administrativas na escolha desse ou aquele jogador e automaticamente mudança no esquema tàtico.
        Abç

  20. Engraçado isso. Por qual motivo o penalti não foi cobrado contra a administração do estádio, uma vez que foi o gramado quem cometeu a infração, logo após um desequilíbrio em uma literal “pisada” na bola do craque deles. Nem machucou o pé, bateu bem a cobrança…
    Boa noite.
    ST

  21. Voltamos ao brilhante sistema com jogadores estáticos trocando bolinhas até que alguém cruze – do centro de campo que seja – buscando o Fred na área, mesmo estando ele rodeado de adversários.
    Jogamos muito mal, apesar de termos sido ‘operados’ pelo juizim chinfrim.
    Vai ser assim enquanto jogarmos com apenas um meia e sem lateral esquerdo. Só teremos um brilareco quando o técnico adversário for um distraído e não notar que basta anular o Scarpa e marcar o restante por zona.
    Não gostei !
    Acho que estamos voltando à era do tititi, blablablá, mimimí e trololó na imprensa durante a semana e jogar bola que é bom … nada.

      1. Bom a arbitragem deixou mesmo a desejar, como também o fez o Fluzão, mas errou contra os dois times: no segundo gol do Flu, no lance que originou o escanteio o Fred estava impedido e no pênalti para o Santinha, também achei que não aconteceu. O comentarista da partida pelo SPORTV também disse que não daria aquele pênalti.

        Por falar em SPORTV, alguém percebeu o MICO do Luiz Carlos Junior quando o Flu empatou o jogo? Ele ao citar o resultado da partida disse: Agora Fluminense 1 VOLTA REDONDA 1. É mole? Kkkkkk…

        Aí fiquei observando se ele iria se corrigir na sequência, percebendo o erro crasso ou por receber um puxão de orelhas dos colegas e nada. Ficou por isso mesmo! Rsrsrsrsrs…

        ST

    1. Em tempo : o Levir cometeu seu primeiro erro grave em uma substituição : entrar com o Gerson.
      Se ele queria trocar um atacante – Richarlison – por um meia, para encorpar o dominio do meio campo, deveria ter entrado com o Edson para fazer o 2º volante e adiantar o Cicero como meia direita.
      Deu mole, creio eu.

      1. Concordo Amaury em relação a entrada do Gerson. Eu só levaria esse jogador para o banco se não tivesse nenhum outro no elenco para compô-lo. O cara já foi vendido para o Roma, está de malas prontas, e inclusive nem deveria ter voltado por empréstimo até o meio do ano, pois ao final da temporada passada já havia comprovado estar mal e longe de ser esse cracaço todo. Com ele em campo jogamos com um jogador a menos pois ele é TOTALMENTE inoperante: não cria NADA, não marca o adversário, enfim, limita-se a passear em campo. O que me intriga é o Levir Culpi não ver isso e insistir com ele ao fazer as substituições. Ontem quando vi que ele entraria no segundo tempo já fui inconteste ao afirmar: agora babou mesmo, com Gerson no time dificilmente sairemos vencedores desse jogo e foi o que aconteceu. Eu não tiraria o Richarlison e sim o OsNADA, no intervalo e colocaria o Edson adiantando o Cícero. O time com certeza seria muiiiito mais produtivo. Aí a gente que não é profissional na área, apenas simples torcedores, vê isso e o cara que está lá ganhando bufas de dinheiro para fazer a coisa certa, faz merd@. É fróid, né mesmo?

        ST

      1. Caro Nélson, na qualidade de assíduo leitor dos posts de Amaury. Com os quais concordo em sua grande maioria. A bem da verdade, não existe ligação entre o texto de Amaury e o seu. Amaury, falou, acertadamente, do esquema tático, da necessidade de termos alguém ajudando o Scarpa na armação das jogadas e tb da necessidade de termos um LE de ofício. O resto, é itititiit e blablabla e mimimim. ST

    1. Vc só pode estar de brincadeira. Não há a menor chance de melhorar alguma coisa com o Celso Barros por perto. Veja como ele conseguiu falir a Unimed bem antes do pt falir o BRASIL. ST.

  22. Caros tricolores

    Tudo indica que o Levir está sendo enquadrado. Colocar o Gerson e deixar dom fredom em campo é dureza.
    Mais um árbitro trapalhão no cenário…..
    Espero que todos tenham comprado o remedio sugerido pelo Levir.

    E o Grafite com mais idade põe dom fredom no chinelo.

    Vai ser tenso.

    ST

      1. Caro Marmund, lembra que quando critiquei o Levir você disse que eu iria ser linchado, por ele ser adorado aqui no Blogue? Acredito que você também tenha enxergado o que vi. Estou lendo posts que estão acompanhando o mesmo raciocínio que o meu. Seus olhos veem o que a sua mente quer que você enxergue: A idolatria, fora de quaisquer outros aspectos. O presidente, o Fred e o técnico, estão fazendo muito mau ao nosso Fluminense. O presidente, por renovar o contrato “do melhor jogador do Fluminense de todos os tempos” e de outros , segundo a sua míope visão. O Fred, por fazer o time jogar em sua única e exclusiva vontade e o técnico por não entender como distribuir seus jogadores nas posições em que poderiam render melhor. É fácil importar esquemas táticos, o difícil é saber como colocar seus jogadores dentro desse esquema. Marmund, eu não idolatro ninguém, apenas admiro pelos seus feitos inequívocos pela própria pessoa para o engrandecimento da maioria, como Gandhi o fez. Feitos feito por uma pessoa, somente acontecem em guerras, onde mandam cidadãos matarem outros cidadãos por motivos estritamente pessoais e insanos, como Hitler o fez.
        Abraços Tricolores.

        1. Lembro bem! Caro Juarez!! Mas, relaxe quanto as opiniões de alguns companheiros aqui do blog. Com o devido respeito, infelizmente, não são parâmetro de nada. Imagine o sujeito usar o teclado, acessar o blog, um ambiente cultural, para escrever infantilidades, pq estão de birra. Hoje, com o Fred!! Amanhã só Deus sabe com quem. Penso que um homem com maturidade não agiria dessa forma. Pois, não tem nenhum nexo causal. A exceção fica por conta do companheiro Guilherme. Esse, é um caso especial. Os comentários do Gui, acima de tudo, são folclóricos!! Juarez, essa euforia de alguns em torno do Levir, e, essa overdose de infantilidade destinada ao Fred. Tem nome, chama-se carência. Em razão de termos um grupo de jogadores, que não passa nenhuma confiança. Aí, o Levir vira Telê Santana, o Scarpa vira Messi, etc etc. E o Marlon que era Edinho, esqueceram rsrs. Juarez, antes de criticar a renovação de contrato do Fred e suas bases. Por uma questão de JUSTIÇA, recomendo ao amigo, retroagir ao final de 2014, para avaliar o momento conturbado do clube. Sem dinheiro, penhoras, refém do patrocinador. E, em especial a sua saída UNILATERAL. Renovação de contratos, formação do elenco etc etc. Os ídolos Conca e Sóbis não quiseram arriscar e picaram a mula. Se perdêssemos CAVA, JEAN, FRED o q essa turma não estaria dizendo? o Conca já havia apalavrado com o Flamengo, aliás a imprensa especializada dizia que era o fim do FFC vc lembra? – Juarez, o problema aqui do blog, passa pela falta de conhecimento da matéria e tb de memoria. ST

  23. João,
    Boa noite!
    Um time que tem Gum, W. Silva, Pierre, Gerson e Oswaldo como titulares, o que você espera?
    Para mim, é elenco para brigar para não cair. Tragam o Alex que está na reserva do Inter. Alô, empresário do Pierre, liga para mim. Tenho um filho que não sabe jogar futebol para você empresariar, assim como o Pierre. Chuta para onde o nariz aponta!
    Até a derrota para o Palmeiras!

    1. Por falar em chutar para onde o nariz aponta, ele quase entregou um gol no início da partida para o Santinha. Deu a bola de presente para um jogador deles, ao tentar dar um passe e eles só não abriram o placar porque o jogador se atrapalhou todo ao dar o chute final. Ficamos livres do Jean que era expert nisso e ganhamos um seguidor dele nesse quesito; dar bolas de presentes para os adversários contra-atacarem e nos fuzilarem, na maioria das vezes.

      ST

  24. Estava demorando o treineiro sucumbir.
    O cara tá de sacanagem, na escalação e substituição.
    Fui de novo, não vou acompanhar e muito menos ir a estádio ver o FFC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *