Um time em estado de graça

Os torcedores do River Plate promoveram uma cena jocosa enquanto viam o time sofrer a maior derrota de sua história por um jogo de Libertadores.

Cerca de dois mil argentinos entre os 62.505 presentes no Maracanã rodavam a camisa, indiferentes ao fato de os alvirrubros estarem sendo dominados e, naquele momento, perdendo por 3 a 1.

Tudo bem, era mais uma demonstração de apoio incondicional, algo nem tão incomum entre torcidas de futebol. Até aí, nenhuma novidade.

Mas Cano, aos 41, e Arias, aos 46, marcariam o quarto e o quinto gols tricolores, pelo que os millonarios certamente não esperavam naqueles minutos finais. Mas nem assim perderam a pose.

Porque seguiram rodando as camisas, mesmo conforme os gols iam saindo em sequência, sem se deixar abalar com a tragédia — ou pelo menos fingir que não.

A situação, no mínimo engraçada, me remeteu à cena dos músicos tocando violino enquanto o Titanic afundava. Foi impossível não reparar.

Como foi impossível não reparar — e sentir — o que se passou na noite mágica deste já imortalizado 2 de maio de 2023.

Diretoria, time, comissão técnica, fisiologistas, massagistas, psicólogos, preparadores físicos, de goleiros, roupeiros, torcida… Todos, absolutamente todos estão de parabéns pelo resultado esportivo do clube nesta jornada épica, culminada com a mais expressiva derrota do adversário na competição: incontestáveis 5 a 1.

De quando em quando, times de futebol fazem partidas de exceção, que são lembradas por anos, décadas.

Pois, só nestes primeiros meses de 2023, os tricolores já as produziram aos montes, aos borbotões.

Além deste Flu 5 x 1 River, Fluminense 4 x 1 Flamengo, há menos de um mês, já entrou para a galeria de jogos imortais do clássico. Fluminense 2 x 0 Vasco, também pelo Estadual, não pela atuação, mas pelo gol antológico de Cano do meio de campo, é outro que será lembrado por muito tempo. Como Fluminense 7 x 0 Volta Redonda, pela elasticidade do placar numa fase aguda do campeonato (semifinal).

O Fluminense de hoje seduz, encanta e emociona. É mais do que um prazer vê-lo jogar — é um deleite, um momento de puro êxtase, prazer.

Bicampeão estadual e afiado nas três frentes atuais — Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil —, faltava ao Fluminense um desafio internacional que o exigisse em nível máximo.

E para tanto, ninguém melhor que a atual sensação do futebol argentino, o decantado River Plate, pelo seu estilo de jogo agressivo, corajoso e também envolvente no campeonato local, em que é líder disparado.

Respeito, porém, sempre houve, de lado a lado. Elegante em seu discurso, Martín Demichelis já colocava o Fluminense como o melhor futebol do país antes mesmo de vir ao Brasil. Do lado tricolor, Fernando Diniz também elogiou a qualidade do time argentino e foi honesto ao dizer que a expulsão de Gonzalo Pírez foi determinante para que o Flu chegasse à goleada.

O técnico do River disse ainda estar seu compatriota Germán Cano em estado de graça. O xodó da torcida tricolor fez mais um hat-trick no ano, se isolou na artilharia do Brasil (23) e se tornou o segundo maior goleador do clube na competição (oito), agora só atrás de Fred (15).

Ao todo, o pai de Lorenzo já marcou 67 gols com a camisa do Fluminense em menos de um ano e meio nas Laranjeiras, um centroavante absolutamente letal, que caminha firmemente para se tornar um dos maiores de todos os tempos do Tricolor.

De feio mesmo na noite iluminada, só mesmo as botinadas dadas pelos argentinos no picotado (justamente porque violento) primeiro tempo, em que faltou rigidez ao árbitro uruguaio Esteban Ostojich, econômico nos cartões.

O Flu fugiu da armadilha no segundo, fazendo uso da própria experiência e jogando dentro de sua característica, para envolver o adversário, que, exaurido, acabou goleado.

Jhon Arias, que errou na proteção no gol de honra dos argentinos, marcou duas vezes e, como Cano, foi muito celebrado pela multidão e pelo próprio vestiário.

Juntos, Arias e Cano formam hoje o novo Casal 20 tricolor.

Dos céus, Assis e Washington não se enciúmam nem um tantinho — pelo contrário, só louvam e agradecem.

O River volta para a argentina com cinco bolas tricolores na bagagem e a cabeça inchada.

Já o Flu segue em lua de mel com a essência do futebol brasileiro e, tal como sua maravilhosa torcida, louco da cabeça.

Que clama por mais insanidades assim.

***

Fotos: Mailson Santana/FFC.

46 thoughts on “Um time em estado de graça

  1. Pois é, como é.
    Está claro que a máquina do TG está com defeito e não consegue mais postar os comentários na ordem cronológica como sempre foi antes, até quando o João fazia o blog da casa dos seus pais – como ele disse certa vez. Nesse tempo, um comentário postado há três dias” nunca saiu acima de um postado “há um dia”, ou horas.
    (05/05/23= 04, 00 hs.
    ppppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppppppppppp

    1. De boa, quando acontecer isto, vá em outro computador , ou a partir de um outro celular, e abra a mesma página para comparar. Ou tente o F5 que de repente resolve. Já reparou que você é o único que reclama deste suposto problema?

  2. STT.

    O “Holodeck” é uma tecnologia futurista apresentada na série “jornada nas estrela” uma franquia que fez e ainda faz muito sucesso, e sempre está se renovando com novas aventuras e elencos renovados. É uma espécie de desafogo psicológico devido ao stress das longas viagens, apesar de viajarem muito acima da velocidade da luz, utilizando o conceito de dobra espacial. Eu citei essa tecnologia para exemplificar sobre a torcida do Fluminense, é show em cima de show. A torcida e os jogadores entram em simbiose, cada jogo do Fluminense no Maracanã é um sonho, um choque de realidade para os nossos adversários. Um Holodeck real. Para finalizar: descobri a poucos dias que o Fluminense foi o primeiro Clube a ter um mascote, em 1934. Adivinha o nome: Guerreiro Tricolor, a história de time de Guerreiros vem de longa data.

    Saudações Tricolores.

    1. Pera aí !
      Eu tenho certeza que há torcedores que apoiam o time em qualquer situação, e desde de garoto estou estre esses, mas não são todos que façam isso.
      Você vê, aqui no blog mesmo, os impropérios que são lançados sobre o elenco, o time que jogue, seu técnico e sua direção quando a coisa não dá muito certo. Viu até que neguinho pichou Arias por um lance em que ele estava na condição de defensor e teve um pequeno incidente. Se aquilo gerasse o gol do adversário que lhe desse a vitória, é claro que se veria “show” de ataques a ele e a todo o time. Vamos ser realistas, só isso.
      Com este comentário, você será acusado por um conhecido do blog de estar jogando confetes, serpentinas e paetês espaciais, o que ele detesta.
      Saudações tricolores, verdes e amarelas.
      05/05/23) 10,00hs.
      ooooooooooooooooooooooooooooooo.pppppppppppppppppppppppppppp

      1. Caro PCA,

        Este comentarista citado tem a discórdia como mote em seus comentários, apesar de faze-lo com bom humor. Mesmo timidamente, me parece estar se rendendo ao Dinizismo. Ele luta contra o seu senso de torcedor e sua alma de crítico ferrenho do estilo de jogo do técnico. Diz que só se renderá a ele (Diniz) quando este for campeão de um título de alcance nacional, o que com certeza, acontecerá ainda este ano. É o mesmo que acontece com os comentarista das emissoras que cobrem o futebol. Ele e os analistas oficiais vão ter que engolir o eficiente e bonito futebol que vem apresentando o Fluminense. Se será Campeão, não sei! Não sou profeta como o Ronaldo, que disse que Flamengo e Palmeiras serão os campeões da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Ainda bem que não falou da Copa do Brasil, deveria ter falado. Foi um excelente jogador, como ex falta-lhe perspicácia e um pouco mais de neurônios.

        Abraços.

  3. Estava a pensar se aparecer a oportunidade do Fluminense conseguir encaixar uma ou outra contratação para encorpar ainda mais o time como um reserva para o Marcelo e também o Ganso.

    Não que vamos ter um time imbatível, mas para somar a fortalecer dentro de campo o time quando algum jogador estiver ausente, como foi o caso do André que ficou de fora daquela partida pela semi da Copa do Brasil no ano passado.

  4. Uma coisa que chama a atenção nesse time é a união do grupo e comissão técnica.
    Junte-se a isso os treinamentos exaustivos que o Diniz promove, o futebol bonito e eficiente que o Fluminense vem jogando e a torcida que comprou a briga, dá uma boa receita para um time ser campeão.

  5. Fluminense, vitorioso, fidalgo e encantador.

    Aplaudido por companheiros após erro, Arias declara: “Estou no lugar certo”

    Tá vendo aí, saquaremense!?
    O Fluminense é para os fortes!!

    O Fluminense não é lugar para medroso e tampouco chorão! Kkkkkkkk

  6. Esta foto do blog flagrando o momento que o Cano virou para cima e gritou “-Gracias mi Dios por sacarme de Vasco da Gama !”… Está ótima.

  7. Piada de saquaremense:” … Aí alguém fala : o time tá uma draga hj, não tá jogando nada…
    e a mala responde: ‘Fluminense é pros fortes…’
    Haja saco kkkkkkkk”

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Saquaremense, veja q obra magnífica:

    “ O Fluminense de hoje seduz, encanta e emociona. É mais do que um prazer vê-lo jogar — é um deleite, um momento de puro êxtase, prazer.

    Bicampeão estadual e afiado nas três frentes atuais — Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil —, faltava ao Fluminense um desafio internacional que o exigisse em nível máximo.”

    Gostou? Curtiu? Ficou inspirado? Kkk

    Na moral, diga se não é bem melhor que suas piadas ordinárias!
    Rapaz, saia dessa lama!
    Fluminense é para os fortes!!

  8. Bem, bem, bem…

    Diante de um vitória deste tamanho do time titular do Fluminense, após uma derrota do cata- cata que jogou conta o Fortaleza, eu me sinto sem assunto para dizer muita coisa até porque nem me abalei com aquele joguinho lá do “Ciará”.

    Contra o River, eu não estava apavorado, coração saindo pela boca, suando frio. Eu estava esperando que o time completo fosse fazer algo bem melhor, não descartando que tivesse um resultado adverso, o que, também, não me faria decretar a falência do esquema do “Pardal metido a besta”. Mas vi um jogo em que o River pareceu iniciar com enormes cuidados, estudando bem o Flu, e se soltando mais depois, e o primeiro tempo sendo pau a pau. O resto todos viram.

    Alguns viram até os mínimos detalhes como a “falha” do monstro Arias e não o perdoaram por ela. Se ele fosse defensor, teria chegado já chutando pela linha de fundo, mas, como é técnico, ele pareceu querer recuperar a bola, só que não freou no tempo, passou do ponto e não fechou a frente do cara como devia. Daí, deu naquilo.

    Eu só torço que clube ache mais uns dois homens bons para zaga central, para que eu fique deveras tranquilo, já que essa espécie não nasce em Xerém nem a pau. Certa vez, vi um subdezessete jogando contra o Fla, e havia um quarto zagueiro de bom porte, sabia sair da defesa e ir à frente, e eu fiquei pensando em vê-lo de novo já no subvinte, mas não o vi mais. Mas não era alto e forte como alguns preferem.

    Mais um amiguinho assombrado já colocou lá em baixo uma placa com os desafios do time para os próximos dias, e tenho certeza que ele ficará esperando qualquer coisinha de ruim para poder explodir de felicidade porque só ele está certo em não confiar no time nem no Pardal. Essa vitórias, como a de terça, lhe tiram o bom humor.

    Obs. Tudo o que escrevo aqui pode ser contestado, escrachado, porque eu não me aborreço de ver críticas. Só que têm que ser críticas bem fundamentadas, sem ataques pessoais, porque é assim que eu procedo. Quando discordo, eu cito o nome e não fico jogando indiretas. Sem me sacanearem, eu sacaneio de volta.

    Quem está reclamando que saiu do blog por sofrer bullying e volta choramingando e querendo colinho de alguém, tem que se mancar, p**ra. Se, numa discussão, alguém sente algo ruim que lhe dirigiram, tem que saber devolver tudo com a mesma intensidade, cacete.
    04/05/23) 10,00 hs
    ooooooooooooooooooooooooooo.pppppppppppppppppppppppp.cccccccccccccccccccccccc

  9. Uma noite inesquecível e histórica. Quem esteve ontem no Maracanã guardará a goleada contra o River, para sempre, em seu coração. Lavou a alma da torcida tricolor o primoroso segundo tempo que o Flu jogou. O primeiro tempo não gostei da postura do time. O River deu trabalho e assustou com o gol de empate.

    Na volta do vestiário, o time voltou com uma postura totalmente diferente. Muito mais ligado, combativo e envolvente. Que jogo fizeram Cano e Arias ! Que passe deu o Ganso ! Que festa nós fizemos na arquibancada ! É esse Fluminense que todos queremos ver. Sábado temos o bacalhau e vamos para dentro. Flu vai jogarrrrrrrrr, eu vou ficarrrrrrrrrr louco da cabeça, nada me interessa……

  10. STT.

    Alguém disse em um comentário que esse Fluminense de 2023 lembra muito o de 2008, em algumas partidas lembra sim, principalmente as partidas dos gols bonitos do Dodô. Surpreendentemente esquecido pelo fanfarrão do Renato Gaúcho, principalmente nos jogos finais. Agora temos um técnico sério, que não vai brincar no Campeonato Brasileiro e nem em nenhuma competição em que o Fluminense está disputando. O Fluminense de 2023 está quebrando barreiras e superando obstáculos e pedreiras como no jogo contra o Ríver Plate, jogo complicado que foi superado com garra e destaques como Cano, Árias, Ganso e, principalmente com a ousadia do Técnico Fernando Diniz com o seu jogo de aproximação e toques rápidos e envolventes. A expulsão do jogador adversário ajudou? Ajudou mas não foi determinante, com expulsão ou sem, venceríamos a partida, nem tanto com um placar elástico, já estava 2 x 1 antes da expulsão. Dodô ou Dodó é uma espécie extinta de ave da família dos pombos que era endêmica de Maurício, uma ilha no Oceano Índico a leste de
    Madagascar. Era incapaz de voar e não tinha medo de seres humanos, pois evoluiu isolado e sem predadores naturais na ilha que habitava. O nosso também não tinha medo dos adversários e assistindo a essa partida me fez lembrar das grandes atuações do Dodô, principalmente contra times argentinos. Dodô, um abraço! E que esteja feliz.

    Saudações Tricolores.

  11. Saudações tricolores!!! Depois de um tempo afastado do blog por não suportar uns 2 integrantes que além de viverem fiscalizando a opinião alheia ainda por cima te crucifica e te ridiculariza… mas enfim, sempre tô acompanhando e lendo o blog mas agora prefiro ficar só na minha. ST
    Obs: ganhar final contra a mulambada e jogando da forma que sempre sonhamos é indescritível.

      1. Mas quem aguenta o Galvão Bueno cover, Andrei?
        Imagina esse cara vendo o jogo contra o Fortaleza (por exemplo) no meio de uma galera. Aí alguém fala : o time tá uma draga hj, não tá jogando nada…
        e a mala responde: ‘Fluminense é pros fortes…’
        Haja saco kkkkkkkk

  12. Poizézézézézézézé!
    Mais uma partida (na verdade uma segunda etapa) ótima do Flu. Gostei de todos, mas principalmente do trio q está realmente em ‘estado de graça ‘, Fábio, Cano e Árias…que partidas vem fazendo esses 3.
    Entendo (agora sim) o oba oba dos mais eufóricos, mas não entra nessa onda de q o Flu é favorito de campeonato nenhum. Me darei por satisfeito com mais um título (principalmente se for a libertadores), mas mantenho a minha maneira de pensar, sem euforia, oba oba e confetes e serpentinas, enquanto isso não se concretizar…como dizem os times multi-campeões, a Libertadores (principalmente) só começa a partir das oitavas.
    O clima tá muito parecido com o de 2008 . Tomara que o final seja diferente…a torcida tricolor merece.

    P.s.: Quem assistiu o sorteio da copa do Brasil ao vivo deve ter se entediado muito com o chatíssimo Chatão Bueno usando um tempo de futebol pra contar as suas aventuras.
    Aqui no blog tem um cara 2 vezes (no mínimo) mais chato. Não vou dizer quem é, mas torce pra dirigentes e só tem um amiguinho q o atura no blog… tadinho. 😬😬😁

    1. Saquaremense, resuminho do seu choro… tá p* da vida, não suporta ver o sucesso do Fluminense de MB, Diniz, atletas e cia.

      Cadê o seu papo de: time de ex-atleta?
      Idem ave/canso?
      Idem prof. Pardal?
      Idem pavão?
      Idem boneco de posto?
      Oh! Antes só q mal acompanhado!
      Na contramão sua…está o mundo do futebol. Todos discordando de vc é sua seita!
      A grande maioria é claro, calçaram chuteira!
      Você não. E, quando tentou calçar chuteira, deu um nó nas próprias pernas e caiu. Kkkk
      Volta para os seus filmes os três mosqueteiros, pernalonga.
      Fluminense é para os fortes!!

  13. Parabens ao Flu pela otima atuaçao, a lamentar que alguns jogadores levaram amarelo de bobeira com o jogo ja definido como nos casos de Andre e Ganso.
    As entradas tardias de Lele e de J. Kennedy tambem cito como bola fora do tecnico.
    Alguem tem que dar uma dura no Felipe Melo pois aquele carrinho com outro juiz fatalmente seria expulsao e seriamos prejudicados.
    Diniz fez a coisa certa em poupar contra o Fortaleza .
    Vamos festejar !

  14. Saudaçoes a todos , fui ao jogo com sentimento que seria um jogo muito difícil , esperava ate um empate , mais conversando com amigos sobre isso e disse que jogarmos o que podemos ai sairia um forte candidato ao título e acho que agora ninguem tem duvidas , com humildade podemos sim ser campeoes da america.
    Saudações

  15. Caramba!
    Depois de mais uma exuberante e deliciosa apresentação do Fluminense de Diniz, MB, Angioni e cia., sem esquecer é claro, do sofá verde. Kkkk
    O blog, registra, apenas 19 posts. Não fosse cômico, seria trágico!

    E que bom saber… É CÔMICO!!

    Continuamos muito preocupado com o saquaremense, sua seita e seus seguidores.
    O Fluminense, com o apoio de Deus e seus verdadeiros, vitoriosos, otimistas fiéis, não só encheram o Maracanã, bem como, ajudaram o Fluminense a escrever mais uma bela página na sua rica história do futebol e q ficará para a posteridade.

    Razão pela qual, foram recompensados pelo bom Deus com um show de bola do nosso Fluminense aplicando uma histórica goleada no time argentino!!

    Nesse momento, o planeta futebol repercute positivamente o grande feito do Fluminense de MB, Diniz, atletas, Angioni e é claro, do sofá verde!!
    Enquanto isso, o saquaremense, sua seita e alguns gatos pingados…na maior fossa, amarrando um grande bode preto, perseguindo Piranni, Guga, Alan.
    Muito hilário!! Kkkkkk

    Fluminense é para os fortes!!

  16. O Fluminense ontem fez história, que jogaço.
    Primeiro tempo equilibrado e os argentinos arriscando de fora da área, Fábio pegando todas.
    Cano faz um gol lindo, Árias vacila e o empate veio.
    O segundo tempo começou equilibrado também, mas aí o Ganso mostra seu talento e Cano não perdoa.
    Depois da expulsão, o Tricolor fez o dever de casa e passeou em campo.
    Como é bom ver esse time jogar.

  17. Fluzão fez história hoje. NUNCA este time argentino multicampeão levou tanto gol em libertadores. Todos de parabéns, principalmente a comissão técnica que fez o planejamento correto para esta partida. Sem palavras pra descrever German Cano, vai dar briga boa com Pedro pela artilharia do Brasil este ano.

  18. Vitória espetacular, inesquecível, mágica, vou tomar um porre de felicidade.
    Esse é o nosso Flu e não aquela m*rda que tomou um sacode do Fortaleza.
    Vamos Fluzão!

  19. Simplesmente mágico! Maracanã lindo, com perfeita sinergia entre a torcida e os atletas. Minha única observação sobre a partida é que hoje poderia ser estipulada a Lei J. Árias, em que se um jogador der um gol para o adversário este mesmo deverá marcar dois a favor do time… Até isto valorizou o espetáculo – vence e convence o Fluminense! 🇮🇹🤜💥🤛🇮🇹

  20. Ainda nem cheguei em casa , mas foi mais um daqueles jogos para dizer que estava presente. Cano é muito matador, pqp. O time todo jogou bem. Ainda receio muito sobre toquinho dentro da área ,mas por enquanto que se dane! 5×1

  21. Antes de falar do atropelo do Fluminense, o River não queria jogar e sim bater.

    Tomou aquele sacode com uma sonora goleada e o Fluminense soube encontrar o caminho para essa vitória com V maiusculo.

    Mesmo com o mole do Árias o Fluminense soube construir um placar diante de um time que já experimentou levantar a Libertadores por 4 vezes.

    Na derrota do River lá na Bolívia, fiz a menção do tanto que esse Armani, goleiro do River é ruim e provou hoje com a goleada que o time dele tomou.

    Agora é ver que resultado vai ser o outro jogo da rodada e o Fluminense encaminhar com folga a classificação em primeiro de sua chave.

    Do Flamengo falo depois.

    O Vasquim que aguarde o Fluminense no próximo sábado.

    1. Minhas notas:
      Para todos os jogadores que estiveram em campo ou no banco de reservas: DEZ, NOTA DEZ!;
      Para toda a comissão técnica, equipe médica e auxiliares em geral: DEZ, NOTA DEZ!;
      Para toda a torcida do Fluminense: DEZ, NOTA DEZ! (*);
      (*) Para quem vomita seu chorume em agressões contra os torcedores Tricolores: ZERO, NOTA ZERO!

  22. Muito preocupado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E o saquaremense vai sobreviver depois do Fluminense golear o River da Argentina?

    Fluminense é para os fortes!!

    Cadê os chorões de plantão?
    Apenas 6 posts!!
    Complexo de vira-lata!!

  23. Simplesmente espetacular a vitória de hoje.

    Cano é sem dúvida um jogador diferenciado, mas o time todo está de
    Parabéns!

    ST

  24. Jogo duro, contra os catimbemos argentinos não tem moleza.
    Pena ter tomado o empate, mas vamos torcer para mais um golzinho para vencer.

    Precisa trocar o FM, pois amarelado é sério candidato à expulsão.

    Vamos que vamos
    ST

  25. Jogo complicado e arbitragem aceitando a catimba e violência dos argentinos.
    Fluminense não está conseguindo se impor e o John Árias vacilou no gol de empate, mete um bicão para escanteio porra.
    Três minutos de acréscimo não compensa nem o tempo da contusão do Cano.
    Enfim, tá brabo, bora ver se os argentinos vão ter fôlego para continuar nessa marcação cerrada e se o Felipe Melo consegue terminar o jogo sem ser expulso.

  26. O lado direito do Flu.
    O Samuel continua falhando demais na recomposição pelo lado direito.
    O Diniz tem que encontrar outro jogador pra essa posição, desde que não seja o Guga.
    Samuel tá louco pra entregar um gol por ali.
    Vamos de 2×1 pro FLUZÃO e tá muito bão.
    “Vamos tricolores. Vamos ganhar a Libertadores!”

  27. Minha opinião no post anterior.
    Notícia pelo jornalista Alexandre Lozetti:
    “Na visão da comissão técnica, o jogo contra o Fortaleza desgastaria muito o time, com intensidade e velocidade muito altas. Já a partida contra o Paysandu, quando os titulares atuaram, poderia ser levada de forma tranquila, como um treino de luxo, e manteria o ritmo de jogo da equipe para jogar novamente uma semana depois.”
    Achei o argumento válido e coerente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *