Ceifou e livrou

Ao vencer a Ponte Preta por 2 a 0, no Maracanã, o Fluminense chegou aos 46 pontos e zerou de vez o pequeno risco que ainda existia de não permanecer na Série A em 2018. O clube mira agora uma vaga na Copa Sul-Americana nas duas rodadas finais do Brasileirão, nas quais enfrentará Sport (C), em situação crítica, e o Atlético-GO (F), já rebaixado.

A emoção de Henrique Dourado, que voltou ao posto de artilheiro do campeonato (ao lado de Jô, com 18 gols), dá a medida das muitas dificuldades enfrentadas pelo clube na temporada. O atacante, que marcou o segundo gol tricolor quando seria substituído, já no fim, lamentou os muitos problemas e a trajetória irregular do time, que, mesmo com quase três meses de salário atrasado, mostrou dignidade e respeito à camisa.

Nas últimas dez rodadas, o Fluminense somou 15 pontos, e, à exceção do apagão contra a Chapecoense, só perdeu para os dois campeões nacionais da temporada – Cruzeiro e Corinthians. Isto é, um terço da pontuação atual do time foi obtida justamente no período em que os problemas financeiros se acentuaram, a despeito da venda de Richarlison para o Watford, no meio da temporada.

Contra a Ponte, a expulsão de Naldo contribuiu para que o Flu, empurrado por mais de 20 mil tricolores, chegasse aos gols da vitória, com Douglas e Dourado. A opção de Abel por Marlon Freitas se mostrou ineficaz e, depois de ficar com um a mais, a substituição do volante se tornou praticamente obrigatória.

O técnico tricolor foi, por sinal, o grande nome do Fluminense na temporada. Nem sempre por suas opções táticas. Abel montou um time competitivo no primeiro semestre, mas erra e acerta quase na mesma proporção. Mas, sim, por se portar como um autêntico tricolor, um baita parceiro do clube, administrando problemas em série.

A começar por seu elenco enxuto e combalido, tantas foram as lesões e cirurgias em 2017. Passando pelo desafio de domar o emocional do mais jovem plantel do Brasileiro, que teve de suportar tamanha pressão em ano de grande dificuldade do clube. Colocou-se como escudo aos meninos, blindando-os como um pai faz a seus filhos. Mas não encobertou erros. Foi duro com Wendel e Orejuela quando estes cometeram seus deslizes.

O protesto da torcida é legítimo. Pedro Abad foi o alvo dos tricolores que foram ao Maracanã no feriado de segunda. Espera-se que o humilde presidente tenha aprendido com seus erros em seu primeiro ano na direção.

O mais grave deles, além de recusar o aporte financeiro da Caixa (“A marca do Flu vale bem mais”, disse à época, para depois passar quase todo o ano sem patrocinador máster), foi prometer um ídolo durante a sua campanha e arriscar a permanência do clube na elite jogando o Brasileiro com um time quase todo de juniores.

O Flu, gigante, merece bem mais.

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

218 thoughts on “Ceifou e livrou

  1. E o Palmeiras fechou com o Roger.
    É ruim que eles queriam um ultrapassado como o Tapir. Ninguém quer esta coisa retrógrada não.
    Se preparem para mais um ano de azia, sangue inchando a veia do pescoço, mãos machucadas de socar paredes entre outras coisas ruins como, talvez, aparelho de TV chutado. Sem falar na pressão que irá as alturas comprometendo o funcionamento dos nossos velhos corações tricolores.
    Para evitar tudo isto… pelo jeito ficarei sem assistir partidas do Flu até este encosto sofrer um exorcismo.
    Só resta a esperança de que tenha dirigentes malucos que queiram isto lá em Porto Alegre. Como sou Grêmio por lá… tudo de ruim para os colorados é pouco.
    SSTT

    1. E nem mesmo o Internacional vai querer.Eu duvido.E pelas mesmas razões apontadas por você,Ricolor.

      Como certamente vão empurrar com a barriga até que as melhores opções não estejam mais disponíveis,SE acontecer de o dispensarem,seria interessante tentar uma outra opção importada do mercado sul-americano.

      Mas é só uma conjectura.Para isso o Abad teria que trocar os óculos,coisa que,aliás,deveria ter feito desde o início do ano.ST

  2. Tava vendo o jogo do Grêmio, ganharam de 1×0 na sorte, gol do chupa sangue Cicero, foi pouco, o tal Lanus e crack em reversao de vantagem ,o Sao Lorenzo e o River que o digam.
    o Palmeiras fechou com ROGER, uma porrada de babacas, trouxas, inocentes do blog acreditaram na pegadinha com ABEL-BOSTA, repito como abdicar de Cuca e escolher o pançudo arrogante com uma campanha ridicula,se este fracassado enganador ultrapassado ficar no Flu em 2018 eu e que vou jogar a toalha, entao terei muitos motivos pra ir embora.
    ME DÊ MOTIVOS (letra e vídeo) com TIM MAIA, vídeo MOACIR …
    https://www.youtube.com/watch?v=0m44IsAR2lA

  3. Que os últimos trabalhos feitos no futebol do Fluminense foram um verdadeiro fracasso, disso não se tem dúvida.

    Exceção feita é para o Dorival Jr. que pegou um rabo de foguete e consegui os resultados que o Fluminense precisava em 2013 mesmo que culminou com o famoso rebaixamento.

    Estou pressentindo que o Abad só ouvirá esse aproveitadores da Flusócio para montar o planejamento de 2018 onde não é relevante a opinião da torcida e dos especialistas que acompanham o dia-a-dia do Fluminense.

    E se for contar ainda com a dupla dinâmica Torres e Teixeira aí que a coisa ficará ainda mais preta.

  4. Prezado, coerente, sensato, lúcido e paciente (para ler as baboseiras do amiguinho PCA, tem q ter muita paciência) Tim Maia…a ‘correria do dia a dia’ tem me impedido de comparecer mais frequentemente por aqui. Confesso q a minha vontade, na verdade, é parar de acompanhar futebol, pois não me conformo em ver o Fluminense comemorando 14o. lugar, fugas de rebaixamento , etc…ano após ano. Enquanto isso, vemos curintcha campeão, Grêmio e mengão quase, asco e bota pertinho da Libertadores, e o Flu ‘disputando’ com ponte, Avaí, Sport, Vitória, etc…
    Mesmo assim, eu e o matemático Tristão Gracinha fizemos uns cálculos para definir o q o Flu precisa para conquistar a vaga para a Libertadores 2018…

    – Ganhar os 2 jogos;
    – o mengão ser campeão da sula Miranda;
    – o Grêmio do Renato e do Peninha ganhar a Libertadores ;
    – vários times perderem;
    – o Sargento Garcia prender o Zorro;
    – os políticos brasileiros fazerem boa ação com dinheiro honesto e do próprio bolso;
    – ‘abade’ ir pra pqp;
    – a Flu ócio ir junto;
    – PCA fazer ao menos um comentário curto, sensato e coerente;
    – Oni parar de puxar saco do pior grupo político de todos os tempos.

    Como vc vê, é simples amigo…mas ao contrário dos ali’viados Oni e PCA, eu não me iludo mais… melhor mesmo assistir o meu time, Júnior de Barranquilla amanhã.

    1. cara , so em voce dar sinal de vida fico muito feliz, o resto e pura ilusao e vaidade.
      respondendo uma antiga pergunta do prolixo ( nao e pro lixo ) capixaba tricolor:

      ” um homem sabio ,sabendo que o mundo nao passa de ilusao e vaidade,deve agir como se ele nao fosse real , com isto estara evitando o sofrimento e a dor ”

      o Flu nao e real e PCA idem, eu nao me iludo mais !

  5. Olha a foto da cara do Pedro Abad, gente não da pra esperar nada de um cara desses. Não entende nada de futebol, parece um pateta, estamos f. com um presidente desse.

    1. O que prova que este papo do Tapir ter sondagens é falácia para acalentar bovinos.
      Pelo jeito ficarei sem assistir jogos do Flu mais um ano… pqp…
      SSTT

  6. O Rafael Menezes blogueiro da NETFLU vai ao ponto certo em seu texto: Carta aberta ao Pedro Abad..
    Craque não é custo, é investimento.
    Bons jogadores enchem estádios, vendem camisas e produtos licenciados, fazem novos torcedores, chamam a atenção de Patrocinadores e ganham títulos.

    1. Pois é, prezado FLU/TO.

      “Craque é investimento”, mas isso onde um clube pode cobrir uma multa de alguns milhões de dólares, e ainda ter reservas para pagar outras iguais.
      Não tripudie sobre o pobre Flu, que não tem grana nem para manter seus jovens da base que despontam para o futebol, mesmo que a gente veja que eles ainda não estão com as asinhas totalmente cheias depenas.

      Como trazer bons jogadores que exigirão bons salários, quererão essa grana mesmo que o clube não tenha começado a faturar de verdade? Além disso, não há esses bons jogadores ai esperando convite.
      Rapaz, não vejo nenhum mar de rosas para o Flu, lamentavelmente, no próximo ano. Mas tomara que eu quebre a cara.
      (22/11 – 21:00)
      dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

    2. FLU/TO

      Concordo.

      A ressalva que faço, se me permite, é a de que é sempre útil que o clube entenda ser fundamental cobrar destes “bons jogadores” o desempenho correspondente em campo.

      Não dá para colocar o jogador em campo só pelo nome ou permitir que não sigam um comando técnico, fazendo o querem e como querem.

      ST

  7. STT.
    Amaury: “O Fernando Diniz começou a mostrar um bom trabalho mas ainda não conseguiu sucesso em nenhum clube de expressão”.

    Claro! Ainda não dirigiu nenhum clube de expressão. Espero que o Fluminense seja o primeiro. Sabe montar time, é tático, sabe trabalhar com jovens jogadores e é talentoso.
    Saudações Tricolores.

    1. Fernando Diniz é uma aposta. Mas parece que ele gosta de futebol bonito e não liga muito para fazer gols. Seus times não procuram o gol, querem ficar com a bola, não dar chutão. Isso é bom, mas melhor ainda é jogar rápido na direção do gol. Para ganhar é preciso ter vontade e não ter medo.
      Abel Rousseff Braga tem muito mais medo de perder do que vontade de ganhar.

      1. Ele liga para gols sim. Tanto é que com um time pequeno, deixou para trás grandes times como: Palmeiras, São Paulo e Corinthians, disputando a final do Paulista contra o Santos. Eu gostaria de ver essa aposta dirigindo a comissão técnica do Fluminense. Ele sim, tiraria leite de pedra. Já foi jogador do Fluminense, ele aceitaria o convite.
        Abraços Tricolores.

    2. Diniz nao treinou time d maior expressao pq nao quis, ele teve convites mas recusou todos e preferiu ficar no time q estava. Pelo q li sua campanha nao foi tao “extraordinaria” como a primeira.

  8. Nós só estamos no fim de novembro porque a pressa de pensar em técnico, time não é verdade.? Que diretoria de bosta se for pra ir la e dizer que não tem dinheiro bla bla bla e nao faz nada pra que presidente, vice de futebol entre outros. Aproveitem o fim de 2017 pois ano que vem.a buxa sera maior.

    1. Jr. nense,

      Mas se o problema, para uma determinada linha de pensamento, é só o Abel, basta só trocá-lo. Não precisa mexer em mais nada.

      Vejo que você entende que temos mais problemas do que só o treinador, que, aliás, já levem a que o próprio Abel saia do clube se permanecerem em 2018. Por isso a conversa com o presidente.

      Eu, cá do meu canto, não deixo de ver que temos mais problemas do que apenas o treinador. Não mexe em mais nada, para ver só o que acontece.

      Só não vale ano tirar a responsabilidade da gestão e atribuir ao outro.

      ST

  9. Caros,

    Pra finalizar, sublinhando o que já escrevi antes aqui:

    o incrível é que num clube de futebol profissional de primeira divisão ninguém fale ou se preocupe em priorizar a conquista da vaga para a Copa Sul-Americana do ano que vem.

    Inacreditável !!!!

    SDs T

  10. Caros,

    Já disse e repito: A Flusócio e seus militantes resolveram botar tudo na conta do Abel, que é grandão e por isso serve de um bom biombo. Não é um grande estrategista, mas sem ele não tenho dúvida que hoje já estaríamos na segundona. Há técnicos melhores no mercado? Sim, talvez… Quais? Não sei dizer. A Prima Dona Cuca? Parece que Palmeiras e Inter acham que não.

    Mas serão este outros técnicos capazes e estarão dispostos a vestir a camisa e a trabalhar do modo precário que a atual diretoria e seus caciques lhes irão oferecer?

    Todo o cuidado é pouco nesta hora… A emenda deverá sair bem pior que o soneto…

    Vale lembrar que o único projeto visível dos atuais “administradores” é o “Vender ou Vender”.

    SDs T

    1. Penso o contrário. Se tivéssemos um técnico tático, hoje estaríamos disputando o título. Lembra de 2011? Perdemos doze pontos para Bahia e Atlético-GO, quando terminou o Campeonato precisava mos de seis para sermos campeão, um título que literalmente escorreu pelas mãos. Foi a diferença para ultrapassar mos o Corinthians, que foi o campeão. Lembra de 2005, precisava mos de um ponto, míseros um ponto para disputarmos a Libertadores em 2006, isso faltando cinco rodadas. Você está defendendo a pessoa errada, tem que defender a torcida, que sofre com esses treineiros de merd@. Você é um dos que falam equivocadamente que “ruim com ele pior sem ele”, porque nunca experimentou o “pior sem ele”, ou não sabe o real significado lógico de uma frase ilógica. Eu falo sobre fatos reais, não fico conjecturando ou tentando mudar a realidade com frases ilógicas.
      Abraços Tricolores.

      1. Meu caro não entendi a sua “lógica”: “Você é um dos que falam equivocadamente que “ruim com ele pior sem ele”, porque nunca experimentou o “pior sem ele”. Nunca experimentei um “pior sem ele”? E o brilhante trabalho dos outros técnicos que o Fluminense teve nos últimos anos de Flusócio exclusiva, de 2013 pra cá? A questão é que Abel não é o maior problema, o buraco é mais em cima e nenhum outro técnico melhor e mais competente virá para o Fluminense com plantel carente como este e uma comissão técnica tão incompetente quanto essa.

        1. “Pior sem ele” , esta frase não está no presente e nem no futuro, me parece subjetiva. Não é um fato, pode ser uma suposição. Não vejo diferença entre os técnicos de antes para o atual. Vejo muita complacência com o de hoje. Falo de técnico que quando termina o jogo, vai para casa estudar o próximo adversário e no treino coloca o time reserva se posicionando como eles jogam e não ficar surpreso como um bobo. O futebol é muito profissional, não existe mais tiozão ou paizão. É aquela história do Levir, sempre tem um superior para obedecer até o presidente do clube. Desde 2002 que o Brasil não ganha mais nada, nem sulamericano. A Europa ganha todas as competições importantes, exatamente pela obediência tática. Quando acontecer de fazer distrato com jogador problema e preservar o técnico o Brasil sera imbatível ou quase.
          Abraços Tricolores.

          1. Caro, “Pior sem ele” não é propriamente uma frase pois lhe falta um verbo. Comentário subjetivo, ele é obviamente tanto quanto a sua especulação sobre não termos experimentado um “pior sem ele”, mas é um comentário (e o que eu disse foi: “.. A emenda deverá sair bem pior que o soneto…” ) baseado numa verdade empírica: nossos dirigentes já disseram que não tem dinheiro e os outros treineiros que trouxeram antes foram péssimos. No mais, com relação aos técnicos brasileiros de um modo geral estamos de acordo. ST

      2. Como não sabe o pior sem ele?
        E os tantos estagiários de treinadores que tivemos na gestão do garoto da Terra do Nunca?
        Esqueceu 2013?
        Até o Luxemburgo veio fazer merda no Fluminense, ali o único que salvava era o Dorival Júnior que chegou tarde demais.

      3. Juarez,

        Peço licença para me intrometer nesta questão, considerando que suas manifestações são educadas e receptivas.

        Só pelo fato de ter sido o Abel contratado e mantido pela gestão, já permite que, de forma lógica, se responsabilize o gestor do futebol pelo resultado final. Pode se responsabilizar mais ou menos dependendo de uma série de fatos.

        Por outro lado e bem ao contrário do que você afirmou, objetivamente, ou seja, sem discutir a qualidade efetiva do jogador ou partindo de opiniões claramente majoritárias por aqui e até em outros veículos de mídia, nós não tivemos um time cuja montagem tenha sido equilibrada. Ainda não vi ninguém responder os meus questionamentos sobre o reserva do nosso lateral direito, já que até mesmo o titular tem sido “cobrado” por falhas defensivas e porque não vai até a linha de fundo. Também nada vi sobre o nosso reserva do Dourado (Lembro que você falava do Pedro, que foi objeto de reclamações aqui por não estar preparado). E o que falar de termos um volante titular que não joga todas partidas porque tem artrite? E o Wellington Silva? Jogador rápido e driblador, que era titular fácil, mas que está no banco para fazer esforço nos quinze minutos finais, mesmo assim ficando fora de outras partidas. Ah! Meia armador só temos um.

        Isso não pode ser o certo. A lógica não permite. Fosse o Pelé, o Messi, um Maradona ou um CR, para entrar na decisão e tentar “aprontar” algo nos quinze minutos finais…

        Então, não é só o Abel. E considerando o que nos deu esta diretoria para este ano, tínhamos que ter um treinador que botasse a “molecada” para render alguma coisa. Abel tem a cara dessa gestão e assumiu o que lhe pediram.

        Mantenha esses jogadores, direção e traga outro treinador. Vai continuar complicado. Taticamente provavelmente melhor, porque não acho o Abel expert para isso, mas para fazer jogar e resolver problemas dos jogadores…

        Agora, se mudar algo no time, já será diferente e sem comparações.

        ST

        1. Na Europa o presidente da o elenco que tem para o técnico. Ele que se vire em extrair o melhor de cada jogador do elenco para formar um time. Aqui eles, os técnicos, jogam com o time. Lá, eles jogam com o elenco. O Mascarenhas vinha jogando bem, foi afastado. O Alessandro foi pouco aproveitado. O nosso elenco não é ruim, pelo contrário, ruim é o treineiro que não sabe aproveita lo.
          Abraços Tricolores.

          1. Juarez,

            De onde você tirou esta informação sobre como é na Europa?

            Há vários países na Europa em que o futebol tem estrutura pior do que o Brasil. Em um mesmo país clubes são administrados de forma distinta. Há clubes que têm verba própria e boa para o departamento de futebol contratar. Definem a parte de disciplina e punição para alguns atos como sendo de parte alta da Comissão Técnica ou mesmo da direção do clube. São aspectos totalmente distintos.

            O que acontece é que no Brasil, de forma em geral e até por conta da nossa legislação, há práticas de gestão que repercutem diretamente no futebol dos clubes. Falta a criação nos clubes de uma mentalidade, uma filosofia, que transcenda o presidente, o dirigente, por exemplo.

            Você sabe a razão pela qual não foram utilizados o Mascarenhas e o Alessandro? Eu não sei. Mas sei que o nosso elenco tem problemas, sim.

            Só o fato de termos que investir no Douglas para ele jogar (não é para negociar, é para ser o titular), porque é o nosso melhor homem para a posição (não tem outro), além de termos que colocar o Wellington Silva no banco para entrar em uma partida e ficar fora de outras três, jogando apenas cerca de 15 minutos, dá o tom do problema de elenco.

            Pense bem. Sei que você desde o início se posicionou pela qualidade do nosso elenco. Mas não é como penso. E, mesmo assim, não falo de qualidade, falo da montagem, que foi com desequilíbrio.

            ST

      4. caro Juarez, otima memoria, faltou tambem citar a perda da copa do brasil para um time que nao existe mais o Paulista de Jundai, dentro do chiqueiro do bacalhau.
        este barrigudo e um grande enganador.

      5. @juarezfranco:disqus eu postei sobre isso neste blog há alguns dias… em 2011 o Flu terminou a competição 8 pontos atrás do campeão (71 a 63). De fato perdemos 12 pontos para times da parte de baixo da tabela, porém há dois equívocos na sua afirmação: 1) o time rebaixado para o qual perdemos os dois jogos foi o América/MG, não o Atlético de Goias; 2) Realmente perdemos as duas para o Bahia, mas o mesmo não foi rebaixado nesta edição do brasileirão, terminou em 14º e ainda pegou Sulamericana, porém este fato não torna menos vexatório termos perdido as duas partidas para eles.

        Enfim, bastavam 3 vitórias nesses 4 jogos para termos sido campeões. Isso sem falar, que para variar um pouquinho, não ganhamos NENHUM dos clássicos neste brasileirão:
        Flamengo: 2 derrotas
        Botafogo: 1 derrota e 1 empate
        Vasco: 1 derrota e 1 empate

        Ou seja, 16 pontos jogados fora nos clássicos…
        Triste!

        ST!

    2. Discordo, EU no lugar dele escalo melhor e substituo melhor e nunca iria entrar com 3 volantes, e na expulsão do cara da ponte na mesma hora já colocaria o M.A.

  11. Caros,

    Ontem dei uma passada no clube, mas não para nadar (sim! faço parte do pessoal da piscina! Piscina que por sinal está cheia de azulejos soltos numa obra feita com um acabamento muito “porco” feita durante a gestão do “notável do Onivaldo”) e dou de cara com quem? Sim, heer Abad. Conversamos cordialmente por alguns minutos e ele me prometeu que vai contratar dois laterais, um zagueiro, um meia e um atacante de lado de campo para o ano que vem sem deixar sair mais ninguém…

    Brincadeirinha…

    Cruzei sim com o atual Füher da Flusócio, mas não conversei nada com ele porque não o conheço. Só ouvi “en passant” o comentário dele para seu interlocutor “O clima tá muito pesado…” aí o outro respondeu “Imagino”. Pois é… Ter vinte mil vozes me mandado tomar no c… deve ser uma experiência e tanto. Aí é que me pergunto: o que leva um incompetente a assumir responsabilidades para as quais não está preparado? Delírios de poder são f… O Poder é uma droga perigosa que deve ser apreciada com moderação, de preferência se tendo um projeto claro e bem definido a ser executado, ouvindo-se o maior número de possíveis interessados. Um projeto que consista naquilo que é – caso do Fluminense – o melhor para o clube, o que obviamente se trata de respeitar sua grandeza e tradições NO FUTEBOL profissional!

    Se não, fora isso é mesmo: Fora Flusócio!

    Falta a este grupo politico algo que é da essência de ser tricolor: saber calçar as Sandálias da Humildade.

    E la nave va…

    SDs Tricolores e FT&DJ, antes que o Brasil acabe, ou melhor acabem com ele.

    1. Olá Carlos Rodrigues! Assim como você a minha família, também gosta de piscina! Eu, prefiro o mar! Antes do mergulho, aproveito e faço uma bela caminhada. rsrsr -Graças ao bom Deus e muito trabalho temos uma em casa, distante + ou – 600 metros do mar de Ipitanga. Vizinho de Itapoã (paraíso). Carlos, o curioso é q estamos com o mesmo problema nos azulejos. Imagine: de 2003 p/ cá já fizemos três reformas na borda e deck. Será q usamos a mesma mão de obra do notável Peter Siemsen? Vou pedir ajuda ao amiguinho pai Nando de Saquá. ST, aqui nada de neve! O sol tá de matar. Forte abraço!

  12. Dia 28 lugar de tricolor é nas laranjeiras, você que mora no RJ e tiver tempo de ir e não for, você é simplesmente um torcedor de Merda, porque ficar só criticando nas redes sociais é mole. Ontem fui no jogo e sai de lá rouco de tanto mandar o Abad e flasocio TNC. Estamos de saco cheio dessa palhaçada, o Abad esta comemorando que não entramos nenhuma rodada na zona, porra esse cara é um brincalhão, Abad FDP isso é FLUMINENSE seu FDP, essa porra né Bahia, Ponte, Chape não desgraçado.
    E torcida, próximo jogo por favor, só gritem o nome do Dourado e MJ.
    E vamos continuar…..Ei Abad VTN.

  13. Fazendo uma retrospectiva das últimas conquistas que o Fluminense teve à nível nacional, há de se observar uma espécie de descontinuidade do aproveitamento dessas conquistas nos anos que se seguiram.

    Quando da conquista da Copa do Brasil de 2007, o RG declarou que o Fluminense iria “brincar no brasileiro” daquele ano e que quase custou ali outro rebaixamento.

    Depois da célebre conquista do brasileiro de 2010, o que se viu foi uma verdadeira bagunça institucionalizada como fora a campanha na Libertadores, que ali a interferência do PS no afastamento do Emerson e a saída do Muricy mal explicada foi muito prejudicial para o Fluminense.
    A cereja do bolo foi esperar pelo Abel assumir o que custou possivelmente o tri do brasileiro de 2011.

    Com as conquistas de 2012, o planejamento feito foi pela manutenção da “espinha dorsal” que entrou pela goela da torcida em 2013 com os vexames que mais uma vez teve que suportar culminando com o rebaixamento em campo e posteriormente, o Fluminense foi salvo pelos erros da lusa e do mulambo, mas que deixou marcas profundas para o Clube e seu torcedor.

    Reparem por si só que as conquistas que o Fluminense teve em campo teve suas sequelas frutos dos planejamentos mal feitos e foram numa época que o aporte financeiro era um dos maiores do Brasil, mas que em muitos momentos foram mal empregados.

    Foram lições que os dirigentes não souberam enxergar e sempre estavam a repeti-los como fora as contratações de ex-jogadores.

    E essa gestão, continuidade da anterior, teima em não dar atenção ao futebol com a devida seriedade achando que sua visão é a correta em termos de acreditar que os elencos que eles montaram são competitivos e o que temos visto é simplesmente ficar brigando para não cair no brasileiro.

    O Abad está insistindo em continuar com esses erros e logo logo a torcida tricolor vai se fazer presente nas Laranjeiras cobrando por mudanças no futebol, pois do jeito que está, a coisa só tende a piorar no ano que vem, vide os exemplos dos times de Pernambuco Santa Crus e Náutico aonde estão hoje.

    1. Caro BSB, você se enganou em 2007 terminamos em quarto empatados em pontos com o “coisa ruim” e abrimos uma vaga para o Cruzeiro na libertadores de 2008. Em 2008, é que tivemos de buscar um recuperação depois do trauma da Libertadores.

    2. Washington, eu não frequento Flu, não conheço a politica do clube. Mas, olhando de fora essa gestão não parece continuidade da triste gestão Peter Lulla Siemsen. As contratações foram poucas e cuidadosas, apesar do fraco resultado técnico, mas não houve comprometimento do orçamento projetado (olhando de fora). O clube parece muito mais comprometido com o ajuste das contas do que na época do Peter Lulla, que contratava mal e contratava caro. Houve tentativas de transferir jogadores caros com contratos longos. Tenho certeza que as contratações de Marquinho, Gum, Cícero, Cavalieri, Danilinho, etc., pesam muito na folha e rendem muito pouco em campo. Tudo herança de Peter Lulla. Tem um ditado que diz que “passar a mulher para trás é fácil, difícil é passar pra frente” Jogador ruim também. Contratou mal é pra sempre.

  14. Para quem ama o Fluminense, é óbvia a sensação de alívio após a confirmação da nossa permanência na primeira divisão que, honestamente, tinha certeza que conseguiríamos, tendo em vista os adversários que iríamos enfrentar (cheguei a postar palpites quando faltavam 13 rodadas).
    Agora, nada temos a comemorar.
    O que aconteceu em 2017, a despeito das inúmeras contusões (frutos de um DM / preparação física incompetentes), bem como eventuais problemas salariais, foi uma verdadeira vergonha, injustificável.
    Primeiro culpado, Pedro Abad.
    Covarde, assumiu o clube sabendo o quê o esperava, ou não é remanescente da diretoria anterior ?
    Não tem o direito de reclamar, e se sabia da merda em que nos encontrávamos, deveria como primeiro ato, trazer um técnico mais barato, com uma proposta de renovação.
    Ainda não engoli a venda do Richarlyson por apenas 10 milhões de euros, quando o Vasco vendeu o Douglas por 13.
    Segundo culpado, Abel.
    Ultrapassado, preguiçoso (time pouco e mal treinado), teimoso, retórico (não falo de arbitragem, mas …), sempre com uma desculpa pronta, mas nunca o vi dizer “eu errei”, por isso ou por aquilo.
    Quando vinha a público, era sempre com o discurso manjado “a responsabilidade é minha”, notoriamente querendo dizer que ele aceitava a culpa mas não se considerava o culpado.
    Foi zagueiro, mas o time levou 94 gols (só o Sport sofreu mais gols, 98 porém em mais jogos), enfim, uma catástrofe, que somente os masoquistas aceitam e ainda acham que os jogadores são coitadinhos.
    Gostaria de ver em 2018 o Wagner Mancini no comando técnico.
    Pelo elenco que o Vitória tem, está fazendo um grande trabalho.
    Notem que, opino antes de saber se ele os livrará do rebaixamento, mas ainda assim o considero um grande treinador, corajoso, ousado, algo que muito nos faltou neste ano.
    E que se faça uma limpa nesse elenco cagão.
    Goleiros, só os garotos, fora Cavalieri e JC.
    Laterais, só o Marlon.
    Zagueiros, só o Reginaldo, assim mesmo com muito boa vontade e para compor o elenco.
    Volantes, com a iminente saída (de graça) do Wendel, ficaria com Richard, Douglas, Orejuella e Luiz Fernando, demais fora.
    Meias, Scarpa, Calazans e Sornoza.
    Atacantes, Matheus Alessandro, Dourado, Wellington Silva e Robinho, demais fora.
    Temos que ir ao mercado para repor o resto.
    Mais um detalhe: sábado, contra o Sport, deveria ser público zero, para que esses calhordas sentissem o quão putos nós estamos, mas infelizmente, tem sempre alguém que está satisfeito e/ou está “levando algum” pra defender esses caras.
    E que em 2018, não precisemos passar por tantas vergonhas.
    Duas melhores a todos nós. ST !

    1. Marcelo, vamos botar os pés no chão. Se mantivermos o mesmo grupo, mandando embora os caros (se conseguir) já estaria bom.
      Você não acha que o Flu deveria contratar um treinador argentino? Eles estão dominando nas seleções e dando aula de eficiência. Aqui, tá difícil ver um treinador que procure as vitórias. Todos eles jogam para não perder. Quem tem medo de cagar não come.

      1. Nobre tricolor Eduardo, talvez sim, mas quem ?
        Bielsa, Sampaoli, Gareca, Bauza, não são para o “nosso bico” no momento.
        Galhardo ? Será que sairia do River ? Almiron, do Lanús ?
        Penso que o Mancini tem a característica que você citou, vejo o Vitória com todas as limitações que tem, buscando a vitória, dentro ou fora de casa.
        Roger Machado fechou com o Palmeiras, daqui a pouco o Inter fecha com o Cuca, aí ficamos com o Abel, sofrendo mais um ano.

      2. Desculpe perguntar, mas q treinador argentino esta dominando nas selecoes? Quais sao essas selecoes com treinador argentino q tao dominando?

        Na america do sul a unica selecao q dominou algo foi o Brasil e o tecnico eh Brasileiro.

        Todas as outras sofreram durante classificacao, e a selecao argentina, quase ficou de fora.

    2. Marcelo,

      E o mais difícil de entender é como o mesmo grupo que faz a gestão tricolor tem tanto tempo, ainda consegue se equivocar tanto e não assumir os erros. Algo simples.

      Aliás, quando você não admite o erro, não vê razão para corrigi-lo.

      ST

    3. Caro Marcelo,

      Nao acho o Mancini esse grande tecnico q vc fala, ja teve trabalho em grandes clubes e nenhum passagem dele foi destaque. E o trabalho no vitoria, nao acompanho os jogos desse time mas do pouco q vi, nao vi nada d excepcional.

      Ja q o Flu so jogara carioquinha no 1 semestre, se eh para mudar o tecnico, o ideal eh pegar um tecnico q quer mostrar servico do q mais do mesmos dos “Bons” tecnicos atuais.

  15. Nobre tricolor “Aguia de Saquarema” Nando,cade voce ?tudo bem ?

    a fraude chamada abel-anta nos salvou da degola depois de uma campanha ridicula, tem uma porrada de toupeiras desavisadas enaltecendo o seu “excelente ” trabalho ao longo do ano, virou “heroi”.
    concorda com este conto do vigario ?
    o prolixo tricolor capixaba que nunca foi ao maracana e que sempre assistiu o Flu com as nadegas no sofa que devem estar muito calosas pela açao do tempo voltou com aquele papinho mixuruca das vaias, loucura ou teimosia ? e froid !

  16. Estão noticiando que o Palmeiras quer o Tapir… coitados… mas o que está faltando? Eu inteiro a passagem de ônibus sim. Quanto precisa para completar a mesma?
    Ainda tem o Cometão noturno? Bota o Tapir nele e os “parmerense” que se explodam…
    SSTT

  17. Ontem a torcida foi de homens, mandou Abad e flasocio pra pqp e ainda sobrou pro Abel. O bosta do Abad já avisou que 2018 vai ser pior, dia 28 é pra geral ir nas laranjeiras e mostrar que estamos puto da vida. O próximo presidente que se juntar com a flasocio, esse não deve ser eleito, mesmo esse cara sendo o P.A. basta de flasocio, só quero saber se a Flu 2050 e a tricolor de coração são farinha do mesmo saco. O planejumento já era para ter começado. Só pra não esquecer, ei Abad vtc.

  18. Abel vai com DEUS, muito caro, burro e cego, tem gente melhor e mais barata no mercado. Demos muita sorte de não cairmos esse ano, graças aos JOGADORES porque TODAS as vezes que precisamos de TECNICO vinham aquelas escalações, substituições e decisões ABSURDAS. O que ele fez no jogo contra o Flamengo foi o maior atestado de incompetência que já vi um treinador fazer com um time.

  19. O blog hoje tá estranho. Parece que aqueles caras do ” Homens de Preto” usaram aquela canetinha mágica , deram um flash e apagaram a memória recente do pessoal.

  20. Só 3 times no Brasileirão levaram mais gols do que o Flu (Vitoria, Sport e A Goianiense), mas muita gente insiste que a culpa é do Abad. Quem treina o time. Abad, ou Abel?
    Olhem para os números e coloquem a responsabilidade no lugar certo.
    Olhem para o time do Botafogo. Só tem refugo. Jogadores que não deram certo em lugar nenhum e fizeram um Brasileirão digno. E o Vasco?
    O que falta no presidente do Flu é autoridade, o que falta no treinador é competência.
    O time do Flu tem mais medo de perder do que vontade de ganhar.

      1. Não… de acordo com o PCAlice a culpa é nossa que não batemos palminhas para todos os desmandos feitos.
        Concordo com o Eduardo e comentei disto desde o início do ano quando avisaram que iriam contratar este Tapir Ruminante. Tivemos um suspiro, um fogo de palha no campeonato de terceira divisão carioca mas… mesmo assim o sinal foi mostrado quando o mesmo chegou ao final. Madureira (acho que foram eles) já mostrou a fragilidade. Aí os Bota e os mulambos mostraram de vez que a coisa iria complicar no Brasileirão.
        Perdi a conta de quantos jogos os treinadores adversários deram nós e mais nós táticos neste “cistécnico” que colocaram no banco do Flu.
        Até o tal do Rueda, recém chegado, bastou um jogo para ver o que precisava para acabar com ele. O carinha que era do Fla e foi para o Asco…. pffff…
        Vi vários segundo tempo de jogo em que o Flu sumia em campo. E sumia porque o treinador adversário modificava seu time e mandava marcar pressão na saída de bola do Flu e… baratas voavam sempre. Aí era só cruzar bola na área que, invariavelmente, alguém faria kika e… gols e mais gols dos caras.
        Basta olhar quantos gols a nossa defesa tomou e comparar com os demais grandes clubes. Fiasco total.
        E tem gente que acha que ele tirou leite de pedra. Só se tirou leite COM uma pedra.
        SSTT

    1. to contigo lucido tricolor, o cara fez merda o ano inteiro, erro nas escalaçoes, nas substituiçoes, nas estrategias de jogo, excesso de rifaçoes de bola, milhares de chuveirinhos como jogada principal, unico caso do mundo onde um lateral so sabe cruzar com as maos e usado como “arma secreta” que nao resultou em um gol sequer.
      nos livrou do rebaixamento, campanha mediocre e virou “heroi” para muitos tolos,

    2. Eduardo Silva,

      Penso que não temos nada a ver com o Botafogo ou com o Vasco. O Botafogo, quando os seus laterais foram sofrendo lesões, contratou no mercado o substituto. O Vasco deu uma ajeitada em alguns setores. E nós?

      Nós não temos um lateral rendendo bem na direita e seu reserva, lesionado, quando veio devolvido ao Fluminense, já jogava pelo meio. Nós não temos reserva que possa suprir com proximidade a ausência do Dourado. Meia de criação só um. Volante titular tem artrite e nosso mais rápido e habilidoso jogador tem problema no púbis. Ambos desfalcam o time regularmente.

      Não vejo o que comparar com o elenco do Botafogo quando o que vale, sendo o futebol esporte coletivo, é o equilíbrio do elenco.

      Mas, como não vão manter exatamente os mesmos jogadores para o ano que vem, não teremos como saber o que seria. É torcer para ninguém se lesionar e o Douglas e o Wellington Silva conseguirem jogar regularmente.

      O Abel cometeu erros, mas quem montou o time foi a gestão. E, em última hipótese, quem manteve o Abel lá foi o Abad.

      Por que ele tem que ficar de fora disso?

      ST

  21. “Onivaldo Marmund da Silva • 20 horas atrás
    Jacques Pigarrento, só para variar vc ERROU! E perdeu a aposta, proposta por você mesmo. Contudo, pode relaxar! Pois, não vou chama-lo de Jacques Bundão.”.

    Fala Oni !!!!

    Fiquei muito feliz de ter perdido a aposta e vou pagar com o maior prazer:

    – Aquilo que vc me pediu, está de pé !!!

    ST

    1. Jacques, me inclua fora dessa. A propósito, pode colocar na mão dos amiguinhos Nando/Ricolor a título de presente de Natal; hehehe

    2. Hahahahahahaha… mas tem de estar seguro e firme que ele não quer moleza não. Tem de mostrar serviço, atuar com profundidade e firmeza…
      SSTT

  22. De acordo com o seu texto,João,com exceção da parte em que você escreveu que o Abel foi o grande nome do Fluminense na temporada.

    Acho que muito pelo contrário.Passamos esse sufoco por causa de pontos perdidos quando tomávamos o empate ou uma virada em várias de suas estratégias mirabolantes.Se não seria a minha aposta no começo do ano,para 2018,então,muito menos.

    Quanto ao Abad e os demais da gestão,também deveria zarpar do Fluminense.
    Os muitos erros cometidos apenas neste primeiro ano dão a mostra do que ainda pode vir por aí.

    Ainda em relação ao Abad,além dos erros já apontados no artigo e a falsa promessa de uma grande contratação,pesa também o de que a Sul-Americana seria prioridade.

    Aliviado pelo fim do perigo em que estávamos até o jogo de ontem,porém,repetindo o que está escrito lá em cima,o Flu,gigante,merece bem mais!

    1. carissimo Daniel,o blogueiro ta sendo ironico ,ta de brincadeira conosco, esqueceu de proposito as haspas so para criar polemica no blog, ou entao pirou de vez !.

  23. Pois é, e então ficamos assim.

    Quem fez terrorismo desde o início, mesmo que o time tenha começado até de maneira esperançosa, e que começou a fazer gozações quando a coisa desandou e já cravava segundona, no momento em que viu o time indo pro buraco mesmo, aí foi ficando encagaçado, começou a apelar para a torcida apoiar, encher o estádio, e naquela situação em que “não passava nem agulha a martelo”.

    E aí começou a reza de que a torcida tem que encher o estádio, pois, assim, o time terá mais apoio para vencer, e que a diretoria tem que abaixar valor de ingressos para que o maior número vá aos jogos, porque é só ela pode fazer o time se dar bem, saindo dessa penúria miserável.

    Mas, caramba, como uma torcida vai ao estádio, num momento em que é chamada a ajudar, e começa logo a querer atrapalhar com essa putaria de vaia, de sacanear jogadores, técnico, eles já muito sacaneados pelas várias situações que têm vivido, das quais todos somos testemunhas?

    Ontem, naquele jogo específico, era para apoiar o time, e deixar essa frescura de que quem paga tem direito de zoar, e era para gritar nome dos jogadores, sim, com palavras de incentivo, porque eles estavam no limite da tensão, na beira do precipício, e só não notaram isso os que querem que o time ganhe todas, mas que nem estão aí se ele se estrepar. A própria diretoria podia ter pedido que, ontem, todos tentassem ajudar de algum modo, e nada de atrapalhar por favor!!!!!!

    Mas pode-se ter certeza que a torcida fiel, aqueles gatos pingados que estão sempre nos estádios do Rio exibindo a sua camisa e torcendo mesmo com o time mal, esses mantiveram essa garra, e ganharam direito de comemorar honestamente, diferente dos que foram fazer número somente, por achar que a sua presença ajudaria o time a se safar.

    Sobre torcida comemorar essa saída da degola? Ora, torcida normal e ferrenha, já diziam, comemora até quando o time ganha a saída de bola, quando tem lateral ou escanteio a favor, quando jogador adversário tropeça sozinho e cai, e, se for o árbitro, aí ela fica em êxtase. Tenho certeza que esses que estão com carinha de nojo do time nos seus comentários, todos ficaram felizes pela vitória de ontem, e que dormiram e acordaram bem melhores hoje na terça.
    Duvido que alguém honesto diga que não está contente por esse momento. Não era o que se esperava, mas, dada a situação, era só isso que todos queriam e suplicavam ontem, e foi o que nos
    deram.
    Porém não era isso o que queríamos verdadeiramente.
    (21/11 – 17:00)
    mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    1. Cara… tu é chato pá caiaio… caracas…
      Já começa seus textos atacando os que nunca quiseram que o Flu fosse para esta vala comum de lutar contra o rebaixamento.
      Como vc pensa pequeno… para vc o que importa é o torcedor que não reclama de nada, que vai a todos os jogos bater palminha, que apoia qualquer m… feita no clube e no campo. Somente estes é que torcem pelo Flu, os demais só vivem para ferrar com o clube.
      Acorda Alice… acordaaaaaaaaa… tem vida lá fora. Tem gente que não curte isto. Tem gente que não gosta de ficar vendo servicinho de porco e não falar nada.
      Se vc gosta de um pudim de meleca, não queira que todos gostem.
      Aí vc ainda termina esta verborragia dizendo que os que não gostam do time ficaram felizes com a vitória ontem e… etc… etc…
      PQP… eu fiquei foi aliviado quando soube da vitória e não feliz. Era, é e sempre será nada mais do que obrigação de um clube do porte do Fluminense vencer uma Ponte Preta no Maracanã. Na casa deles pode ser que estes (clubes menores) consigam um empate ou vitória apertada tomando pressão. Ou seja… lá em Campinas eu até entendo perder por 1 x 0 mas com o nosso time encurralando eles o tempo todo. Faz parte. Mas no Maraca?
      Em qualquer outra época estes últimos 3 jogos era para cravar os 9 pontos e ficar em dúvida apenas de quanto seria cada placar. Hoje em dia não… a dúvida é se o time pelo menos irá conseguir empatar. É isto que os torcedores que não pensam como vc querem e esperam do Flu. Que ele se imponha como um clube grande.
      E aí vem vc falar um monte de asneiras contra os torcedores que não batem palminhas o tempo todo. Não é a toa que a galera daqui está colocando apelidos e mais apelidos em vc… nem lembro o último… era Da Lua?
      SSTT

      1. Cacete, rapaz, você tem um defeito seríssimo que o de achar que tudo o que eu escrevo é dirigido a você, e que lhe desagrada muito, desagrada a todo mundo, que não sei isso ou aquilo, mas vem com seus contraditórios onde só diz bobagem, totalmente fora do meu assunto focalizado, muito diferente do está dito. Não rebate nada com lógica. Veja se consegue pensar antes de sair chutando tudo.

        Diga algo que tenha sentido uma única vez, por favor, sem essa veadagem de querer me desclassificar em tudo como se você fosse o bamba, e eu o otário do meio, e querer jogar outros contra mim. Isso já é cretinice, tá? .

        Aprenda a raciocinar, porra. O que eu falo é sobre o que percebo, e você não percebe nada do que eu falo, e vem com a mesma ladainha de sempre.
        Você só tem um discurso de que Abel é o culpado, e só. Tente mudar, pô.
        Um mancômetro, por favor, e pode lhe ajudar a não dar vexame a toda hora.
        fdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfdsfds

  24. Minha visão sobre a verdadeira história da decadência econômica do Fluminense, de forma resumida :

    ° Conseguimos glórias e títulos nas décadas de 1960, 1970, até 1866, com duas versões da ‘máquina’.
    ° Certamente à custa do comprometimento das finanças e da situação patrimonial do clube.
    ° Culminando com a decadência no período 1987 > 1999, quando amargamos até a queda à Série C.
    ° Tudo isso já com as finanças e a situação patrimonial destroçadas.
    ° Sucederam-se 15 anos de um patrocínio megalômano que recuperou o F-U-T-E-B-O-L do clube, mas
    ° ….. não suas finanças e sua situação patrimonial. Muito pelo contrário !
    ° Causando como consequência a (quase) falência da cooperativa que nos patrocinava.
    ° Em outras palavras, o Depto de Futebol do clube foi ‘arrendado’ pela patrô e sugou suas finanças causando quase que sua falência.
    ° Após o que sucederam-se períodos de gestão que focaram a recuperação do patrimônio do clube.
    ° Para que o Clube não sofresse a situação de insolvência enfrentada pela cooperativa patrocinadora,
    ° que quase chegou a uma falência por ter ‘se atirado’ à louca aventura do ” torcedor “.

    ° Daí a ênfase à recuperação das finanças e do patrimônio do Clube, às vezes em detrimento do Futebol e na maioria das ocasiões mal interpretada por aqueles que torcem pelo futebol.

    Exponho este pensamento tendo por objetivo esclarecer aqueles que criticam atual gestão.
    Nem tudo é tão ruim como parece.
    E acima de tudo, não estamos falando dos incompetentes, inconsequentes, destruidores, demolidores.
    Esta fase, a fase da irresponsabilidade, passou, faz parte desta triste história do pós-1960 até 2010.

    Não tenho nenhuma relação com esta ou mesmo com qualquer outra linha politica no Clube.
    Não frequento a sede social do clube.
    Tampouco conheço qualquer dos dirigentes responsáveis pelo período citado.

    Apenas tento pensar positivamente, buscar a origem dos fatos, acreditar em um futuro melhor.
    Porque como profissional dedico minha vida à gestão e recuperação de grandes empresas.

    Teremos um futuro melhor !!!

    Mais sólido, consistente e auto-sustentável,

    e não efêmero e autofágico como este nosso passado que cito aí acima, que – reconheçamos –
    começou pela formação das duas gerações de “máquinas” que quase custaram a ruína do clube.

    Abraços, amigos,
    e até 2018, com

    Norton, Richard, Reginaldo, Chaves, Scarpa, M Junior, Dourado, Douglas, Orejuela, Sornoza,
    Pierre, Calazans, Frazan, Luiz Fernando, Mascarenhas, Pedro, Luquinhas e algum que esqueci.

    Com dois goleiros muito bons, um zagueiro central cascudo e um camisa 10 de qualidade poderemos fazer bonito no ano que vem.

    E isso não custará tão caro assim, se conseguirmos nos livrar dos ‘carrapatos’ que grudaram na pele do Flu, não produzem NADA, vivem no DM ou – pior – em campo pagando micos.

    Nada é impossível, turminha, quando a intenção é boa, limpa e honesta.

    14:40 > 21NOV

    1. Amaury, está parcialmente certo. No tempo da Unimed, se a gestão das finanças do clube estivesse em boas mãos, teríamos a chance de equilibrar as contas. Mas não fizeram isso. Mas a Unimed não quebrou por causa do Flu. Aí já é outra história que o Fluminense não tem nada com isso.

      1. A confusão das atividades e objetivos nas duas instituições fez sangrar uma enquanto a outra ( o Flu) obtinha glórias efêmeras, Eduardo.
        A criação da ” xxxxxx Empreendimentos ” demonstrou isso claramente. Braço criado para operações tais como contratos com jogadores, direito de imagens, direitos econômicos, etc., que tinha tudo a ver com um clube de futebol e nada – absolutamente nada – com a missão da Cooperativa. Mas a ela pertencia. Não ao Flu, mas à Cooperativa.

        Claro que o Flu não foi culpado.

        O Flu foi – isso sim – usado para a realização do desvairado sonho de torcedor do líder da patrocinadora, que tornou-se o ‘capo di tutti capi’ do Depto de Futebol do Fluminense.
        Era quem tinha a grana. Quem a aplicava. Quem a distribuía.
        E como tal, mandava e desmandava.
        Mas isso são águas passadas, Eduardo.
        Só citei porque aquele período de 15 anos faz parte da história que tentei compilar.
        19:18 > 21NOV

    2. Amaury,

      Falando assim parece que a gestão é outra e que ficou tudo bem.

      Precisamos completar um time e ter, aí sim, reservas que estejam pedindo passagem. Dão pressão nos titulares, que tem que correr e jogar. Este ano, por exemplo, o Pedro entrava e não segurava o ritmo.

      Os dirigentes têm que ser ágeis e correr atrás de substitutos no mercados quando houver lesões que inviabilizem jogadores por muito tempo, como fez o Botafogo quando perdeu vários de seus jogadores de uma mesma lateral de campo.

      E, parece óbvio, tem que ter jogador de equipe e que seja mais “cascudo”.

      Têm também, que avaliar direitinho a queda de rendimento de alguns jogadores.

      E, principalmente, mudar a mentalidade de muitos dirigentes, que acham que como não ficamos uma vez no Z4, não foi tão ruim assim. Isso é péssimo.

      Têm que reconhecer erros (tem uma lista grande). Aliás, você já viu o reconhecimento de erros relevantes na direção do futebol?

      Vou parar por aqui.

      ST

    3. Caro Amaury sua análise está correta . Muitos desmandos e pouca seriedade com o clube , agora o caminho para resolver este problema antigo será MUITA austeridade e responsabilidade. Agora com relação ao elenco….Um goleiro , dois laterais, um 10 criativo pra ontem e incluir na sua lista o jovem promissor Matheus Alessandro que aliás foi importantíssimo nessa reta final.

        1. E o Marlom, Amaury, do qual você foi um grande entusiasta, não tem vez no time? O que houve com ele? Ou o esqueceu também?

          Sobre qualquer visão alvissareira para o futebol do Flu no próximo ano, eu, como já disse, sou cético, pois nem imagino mesmo que algum patrocinador forte possa dar as caras nas Laranjeiras para dar alguma ajudinha.

          Euforia por garotos bons que possam aparecer, sobre isso nem vale a pena perder tempo, pois os seus empresários trabalham para ganhar dinheiro, já que é o negócio deles, e os vendem mesmo sem piedade, e, em muitos casos, o clube nem tem tanta culpa nisso. Imagino, entretanto, que essa situação dos clubes brasileiros possa dar uma melhorada se mudarem, na marra, essa Lei Pelé, e puserem os empresários todos como fora da lei.
          (21/11 – 21:00)
          bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

          1. Marlon foi outro que omiti por esquecimento, PCA.
            Jovem, bom jogador, adquiriu experiência este ano e vai ‘pegar no breu’ em 2018.
            O outro que não citei foi o Alessandro.
            E deve haver mais alguns por aí.
            Obrigado, PCA.
            Fique sempre atento, ok ?
            10:12 > 22NOV

    4. É … na minha humilde opinião sua análise está errada. Dá nem para discutir a fundo pois é nítida e clara a incompetência após 2010 e vc apoia explicitamente este monte de lixo que tomou conta do clube desde então. E em contrapartida ainda expõe um “delete” na fase mais vencedora nacionalmente que tivemos por causa do melhor patrocínio que tivemos. Contrariando suas palavras sobre a atual gestão, eu acho que quase tudo é tão ruim quanto parece.

    5. Amaury, muito bom! Acho q cabe incluir nesse seu excelente arrazoado, fatos como: a vergonha de ler nos jornais o produtor musical Nélson Mota, liderando campanha p/ arrecadar fundos e com isso saldar despesas básicas do FFC; permitiram q o Luxemburgo levasse para o Bragantino s/custo jogadores oriundos da nossa base: Alberto/João Santos/Silvio/Franklin etc., aqui em SSA, Bahia e Vitória tb receberam atletas da nossa base s/custo. Amaury, tenho certeza q com esses jogadores no nosso time, não existiria rebaixamento na história do FFC. Muito pelo contrário teríamos conquistado alguns títulos nos anos 90. Isso, s/ contar com as negociações de venda /empréstimos desses atletas. Nesse sentido, lembramos tb do Marinho q em 2017 defendeu o Vitória. Pensador era assim que dirigiam o nosso FFC. Tem gente com saudade. ST

  25. Estamos todos aliviados pq amamos o Fluminense.
    Um Fluminense que não é o Fluminense desses caras.
    Dai a comemorar pq ficamos livres do rebaixamento, não dá!.
    ***
    O grupelho que apoia o Abad, tá doidinho prá fritar o Abel.
    O Abel levantou para ele, Abad, cortar.
    O Abel disse que, prá continuar, vai querer saber como vai ser 2018.
    O Abad já disse que vai ser igual a 2017.
    O Palmeiras quer o Abel.
    O Abad e sua trupe não querem o Abel.
    Pelo jeito, bye bye tricolor!
    Como técnico, um grande tricolor.
    ***
    Se for mesmo como o Abad está vendendo a coisa, acho que o Fluminense tem que ir atrás de um técnico que sabe montar time com pouco dinheiro.
    E tem que trazer junto, prá fazer parte da comissão técnica, gente que tenha olho prá jogador bom.
    ***
    Precisamos de dois goleiros (pq Cavalieri e J.Cesar ninguém aguenta mais), de dois laterais, de três zagueiros, de um bom meia, mas tem que ser bom, porra!…e de dois atacantes.
    ***
    Temos uma base que dá prá começar.
    Marcos para o gol, Reginaldo na zaga, Norton na lateral, Luiz Fernando, Richard, Calazans, Alessandro, Wendel, Douglas, Scarpa, Sornoza no meio, Pedro, WS, Dourado, Marco Jr e Robinho para o ataque.
    São 16, mais os 10 que precisamos, 26!
    ***
    Mas esses 10 têm que ser escolhidos por quem conhece.
    Os campeonatos de SP, SC, PR e RS estão cheios de jogador bom, querendo uma oportunidade…
    No Palmeiras, o Tchê Tchê veio do Audax e o Roger Guedes do Criciúma.
    No Fluminense mesmo, o Richard, que veio da segunda divisão de SP…o Wendel do N. Iguaçu…
    Tá cheio deles por ai…
    ***
    Mas não será com o Abel, que é cego dos dois olhos em se tratando de indicar jogador…
    Lembram do Márcio Rosário?
    E o Romarinho?
    Uma tragédia!
    ***
    Tem que ver tb quem vai querer vir para o Fluminense com tudo isso que está acontecendo lá…
    ***
    Para técnico, Fernando Diniz.
    Para a comissão técnica, gerente de futebol…Branco ou Antonio Lopes.
    Tenho certeza que esses aceitariam…

    1. Estou contigo nesta.
      O Tapir como técnico é um bom tricolor.
      Perfeito.

      Só discordo da necessidade de zagueiros. Os que temos não são ruins de todo. Precisam mesmo é de um sistema defensivo mais eficaz para que eles não fiquem correndo atrás dos atacantes adversários.
      A grande maioria dos gols que sofremos foi por ineficiência dos laterais e dos marcadores perto da grande área que deixam cruzarem ou passarem bolas sem combate ou… pior ainda… deixam jogadores vindos do meio de campo ou da pqp chegarem na cara do goleiro, correndo livres, sem acompanhamento e os zagueiros (que estavam marcando gente na área) são surpreendidos e chegam atrasados nestes.
      Assisti a alguns jogos do Corinthians e o que me impressionou foi a velocidade que eles recompunham o sistema defensivo e como não deixavam o adversário fazer jogadinhas perto da grande área deles. Claro que em algum momento o adversário acerta. Mas o que o Corinthians se deu bem no primeiro turno foi por causa disto. Adversário não conseguia fazer gol e eles faziam unzinho apenas… ou mais. No segundo turno os outros times melhoraram (menos o Flu) e passaram a trazer problemas para eles, só que eles tinham aberto uma “gordura” enorme.

      Concordo quanto aos goleiros. Não estar onde uma bola cai vinda da pqp do meio de campo em uma parábola é dose. Deve ser miopia ou cegueira mesmo.
      E concordo quanto aos laterais… se bem que o Telê mostrou que vc pode treinar alguém para ser um bom lateral. Cafu que o diga.
      SSTT

    2. meu caro assino e carimbo o seu sensato texto, quanto ao abelanta ir pro porco e conto da caroxinha, eles mandaram o cuca pra rua e vao contratar o ultrapassado pançudo depois da pessima campanha do flu ?
      em 1982 trouxemos jandir, tato, rene, leomir, aldo, vica, etc, todos desconhecidos mas com grande potencial, foi trabalho de olheiros na epoca, com eles formamos um excelente time que viria ser tri-campeao carioca e campeao brasileiro, este e o caminho.
      tambem acho que Fernando Diniz seria uma boa aposta, viu o ze ricardo no vasco e o jair ventura no bota, jovens tecnicos com mentalidade avançada.
      na comissao tecnica parreira, ricardo gomes, delei, branco,washington coraçao de leao seriam bons nomes.
      sds.

    3. Muito lucida esta sua exposição, LA.
      Apenas acho que há melhores opções para técnico, como o Jair Ventura, José Ricardo e Mancini, na ordem.
      O Fernando Diniz começou a mostrar um bom trabalho mas ainda não conseguiu sucesso em nenhum clube de expressão.

      22:15 > 21NOV

  26. Valeu a pena torrar 20 pratas e ver o Flu se salvar da degola, vamos comemorar este unico “titulo’ que nos restou em 2017, valeu abad, abel,jogadores, estao todos de parabens por mais esta “façanha’.
    obrigado darongo pela expulsao do beque da macaca que nos ajudou muito na vitoria.
    obrigado Joao de Deus e Nossa Sra. da Gloria pelo fim do sofrimento .
    vai aqui meu pedido pro Papai Noel:
    -abad, renuncie para que tenhamos uma nova eleiçao e com isto talvez um presidente de verdade
    -que a barca passe e leve consigo abelanta, leomir ,torres, todo departamento medico das caimbras, contusoes e desgastes.
    -que a barca zarpe com : leo-basquete, lucas molenga,w.silva bichado, marquinhos bichado, gum bichado,nogueira, marlon volante, pierre bichado,frangarelli, julio chester cezar,ze arruela, sornoza,peu,renato, romarinho,etc
    -que consigamos um patrocinador master
    -uma gestao seria e profissional, nao vou pedir muito basta vir o pessoal da Chapecoense para nos dar umas aulas
    -um tecnico moderno, com ideias novas e atuais que valorize a posse de bola, que nao se conforme com 1×0 e recue, que so use o chuveirinho como ultimo recurso, chega de dinossauros ultrapassados , caros, burros e incompetentes, que promova treinamento em tempo integral, nada de rachoes com meio expediente.
    – que os nobres tricolores Ricolor e Amaury façam parte da comissao tecnica em 2018.

    apesar da permanencia na serie A, EU NAO ME ILUDO MAIS !

    1. Hahahahahahaha… imagine eu tendo de trabalhar ao lado do Amaury? Teria de ter muitas ataduras para cobrir as mordidas e muito agasalho para as ventanias.

      Discordo da dispensa de alguns jogadores que vc pede para por na barca. Os Nogueira, Marlon volante, Pierre, Sornoza, Romarinho e até o Peu podem ser melhor avaliados quando aparecer um TÉCNICO. Nem que este seja um cara da nova geração, basta ele saber explorar o que cada jogador tem de bom e utilizar eles de acordo com as partidas que vierem.

      Sou terminantemente contra esta coisa de titularidade eterna. Principalmente no setor defensivo.
      Existem jogos que vc precisa fechar a cozinha e ter rapidez para ter contra ataques e pode abrir mão de jogadores de área. Outras partidas o adversário vai utilizar disto e vc precisa ter jogadores que marquem bem enquanto pressionem o adversário com jogadores de área.
      E mais… tem de ter um time treinadinho para mudar da situação A para a situação B, C, D, etc… mudando um ou dois jogadores em campo e/ou trocando estes de posição AINDA durante a partida.
      Esta coisa de time engessado que faz sempre o mesmo independente de que jogo seja… é muito ultrapassado.
      O Scarpa, que muitos reclamam, é para mim um jogador muito moderno. Tanto sabe jogar na frente como sabe jogar atrás defendendo. Se iniciar uma partida com ele na lateral (dependendo do jogo) e, no meio da mesma colocar ele como meia atacante deslocando um volante para a lateral já muda a postura do time sem precisar gastar uma substituição.
      O M. Inutil Junior (nas mãos do Tapir, diga-se de passagem) é outro exemplo. Tanto pode jogar como atacante como de meia/volante. O Wendel, o Alessandro e outros podem ser algo do tipo… jogarem em mais de uma posição proporcionando mudanças do time sem gastar substituições.
      Mas… sempre o mas… para isto precisa de muito treino, bom preparo físico (alternar jogadores sempre em algum rodízio permite isto) e de um TÉCNICOOOOOO…
      SSTT

    2. Obrigado pela distinção, Tim !!!!
      Apesar da ‘companhia’ que v. me arrumou. Haha !!!

      Mas, eu daria conta do recado.
      Já lidei com coisas piores que culminaram por me admirar e ter como amigo.
      ST, parceiro,
      17:11 > 21NOV

  27. A culpa de Abad foi contratar Abel Rousseff Braga. Quem treina o time é Abel. Quem manda dar chutão feito doido e entregar a bola para o adversário é Abel. Quem manda recuar para garantir os empates é Abel. Time que joga para empatar é isso. Tem que jogar para vencer sempre. Jogou para empatar e levou 50 gols. 50!!!!!!!!!! Jogando com muitos volantes e um monte de beques.
    Querem contratações com que dinheiro? Para contratar Marquinho, Maranhão, Dudu, Romarinho… melhor ficar com o que tem.
    ESSE TIME BEM TREINADO DÁ PRO GASTO. Mas na mão de um cara que tem mais medo de perder do que vontade de ganhar, dá nisso.

    1. Caro Eduardo,

      Gostaria muito de ver esse time com o Tite. Difícil seria o Tite querer trabalhar nestas condições.

      Mas, ainda assim, talvez o décimo lugar. Sem lateral com bom rendimento. Sem reserva adequado. Sem reserva do atacante. Com o atacante mais habilidoso portador de problema no púbis e o volante titular com artrite e em constante tratamento, jogando um e, quem sabe, ficando dois fora. Meia de criação temos um.

      Não é curioso quem aponta estes problemas. É muita gente boa. Só não vejo isto dito no blog da Flusócio.

      Mas pelo que disse o Abad, ano que vem iremos com estrutura igual. Mudando os jogadores, aí já mudam as referências.

      Vamos ver o que farão.

      ST

    2. To contigo, o flu precisando ganhar, jogando em casa, com um jogador a mais, ficou com 02 volantes ate o fim do primeiro tempo com o adversario todo recuado, so mudou no segundo tempo
      e muito medroso e indeciso.
      quanto ao “da pro gasto”, com lucas, renato chaves, frangarelli ,etc nao sei nao .

    3. Eduardo Silva,

      Não temos laterais que tenham apresentado rendimento adequado neste ano. Será que ano que vem estarão bem? Bem… e os reservas deles? No ataque o reserva do Dourado é o Pedro, que também não rendeu. Meia de criação só um. O atacante rápido e driblador tem problema no púbis e não joga. O volante titular tem artrite e também perde jogos ou não acaba a partida.

      Muita gente boa aponta este problema na montagem da equipe. Só ainda não vi dito pela Flusocio, salvo engano. É que não leio tudo que publicam.

      Quanto ao Abel… É só trocar. Só que, até agora, ninguém deu certo. E o Muricy, que falou pouco, “chutou o balde”.

      Qual seria a sugestão?

      Será que o Tite aceitaria estas condições do Fluminense?

      ST

  28. Palmeiras define Abel como prioridade é Flu vê com bons olhos o recebimento da multa.
    Sabem de quanto é a multa?
    Dois meses de salários de Abel, algo em torno de 600 mil.
    Este é o Fluminense do Abad.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *