Ceifou e livrou

Ao vencer a Ponte Preta por 2 a 0, no Maracanã, o Fluminense chegou aos 46 pontos e zerou de vez o pequeno risco que ainda existia de não permanecer na Série A em 2018. O clube mira agora uma vaga na Copa Sul-Americana nas duas rodadas finais do Brasileirão, nas quais enfrentará Sport (C), em situação crítica, e o Atlético-GO (F), já rebaixado.

A emoção de Henrique Dourado, que voltou ao posto de artilheiro do campeonato (ao lado de Jô, com 18 gols), dá a medida das muitas dificuldades enfrentadas pelo clube na temporada. O atacante, que marcou o segundo gol tricolor quando seria substituído, já no fim, lamentou os muitos problemas e a trajetória irregular do time, que, mesmo com quase três meses de salário atrasado, mostrou dignidade e respeito à camisa.

Nas últimas dez rodadas, o Fluminense somou 15 pontos, e, à exceção do apagão contra a Chapecoense, só perdeu para os dois campeões nacionais da temporada – Cruzeiro e Corinthians. Isto é, um terço da pontuação atual do time foi obtida justamente no período em que os problemas financeiros se acentuaram, a despeito da venda de Richarlison para o Watford, no meio da temporada.

Contra a Ponte, a expulsão de Naldo contribuiu para que o Flu, empurrado por mais de 20 mil tricolores, chegasse aos gols da vitória, com Douglas e Dourado. A opção de Abel por Marlon Freitas se mostrou ineficaz e, depois de ficar com um a mais, a substituição do volante se tornou praticamente obrigatória.

O técnico tricolor foi, por sinal, o grande nome do Fluminense na temporada. Nem sempre por suas opções táticas. Abel montou um time competitivo no primeiro semestre, mas erra e acerta quase na mesma proporção. Mas, sim, por se portar como um autêntico tricolor, um baita parceiro do clube, administrando problemas em série.

A começar por seu elenco enxuto e combalido, tantas foram as lesões e cirurgias em 2017. Passando pelo desafio de domar o emocional do mais jovem plantel do Brasileiro, que teve de suportar tamanha pressão em ano de grande dificuldade do clube. Colocou-se como escudo aos meninos, blindando-os como um pai faz a seus filhos. Mas não encobertou erros. Foi duro com Wendel e Orejuela quando estes cometeram seus deslizes.

O protesto da torcida é legítimo. Pedro Abad foi o alvo dos tricolores que foram ao Maracanã no feriado de segunda. Espera-se que o humilde presidente tenha aprendido com seus erros em seu primeiro ano na direção.

O mais grave deles, além de recusar o aporte financeiro da Caixa (“A marca do Flu vale bem mais”, disse à época, para depois passar quase todo o ano sem patrocinador máster), foi prometer um ídolo durante a sua campanha e arriscar a permanência do clube na elite jogando o Brasileiro com um time quase todo de juniores.

O Flu, gigante, merece bem mais.

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

218 thoughts on “Ceifou e livrou

  1. Caros,

    Abel não é perfeito, muito pelo contrário, mas se ele sair quem vocês acham que o Abad e seu Flusócios irão contratar? Josep Guardiola ? Luis Enrique ? Mourinho? Ou alguém ainda mais identificado como clube?

    Queimar o Abel é tudo o que a Flusócio quer neste momento. Ele é grande e serve de biombo para eles se esconderem atrás (basta ver o silêncio dos inocentes – ou serão “indecentes” – sobre Abad e Cia.). Com todos seus defeitos (três volantes) e teimosias (não deu chances ao Robert, mas insistiu com o Romarinho) ele não é o principal responsável por mais este ano de mediocridade.

    Remember the “Drury’s”. É a volta “disso” que vocês querem como técnico?

    Mais importante que mudar de técnico é mudar o comando do futebol profissional, e a contratação de reforços de verdade e não apostas da série D.

    SDs T

    1. Considero Abel ultrapassado. Já técnicos mais abalizados e que não precisam ser tricolores nem biombo de problemas, mas dado os problemas com as confusões e atraso de salários, acho que pode continuar, desde que não aumentem o seu salário que apesar de baixo, 300.0000!!!, não ganhou nada.

    2. Carlos Rodrigues,

      Até Abel já sinalizou no sentido de que não dá para, no ano que vem, termos a mesma situação no futebol do clube.

      ST

  2. Caros,

    VOU REPETIR: a obrigação agora é conseguir uma vaga na Sul-Americana. Ainda não acabou. Será que a comissão técnica e a diretoria têm esta noção?

    SDs T

  3. Como não assisto mais a jogos do Flu enquanto tiver o Tapir a frente… vou pelo comentário da galera e pelos “melhores momentos (???)”.
    Pelo que está nestes o Flu conseguiu pressionar a Macaca e, como os jogadores não treinam, errou muitas finalizações. Era para ter goleado já no primeiro tempo.
    Que golzinho chorado… e no final o Scarpa quase acerta uma das raras coisas que ele as vezes faz bem e o nosso goleador (que saudades do Cone… hahahahaha) não perdoou.

    Já podíamos estar tranquilos há muito tempo, mas…
    Agora é tirar este Tapir, colocar um treineiro da nova geração, gestores competentes e ajeitar o time com o que tem lembrando que voltam um monte de “empréstimos”.
    O que temos dá para fazer um time de regular para bom. Esqueçam sair para um título e coisas do tipo. Tem de fazer que nem o Botafogo fez, vai beliscando aqui e ali e… se vacilarem abocanha um título. Se não der para título pelo menos não seja entrar somente para fazer figuração nos campeonatos.
    Para tal é preciso trazer uns dois ou três jogadores para vestirem a camisa no dia em que colocarem o primeiro pé no gramado para treinar. Nada de trazer mais jogadores iguais aos que já existem aos montes.
    Tem de ser jogadores que sejam contratados para atuar e não para figurar apenas. Se não tem grana ou não tem competência… entrega o boné e vai fazer tricô que para administrar um clube de futebol tem de pensar grande e saber arriscar. Mas arriscar sem comprometer o clube.
    Todo planejamento tem a análise de risco. Esta tem de ser utilizada.
    Quem trazer? Quanto pagar? Tirar dinheiro de onde?
    São perguntas que para eu responder corretamente seria necessário que o Flu me contratasse para ser cartola. Como no Flu já tem vários… perguntem para eles.
    SSTT

    1. Ricolorzinho, parabéns pela coragem em pedir emprego de cartola! Pelo q vc informou lá atrás… O seu grande momento c/ atleta foi jogando basquete. Mas isso é apenas detalhe! Acredito no seu potencial como cartola. Tá na hora de mostrar na prática o q diz na teoria. Aprovado! Torcendo para vc repetir no FFC o q fez o Brunoro no Palmeiras/Parmalat. Em tempo: uma vez cartola, não aconselho acompanhar o blog. (pode ser perigoso! Imagine o q dirá Nando e cia rsrsr) Contudo, garanto: terá a nossa eterna gratidão e defesa.

  4. A comemoração se restringe a vitória obtida hoje garantindo o Fluminense na série A de 2018!

    Os que representam o Clube dentro e fora de campo não podem vir com declarações que tem de se aprender a lição do que foi a campanha nesse brasileiro, pois existem problemas encobertos pelo tapete da Flusócio e que influenciam em demasia sim no apequenamento do Fluminense.

    Antes de prosseguir, fiz uma reclamação formal na Ouvidoria do Fluminense para que a direção tome providências contra esse desonesto jornalista F. Prado, pois ataca não só a Instituição e também sua torcida e já passou da hora dele ser responsabilizado por declarações irresponsáveis que rotineiramente faz.

    Espero que a direção aja como merece o caso.

    Quem foi ao maraca além de apoiar o time fez ainda sua parte “homenageando” o Abad e seu grupo político como mereceram por mais um ano pífio e de vexames que passamos vendo o Fluminense enfrentando.

    Agora em diante é cobrar sistematicamente o presidente e sua direção para fazerem seu trabalho a altura que o Fluminense merece e largarem de discursos vazios e sem sentido que o futebol do Clube é prioridade para 2018.

    E que venha acompanhado de uma barca que vá cheia inclusive com muitos jogadores que voltarão de empréstimos ao fim do ano.

    1. Este cara é torcedor da Ponte Preta, fato confirmado pelo ‘chefe’ da mesa em que o beócio desancou a imagem do Fluminense.

      Creio que cabe à torcida do Fluminense ENTUPIR O E-MAIL DO IMBECIL com textos de ‘parabéns a você’ pela derrota para o Flu e pela ameaça – ainda maior – de queda à Série B.

      Este cara é brasileiro, e como ele há muitos outros, incluso e talvez principalmente no meio político.
      12:23 > 21NOV

  5. E o gol maravilhoso do Dourado que o goleiro defendeu?
    Que primor de jogada.
    Qualquer craque top de linha assinaria embaixo.
    Já dentro da área driblou o primeiro zagueiro com um toque curto da esquerda para a direita, veio a cobertura e ele, sem tocar na bola deixou o adversário deitado e desorientado no chão, veio o terceiro e ele surpreendentemente retornou para a esquerda e se livrou do zagueiro para na frente do goleiro dar um toque mágico e sereno que iria para as redes, no cantinho, porém, que pena, a defesa do goleiro foi muito bonita, temos de reconhecer.
    Nos “melhores momentos” que vi no YouTube, em uma das tomadas, até o câmera foi enganado duas vezes, quase se perdeu.
    Lamentável, seria um dos mais bonitos gols de todo o campeonato e, certamente, iria entrar para os anais do nosso Fluminense como um dos gols mais lindos de todos os tempos.
    Parabéns, Dourado!

    1. Esse lance me lembrou um pouco o gol do Washington contra o Vasco em 87, só que naquele, ele arrancou do meio.
      A semelhança veio na área, quando ele driblou o zagueiro, e depois o Acácio por duas vezes.
      Eu estava na geral, e gritava “chuta, chuta …”
      Quando a bola entrou foi delírio geral da galera.
      Bons tempos !

  6. Não tem nada que comemorar.
    Feliz sim, mas nada a festejar.
    Parabéns aos Tricolores que foram ao Maracanã e incentivaram.
    E que depois e no intervalo protestaram, com “elogios” ao Pedro Abad.
    Nos livramos do rebaixamento e a hora de protestar é agora, tem de encher as Laranjeiras de torcedores e aos gritos exigir a saída deste grupo do comando do Fluzao.
    FORAAAAA ABAD.
    FORAAAAA FLUSÓCIO.

  7. Ganhamos porque a Ponte ficou com 10 durante dois terços da partida e jogou para não perder. Nosso futebol foi a mesma M… de sempre: nenhuma jogada ensaiada, chute a gol parece ser proibido, a bola vai mais para os lados e para trás do que prá frente… Abel, faça-nos um favor e vá logo para o Inter.

    1. Vou me repetir,
      o Abel é o maior enganador do futebol brasileiro, e esse ano ele piorou
      sabia que estava vindo pra dar cobertura a um esquema escroto de exploração do Tricolor,
      pela quadrilha da flusocio, que não existia qualquer ambição em termos de futebol, ele veio sabendo que ninguem nesse grupelho tem compromisso com a historia de titulos do Fluminense, e mesmo assim ele topou, topou vir pelo mega salario, e cobrou dessa gente sem escrupulos, deixou claro que não aceitava cobranças pelo que viesse pelo frente em termos de resultados e aí foi essa draga que nós vimos, esse filme de terror tricolor, um ano pra entrar na historia como um dos piores de todos, um ano pra esquecer, mas que nenhum Tricolor vai conseguir esquecer.
      Não ganharam nada e fecharam no saldo devedor, quebraram o Fluzão, estão destruindo o nosso Tricolor
      e ainda transformaram a camisa mais bonita do mundo, numa colcha de retalhos.

      FORA ABEL
      FORA ABAD
      FORA FLUSOCIOS, o pior grupo da historia do Fluminense,
      cambada de FDP, VTNC!!!

      1. Gui, como piorou? Cara, pelo q sai na mídia o Abelão tá cheio de propostas Internacional / Seleção dos Emirados e agora o milionário Palmeiras. Outra coisa, qdo que 350 mil é mega salário? – Ah, filme de terror quem vai assistir são os torcedores dos 4 rebaixados! Gui, respeite a polícia e o Fred vai te pegar. ST

  8. Jacques Pigarrento, só para variar vc ERROU! E perdeu a aposta, proposta por você mesmo. Contudo, pode relaxar! Pois, não vou chama-lo de Jacques Bundão.

  9. STT.
    Marcos Brandão,
    O Abel se envolveu com o Fluminense em questões que estavam fora da sua alçada como treinador de futebol. E o que ele fez como treinador também estava fora da obrigação de um técnico: Treinar o time em dois períodos técnica, física e taticamente. Dar padrão de jogo e tudo aquilo que é pertinente para um treinador de futebol ensinar ao seu time. Por incrível que pareça, o Fluminense não é tão ruim como dizem, existem times piores. Por isso o Fluminense não foi rebaixado. O Fluminense precisa fazer um planejamento mais detalhado para o ano de 2018. O primeiro item e principal, seria a mudança de técnico. Porque continuar com o Abel, seria repetir os mesmos erros de 2017. Eu vi o primeiro e último capítulo dessa novela e não quero sofrer esse dramalhão no ano que vem, novamente.
    Saudações Tricolores.

  10. De volta do Maracanã, mais uma entre os 19.000 abnegados torcedores, que honraram dignamente comparecendo e cobrando mudanças da gestão pífia. Um dia chuvoso no Rio de Janeiro, feriado muito convidativo para ficarmos em casa.
    Finalmente acabou a novela do rebaixamento, mas não é, e nunca será este campeonato que queremos ver mais uma vez ano que vem.
    Vergonha na cara é o que está faltando para vocês, diretoria e gestores incompetentes.
    O torcedor tem vergonha pelo momento de anos ruins vividos graças a vocês, mas dá a cara a tapa e luta até o fim.
    Saudações Tricolores e reluzentes de esperança por novos tempos!

    1. Vergonha na cara para se fazer um planejamento decente, é isso que está faltando cara Mauriceia.
      Parabéns por mais um show desta que é a mais bonita torcida do brasil!
      Vamos torcer para não ser mais maltratada ano que vem….!

      ST

  11. Caros,

    Agora, no meu modo de ver, a obrigação é conseguir uma vaga na Sul-Americana. Ainda não acabou. Será que a comissão técnica e a diretoria têm esta noção?

    Ano que vem entraremos no sexto ano de Flusócio exclusiva. Alguém acredita que vamos ter um time à altura das nossas tradições? Bom… Se for um karma bíblico serão sete os anos de vacas magras desde 2012, iremos então até 2019 inclusive. Tomara que com o “Vender ou Vender” de Abad e cia. ainda o Fluminense até lá.

    SDs T

  12. Não fizeram mais do que a obrigação, por isso, se estamos aliviados,na minha opinião, NADA temos pra comemorar.
    Continuo querendo a saída do Abel e de um monte de tranqueiras que não tem qualquer condição de vestir o manto sagrado.
    Vou tomar um bom uísque pra relaxar e aguardar as opiniões dos companheiros!

    1. Exatamente caro Pedro, foi somente alívio pelo fim de um possivel desastre.
      O duro é esperar por mudanças nesta gestão de notáveis dirigentes….

      A lista da minha barca é grande!

      ST

  13. Agora é zerar e organizar algo competente pro ano que vem. Mas o problema já começa por quem vai armar uma equipe com raça, sistemas de jogo, treinamentos, jogadores corretamente escolhidos para as funções.
    Nos livramos. Os tricolores mereciam.

  14. E vamos comemorar meu povo!!
    Permanência na série A!!
    Na 14 posição!!
    Vencemos a poderosa ponte preta, no Maracanã, com 1 jogador a mais desde os 30 do primeiro tempo!!
    E ano que vem…. Nada de LA e provavelmente Sula.

    Pensando bem não temos muito o que comemorar.
    Alô notáveis da gestão, agora é ter vergonha na cara de se fazer um planejamento decente para não estragar 2018 também.
    Comemorar 14 posição é uma vergonha, mas é o que temos.
    É isso, 2017 já foi.

    ST

  15. Nós reclamamos muito do Abel, eu me incluo nisso, mas a emoção dele ao comemorar o segundo gol é digna de registro. Poucos treinadores se envolvem com o nosso clube como ele.

  16. Caros,

    1×0. Este Douglas é melhor jogador de sua geração. O time é outro com ele em campo. Só não consigo entender porque a sua tal artrite não apareceu quando estava no sub-20.

    Melhor se sair um segundo gol logo.

    SDs T

  17. Caros,

    E sobre o fdp da Jovem Pan, aguarda-se a defesa institucional por quem deve fazê-la.

    E Abel esperou 20’ para tirar o Marlon Freitas e colocar o Matheus…

    SD T

    1. Este infeliz é o mesmo que disse que apoia simulação de jogadores porque tem que ter esperteza no futebol, que é jogo dos espertos. É uma alma atormentada, mas a diretoria tem que responder a altura.
      Aí gestores notáveis, contratem o advogado siemsen para responder!!!

      ST

  18. Caros,

    Intervalo. Não há qualquer razão para o tal burocrático Marlon Freitas permanecer em campo se temos um a mais em campo. Tem de por um jogador mais rápido, talvez o tal Mateus. Os nossos laterais são horríveis, não tem arrojo, nunca tentam nada, nunca chegam a linha de fundo. Scarpa e Sornoza não chegam na área, afunilam e erram demais. Tem de vaiar, sim! Saiu um “Ei, Abad vai tomar no…. “é isso mesmo pois o culpado, o responsável é ele.

    Acho que dá pra ganhar se o time demonstrar com um pouco mais de competência e ousadia.

    SDs Tricolores e FT & DJ

  19. conseguiram acabar com a paciência do torcedor que valentemente paga ingresso ainda no primeiro tempo.
    O futebol amador apresentado é da pior qualidade, até o fraco comentarista edinho enxerga que este time não treina.
    Mas só cego não enxerga isso.
    Agora nos resta torcer para meter uns 2 no segundo tempo, e torcer para não levar nenhum.
    Se não vencer a ponte no Maracanã com 1 a mais, não tem argumento, desculpa ou explicação. É incompetência e ruindade mesmo.
    Vamos consagrar o Aranha, e se bobear o time que só venceu uma fora de casa pode ganhar a segunda…..
    Esse não é o meu Fluminense, é o da flusocio.
    Barca para 2018 aberta.

    ST

      1. Opa, anota ai:

        03 = insistência do abel com três volantes…
        05 = aniversário do ultimo titulo brasileiro….
        06 = quantidade de anos perdidos com fluocio….
        14 = decimo quarto lugar sofrido….
        49 = pontuação final provável em 2018….
        50 = gols tomados no brasileirão 2018….

        Vai que, né?

        ST

  20. Que primeiro tempo horrível.
    Uma a mais e o time não consegue fazer uma jogada de perigo.
    No contrato do Marlon (lateral), deve haver uma cláusula que o proíbe de ir a linha de fundo, só pode.
    Pior é que seu reserva, o Léo, também é muito ruim.
    A benção João de Deus,
    Porque a coisa tá feia.
    Que venha o segundo tempo e quem sabe o futebol perdido há muito tempo.

  21. Time sem receber há três meses, só isso justifica a falta de empenho dos jogadores!!!
    O time da ponte preta está batendo horrores, o juiz redimiu do seu erro, quando deixou de expulsar o último homem quer fez a falta, evitando o gol do Fluminense.

    1. É Marcelo, não foi no lugar do Lucas, tirou o Marlon Freitas, o óbvio a se fazer, a Ponte com 10. Necessitávamos de oxigênio e velocidade e foi o que aconteceu com a entrada do Matheus Alessandro, até aqui uma grata surpresa este jogador.
      ST.

      1. Cara Mauriceia, sugeri o Lucas porque o considero (junto ao Léo), dos piores e mais inúteis jogadores do elenco.
        Mas àquela altura, tanto faria.
        O importante foi a entrada do menino, excelente, e que lembra o Maicon Bolt.
        Abraços, ST !

  22. Juiz dando um ajudazinha…
    Lucas continua chutando a bola em cima do adversário por não saber cruzar e fugir da responsabilidade.
    Nada mudou.
    Vamos aguardar .

  23. Vamos ter que aguentar scarpa até o fim do ano, que desgraça…..
    Agora com 1 a mais, segundo o Abel, fica complicado…
    Depois a torcida vaia e reclamam….

    ST

  24. Dourado armando jogada para lucas entrar em diagonal.
    Está explicado porque o time vai tão mal.
    Somado ao scarpa que acerta 1 em 1000, resultado é disputa para não cair.
    ST

  25. Só quero saber se o marquinhos que está lesionado há uns seis meses está recebendo pelo INSS ou se os trouxas da fluócio estão pagando salário indevidamente.

    Quero transparência!

    Só isso!

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *