Ao vencer a Ponte Preta por 2 a 0, no Maracanã, o Fluminense chegou aos 46 pontos e zerou de vez o pequeno risco que ainda existia de não permanecer na Série A em 2018. O clube mira agora uma vaga na Copa Sul-Americana nas duas rodadas finais do Brasileirão, nas quais enfrentará Sport (C), em situação crítica, e o Atlético-GO (F), já rebaixado.
A emoção de Henrique Dourado, que voltou ao posto de artilheiro do campeonato (ao lado de Jô, com 18 gols), dá a medida das muitas dificuldades enfrentadas pelo clube na temporada. O atacante, que marcou o segundo gol tricolor quando seria substituído, já no fim, lamentou os muitos problemas e a trajetória irregular do time, que, mesmo com quase três meses de salário atrasado, mostrou dignidade e respeito à camisa.
Nas últimas dez rodadas, o Fluminense somou 15 pontos, e, à exceção do apagão contra a Chapecoense, só perdeu para os dois campeões nacionais da temporada – Cruzeiro e Corinthians. Isto é, um terço da pontuação atual do time foi obtida justamente no período em que os problemas financeiros se acentuaram, a despeito da venda de Richarlison para o Watford, no meio da temporada.
Contra a Ponte, a expulsão de Naldo contribuiu para que o Flu, empurrado por mais de 20 mil tricolores, chegasse aos gols da vitória, com Douglas e Dourado. A opção de Abel por Marlon Freitas se mostrou ineficaz e, depois de ficar com um a mais, a substituição do volante se tornou praticamente obrigatória.
O técnico tricolor foi, por sinal, o grande nome do Fluminense na temporada. Nem sempre por suas opções táticas. Abel montou um time competitivo no primeiro semestre, mas erra e acerta quase na mesma proporção. Mas, sim, por se portar como um autêntico tricolor, um baita parceiro do clube, administrando problemas em série.
A começar por seu elenco enxuto e combalido, tantas foram as lesões e cirurgias em 2017. Passando pelo desafio de domar o emocional do mais jovem plantel do Brasileiro, que teve de suportar tamanha pressão em ano de grande dificuldade do clube. Colocou-se como escudo aos meninos, blindando-os como um pai faz a seus filhos. Mas não encobertou erros. Foi duro com Wendel e Orejuela quando estes cometeram seus deslizes.
O protesto da torcida é legítimo. Pedro Abad foi o alvo dos tricolores que foram ao Maracanã no feriado de segunda. Espera-se que o humilde presidente tenha aprendido com seus erros em seu primeiro ano na direção.
O mais grave deles, além de recusar o aporte financeiro da Caixa (“A marca do Flu vale bem mais”, disse à época, para depois passar quase todo o ano sem patrocinador máster), foi prometer um ídolo durante a sua campanha e arriscar a permanência do clube na elite jogando o Brasileiro com um time quase todo de juniores.
O Flu, gigante, merece bem mais.
________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
Segundo pesquisa do globo.com, está lá agora,16.00 hs, 86% da torcida entrevistada quer o Abel continue com técnico, embora não se saiba o total do universo pesquisado.
Mas está muito alta a preferência por ele, e isso pode ter um cunho de veracidade.
Mas, seja qual técnico for, terá que matar um Dinossauro por jogo para começar a agradar certa galera.
(25/11 – 16:00)
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
É imperioso afirmar que em 2018 o Fluminense não aguenta passar mais outro ano sendo um mero participante dos campeonatos se agarrando aquela raiz que o segura para não cair no precipício profundo.
Claro que se evidencia que mudanças estruturais precisam acontecer, mas que aparentemente levam tempo até os resultados virem.
Contratações de pelo menos 3 reforços?
Colocar a folha salarial em dia?
Melhorar a preparação física do time incluindo a conclusão do CTPA?
Novo VP e o supervisor ou gerente de futebol mais presentes e atuantes?
Popularizar os preços dos ingressos em jogos do Fluminense como mandante no Maracanã?
Tem outros tópicos importantes, entre eles que é a do Abel ou quem for comandar o time, pois o que se viu ao longo do ano foi um trabalho ruim desenvolvido por ele incluindo seu auxiliar e que faltaram uma espécie de “entrosamento” e competência dos que comandam o futebol do Fluminense para intervir também nos momentos das derrotas.
Que 2018 seja um ano de mudança para melhor para o Fluminense e sua torcida.
Histórico do confronto contra nosso adversário de hoje:
https://uploads.disquscdn.com/images/719605b9ea545a263e76330aefa4f67a4cbe921e6e980591ef8730cc13d2113d.jpg
Ontem quando começou o jogo do Fla contra o Barranquilla, me deu ódio do Abel. Foi por causa dele que não fomos as semi. E pelo jeito essa mula será o treinador em 2018. Juro que está difícil torcer para o Fluminense.
Abel é o crl, Abad é outro corno, pelo jeito vai F….nossas vidas ano que vem. Cadê a barca? O que faz o torres ainda no Flu?
Teixeira tbm?
Tem que rolar um Titanic e tem maluco voltando com papo que nosso elenco é maravilhoso.
Barrrrrrrcaaaaaaaaaaaa em quase TODOS.
Só salva Dourado Sornoza e o Marlon.
Tá bem Ricolor, da “terra do contra”, e só isso.
Não será bom fazermos uma enquete neste blog para ver se há muita gente que pensa como você sobre o Abel? Quem o quer fora, e quem quer que ele fique, e quem é indiferente a técnicos.
E sobre Sport, Vitória, Ponte e Atlético PR, é bom pensar que todos eles têm o seu respectivo estádio, sendo que o Atlético PR tem uma baita arena e um baita CT, que a seleção brasileira já utilizou certa vez, o que nenhum clube do Rio tem nada parecido.
Para que menosprezar esses clubes coirmãos?
(25/11 – 23:00)
qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq
Oni, um ou outro pode até vir a ser aproveitado, mas o resto….
ST.
Como alguns comentaram por aqui sobre o Garcez ter achado o trabalho do Tapir bom… ou ótimo até?… eu fico imaginando, e temendo, que ele tenha sido abduzido pelo nosso alien e levado para o planeta rosado e lá tenha sofrido uma lavagem cerebral grande.
Ao mesmo tempo eu concordo com ele quando diz que o Tapir como técnico é um baita tricolor carioca.
Aos poucos vai caindo a ficha e teremos de suportar mais um ano de mediocridade futebolística por parte de nosso amado Flu.
Mais um ano que lutaremos contra Sport, Vitoria, Ponte Preta, Atlético PR, etc… os que não caírem, claro… e contra os 4 que sobem da segundona. Neste caso apenas 3 porque o Inter deverá ficar lá para cima.
Realmente… é triste antever o novo ano de forma tão pessimista. Mas é o que nos acena a trupe gerencial que está a frente do Flu.
Depois vou ter de ler gente reclamando que a torcida não comparece e não apoia. Mas como? Eu nem ânimo tenho para assistir sentado no sofá com boas cervejas na mão, imagine sair de casa, comprar ingresso carinho e ainda tendo de se deslocar pela cidade mais segura do mundo… para não dizer que é o contrário.
Tem de ser muito abnegado mesmo. É com estas que a cada ano nossa torcida diminui e envelhece. Criança que escolhe o Flu para torcer tem de ser estudada a fundo… e paparicada ao extremo.
SSTT
Ricolorzinho, fique tranquilo! o seu lugar está garantido. Tens cadeira cativa e personalizada. Vai ficar na frente do nosso Amaury. kkkk
Putzzz… e vc vai ganhar colinho dele, certo?
SSTT
Caramba, Marmund !!!
Faz isso comigo não, parceiro !
Me inclua fora dessa !
” Não me entenderão os que, assobrejéticos e camaleosos, vierem latinar as conjetivas abserviáceas, para conspurcar a crisoscelácea dos aracnídeos”.
E tenho dito, parafraseando o grande Vasconcelos !!!!
Haha !!!!
12:25 > DEZ
Bom, o Abel declarou que não foi procurado por nenhum clube…
finalmente uma verdade, por mais dolorosa que ela possa ser para nós.
Eu acho que a permanência desse enganador no Flu/Flusocio tem uma grande vantagem,
e gera uma certeza de que ele, com a sua incompetencia, burrice e descompromisso com titulos,
vai ajudar a enterrar em definitivo essa quadrilha Flusocio no curto prazo.
Que fique então!
É muito difícil admitir que contando com estes nomes um time não possa ser competitivo e vencedor :
° Norton, Lucas.
° Reginaldo, Chaves.
° Henrique.
° Marlon, Mascarenhas, Léo.
° Richard, Marlon Freitas.
° Douglas, Wendel, Orejuela.
° Scarpa, Sornoza, Calazans, M Junior.
°Alessandro, Wellington.
° Dourado, Pedro.
São 22 jogadores que mostraram trabalho este ano.
Agregando-se a estes um ÓTIMO goleiro, um ÓTIMO zagueiro central e um ÓTIMO meia de criação, teremos um elenco digno de nossas tradições, podem crer.
Para custear estes três ÓTIMOS jogadores a contratar, caberá ao Presidente do clube resolver o pacote de ‘imbróglios’ que seu antecessor deixou no clube, fazendo acordos para dispensa do Gum, Marquinho, Cavalieri e e outros que só fazem sugar as finanças do clube sem dar nada em troca.
Bastará ao técnico(?) saber organizar um sistema de defesa – coisa que não aconteceu este ano.
Sim, porque o time foi um dos melhores ataques e uma das piores defesas em 2017.
Sugestão : demitir TODA a comissão técnica (mesmo que na hipótese de manutenção do Abel) e os diretores e Vices que estão atualmente gerindo (?) o depto. de futebol.
Isso feito, caberá ao técnico(?) que estiver no clube deixar as palavras de lado e passar a trabalhar o elenco em horário integral.
E caberá ao Presidente ter um pouco mais de lucidez na escolha de um Gerente de Futebol tipo Branco ou Ricardo Gomes e um Vice de Futebol tipo Parreira.
Gente que – além de ser do ramo – tenha talento para funções gerenciais e saiba se expressar quando falando com a imprensa ou com o grupo.
10:36 > 24NOV
Prezado tricolor, depois de tudo que passamos o Senhor vem dizer que ” sao 22 jogadores que mostraram trabalho este ano ” cita os nomes de Lucas, R. Chaves, Leo,Orejuela,M. Junior, Pedro,Sornoza.
Deves estar se referindo ao campeonato carioca ou o espirito natalino baixou em voce precocemente ?
O diplomata Joao Garcez, em seu comentario enaltece o “otimo ” trabalho do tecnico Abel e voce elogia alguns jogadores que nos assombraram ao longo da temporada, acho que eu e alguns deste blog estao “exigentes” demais ou esta na hora de outros irem ao medico ou a um oculista.
sds.
Há muitos times com elencos mais fracos que este, Luiz.
E no próprio comentário cito mudanças que deveriam ser feitas em setores que devem ter sido os causadores dos problemas vividos, creio eu !
Você pode pensar de forma diferente, mas não precisa lançar gracinhas sobre o que digo.
Sobre o espirito natalino, tento fazer com que ele viva em mim por TODO o ano, meu caro!
Nada pessoal, Luis.
17:14 > 24NOV
Peço sinceras desculpas ao sensivel e sisudo amigo !
O nosso Flu esta momentaneamente salvo, vamos comemorar !
Caro Luiz, da uma”‘colher de cha”, o ” papai noel “e um grande tricolor, deve ter tomado um bom vinho do porto tipo o Sao Jose e por ter um bom coraçao viajou um pouco na “benevolencia”.
Concordo com Amaury. O elenco do Flu dá pro gasto. Em função da situação caótica das finanças deixadas pela gestão criminosa de Peter Lulla Siemsen, não dá para fazer nada muito diferente.
Só queria salientar que para um time que no lugar do treinador teve um para-raios, até que não foi ruim. Mas em 2018 eu preferia ter um treinador no lugar do para-raios.
:>)
19:05 > 24NOV
Como essa figurinha é bipolar, alguns dias atrás, após uma das inúmeras camadas do Renato Chaves, falou cobras e lagartos do rapaz e agora o cara já serve para 2018 e em um time competitivo.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
“Não me entenderão os que, assobrejéticos e camaleosos, vierem latinar as conjetivas abserviáceas, para conspurcar a crisoscelácea dos aracnídeos”.
Haha !!!
12:29 > 5DEZ
Vocês não aprendem, só se salva Dourado e Sornoza, e com muito esforço o Marlon.
Sobre esta guerra da “permanência ou saída” de Abel.
Eu vi um bate-papo do Murici num programa esportivo, antes dele vir para o Flu, num tempo em que ele era o cara lá em SP, em que batia no peito e dizia “isto aqui é trabalho!”, e sempre parecendo muito consciente da sua supremacia entre os colegas.
Disse muita coisa, e a que mais marcou foi o seguinte: “Eu não sou colega nem amigo de jogadores, o meu contato com eles é no campo na hora dos treinamentos, não saio com eles para nada, e se passar por eles na rua nem os conheço”. Essa fala desse cara deve estar gravada em alguma emissora, e pode ter pouca diferença do que eu reproduzi aqui, e nem creio que alguém possa imaginar que eu tenha inventado isso. .
Falo, isso porque é sabido de todos que há técnicos que não agem desse jeito estúpido para fazer valer as suas ordens, conversam com jogadores em pé de igualdade, dizem o que tem que ser feito mas como um do grupo, e isso vale muito mais do que fazer terrorismo, até porque todo jogador, bom ou nem tanto, tem os seus admiradores, e ficam do lado dele e contra o técnico.
Sobre o Abel, eu noto como ele fala depois do jogos, não parecendo querer eximir-se de culpa, nem querendo toma-la toda para si, nem querendo crucificar jogadores. Ele fala como o cara que tem conhecimento de causa do que acontece e não acontece dentro de um jogo de futebol. Quem nunca esteve dentro desse ambiente, mesmo em futebol amador, não tem noção do que é o cara ter vinte jogadores do mesmo quilate, e ter que escolher um grupo, e sabendo que pode dar certo e não dar. Ele tem que tomar essa decisão, e tem consciência que se der certo será considerando sabido, mas, se der errado, será chamado de burro.
Eu fico imaginando o que o técnico do PSG – de quem não se ouviu falar – diz aos seus jogadores o que quer que eles façam dentro do campo. E o do Barça, do Real, do Chelsea, do City?
Com se atribuir talento ao técnico de um time desses quando ganha, ou mediocridade quando perde?
Na contramão dessa situação está o Abel, ele tem esse seu pessoal, e deve até suplicar que façam isso ou aquilo, mas não será ele que “perderá um gol quase feito, perderá um bola boba para o inimigo fazer o gol, ou, numa fração de segundo, rebaterá um chute violento com absoluta tranquilidade e consciência que tem que mandar a bola para um dos lados e não para a frente do gol”.
Só tenho certeza que, se ele fosse demitido em maio, por exemplo, já teriam passado pelas Laranjeiras outros três ou quatro, e o resultado teria sido qualquer um. Qual?
(24/11 – 09:00)
quemsabedatemperaturadapanelaeacolher.
PCA, parabéns pelo comentário! Faço a mesma leitura.
Pois é, Juarez.
Mas é esse tipo de técnico o que pode ser boicotado mesmo pelos jogadores se ele demonstrar essa empáfia toda, tratando uns caras que são manchetes nos jornais e na TV, e que são responsáveis pelo público ir aos estádios, e molecada correndo atras deles para fazer foto etc.
Já pensou um técnico famoso que se ache superior desse jeito, entrando num shopping junto com o Vinícius Júnior, para o lado de quem a mulherada vai correndo?
Até por esse detalhe, ele tem que demonstrar total segurança no que faz, mas com muito respeito pelos rapazes que comanda, até porque são eles que refletirão a sua capacidade ou não.
É claro que cada técnico pensa o que quer, entretanto, eu prefiro o que não trate os jogadores como certos árbitros os tratam.
Sobre esse papo de técnico durão, o Sérgio Noronha contou que ele era iniciante no jornalismo esportivo e cobria o Botafogo diariamente, onde o Gentil Cardoso botava terror em quem se atrasasse, botava até para treinar em separado, cobrava multa etc.
Num certo dia, todo mundo ali prontinho para começar o treino e ele conversando, olhando o relógio, olhando para o portão, o tempo passando, e surge Nilton Santos entrado apressado. Ai o Gentil deu um gritinho “enérgico”: “Vai lá meu craque, vai rápido que o treino já vai começar”.
Mas, rapaz, penso que, com o Flu na pendura que está, teria que ser um técnico com muita grana para impedir que o Richarlison não fosse vendido. Só com papo, não.
Abraços tricolores.
(24/11 – 16 :40)
wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww
Quer saber PCA, esse presidente deve ter visto alguém ganhando muito dinheiro com compra e venda de jogadores. O Richarlison não tinha necessidade nenhuma de ser vendido. A sua venda foi absolutamente desnecessária.
Abraços Tricolores.
PCA, é exatamente o que eu tanto prego aqui, como um mantra (esta palavra está em alta). Técnico não tem que ser pai, tio ou amigo de jogador, tem que ser profissional, tratar o jogador como funcionário do clube e não como bibelôs. Cada um tem uma funcionalidade dentro de uma Instituição. Um executivo que estrutura o seu departamento, no caso o futebol. O seu post explicou muito bem porque ele foi um técnico vencedor. Isso que faltou no Fluminense em 2017. Um técnico desse porte demoveria o presidente de vender o Richarlison, com ele no time, teriam chances de ganhar títulos e mais dinheiro entraria no Clube do que pela sua venda.
Abraços Tricolores.
PC e Juarez, eu não cheguei a conclusão do que vocês acham do Abel COMO TREINADOR. Que ele parece ser um excelente carater, boa praça, educado, ninguém discorda. Mas eu não quero um boa praça, eu quero e o Flu precisa é de resultados. Estamos numa espiral perversa, que os maus resultados dificultam a captação, que provocam os atrasos, que pioram a performance, que dificulta a captação, que provoca os atrasos, que piora performance…
Estamos atrás da Chapecoense que em janeiro não tinha treinador, nem time, nem comissão técnica, levamos 50 gols no Brasileirão, entregamos partidas ganhas. Isso é culpa do Abad? O Abel é culpado pelo atraso de salários? Vamos dar as responsabilidades as pessoas certas.
STT.
Fui no site oficial do Palmeiras e a única referencia ao Abel foi uma enquete entre três técnicos e qual deles seria o da preferência dos torcedores. Os nomes eram Roger, Jair Ventura e o Abel: Deu o Roger disparado. Lá pelo menos, eles ouvem a torcida.
Saudações Tricolores.
Juarez,
Engraçado isso, porque Abel e Roger são treinadores com perfis diferentes. Um é bom com o grupo, tem nome, força e prestígio para lidar com jogadores de “peso”, leva bem o “vestiário”. O outro tem se revelado mais tático.
Então a questão não é ouvir a torcida, mas saber o que clube precisa. O que a direção está “montando” para o ano e, até mesmo, se o clube sabe lidar com alguns problemas extracampo, dispensando, assim, o treinador desta “função”.
O Palmeiras pode acertar, mas será na sorte.
ST
Pois é TT.
Eu, pelo que tenho visto de certas contratações de técnicos no Brasil, noto que pouquíssimos presidentes e seus auxiliares diretos demonstrem qualquer convicção sobre a capacidade de certos profissionais que contratam.
O Atlético contratou o técnico campeão olímpico, Micale, cuja seleção começou quebrando a bola, mas se recuperou e ganhou. Depois perdeu o Sul-americano e foi demitido pela CBF, e como os dirigentes do Galo puderam imaginar que ele tivesse qualquer possibilidade de fazer um grande trabalho emergencial daquele?
Roger é mais uma aventura da direção do Palmeiras, como tantos outros nomes desses jovens que têm aparecido recentemente, e que nunca provaram nada, e o clube pode mesmo acertar na sorte.
Mas todos esses clubes brasileiros têm feito essas asneiras que a gente vê que não dará certo, e acaba não dando mesmo.
ST
(24/11 – 16:00)
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Paulo C. Araújo,
Grato pela resposta.
Na verdade, não acho o Roger um treinador ruim. Mas como o Palmeiras de hoje é o Fluminense dos áureos tempos de Unimed já na gestão Horcades e parte da gestão Peter, penso que lá, no Palmeiras, eles, por razões parecidas com as nossas naquela época, precisam também de um treinador que tenha “força” para lidar com o grupo, definir titulares, fazer o grupo jogar. Entende?
Neste ano penso que a diretoria do Fluminense assim fez a escolha. Por várias razões precisavam de alguém com este perfil. Eu preferia que o clube tivesse uma equipe equilibrada em campo, com jogadores comprometidos, e que o treinador tivesse o perfil de estrategista, com razoável controle do grupo.
Mas o que falei acima sobre Palmeiras e outros clubes é uma característica do futebol brasileiro, já que os clubes não tem valores que orientem a sua prática como uma constante, um princípio de conduta. Tem, ainda, a necessidade de negociar jogadores de empresários e as condições impostas, por vezes, até em contratos – número de vezes atuando como titular ou outras condições, como a aceitação de outros jogadores no “pacote”.
O dirigente profissional demais, tem o vício adquirido ao longo do tempo no nosso futebol. Às vezes ele acerta e por vezes também erra. Os novatos entram pensando que vão mudar tudo e quando vê as coisas irem “para o buraco”, fazem exatamente a mesmíssima ação que os “calejados”.
Vamos ver mais este ano no Fluminense o que vai acontecer.
ST
Tricolores, me permitam um comentário, com todos os problemas amplamente citados nos diversos comentários, a nítida falta de qualidade no elenco, principalmente na defesa, estamos no momento com o quarto melhor ataque do campeonato. Marcando mais gols que muitos elencos mais qualificados que o nosso. Então pra mim o fator desses fiascos não passa somente pelas teimosias do Abel. Em um exercício simples, se computassemos apenas os pontos perdidos no apagar das luzes, (Fla nos 2 turnos, vitória e Vasco) teríamos mais 7 pontos e estaríamos brigando por libertadores. Então fico pensando se os possíveis atrasos de salários não influenciaram na vontade do time em todo o campeonato. Pq fomos campeões em 2010 e 2102? Certamente não foi somente pelo “trabalho” do Muricy ou pela qualidade do elenco em 2012. Depois disso, vimos uma sucessão de fracassos e gestões que no mínimo deixaram a desejar. E infelizmente só temos brigado para não cair desde então, excessao feita a 2014. Um abraço a todos
Olhe, Brandão, eu não sou partidário dessa ideia de que jogadores façam corpo mole quando estão com salários atrasados, até porque eles devam pensar que se mostrarem serviço ficará mais fácil de receber a grana.
Quem prestou bem atenção no jogo contra a Ponte, viu que eles entram com muita vontade, nos dois jogos contra o Fla também, e pode-se dizer que não morrinharam em outros jogos ruins que fizeram, e pareceu mesmo certas situações que ocorrem com times de futebol, quando nada dá certo.
Mas pode ser que algum maluco possa fazer isso, pois todos não pensam igual, né?
ST
(24/11 – 16:15).
ddddddddddddddddddddddddddddddd
Paulo
Romário dizia que ‘adorava’ treinos e preparação física. Praticava nas boates. Mas como dentro da área era implacável e os beques cabecas de bagre…
O próprio Abel anda dizendo que se ficar a conversa vai ser outra porque das duas uma: ou se trata de falta de condicionamento ou de letargia adquirida, a par de um time sem esquema ou debilitado deixar claro o temor de ousar e transparecer ainda mais insosso.
Estranhamente o silêncio que tem tomado conta do Abad e seus assessores em vir admitir que nada do que eles idealizaram na condução do Fluminense deu certo, é latente.
A verdade que eles estão envoltos numa redoma que dificilmente darão a cara a tapa para assumir os inúmeros erros cometidos administrativamente como também fizeram com o futebol.
E podemos começar a reforçar o estoque de medicamentos, pois do jeito que a coisa vai, não duvido que o Abad vai insistir no que deu de errado no futebol mantendo o Abel no comando desse mesmo time que está aí salvo alguma negociação de alguns dos outros “ativos” que ele fizer.
Ah, só lembrando que mês que vem o laranjal vai receber uma carga preciosa de muitos jogadores que foram emprestados ao longo do ano e que virão para aterrorizar a torcida tricolor em 2018.
Caro Washington,
A situação vai de mal a pior.
Agora o Flu está sendo cobrado por atrasos no aluguel do maraca, o Abad fala que não é momento de discutir treinador apesar do Abel já estar com a cabeça em outro lugar.
Enfim, é um verdadeiro show de horror esta nossa gestão de notáveis.
Quanto à carga preciosa, bem que poderiam errar o endereço de entrega….. poderiam mandar lá para a Gávea, Botafogo, barreira do Vasco…..
ST
Washington Luiz,
Você já tinha alertado para essa situação do retorno. Significa dizer que as opções serão: novo empréstimo; dispensa pura e simples, dependendo do contrato, ou aproveitamento no elenco.
Ora, se um jogador emprestado não presta para um time menor, mas que terá disputas no próximo ano, como servirá para nós?
Preocupante!!!!!
ST
OU ME DÁ, OU EU DESÇO!
Sou a favor da saída do Abel, uma laranja que não dá mais caldo, na minha opinião.
Todavia, gostaria de pontuar o seguinte.
Quando ele aceitou o convite para treinar o Fluminense e assinou o contrato, sabia que o ano seria de vacas magras e, ao contrário do ano do tetra, teria um plantel com um ou outro destaque, muitos pangarés e algumas promessas a serem exploradas, as chamadas jóias de Xerem, a maioria das quais infelizmente (pelo menos este ano) ‘brilharam’ como bijuteriasl.
Pois bem, o desempenho do time foi pífio, parte em virtude da má qualidade do plantel, muito do golpe da saída do Richarlison e parte também das cagadas que o Abel fez (Maranhões, Romarinhos etc).
Por essa razão, ao deixar claro que permanecerá no Fluminense apenas se o Abad lhe garantir um time competitivo, o que exige contratações de peso, ou seja, ao trucar o Presidente, Abel mostrou que não é tão profissional e correto assim, como procura sempre ressaltar nas entrevistas.
Abad não tem obrigação alguma (perante o Abel) de contratar três ou quatro craques para levantar o time.
Abel é quem tinha e tem a obrigação de pegar o limão e fazer a limonada, ao invés de dizer que o limão tá ácido e assim ele não o quer mais.
Não fez contrato por 2 anos? Então, meu caro, chupe que a cana é doce!
Eu não o quero no Flu, por mim pode ir ontem pro Inter, pro Palmeiras, ou pro inferno, mas quero deixar claro que, se eu fosse o Abad, não começaria qualquer conversa que caminhasse na direção do “ou me dá, ou eu desço”
# Epístola de Pedro ao Fluminense.
11:52 > 23NOV
Amaury e Pedro, cada um tem sua responsabilidade no fracasso tricolor.
Abel Rousseff Braga não orientou o time. Nitidamente jogou a maioria das partidas para não perder. Levou 50 gols no Brasileirão. Entregou o jogo, ganho, contra o Flamengo na Sul-americana. O fracasso do time em campo é exclusivamente de Abel Rousseff Braga.
O erro de Abad foi contratar Abel.
O projeto 2017 foi um fracasso, sem dúvida.
Tirante a revelação e o amadurecimento de algumas boas ‘promessas’, como na Richarlison, Scarpa, Wendel, Calazans, Alessandro, Richard, Marlon, Reginaldo e alguns mais, creio que o ano foi perdido.
Agora, se tiverem juízo, trarão um goleiro, um lateral direito e um baita meia para – então sim – fazermos bonito em 2018.
A ver, companheiro.
17:17 > 23NOV
Esse foi o discurso inicial dele, meu caro Amaury, mas, quando surgiram os interesses do Palmeiras e Inter, aí ele “camaleou” e surgiu discretamente a condicionante publicamente divulgada.
Daí o título “Ou me dá (um time competitivo), ou eu desço (e vou pro Inter)”.
Abad dirá ‘então vá’, de olho nos 700,00 da multa!
“I bet”
Um abraço e até o dia 02/12, pois amanhã eu vou pra Amazônia pescar!!!
Caramba, que programa formidável, Pedro !!!!!!!
Aproveite bastante !!!!!
17:11 > 23NOV
Boa viagem, tome cuidado com os indios da tribo nukuphyru que habitam as margens do rio negro e com as vorazes piranhas !
Permita-me apenas discordar do título do texto : ” Ou me dá, ou eu desço “, caro Pedro.
Na realidade, o que o Abel está dizendo é que não dá para repetir em 2018 os erros de gestão e de planejamento cometidos pelo Departamento de Futebol neste ano de 2017.
E isso é o que 110% da torcida tricolor pensa e diz.
” – O presidente sempre foi muito verdadeiro e sei que não vai faltar com a verdade. Não podemos, no próximo ano, passar os mesmos problemas que passamos esse ano. Não adianta me perguntar sobre isso, porque eu tenho contrato. Minha ideia é ficar. Assinei por dois anos e a relação é muito forte – lembrou após a vitória sobre a Ponte Preta, ….. ! “, disse o treinador
Permita-me apenas discordar do titulo do texto : ” ou me dá, ou eu desço “.
12:08 > 23NOV
Não li em local algum a exigência de um time competitivo, apesar de podermos entender assim.
A exigência é por mudanças e é o que todo Tricolor deseja.
Estas podem ser no departamento médico, de preparação física, de diretoria, de apoio logístico, de pagamento em dia e tantas outras.
Não sabemos qual o acordo feito entre Abel e Abad para ele vir para o Fluminense em 2017.
O que li e vi em reportagens foi o Abad, antes de ser eleito, prometer em campanha reforços de peso, dois ou três
Agora se fosse para mim apostar quem não cumpriu sua parte no acordo inicial, apostaria todas minhas fichas no Pedro Abad.
A exigência se relaciona substancialmente a jogadores de qualidade!
Aliás, a cara de reprovação do Abel durante os jogos deixa isso muito claro, não?
“Abel é quem tinha e tem a obrigação de pegar o limão e fazer a limonada,
ao invés de dizer que o limão tá ácido e assim ele não o quer mais.
Não fez contrato por 2 anos? Então, meu caro, chupe que a cana é doce!”
Disse tudo… se ele fosse 1/3 do treineiro que muitos acham que ele é faria uma limonada daquelas amarguinhas mas que matariam a sede da torcida.
O elenco não é ruim. É muito mal gerenciado e mal treinado. Falta uns dois ou, no máximo, três jogadores para deixar ele quase bom.
Fico sem entender como pode laterais não acertarem cruzamentos, meias e volantes errarem tantos passes bobos e metade do time cair com cãibras quando precisa correr um pouquinho a mais. Tudo isto se resolve em menos de dois meses de treinos. Passamos o ano inteiro e…
O Léo e o Lucas não acertam cruzamentos? Ficam fora de duas ou três partidas só treinando cruzamentos em dois períodos no mínimo. Telê já provou que dá resultado com o Cafu.
O volante está errando passes curtos? Fica junto com o(s) lateral(is) fazendo toquinhos entre cones e balizas para ele(s) cruzar(em) nos dois períodos também.
E tudo com treinamento físico diário, incluindo sábados e domingos para evitar cãibras quando exigidos.
Fazer isto e outros treinos específicos com todos eles. Vai revezando os caras e deixando eles treinando.
Mas isto exige trabalhar e… acompanhar.
SSTT
Turma do blog,
https://www.netflu.com.br/em-rede-social-vice-juridico-faz-criticas-a-ex-presidente-do-fluminense/
E a situação está boa! O time foi bem planejado. E tenho que acreditar que a escolha do treinador não levou em consideração tudo isso.
Aí no final das contas, fomos mal só, apenas, somente, pelo treinador.
E ano que vem? Qual é o planejamento para o futebol? Alguém aí já sabe?
ST
Não ser rebaixado… apenas isto.
SSTT
Ricolor,
No momento as expectativas são ruins. Mas como os dirigentes na hora do sufoco saem contratando, o negócio é torcer para o acaso fazer um bom papel para nós.
ST
Caros,
Como tenho percebido, há por aqui várias linhas de pensamento que não coincidem pela média. Há outras que se aproximam.
Então, se o tema é responsabilidade pelo que aconteceu no nosso futebol, a mim parece que a maior parte do problema está na montagem da equipe. Esta gestão apenas contratou Lucas, que é o titular e não vem rendendo bem na lateral, já há algum tempo. Depois, já meio no sufoco e tardiamente, contratou outros três, sendo que o Richard conseguiu jogar bem, o que atribuo também, eu disse, “também”, justamente ao fato do time estar desequilibrado (experimentamos vários por ali). Mas o Abel também fez das suas na questão tática ao longo do campeonato, mesmo com a limitação de jogadores por posições. Não gosto do estilo de jogo que tivemos quando fomos campeões e não gostei agora, também. Nem esperava nada diferente.
Acho mesmo que o Abel é bom para essa diretoria, que precisa de quem faça muito bem este papel diante do que foi preparado este ano. É o papel de gestor do grupo e dos problemas extracampo que, para mim, dificultam a vida de qualquer um treinador.
O ideal seria termos outro treinador, mais tático. Mas já sabendo que não existe um que seja do agrado de todos. Até porque o rendimento do seu trabalho depende muito de como o clube se posiciona em relação a uma série de questões no futebol.
Agora, achar que basta trocar o treinador, é o mesmo que dizer que todo trabalho foi bem planejado este ano e que o time como está, exatamente como está, pode fazer uma campanha ao nível do Fluminense no futebol brasileiro. Teria que mudar muitas coisas.
Aí, desculpem-me, mas não é o que penso.
ST
Outra coisa…
Assisti Grêmio x Lanús… jogo de Liberta em sua essência total. Brasileiros x Argentinos com tudo de direito.
Grêmio jogou mal no primeiro tempo mas o Renato arrumou o time no intervalo e encurralou os argentinos no campo deles. Melhorou muito como técnico.
Já os argentinos mostraram um time muito bem treinado. Com uma defesa bem postada e demais jogadores fazendo certinho o trabalho defensivo. E quase fizeram o deles não fosse novo milagre do Grohe. Baita goleiro.
E o que mais me impressionou foi a condição física do Grêmio… marcou pressão praticamente o segundo tempo inteiro. E ninguém teve cãibras.
E o Cícero hein?… kkkkkk… entrou e fez gol.
SSTT
Também vi o jogo Ricolor, mas eu acho, sinceramente, que esse título vai ficar lá na Argentina… vale lembrar que o Lanús virou um jogo após estar perdendo por 3×0 para o River (2×0 no primeiro jogo e na volta saiu perdendo por 1×0).
O time deles tem vontade e técnica… mais vontade do que técnica, mas acho que em seus domínios ele leva essa! Renato Gaúcho vai ficar no quase de novo! Vamos ver.
Vai ser complicado lá sim. Mas o Grêmio tem tradição de enfrentar argentinos e se dar bem.
E lá eles vão ter de atacar e isto pode dar chance ao contra ataque que o Grêmio faz bem também.
Vamos ver. Problema foi o Kaneman levar o terceiro amarelo e não jogar. Ele e o Geromel fazem uma dupla de zaga de respeito.
Jogo de cachorros grandes e brabos.
SSTT
o time do Lanús jogou como quis, ou melhor não jogou e ficou esperando o grêmio, tomou o gol numa bola pererecada de cruzamento e sorte. o grêmio não jogou nada e o técnico que vc elogia trocou 6 por meia dúzia, recorreu a Jael o cruel e Cícero no desespero,. Chance de gol mesmo teve o Lanús quando quis jogar um pouquinho. Lá vai ser caixão e vela. E lá o árbitro de vídeo vai funcionar mesmo, não vai dormir como aqui kkkkkkkkkkkk bye bye tri
Discordo Antonio… o que vc falou foi no primeiro tempo. No segundo tempo, se não me engano, o Grohe não fez nenhuma defesa. Foi jogo de ataque contra defesa.
Ele tirou o Jailson e colocou o Everton para jogar na esquerda com auxilio do Luan e o baixinho do meio campo ajudando o Edilson na direita e isto fez o Lanus parar de avançar os laterais como no primeiro tempo.
Segundo tempo foi praticamente ataque contra a boa defesa do Lanus. Aí lá pelos 30 minutos ele colocou o Jael e o Cícero e… gol com jogada de ambos… hahahahahaha
Sim… foi sorte. Mas a sorte ajuda mais quem ousa do que quem fica parado.
SSTT