Fluminense das Américas

Surpreendeu a forma como o Fluminense despachou o Peñarol (URU) e o Atletico Nacional (COL) da Copa Sul-Americana.

Sem tomar conhecimento, o time tricolor simplesmente passou o carro sobre duas camisas pesadas do futebol sul-americano, que, reunidas, somam nada menos que sete títulos da Libertadores.

Foram vagas obtidas com autoridade, sem contestação, depois de vitórias expressivas sobre uruguaios (5 a 2) e colombianos (4 a 2), no placar agregado.

Finalista em 2009 e semi no ano passado, o time chega, com muito mérito, mais uma vez a uma fase aguda da competição, cuja finalíssima será disputada pela primeira vez em jogo único, em Assunção (PAR), dia 9 de novembro.

Num Maracanã em festa, com quase 40 mil pessoas, foi a vez de o menino Marcos Paulo viver a sua noite mágica, ao marcar pela primeira vez, e logo em dose dupla, entre os profissionais.

O primeiro, antes de completado o primeiro minuto, depois de cruzamento na medida de Igor Julião, que vem subindo de produção com as seguidas oportunidades dadas por Fernando Diniz.

Na gangorra tricolor, foi a vez de o treinador, que agradeceu mais uma vez os cordiais elogios vindos da comissão técnica do Peñarol, dormir na extremidade alta.

Teve seu nome gritado por milhares de vozes. Era a voz do povo. E retribuiu: “Sou feliz aqui, a torcida do Fluminense merecia esse presente”.

Pedro, que desta vez não marcou, mostrou sua importância nos dois primeiros gols, ao aparar a bola de Muriel e dar primoroso passe de chaleira para Yony González, antes de o colombiano fuzilar o goleiro Dawson.

Como o talentoso Ganso, de papel preponderante. O meia, que deu precisa enfiada vertical para Caio Henrique no lance do gol derradeiro, tem sido muito elogiado dentro do clube por seu profissionalismo, humildade e liderança, sobretudo com a garotada, a quem empresta toda a sua experiência.

Contra o Internacional sábado, o time entra pressionado pela necessidade de pontuar no Brasileiro, competição em que vive situação antagônica.

Mas, classificado em jornada especial, o time ganha injeção de adrenalina depois de ter realizado sua melhor atuação coletiva sob comando de Diniz.

Vibrante como a sua torcida, o Fluminense renasce a cada alvorecer.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

121 thoughts on “Fluminense das Américas

  1. Tá dando gosto de participar os comentários: aquele clima hostil de antes já não tem mais lugar, apesar das discordâncias ainda existirem (ainda bem).
    Papai João deve estar feliz, rsrsrs.
    Somos todos Fluminense!

    1. Muito bem observado, Tinho! Inclusive, extensivo aos figurões do Fluminense. Refiro-me as figurinhas que gravitam em torno do clube.
      Lembra o tsunami de notícias negativas contra o Fluminense, dirigentes, atletas e comissão técnica? tinha para todos os gostos, inclusive, fake news. O marco temporal é o ano 2010, agravando com as saídas dos simpáticos MB e CB.
      Nada contra ambos, a nossa observação tem apenas valor histórico! Nada mais! O Fluminense é prioridade.

  2. O Gabriel Amaral divulgou… Flu recebeu 2 milhões de reais, por 70 % do Leandro, atleta de 20 anos, que não encantou Abel, Marcelo e tb o Diniz.
    O MB confirmou o negócio, disse que o simpático não performou! Ah, com relação aos valores disse: vai lançar no balanço! Tradição?? lapso de memória?? esqueceu a transparência??

    1. 70% de que valor, ONI?

      Este caso deste rapaz, pode crer, é nessas transações que são feitas agora.
      Vai ver, o Flu já sabia que o cara seria vendido, só deu o espaço para ele treinar e se mostrar um pouco, e vai receber royalties de bônus por sua boa ação.
      (02/08) .
      ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

      1. Mais ou menos 3 milhões, PCA.
        Até aí tudo bem, o diabo é a fala do MB. Disse que o valor não seria revelado! Limitou-se a dizer que o atleta não ‘performou’ com Abel, Marcelo Oliveira e Diniz, e que o valor seria contabilizado no balanço, como é praxe no clube.
        Aí pulga atrás da orelha… mas na campanha bateu na necessidade da transparência, bem como, condenou a saída das promessas por valores ínfimos. Acho que mudou de ideia. Comente.

  3. Speedy quer US$1.000.000,00 para renovar com o Fluminense, fora o salário!
    Speedy, antes que eu me esqueça, VTNC!
    Até ontem, você era porra nenhuma, ninguém te conhecia tanto que veio de graça!
    Agora voltou a jogar bem, mas tava jogando mal havia um bom tempo. E quem nos diz que não voltará a jogar mal?
    Saia do Fluminense e verá a maldição te acompanhar por um bom tempo como acontece com todos os jogadores mercenários que nos chantageiam.
    Babacão!

      1. O que é isso, pessoal !?

        Alguém acha que jogadores vão para certos clubes para fazer programas sociais neles? Ora, porra, qualquer jogador que vier para o Flu tem que fazer como se fosse entrar para a Ordem dos Franciscanos ?

        O Pedro, pelo seu raciocínio, deve ter trabalhado de graça por toda a vida, ou, se recebia algum salário, dividia com todos que pudesse, e deve morar num abrigo mantido por freiras que recebem provisões de almas caridosas.

        Ora, cacete, o Yoni não veio como contrapeso, não. O seu agente sabe que ele se valorizou, e tem direito de fazer suas propostas, e o clube poderá cobrir ou não.
        Se optar por não cobrir, continue brincando de fazer time de futebol.

        Pombas, torcedores que xingam jogadores por querer mais dinheiro por seus serviços ao Flu, são os mesmos que ficam exigindo um grande goleiro, bons zagueiros, meios-campos, atacantes, e querem que eles aceitem jogar ganhando salário mínimo, mas vale transporte e cartão de saúde do SUS? .
        Vamos parar de sacanagem, pô. .
        (02/08)
        poooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorra

      1. Acho o Speedy um excelente jogador, mas pedir U$1.000.000,00 de LUVAS é muita sacanagem. O cara não tem empresário, é sem noção e só porque fez 3 ou 4 partidas boas acha que é o último biscoito do pacote!

        Tá esquecido das dezenas de partidas que jogou porra nenhuma!

        1. Objeção! Pedrão, não fez gol. Contudo, foi importante nos demais fundamentos. Muita aplicação tática, ajudando na marcação, algumas assistências etc.

      1. Acho que são jogadores bem diferentes até em função do porte físico.
        O que me deixa bravo é o fato de sermos sempre passados pra trás por esses jogadores mercenários — Everaldo, Luciano e agora o Speedy –, ilustres desconhecidos ou desacreditados que a gente tira do ostracismo, treina, alimenta e depois eles vão embora sem mais nem menos.
        Mas a maldição funciona: Henrique Dourado, Conca, Marlon etc

        1. Isso se deve também Pedro pelo fato da maioria dos jogadores do elenco atual terem contratos de emprétimo o que possibilita o assédio dos outros clubes e deixa até os representantes ensandecidos pelos valores que envolvem as transações.

          O MB até admitiu até essa situação na entrevista dele de hoje.

          ST.

        2. É o preço que pagamos pelo esquema “vitrine”, do qual não pudemos fugir, Pedro.
          Creio que agora, dependendo do crescimento do programa Sócio Torcedor, poderemos sair desta sinuca, mantendo jogadores ‘nossos’ e virando as costas para estes mercenários, principalmente os empresários. Esses são uma praga para o futebol brasileiro. Enchem a burra de dinheiro às custas de nada ! Apenas especuladores.

    1. Pois eu acho é barato. Onde vamos conseguir outro jogador c9m as mesmas habilidades e tão dedicado como ele? Já pagamos 10x esse valor aí por barangas muito piores que ele nos últimos tempos. Acho que dá até pra fazer uma grana com uma futura venda do jogador. Ele tem mercado.

    2. Esse é o Pedrão ‘nonsense’ em estado puro,
      uma metralhadora giratoria sem mira e sem freio no gatilho.

      Tem que tirar os antolhos e começar a usar um bridão, deve melhorar.

      1. Nossa! O Pedrão não é fraco, não! Tá querendo esculhambar cueca de couro e agora, antolhos. Tá tirando onda. rsrs

  4. Como já era esperado, o nosso adversário na próxima fase da Sulamericana será o Corinthians, clube notoriamente conhecido por “meter a mão” nos adversários quando joga naquela pocilga daquele Itaquerão (O estádio símbolo da corrupção da Copa do Mundo no Brasil).Tudo joga a favor deles lá : apito amigo, VAR, equipe de transmissão etc. O puxa-saquismo da mídia é o mesmo que ocorre em relação a mulambada carioca. Os caras tem que “vencer de qualquer maneira” mesmo que seja roubando os adversários. Trata-se de um confronto onde o alerta deve estar ligado no sinal máximo ! O presidente MB e o vice CB e a nova diretoria devem estar atentos a todos os detalhes, começando por quem irá apitar os dois jogos. Não tenham dúvidas : O Corinthians é o time do “sistema” (juntamente do Flamengo) e fará de tudo para passar de fase. Não podemos bancar os bobos nem os ingênuos achando que o outro lado jogará limpo, nunca jogam ! Pelo contrário, sempre arrumam pênaltis inexistentes, expulsões de jogadores do outro time, impedimentos claros que “não são vistos” (nem pelo VAR),trocentas faltas invertidas e farta distribuição de cartões amarelos (amarrando o time adversário). Portanto, devemos estar com os olhos bem abertos !

    Amanhã temos o Internacional no Maracanã e seria muito bom que a galera comparecesse. Precisamos muito desses 3 pontos para começarmos a subir na tabela. Chega de perder e empatar ! A reação tem que começar imediatamente pois as rodadas têm se sucedido e nós não estamos saindo do lugar. Prefiro até que o time tenha menos posse de bola mas ganhe o jogo. O que importa, nesse momento, é somar o maior número de pontos possíveis e, se para esse objetivo ser alcançado, o time precisar jogar “mal” (com menos toques na bola) eu topo. Não tem adiantado nada “jogar bonito” com amplo controle do jogo, trocentos mil toques de bola, mais de 60 % da posse se o time não consegue vencer os jogos. Já passou da hora desse cenário mudar. Reage Flu !

    1. Tô mal de palpite.
      Previ a possibilidade do talvez quem sabe, fazer 10 pontos em quatro jogos e já errei o primeiro. Prá acertar agora, só vencendo os três, fazer o que!
      Nada que esse Fluminense maluco não possa conseguir.
      Em relação ao Curintia, acho que, sinceramente, temos time prá vencer lá e aqui.
      Acho que as chances aumentam se o primeiro jogo for aqui. Se a gente ganha, os caras vão ter que atacar em SP e isso eles não sabem fazer.
      Se o primeiro jogo for lá e eles vencem, vão vir de ferrolho aqui, 11 atrás defendendo e ai fica mais difícil.
      Acho que vamos passar, talvez, quem sabe!
      Somos todos Fluminense!

      1. Primeiro jogo na casa dos caras, 22/08. Volta, 29/08 num Maraca lotado.
        Deu uma embaçada, mas tamo dentro.
        Medo de que, rapá? Somos Fluminense!
        Eu, hein!

      2. Com todo o respeito, eu falei q vc estava ‘viajando’ com esses palpites, rsrs…
        E Oni ainda me ironiza chamando de ‘pai Nando’, sendo q eu acerto 99,9 % das minhas projeções.
        Anote aí…o Fluminense espanta um pouco a inhaca e ganha do Inter.

          1. Com toda certeza, Tinho, esse é o nosso amiguinho, cara ‘ponta firme’ bom de jogo, e acima de tudo, educado… quando vc chega, ele senta no seu colo e começa a brincar! É só alegria! rsrs
            Aí Pedro do Rio! Tem que ser igual ao amiguinho Nando, esquece esse negócio de interrupção de coito! Acontece nas melhores famílias de Londres! Ah, pega leve com Guilherme, PCA e claro, com seu baiano.

    2. Se for juizada brasileira, já era. Temos que engolir eles lá, jogar para fazer gols. O gol qualificado pode nos salvar. Se for para os pênaltis, eles tem um puta goleiro.

    3. Prefiro acreditar que cada jogo tem a sua história, Nando.
      Os motivos que vc elencou são suficientes, tenho mais receio dos gols que desperdiçamos.

    4. Pois é, amiguinho.
      Essa cara de torcedor com duas cores representa essa torcida que chamo “ser ou não ser”, o que há muitos delas, hoje, por aí e por aqui, e não é a cara do time do Diniz, não.

      O time está precisando de mais uns dois como o Allan, esses que, como ele, saibam limpar um lance que pareça complicado só com uma parada rápida, uma mudança de direção e com um jogo de corpo, e ele faz isso com enorme facilidade, e temos visto.

      Eu, se sou um chefão de um clube de futebol, decretaria que o técnico treinasse tática, um coletivo entre colegas, sem essa de nego disputar posição e quebrar o outro, e fizesse isso em pouco tempo.
      A menina dos olhos seria treinamento para esses porrinhas aprenderem a fazer esses dribles. Um, com bola parada entre ele e o adversário. Ele correndo com a bola para cima do adversário parado; ele correndo e protegendo a bola do inimigo, esses dribles de corpo que há muita gente que nem sabe o que é, mas que o Allan faz alguns alguns simples que tiram o cara do lance.

      Zagueiros que eu vi jogar, que nós vimos, estando com a bola dominada não atrasavam todas elas pra goleiro, não. Na maioria dos casos, faziam o movimento de atrasar mas saíam por outro lado e, se um zagueiro aprender a fazer isso hoje, atacantes vão sair pela linha de fundo e sairão do campo após levar o muro junto pois vão como vaca braba.
      (02/08)
      <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  5. Bem, foi confirmado que é o Corinthians o adversário do Fluminense pela sulamericana.

    Será um confronto ao meu ver equilibrado pelo fato da arbitragem ser de fora do país e não daqui no Brasil onde sabemos que a maioria desses árbitros pendem o apito para certos “preferidos”.

    Na bola o Fluminense tem grandes chances de conseguir a classificação se o Fernando Diniz acertar partes de algumas deficiências como a reposição de bola do Muriel que não é boa e chamar o adversário naquelas trocas de passe na defesa que deixa a torcida tricolor apreensiva.

    Mas sábado é dia do Fluminense procurar a reabilitação no brasileiro para aproveitar o embalo da vitória sobre o Penarol.

    E de tabela sair o mais rápido dessa posição incômoda que é o Z4.

  6. Eu imagino que ninguém que acompanhe futebol ultimamente possa desconhecer essa realidade atual pela qual clubes de futebol ainda conseguem botar as suas camisas e suas tradições nos corpos de alguns desses rapazes que vemos em campo com elas hoje.

    É claro que os clubes têm que se aliar a empresários para conseguir sobreviver, e têm que fazer essas jogadas com eles que ficam garimpando essa rapaziada por aí, e colocam um rapaz desconhecido num clube já com cartas marcadas mesmo. Se ele se mostrar e for cobiçado será vendido sem choro, e os clubes não podem bater pé contra por conta da dureza que todos vivem agora. Deve ser por isso que “doaram” uma garotada lá no Flu e ninguém soube de quanto entrou no caixa.

    Então, nem adianta torcida reclamar que venderam, vendem e continuarão vendendo esses jogadores “por mixaria”, mas que, na verdade, nem eram deles, e quem vendeu mesmo foi o cara que fez esse trato com o clube, e que quer pegar o seu troco porque não será tão altruísta para trabalhar por amor a clube nenhum.

    Está falado no NETFLU das negociações para a venda de um garoto que estava no Flu e ninguém sabia da sua existência, um certo Leandro Spadacio, e que é caso típico de “botou lá na vitrine” e já o vendeu para o Emirados, lugar onde uns caras feios pra cacete ainda mantêm harém com coisinhas pra ninguém botar defeito, se bem que nadam em grana e compram tudo. .
    Alguém da torcida do Flu pode manter um harém, hoje, no Brasil?
    (01/08)
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    1. Não! Ninguém pode manter, PCA.
      O problema reside na falta de dinheiro. É muito comum alguém postar texto reclamando das vendas das jóias, desinformação?maledicência? má fé? ou, todas as afirmativas?
      Pior de tudo, afirma que só o Fluminense vende as promessas, desinformação? maledicência? má fé?
      PCA, entre todos os grandes, o Fluminense é quem menos vende, se comparado com o Corinthians a média é 4 por 1.

      1. Pois é isso, Oni.

        Eu estou vendo todos os clubes vendendo o que algum estrangeiro quiser, e não há como segurar, pois Real não se contrapõe a Dólar nem a Euro hoje.
        O Fla, nadando em dinheiro, vendeu dois ou três, já vendeu um zagueiro nesses dias, e, outro dia, li um comentário de um cara que nem lembro o nome, em que ele dizia que o Fla comprou e comprou, e que os extratos dessas compras começarão a chegar.
        Esperemos para ver.
        (02/08)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  7. O que a torcida do fla fez ontem demais?
    Pourra nenhuma. E a MÍDIA escrota hoje estão enchendo o saco falando que a torcida deles não tem igual. Amigos, botamos 35 mil terça, e cantamos o jogo todo. Falta a gente fazer o que os molambos fazem. Lotar!!!!!
    Nossa torcida é infinitamente melhor que a deles. Só que eles vão e nós não.
    O dia que o torcedor tricolor, entender que tem que abarrotar o maraca. Nossa força muda perante a MÍDIA.
    Nós somos mais vibrantes que eles na arquibancada. Só falta a gente comparecer.

    1. Pois é, Rodrigo.

      Quem viu o jogo na TV, percebeu que a torcida do Fla sofreu tensão enorme no segundo tempo. A gente via, naqueles closes da TV, a cara de vários deles demonstrando até pavor, em vez de alegria ou descontração.
      Hoje, a capa do jornal que assino, que é filhote da Rede Globo, trouxe uma foto de comemoração deles com a legenda, “Vaga na raça, sem trauma”. Puta la merda, daquele jeito, sem trauma?

      Mas essa presença maciça deles só pode ser ingresso grátis a rodo que o clube dá.
      Não há nenhuma torcida no Rio que tenha grana para viver em estádios todo os dias, isto é, a torcida que faz farra, pois a mais sofisticada só vai nas horas boas. . .

      Mas, aqui no Kleber Andrade, ingresso para qualquer jogo de times do Rio é 100 para cima.
      O próximo do Vasco já está cotado a 120, e há malucos que vão.
      ST
      01/08)
      <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>…

      1. PCA, eu acho que a torcida deles até tem um poder aquisitivo bom, sem contar que a torcida deles é tão grande no estado do RJ, que eles fazem revezamento em ir nos jogos.
        O nosso caso já é complicado, se eu e você não for. Já muda!!!

  8. O Flu teve, diante do Peñarol, ” apenas ” 46,5% de posse de bola e trocou 280 passes certos.

    O tricolor tem, no Brasileirão, médias de 57,5% de posse e 488 passes trocados.

    O número de lançamentos corretos na vitória sobre o Peñarol na última terça-feira foi mais que o dobro da média (6) do tricolor no Brasileirão. (fonte : jornal O Globo).

    Estes números podem servir de base para reflexão e análise.
    Análise esta que a fonte – O Globo – já começou a estragar, dizendo que estes números ” não têm nada a ver com o Fluminense, mas sim com os adversários, que buscaram o resultado atuando com linhas altas e marcando pressão diante de um Fluminense que explora a verticalidade e o trabalho de transição “.

    Ora bolas, TUDO o que o Fluminense NÃO TEM FEITO no Brão é ‘explorar a verticalidade e o trabalho de transição ‘.

    Caramba, publicam os números mostrando uma coisa e concluem pelo oposto a eles, números.

    A média de 488 passes trocados no Brão demonstra que o flu explora a ‘lateralidade’ e/ou o ‘recuo de bola’, e a média de 488 passes trocados por partida demonstra claramente que o ‘trabalho de transição’ do Flu no Brão anda exatamente como caranguejo, i.e., de lado ou para trás, nunca à frente.

    É exatamente por isto que tenho me batido aqui no Blog : o tic-tac na nossa grande área é uma furada, é perda de tempo, é RISCO de erro que fatalmente nos trará sustos e – não raro – gols dos adversários.

    Já contra o Peñarol, coincidentemente ou não, os números foram mais enxutos e a vitória veio.

    Sirvam-se, companheiros !

    1. A mídia esportiva não tem cognição para comentar futebol, Amaury. Na sua grande maioria sequer conhecem as regras! E, são só 17. Além disso, tem interesses espúrios! Acaso vc lembra o desabafo do competente Paulo Autuori quando geria o nosso futebol? vergonha! Mídia sem vergonha!

    2. Caro Amaury,

      nao foi apenas verticalidade + passes longos, o Penarol teve q sair pro jogo ja q estava perdendo desde o inicio e o gol aos 1 minuto facilitou isso ainda mais.

      Os times q vem jogar contra o Flu no maracana jogam com todos os jogadores atras, Cuca por exemplo jogou com 10 jogadores atras da metade do meio campo defensivo. Entao nao teria espaco para passes longos.

      Nesse caso precisa d alguem diblador (q o flu nao tem apos saida do everaldo) e/ou passes/tabelas rapidas para envolver adversario, o q tb nao ocorre.

      O Modelo mata mata facilita o jogo do flu, especialmente agora q todo primeiro jogo eh fora e o adversario ira para cima do flu e ai ele pode usar verticalizacao e passes longos como arma e se sair ganhando o primeiro jogo e/ou tiver empates com gols, no jogo no Maracana o adversario nao pode ficar recuado atras pq ira ser desclassificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *