Para não perder o bonde da história

Desde a derrota para o Vasco, há um mês, num gol de fora da área de Ramon – por sinal, quase idêntico ao marcado por Egídio, do Palmeiras, no revés do último domingo –, o futebol do Fluminense congelou, tal como uma singela homenagem ao inverno, que já deu as boas-vindas a uma nova estação do ano, esta bem menos fria e bem mais florida.

Desde aquele 26 de agosto, o Fluminense já entrou em campo seis vezes e perdeu quatro – incluindo as duas partidas pela Sul-Americana contra a LDU. A única vitória tricolor no período se deu justamente contra a equipe equatoriana, no Maracanã, com um gol de falta de Gustavo Scarpa. E até nesta partida, o Flu oscilou.

Abel atribui a falta de entrosamento e a queda de rendimento do time ao elevado número de atletas no Departamento Médico. Para o treinador, não há plano tático que resista à troca incessante de jogadores.

Desta vez, foi além: chamou para si a responsabilidade da oitava derrota no Brasileiro, ao se deixar levar pela opinião dos jogadores, que, ao serem perguntados pelo treinador, se disseram aptos a enfrentar o Palmeiras, mesmo depois de todo o desgaste da viagem para Quito, realizada menos de 72 horas antes (aqui, registro a falta de sensibilidade da CBF por não agendar este confronto para segunda, dando à delegação do Flu mais um dia de descanso).

Como comandante, chamou para ele a responsabilidade da derrota, no que fez muito bem. Mas para o jogo do próximo dia 1º, contra o Grêmio, no Sul, o time, descansado e precisando pontuar, terá de apresentar bem mais.

Uma alternativa talvez seja abrir mão do esquema com três volantes, que não vem tendo sucesso, e retornar ao clássico 4-4-2, colocando Wendel em sua posição original, ao lado de Orejuela. A jovem revelação tricolor, à exceção da partida de Quito, onde se desdobrou (foi o melhor em campo, ao lado do volante equatoriano), tem sido contestado por sua queda de produção, mas a verdade é que vem jogando adiantado, fora do setor. E Wendel, sabidamente, não é meia.

Um meio de campo formado por Orejuela, Wendel, Sornoza e Gustavo Scarpa já foi testado e aprovado em jornadas passadas, sobretudo no primeiro semestre.

A esta altura da temporada, a hora é de Abel deixar os testes de lado e fazer o feijão com arroz para o time voltar a subir na tabela do Brasileiro.

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

325 thoughts on “Para não perder o bonde da história

  1. Pesquisa NetFlu sobre a culpa quanto a atual situação do Fluminense:
    diretoria: 62%;
    ninguém, é uma má fase que logo vai passar: 2%.
    Nós, aqui, já sabemos quem votou em “ninguém”, ha!ha!.
    Mas, hoje é dia de ouvir “Estrela Azul”, com Arlindo Cruz.

  2. Bom dia…
    O Presidente do Flamengo é tão legal, né não?
    Ontém ele declarou que sonha ver as arquibancadas do Maracanã na disputa da Sulamericana contra o Fluminense, como era nos anos 70 e 80, qdo as torcidas se misturavam ali no meio de campo.
    Propõe que o setor Norte seja destinado à torcida do Flamengo e o Sul à torcida do Fluminense.
    E que o setores centrais deveriam ser de livre acesso às duas torcidas, sem a cota do meio a meio prá cada um.
    ***
    Bobinho, ele acha que somos.
    Deve nos tomar pelo Abad, que aceita de quatro tudo que vem de lá.
    O que ele quer é que, sem cotas, a torcida do Flamengo compre tudo ali na meiuca.
    Vamos ver o que o patetão vai dizer.

    1. Luiz Antônio,

      A esta altura do campeonato acredito que estejam pensando em fazer jogos decentes, se possível com a vitória. Jamais uma derrota vergonhosa. Mas, sobretudo, a garantia de uma boa renda, que, atualmente, só é garantida pela torcida do Urubu, já que nossas apresentações não tem nos trazido esperança de bons jogos.

      Ruim seria reservarmos a maior parte para a torcida tricolor e não haver grande comparecimento, e ainda termos que ouvir a minoria abafar o som da nossa torcida, que anda pra lá de desanimada (mas não é culpada. Claro!)

      Aliás, quando a torcida compareceu viu um joguinho ruim da peste…

      ST

  3. Não me lembro qual foi a semana livre que o time do Fluminense teve pro Abel poder trabalhar os fundamentos mais simples do futebol, pois o que percebemos é sim uma desorganização total quanto a função de cada jogador em campo.

    Qual jogada que vemos o time aplicar em campo durante as partidas??

    Podem reparar quando as câmeras de tv focam no Abel com um semblante de que está surpreso e vendo o time tricolor sendo amplamente dominado pelo adversário.

    Afora não termos um time que está dando alegrias para a torcida tricolor, como o Fluminense leva gols de ex jogadores que um dia defenderam o Clube como foi o Jonathan.

    O mais preocupante ainda para a torcida além da ameaça de rebaixamento é saber que o planejamento do Fluminense para o ano que vem ficará a cargo dessa turma do departamento de futebol que parece que copila o planejamento do Samorim.

    1. Pra que uma semana livre?

      O Abel está aí desde o inicio do ano, com o mesmo calendario da maioria dos times,
      e até com mais folga do que alguns que jogam/jogaram a LA.

      O Fluminense de hoje joga o pior futebol da serie A, sem mais nem menos. Todos os times evoluiram e o nosso piorou, piorou muito.

      Esse é o Abel, um cara que não entende de treinos, taticas, nada disso é a praia dele, por isso sempre gostou de jogador rodado e panelinha. Ele escala uma turma, e os caras entram e se viram, e se der tudo certo, e com muita sorte sai um titulo.
      O Abel não é de construir times, nunca foi. Os melhores desempenhos vieram em clubes eplos quais passou o Muricy, ele pegou tudo pronto e tocou até desandar no Inter e no Fluminense.

      Um enganador, preguiçoso, mentiroso, e incompetente.
      E se ele se acha um grande motivador de grupos de jogadores, vai motivar o Boa Esporte, porra.
      Já vai tarde.

    2. Como não teve semanas (detalhe para o plural) livres? Teve várias.
      A última ainda “poupou” jogadores e tomou a trauletada do time da série B e ficou uma semana e meia coçando os quibas para voltarem se arrastando em campo junto com os… “poupados”.
      Ali falta treinador mesmo. Falta treino. Falta vergonha na cara de quem dirige a barcarola.
      Os jogadores são que nem estudantes… fazem de tudo para não ter aula. Cumpre aos diretores e professores cobrarem a presença deles e aprendizado.
      SSTT

  4. Caros,

    Não sou muito de ver jogos de outros times, porém estou vendo os mulambos contra o Cruzeiro. Lógico que é jogo decisivo, mas são dois times cascudos e fico imaginando como será que a nossa zaga de Frazan e Nogueira vai se dar contra estes caras em jogos também decisivos… É verdade que nossa camisa tb joga, mas camisa sozinha não basta.

    A ver…

    SDs Tricolores e FT & DJ

    1. Carlos, o problema do Fluminense está justamente na falta de um plantel mais experiente e quem os comanda fora de campo, haja vista o Abel errar em demasia nas suas decisões muito equivocadas.

      ST

  5. Acabei de assistir PSG 3 x 0 Bayern… baita jogo.
    O PSG jogou muito. Plano tático perfeitamente executado no segundo tempo depois de fazer 2 x 0.
    Jogou fechadinho e nos contra ataques.
    Jogou com 3 volantes como o Tapir quer fazer no Flu. Só que lá são TRÊSSSS volantes que aqui no Brasil seriam meias de primeiríssima cepa.
    O tal do Verrati parece que tem um motor no rabo, estava em todos os setores da meia direita junto com o Daniel Alves. O Thiago Mota mais como um líbero e o Rabiot fazendo muito bem o papel de volante ao defender e de meia ao atacar. Todos com uma saída de bola muito boa e poucos erros de passe bobos. Os que ocorriam era porque o Bayern marcava muito forte.
    Com isto Neymar, Cavani e o moleque sensação… o Mbappé (que joga muito também… o come que ele deu no terceiro gol foi a la Pelé) ficavam livres para ir e vir em velocidade. E ajudaram demais na marcação.
    Tiago Silva continua “Monstro” na zaga e o Marquinhos sempre nas coberturas. Coisa mais difícil era ver os zagueiros de frente com os atacantes como acontece no Flu. Baita zaga… a seleção está bem servida.
    Poucos chutões e marcação ferrenha de ambos os times… O Bayern atacava com 3 ou 4 dentro da área e outros 3 na intermediária e ao perder a bola vc via na TV que logo eles estavam com 7 ou 8 na defesa já arrumadinha. Velocidade total.
    Jogo para quem gosta de assistir futebol de primeira linha.

    Aí eu lembro dos jogos do Flu e dá vontade de chorar de raiva… pqp…
    Ataca com 2 na área (quando muito) e 2 na intermediária e quando perde a bola ficam os zagueiros na correria contra 2 ou 3 adversários mesmo jogando com 3 volantes. De doer…
    SSTT

    1. Este seu comentário é muito esclarecedor. Lembra do Iniesta e do Chaves? São volantes ou meias? Na verdade, eles conseguem unir as duas posições com os seus talentos, ou conseguia. O Abel, em sua maneira brejeira de pensar, quer implantar isso no Fluminense. Só que ele não consegue discernir no jogador, as duas qualidades inerentes aos jogadores que tem essas qualidades. Tenta isso com o Wendel, mas não o treina para executar esta função. O Douglas tem isso naturalmente, foi bem treinado nas divisões de Base. Independente de ser o Campeonato Carioca, composto de times relativamente fracos, o Fluminense estava jogando bem, mais pela sua formação. Percebe se que o Abel é bem intencionado, falta lhe discernimento para entender separar um bom volante de um meia, ou tentar treinar um volante para fazer o papel de um meia, principalmente que não há treinamentos específicos para este objetivo. Para finalizar, o PSG tem dono, que quer que o Clube vire uma potencia mundial, enquanto no Fluminense tem um presidente que pensa em se dar bem com o Clube, não é um torcedor verdadeiro, é um crápula. Vocês, torcedores, estão vendo a política que se instalou no Fluminense, um balcão de negócios, pouco importando se vai para a segunda ou a terceira divisão.
      Abraços Tricolores.

      1. Isso aí Juarez , o time do inicio do ano tem que voltar Cavalieri e Douglas são titulares absoluto, colocaria esse time daqui em diante Cava, Lucas, Reginaldo e Frazan(essa dupla talvez resolva o nosso problema) Mascarenhas
        Douglas, Wendell, Sornoza e Scarpa( nosso meio que jogava não rouba bola de ninguem, Douglas é o melhor nesse quesito, Orejuela pode ate entrar no lugar de Wendell se não jogar bem como segundo volante)
        Dourado e Robinho(Weliton)

      2. Caceta, Ricolor e Juarez, parem para raciocinar, por favor.

        Se o Flu tivesse patrocínio de um megaempresário, parece que dono de um baita fundo financeiro, nós teríamos aqui vários desses jogadores que têm encantado vocês, e aí seria até covardia.

        Poderíamos ter um miolo de zaga com Thiago Silva e Sergio Ramos, nas laterais, Marcelo e Daniel Alves, e no meio campo todos os brasileiros que jogam nessa posição na Europa, e muito outros feras de outras nacionalidades.

        Você querem que o Abel faça isso tudo com esse plantel que vocês execram?
        É o mesmo que alguém querer que um piloto ganhe um prova de Fórmula Um, pilotando um carro 1.0.

        Acordem, nós estamos num Brasil quebrado financeiramente por uma quadrilha, o Flu está na mesma situação, e, com esses sonhos aí, vocês nem são Alices, são Carolinas que não viram o tempo passar na janela, tantas mudanças ocorridas no mundo do futebol, e continuam sonhando com o impossível.
        “Para que chorar o que passou, lamentar perdidas ilusões?”
        (28/09 – 12 : 00)
        oooooooooooooooooooooooooooooooooo

  6. Exatamente… erro de “digitamento”.
    Coerente como pessoa e depois eu quis dizer que se posiciona em alguns assuntos coerentemente.
    Errrrrreeeeeeiiii… pensei em alho e escrevi bugalho.
    SSTT

  7. Gostaria de reproduzir o bom artigo escrito pelo colunista Cezar Motta do site Sempre Flu.

    http://www.sempreflu.com.br

    Destaco o que o autor escreveu sobre a questão do treinamento,e que se comparado ao que se faz hoje,pelo menos acho que só no Fluminense,não tenho certeza,pode se considerar que o mesmo é até inexistente.

    Segue:

    “Está difícil, amigos. Fico muito incomodado com a crítica pesada, destrutiva, de uma enorme parte da torcida contra nossos jovens jogadores. Eles não têm culpa nenhuma. Nosso time é mal treinado, nossa direção é amadora, tudo está contra, inclusive as transmissões do Sportv e da Globo.

    Não é um desastre uma derrota para o Parmêra no Maraca. Outros vão perder pra eles em casa. O que incomoda é a repetição de erros. Por favor, revejam o gol do tal Ramon do Vasco em nossa derrota pra eles. Exatamente igual. As coisas se repetem. Tomamos dois gols exatamente iguais de dois dos maiores pernas-de-pau do país, Ramon e Egídio!

    Uma bagunça. Parece que nosso time foi montado às pressas, antes do jogo, sem nenhum treino. Li uma reportagem sobre a preparação “tática” do Fluminense: seis contra seis, com o Douglas de “coringa”. Ou seja, ele jogava a favor do time que está com a bola.

    Que merda é essa? O futebol é jogado assim? Li, triste, uma entrevista do Abel, em que ele dizia que era “contra treinos coletivos”. Preferia seis contra seis, “treino alemão”, e outras babaquices que acabaram com o nosso futebol. Ele fala alemão? Futebol se joga assim?

    Vi em escolinhas de futebol uma turma de “professores” dando “aulas”, com campo reduzido, todas essas merdas que esses trouxas deslumbrados trouxeram “da Europa”. Eu me lembro também do Telê Santana dando treinos coletivos, onze contra onze, e explicando como o time deveria jogar.

    Telê não só orientava o time principal, como sair jogando, como defender, como também ensinava a função dos encarregados do contra-ataque, orientava o time reserva. E sabia como estavam técnica e fisicamente os suplentes, quem poderia substituir os titulares. Ele ficava de juiz nos coletivos e mandava repetir tudo.

    Terminado o treino, ele pegava os jogadores em quem acreditava e tentava corrigir-lhes os defeitos. Se o cara cruzava ou chutava mal, tinha que repetir até aprender. Quem tinha potencial pra isso, ia cobrar faltas e escanteios até acertar tudo.

    Quem faz coisa parecida com isso hoje é o Cuca. Nosso bom Abelão é só um motivador, um líder que assume o papel de pai, mesmo que o cara não saiba nem bater um lateral. Não se preocupa com a torcida ou o clube, mas com “o grupo”. Vamos sofrer até dezembro, mesmo com um elenco que está longe de ser um dos piores do país.

    Sem contar o processo de destruição a que nos submetem os bandidos das emissoras de televisão. Antiéticos, canalhas. Microfones na torcida do Parmêra e imagens deles todo o tempo, em uma tentativa de mostrar uma “invasão parmerense”…

    O risco do rebaixamento está logo ali, à nossa frente. O pisca-alerta está ligado há alguns meses. A instituição Fluminense não aguenta outro rebaixamento. Todos os inimigos querem isso, os “jornalistas” principalmente. Nossa queda seria tão comemorada pelos canalhas quanto um título dos queridinhos Curintcha, Framengo, São Paulo ou Parmêra.

    Não gostaria de jogar todas as culpas nos ombros sofridos do Abelão. Antes, há os inexistentes Torres e Veiga. Incompetência total. Omissão absoluta. É inexplicável, em um clube falido, a despesa anual com o Samorim. Um projeto de promoção pessoal do Marcelo Teixeira. Inaceitável termos contrato com mais de 50 jogadores.

    Por favor, não me acusem de fazer política em favor da oposição. São ridículos os opositores, a Tricolor de Coração, o Mário Bittencourt, a turma que quer a volta do Celso Barros. Todos predadores e oportunistas.

    Eu sou tricolor, sou Fluminense, e não gosto nem um pouco do que vejo, ouço e leio em todos os sites. Nem de lá, nem de cá. Os puxa-sacos da direção são lamentáveis. Os que só agridem também.

    Dizer que Abad, Veiga e Teixeira são “velhos companheiros de arquibancada” não os absolve de nada.

    Eu, meus irmãos, meus filhos, sobrinhos, dezenas de amigos, somos todos tricolores alucinados, sofremos com derrotas, são “velhos companheiros de arquibancada”. Mas isso não significa que temos competência para dirigir o clube. Jamais! Ser “velho companheiro” não é desculpa.

    Coragem, amigos tricolores. Espero, sinceramente, que isso passe. Honestidade já é alguma coisa, mas faltam competência, energia, paixão.”

  8. Ontem participando de um grupo de wats que um amigo me colocou. Era um grupo criado para o tal protesto no CTPA. Rapaz, eu nunca RI tanto na minha vida. Como tem mongolóide na nossa torcida. Era um tal de que ia bater no Abel, invadir o CT e blablabla. Chega na hora deu 6 meliante.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Rodrigo, o mesmo acontece aqui! Imagine os nossos Ricolor/Nando e cia., batendo de frente com diretoria/treinador e jogadores! Séria + ou – assim: Dr. Abad por gentileza … professor Abel o sr. não acha que …. Agora, imagine a abordagem com os jogadores! Aí meus craques/ídolos ….
      kkkkk

  9. O mais engraçado desse blog continua sendo o ‘Triângulo das (de) bermudas, composto pelo disco voador desorientado , o amiguinho dos comentários sem noção e o sr. que não admite ser contestado, tentarem convencer os participantes q quando o time ganha é por causa deles, os ‘verdadeiros tricolores’…e que quando perde é por causa de ‘pragas’ dos ‘asas’ ou dos críticos. A diretoria, o técnico e os jogadores, não tem culpa de nada.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Amiguinho, negativo! Vc noc’prendeu! Nunca dissemos isso. Estamos afirmando q falar é fácil, o papel aceita quaisquer coisa. Nando, muda de tática. Sai do mimimi, convoca a sua turma, sem esquecer do núcleo de Brasília! E, vai enfrentar os problemas do FFC! Problemas q vc se quer tem conhecimento. Vai ver Amiguinho como a realidade é bem diferente da fofocaiada noticiado na mídia. Vai lá Amiguinho… Convoca sua turma, sai da zona de conforto, reclamação etc., e vai para ação! Mostra para nós que vc e seu grupelho estão com a razão. Estamos esperando. Vence o Fluminense!

    2. Eu gosto do que anda no mundo das maravilhas. Pelo menos ele é coerente. Fica em cima do muro, está sempre feliz… é uma pessoa legal e mantém seu posicionamento. As vezes é até coerente.
      Já o bipolar e seu mandatário vindo do planeta do absurdo… estes não tem jeito não.
      O bipolar até quando se posta da maneira como a gente pensa eu imagino que ele está lelé da cuca e parou de tomar seu remedinho/chazinho.
      SSTT

  10. Caro Amaury

    Sua análise é perfeita, exceto na última observação que copio aqui para discordar:

    ° Torcedenha que vive pregando a derrota para ter o gostinho de gritar ” eu não disse ? “.
    Você é bastante inteligente para enxergar todos os males do nosso Fluminense, mas não tem o direito de “enxergar” que os torcedores como eu, que criticamos basicamente tudo isso aí que você afirmou com precisão no seu texto, pregamos a derrota e gostamos dela. Você é bem entendido do que nós todos, eu e você inclusive, vemos em campo com o nosso time do coração. Mas continua insistindo em culpar a torcida que critica os verdadeiros responsáveis pelo estado de inanição que o futebol do Fluminense enfrenta há pelo menos cinco temporadas, todas sob o comando de um grupo político, com seus mandatários equivocados e para muitos, “intocáveis” e as infelizes escolhas de treinadores de segunda linha e jogadores de terceira e quarta linha. Não admitir essa realidade é que me parece pregar a derrota.

    Valeu pela precisão de sua observações, você foi bastante objetivo ao apontar a lista enorme de erros que cercam o futebol do Fluminense. Mas precisamos lembrar que esse estado é o resultado das escolhas infelizes das pessoas que no comando do clube de futebol, agiram e agem sem a devida transparência e tentam fazer acreditar que estão agindo corretamente na administração do clube e do seu futebol. A realidade nos mostra que tudo o que se falou que as três últimas gestões fizeram não encontram respaldo na realidade.

    Saudações tricolores

      1. Jacques Pigarrento, com relação as criaturas postadas pelo nosso Juarez. Tem certeza que você É o da direita? cara na moral eu podia jurar que vc era o da esquerda. kkkkk
        A propósito avise quando for correr no Jockey Clube! É verdade que o seu jóquei é o Celsão? kkk

        1. Nenhum dos dois, Marmund.
          Basta olhar a ‘linhagem’ dos burricos.
          São animais de exposição, puros de origem, que valem milhões.
          Já um burrico de várzea não vale tostão.
          Como você pode ver, parceiro, de ‘burricos’ eu entendo um pouco.
          Lido com vários deles por aqui mesmo, no blog.
          Haha !!!
          14:28 Z> 29SSET

    1. Caro Maciel, por incrível que pareça, devo-lhe desculpas se você interpretou como sendo dirigida a você ( ou como incluindo você nela ) a tal frase …
      ” Torcedenha que vive pregando a derrota para ter o gostinho de gritar ” eu não disse ? ”

      Seu nome não passou pela minha cabeça antes nem durante a elaboração desta frase, meu caro.
      Não penso isso de você, com toda sinceridade.

      Entretanto, não misturo politica (de clube) com o futebol do clube.
      E isso é o que faz a tal torcedenha composta de meia duzia de quatro ou cinco.

      Fiz meu comentário baseado exclusivamente em pessoas e ações relativas ao depto. de futebol, ao futebol jogado no campo.
      Entendo que os escalões superiores, acima dos diretores de futebol, tenham parcela de culpa.
      Entretanto, não tenho informações confiáveis que me habilitem a opinar sobre a responsabilidade de cada dirigente neste imbróglio que aí está. E isso não me interessa.
      Até porque sou torcedor de futebol e não tenho a menor intenção de envolver-me em assuntos de alta gestão empresarial no Blog.

      Reconheço que você também tem o cuidado de não entrar naquele chororô de mal amados e rebeldes sem causa, que dedicam a vida a desancar autoridades por conta das mágoas que trazem da infância, da pobre e injustiçada figura paterna. E é a estes que me refiro.

      De boa, meu caro.
      Respeitosamente,
      23:15 > 26SET

      1. Caro Amaury

        Tentarei ser bem objetivo porque não pretendo ficar alimentando polêmicas aqui, prefiro achar que estou certo nas minhas análises porque vejo muita semelhança e até admiro o bom humor das brigas entre os que criticam e os que acham que os que criticam estão errados. Vou reproduzir com a sua licença uma única observação sua na sua resposta:

        Entretanto, não misturo politica (de clube) com o futebol do clube.
        E isso é o que faz a tal torcedenha composta de meia duzia de quatro ou cinco.

        Impossível aceitar essa sua afirmação. Como não admitir que é exatamente a política de clube que está destruindo o futebol do Fluminense Futebol Clube, nosso clube de paixão e coração. A política de um grupo que parece não ter oposição dentro do clube. Um grupo que iniciou seus desmandos com a figura do ex presidente PS. Uma política que se dizia saneadora dos problemas financeiros do clube, mas que não demonstrou a devida transparência para nos fazer acreditar que estavam fazendo o certo.

        Lembro-me de que alguma vez eu e você já tivemos esse debate, mas parece que você continua sendo condescendente com essa turma da política que está acabando com o futebol do Fluminense. E discordo de você ao reclamar da “meia dúzia de quatro ou cinco”. O número de torcedores que aqui criticam os ex dirigentes e os atuais, parece ser bem maior do que o grupo que sempre defende essa política que está no comando do clube há três gestões, incluindo a atual.

        Parece que a gestão anterior não acabou, a continuidade é explícita e joga o Fluminense num patamar nunca antes atingido, o apequenamento de um clube que nasceu para o futebol e sempre rivalizou com os grandes do Rio de Janeiro, todos clubes de regatas que assumiram o futebol.

        Eu já concordei diversas vezes com as suas análises precisas sobre o futebol tricolor, sobre a péssima ideia de ver o ex patrocinador/investidor voltar ao comando do futebol do clube, sobre os erros gritantes do atual treinador, e eu garanto a você, não tenho a menor intenção de me envolver com a política do clube, exceto no papel de eleitor como sócio torcedor. Mas para isso, tenho que acreditar numa oposição confiável. Nas últimas eleições, o que tinha como oposição era sofrível e na última hora, até os que pareciam alternativa se juntaram ao grupo da situação e a (re)eleição aconteceu. Lamentei isso no início do mandato atual, mas infelizmente minha postagem não foi publicada, segundo explicaram por algum problema técnico.

        Prometi ser objetivo, mas a vontade de falar livremente, quase me tira da intenção. Gosto do blog do amigo João Garcez porque é um blog democrático onde o debate deve se fazer. Aqui somos todos tricolores das três cores que traduzem tradição, mas infelizmente, uns dois são muito debochados e não podem ser levados à sério, mas incomodam muito com as suas palavras ofensivas à todos que criticam o estado do Fluminense como clube de futebol de massa, patrimônio de uma enorme torcida que está se afastando naturalmente das arquibancadas por causa do deprimente espetáculo apresentado em campo nas disputas que o time participa.

        Quanto à você, respeito o seu conhecimento, mas continuo divergindo com relação às suas críticas ao que você chama de “chororô”. Acho que você se equivoca ao classificar as críticas aos efeitos da política atual do clube de chororô de mal amados e rebeldes sem causa, falando em mágoas de infância e etc. Papo muito estranho considerando que em todos os cantos, blogueiros e torcedores fazem as mesmas críticas à política que está derrubando um clube de futebol tradicional que eu e você e todos os demais amamos de coração. À propósito, sugiro que você leia o bom texto do colunista Cezar Motta, reproduzido aqui no blog e extraído de um site chamado Sempre Flu, que não conheço. O texto é direto e analisa o que eu considero perfeitamente justo na crítica aos verdadeiros responsáveis pelo estado em que se encontra o nosso clube do coração.

        A política é uma arte, eu não me envolvo com ela, apenas me limito ao papel democrático de opinar e escolher os que acho que devo eleger, mas é preciso que exista oposição sim. E no Fluminense, atualmente parece não haver oposição política verdadeira, portanto, não confunda os que criticam as ações políticas dos dirigentes atuais e dos anteriores, com interesses em assumir o papel de dirigentes. Estamos criticando democraticamente as ações lesivas ao Fluminense no que tange ao futebol do clube, no papel de torcedores que não aceitam o que está acontecendo com o clube, patrimônio de sua legítima torcida.

        Saudações tricolores

        1. Caro Maciel, quando você diz ” Como não admitir que é exatamente a política de clube que está destruindo o futebol do Fluminense Futebol Clube, …. etc., etc., ”

          você está seguindo e-x-a-t-a-m-e-n-t-e o que eu lhe disse que me nego a fazer, i.e., opinar sobre a politica do clube, por absoluta carência de informações que possam calçar uma análise e opinião minimamente realista e responsável.

          Limito-me a opinar sobre o trabalho do departamento de futebol. E ponto !

          Este é o ponto que ninguém entende : não quero me envolver em análises de cunho politico-partidário dentro do clube. E ……. P-O-N-T-O !
          E alguns acham que, por isso, eu defendo a gestão de fulano ou de beltrano.
          Nada disso, meu caro Maciel.
          11:23 > 28SET

    2. O morde e assopra é um simples… boquirroto bipolar.
      Releve ele. Deve estar tomando seu remedinho por este momento e as vezes esquece de tomar.
      SSTT

  11. Matando a cobra e mostrando o pau! Para quem duvidou…Segue abaixo fotos que comprovam os nossos Jacques Pigarrento (na direita) e o FLUTO (da esquerda) marcando presença no protesto de hoje cedo no CTPA.

      1. Acho que as fotos foram censuradas. Mas, relaxe! Nada de mais. Era apenas fotos de dois burricos, as mesmas postadas pelo Juarez. kkkk

        1. Aí, Marmund, ….. outro com uma inveja de dar dó !!!!!

          Cuidado, Marmund !!!!!
          Não demora muito você receberá – também deste que ‘não afunda’ – um CD ititulado ” Eu te amo “.
          O do outro, mais rebuscado, foi ” Loving you “, não ?
          Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm !!!!!
          Abra o olho, parceiro.
          Isso pega !!!!
          Haha !!!!
          19:58 > 27SET

  12. Leciono em uma universidade toda terça à noite e hoje vou pedir para o reitor trocar o meu horário a partir do ano que vem porque quero assistir aos jogos do Fluzão.

    ST

  13. PROCURA-SE TORCEDORES DO FFC PARA PROTESTAR! GRATIFICA-SE BEM!

    Poucos torcedores comparecem e protesto no CT é frustrado

    Apenas seis torcedores foram ao local de treinos do Fluminense

    Pelas redes sociais, um grupo de torcedores do Fluminense planejou no domingo um protesto no Centro de Treinamento do clube para esta terça-feira devido à má fase do time. Mais de 100 confirmaram presença e 268 demonstram interesse. Porém, somente seis compareceram.
    APOSTO UM ASA COMO ENTRE OS SEIS HERÓIS ESTAVAM: NANDO/RICOLOR/JAQUES PIGARRENTO/GUILHERME. ZORRA! TÁ FALTANDO UM. KKKKKKKKK – Bando de conversadores. VENCE O FLUMINENSE!

    1. Longe pra cacete, tem de passar pela Rocinha, medo do capeta de levar um tiro e além do mais chega lá e fica do lado de fora, porque os “segurança” não deixa chegar junto.
      Tem de protestar nas Laranjeiras ou no aeroporto, mas sem violência, é claro
      O CT faz esquina com a PQP! rs

    2. Este protesto era na Asa Norte ou na Asa Sul?
      Quem sabe na Esplanada dos Ministérios?
      Desculpa… se não era por aqui… não vai dar para eu ir.
      SSTT

  14. Sobre todos os posicionamentos, achei muito bom o do autor da Flupress Blog do Torcedor(GE), Gustavo Albuquerque, abaixo:
    “Todas as luzes vermelhas
    O
    Fluminense preocupa, amigos. E muito. Não é o caso de analisarmos com
    viés otimista ou pessimista, não se trata mais disso. Aliás, esse
    maniqueismo de posicionamentos tem se mostrado nocivo entre a torcida.
    Todos apoiamos, ao menos não conheço qualquer tricolor que torça pelo
    fracasso do time e do clube. Logo, é no mínimo pouco inteligente levar
    as análises para o campo do “apoiar incondicionalmente” ou “reclamar de
    tudo”. De novo, não se trata disso, e esse papo de política é apenas
    diversionismo. O que importa agora é colocar os pingos nos is para que o
    fim de ano não seja trágico.

    Se
    projetássemos um campeonato brasileiro cheio, com as últimas 38 jogadas
    por nosso time, teríamos um aproveitamento de 38%, o que nos colocaria
    na iminência de rebaixamento, naquela zona sombria do cai, não cai. 38
    rodadas. Algo consistente e que espelha bem os resultados esportivos de
    uma maneira de fazer futebol com pirotecnia retórica e nenhuma base
    sólida.

    Temos
    um time capenga, planejado irresponsavelmente na premissa de que a base
    seria suficiente para um ano sem sustos. Não foi e jamais será. É como
    falei aqui por algumas vezes, a aura de nosso presidente faz acreditar
    que ele é pé no chão, que não corre riscos. É exatamente o contrário:
    NÃO HÁ RISCO MAIOR PARA UM GRANDE CLUBE QUE IR PARA UM BRASILEIRÃO COM
    APOSTAS BARATAS E COM UM ELENCO RECHEADO DE GAROTOS. Abad é,
    paradoxalmente, um apostador, um jogador, ainda que não passe essa
    ideia.

    Mas
    voltando ao ano de 2017, dentro desse arremedo de planejamento, desse
    erro de filosofia disfarçado de austeridade, resta-nos corrigir o rumo
    com as pouquíssimas possibilidades que temos.

    Se
    o Fluminense quiser sair do risco concreto de Queda terá que se
    Reprogramar imediatamente, e para isso acho que algumas coisas são
    fundamentais:

    1.
    Abel deve priorizar os jogadores que estejam com vontade e afastar os
    que não estão vibrando na sintonia correta. Há alguns exemplos no time,
    como Orejuela e W. Silva.
    2. Devemos esquecer a
    filosofia de jogo que chama o adversário para nosso campo. Não temos um
    sistema defensivo minimamente confiável, e, embora a parte ofensiva
    também seja frágil, é melhor buscar o resultado do que contar com a
    defesa.
    3. A diretoria deve fazer o que for preciso
    para manter os pagamentos em dia até o fim do ano, ainda que precise
    contrair dívidas para tanto. O preço a ser cobrado pela queda seria
    impagável.
    4. Preços realmente populares até o final do ano. Será difícil chamará a torcida, mas é obrigação do clube fazer sua parte.
    5.
    Será extremamente arriscado contar apenas com os jogos como mandante
    para pontuar. Temos que jogar fora pensando na vitória. Sempre. O saldo
    tende a ser melhor do que os pontos vindos de um ou outro empate. A
    história prova esse ponto.

    O
    momento de quem está no comando do clube tem que ser outro. Hora de
    parar com a política de endomarketing, de exaltação ao que não importa.
    Hora de assimilar as pancadas e trabalhar com humildade e foco APENAS em
    não deixar esse time de meninos entrar no Z4. Se entrar, pelo perfil do
    elenco, terá mais dificuldade do que qualquer outro pra sair.

    Não
    é hora do presidente aparecer criticando parte da torcida em rodinha de
    jogador, não é momento de falar de Flu-Samorin e outras bobagens que
    desviam o foco. Está na hora dessa gestão cair na real e de mostrar uma
    inédita humildade para reconhecer que a torcida será sempre soberana em
    sua cobrança.

    Abraços tricolores

    CURTA

    Flu
    x Palmeiras: mais do mesmo. Time fraco, sem um mínimo padrão, com erros
    em sequencia do treinador que continua escalando mal e substituindo
    ainda pior. O Fluminense viável – reparem, eu disse viável – com esse
    elenco precisa contar com os poucos que sabem jogar bola e que querem
    fazê-lo. Impensável jogar (ainda mais em casa) sem um meio com Scarpa e
    Sornoza.”

    1. Como pode um cara falar assim do Flu atual?
      Este cara deve ser flamenguista, derrotista… enfim… deve ser um Asa Negra.
      Certo PCAlice, Marmundinho Marmundão, Morde e Assopra, Hélios, Pejota e outros que acham que criticar é feio e anti tricolor?
      Para mim teriam de fazer como sugerido ali atrás: colocar o Jorginho de treineiro e passar o Tapir para um cargo de dirigente de futebol… afinal… ele sabe como tratar jogadores e os deixar calminhos.
      Como técnico?… pffffff….
      Não acredito ser a melhor solução… mas… é melhor do que deixar o
      barco continuar navegando do jeito que está até bater nas pedras ali na
      frente.
      SSTT

    2. Mauriceia,

      Muito bom o seu destaque.

      Pena ainda se perder tempo para discutir apenas quem tem e quem não tem razão. O blog aqui é do Garcez. Logo, não há outros donos, como não há donos de verdades. Há, apenas, opiniões.

      Então, quem achava que estava bom e que não precisava de reforços não precisa entrar em choque com ninguém ou encontrar um viés que não lhe custe admitir engano, porque todos podem se enganar em suas opiniões.

      Aliás, uma das minhas críticas a forma de gestão do nosso tricolor é o fato de não admitirem erros. Reconhecer os próprios erros é o caminho mais curto para consertá-los. Simples assim.

      Podíamos até ter ido bem este ano. Mas teria sido uma aposta com altíssima remuneração de risco. O time, indiscutivelmente, estava desequilibrado. Isto não tem só a ver com a falta de dinheiro, que, diga-se de passagem, não podia ser desconhecido de quem era candidato da situação.

      Mas há quem administre o clube com menos dinheiro e, ainda assim, consiga fazer o elenco render. Isto, inclusive, contraria o que o Peter dizia quando começamos a reduzir o investimento da Unimed. Lembram-se? Sempre achei absurdo. Um investimento menor, bem administrado, por quem entende de futebol, consegue melhor resultado do que muito dinheiro mal administrado neste esporte. Afinal, é esporte coletivo, que depende de muitos fatores e da gestão de quem entende do negócio. Não é mero cálculo matemático.

      Mas um pouquinho de análise lógica do que temos ouvido ao longo de alguns anos vindo da gestão, permite a conclusão de que muita coisa não faz nenhum sentido, segundo penso.

      O momento para botar o trem na linha é agora. Mas tem que ser com transparência, honestidade nas diretrizes a serem traçadas (não adiante argumentação para enganar torcida ou, pior! para se enganar), e, sobretudo, com ação concreta sobre o time. Esta estória de grupo que junto assume o leme e tenta levar o barco… Já vimos isto com as famosas entrevistas do Luis Alberto, Fernando Henrique e outros em 2009, e até em 2013. O que valeu foi o Cuca ter mexido com as “bases” existentes. Mudou a lógica existente e venceu o desafio.

      ST

      1. TT
        Respeitando sua opinião, achei meio contraditório o texto ao final. Veja que Cuca mexeu com o que dispunha. Ou seja: um treinador tipo Cuca daria jeito até com o que dispomos hoje.

  15. Indo ” da linguiça pra o porco ” :

    ° Laterais que não marcam.
    ° Laterais que não apoiam.
    ° Primeiro volante que não sabe fazer a cobertura.
    ° Segundo e terceiro e quarto volantes que só cercam, não desarmam.
    ° Como consequência, dupla de zaga exposta, perdida em campo.
    ° E um goleiro esperando o pepino a cada momento.
    ° Meia (único) perdido no tiroteio, cheio de marcadores babando à sua volta.
    ° Well que de ‘bem’ não tem mais nada chutando os copos quando é substituido.
    ° Time estático quando um colega tem a bola e está ‘cercado’ por adversários.
    ° Time que em momento algum saí em bloco, em disparada em contra-ataque, como fazem os outros.

    ° Centroavante que ficou órfão do Rich.
    ° E que frequenta nossa própria área por muito mais tempo e vezes do que a área adversária.

    ° Diretor de futebol que não age e não fala.
    ° Gerente de futebol que não gerencia e só fala buscando palavras do ‘não me comprometa’.
    ° Técnico que só faz passar a mão na cabeça dos jogadores.
    ° Técnico que não gosta de treinar.
    ° Técnico que não gosta de meias.
    ° Técnico que acaba com os atacantes, impondo que voltem para marcar.
    ° Técnico que não sabe armar uma ( uma, que seja ) jogada de ataque.
    ° Técnico que baixa falação antes dos jogos, elogiando …… o adversário. Sempre !
    ° Técnico que acha que basta ‘ assumir a culpa ‘ depois do desastre que estará tudo resolvido.
    ° Torcedenha que vive pregando a derrota para ter o gostinho de gritar ” eu não disse ? “.

    Receita perfeita para a segundona.
    E todos estes aí acima merecem, de montão, viver o desgosto da segundona.
    Apesar de tudo, rogo aos céus para que isto não aconteça.
    11:22>26SET

    1. Amaury,

      Por incrível que pareça tem time querendo ser rebaixado bem mais do que o Fluminense. Mas é bom mesmo a turma não ficar achando graça de qualquer coisa, porque se não mudar a rota vai direto para fundo. Neste ponto, pelas entrevistas, parece que já deram “um toque” nos jogadores.

      É aquela estória: O homem prevenido vale por dois.

      ST

    2. Esqueceu de citar o “Big Boss”: o Presidente, e a parte da torcideca que ficou usando óculos cor-de-rosa enquanto a vaca caminhava célere para o brejo.

      1. Quanto o time estava na metade superior da tabela, CR ?
        Namorando com o G4 e o G6 quase toda semana, CR ?
        Não, amigo.
        Estou fora deste tipo de varandão da desgraça.
        15:38 > 26SET

        1. Querendo “namorar” com G6 mas só levando fora…
          No mais, metade da tabela não é lugar pra Fluminense, mas é onde nos colocaram o “Notável” e seus sucessor.

    3. Deixa eu aprender desta sua imensa sabedoria e iluminação… a torcida tem de fazer o que mesmo?
      – Se cobrar e tomar atitudes mais acintosas vc é o primeiro a detonar a mesma dizendo que são trogloditas e selvagens e que a torcida do Flu não é isto;
      – Se fizerem faixinhas no estádio vc diz que é muito pouco e que deveria tomar alguma atitude mais… séria…;
      – Se reclama nos blogs e outros meios vc diz que é derrotista e que prega a derrota.
      SSTT

      1. Certamente não escrevi isso pensando em compensar seus derramamentos de bílis.
        Estou fora deste papo infantil, Ricolor.
        Poderia até desafia-lo a mostrar UM (apenas um) comentário meu em que eu faça isso que você levianamente afirma.
        Estou fora deste papo inconsequente e senil, Ricolor.
        15:36 > 26SET

      2. Ricolorzinho, por favor não coloque a TORCIDA DO FLUMINENSE nessa lama! O torcedor tricolor é inteligente e não fica no blog praticando PSICOLOGIA INFANTIL tipo colocar apelidos nos dirigentes atletas e treinador e dizendo que o time vai ser rebaixado demonizando todos no clube e os cambaus.

  16. Pois é, pois é.

    Ando em êxtase com as últimas apresentações do Fluminense, vivo soltando foguetes, fazendo festas, churrascos, e com a casa e a rua cheias de bandeirolas, e trio elétrico nas redondezas, e distribuindo camisas do clube para a garotada, e parece que só eu sinto essa felicidade de torcer por um clube, único, no Brasil, que se rivaliza com os ricos da Europa, e pode manter um plantel que quiser, trazer os maiores craques do mundo e manter os feras da base.
    Então, diante desse quadro amplamente favorável, estão certíssimos o que exigem mais e mais.

    Mas, o Botafogo, time pobre, catou jogadores e deu certo, está bem, ganhou do Coritiba sem nenhum brilhantismo, como tem ganho tantas, podia ter perdido também, mas todos estão enchendo a bola dele, e sua torcida está bem feliz, e nem há ninguém falando que há clubes do exterior querendo seus jogadores, e não parece haver insatisfações lá. .

    A gente só vê que a rapaziada corre demais, mas ninguém sabe que tipo de salário os jogadores recebem lá, mas, no fim do ano, vários receberão propostas, provavelmente, e aí pode ruir o castelo do Bota, porque o papo é que lá também não há dinheiro – como há no Flu em abundância -, e, lamentavelmente, o Fogo pode voltar à estaca zero, mas tomara que não.
    .
    Mas a nossa turma também ganhou do Coxa lá, ele nas últimas posições da tabela com está agora, só que a nossa torcida achou uma absurdo uma vitoriazinha mixuruca daquela, em que Léo não foi perdoado por ter feito aquele gol “sem querer” até hoje.

    O time fez boas partidas, sim, contra o Cruzeiro, contra o Corinthians, Contra o Santos cá e lá, e não houve só desastre, não, só que a galera, que nunca deu um tostão furado pelo time, fica numa enorme expectativa de que ele ganhe fácil de qualquer adversário, até pelas excelentes condições financeiras do clube, e tem que ganhar, sim, e ficará com essa expectativa de que esse time de “tudo o que foi dito aí embaixo”, ganhe do Grêmio, e, se não ganhar, o pau quebrará sempre, com o mesmo teor, “porque tinha que ganhar”.

    Mas vejo que o time parece estar com uma mão negra em cima (ou será uma asa?), e se desestabilizou por completo, houve episódios que ajudaram nisso, contusões, a saída de Richarlison que acabou com a força do nosso ataque, a contusão do Calazans que tirou um moleque bom que já se firmava no ataque, que corria em busca de jogada, sabia driblar para a frente, e com um estilo parecido com o Dirceu, que apareceu no Botafogo, indo sempre onde a bola estava. Foi uma enorme perda que ninguém parece ter sentido.

    Mas não estou vendo nenhum time jogando maravilhas, todos têm passado sufoco, e têm ganho até em detalhes que os ajudam, e vejo mesmo um futebol bem feio, há momentos que parece tourada, poucos com capacidade de driblar uma “vaca brava” dessas que lhes ataca, mas todos com muita safadeza, jogadores fazem cenas absurdas para simular faltas em esbarrão normal do futebol, e os pulhas dos juízes dando cartão a rodo.

    Quem ganhar o Brasileiro comemorará, logicamente, mas esse ficará como um dos menos brilhantes, e, a cada ano, tornar-se-ão menos, porque os clubes brasileiros não terão como amenizar o efeito da riqueza dos europeus, a menos que as torcidas se conscientizem que ficar falando e esculhambando tudo sentadas à frente do computador não mudará isso, e partam para criar algo com que possam ajudar o time – eu digo time e não clube -, efetivamente, com dinheiro mesmo, pois não dá mais para ter festanças de graça.
    “Quem quer, vai; quem não quer, manda”.
    (26/09 – 10,30)
    yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

    1. Realmente… tenho de concordar com tudo. Não tinha notado como somos obtusos.
      Vc é quem está correto.
      Atenção pessoal do blog… temos de fazer como este nobre e legítimo tricolor: ficarmos felizes porque vencemos uma em cada 5 ou 8 partidas.
      Empates mixurucas e sucessivas derrotas? Coisas de percalço. O que interessa é sempre apoiarmos, batermos palminhas e quando conseguir uma vitoriazinha então… ahhh… aí é só correr para o abraço e ficarmos felizes de arrebentar o peito.
      O que interessa é nossa mediocridade e a valorizarmos. Querer ser igual, ou melhor, aos melhores não deve ser buscado. Temos é que nos ajoelhar e agradecer termos um treineiro que de vez em quando acerta alguma coisa.
      Já estou indo me penitenciar ali no canto me ajoelhando no milho e ficando uma hora batendo a cabeça na parede e recitando: “tenho de ficar feliz com meu Flu mesmo se o estiverem destruindo”.
      SSTT

      1. “Quando não souber o que dizer, não diga nada”.
        Quando alguém quer se contrapor a algum pensamento que lê, tem que prestar atenção no teor, para não dar chutes a esmo.
        (26/09- 15: 30)
        ncncncncncncncncncncncncncncncncncncncncncncncncncnc

    2. Vc é o tipo de torcedor q solta fogos, rojões, plumas, paetês, etc… até se o time for rebaixado.
      Mais uma vez faz um’ testamento’ que , na quinta linha, ninguém aguenta mais ler. Toma jeito, amiguinho. Melhor pra vc é assistir uma maratona do pica pau.

  17. o Flu fará 8 partidas no Rio de Janeiro sendo 6 como mandante e 2 (Bota e Fla como visitante), enfrentará Avaí, São Paulo, Bahia, Coritiba, Sport, Ponte Preta em seus domínios, todos esses brigando contra a degola. Se conseguir ser rebaixado é muita incompetência ou, como eu acho, os jogadores estão fazendo corpo mole. Detalhe, ainda tem o último jogo contra o Atlético (GO), que já deve estar rebaixado. É só querer e ter vontade de continuar na primeira divisão.

    1. Corretíssimo, Cunha.
      Esta é a nossa chance.
      Estamos mal no momento certo de estarmos mal, i.e., quando estamos enfrentando os ‘ossos’ do campeonato.
      Se esta turma que está lá tiver um mínimo de pudor profissional poderá evitar a Z4.
      É só levar a sério e tomar cuidado para não chegar a entrar nela.
      15:38 > 26SET

  18. Se formos parar para fazer uma simples reflexão do que o Fluminense vem perdendo seu status de um Clube que é um dos pilares do vitorioso futebol brasileiro, é de deixar até Oscar Cox de cabelos em pé.

    Desde aquelas férias antecipadas que o PS e o Abel deram ao time após a conquista do brasileiro de 2012, o que o Fluminense conquistou de lá pra cá?

    Coleção de sucessivos vexames dentro ou fora de campo incluindo o absurdo de num ano ser campeão nacional para no outro ser rebaixado!

    Ser a quarta força do futebol carioca!

    Inúmeros equívocos na contratação de jogadores que nem como gandulas serviriam para vestir o manto tricolor!

    E na contramão, essas gestões fizeram vendas de algumas promessas que nem chegaram a serem utilizados no time principal e saíram a preço de banana como o caso do Fabinho do Mônaco. A venda nebulosa do BiroBiro? Cadê o dinheiro das últimas vendas?

    O Fluminense tinha uma dos melhores patrocínios e seus dirigentes não souberam usufruir devidamente as receitas que levasse o Clube para uma ascensão continental. A incompetência é total nessa gestão que a marca Fluminense não consegue um patrocínio master desde a saída da UNIMED. Não podemos nos esquecer que o Abad abriu mão do patrocínio da CEF e que poderia ajudar na folha de pagamento!

    Houve tempos atrás treinamentos em período de tempo integral em várias oportunidades como por exemplo no campo da Escola do Exército com emprego de trabalhos físicos e ensaio de jogadas somente na época que o Muricy comandava o time em 2010 e de lá pra cá os famosos rachões e roda de bobinho imperaram em outro endereço que é o CTPA!

    E a coleção de absurdos gestados por essas duas últimas gestões, foi o emprego do discurso fantasioso e falacioso que as finanças e as dívidas estavam sanadas e equacionadas e o que se tem é sim uma bomba H o que pode significar na estagnação do Clube em termos de reconstrução do futebol que eles estão destruindo aos poucos a cada ano que passam no poder.

  19. No tempo que não tinha CT com piscina e o escambau, o time jogava mais e melhor, mesmo no Laranjal de gramado careca e irregular.
    Conclusão: o problema não era a cor do capim, mas o tamanho do burro!

  20. como ja era previsto os times da rabeira ja estao fungando no cangote do tricolor, o inferno e logo ali, a continuar esta toada estaremos na zr daqui a duas rodadas e com este fraquissimo time infelizmente nao sairemos mais de la.
    este lateral fracassado no palmeiras e cruzeiro chamado lucas e um bosta, marcar a distancia pro cara chutar, repetiu a mesma cagada que fez contra o vasco, o julio chester e outra toupeira que aceita tudo que vai pro gol me fez lembrar o murilo de tempos atras.
    o botafogo tem dois otimos goleiros idem o palmeiras ( gatito e jeferson/ prass e outro que foi titular ano passado), o flu deve contratar um dos reservas urgente pois definitivamente nao temos goleiros confiaveis, um bom time começa com um bom goleiro.
    nao tenho bola de cristal mas ja cantei esta pedra como outros asas, vejo 2013 o ano que ainda nao acabou pro Flu, teremos muito sofrimento ate dezembro.
    como diria um velho posudo tricolor ” nao jogamos mal, a culpa foi dos efeitos da altitude de guaiaquil ,coitadinhos deles “.
    o nobre tricolor Nando, grande cinefilo que e deve lembrar da cena do filme Titanic, o barco afundando e a orquestra impassivel tocando violino “, o Flu ta naufragando gradativamente mas o que interessa e a “Conquista de Casa Blanca”.
    eu nao me iludo mais !

    1. Pois é, sempre lúcido e coerente síndico. Se o Fluminense fosse um filme, certamente seria Titanic, o destino do Poseidon, Impacto profundo…
      O presidente ‘abobadis’ está ‘criando’ e enganando uma legião de patetas.
      Se tiver a oportunidade, entre na página de Facebook da Flu News e veja o depoimento de um torcedor q foi visitar o tal Flu Samorim…coisas de arrepiar os cabelos sobre o time q está em 13° lugar na segunda divisão do fortíssimo campeonato eslovaco. Coisas muito, mas muito, mas muito estranhas estão acontecendo no Fluminense. Me fazem desconfiar ainda mais q não é só incompetência. Pq não há oposição? Pq nenhum ex-dirigente ou presidente fala nada, mesmo vendo o barco afundar? E os tais conselheiros?
      Enquanto isso algumas Alices, ingênuos ou Pollyanas, admiradores do pica pau, Pernalonga, a noviça rebelde e q gostam de jogadores bonitos e viris, continuam achando tudo lindo, florido e maravilhoso…
      Seria o a bad um Illuminati?

      1. Falando de filmes… lembrei aqui da maravilhosa comédia de sci-fi chamada “Marte Ataca”.
        Nela o brilhante Jack Nicholson faz o papel de presidente dos EUA e recebe os marcianos com toda pompa e brilho. Aí os marcianos no maior deboche começam a detonar tudo. Saem às ruas com som alto dizendo: “Viemos em paz”… e coisas do tipo.
        Aí as pessoas saem para ver e são abatidas aos risos dos marcianos.
        Trazendo para nosso Flu… a Fluócio são os marcianos… kkkkkkk
        E alguns deles estão aqui no blog.
        O filme é diversão garantida, já o Flu…
        SSTT

        1. Já vi…conta com um elenco estelar. Mas em se tratando de comédias, indico a trilogia ‘Corra q a polícia vem aí’, com o saudoso Leslie Nielsen. Esse o amiguinho PCA pode ver, sem sustos…

  21. Peter Pan, a Flu ócio e agora o a bad (que deveria se chamar aworse ou mesmo aworst) estão f….do o Fluminense e ainda tem amiguinhos completamente sem noção que dizem que essa é a melhor (indi) gestão da história e o clube tem ‘notáveis’ no comando, rsrs.
    Vou dar uma solução ‘de grátis’…antes mesmo da próxima (e certa) derrota, façam um acordo com o Abel, coloquem ele em um cargo administrativo (ou coisa parecida) e contratem o Jorginho, que parece ainda estar sem time. Não é um ‘medalhão’, mas está acostumado com essa situação e vai dar uma sacudida nesse time…
    Ah, e não precisam agradecer…

  22. Gostaria de saber algo sério…
    Além de Flamengo, Fluminense e Cruzeiro qual time da série A não possui estádio próprio? Computo Atlético MG e Botafogo como possuidores, pois eles podem jogar nos mesmos quando quiserem.
    Não sei de todos, mas acho que só estes três mesmo. E quanto ao Vitória, Bahia (Barradão é de algum deles e o Fonte Nova do outro?) e o Atlético GO…????
    Fica aquela eterna desconfiança de que o Maraca e o Mineirão (e a Fonte Nova?) fizeram mal aos clubes grandes ou fizeram bem? Estavam lá e de repente… não estão mais disponíveis como os clubes precisam.
    SSTT

  23. Ao assistir outros jogos eu vejo que alguns tentam adiantar a marcação mas não conseguem fazer isto por muito tempo porque o adversário se adapta e sai da mesma fazendo movimentações e ficando no mano a mano com os defensores. Aí o time que adiantou a marcação volta novamente e marca atrás.
    Depois de um tempo tenta marcar “alto” novamente e… assim vai a partida.
    Contra o Flu TODOS os treineiros já sabem o que fazer. Adiantam 3 jogadores para marcar a saída de bola e fazem uma linha de 4 no meio deixando 3 na zaga para marcar o Dourado.
    Os nossos defensores tocam a bolinha para um lado, para o outro (as vezes até os laterais), os 3 jogadores adversários se adiantam e nossos defensores procuram alguém para passar a bola e aparece um Scarpa ou Orejuela ou Wendel sempre com um marcador grudado nele. A bola chega neste “meio campista” e ele devolve para o defensor imediatamente porque está marcado.
    Nisto o adversário adianta mais a linha de 4 e ou o zagueiro, pressionado, tenta um “jogamento” de bola longa (facilmente cortada pela zaga adversária) ou atrasa para o goleiro que… dá um chutão.
    Isto se repete deeeeeeeeesde o final do carioquinha quando começaram a enfrentar times mais sérios. O próprio Madureira fez isto e quase nos tirou de uma “decisão”.
    Quando a gente tinha o Richarlisson, ele conseguia “furar” o bloqueio final porque era rápido, forte e com bom domínio de bola. E quando a zaga adversária se preocupava com ele o Dourado aproveitava as oportunidades.
    Hoje sem o Richarlisson…

    Vejam como será o próximo jogo contra o Grêmio lá. Atentem para o que escrevi.
    Isto, para mim, demonstra total e irrestrita falta de… treinoooooo.
    O que estes caras fazem nos treinos não sei. Mas o que sei é que nem faltas o time sabe bater. Chutar bolas em direção ao gol de fora da área então… as poucas que tentam parecem dentes de leite chutando.
    Os roupeiros adversários nem estão mais precisando colocar os uniformes de goleiros para lavar quando jogam contra o Flu. No máximo as luvas porque os goleiros adversários se cansam de cortar bolas “jogadas” da intermediária para a área porque é a ÚNICA jogada que o Flu tem.
    SSTT

    1. grande comentario candango abastado , espero que abel tenha lido e aprenda algo com voce.
      mudando de assunto, sei que entende do riscado ja ouviu ou experimentou o uisque japones Yamazaqui que foi eleito o melhor uisque do mundo em 2014.

      1. Não tive a sorte de encontrar este para adquirir. Se bem que depois de receber este “título” deve estar muito além do que gasto normalmente por um uísque.
        Sei da história do dito. O que comprova que se vc quer fazer algo bem feito vc vai onde se faz isto, aprende humildemente e implementa em seu terreiro.
        Os japas foram para a Escócia, aprenderam como se faz um bom destilado de malte e refinaram o processo com tecnologia. Resultado surgiu. Mas eles penaram um pouquinho até chegarem a tal.
        Fazendo um paralelo com nosso Flu… bem que eles podiam ir até onde se sabe montar defesas (indico a Italia), aprenderem com eles e implementarem aqui. Mas para tal precisa ter gestão e gente capacitada para executar.
        Agora… esperar que o Tapir leia algo já é muito. Entender já é pedir demais. E executar o que foi dito… aí… deixa estar…
        SSTT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *