Virada à la Hamilton

A vitória tricolor sobre o campeão da América, interrompendo uma sequência de seis vitórias do também finalista da atual edição da Libertadores, coroou a atuação valente do Fluminense, que pareceu ter encontrado inspiração no triunfo épico de Lewis Hamilton no GP de São Paulo, então recém-terminado.

O piloto inglês levou os brasileiros ao delírio ao homenagear Senna e o país ao fim de uma epopeia em todo o fim de semana.

O Fluminense jogou com o arrojo de Hamilton, no autódromo do Maracanã, sobretudo no segundo tempo, quando abafou o Palmeiras em seu campo de defesa, comprometendo a saída de bola da equipe do português Abel Ferreira.

A ótima atuação tricolor na etapa final esteve diretamente relacionada à entrada de Gabriel Teixeira, que deu velocidade ao time, mesmo após mais de um mês afastado, recuperando-se de uma lesão muscular na coxa esquerda.

Ainda que faltasse ao Flu um meia de criação, falha flagrante na montagem do elenco, o time procurou suprir a carência no setor com rapidez, juventude e experiência. John Kennedy e Cazares (eterno vaga-lume) entraram e foram decisivos para mandar os paulistas a nocaute.

A torcida festejou muito a vitória, e o time percebeu que a terá ao lado, sempre que houver entrega, doação, comprometimento, ainda que porventura não ganhe.

O Fluminense segue em oitavo e, a seis rodadas do fim, vem resistindo à própria irregularidade.

Contra o Juventude, quarta, como disse Yago Felipe, herói da noite com os dois gols, o grupo vai fazer de tudo para corresponder outra vez, a fim de evitar eventual frustração na esteira de outra grande vitória, tônica tricolor na temporada.

Samuel Xavier e Fred, suspensos, não jogam. O capitão tricolor, por sinal, envolveu-se em confusão desnecessária ao fim da partida e acabou expulso. E como já havia tomado o terceiro amarelo, terá de cumprir dois jogos, em vez de um, o que deixará de fora também do confronto direto contra o América-MG, no próximo domingo.

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Hamilton deixou o Brasil transbordando gratidão. Já os tricolores saíram do Maracanã orgulhosos da atuação à altura do clube.

Se assim sempre fosse, quinto não teria sido da Libertadores, mas finalista, ao lado daquele que derrotou neste domingo.

***

Foto: Lucas Merçon/FFC

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

95 thoughts on “Virada à la Hamilton

  1. A vitória aconteceu graças ao bom 2 tempo do Flu. Há muito tempo não via o time jogar com tanta disposição e vontade de vencer. Foi só tirar o inoperante e inexpressivo Caio Paulista (que não pode mais ser titular de maneira nenhuma), e colocar sangue novo (Gabriel Teixeira), que o time mudou totalmente.

    Se tivesse jogado sempre com a pegada do 2 tempo, estaríamos com mais pontos na tabela, e evitaríamos as vergonhosas derrotas para os times que brigam contra o Z4. Foram pontos importantes que, hoje, nos fazem falta.

    Continuo achando o elenco muito desequilibrado. Caso consiga a vaga para a Libertadores 2022, precisará de reforços. Não dá para pensar em jogar o torneio sul-americano tendo Caio Paulista, Wellington, Cazares, Abel Hernandez, Danilo Barcellos, John Árias, Lucca etc. O Flu precisará de jogadores melhores e que, efetivamente, façam a diferença dentro de campo. Será preciso tb contratar um treinador de verdade. Marcão não tem “caixa” para aguentar uma Libertadores.

    Partidaça do Yago e um belo 2 gol. David Braz segue bem na zaga e Fred, mais uma vez, mostrou que está na hora de parar. Tomara que o time se empolgue com essa vitória e passe a jogar bem. A vaga na Libertadores não tolerará mais derrotas ou postura de sangue de barata.

  2. FLUMINENSE é para os fortes!!

    Versos do prof. Adroaldo Ribeiro.

    …Lutar com lealdade
    Em busca da vitória
    Saber perder com glória
    Sorrir na adversidade
    Ser forte pelo esporte
    E viver com alegria

  3. A entrevista do Marcão após a vitória do Fluminense foi mais para agradar os jogadores que vem mal.

    Aí parece que para o Marcão não existe banco de reserva e quer ainda não ver jogador fazer beicinho se for barrado.

  4. Seguinte :

    O Fluminense derrotou os dois finalistas da Libertadores, quais sejam o Flargh e o Palmeiras.

    Fica a pergunta :
    Quando e onde jogaremos o Mundial de Clubes?

  5. Quem abriu a porta para a nossa sensacional vitória foi aquele gol espírita do Yago. Se não desvia no zagueiro, a bola não entraria.
    A partir desse gol, o time se entusiasmou e passou a jogar bem, acreditando na virada e conseguiu.
    Isso explica o bom desempenho de alguns pernas de pau costumeiros, dos quais Luca é e foi hoje mais uma vez a maior expressão. Uma bola na trave e uma jogada de pênalti dão um placar moral de no mínimo 3×1.
    Livres do rebaixamento, talvez a gente possa com mais calma jogar melhor, ou menos ruim, e conseguir uma vaga na Lib 22, uma obsessão depois da derrota desastrosa, inexplicável, inaceitável, inesquecível e imperdoável de 2008 para a LDU.

  6. O Fluminense, mesmo desequilibrado tecnicamente, jogou com vontade o segundo tempo com as mexidas óbvias do Marcão e a vitória foi mais que justa.

    Mas não posso deixar passar batido. O VAR operou o Fluminense no lance do pênalti. A bola não ia para o domínio do R. Veiga que dobrou o joelho quando foi tocado.

    Mas a vitória só ocorreu no segundo tempo depois que o Marcão corrigiu a ca**da que operou na escalação inicial.

    Assim recuperou a 8ª posição e vem aí o Juventude lá no RS.

    Vai ser jogo difícil já que o time gaúcho está no Z4. A vitória do Fluminense é possível, mas é bom ficar precavido com a solidariedade social que o time pode oferecer ao time gaúcho.

    Se o Cazares tomasse mais jeito, ajudava ainda mais o time, pois técnica ele tem,

    1. Isso mesmo, Washington. A vitória veio graças ao bom 2 tempo do Flu é a saída do tenebroso Caio Paulista. Eu teria tirado tb o Wellington que, inexplicavelmente, começou como titular (erro grave de Marcão).

      Para ganhar do Juventude lá, e manter viva a chance de vaga na Libertadores, tem que ter a mesma pegada do 2 tempo. Não podemos voltar a aquela postura preguiçosa e sem sangue dos jogos contra o Ceará e o Grêmio.

      Já passou da hora desse time emplacar boas apresentações e parar com essa oscilação de desempenho. Vencendo o Juventude, o time encorpa para as decisões contra América MG e Internacional.

      ST

      1. Rafael, o azar do Fluminense é de não ter dado sorte nas últimas gestões que teve, pois se trouxessem um treinador com perfil como por exemplo o Gallardo do River ou o Klopp (não é viagem, rs) aliado a uma safra boa que Xerém pode dar, o patamar seria outro meu prezado.

        ST.

        1. Kloop no Flu seria sensacional hein ! Eu até aprenderia alemão rs. Sonhar não custa nada, mas sendo mais realista, precisamos de um treinador com mais experiência e rodagem no mundo do futebol, para 2022. Marcão é um cara legal, gente boa e identificado com o clube, mas não tem o necessário preparo para levar o Flu a patamares maiores. Será preciso tb uma boa faxina nesse elenco, para abrir espaço para novos jogadores. Vamos ver como será esse fim de ano para o nosso tricolor.

          ST

  7. Sei que a tônica daqui obviamente é o Fluzão.

    Mas quem tiver curiosidade, dê uma olhada na atitude de Lewis Hamilton no pódio do GP São Paulo de hoje.

    Linda e emocionante.

    Ganha mais da metade das corridas que disputa, mas só tem essa atitude no Brasil.

    ST PA CB

    1. Foi sensacional, Jacques. Lembrei do Senna e das emocionantes vitórias lá em Interlagos ! O piloto inglês foi muito felizes a com a ideia de pegar a nossa bandeira, tanto na volta da vitória, quanto no pódio.

  8. Ótima vitória.
    O time jogou bem, principalmente no 2° tempo, com Biel, Kennedy, Cazares e Lucca (vigi).
    Mas, hoje foi dia de Robin Hood, tirando pontos de ricos.
    Quero ver contra os pobres, dias de Hood Robin, a começar pelo próximo jogo, contra a Juventude.

    NR : quando o time melhora com a entrada do Lucca é porque é dia de Fluzão.

    1. Contra os pobres é que a coisa tem complicado para nós, caro Amaury. O Flu tem que parar de ficar perdendo pontos para os times do Z4. Esses pontos fazem muita falta depois. Não dá mais para ficar vacilando. Tem que ganhar do Juventude para entrar com confiança, diante do América MG e o Internacional

      Como diz você, oremos rs !!

      Abraço amigo

      1. Concordo inteiramente.
        Solução ?
        Entrar em campo como time de meio de tabela, fazendo jogo duro com eles.
        Se fizerem isso, a gente ganha.
        Se tentarem ‘partir para cima’, ‘amassar’, vamos voltar com a sacola cheia de bolas.
        O time dos caras é muito bom.

  9. Tem mais de 40 anos que acompanho futebol e posso afirmar com toda convicção que nunca vi jogador mais babaca que esse felipe melo.

    O pior é que depois de entregar uma copa do mundo, ainda encontra time de otários para contratá-lo.

    ST PA CB

    1. Eu odeio esse cara ! Aliás, ele não é jogador de futebol, é lutador de MMA. Lembro da entrada criminosa que ele deu no jogador da Holanda, na Copa de 2010 (Copa da África). Quase quebrou a perna do holandês e foi, merecidamente, expulso do jogo. Sempre foi um jogador violento, desleal e cheio de marra. Um tremendo babaca ! Ainda bem que nunca vestiu (leia-se sujou a camisa tricolor). Não joga nada ! Na final do mundial, pelo Palmeiras, até pênalti perdeu. Sobra marra, arrogância e violência. Falta futebol.

  10. Eu tenho falado que o time não é o que muitos dizem dele todo. Estou dizendo que há gente para fazer um time mais vibrante, e que ele já andou fazendo jogos bem razoáveis. Hoje, em momento nenhum, esteve dominado e esperando ser atacado. Então é assim e sempre.

    Então, pode-se dizer que o pessoal vai sofrendo ataques e, num belo dia, conversa e resolve jogar com raça como fez hoje. O que precisa mesmo é umas calibradas bem sérias ali e acolá. Não é pensar que venceu o Palmeiras num jogo em que lacrador mais atrapalhado do TG já dava vitória de goleada para os verdes que se vá dizer que já está tudo certo. Esta vontade de hoje não pode faltar nunca.
    (14/11/21)
    ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    1. Mas essa é a questão, caro PCA. Essa tal “pegada” faltou em diversos jogos, que nos fizeram perder pontos importantes. O Fluminense não pode perder do Ceará, com um jogador a mais o 2 tempo inteiro, e não conseguindo criar nada ofensivamente. Não pode perder do Grêmio, que não ganha de ninguém, apresentando aquela postura sonolenta e descompromissada.

      É isso que eu e outros colegas do Blog tanto criticam. Se o Flu jogasse sempre com a disposição apresentada no 2 tempo contra o Palmeiras, garanto que estaríamos com mais pontos e numa posição melhor na tabela.

      Há jogadores muito ruins no elenco atual e outros que dá para aproveitar para 2022. Penso que precisamos de um novo treinador. Marcão não tem experiência para segurar uma Libertadores. Falta-lhe rodagem e conhecimento tático.

      Teremos 3 decisões pela frente (Juventude, América MG e Internacional) e espero, sinceramente, que o Flu mantenha a postura da virada contra o Palmeiras.

  11. Vc provou que burro vc não é, né Marcão?
    Precisa explicar agora, o pq das suas escolhas no 1° tempo, então….
    ***
    Finalmente livres do rebaixamento.
    Se errar menos, ganha do América MG, Inter e Fortaleza aqui, e classifica em 6° lugar.

  12. Vencemos !!!! Não acredito.
    E derrotar uma equipe paulista é melhor ainda.
    Não vi nada do jogo e nem tenho interesse em ver.
    Gosto de saber o resultado e …. agora vou dar uma olhadinha na Classificação.
    Que final de domingo beleza.
    Amanhã vou assistir todas aquelas resenhas chatas da ESPN.
    Bom demais ver jornalista paulista presunçoso chorar.
    Viva o nosso Flu!

  13. Bom demais ganhar dos porcos, principalmente pelo Gustavo Scarpa.
    Achei o time muito mais compacto, ainda falta criatividade, mas a meiuca tava mais fechada. Se contratar um 10 de verdade, sse time dá caldo, lógico que com um treinador.
    Biel mudou o jogo. Hoje eu durmo feliz.
    ST.

    1. Boas observação, FLU TO. Tb enxerguei isso no jogo de ontem. Vamos torcer para o time manter isso, ao invés de voltar a ser aquela coisa preguiçosa e sonolenta.

    1. Esse time é maneiro, Nando rs. Tem o Kevin Costner e o Morgan Freeman ! O Yago fez as vezes do Costner rs. Eu sei que você ficou feliz com a vitória rs.

      1. Pois é Rafael! Essa versão é a mais engraçada e conta com um grande elenco. E aqui no blog temos outro personagem de filmes… Alice no país das maravilhas. 😄😄😄

  14. Como um time pode jogar tão mal num tempo e jogar tão melhor no segundo.
    Temos que reconhecer a raça do time no segundo tempo.
    E com dois gols de yago… surreal.

    Mas o que importa é a vitória, e vencer o palmeiras é sempre bom.

    ST

  15. Caros,

    Caros,

    Este juizinho fdp comentarista – velho e conhecido garfador – é mesmo insuportável.

    O jogador do Parmera que chutou a bola da marca do pênalti deveria ter sido expulso.

    Com tanta sacanagem, agora mesmo que não mereça, quero ganhar esta m de jogo.

    SDs , agora T.

  16. Bem, falar sobre este time é chover no molhado.
    Mais um primeiro tempo patético, o goleiro deles saiu mais limpo do que entrou.
    Fred não consegue mais nada, será um brilhareco aqui e outro ali.
    Time já está ladeira abaixo, precisa juntar mais uns 3 pontinhos para não ter surpresa desagradável mais para frente.
    Fluminense é o time mais lerdo do Brasil.
    Tristeza.

    ST

  17. Caros,

    40’ primeiro tempo. 0 x 1 pro ‘Parmera’.
    42’ um contra-ataque pra eles com 5 contra 4 e o pessoal lá no nosso ataque só olhando.

    O pessoal ainda não entendeu: Caio Paulista será craque, mas como um bom uisque só daqui a doze anos e o contrato é apenas de cinco.

    E dá-lhe Uélligton!

    SDs Sofredores!

  18. 1 a zero por enquanto. Mas também o Palmeiras tá jogando em casa.. Maracanã? Dá no mesmo. O time do Fluminense é muito feio. Não existe coerência de posicionamento. São peladeiros que não sabe sequer dar passes. Vão si***. Todo time que joga contra o Flu , joga com uma tranquilidade insana. Muito jogador ruim junto.

  19. Como já foi dito aqui, a questão não é apenas os nomes escalados, mas o intenso treinamento da estratégia e das táticas de jogo, além da capacitação técnica dos jogadores.
    Receio que não temos nada disso.
    Estes mesmos jogadores se exaustivamente treinados poderiam dar caldo.
    Mas, com a preguiça reinante, os horários de meio período para treinos e ainda pior – os exercícios com pulinhos sobre os cones e as fininhas amarelinhas espalhadas pelo gramado, …… não acredito !.
    E o homem só fala em ” detalhes “.
    Algum craque de verdade ainda dirá em uma entrevista :
    ” Só sei que quanto mais eu treino e trabalho, mais sorte eu tenho e mais ‘detalhes’ acontecem a meu favor nos jogos.”

  20. Caros,

    Com os resultados de ontem já estamos mais perto do Z4 do que do Top 4. O que impressiona é a completa inação do Presidente mantendo um quebra galho à frente do time que já é ruim e que, portanto, não pode ser também mal (ou não) treinado.

    Quando se tem essa mentalidade de segurar a onda dos amigos, da patota, fica muito difícil uma administração dar certo, ainda mais quando está pouco se lixando pros resultados do futebol.

    Era hora de já ter um novo técnico ( de verdade e não experiências) testando e motivando a equipe para lutar pela vaga de novo na Libertadores e já ir desenhando a equipe para o não que vem, mas MB é cria da Flusócio e os Flusócios são a nova versão do “pessoal da piscina” que odeia o futebol e acha que o Fluminense é algo que existe dentro dos muros das Laranjeiras. Medíocres, pequenos…

    Hoje torcemos (porque a sina do torcedor é mesmo torcer os fatos) por um vitória, mas espera-se por outro derrota – quiça acachapante, e aí se ela vier, nada, mas nada mesmo vai acontecer para mudar. E Marcão vai elogiar o “espirito dos guerreiros”; “o detalhe que faltou”, etc. E o MB permanecerá impávido

    André, Luiz Henrique, Nino… já podemos ir nos despedindo.

    Vender ou Vender agora, amanhã – a continuar esta toada – será Morrer ou Morrer, como foi com América.

    SDs T

  21. Se ganharmos a segunda bola e a marcação for “alta” ganharemos o jogo, caso contrário, será o sofrimento que tem assolado nossa torcida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *