Uma estreia no embalo do título

Campeão estadual, o Fluminense voltou ao palco da consagração para dar início à sua décima participação na Copa Sul-Americana, contra os bolivianos do Oriente Petrolero.

Finalista em 2009 e semifinalista em 2018, o Tricolor espera agora ir além daquela, não apenas chegando à decisão, mas levantando a taça, como manifestou Germán Cano, herói do título recém-conquistado, com três gols nas finais.

Quando a bola rolou, o argentino manteve a fome, encobrindo Quiñónez logo no início, mas o pai de Lorenzo, impedido, não fez o “L” desta vez.

A irregularidade foi sinalizada pelo bandeira, porque a fase de grupos da Sul-Americana, tal como as três primeiras da Libertadores, não tem VAR – o que custou a eliminação do Flu, que teve um gol legítimo, de David Braz, não validado contra o Olimpia, em Assunção.

Fotos: Alexandre Durão/GE.com

Ganso, que fez por merecer de novo a posição, levantou a torcida ao dar uma caneta em Mercado, que, desmoralizado, fechou as portas para balanço.

Mas a arquibancada queria bola na rede, e Cris Silva atendeu, aos 29, ao pegar rebote do goleiro, depois de chute de Yago, na entrada da área.

Arias também, aos 38, ao marcar um gol muito parecido com o que fez contra o Botafogo, no Engenhão, dias atrás.

No lance, de pé em pé, Ganso abriu na direita para Samuel Xavier, que atrasou a passada e tocou de mansinho para o colombiano fuzilar. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.

Quase um espectador privilegiado, Fábio fez sua primeira defesa aos 45. O goleirão, ao que parece, continuará atuando nas Copas e jogos mais decisivos, enquanto Marcos Felipe deverá queimar lenha no Brasileirão.

Mas o Petrolero não queimava lenha nem combustível, e PH quase fez 3 a 0, ao chutar com o lado interno do pé, de fora da área, para linda defesa de Quiñónez.

Yago, na trave, e Cano, depois de girar dentro da área, também quase marcaram, tudo isso antes do décimo minuto da etapa final. Estava fácil!

Seco para marcar o dele, o atacante tentou surpreender com um chute ainda da intermediária, só que rente ao poste.

Luiz Henrique e Willian entraram aos 25 e, na primeira jogada da dupla, o goleiro fez uma defesa apoteótica, depois de cabeçada de Bigode, que lamentou.

Mas só por um minuto, porque Leandro Zazpe jogou contra a própria meta, encobrindo seu próprio goleiro, ao tentar escorar de cabeça uma bola levantada por Willian.

Foto: Mauricio Lima/AFP

Goleada consumada, a torcida fez festa quando Abel colocou Fred. O ídolo tricolor estava em campo quando o Flu decidiu a Sul-Americana 13 anos atrás, no mesmo Maracanã.

Naquela ocasião, marcou o segundo da vitória tricolor, também por 3 a 0.

Luiz Henrique ainda puxou contra-ataque no fim, mas chutou por cima.

Fim de jogo, gritos de “é campeão” homenagearam os guerreiros.

O Flu começou a Sul-Americana de 2022 como terminou a de 2009.

A LDU, a outra finalista, não, goleada que foi por 4 a 0 para o Atlético-GO.

Líder do Grupo H, o time mira agora outra estreia na temporada, sábado, contra o Santos, agora pelo Brasileirão.

Tudo no Maraca, “a casa do Flu”, como falou David Braz.

Flu x Santos também abriram o campeonato, em 2017.

Foi o jogo depois do qual Abel cunhou o famoso “o Fluminense é f…”.

Adjetivo que promete usar no superlativo em 2022.

51 thoughts on “Uma estreia no embalo do título

  1. Jogo contra o Santos: Ganso poupado, David Braz pede para sair, Fred em campo por poucos minutos (se não forçar expulsão). Com esse elenco pós 30 o Fluminense vai padecer o ano inteiro, igual ao gamba paulista.

  2. É impressionante a intensidade do terremoto que Flu causou no aterro sanitário do Ninho do Urubu, ao conquistar o Campeonato Carioca.

    Torcedores do Flargh invadiram o Ninho e atacaram jogadores que saiam daquele campo de concentração.

    Qualquer tipo de violência e deplorável, claro.

  3. Nosso técnico deve ter em mente que a idade da maioria de nossos principais jogadores está proxima de sub-Master.
    Logo, jogar constantemente duas vezes por semana exigirá um rodízio muito cuidadoso. Caso contrário nosso DM vai ficar lotado de velhinhos e o time será representado em campo pelo sub-20 do Diretor de Futebol.
    E a vaca irá para o atoleiro !

    1. O pior Amaury é entrar naquele discurso que aquele zagueiro butinudo Rafael Ribeiro do Náutico iria performar no sub-23…..

      Aí me vem à memória daquela furada que foi o projeto Samorin….

      ST

  4. Pois é! Pois é! Pois é!
    Vitória absolutamente normal e obrigatória do Flu sobre o Olaria da Bolívia. Não vejo nenhum motivo para fogos, confetes e serpentinas pra um jogo como esse. Na verdade, achei muito mais interessante o resultado do outro jogo (temos sempre q torcer para empates).
    Acho q os jogos que definirão o classificado serão os 2 contra o JB, principalmente o próximo fora de casa.
    Também acho q o Fluminense deve muito a nós torcedores críticos q praticamente aconselhamos o Abel a mudar o time, tirar aquele monte de volantes, e colocar os 2 meias de criação que vem dando show (o ex-enganador e o Árias).
    Apesar de achar o JB favorito a passar de fase no grupo e o São Paulo favorito ao título, acho q o Flu tem uns 7 % de chances dessa vez, pois são muitos times do mesmo nível.
    Como voltei a me acostumar com os títulos, só vejo motivo para comemorar se passar dessa fase de grupos e não fazer o mesmo vexame da libertadores…que me desculpem a Alice e o BDC torcedor de dirigentes.

      1. Mas os caras tem tradição Goncere. O Olímpia também tá uma draga é deu no q deu.
        Vamos torcer pra eu queimar a língua novamente (se é que me entende). 😁😁

        1. São Paulo escapou por pouco da Segundona, caro Saquarema.
          O melhor jogador do time é o Luciano, que a gente conhece muito bem.
          Não há tradição que aguente assim.
          Não dá para escolher um favorito por enquanto, vamos aguardar a definição dos oito que irão continuar.
          A verdade é que o nosso Fluminense ainda não é tão confiável assim.
          Sem esquecer que os oito terceiros colocados da Libertadores irão participar da chave final.
          Como gosta de dizer o fantástico Abelão: “É complicado!”

  5. Em um torneio, onde somente se classificam os primeiros de cada grupo é fundamental pontuar jogando em casa. O Fluminense precisa vencer todos os jogos no Maracanã, e tentar arrumar mais pontos fora do RJ. Com isso creio que dê para ficar com a vaga.

    Gostei da movimentação do time ontem, embora tenha parecido cansado, em alguns momentos do jogo. Isso é natural devido ao enorme desgaste do Fla Flu decisivo. Com o início da maratona Sula-Brasileirão, Abel vai ter que se virar para não estourar os jogadores. Vai ter que poupar, em certos jogos, senão as lesões surgirão com força total.

    Quarta que vem teremos um jogo difícil, não só pelo adversário, que é melhor que o frágil Petrolero, mas tb pela logística. Barranquilla é muito longe, e fica a 4 horas de Bogotá (capital da Colômbia). A comissão técnica tem que ver isso direitinho, pois sábado temos a estreia no Brasileirão, contra o Santos. O time que vai jogar na Colômbia não pode chegar lá cansado. Por isso é fundamental ter um elenco equilibrado. Vamos ver o que o Abel fará.

    1. Caro Rafael, observando os detalhes da partida que podem ter passado desapercebidos para os nossos olhos, imagino o que a falta do VAR faz numa partida.

      Contra o Olímpia, o gol do Brás foi legítimo independente do Fluminense ter jogado mal.

      Já contra a turma do petróleo, o Manuel se atrapalhou num lance com o adversário que a bola bateu no seu braço.

      Em suma. Por vezes a tecnologia pode ajudar, mas também cobra seu preço quando a partida não tem sua presença no futebol atual.

      Importante salientar a notícia que a qualquer momento uma venda deve ocorrer. Isso é que atrapalha o desempenho do time no final das contas. E pelo que se diz ainda, essa venda não deve cobrir a conta que o Fluminense tem que honrar com os compromissos nesse ano.

      ST.

    1. Isso aí, ajuricabatche ! O que interessa na Sula é ganhar todos os jogos em casa, e arrancar pontos fora de casa. Como só se classificam os primeiros de cada grupo, não dá para bobear dentro do Maracanã.

      ST

    2. Isso, isso, isso.
      Estou animado exatamente pelo que diz o Rafa.
      Estamos jogando futebol capaz de vencer em casa.
      E temos um sólido sistema de marcação e defesa, capaz de trazer pontinhos do exterior.

  6. Agora que a quantidade de jogos do Fluminense irão aumentar, provavelmente mais jogadores da base terão mais oportunidades, já que no elenco que o Abel tem para trabalhar há jogadores com idade acima dos 30 como no caso do Ganso, Cano, etc.

    O outro problema será uma possível venda nos moldes da atual gestão surgir e uma consequência que pode vir é o desentrosamento do time.

    E por falar em time, como é ruim tecnicamente a equipe boliviana. Não será surpresa se terminar na lanterna e sendo saco de pancadas nesse grupo do Fluminense.

    Só não entendo esse conservadorismo do Abel entrar com 3 zagueiros.

  7. Flu fez bem o dever de casa e venceu um adversário bem mais fraco sem passar muitos sustos.
    Boa movimentação apesar de mantido o esquema de 3 zagueiros, que na minha opinião, foi um exagero ontem, mas…..
    Quanto à transmissão da conmebol tv, é muito boa, foi narração do oliveira andrade e um bom comentarista que confesso não lembrar o nome.
    Nada a ver com a flutv play que é sofrível.

    ST

    1. Uma coisa é certa Andrei.

      Não paro para ver aqueles programas do tipo bate bola de ESPN, SPORTV, etc, pois o que puxam o saco dos mais “queridos”, dura que é brincadeira o blá, blá, blá…..

      ST

      1. Essas resenhas são insuportáveis, caro Washington, tem toda a razão ! É um puxa-saquismo em relação a Flamengo, Corinthians e Palmeiras que enche o saco.

        ST

    2. Fala, Andrei ! Tb gostei da narração da Conmebol Tv neste jogo do Flu. Narrou-se extamente o que estava acontecendo dentro de campo. Aquelas irritantes narrações e comentários do Premiere e Sportv, que ficam fazendo gracinhas e falando bobagens, são horríveis ! Principalmente quando jogam Corinthians e Flamengo, os queridinhos da mídia em geral.

      Abel poderia ter mandado a campo um time mais ofensivo ontem, e deixado de lado os 3 zagueiros. Esse time da Bolívia parecia até amador, de tão ruim. E mesmo assim deu alguns sutos no Flu. Próximo jogo será pedreira, pois Barranquilla é longe para caramba. A logística tricolor será cansativa, e o Junior barranquilla não será tão fácil quanto o pobre oriente Petrolero. Vamos torcer !

      St

  8. STT.

    Jogar com três zagueiros contra um adversário fraco que sequer teve um escanteio a seu favor é um excesso de preciosismo. Jogar com três zagueiros requer muitos treinos, supõe-se que os treinamentos estão acontecendo nas próprias partidas, o que é um equívoco. Percebe-se que não ouve estudo do adversário, o que na prática se faria desnecessário o uso de três defensores frente ao goleiro. Impõe-se mais destreza tática ao Abel na utilização precisa do elenco em diferentes partidas o que tornaria o time do Fluminense agradável de se ver e temido pelos adversários. Esperamos mais avanços. Espero que o Abel não cometa erros táticos como foi no jogo da eliminação da Libertadores contra o Olímpia, o Fluminense tem elenco para ser utilizado e jogar contra qualquer adversário.

    Saudações Tricolores.

    1. Caro Juarez, o cara para barrar o Bigode levou uma eternidade e todos sabiamos que com ele o Flu nao iria a lugar algum, entao no apagar das luzes o sacou contra o urubu e deu certo.
      E teimoso como uma mula,da mesma essa insistencia com 03 zagueiros nao importando se o adversario e inferior e sem ataque, ele teima com esse esquema covarde , um conservador na essencia .
      Um verdadeiro tecnico varia a escalaçao e o sistema de jogo conforme a caracteristica do adversario, nao e o caso dele infelizmente.
      sds.

      1. Temos que nos conformar com o Abel, caro Luiz. Li que a CBF vai tentar contratar o Guardiola para técnico da seleção brasileira depois da era Tite. Quem sabe vem mais um título mundial. Sabemos que é um sonho dele. O Tite não quis jogar contra seleções europeias fortes, talvez fosse nítido que o seu sistema de jogo não suportaria uma seleção mais qualificada. O Abel disse pós jogo que achou o Ganso, mentira! A torcida que pediu a escalação do John Árias e o Ganso. Mentiroso!

        Abraços.

  9. A alegria pela vitória de ontem só não foi total porque não consegui assistir ao jogo.
    Não consegui acessar a m*rda da Conmebol e a minha net é da Vivo.
    Como vcs fizeram para assistir? Qual é o caminho do roça?
    Será que vou só ouvir, embora goste muito da dupla Garotinho&Gerson pela Rádio Tupi?

    1. Eu assinei ontem e, assim que acabei a ligação (fiz ligando para a central da Claro TV – eu tenho NET), os canais foram liberados imediatamente. Custa R$ 29,90 por mês, e passa os jogos da Libertadores e Sula. Pode cancelar quando quiser. A minha 1a impressão é de que vale a pena. Dá uma checada, Pedro.

  10. Time fraco esse adversário, mas jogou fechado e dificultou bastante.
    O Fluminense fez sua parte e ganhou com folga.
    Boa vitória e bom começo de Sul Americana.
    Valeu Fluzão.

  11. Creio que não dá para tirar conclusões, visto que o adversário exigiu pouco do Flu.
    Ganso, Arias, André e Yago estão jogando muito
    E o Cris comeu a bola no primeiro tempo.
    De resto, o time fez o dever de casa.
    Ótimo foi o empate no outro jogo do grupo.
    Assim, já somos líderes.

    1. Ganso está jogando como jamais poderíamos imaginar.
      O nosso fênix ressurgiu de forma espetacular.
      Se permanecer neste nível somos candidatos de verdade, a tudo.
      Arias e André já vinham há algum tempo mostrando esse futebol de primeira linha, Yago vem surpreendendo e ainda temos o Nino que aparentemente vai dar sequência aos grandes zagueiros de área que tivemos: Assis (dos anos 60, jogava ao lado do Altair), Edinho, Ricardo Gomes e Thiago Silva.

  12. Caramba !

    Nenhum emissora de ofício vai transmitir jogo do Fluminense? Eu não vou assinar essa Conmebol já que há muitos que dizem que é droga, e, desse modo, não verei estes jogos do time na Sula.

    Mas que diabo é que descartaram o “Mosquito”, o “Magrelo”, “Moleque burro” e outros troços que alguns nominaram o Gabriel? Ora, podia ser melhor testado como atacante pois tinha muita coisa para aprender ainda. Mas foi, estupidamente, testado muito mais como marcador, como quebrador de galho na defesa onde tinha que ir sistematicamente resolver problemas criados pelo técnico até se esborrachar.

    Parece que o estão dando para o Grêmio onde , quem sabe, possa jogar mais na área adversária por ser lépido, veloz, não ser grosso com a bola, e espero pra ver o que ele pode ser.
    Que se dê bem na carreira e na vida.
    (06/04/22)
    ccccccccccccccccccccccccccccc.ppppppppppppppppppppppppppppp.ddddddddddddddddddddddddddd

    1. Conforme o noticiado, PCA, são R$500 mil q o Grêmio tá pagando pelo empréstimo. Para exercer opção de compra US$ 2 milhões.

      1. Pois é, ONI.

        Está dito que foi pedido de Roger, e há que se ver se ele vai colocar o rapaz no local certo onde tem que jogar.
        Mas, dois milhões de Dólares com essa moeda meio fraca hoje, será que vai valer.
        Eu fazia fé nesse moleque pelo jeito que ele se portava em campo, lembrando até o Bebeto quando apareceu, mas só o vulto dele. Mas temo que estejam jogando esse jogador fora, pois não temos lá tantos atacantes.
        (06/04/22)
        oooooooooooooooooooooo.ppppppppppppppppppppppp.cccccccccccccccccccccccccccc

        1. PCA, também torço e boto muita fé no Biel. Oxalá se dê bem nos pampas. O Bahia tbm queria, mas Biel preferiu o Grêmio de Roger.
          A propósito, Roger Machado, reprovado pela torcidinha do blog, é o campeão Gaúcho.
          No final do ano vamos saber se os US$ 2 milhões, de fato, é pouco ou muito pelo Biel. Né não?

    2. Não deveria não, pq eu não tô aqui prá dar luz a cego.
      Mas como eu tenho um coração generoso, te digo que as transmissões da CONMEBOL são excelentes.
      Vc, como sempre, dando ouvidos a quem não deve

      1. Caramba, cara!

        Kkkkk. Não quero sua luz vermelha, não, essa que realmente cega. E como cega!
        A minha sempre foi branca, azul, amarela, verde, que não agridem a vista nem a mente, nem podem me fazer ver um urubu parecer com com uma arara.

        Ao contrário do que vc diz, sempre dei ouvidos a quem realmente mereceu, meus pais primeiramente, até ficar adulto. Depois, passei a ouvir a minha consciência sempre e isso me mantém num rumo certo sempre.

        Quanto às transmissões da Conmebol, vários colegas tricolores acharam horríveis e me avisaram, quem sabe, até por lembrar das boas transmissões da Globo e de outras similares que deixamos de ver.
        Curiosidades. O time perdeu ou empatou, 117 posts logo após o jogo. Ganhou, cadê os escribas até este momento, 07,50 hs?
        (07/04/22)
        oooooooooooooooooooooooo.cccccccccccccccccccccccc.pppppppppppppppppppppppp

    3. PCA, a transmissão pela CONMEBOL é muito boa! Recomendo.
      Isso é coisa da torcidinha, também vi e li aqui comentários dizendo que a transmissão era uma droga.
      Oh, não esqueça q além da CONMEBOL, tbm chamaram de drogas: Fábio, David Brás, David Duarte, Cris, Felipe Melo, Ganso, Cano, Abel Braga etc. E o saquamerense q dentre tantas bobagens disse: para mim o mengao é o favorito, o time de guerreiros de araque só tem 5% de chance de conquistar o carioca

      A propósito, não tá acostumado

    4. A transmissão da conmebol tv é muito boa, foi narração do Oliveira Andrade e um bom comentarista que não lembro o nome, vale os 29 mensais.
      ST

  13. Hoje não vai dar para estar no Maracanã, logo, vou de Conmebol TV. Primeira vez que assinei e espero não me arrepender. Acho que passa tanto a Libertadores, quanto a Sulamericana. Esse meu amor ao Flu ainda me levará a falência.

    Como só se classifica um por grupo, os jogos em casa tem que ser ganhos. Se o Flu, realmente, quiser passar de fase, terá que vencer os jogos no RJ. Não dá para tropeçar jogando no RJ.

    Temos que aproveitar o embalo do Fla-Flu, e o bom ambiente com a torcida, para tentarmos buscar essa sulamericana. Já passou da hora do Flu levantar um título internacional.

    PRA CIMA DELES, FLUZÃO !!!

      1. Nunca tinha assinado a Conmebol TV, TINHO. Essa foi a 1a vez, mas gostei da transmissão. De quebra tb vi a estreia do Atlético MG e Internacional. Tem vários jogos e, a minha 1a impressão foi muito boa, principalmente, com o Flu ganhando.

        ST

  14. Olhem o dilema que o Fluminense tem pela frente.

    Entrar naquele discurso de priorizar qual competição?

    Foi nessa que o Grêmio usou como expediente e acabou indo para a série b.

    No Fluminense que poucos títulos conquistou nos últimos anos, poderá se dar ao luxo de abrir mão de alguma competição e centrar esforços num específico?

    Creio ser temerário usar essa estratégia, pois está aí o exemplo da Libertadores e que acabou da forma como foi.

    1. Penso que não deveria ter uma prioridade, dependendo do adversário, apenas troca de alguns jogadores mais descansados, temos dois excelentes goleiros, quatro bons zagueiros, na lateral direita uma alternância entre Callegari e Xavier, na lateral esquerda além do Cris e Pineida, Marlon voltou e fez um bom campeonato em 2021, quatro excelentes volantes, podendo buscar mais um na base, vejo problema na criação e ataque, as peças são poucas ou ainda não deslancharam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *