Charco com bom futebol, e goleada, se paga

Teve um quê de ironia a goleada do Fluminense sobre o Juventude, porque disputada outra vez sob chuva. Foi como se São Pedro a enviasse só para reavivar a maldade — dado que impossível esquecer — a que o time foi submetido no primeiro turno, quando se viu obrigado a jogar num campo encharcado, impraticável à disputa do jogo, mas arbitrariamente autorizado por quem deveria coibir — o juiz —, com a conveniência sorrateira do time gaúcho, que, querendo-se valer do “quanto pior, melhor”, nem remover as poças tentou.

O Fluminense esperou 95 dias para responder àquela situação ultrajante da forma mais honesta e direta possível — jogando futebol, colocando na roda o adversário, que, além do fenômeno natural, viu outro tipo de chuva no Maracanã: de gols.

Foram quatro, encomendados sob medida por seus autores — a dupla Cano e Arias, responsável pela maioria esmagadora dos tentos tricolores na temporada; Samuel Xavier, que há tempos perseguia o seu (chegou a chutar três vezes na trave, contra o Cruzeiro, em jogo pela Copa do Brasil); e Michel Araújo, que completa 26 anos nesta quarta-feira. O gol foi de grande importância para o meia uruguaio, que, em poucos minutos desde a sua volta, já havia dado duas assistências no Brasileiro, em que pese sua falha contra o Corinthians, pela Copa, há algumas semanas.

Time que mais vezes balançou as redes no campeonato (46), o Fluminense viu seu centroavante argentino igualar a marca do ídolo Fred (34), em 2011. Se fizer mais seis, Cano se tornará o maior goleador tricolor no século XXI numa mesma temporada, superando Magno Alves, que festejou 39 gols em 2002.

Com a vitória, o time de Fernando Diniz, que estreou um vistoso uniforme grená, retomou a vice-liderança da tabela. A dez rodadas do fim, o Tricolor se mantém na briga pelo pentacampeonato sem fazer projeções, mas mirando apenas o jogo seguinte.

Diferentemente do “quanto pior, melhor”, do Juventude, o Fluminense parece mais adepto da filosofia do “de grão em grão”.

Foi assim que faturou o título estadual da temporada e praticamente já se garantiu na fase de grupos da Libertadores que vem.

***

Fotos: portal UOL

29 thoughts on “Charco com bom futebol, e goleada, se paga

  1. Eu assisti uns joguinhos estrangeiros e brasileiros, nesses dias de frio e chuva paca.
    Gostei de ver Inglaterra e Alemanha, os rapazes dos dois times pareciam ainda respeitando o luto da Rainha. Enorme organização, silêncio no estádio ainda bem marcante. No toque do hino, todos imóveis até sem piscar os olhos, como estátuas, e acho isso algo estupendo. Aqui, é uma zona total nessa hora.

    Com a bola rolando, não vi nenhuma palhaçada de jogador nas disputas dela, no corpo a corpo, na corrida, nos corners etc. Ninguém dando cambalhotas absurdas por lances permitidos pela regra.

    Num lance na área inglesa, o zagueirão Maguire foi na bola mas pegou na panturrilha do adversário em cheio, que caiu simplesmente e ficou deitado passando a mão no local, colegas nem levantaram os braços clamando pela falta clara peitando o arbitro. Este, alertado pelo VAR, foi na telinha, sem ninguém atrás, olhou, voltou calmo e marcou pênalti, e tudo na paz. É só imaginar o que seria feito se fosse num jogo entre dois times que tivessem Gabigol, Marinho, Roni, Dudu, Hulk, e outros semelhantes.

    Dá gosto ver gente civilizada fazendo o que for porque será sempre muito bem feito e agradável.
    Torcer para que o Brasil continue indo nessa direção em todas as “competições”.
    (30/09/22)
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  2. Fluzão 4 x 0, time aplicado e eficiente, num jogo simples, jogado debaixo de muita chuva, só que no maraca a drenagem funciona, então, os caras não se criaram. Arbitragem mais uma vez jogando contra, não consigo acostumar, agride quem gosta de futebol e preza pelo fair play, pela desportividade. O time do Flu é muito bom e tem capacidade nessa reta final de melhorar com números mais expressivos essa campanha, torçamos para que continuem mobilizados e cheguem o mais longe que puder. A consistência desse grupo e uma boa colocação no final da campanha, podem determinar as diretrizes e objetivos para a próxima temporada, inclusive atrair mais parceiros e consequentemente criar melhores condições financeiras para manter atletas e encorpar esse grupo.
    O Fluminense é enorme. Saudações Tricolores!

  3. Dá-lhe Flusão!!! Apesar de ser contra o lanterna do BR22, foi uma vitória tranquila e bonita de se ver. O que chateia a torcida é lembrar que saímos da Copa do Brasil jogando igual aos times de Odair e Roger. Poderíamos até ser desclassificados, mas não com uma apresentação horrorosa na casa do adversário, e sem esquecer as entregadas na 1ª partida no Maraca. Noves fora, o que restá é um time limitado que apresenta resultados surpreendentes. São muitos jogadores fracos, ingerência de empresários, alguns moleques de Xerém deixado de canto pra jogar WSilva, FMello, CPaulista, Cris Silva… e os que o Flu deveria segurar vão embora no meio da temporada: por exemplo Nonato e Luiz Henrique.
    O trabalho do técnico é bom, está conseguindo muito com pouco, não a toa estamos na vice liderança apesar do plantel ser muito velho e pelo menos 8 jogadores tem qualidade muito abaixo da média da equipe.
    Aposto em um empate contra o galo. 1 x 1. E vamos que vamos para a LIbertadores23. Diniz tem subir mais moleques de Xerém se quiser montar uma equipe que jogue de igual pra igual com as outras equipes.

      1. Pagar o prêmio do carioca não é responsabilidade do Fluminense!
        Ao Fluminense cabe disputar e se possível conquistar o título,

        É verdade, o Fluminense não ganhou prêmio pela conquista do carioca. Mas se vc quiser saber eu, comemorei muiiiitoooo foi uma comemoração regada a ampolas de império Lage geladíssima e, claro, um delicioso e suculento cordeiro! Hummm
        Na próxima vez vou te convidar!
        Kkkkkk

        1. ONI, please?
          A quem você respondeu, afinal? Foi neste “content unavailable” que tem aparecido no blog? Mas que po**a é essa? Será o próprio robô que está entrando no TG também para deixar de ser solitário e querendo se humanizar?
          Ou é o “polinome” que se refugiou em mais este aí, e já largou o “odeio o Flu e o cacete?
          Será que o filosofo Juarez sabe o que é? Estou curioso, tá?
          Ora estupore!
          (30/09/22)
          ppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppppppp

  4. Bom, final 4 x 0 e poderia ter sido muito mais, o Fluminense fez a obrigação ao vencer o fraco time do Juventude e com muitas finalizações de fora da área, coisa que todos estávamos pedindo.
    Gostei da atuação do Cristiano e acho que o Diniz deveria dar mais oportunidade a ele.
    Vou iniciar uma polêmica agora, Caio Paulista:
    Não o considero essa nulidade que todos estão falando, passa por uma fase ruim e longa, jogando em uma posição que não é sua, se entrega em todos os jogos e tem errado tudo, rs.
    Mas teve uma fase no Fluminense em que era considerado o melhor atacante do time, até se contundir e aí não conseguiu mais repetir suas boas atuações.
    Não o considero um caso perdido e penso que deveria voltar a sua posição de atacante, no banco e entrando ao longo das partidas, pelo menos é mais atuante do que o tal Marrony que pode até ser um bom jogador mas no Fluminense ainda não demonstrou isso.
    Vejam bem, não é critica a pessoa de qualquer jogador, mas sim do futebol demonstrado no momento e que pode variar do craque ao perna de pau.
    Ps. O que foi aquela entrada do David Duarte no Nogueira, caso de polícia.
    Quando vi achei até que tinha sido o Felipe Melo, tamanha violência do lance.

    1. Ora, ora, por que polêmica, cacete?

      Você citou a fase do CP e do Biel que eram titulares com o Marcão, e, embora atacantes, tinham que ir para a defesa correr atrás de adversários e acabaram se arrebentando mesmo. Demoraram a voltar, o Biel se “arrebentou” ainda mais na lua de mel, e os dois deram uma parada. Mas, quando saíram, foi justamente no momento em que o time ia encarar um jogo da Liberta, e só quem tinha bronca besta dos dois não notou que fizeram falta pra cacete.

      Esse papo de nego chegar aqui e já ir falando mal do CP é por questão de grupinho de adolescentes que quer pensar igual . Só os cegos não notaram, ontem, que ele é dez vezes mais experto e eficiente que o Cris. Mas este pode estar com algum problema que o atrapalhe a jogar melhor também. É esperar para ver.
      O Biel está no time do Grêmio e vive fazendo um golzinho de vez em quando.
      (29/09/22)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    2. Não é polêmica Flu/TO, é ponto de vista. No meu, CP pode até render mais como atacante. Como lateral é muito fraco. O cris Silva não é isso tudo, mas pelo menos é lateral.
      Do Marroney confesso que nunca tinha ouvido falar, e concordo que até o momento não mostrou nada que justifique o investimento. Tomara que dê certo.
      ST

  5. Caro Ramires.

    Refrescando nossas memórias…

    “Flu recusa duas novas propostas e abre conversa com Real Madrid por Pedro
    Antes do fechamento da janela, Tricolor
    não aceitou aumento de valor de Bordeaux e Monterrey, os clubes que fizeram ofertas oficiais. Direção deseja mínimo 20 milhões de euros e 20% de futura venda”

    Real aceitou pagar por Pedro o valor proposto pelo Flu, mas a lesão de LCA, fez o clube espanhol desistir do Pedro.
    “O ótimo momento de Pedro fez com que o Fluminense ficasse próximo de acertar a venda do atacante para a Europa. Procurado por Borussia Dortmund (ALE), Bordeaux (FRA) e Monterrey (MEX), a proposta que realmente chegou aos valores de 30 milhões de euros (R$ 130,7 milhões) pedidos pelo Tricolor foi a do Real Madrid (ESP). No início de setembro, logo após o fechamento da janela do meio do ano, o clube espanhol demonstrou interesse e abriu conversas para saber da situação do camisa 9. Porém, a cirurgia após a lesão no joelho direito contra o
    Cruzeiro, em 25 de agosto, deixaram os
    planos para depois.”

  6. O Fluminense foi o senhor da partida.

    Vitória mais que justíssima sobre o lanterna que no 1º turno, conseguiu vencer aquela partida sobre uma piscina.

    Parece que a briga do Fluminense vai ser a de buscar a 2ª colocação do brasileiro, pois a tabela do Palmeiras está mais favorável pelos confrontos que eles tem frente.

    Creio ser cedo falar em contratação e dispensas de jogador para 2023 e sim colocar as atenções para quem vai vir para as próximas eleições do Fluminense.

    1. Os jogos contra o Internacional e contra os reservas do Atlético Paranaense há algumas rodadas atrás deveriam ter sido vencidos na marra para ter chances reais de títulos neste momento. O negócio é agora torcer para não dar uma mega refugada e ver o que vai dar.

    2. Concordo caro Washington, dificilmente o palmeiras perde. Veja ontem, o galo meteu bolas na trave, perdeu vários gols, e o verdão foi lá e marcou o dele. É um time muito eficiente.
      Quanto ao nosso elenco, como provavelmente o Diniz ficará, ele já deve estar pensando no que fazer. Esse é o ponto. Não dá para ficar pagando altos salários para laterais que não jogam e atacantes para serem laterais.
      Vamos torcer meu caro.

      ST

  7. Falando sério : creio ser um dever de educação social dar curso ao assunto…Nesse sentido, o Flu está jogando um futebol que (coisa rara) une a beleza plástica com a competitividade, a eficiência e a eficácia.
    Parabéns ao Fernando Diniz e ao grupo de jogadores!
    Parabéns a dupla MB e Angioni!
    Parabéns ao sofá verde!
    Kkkkkkkk muito divertido!!

    1. Você pensa como um filósofo e age como um tolo. Sabe o que significa PHD? Philosophiae doctor (latim). Aja como um. Antes de apresentar uma opinião faça uma tese, para ter certeza absoluta do que fala.

      Abraços.

      1. A recíproca é verdadeira caro Juarez. Saiba que gostamos muito de suas sutilezas!
        Não demorou muito para perceber o quanto é divertido transformar um limão numa divertida limonada!
        Forte abraço!
        Oh, Fluminense é para os!!

    2. Pois é, Oni.
      É só notar o entusiasmo no TG da turma do GAPP diante de uma vitória.
      Neguinho fica procurando aqueles posts que faz com antecedência para copiar e colar pra esculhambar tudo nas derrotas e ser o primeiro a fazê-lo , e, dando “errado”, tem uma tremenda “mão de obra” para arrumar outra ideia.
      Mas, imagina se tivesse empatado, o “Odeia o Flu” já tinha colocado uns dezessete aqui.
      ppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppppppp

      1. Perfeito, PCA, é só conferir a quantidade de posts, até agora menos de dez publicações.
        Lembrando que o Fluminense é o segundo colocado, ataque mais positivo, o artilheiro, restando 10 rodadas para o fim do campeonato, com folha de pagamento equivalente a 30% em relação a alguns concorrentes.

  8. O Flu está jogando um futebol que (coisa rara) une a beleza plástica com a competitividade, a eficiência e a eficácia.
    Bela partida, mormenteno 1° tempo.

    1. Em tempo : a Comissão Técnica e os jogadores estão conseguindo recompor o time em qualidade, apesar da sabotagem imposta constantemente pela duplinha do sofá verde com a venda(?) dos destaques
      assim que despontam, não importa a competição em curso.
      Palmas a Diniz, todos da CT e jogadores.

  9. Vitória tranquila no primeiro tempo contra o fraquíssimo juventude.
    É jogo para meter 5 a 0 sem fazer força.
    Alguém lembrou que CP não está jogando? Não faz falta.

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *