Queda deles, flerte nosso

Número da sorte de Zagallo, o 13 foi o degrau ocupado pelo Fluminense pelo segundo ano consecutivo no Campeonato Brasileiro.

Em 2013 (olha ele aí de novo!), esmerou-se até mais no vexame – 15º, depois da punição imposta a Flamengo e Portuguesa pelas escalações irregulares de André Santos e Héverton.

Nos últimos quatro Brasileirões, um modesto sexto lugar em 2014 foi o melhor que o Fluminense conseguiu.

Absolutamente nada perto da grandiosidade de um clube que é detentor de cinco títulos de campeão nacional, incluindo a Copa do Brasil de 2007.

A administração do presidente Peter Siemsen no futebol termina de maneira indecorosa, inaceitável.

Da saída de Abel Braga em 2013 até o interino Marcão, o mandatário tricolor trocou de treinadores nada menos que nove vezes, o que evidencia a sua política de contratações equivocadas e total incapacidade de planejar futebol.

A torcida já não se empolga e, pior, pouco se envolve. O processo de afastamento dos estádios foi puro reflexo da completa apatia do departamento que deveria ser tratado como o mais importante da instituição.

Dois mil e dezesseis terminou com a vergonhosa marca negativa de dez partidas sem vitória.

Nem do combalido Internacional o time venceu.

O vermelho da vergonha colorada pelo inédito rebaixamento deveria corar também os rostos dos cartolas do Fluminense, sôfregos, incapazes na ação de montar comissão e elenco sólidos.

A afirmação de Gustavo Scarpa, um dos recordistas de assistência no Brasileiro (dez), talvez tenha sido o único motivo de orgulho aos tricolores em 2016.

Técnico, sóbrio, humilde, o garoto parece sim ter um futuro promissor.

Mas a notícia de que o clube pode perdê-lo para o Palmeiras nos próximos dias seria a coroação da atual gestão ao apagar das luzes.

Que, embora esteja para sempre marcada por entregar um CT (graças, claro, ao financiador e agora credor Pedro Antônio), passará, sobretudo, como a administração que jamais pareceu entender do riscado bola.

O que, com o tempo, se confirmou.

Vejamos como será o Flu de Abad e Abel.

_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

130 thoughts on “Queda deles, flerte nosso

  1. O debate que envolve a contratação de jogadores que já escreveram seus nomes na História do Fluminense tem por vezes que serem avaliados.

    Comentei em post’s passados por que não repatriar jogadores que já vestiram a camisa do Fluminense e foram embora ainda jovens como o Alan ou o Bolt.

    Claro que dentro da premissa de se ver as condições físicas e também financeiras do Clube.

    Porém, se as duas condições forem vantajosas, o retorno pode ser garantido.

    Mais recentemente foi ventilado as possíveis voltas do TN10 e agora do Conca.

    Ambos fizeram suas Histórias no Fluminense conquistando títulos e saíram para o futebol do Oriente e consequentemente adquiriram suas independências financeiras.

    Aí que vem duas questões que paira as alguns questionamentos que ensejam o debate para os dirigentes e torcedores.

    A primeira fica por conta que eles ao conquistarem suas independências financeiras, na lógica viriam para jogar nas Laranjeiras recebendo suas remunerações dentro da realidade financeira do Clube contando que seja em comum acordo entre as partes envolvidas.

    Ainda nesse aspecto, só citando um exemplo, não adianta os dirigentes alegarem que por causa da remuneração que o Conca recebeu na China sirva de parâmetros para que se aplique no Fluminense se nem abriram negociações com o jogador.

    Aí fica um disse me disse e se for o desejo do jogador, ele tem a liberdade de aceitar ou não. Simples assim.

    Por outro lado a questão física deve ser observado e ambos estão à caminho da aposentadoria.

    Diante de partes da exposição acima, sou da opinião que o Fluminense tem que eleger suas prioridades em fortalecer a equipe de forma competitiva observando a questão do custo x benefício onde na gestão PS, ambas as situações foram desprezados em sua essência.

  2. GOLEIROS e goleiros.
    Estamos mal de goleiros, hein!
    Cava, um poço de defeitos.
    Julio Cesar, pior do que Cava.
    Marcos Felipe, falhou bisonhamente, quando teve sua chance.
    E ontem o Renan entregou um peru de Natal pro São Paulo.
    Saudades dos tempos em que o gol era nosso ponto forte.

    1. Pensei a mesmíssima coisa quando vi o lance em um dos jornais de esporte na TV… como temos goleiros que entregam a paçoca.
      SSTT

      1. Sempre tivemos a tradição de contarmos com bons goleiros.
        Isso ficou trás.
        O que se deve questionar é o critério das escolhas na base e as dos scouts que trouxeram Cava e Júlio César.
        Lamentável o nível dos goleiros tricolores e parabéns às gestões que permitiram essas coisas.

  3. STT.
    Sou contra técnico entregar lista de contratações para o clube. Técnico bom, que entende do riscado, trabalha com o elenco que tem. Como o Cuca fez com o Fluminense em 2009, de um time praticamente rebaixado para uma campanha de time campeão.
    Saudações Tricolores.

    1. Juarez,

      A minha resposta, por erro meu, acabou saindo em texto autônomo. Copiei e colei aqui, então.

      Acho que estão trabalhando com o perfil de jogador desejado pelo treinador, mas não necessariamente com uma lista. Imagino que isto tenha a ver com área de atuação em campo e características, tais como: velocidade, ou poder de definição, cobrança de faltas, e por aí vai.

      Outro aspecto interessante é o que pontuaram, inclusive na apresentação do filho do Capita, no sentido que o jogador deve conhecer o que é o Fluminense. É uma parte da tal ‘filosofia” do clube. Digo uma parte porque a outra tem a ver com a postura da direção. Aquelas regras básicas do próprio futebol no clube, tais como: hierarquia, disciplina e até punição, poder do treinador, respeito e outros valores que devem ser exigidos de todos.

      No começo tudo está certinho. Vai ser assim e assado. O negócio é ver o poder de solução de problemas quando eles acontecerem. Aí é a hora de se ver se eles acreditam no que eles mesmo dizem ou não.

      Afinal, se tem até torcedor incoerente, imagina dirigente na hora do desespero. Por isso a importância de uma linha diretiva que seja aquela definida como correta. Pune-se quem tem que ser punido. Exige-se um comprometimento em campo para todos. Faz-se um trabalho sério e bem acompanhado de perto por todos que trabalham no futebol. É o presidente cobrando do vice-presidente de futebol, este cobrando do diretor, que, por sua vez, cobra do treinador, que deve ter autonomia, até porque tem a responsabilidade, para conduzir o seu time.

      Realmente não gosto muito do jeito do treinador Abel conduzir o time. Foi o que vi nas outras vezes que esteve no Fluminense. É bom no trato dos problemas dos jogadores, mas não o acho um cérebro em esquemas táticos. Lembro-me, inclusive, que o forte não foram os clássicos. Temos uma estréia contra o Vasco.

      Acho que o treinador comanda, sim, o time. Mas não é o único que tem que mostrar “força” para exigir o que for preciso. Não é ele que tem que “caminhar entre as pedras”, resolvendo problemas que envolvem interesses diversos no clube. Jogador que está chateado e não quer entrar em campo ele deve afastar e o resto é com a diretoria, que tem agir conforme a tal “filosofia” do clube. Com o tempo a turma aprende direitinho o que pode e o que não pode fazer. O treinador nem se envolve nisso, evitando “perder a mão do time”.

      Então, para mim o que é ruim é o treinador-solução geral. Faz gestão tática, resolve problemas de vestiário e outros envolvendo jogadores, resolve problemas de direção, enfrenta problemas por atrasos de pagamento aos jogadores, além de outras funções que não cabem a ele, inclusive fazendo o “meio de campo” entre patrocinador e direção.

      ST

      1. Não entendo a gestão contratar um técnico que parou no tempo, não se reciclou, por dois anos! Uma pessoa que passou para a receita federal tem que ser inteligente, mas não suficientemente sábio para dirigir um Clube como o Fluminense. Futebol é muito complexo. Tem que pensar muito a frente do seu tempo. Por exemplo: Fazer um técnico da Base, esse do sub-20, cursar uma faculdade de futebol na Europa e nesse meio tempo contratar um técnico chileno que taticamente estão muito a frente dos nossos. Para que contratar jogadores de fora, se temos a melhor Base do Brasil? Contratações envolve muito dinheiro, esses caras só querem encher o bolso. Boas festas Julio Cesar. Bom comentário!
        Abraços Tricolores.

        1. Juarez,

          É verdade.

          Mas acho que no Brasil é assim porque o treinador é importante para resolver outros problemas de equipe, menos a tática, que é secundária.

          Boas festas e obrigado pelo retorno dado ao meu comentário.

          ST

        2. Concordo com ambos… por isto que nem vou acompanhar meu Flu enquanto este “Tapir Ruminante” estiver a frente do mesmo em campo.
          Muito para meus parcos neurônios, pois eles iriam se ocupar muito tempo ficando fulos da vida.
          SSTT

        3. Parece que o Fluminense busca sempre a solução mais facil, seja por falta de recursos ou competência.
          Gente séria que comanda outros times sabem que Abel está desatuslizado e vive de glórias do passado.
          Abel Braga busca tão somente ser amigo de todos, que é bom mas não é suficiente.
          Num primeiro momento até recuperará a auto estima. … depois a realidade assombrosa irá confirmar a fragilidade do técnico e elenco.

  4. Já que falam que eu só critico esses caras, vou fazer um elogio e um ‘alerta de leigo’ à essa diretoria do Fluminense… acho que o Flu está muito bem servido no setor de meio campo (desde que o Scarpa não saia). Se planejarmos um meio com Orejuela, Cicero, Sornoza e o própio Scarpa, ainda teríamos o Douglas como possível titular… o problema não é o meio… o(s) problema(s) é(são) a defesa medíocre e também o ataque de risos… digo isso pq tem conquetes e tiaguetes fazendo pressão para esses dois voltarem, já se encaminhando o final de carreira, com salários absurdos e (no caso do Conca), vindo de séria contusão no joelho.
    É a minha opinião (se me for possível opinar).

    1. Você, como todos aqui, pode e deve opinar. Simplesmente despreze, porque desprezada deve ser, a desprezivel postura censorial e policialesca de quem pretende tutelar opinão alheia.ue

  5. Conforme publica o site UOL, hoje, o presidente eleito do Fluminense declarou que em razão dos débitos do Clube com Pedro Antônio (que já chegou ao limite do investimento pactuado com a diretoria que está saindo), as obras do CT estão paralizadas.
    “Culpa do site UOL”, matraca o triunvirato, ouvindo acordes de viola e olhando o céu à procura de disco voador.

    1. Conforme comentarios passados a barca saira quase vazia pois ha muitos jogadores com contratos longos, sendo que alguns vao ate 2019, oremos.
      Quanto a reforços ventila-se os nomes dos “jovens” Carlos Alberto, He-Man e Rodrigo Tiui.

  6. Desânimo é meu sentimento para o ano que vem se tratando de fluminense. Não imagino grandes contratações o time que está aí é fraco preguiçoso sem identificação. Espero estar muito errado, mas já pensando nos uniformes fico com vontade de chorar….até maio com dryworld é pá caba.

  7. Ao Amaury…
    Caramba, não sei pq os meus comentários ‘atingem’ tanto vc(s)…
    Na boa Amaury, vc diz que eu ‘ condeno pessoas por atos que não conhecemos na íntegra’ , mas vcs fazem o mesmo em relação ao antigo presidente Horcades e ao Celso Barros, ou seja, vc e outros participantes do blog criticam veementemente e fortemente essas duas pessoas, mas quando eu o faço, estou sendo ‘leviano’, ‘maldoso’, etc… e ainda me chama de incoerente. Onde está a coerência aí?
    veja novamente o começo do seu comentário de dois dias atrás, Amaury…
    ‘Caro (com toda sinceridade) Nando, acho bom você ‘dar um tempo’…
    Não soou como se estivesse ‘patrulhando’ ou censurando?
    Não quero criar nenhum atrito, não é essa de maneira alguma a minha intenção, mas quando vejo jornalistas esculachando o Fluminense de todas as maneiras possíveis e imagináveis, penso que isso se deve muito à esse péssimo e omisso (minha opinião, ÚNICA e EXCLUSIVA em relação ao PRESIDENTE atual do Fluminense) Peter…
    e não vejo os caras críticos como se fossem ‘do mal’ e os que elogiam ‘do bem’, Amaury. Pensei que isso já tinha ficado pra trás. O convite continua valendo (a todos)… se aparecer(em) em Saquarema, poderemos beber uma boa cerveja gelada com o ‘tira gosto’ que preferir(em). Verá que não tenho ligação nenhuma com nenhum dirigente tricolor e penso e ‘defendo’ apenas a Instituição… Abçs!

    Oni, já estou preparando a peixada de fim de ano… que tipo de peixe vc e o PCA preferem saborear? Namorado ou ‘cabeça dura’, amiguinho?

    Enquanto isso, começou a ‘era abade’…
    http://www.trescoreseumapaixao.com.br/
    E ainda querem que a gente elogie rsrs

    1. É isso que digo, caro Nando.
      ‘ Enquanto isso, começou a “era abade”… ‘ diz você.

      O que este homem – que ainda não tomou posse – fez de errado para você já começar a desancar a ‘era’ dele, Nando ?

      Meu comentário – que pelo jeito bateu muito mal em você – foi sincero e deixa de pé minha opinião de que você ‘destrambelhou’ ladeira abaixo, em onda de negativismo e criticas que – por osmose – acabam aproximando você de pares que não fazem outra coisa senão jogar contra a imagem da gestão do clube.
      E continuo achando que você está longe de ser um cara capaz de sentir-se feliz com aquele papo chato, aquele ranço, aquele permanente ranger de dentes, de derramamento de bílis aqui no blog.

      De boa, caro Nando, de boa. Pare e pense um pouco quanto a isso.

      A sua infeliz comparação com a época da gestão horca+patrô diz tudo.
      As duas gestões – peter e horca – foram definitivamente separadas pelos números, pelos fatos e … pelo tempo, aquele eterno senhor da razão.

      Mas, de qualquer forma, fique certo de que não voltarei a alerta-lo sobre suas posições aqui no Blog, Nando. Já percebi que você não recebe isso de forma positiva. Nem mesmo isso, caro Nando.

      1. Não tem nada a ver Amaury, absolutamente nada a ver… há uns posts atrás, acho que foi vc mesmo que me alertou sobre um comentário infeliz, e eu não tive (como não tenho) nenhum problema em reconhecer e me desculpar. O problema é que alguns de vcs querem ‘impor’ algumas coisas, como está muito claro para a maioria absoluta dos que aqui frequentam há vários anos. Na minha opinião o Peter é ainda pior do que o ‘Horca’, repito na MINHA OPINIÃO. Não vejo muita coisa diferente. O Celso Barros já foi bastante criticado por mim aqui, não sou advogado dele, mas é bom lembrar, já teve até bandeirão da torcida e iria dar nome ao CT. Parece que será o Pedro Antonio agora… aliás, seria o PA o novo ‘patroditador’? E, na boa, Amaury… não sou eu que gosto de ser ‘contrariado’. Isso é muito claro também para os frequentadores mais antigos.
        Torço para o clube, não estou nem aí para os ‘nomes’… mas é inacreditável que vcs que defendem tanto esse presidente, achem uma maravilha esses 4 últimos anos de vexames e derrotas que, provavelmente só são ‘superados’ pelo período 96/99.

        1. Falo por mim, Nando.
          Opino com base em minhas impressões.
          No caso cada vez mais mais confirmadas por suas reações.
          Não puxo testemunho de terceiros como reforço.
          Dizer que “torce pelo clube e não está nem aí para nomes” ?
          Desculpe-me, pois creio que me dirigi a outro ‘Nando’.
          E você certamente se dirigiu ao Amaury errado, quando ofereceu os tipos de peixe de sua preferência : ” namorado ou cabeça dura”.
          Estou fora desse lance, Nando !
          Sou uma pessoa séria.

          1. Os peixes foram em relação ao Oni e ao PCA, Amaury… eles entendem. Oni inclusive já me ofereceu uma ‘arraia de rabo aberto’, ou algo assim e eu entendi a brincadeira… melhor ‘deixar pra lá’…

  8. Estou esperando como será montado o time do Fluminense sob as mãos do Abel já que ele entregou uma lista com reforços onde indica que a maioria dos jogadores hoje sob contrato talvez não estejam nos planos dele.

    Mas também chama a atenção de saber quantos jogadores da base ele virá a aproveitar diante da escassez da falta de recursos do Clube e também a questão técnica dos atletas que estão no futebol brasileiro que deixa a desejar também.

    E sou da opinião que no começo da temporada, se privilegie a conquista do carioca do que a Primeira Liga já que essa segunda ainda não tem a devida importância que premie o campeão a vir a participar de uma competição internacional.

    Porém, caso venha a conquista do carioca, não é para a nova gestão pensar que temos uma equipe forte já que a realidade é totalmente diferente quando se enfrenta adversários mais fortes como ocorre, por exemplo, no brasileiro.

  9. “Porque, se dependesse da capacidade de gerir futebol de Peter Siemsen e seus asseclas, o relacionamento com ela seria engatado com romance na certa.” (João Garcez, in “Ainda bem que acabou”-NETFLU).

    João, essa frase sua resume bem o que foram os 6 anos da administração Peter Siemsen, ou seja, um fiasco total, uma vergonha.

    Mas alguém desavisado ou do grupelho dele vem e diz: ah, mas, e o CT????????? E a equação das finanças????????

    1 – que o CT é importante, não tenho dúvidas. Mas apenas CT, sem organização e competência no departamento de futebol e, sobretudo com jogadores que prestem, não serve pra PN. Se servisse o Atlético Paranaense já seria tricampeão mundial. Ah, e o CT, pelo que se noticia, ainda ficará de herança para as futuras administrações pagarem ao mecenas Pedro Antônio!!! Hum?

    2 – se a tão propalada equação das finanças não passe de propaganda política para que o sr. Peter elegesse um seu, não precisaria, no apagar das luzes, pós-eleição, pedir 12 milhões de reais de suplemento de caixa.

    A conferir….

  10. Aí, turminha, para a tranquilidade geral da nação diga ao povo que o Scarpa fica !
    É uma ótima notícia, … em meio a tanta bala perdida !

    “ Em entrevista à Fox Sports, Pedro Abad deu mais detalhes sobre Gustavo Scarpa. Negou ofertas oficiais pelo meia e revelou que a multa contratual do jogador tem um valor muito elevado: conforme prevê a lei, duas mil vezes o salário mensal. Especula-se que o camisa 10 receba R$ 100 mil por mês, logo, a multa seria de R$ 200 milhões.”
    “– Não chegou nenhuma proposta de nenhum clube pelo Scarpa. A gente sabe que o Palmeiras entrou em contato com o atleta. O Gustavo tem vínculo com o Fluminense até 2019 e é normal que desperte interesse de outros clubes. Contamos com ele para 2017 e a questão do vínculo dele é algo nosso, interno, que estamos resolvendo no sentido de estender, pois é do interesse do clube que ele fique no Fluminense por muito tempo. É normal nesse fim de ano especulações acerca de chegada e saída de atletas e tratamos isso de uma forma favorável ao Fluminense, pois temos atletas que despertam a cobiça de outros clubes. Mas contamos com o atleta, que tem contrato longo. Todo contrato prevê uma multa. Qualquer clube que queira pagá-la, se for do interesse do jogador rescindir, o vínculo está desfeito. Agora, é pouco provável que um clube queira pagar o valor que está estipulado em contrato, que é regido pela legislação desportiva no Brasil. A legislação prevê duas mil vezes a remuneração mensal dele. Então, é um valor, realmente, estratosférico e acho difícil que alguém queira pagar. E o Fluminense não tem interesse em liberá-lo para nenhum clube do Brasil – garantiu o presidente tricolor.” Fonte : NetFlu.

    Este Presidente define as coisas de maneira clara e objetiva.
    Até este momento continuo gostando !

    1. É bom que ele fique mesmo. Quem sabe ele aproveita o período de folga para aprender a bater pênaltys com personalidade, aprimorar o passe e parar de bater escanteios sempre com bola baixa e no primeiro pau. Todos já manjaram isso.

  11. Secretário de Pezão agora é diretor do Fluminense.

    O triunvirato feliz, entoa ao som da viola: Pezão! o Melhor governador deste mundão!
    Ploft!

  12. Lendo os comentários nas fotos da nova loja nas Laranjeiras fica claro que a torcida fez uma especie de pacto pra não comprar nada da Dryworld. Se o clube não se incomoda de levar colote a torcida se incomoda e muito. Com três meses de atrasos eu já pediria o fim do contrato, mas não, os caras ainda acham que vai se resolver, é muito amadorismo.

  13. João boa tarde, esse ano ficou claro que jogamos o campeonato Brasileiro com 05 reservas , ou seja, os laterais, 01 cabeça de area, e armador e um atacante , certo?
    Hoje em entrevista o novo Presidente diz que precisamos somente de 03 a quatro reforços , Presidentes pelo amor de Deus precisamos de 05 reforços para ser bem camarada.
    Torcida vamos fazer pressão , se não esses 03 ou 04 serão mais barangas.

  14. Caros,

    Não há conforto financeiro e disto sabia muito bem o Abad. Nem poderia dizer o contrário. Mas este desconforto não impede que o time renda em campo.

    Vejam só, o Botafogo ganhou a vaga para a Libertadores. O time foi reconstruído sem dinheiro, com troca inesperada de treinador e outros problemas.

    Aquele discurso de que para render tem que ter grande investimento é evidente desculpa. Quero um time competitivo em campo.

    Mudou o nome mas o grupo é o mesmo que vem dirigindo o clube.

    Então, não deve haver desculpa, mas resultados.

    ST

  15. Pois é, Oni, Amaury, Nando, Carlos, João, Zanitti e vários outros tricolores do blog.

    Vi o Sub 20 do Flu jogar contra o Santos ontem, e reafirmo que há uns moleques bons de bola no Time, e se os que mandarão no clube em 2017 estiverem vendo, e se entenderem mesmo de futebol, já poderão começar a observa-los com bem mais atenção, e exigindo que o Abel também os olhe bem.

    A molecada corre, marca certo, dribla na hora certa, não há nenhum cabeça de bagre, ninguém chupa sangue, e pode ser que seja uma boa safra, umas pedrinhas para serem lapidadas, e podem surgir algumas de bom valor.

    Mas não estou dizendo que é para botar todos no time titular e resolver o problema, não.
    (14/12/16 . 13: 13 hs)
    ST
    &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

    1. Isso, isso, isso, PCA !
      Os dois zagueiros de área, os dois meias e um dos atacantes.
      Nas laterais – nosso eterno drama – não há muito o que esperar, pelo menos baseado nas ultimas duas ou três partidas.

    2. PCA, também assisti e como comentei antes esse é o caminho do FFC. É por aí que vamos diminuir a força financeira para com os outros. PCA, gostei do time todo! Destaque para o simpático da camisa 17, joga muito. Você está certo temos que cobrar mais atenção para essa molecada.

  16. É aí – exatamente aí – que começa o problema com treinadores brasileiros.
    O que é que o Abel tem que dar palpites no imbróglio criado pelo ‘imbessil’ tricolor ?

    Promover almoço entre o torcedor colorado, de 51 anos de idade, insultado, xingado, provocado ao extremo limite, humilhado, desmoralizado, aturando o cuspe daquela anta em seu próprio rosto, colado que estava para desencadear uma tragédia ?

    Para com isso, Abel.
    Fique na sua, dentro das quatro linhas, cuidando daquilo para o que é pago.
    E trate de fazer isso muito bem feito, Abel, para que não sejam dados motivos a que surjam outras antas, outros debiloides como este, fruto do desespero de um torcedor despreparado, por conta de um trabalho mal feito por seus antecessores no cargo.

    Faça a sua bem feita, senhor Abel.

    Não tente juntar estas duas pessoas. Aquela ANTA não merece sentar-se à mesa com o cara a quem ele tão estupidamente provocou, e que só não assassinou por conta da enorme dose de tolerância e inteligência demonstrada pelo sr. Jacques.

    Aquela ANTA não deve saber comer com o mínimo de compostura e educação.

    Até por conta disso tirei uma lição : há ‘Jacques’ que são gente boa !
    Sim, porque o Colorado chama-se Jacques.
    O mundo não está perdido !
    Haha !!!

  17. Oi, Ramires! Perto dos veteranos que estão sendo ventilados como possíveis reforços, seria uma opção mais razoável, embora, Michael, sobretudo, tenha um histórico problemático na carreira. Um abraço.

  18. Caros,

    O Rojas se vai sem ter chegado. O Fluminense “preparou” o atleta e ele não atuou. Uma pena, porque eram ótimas as referências do jogador.

    ST

  19. Ontem estaca assistindo o canal espn, quando tocaram no Inter que continua tentando se utilizar do tapetão para se manter na primeira divisão. IImediatamente o chupa e o mauro tocaram no nome do Fluminense. É impressionante, não tem um canal de tv, não tem um programa esportivo, que não ‘lembre’ do Fluminense. – ‘O Inter está tentando fazer o mesmo que o Flu, tem que se respeitar o resultado de campo’… A diferença é que vários desses caras, de maneira vergonhosa, estão tratando o caso do Inter de maneira diferente… no(s) caso(s) do Fluminense, todos citam a Instituição, nem falam sobre os dirigentes das épocas. E no caso do Inter, estão esculachando o presidente Piffero (o do Flu é pífio) e o Fernando carvalho… a exceção é o fravio prado que acha que os 2 times tem que ser ‘odiados’.
    Sempre achei que o resultado de campo teria que ser mantido… e sempre achei também que, se o Fluminense tivesse dirigentes competentes, jamais teria passado por situações tão ridículas como aquelas dos sucessivos rebaixamentos ou de 2013.
    E aí, Oni? E aí, amiguinhos? E aí ‘irmãos asas’? A culpa de quem faz todas essas lambanças é da Instituição em si ou de dirigentes medíocres e incompetentes como os srs. Carneiro, Barcelos, Peter, Mario, Carvalho, Miranda, Dinamite, etc…? Na minha opinião , as instituições gigantescas não tem culpa de terem dirigentes tão incompetentes… mas opinião é opinião. Mesmo que seja de gente de outro planeta.

    Enquanto isso, Renato gaúcho virou gênio, Joel está no verdão de Saquá, o Flu vai de Abel/abade e entre alguns nomes que estão sendo ‘ventilados’ no Flu, estão os de casalberto, he-man, Sóbis, etc…
    Tim Maia, arruma um disco voador aí pra gente, cara. Tá flórida esse planeta…Talvez Saturno! Veja se vc conhece algum ovni…

    1. Caro (com toda sinceridade) Nando, acho bom você ‘dar um tempo’.

      Você parece ter ‘destrambelhado’ de vez, neste final de ano.

      Não sem motivos. Eu mesmo já postei números que lhe dão toda razão.
      Mas, …. Nando, você não pode ter perdido mais do que qualquer outro bom tricolor, com a frustração causada pelo péssimo desempenho da área do futebol, antes com o CB, depois com o MB e – culminando – com o PS.

      Sugiro que v. pense assim, Nando :
      ° Acabou !!!!!
      ° Acabou o ano !!!!!
      ° E o pior não aconteceu !!!!!
      ° Continuamos na Série A !!!!!
      ° E iniciaremos 2017 muito melhor preparados do que … desde 2014.
      ° Logo, é possível que tenhamos ALGUMA alegria no futebol, em 2017.

      Pense assim, Nando.
      Não insista em condenar pessoas por atos que não conhecemos na íntegra.

      Relaxe, caro (com toda sinceridade) Nando.
      Você é um ótimo companheiro, mas, p.f., não insista em dizer-se ‘do mal’.
      “Aquela” não é a sua turma, Nando.
      Você não é um ‘Asa’, caro amigo.
      Sei que não é !!!
      Você é do bem, amigo, parceiro, tricolor verdadeiro.
      Fique frio, Nando.
      Relaxe, amigo !!!

  20. Por favor me socorram! Será verdade que o Carlos Alberto está cavando seu retorno ao Fluminense e o he man prestes a ser contratado por indicação do Abel? Dependendo da confirmação já estou preparando o isordil para colocar debaixo da língua.

  21. aqui em barra de guaratiba a lamentar a campanha mediocre do flu, um elenco milionario ficando atras de ponte preta, atletico pr, chapecoense, botafofogo e inaceitavel e ridiculo , tomei uns goros e olhei para o ceu, nao ouvi as trombetas nem vi os anjos nem os guardioes em nuvens de mil megatons.
    mas vi algo que me fez remontar os tempos de mocidade, nao era nazareth, nao era boston e nem uriah heep era um objeto voador nao identificado , era um ufo.
    hiloacrUFO – Rock Bottom – YouTube

    Traduzir esta página

    http://www.youtube.com/watch?v=iI2AJozLIFE

    1. kkkkkkkkkkkk espirituoso e lúcido síndico, também estou procurando discos voadores por aí… dizem que os reptilianos, marcianos, etc…estão na terra. Já pensou se levassem essa diretoria horrorosa, vários jogadores do elenco (quase todos) e alguns habitantes do país das maravilhas, Alices, pollyanas e usuários de óculos rosados para uma voltinha? Nem o João, com toda a sua educação, aguenta mais a pior diretoria de todos os tempos do Fluminense, o presidente mais sem noção, o grupo político composto por gente que não entende ABSOLUTAMENTE NADA de futebol, só gosta de parquinhos e por isso preferiu a continuação de todos esses horrores… mas tem alguns amiguinhos que continuam defendendo e achando tudo lindo, florido e maravilhoso. Pqp, Tim maia… haja paciência com esses abadás!
      https://www.youtube.com/watch?v=pchE2hbxUh0

  22. Não sofremos a goleada que temíamos.Mais pela apatia do Internacional do que por mérito do Fluminense.Parecia até que nós é que estávamos abalados por um rebaixamento iminente.

    Garcez,li o seu ótimo texto lá no NetFlu. E realmente:dos grandes,só ficamos à frente do Internacional.
    Até mesmo Cruzeiro e São Paulo,que andaram ameaçados, nos ultrapassaram.

    Mesmo assim essa Diretoria e os jogadores deverão se reunir e comemorarem o não rebaixamento.
    Afinal de contas nós somos o Vitória,somos o Sport, e esse é um resultado e tanto.

    Eles que abram o olho. Esse futebolzinho não vai sobreviver em 2017.Que comecem a se
    prepararem desde já. Começando por despachar algumas dessas contratações esquisitas
    que foram feitas.

    1. O último entre os grandes não rebaixados. E por dois anos seguidos. Foi o presente que a atual direção nos deixou. O Flu nem seus torcedores merecem, com toda a certeza. Meu abraço, Daniel!

      1. Não consegui decifrar este seu texto, João.
        Desenhe aí para mim, por favor. Estou voando mesmo.
        (17: 42 hs)
        ST
        ===================

          1. Isso que você escreveu; “O último entre os grandes não rebaixados. E por dois anos seguidos”. (…) .
            Desanuvia isso, por favor.
            (19: 42 hs)
            hhhhhhhhhhhhhhhhhh

            1. Ah, sim! Eu quis dizer que nas temporadas de 2015 e de 2016 o Fluminense, entre os grandes clubes do nosso futebol, foi o último colocado na tabela de classificação, excetuando-se, naturalmente, os rebaixados Vasco e Internacional. Um abraço.

  23. Pois é, e as ofensas gratuitas que os torcedores do Flu sofrem? É só entrar em qualquer matéria do clube pra ver mensagens homofóbicas e discurso de ódio, até a imprensa massacra sem nenhuma pena. Quado é ao contrário não pode? Bando de hipócritas.

  24. É impressão minha ou os meus 3 amiguinhos do blog estão comparando as nossas (minhas) brincadeirinhas, com a atitude dos 3 idiotas no metrô? Se for, só podem estar de sacanagem. Quantos apelidinhos já me deram? Quando eu falo, estou sendo maldoso, leviano e desonrando alguém? Vcs estão de sacanagem, né amiguinhos? É muito parecido com o pensamento de quem compara um cara q rouba uma maçã pra alimentar o filho com um político corrupto que recebe 100 milhões de propina da ‘Ô dei brecha’.
    Oni, os asas são totalmente da paz… O nosso lema é paz e amor…. Mas não confunda com ‘paz , amor e ‘alicismo’. Não podemos nos falar, depois de ter a vaga na Libertadores nas mãos e ficar 10 jogos fazendo vergonhas, little friend.

  25. João boa tarde, para encerrar o ano MARCÃO dizer que o time foi brilhante ontem, na boa ótima pessoa , mais não é do ramo , ou no minimo não cobra atitudes de jogadores , chega vamos para 2017 , com mais responsabilidade de quem dirige e tambem de quem veste a camisa.

  26. Minha opinião sobre jogadores do atual elenco que têm condições de ajudar em 2017 :

    ° Julio Cesar – goleiro para disputar posição com fera a ser contratada.
    ° Well Silva – para disputar posição com LD a ser contratado.
    ° Nogueira – zagueiro jovem e com ótimas qualidades.
    ° Renato Chaves – ótimo zagueiro em recuperação de contusão.
    ° Henrique – para disputar posição.
    ° Will Matheus – para disputar posição com Leonardo Pelé.
    ° Edson – ótimo volante, bom de bola, mas precisa aprender a jogar na 5.
    ° Douglas – ótimo segundo volante.
    ° Cícero – um meia que termina o ano como artilheiro. Muito bom de bola.
    ° Scarpa – dispensa comentários.
    ° Wellington – ótima opção de atacante de flanco.

    Onze jogadores. E nem todos eles titulares absolutos.

    Acrescentando-se o Orejuella e o Sornoza, são treze jogadores.

    O restante, na minha opinião, deveria ser complementado com crias de Xerém – temos várias pérolas chegando aos profissionais – como Pedro, Marquinhos Calazans, Norton e outros – bem como com alguns que estão voltando de empréstimo e a contratação de dois ou três craques com menos de 28 anos: um goleiro, um volante marcador (mas bom de bola) e um centroavante.

    Nas mãos de um bom técnico, creio que dá para fazer bonito e disputar títulos.

    Quanto ao restante do elenco atual, em direção ao portão de saída, maaaaaarcheeeeee !!!

    Tum, tururum !
    Tum, tum !
    Tum, tururum !
    Tum, tum

    1. Amaury, você esqueceu um jogador que só tem sido mal orientado no modo de se colocar em campo, que é o baixinho Marcos Junior, mas tem condições de atuar no Flu ou em qualquer outro time do Brasil, porque tem bom trato com a bola, é veloz – mais do que Romário foi -, e ainda vai em todas as partes do campo dar combate e correndo atrás de adversários, coisa que outros cracaços nunca fizeram, talvez por conta de outros esquemas.

      Falo outra vez sobre um zagueiro do Sub 20, disputando um torneio no RS, magro e alto, ágil, que me impressionou bem, cujo nome eu nem gravei, que não estou dizendo que pode ser titular de imediato, nem num futuro, coisa que você sabe como é.

      Mas, sobre o MJ, eu tenho impressão que Abel não o relegará, até por ele não ser chupa-sangue, verdade que todos sabemos.
      Dá uma vaguinha aí para o baixinho tricolor no seu time, caramba.
      (12/12;16 – 15: 52 hs)
      ST
      ppppppppppppppppppppppppp

      1. A tal vaguinha já foi dedicada a ele, caro PCA.
        Nosso gasparzinho é gente boa e luta mais em campo que muitos outros do elenco.
        Alem do mais, é o terceiro artilheiro do time, atrás apenas de Ciço e Scarpa.
        Foi um ‘lápis’ de minha parte, parceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *