Uma torcida solidária

Quando há cinco meses o Fluminense enfiou um caminhão de gols no Flamengo, então com Vinicius Junior, Felipe Vizeu, Diego Alves e cia., culminando numa goleada por 4 a 0 (três, só no primeiro tempo), nenhum torcedor achou que o Tricolor passaria a ter, dali para frente, um supertime e que sairia enfileirando seus adversários.

De elenco sabidamente modesto, o Flu 2018 vem driblando problemas financeiros, políticos e de limitação técnica na base do entusiasmo e da superação.

Foi assim por algum tempo com Abel. Vem sendo assim agora com Marcelo Oliveira, com quem já arrancou resultados importantes, como vitórias sobre Palmeiras, Sport em Recife, Defensor (URU), não coincidentemente, as melhores atuações sob seu comando.

Segunda à noite no Maracanã, ao contrário que supõe o marcador, a performance do Flu não foi bisonha como as falhas individuais que lhe roubaram a possibilidade de vitória. Melhor do que o Inter até o erro de Jádson, a defesa viveu sua noite negra, extrapolando seu estoque particular de erros na temporada.

O 3 a 0 contra foi, portanto, um placar enganoso e também não sinaliza agora que o Flu se tornou o pior time do país.

Louvo, assim, a atuação da entusiasta torcida que foi ao Maracanã e que entendeu o que se passava em campo – indo, inclusive, mais além: de maneira bastante inteligente, vem tendo cuidado extremo para que um grupo já no fio da navalha não se desestabilize, o que poderá lhe ser fatal.

Os tricolores contam os dias para a saída da malsucedida diretoria de Pedro Abad, mas, enquanto isso não acontece, vem fazendo sacrifícios para carregar, sozinha, o pesado escudo do Flu às suas costas.

___________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

120 thoughts on “Uma torcida solidária

  1. Goleiro horroroso que é, deixou passar uma bola defensável no primeiro gol; abandonou o gol de forma ridícula no segundo e tentou defender com os pés o chute do terceiro!
    Já chega, né não?
    ***
    O Gum seu pena: perdeu todas na velocidade, perdeu todas no individual, um desastre!
    ***
    Digão, com um goleiro desse atrás dele e com um parceiro aloprado ao lado, aloprou!
    ***
    E o Jr. Dutra?
    Peraí né!
    ***
    Vamos dar um VIVA aos desqualificados e sua claque, que estão destruindo o Fluminense!
    Vcs estão conseguindo!

  2. sai Romarinho chega Everaldo, e o cara entra sempre no jogo pqp
    p.s. Marcelo Oliveira não tem perfil de levantar astral de time nenhum, eis o problema, no Coritiba foi assim, no Palmeiras… caminhamos a passos largos a uma briga desenfreada para fugir do rebaixamento. Ah sim, contra o Defensor vai ser terrível…

  3. É até fácil entender o que se passa internamente como externamente com o futebol vencedor que o Fluminense tinha até 2012 apesar de alguns fracassos e vexames passados na era Unimed.

    Claro que equipes mais fortes passaram por momentos parecidos, mas de forma frequente com o que tem convivido o Fluminense nos últimos tempos, somente clubes de segundo naipe como alguns abaixo da sua classificação ou mesmo da série B estão mais acostumados e conformados com a situação que se encontram.

    Nem no RJ o Fluminense possui mais sua hegemonia incluindo aí sem sua casa enquanto outros clubes até do seu nível possuem seus estádios.

    Imaginem se ao final desse ano tivéssemos eleições nas Laranjeiras e um novo presidente da oposição fosse eleito, alguém seria capaz de arriscar um palpite que o Fluminense já de início conquistaria o carioca logo de cara com a casa desorganizada como está hoje o Clube???

    Sensatamente falando seria difícil, pois montar um elenco competitivo nos dias de hoje com qualidade é coisa rara tipo resgatar ex jogador como foi Rivelino, RG ou em última instância CR7, Modric, etc.

    Esse “sonho” hoje é inviável haja vista que o Fluminense ainda vai passar mais 16 meses nas mãos da Fluócio e mais vexames e decepções podemos esperar com alguns picos de vitórias ali e acolá do tipo como foi contra o Defensor no jogo de ida e ainda ter que ouvir a falasiosa frase “Time de Guerreiros”.

    1. Washington,

      Então… Foi o que falei pouco antes. Em 2019 pode se encerrar o ciclo da Flusócio. O próprio Abad disse que não desejaria concorrer à reeleição. Quais os quadros prováveis? Em primeiro lugar se perde aquela ideia anterior de que o time somente ficaria em condições de competitividade no ano da reeleição. É possível que fiquemos penando mesmo no final do ciclo. Em segundo lugar, não é qualquer oposição que interessa para assumir a direção do nosso futebol. Afinal, toda e qualquer oposição tem o discurso da “terra arrasada” e do “tempo para reconstrução”.

      Portanto, caso desejem resultados imediatos, mas do que nunca, tem que haver candidato que tenha isso muito claro no seu programa e como fazê-lo assim que assumir.

      A torcida não aguenta mais tres anos ou ainda mais anos para voltar a gritar “Fluzão campeão”.

      ST

  4. Perdemos com três falhas individuais, tiveram outras e o Inter não soube aproveitar.
    Não adianta ficar xingando jogador, não vai resolver nada.
    O problema está na administração, desde Peter Pan o Fluminense esta se apequenando.
    Tem de tirar esses caras de lá, na paz ou na porrada.
    Tem de ter manifestação nas Laranjeiras, no CT, na oposição, na casa do Abad e de todos membros da flusócio.
    O rebaixamento está logo ali e depois tem 2019 com esse mesmo grupo.

  5. Hola,
    O Treinador Marcelo Oliveira agora à pouco destacou a gravidade das falhas individuais, classificando como “bisonhas e infantis”. Ok então, mas o que se deseja saber é se isso implicará mudanças ou se vai seguir com os mesmos bisonhos em campo. Até alguns dos guris da base podem render mais!
    ST

    1. Exatamente! Com toda a ruindade desses caras, só correram quando a vaca já tinha ido pro brejo. Não sou idiota… só a tropa rosa choque e os alisadores de cabeça não conseguem ver isso.

  6. Puxem na memória o dia 13/8/2014.

    Essa data foi justamente aquela goleada humilhante que o América do RN impôs ao Fluminense em pleno maraca pela Copa do Brasil!

    Alguma coincidência com o jogo de hoje nessa data???

    O vexame foi igual e só não foi uma tragédia histórica porque o Inter tirou o pé no segundo tempo que jogava fácil como se estive em seus domínios no Beira Rio.

    Gente, os últimos 6 jogos esse time conseguiu a proeza de obter apenas UM ponto.

    A continuar com esse fraco desempenho que não chega a ser nenhuma novidade para nós, o Z4 é questão de tempo para esse time estar lá já no começo do segundo turno!

    A exposição que o Rafael fez abaixo e muitos outros posts de muitos dos nobres tricolores incluindo o Garcez abordando o apequenamento imposto ao Fluminense pelas últimas gestões traduzem perfeitamente o estado de terra arrassada pela qual a instituicao se encontra.

    Defendi e continuo afirmando que para esse time a prioridade em 2018 é a de se salvar o brasileiro enquanto é tempo que daqui a pouco começa o returno e pelo visto, 46 pontos não deve ser a pontuação de salvação.

    Para a Fluócio o Fluminense brigar contra rebaixamento é uma conquista de título mundial.

    Que triste realidade!

  7. Caros,

    Está claro que temos problemas no time? Há um desequilíbrio evidente, que, além de não permitir uma montagem satisfatória dos onze, ainda tira opções do treinador para mudar o jeito do time jogar.

    Parecia um bando.

    ST

    1. TT, se vc me permite vou além.

      O time hoje foi um bando como por exemplo diante da goleada que o galo impôs no primeiro turno.

      Isso sem falar em muitas outras partidas no ano.

      ST.

      1. Washington,

        E, como você destacou, ainda se deixa de relacionar o Daniel. Diminuem as nossas opções. A não ser que não houvesse condições de jogo.

        ST

  8. . Tenho pena do Pedro! Jogar nessa me*rda de time! Só tem perna de pau, o garoto não merece, podia ser meu filho e eu quereria o melhor pra ele.
    . Acabou a MINHA paciência com o Marcelo Oliveira. Um burro teimoso à la Cristóvão e Abel. Porra, o cara insiste com Jadson? Põe o Ibanez de volante/terceiro zagueiro ou terceiro zagueiro/ volante, pouco importa, aproveitando a juventude do garoto. Dá uma proteção e saída de bola melhor.

    . Banco pro Airton Lucas, porra! Tá uma merda.

    . Põe o M Junior pra armar com o Sornoza, enquanto não temos um outro meia.
    . Não treina a defesa? Não treina saída de bola? Ficam dançando o tico-tico no fubá na frente da área?
    . JC deixou a bola passar debaixo do braço dele. Se o Chester fosse o Lomba, tinha segurado. Enquanto se o Lomba fosse o Chester, os chutes do Sornoza tinham entrado.

    1. Pedro do Rio,

      O Abel taticamente não era o treinador que eu queria. O Marcelo de Oliveira pareceu que tinha um perfil razoável para “segurar a onda” do clube. Discutiu-se muito aqui sobre treinador.

      A verdade é que o problema vai bem além. Parece que ainda temos que escolher treinador pelo perfil que ele tem para pôr o time em campo e administrar problemas. Pode colocar o Tite, mas o problema vai permanecer.

      E não é só o elenco tricolor. Entra neste balaio a forma de gestão do futebol e tudo o mais que aí está envolvido.

      Pense bem… O Diego Souza não quis ficar. Preferiu voltar para o Sport. Gostava muito do Sport. Então tá. Mas saiu e foi para o São Paulo onde está jogando e bem.

      O jogador tem que poder dar o seu melhor no clube e para isso tem que ter um excelente gestor de relações de grupo, que não é o treinador. Ajuda também uma posição firme do clube, independente de quem seja o gestor. É o tal “pensar grande”. Mas para isso tem que entender que o futebol é o nosso principal “negócio”.

      ST

      1. Eu concordo com tudo o que você disse nessa avaliação mais ampla e menos futebolística do que a minha.

        Nico Lopes também não quis vir pro Fluminense, ou o Inter não deixou? Mandamos o W Silva pra lá e o que veio em troca? Nada? Nem dindin!

  9. Um observador pouco atento poderia atribuir a tragédia de hoje somente aos erros individuais bisonhos e, de fato, não há esquema ou equilíbrio emocional que consigam se manter inabalados com gols tomados daquela forma ridícula.

    Entretanto, se a análise conseguir ir um pouco mais fundo, se chegará à conclusão de que os erros foram resultado da marcação por pressão implacável do Inter, explorando justamente aquilo que a gente já sabe há tempos : os dois zagueiros são ruins com a bola no pé, Jadson vem jogando mal há muito tempo e o Gilberto não sabe marcar.

    O Inter entrou em campo com o mapa da mina enquanto nós cumprimos o extrato papel desejado pelo adversário : fomos pra cima, dando todos os espaços que um time que joga no erro do adversário queria.

    Depois dos três gols ficou evidente o bando que nos representa. Não há jogadas ensaiadas; o time joga torto, sempre pelo lado direito; do outro lado o Ayrton Lucas não tem ninguém pra jogar, quando tem não lhe passam a bola nas vezes em que faz as ultrapassagens.

    O meio-campo só tem o Sornoza. Marco Júnior está perdido dentro dessa nova bagunça proposta pelo Marcelo Oliveira.
    Matheus Alessandro é um peladeiro fominha. Esse Luciano é lento e preguiçoso. O Júnior Dutra é outro que, além de perdido,parece não jogar nada. Idem para esse Everaldo, que é um Matheus Alessandro mais velho.

    O nosso time se resume ao Pedro,e isso até o momento em que ele for vendido. Quando isso se concretizar, não sobrará mais nada que preste.

    ST

  10. Júlio César, Jadson e o Gum, tem que ser afastado do time URGENTE. Sobe o Marcos Paulo e o João Pedro do sub 17, e o Zé Ricardo e o volante do sub 17. E encorpa o elenco, precisamos de um meia de ligação, já estamos cansado de pedir isso, essa galera que joga pelas pontas não salva um, Mjr, MA, EVD, JD, tem cara de salário atrasado também, é fodha, a gente tenta se iludir com uma copa sul americana, mas é quase impossível com um time tão ruim desses, e olha que essa sula esta uma baba.
    Crl que goleiro ruim do inferno, testa outro pohha!!!!!

  11. Já tem um bom tempo que não escrevo mais nada sobre o Flu. Devo confessar meu desânimo em relação ao clube / time e a forma Flusocio de administrar. A grande verdade é que, desde a saída da UNIMED o Fluminense nunca mais conseguiu ter destaque nos principais campeonatos que disputa, pelo contrário, tornou-se um time de meio de tabela, lotado de jogadores de nível técnico sofrível (nenhum craque quer jogar nas laranjeiras) e um devedor contumaz fora das 4 linhas (deve a Deus e ao mundo).

    A Flusocio e seus incompetentes presidentes, primeiro o “salvador da pátria : Peter pinóquio”, e agora o Abad, o mais inexpressivo presidente da história tricolor, ajudaram a afastar o torcedor tricolor dos estádios e do clube. Ano após ano o Fluminense dessa galera vem perdendo espaço na mídia, não consegue atrair patrocínios fortes (vive fazendo parcerias patéticas, com marcas que ninguém conhece e que não representam rigorosamente NADA no seguimento onde atuam) e tornou-se mero observador dos títulos e glórias dos outros clubes. Perdeu o protagonismo de outrora e imaginar o tricolor novamente numa final de Libertadores parece um sonho impossível com esse cenário.

    O problema é que ainda falta mais de 1 ano até as próximas eleições e fica a dúvida : Restará time / clube até lá com Abad e cia ainda no comando ? A situação fica ainda mais desesperadora quando se olha para o conselho, composto, em sua maioria, por integrantes desse grupo político que vem afundando o Flu. Fazendo uma comparação, é como se fosse o PMDB na Câmara dos Deputados, têm a maioria numérica e, por isso, não aprovam nada que seja contrário aos seus interesses. O clube está aos frangalhos e o time não ganha mais NADA de relevante a séculos, mais precisamente, desde o tetra brasileiro em 2012. De lá para cá foram só vexames, mentiras, incompetência, amadorismo, FluSamorin e dívidas milionárias.

    Parece-me muito claro que, se o Fluminense quiser voltar a ser grande dentro das 4 linhas, essa galera precisa sair imediatamente do comando do clube. Não dá para esperar mais um ano desse jeito. Quanto mais tempo Abad e cia continuarem a frente do comando, maior será o estrago e trabalho para recuperar todas as burradas e erros cometidos ao longo desses últimos anos. Ninguém aguenta mais tanta mediocridade e tanto amadorismo. A Flusocio falhou, é simples assim. Não dá mais para empurrar a sujeirada para debaixo do tapete tricolor. Ninguém quer trabalhar no Flu, só vem jogador bichado de 2 escalão. Até o Abel, que nunca tinha quebrado um contrato seu em toda a sua carreira, pediu para sair. Basta de Vitton 44, Dryworld, Valle Express ou qualquer outra marca inexpressiva que Abad e cia tanto adoram, o Fluminense tem uma camisa centenária e não é lugar desse tipo de parceria.

    Se a torcida não se mobilizar e exigir mudanças já, no final de 2019 estaremos indo parar, novamente, na série C. A hora de agir é agora ! Chega de tudo bem e de fingir que temos um time competitivo e um clube organizado. Não temos nenhuma das 2 coisas a muito tempo. Esse atual Flu não é o meu Fluminense Football Club, um clube com uma história lotada de glórias e títulos, craques e Maracanã lotado. O Flu da Flusocio já deu e precisa acabar, senão, viraremos uma Portuguesa-SP…

    1. Titio Jacques curtiu muito seu comentário.

      Nosso último suspiro de grandiosidade foi quando tivemos um “presidente de fato”, que não deixava o pigarreante se meter em nada no futebol. Era uma figura decorativa.

      Fiquem tranquilos!

      Ele vai voltar!

      ST CB e P Ant

  12. Hola;

    Tá explicado por que no FLU não se resolve o problema de contratar jogadores para o meio de campo. Eles imaginam que as defesas dos outros times são iguais às do FLU. Asim sendo, ninguém precisa mesmo de meio de campo para fazer gols. EITA DEFESA RUIM DA P…

    ST

  13. Caros,

    Pra mim está provado o que escrevi no início do ano quando avaliei que o esquema covarde do Abel tinha sua lógica: Este time é muito ruim, uma m*rda.

    Tem de vender logo o Pedro, não é time para um jogador com a qualidade dele jogar. Outros já se foram… e fizeram muito bem…

    Com Jadson, Junior Dutra, Airton, os zagueiros, bola alta para o Marco Junio dividir, o goleiro “atrasado” e os laterais que não sabem marcar. Não dá.

    Agora só um milagre… Mas mesmo para isso precisava ter um poderoso santo, o que não existe no meio destes hereges.

    Mais uma vergonha: Fora Abad! Fora Flusócio!

    SDs T

  14. Não me venham falar de cansaço (a manjada desculpa de antes e que será usada logo, logo), que jogador não é máquina, pois é, pois é (igual a Chiquinha do Chaves), após oito dias de descanso.
    Agora, no segundo tempo, a vaca no brejo, 3×0, serão convocados os atacantes, meia não, só há um e já está jogando, o SONOrza.

  15. E os rosáceos que estavam enchendo a bola do Digão …
    Tai Prolixo Com Afinco… Eu falei que mais cedo ou mais tarde esse estrupício iria começar com seu show de pixotadas…
    O futebol dele fede. *

  16. Abel foi embora.
    Vieram Junior Dutra, Everaldo, Luciano e outros, junto com Marcelo Oliveira.
    Ricolor diz que voltou a ver os jogos.
    Os salários continuam atrasando
    O futebol continua a não existir.
    Júlio Chester continua aceitando toda bola que vai no gol.
    E estamos tomando de 3, só no primeiro tempo.
    Fora Abad.
    Fora Flusócio.
    Fora Onivaldo.

    1. Hahahaha… assisti duas partidas e… vi que tudo continuava como dantes no quartel de Abrantes… perdi o saco de vez para futebol.
      Me avisem quando tivermos time ou quando iniciar a segundona com o Flu nela conforme desejos da nossa diretoria…
      Quem sabe jogando contra times iguais, na segundona, o Flu volte a ser competitivo…
      SSTT

  17. STT.
    Primeiro tempo, 2 x 0 para o Inter. Uma semana para treinar e o que se vê é o time do Fluminense totalmente desorganizado. Um bando em campo. Mais um gol do Inter. Fora treineiro!
    Saudações Tricolores.

  18. Boa tarde!
    Gostaria de saber do porta-voz da Flu ócio, o sr. Ovni, o que ele acha dos seguintes jogadores… Léo, Frazan, Dodi, Everaldo e João Carlos. E aí, amiguinho… esses caras tem condições de vestir a camisa tricolor?
    E quanto ao Cabezas… vc acha que ele deve entrar? Coloque-se no lugar do Marcelo…segure esse pepino. Pode pedir ajuda ao seu auxiliar… o menino prodígio!

    1. Amiguinho, o Grêmio tem Renato Gaúcho; Léo Moura 39 anos; Jael; Douglas 90 kg, fez gol após 656 dias; Hernane brocador; Paulo Miranda; Cortez; Jaílson e cia ltda., você ainda vai se arrepender por não acreditar em Léo/Frazan/Dodi e João Carlos. Quanto ao nosso Cabezas, o Ricolorzinho não vê a hora de cabezas entrar.

  19. Bato na tecla nos últimos posts quanto a importância desse jogo do Flu quanto ao Inter e vejo a lista de jogadores a falta do Daniel no banco de reservas.

    Por vezes tento entender a cabeça desses treinadores que tendo o jogador disponível num setor carente como esse, vai abrir mão como opção no banco de reservas.

    Depois do que adianta ficar a lamentar aqui mais outro resultado ruim do Fluminense que vier a acontecer?

    1. Acabei de ver a lista dos jogadores relacionados, também estranhei a ausência do Daniel.
      Somente Sornoza na posição foi relacionado e 8 atacantes.
      Realmente fica difícil de entender cabeça de treinador.
      Buscaram o rapaz da série B para suprir a carência no setor e nem relacionado foi.

      1. Antes, Daniel pouco jogou e quanto esteve em campo pouco mostrou. Mas é a opção que temos para qualquer impedimento do único meia, Sornoza. Volantes: quatro.
        Pablo Diego também não está relacionado.
        No ataque, uma fartura: Bryan Cabezas, Everaldo, Pedro, Marcos Junior, Matheus Alessandro, João Carlos, Júnior Dutra e Luciano…..
        Em regra, quem municia o ataque é o meia, assim, entendo que deve haver equilíbrio entre o número de meias com o de atacantes, o que não se verifica.
        Tomara que dê certo, mas fica mais difícil dessa forma. É o que penso.

    2. Was Luiz, perfeito! Penso q o Marcelo Oliveira tem o dever moral de explicar o pq da escolha.
      A torcida e a imprensa devem cobrar do treinador independente do resultado do jogo.

      1. Eu já vi e creio que todos viram este Danielzinho jogar, pois o Abel o colocou no time algumas vezes, e ele não foi um fracasso nem um fenômeno. Mas pode ser que tenha crescido bem mais, e isso só se verá com ele jogando.

        Mas, esse negócio de experimentar jogador em jogos mais pesados, não parece boa coisa, a gente sabe disso.

        Mas eu quero ver o Ibañez e o Pablo Diego no time. Pelo menos, que apareçam sempre. O primeiro sempre se deu bem quando entrou, e o segundo também nunca decepcionou, pela minha ótica. Por que estão sendo relegados então?

        Hoje é jogo imprevisível para o Flu, e seria para qualquer adversário desses que estão lá nas cabeças. Não vejo time nenhum jogando o fino, vejo, sim, muita batalha pela bola, sem aquela jogada que encha os olhos como era no tempo que os nossos craques não eram vendidos com a chupeta pendurada no pescoço ainda.
        (13/08 – 17:00)
        ###########################################

  20. Jogo para quebrar o recorde de público. Hoje é dia de lotar o Maraca, como sempre. Deve bater na casa dos 57 mil, igual ontem dos mulambos, vindo de derrota. Não amamos o Fluminense, e sim bons times, ou tipos de jogos como contra a LDU, homenagem ao Abel, vaias para o scrapula… A impressão que de é que só vamos em jogos especias, e nunca pelo Flu. Está vergonhosa a nossa torcida. Eu sei que odiamos o Abad e o câncer sócio, mas é o Fluminense *.
    Vamos tirar o r@bo do sofá.

    1. Muito bem dito! Mas se o público for a metade dos 57 mil, já tá bom! É tirar o r@bo do sofá e os dedinhos dos teclados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *