Uma torcida solidária

Quando há cinco meses o Fluminense enfiou um caminhão de gols no Flamengo, então com Vinicius Junior, Felipe Vizeu, Diego Alves e cia., culminando numa goleada por 4 a 0 (três, só no primeiro tempo), nenhum torcedor achou que o Tricolor passaria a ter, dali para frente, um supertime e que sairia enfileirando seus adversários.

De elenco sabidamente modesto, o Flu 2018 vem driblando problemas financeiros, políticos e de limitação técnica na base do entusiasmo e da superação.

Foi assim por algum tempo com Abel. Vem sendo assim agora com Marcelo Oliveira, com quem já arrancou resultados importantes, como vitórias sobre Palmeiras, Sport em Recife, Defensor (URU), não coincidentemente, as melhores atuações sob seu comando.

Segunda à noite no Maracanã, ao contrário que supõe o marcador, a performance do Flu não foi bisonha como as falhas individuais que lhe roubaram a possibilidade de vitória. Melhor do que o Inter até o erro de Jádson, a defesa viveu sua noite negra, extrapolando seu estoque particular de erros na temporada.

O 3 a 0 contra foi, portanto, um placar enganoso e também não sinaliza agora que o Flu se tornou o pior time do país.

Louvo, assim, a atuação da entusiasta torcida que foi ao Maracanã e que entendeu o que se passava em campo – indo, inclusive, mais além: de maneira bastante inteligente, vem tendo cuidado extremo para que um grupo já no fio da navalha não se desestabilize, o que poderá lhe ser fatal.

Os tricolores contam os dias para a saída da malsucedida diretoria de Pedro Abad, mas, enquanto isso não acontece, vem fazendo sacrifícios para carregar, sozinha, o pesado escudo do Flu às suas costas.

___________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

120 thoughts on “Uma torcida solidária

  1. Caros,

    É a tal história: não adianta só posar de moderno e responsável administrador, tem de saber mesmo administrar e ter um mínimo de visão estratégica de longo prazo. Você pode ter um jovem centroavante do seu time que em breve vai disputar titularidade na seleção brasileira.. Isso é bom? Óbvio Ululante que é: pois põe o seu time em evidência; chama a torcida pros jogos; oferece um ídolo para a garotada que já escolhendo por quem torcer (ampliando ou mesmo só mantendo o tamanho da torcida) e dá uma grande visibilidade internacional para a marca.

    Adivinhem quem não enxerga isso?

    Vale lembrar que um outro jogador – o Richarlison – também está cotado para a seleção, mas esse já não joga mais aqui. É o cavalo encilhado passando pela segunda vez, e Abad e seus miquinhos amestrados da Flusócio cobrindo os olhos pra não ver.

    E o final de 2019, que parece estar a anos-luz…

    SDs T

  2. Das duas uma: ou o Marcelo Oliveira é um homem de visão (e que só ele enxerga o que nenhum de nós, apaixonados que somos, conseguimos enxergar), ou ele é maluco!
    Disse que espera de ficar no Fluminense em 2019 e ajudar a conseguir conquistas lá.
    ***
    E pode começar já, fazendo algumas mudanças no time, quase do mesmo tamanho das que o Cuca fez em 2009.
    Muda esse goleiro, que não agarra nada!
    Conversa, numa boa, com o Gum Guerreiro e com o Marco Jr e diz que vc precisa demais da ajuda deles, não no campo…mas no banco!
    Coloca o Ibañez prá jogar…
    Fecha a meiuca com quatro ali: Ayrton, Sornoza, Danielzinho e Cabezas…
    E na frente, Alessandro e Pedro…
    ***
    Ou com o Luciano, em forma, no lugar do Alessandro, com o Cabezas junto com Pedro…
    ***
    Precisamos ficar mais com a bola e isso só se consegue com mais gente no meio…
    Temos, na sequência do Brasileiro, América MG (F), Corinthians (C), Cruzeiro (F) e S.Paulo (F)…
    Verdade verdadeira, é que vc precisa mudar…
    Pq, com J.Cesar, Gum, Jadson e Marco Jr, certeza certeza é que vc não vai a lugar nenhum…

    1. Todo torcedor Tricolor sabe disso. Por que só o técnico alienado teima em não saber? Ele comanda um grande time do futebol brasileiro, tem a obrigação de enxergar as falhas físicas e técnicas de seus jogadores. Tem que ser um puta técnico, não está
      demonstrando ser um neste momento. Aguardemos.
      Abraços Tricolores.

  3. Jogo no maracanã tivemos 70% posse de bola e eles não atacaram nenhuma vez.
    Estou lendo agora sobre possível escalação e parece que vai de 3 volantes + o M Junior na frente junto com Pedro.
    Previsão de sofrência hoje a noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *