Vitória santa

Vitória gaúcha num domingo, vitória carioca noutro.

No terceiro confronto seguido contra um representante brasileiro na Libertadores (veja que amarga foi esta tabela para o Flu), o tetracampeão brasileiro venceu a primeira, e de virada, contra o Colorado, de Guerrero e Eduardo Coudet.

Foi uma vitória santa, em momento crucial, para que a instabilidade não se avizinhasse nas Laranjeiras.

Nenê, em dia de Uidemar, cobrou categoricamente os pênaltis marcados com correção por Raphael Claus, um dos melhores árbitros da atualidade.

Mas por que em dia de Uidemar?

Porque a vitória deste domingo, da maneira que se deu, fez este colunista viajar no tempo e se lembrar de outro triunfo contra o Inter obtido de modo idêntico, com dois gols de pênalti, e que também terminou com o mesmo placar, 2 a 1.

Foi em 1996, mas em Álvaro Chaves, quando ainda recebia jogos profissionais.

Naquele tarde, um Telê Santana de aparência bastante fragilizada (o Mestre ainda se recuperava de um derrame) sentou-se na tribuna do estádio com uma bandeirinha do clube para torcer pelo seu Flu.

Outra semelhança estava no banco. O time, como neste domingo, não tinha treinador.

Jorge Vieira havia sido demitido e o Flu recorreu a Renato Gaúcho, então atleta do clube se recuperando de uma cirurgia, para ter sua primeira experiência como treinador, ainda que interinamente.

Em 2020, por suspeita de Covid-19, Odair Hellmann foi substituído de última hora por seu auxiliar, Maurício Dulac.

A atuação do Flu foi melhor que as anteriores, sobretudo no segundo tempo.

A formação bem menos conservadora, com Yuri, Dodi e Michel Araújo, e o reposicionamento de Nenê para o centro deram resultado.

O volume de jogo do Flu contra um adversário de elenco superior, e que tinha ainda 100% de aproveitamento, serviu para devolver a confiança à equipe.

A mesma que Evanilson jamais perdeu.

Desfazer-se da referência do time, pelo preço que for, será como cavar a própria cova.

Sem grana e com Fred esvaído, o Flu não conseguiria reposição à altura no mercado.

E ficar sem a cota da Série A, com certeza, iria sair bem mais caro.

***

O Terno e Gravatinha também está no Instagram. São postagens diárias, com fotos do passado, presente e muitas recordações. Siga-nos lá: @TernoeGravatinha

***

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Fanpage do Terno e Gravatinha no FB: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

77 thoughts on “Vitória santa

  1. Vendo o 2o gol do Bayern e o que fez esse goleiro do Lyon, tanto na primeira defesa no toque do Lewandowski, como na recuperação qdo a bola caiu nos pés do Gnabry, e vendo gente elogiando o frangueiro do Muriel, chego a constatação de que, até fora de campo, estamos mal do que é esse jogo que jogamos aqui.
    Blza, é o goleiro que podemos ter, não tem grana, tudo bem! Mas daí a achar que o cara é goleiro, vai um abismo.
    O que não pode é perdermos o senso crítico e a capacidade de entendimento do jogo e de quem joga o jogo.

    1. O Fluminense mal fora do campo, é fato histórico, cidadão. Basta observar a nossa história: década de 60 e início anos 70, publicitário Nelson Mota, fazendo vaquinha para arrecadar fundos, devíamos até às lavadeiras; 1975/1976, presidente Horta, usa criatividade para montar o elenco, faz famoso troca, troca; década de 80, Flu, sem dinheiro sai catando desconhecidos (apostas) pelo Brasil, Aldo, Branco, Jandir, Leomir casal 20 e cia; década de 90, o Flu, vai buscar Renato Gaúcho – recém aposentado, Joel Santana, e forma o elenco, resultado: fim de jejum de 10 anos sem título e vários rebaixamentos; anos 2000, graças ao torcedor Celso Barros, tivemos condições de ter elenco forte. 2015, sai a Unimed e é isso q estamos assistindo.
      E você ainda tem coragem de esculachar o Muriel? Fala sério! Não chegamos a 38 mil sócio torcedor! Fala sério, fala sério!
      Ah! O Renato Gaúcho, era quem pagava às contas do Fluminense, quando foi embora levou vários de Xerém para quitar o empréstimo, o Marinho, hoje no Santos, é um deles. E cadê o torcedor Tricolor? A torcidinha, q só faz reclamar tá aqui no blog. Fala sério!!

  2. Pois é! Oni, estou há uns 3 dias tentando entrar no seu vácuo. Graças à esse tal de Disqus, me enrolei todo…deve ser problema dos discos voadores, que sempre falham na hora H.
    Como já está tarde, deixarei para amanhã o que eu penso do jogo do Fluzão, só lembrando que, até agora acertei na mosca o 1 pontinho…pois eu havia falado q o Flu do Hellmann’s só conseguiria 1 ponto nos 6 primeiros jogos. Como ele não estava em campo, eu acertei, amiguinho.
    Mas até q a vitória foi boa e importantíssima.
    Vamos ver agora contra o favorito Braga…

    1. Como não cobrar a sua participação no blog, Nando?
      Você é ótimo!
      Adorei o ‘trocadalho do carilho’ (Disques x Disco voador) tô rindo muito! Não demore para postar…faz muita falta ao blog, sua alegria, inteligência perspicácia etc.
      ST.

  3. De novo de Muriel, Lucas Claro, Egídio e Yuri.
    Podemos pagar caro por essa cegueira desse treinador gaúcho retranqueiro de 5a categoria.
    Faz como o Diniz, desavisado: testa o uruguaio na lateral, como o Diniz fez com o Caio Henrique.
    Faz alguma coisa diferente,
    Goleiro, craque da base no banco.
    André, craque da base, no banco. No dia que entrar, não sai mais!
    Nenê e MP jogando em cima da linha lateral, sem espaço?
    Burro!

        1. Aberratio ictus ovni. Quem está chorando não sou eu. Se liga!
          E dispenso sua experiência de se acalmar colocando uma chupeta na boca.

          1. Não! Não quero te prejudicar!
            Apenas acalentar-te! K pra nós…vais gostar da minha chupeta! Pergunta para o nosso Nando.

    1. Assuste-se de novo, Amaury !!! Tome uma água aí, hein.

      Porque eu vou discordar de Vc e de quem mais disser que essa foi uma beleza de partida de futebol, e que o PSG tenha dado alguma aula de futebol hoje. Já deu em outras vezes.

      Havia momentos em que ele parecia que ia botar os caras na roda, mas a sua rapaziada andou perdendo o toque e andou até armando alguns ataques para o Leipzig que tomou três gols meio de bobeira, mas correu até o fim, e estava ansioso logicamente.

      Todos nós já vimos o PSG jogar muito mais que jogou hoje, e pode ter sido a pressão que levou nas costas que o fez mais comedido até. Mbappé jogou nadinha, e Neymar, o alvo natural de porradas de adversários, dificilmente conseguia dar sequência a jogadas que tentava armar, errava ou eles tomavam na pancada, e alguns ainda dizem que ele é cai-cai. Ninguém vai no Neymar visando somente bola.

      E, agora, vai um míssil em cima do seu bunker: o Flu já andou tocando bolas de modo muitas vezes melhor e mais bonito que o PSG fez hoje. Em momento algum, conseguiu fazer os caras inimigos desistirem de correr e aporrinhar, e retomar bolas até meio difíceis.
      Já tomou sua aguinha aí?
      (18/08/20 – 22,00 hs)
      uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
      . . .

      1. Kkkkkk !!!!! Você é uma figura ! Gostei do jogo sim, achei uma aula de técnica tatica e eficiência sim, mantenho todas as letrinhas de meu comentário sim, e dou-lhe todo o direito de discordar, caro amigo. Apenas acho que comparar aquela atuação com qualquer uma do nosso amado Flu é coisa de torcedor louco de paixão.

  4. STT.

    “Nunca tinha treinado tão forte na minha vida”, diz Gilberto sobre novo técnico.” Fonte: GE

    Esta é a grande diferença entre um treinador (JJ) e um técnico (Odair). É a diferença entre um pequeno mundo dos técnicos brasileiros dentro do universo dos técnicos europeus. O Flamengo ganhou títulos em 1019 não foi só pela qualidade de seus jogadores mas pelo conjunto da obra.

    Saudações Tricolores.

    1. O problema não é o técnico, Juarez, o problema é o nosso calendário.
      O JJ, reclamou e muito do calendário.
      Você tá querendo ser mais realista q o rei! Está procurando chifre na cabeça de cavalo. ST

      1. Eu sempre procuro saber sobre a semana de treinos do Fluminense. Diz o seguinte: segunda feira, folga ou regeneração; terça feira, treino ás 10:00hs; terça feira, treino ás 10;00hs; quarta feira, jogo ou treino ás 10:00hs; quinta feira, jogo ou regeneração; sexta feira treino ás 10:00hs; sábado, jogo ou concentração; domingo, jogo ou folga.. Existe tempo para treinar… Por meio período. Evidentemente, quando os dois jogos são em casa. Quando são fora, sempre tem um tempo para treinar, pelo menos um dia.

        Abraços.

        1. Aqueles q não atuam no jogo, e/ou joga poucos minutos, treinam no dia seguinte. A folga/regeneração é para a turma que atua no mínimo 60 % do jogo. Quem dita isso, é o departamento de fisiologia.
          Você comete dois equívocos, o primeiro é a sua fonte, – não é confiável – o segundo é quando compara o futebol brasileiro – cheio de mazelas – com o futebol milionário da Europa – português. Sem contar que o Brasil tem dimensões de continente, enquanto Portugal, é quase do tamanho de Saquarema do nosso Nando. ST

          1. Se o Gilberto tivesse no Flamengo em 2019, teria feito o mesmo comentário. Tem que trabalhar duro para ser campeão. Não me equivoquei, o horário de treinamentos é do site oficial do Flu. Uma Champions League é tão desgastante quanto o Campeonato Brasileiro e até mais pela qualidade dos times. É fato que times que treinam sério e por mais tempo adquirem qualidade, melhora fundamentos, conjunto, padrão de jogo, jogadas ensaiadas e etc…

            Abraços.

            1. Continua fazendo confusão, Juarez, o problema no Brasil é o calendário! Os próprios treinadores, inclusive, o JJ, reclamava de não ter tempo para TREINAR! Alguns clubes jogaram 3 vezes em uma semana. Vai lá no Google e pesquisa.
              Em tempo: o site oficial do Fluminense, informou corretamente. Repito: no Brasil campeonatos regionais, copa do Brasil, sul-americana, brasileiro, libertadores.
              Na Europa Champions league e o local.
              Quantos jogos o clube europeu faz no ano? Compare com o clube brasileiro. ST

          2. Pois é, ONI. “com cópia para Juarez”. . .

            Há tanta gente que acha que jogador tem que treinar o dia todo, e chamam de treinamento essas atividades musculares, dar piques, corridas de tipo maratona, forçar os músculos sem reservas, à exaustão depois de um jogo. . Ora, Se um rapaz jogou no domingo, na segunda e terça ainda está com seus músculos em regeneração, se recompondo, se acomodando no lugar, e tem que dar tempo para isso, e o médico sabe disso como é. . .

            Já li um artigo de um ortopedista dizendo que a musculatura é como um feixe de inúmeros e até microscópicos nervinhos como se fosse um cabo de energia elétrica, e eles se deslocam, até se rompem no auge da atividade, e são eles que podem provocar .reações fortes num atleta como dores musculares, e em uns mais que em outros.

            Por isso, atletas têm que descansar mesmo, fazer caminhadas, massagens, e tudo isso, depois de atuar por certo tempo. Não é só correria a toda hora, não. Imagine-se o Bolt tendo que correr dia sim dia não.

            É só ver o cavalo que treina muito para correr três minutos, por ai, e não vai voltar à raia logo no outro dia, três vezes numa semana, por exemplo. Nada disso.
            (19/08/20)
            >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
            .

            1. PCA,

              Não estou falando em treino físico. É como o Andrei-Amparo/SP respondeu. Coloca dois times para treinar tipo titular e reserva, por duas horas ou mais, consertando detalhes das jogadas, ensaiadas ou não. Jogador tem que trabalhar com a bola, o resultado vem com tudo junto. Preparo físico, técnico, tático, fundamentos, é muito mais agradável treinar com bola.

              Abraços.

        2. Juarez leu o que Gilberto falou em Portugal? Que nunca treinou tanto , será que em sã consiencia alguem achou que os mulambos de uma hora para outra todos os seus jogadores viraram craques? Lógico que não , ou esqueçeram que Bruno Henrique e Gabigol por exemplo eram do Santos e ai bons jogadores somente , o que faz um treinador como Jorge Jesus , colocou para treinar e jogar sem descanso e o resultado todos viram .Falo isso ha muito tempo o que falta no Brasil é profissionalismo na hora de treinar e se dedicar , aqui so se fala em profissionalismo na hora dos salários ,ora trabalhou tem que receber essas lorotas que todos conhecemos , aqui jogador não treina faltas , pois os preparadores dizem que vai estourar o musculo ,
          Todos os clubes do brasil não treinam , tem que ter algum diretor de clube que mande cumprir dias integrais de treinamentos , não se justifica treinar duas horas por dia e nas outras horas não poderiam treinar cruzamentos , faltas , e outras coisas , enfim quando teremos um Presidente no Fluminense que pare de abraçar jogador no vestiário ? Presidente tem que cobrar e pagar salários em dia somente isso e não ficar amigo de jogador de futebol.
          Essa é a minha opinião.
          Saudações Tricolores

          Em Tempo: agora então com a Pandemia que não haverá mais treinos , para mim é simples estourou entra outro .

      2. Não é bem assim. Tente ver um vídeo de um treinamento do JJ e você entenderá porque o mulambo jogou daquela forma.
        Ele ensina o jogador no treino, não é apenas um bate bola.
        ST

    2. Assisti um vídeo de um treinamento do JJ.
      É realmente impressionante. Ele para o treino a cada erro de um jogador e mostra como deveria ser feito.
      É treino, treino, treino e mais treino.
      ST

  5. Em NetFlu a torcida malhando o Nenê. Longe, muito longe de ser o pior ou o menos participativo jogador do time, fico a imaginar os arregaços se fosse o ciclista a marcar os dois gols de pênaltis.

    1. Não sei o que acontece, che.
      Tem sido um dos melhores (se não ‘o melhor’) jogador do Flu.
      Técnico, raçudo, inteligente e de grupo.
      Não bastasse, é o artilheiro do time.

      1. Pois é, vá entender a cabeça da torcidinha maledicente.
        Enquanto isso, a luta para chegar a 38 mil sócio torcedor, continua.

          1. Amaury, o Vasco está em primeiro lugar no ST, são ,170 mil. O mulambo vem em quarto com 145 mil. Aí eu choro! Snif snif buá buá.

  6. Essa é para Nando e seus miquinhos.
    Atenção para os anos…2004 e 2005.
    Se tiver coragem…é puxar o fio do novelo
    e … vai chegar fácil, fácil em 1940, 1930.

    “Maicon atuou pelo Fluminense entre 2004 e 2005. Hoje no Grêmio, o meia afirma ainda ter valores a receber do Tricolor das Laranjeiras. O jogador ainda fez um desabafo sobre o julgamento dos torcedores para com a situação financeira dos atletas.

    – No Fluminense foram meus dois primeiros anos como profissional, na época ganhava R$ 5 mil, não recebi até hoje. Foi em 2004 e 2005. Vou fazer o que?”
    Fala aí Nando.

  7. Caramba.

    Eu tinha preocupação que o Inter fosse fazer a marcação fortíssima contra o Flu que fez contra o Santos. Mas, foi só a bola rolar, deu pra ver que eles respeitaram alguns dos nossos que sabem rolar bola lá trás e no meio, e não foram pra cima como foram contra os “peixeiros”.

    No mais, gostei imensamente da vitória, e lamento constatar que muitos dos escribas deste blog não gostam. A vitória tira a “inspiração” de alguns. Cacete, nego botando “senões” na vitória do time “que não ia conseguir nenhuma” nesse “quadrangular” só valorizado pelo alto nível de três competidores, onde o Flu foi se meter de rato no meio de gatos, isso que certos tricolores sentiam, mas que acabou sendo campeão ganhando quatro pontos. Nego ainda faz carinha de nojo?

    Assisti o jogo com muita atenção, e acho um absurdo ver alguns deplorarem este e aquele, dizer que o Lucas Claro é horroroso e foi nesse jogo de ontem? Caceta, o Claro ganhou todas por baixo e por cima, e tem gente o achando baixo. Será da velha turma que queria zagueiro alto e forte?
    Todos foram bem ontem, não vi ninguém fingindo jogar.

    A vitória não foi com os pés nas costas, tranquila como tanta gente paradoxalmente fica exigindo que fosse depois que ela acontece, porque, antes, nem acreditava nela.
    Mas foi uma vitória como todos os time estão conseguindo com grande trabalho contra quem quer que seja. Não pintou nenhum supertime pelo que se viu até agora, mas as outras torcidas estão comemorando as sua vitórias sem frescuras. .

    Eu só continuo fazendo alusão ao fato de que pode ser feito um baita trio de zagueiros, e isso pode liberar mais gente para a frente e forçando inimigos a não vir de peito aberto pra cima da nossa defesa. O caso é que não vejo esse volante protetor da zaga, como via o “jamanta, o péssimo Edinho” ali atrás à frente de Gum e Eusébio, que nos deu grandes atuações e título.
    No mais, nenhum time vai ganhar todas, não.
    (17/08/20)
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    )

    1. Perfeito, PCA.
      Nesse sentido, pergunto onde estava o simpático Evanilson, em 2019?
      Lembra o chilique dos escribas deste blog, quando o JP, o menino de 200 milhões de Euros? Quem paga?
      Já pensou PCA, em 2019, o Evanilson no lugar do JP, Luciano, Everaldo. Com certeza, no lugar de escapar da segundona, iríamos papar uma pre libertadores.
      Acho que o Gabi mulambo, teria companhia na artilharia do brasileiro.

  8. Flargh perde Rafinha e em dois dias contrata Isla, lateral da seleção chilena !

    Enquanto isso, nós vendemos o Gilberto e ficamos comendo moscas sobre contratar ou não um substituto. E ainda ‘escondemos’ o Calegari, possivelmente para preservar uma futura venda.

    Considerando a diferença no poderio econômico dos dois clubes, chego até a imaginar que o trabalho que a comissão técnica do Flu faz chega a ser aceitável.

    E vem mais por aí :
    estamos em vias de perder Evanilson, Marcos Paulo e Luiz Henrique.

    1. É só ver o público de Fla e Flu, Amaury, enquanto eles marcam presença maciça nos jogos, nós amargamos públicos pífios, pode pesquisar anos 1970 até 2019.
      Em tempo: em 1970, o Fluminense é o primeiro campeão brasileiro; 1975, 1976 o Fluminense tinha a máquina de jogar futebol, 1983 até 1985, Flu tri campeão carioca e campeão brasileiro. 2010 e 2012 Flu tetracampeão brasileiro, e o público pequenininho.
      Não vou nem comentar o sócio torcedor, ainda não chegamos a 38 mil. Pqp os caras tem quase 5X + q nós.
      Some-se + patrocínios + verba de tv + fornecedor de material esportivo.
      Nós só ganhamos deles qdo o assunto é ser maledicente!

    2. Complemento: veja o caso Lucas Claro, tem torcedor do Fluminense esculachando o jogador, quando deveria encher a bola do negão! Tá jogando muito. Olha o q dizem a torcidinha do blog.

    3. “E ainda ‘escondemos’ o Calegari, possivelmente para preservar uma futura venda”.

      O esquema do Fluflusocio é bem esse aí, esconder pra vender. Começou com o Fabinho, ainda em 2012
      “Flu lucra R$ 1 milhão com Fabinho e mantém aposta em Wallace e Julião. A notícia publicada em junho de 2012 ainda causa uma pulga atrás da orelha de muitos tricolores. Hoje Fabinho já não é mais um lateral, como Wallace e Igor Julião”

      https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/fabinho-lembra-inicio-como-lateral-e-ve-desperdicio-do-fluminense-acho-que-me-dei-bem-nessa.ghtml

      Nós sabemos que o Flu pegou um milhãozinho, e só. E o resto da historia $$$ ?

  9. Há vitória que em razão das circunstâncias gera maior repercussão no elenco. É o caso dessa. Houve-se perdido, o elenco tricolor sofreria forte abalo em seu ânimo, com consequências muito danosas. Com a vitória, o clima passa a ser de otimismo, de esperança em novos triunfos.
    E vamos acabar com esse chororô de tabela amarga. É a mesma para todos que enfrentarão exatamente os mesmos adversários. É muito vitimismo, muito mimimi, imaturidade até.

    1. Vai acabar com a pescaria? Pergunto, pq o amiguinho Nando, pediu a minha vara emprestada e simplesmente não + devolveu. Acho q passou a dono.
      Em tempo: não adianta oferecer-me a sua, NÃO quero!

      1. Porra, eu esgoto meu talento literário e filosófico e tu vens com esse papo chulo, tangenciando a hipérbole da transcendência polar da metafísica atemporal? Aí não dá, meu!

        1. Captei, captei a mensagem Ajuri… Você está com falta de estabilidade lamari, no eixo central da catarineta!
          É isso?

  10. Alguma coisa tem que ser feita pelo Presidente – repito – para que o Flu volte a ter os 60% que tinha nos direitos federativos do Evanilson, consertando a c@gad@ que foi
    feita, não se sabe por quem.
    Aliás, outra medida a ser tomada é a identificação e destituição do c@gão que fez aquilo.
    Evanilson NÃO PODE SAIR DO FLU.

    1. Coisa alguma, Amaury, nessa o presidente deu mole, bateu fofo.
      Bem q tentou remediar…conseguiu 10% q somados aos 20% taxa de vitrine, são 30% e zefini.
      A propósito, ninguém… imprensa, torcida consciente, torcida corneta, torcidinha maledicente, nem o Gérson canhota, tbm conhecido como calção caindo kkk falou do Evanilson no Flu. Inclusive, ano passado, tivemos q aturar o JP, Luciano, perdendo trocentos gols.
      Em tempo: será que não temos em Xerém, outro jogador para entrar e não matar os nossos contra ataques? O JP ainda deixou um dinheiro para o Fluminense, será q o JJ vai querer o outro?

    2. Não sei se é jegueniano ou muito esperto. Eu era contra a volta do Fred exatamente por isso, para ficar com a vaga do Evanilson e se desfazer dele no primeiro negócio que surgisse. Já estava tudo esquematizado. O plano era trocar um jogador do passado, tipo um ex ídolo, para se desfazer de um jogador de futuro. Com a negociação o Clube só vai ficar com o troco. E o pior de tudo… O pior de tudo mesmo é que muitos vibraram com a contratação do Fred. É de lascar!

      Abraços.

      1. Tá parecendo 2019, qdo o assunto era vender o JP. Uma comoção e mi mi mi e ti ti.
        Juarez, o Flu tem vender mesmo, essa é a nosso realidade. Não leu a entrevista do Michel qdo era nosso jogador? 2004 e 2005, jogou e não recebeu. Tá certo isso?
        E pq vc não falava do Evanilson em 2019? Já pensou como seria a campanha do Fluminense em 2019, com Evanilson no lugar do JP? Quanto dinheiro o Flu deixou de ganhar? Vc preferiu criticar a venda do JP, em detrimento de pedir a participação do Evanilson. Fala sério, Juarez.

    3. Amaury como ja noticiaram ja esta vendido e ainda ficamos com 30% , quase perdemos e coloca na conta do Abad mais uma , esse sem dúvidas o pior Presidente do clube , não sai da minha mente que esse cara entrou para fazer o trabalho sujo , dispensar jogadores pelo watzap ( arranjando dívidas de 80 milhoes) , vender Richarlison, Wendell , Ibanez etc , comprar Robinho e não pagar e outras coisas mais .
      Anota ai o centro avante da base SAMUEL , muito bom jogador , o problema é tambem vender por duas mariolas.

  11. STT.

    Gol mal anulado do Michel Araújo. Substituições catastróficas, o time perdeu o meio campo. Tirou os dois meias para colocar pontas, Wellington Silva em uma ponta e Luiz Henrique em outra. O pior é que tirou o Evanilson, conclusão: dois pontas e ninguém para receber a bola. O técnico não tem noção nenhuma de estratégia de futebol, nasceu com aquilo virado para a lua e o Fluminense que paga com o azar de tê-lo como seu treinador. Dos três gols que o Fluminense levou até agora, dois são muito parecidos, com confusão no miolo da zaga. O que adianta três volantes, não treina sistema defensivo? O Fluminense só venceu o jogo porque tem uma dupla que está fazendo a diferença, Marcos Paulo e Evanilson. Porque se depender do técnico ele tiraria um dos dois para colocar o aloprado do Wellington Silva. Espero que o nosso centro avante fique por algum tempo. O que eu não concordo é que o jogador fica o tempo todo do jogo escondido, perdendo bolas e não fazendo nada, bate dois pênaltis por jogadas construídas pelos outros, converte e vira o herói do jogo. É dose pra leão! Deveria ser poupado para baixar a media de idade do time e dar oportunidade a quem merece. O campeonato é longo, precisamos de alternativas.

    Saudações Tricolores.

    1. Desculpa, Tricolor, mas eu devo estar vendo outro jogo.
      O Grêmio venceu o jogo numa jogada idêntica, e que estava com o Diego Souza era o Claro.
      Hoje, quem estava com o Guerreiro era o Claro!
      Zagueiro baixo, não ganha uma disputa no alto.
      Com toda deficiência que todos sabemos que ele tem, entenfo que Vio Digão não pode ser seu reserva.
      Mas temos outros problemas igualmente preocupantes: esse goleiro, que não passa confiança a ninguém, Egídio e Yuri.
      Vitória santa essa.

      1. Desculpa Tricolor.
        Se um dos zagueiros é mais alto – Nino, é ele quem deve acompanhar o melhor atacante adversário – Guerrero.
        O outro atacante adversário deveria ser marcado pelo jogador que mais se esconde nos jogos – bebê, cracaço de bola para alguns.
        E um zagueiro fica na sobra, o mais baixo – LClaro. Ele não deixou o Guerrero fazer o que queria, inclusive ainda o tirou de campo.
        São dois problemas.
        O sistema defensivo não existe, e o Nino que parece aquele cara esperando encontrar as setenta virgens no paraíso. Nino é mais atrapalhado que elefante na sala. É lento, fácil de driblar, não tem impulsão, parece pesado, a sorte dele é que os outros três são do mesmo nível dele. Parte da torcida crê que o Ferraz é a solidez da zaga, isso mostra o nível do Fluminense hoje.

        1. Na essência, não estou a discordar. Claro que devemos observar os erros e corrigi-los. Mas vencemos, e entendo ser mais oportuno destacar as virtudes dos vencedores.

      2. Desculpa, quem estava com o Guerrero, foi Michel Araújo. Aliás, o Roger Flores, comentarista do jogo, comentou o lance.
        Enquanto o gol do Diego Souza, foi um lance de sorte! No meio, chamamos de gol de bamburrada.
        Ah, o Muriel, salvou o Fluminense, logo no comecinho do jogo. idem Lucas Claro, idem Igor Julião.
        Tem jogado muito bem o Lucas Claro. Tá certíssimo o Fluto. ST

        1. Concordo com você, Marmund.
          1) Quem estava com o Guerrero era o Michel.
          2) O ‘toque’ involuntário para o Diego Souza foi do Ninho.

          A velocidade do Lucas Claro faz a diferença, para melhor.
          Além do mais é madeira de dar em doido …. com jeitinho.
          Haha !!!

  12. Feliz com a vitória do Fluminense.

    E pensar que o amiguinho Nando, disse que o Fluminense só faria um pontinho nas cinco primeiras rodadas!
    Comédia, muito comédia o amiguinho Nando Nostradamus!!
    Chupa essa manga, Nando.

  13. O Fluminense mudou a cara do jogo quando o Nenê passou a jogar NA MEIA e não encaixotado na ponta direita.
    Cresceu o Nenê, cresceu o Michel Araújo, cresceram o Marcos Paulo e o Evanilson.

    Caramba, como se fosse tão difícil assim, definir o esquema tático do jogo.

    Entretanto, não satisfeito e mesmo estando apenas ‘ao telefone’, o cara quase estraga tudo, quando retirou de campo – um a um – todos estes jogadores que citei acima.
    Tirou de campo, um a um, Evanilson, Marcos Paulo, Michel Araujo e Nenê.
    Para cololcar quem ?
    Well Silva – este rapaz tem algum ‘trato’ com a diretoria do clube. Só pode ser isso.
    Ganso – peloamordeDeus, o cara quer entregar o jogo.
    Luiz Henrique – boa promessa, mas totalmente verde para entrar em tal fria.
    Yago Felipe – que é um volante e NUNCA deveria ter entrado no lugar de atacante.

    Com isso ele ‘chamou’ o Inter para nosso campo e quase entrega o jogo.

    Mas, sou tricolor e nós vencemos. Isso é o que interessa.
    Aleluia !!!
    Vencemos um jogo importantíssimo.
    Só faço uma ressalva, como alerta para o futuro : dois gols de pênaltis. Continuamos sem criar jogadas de ataque que resultem em gols.

    1. Amaury, na minha televisão, o Nenê tava de meia, ponta, volante e até de zagueiro.
      Não vou falar nada do menino Marcos Paulo.

      1. Corra a imagem da TV um pouquinho da direita para a esquerda que você corrigirá o problema de sua TV, Marmundão.
        Todos viram a mudança de posicionamento dele no 2º tempo, amigo.
        Inclusive o técnico ‘in charge’ disse isso na entrevista pós jogo.
        O time sai do 4x1x4x1 para um 4x4x2, segundo ele.

        1. Prometo sincronizar a minha tv, com a sua, caríssimo Amaury.
          Isso deve ser interferência do satélite, coisa do nosso amiguinho Nando. Cadê o amiguinho? O Flu vence, ele some…o Flu empata e/ou perde ele tira o atraso trocentos posts esculachando o Fluminense. Oh, vida, oh, céus!

  14. Uffa, uffa.
    Ganhamos uma.
    Será que foi por que o Odair não estava em campo (que se recupere logo)?
    Primeiro tempo a mesmice de sempre, segundo tempo melhorou, mas a saída do Evanilson não dá para entender.
    Faltam 41 pontos.

  15. E o milagre aconteceu.
    Maravilha.
    2 pênaltis legítimos.
    Péssimo primeiro tempo e redenção no segundo, apesar de não ter sido excepcional.
    Duas bolas tiradas do gol, Igor Julião e Lucas claro, foram decisivas.
    3 pontinhos no maraca é primordial.
    ST

  16. Time um pouco melhor no segundo
    tempo.
    Outro pênalti.
    Pelo menos arbitragem foi coerente.
    O negócio é acender vela mesmo, está dando certo.
    Tem que somar pontos no Maracanã.
    Inter caiu muito de produção (ainda bem) no segundo tempo.
    ST

  17. Caros,

    É não é que o babaca no Luiz Carlos Júnior disse que o Fluminense tem três títulos brasileiros? E ainda tenta remendar? Babaca.

    E para não disser que não elogio este time: realmente o novo uniforme é muito bonito.

    Como já disse antes: é bom avisarem-se ao Mário que se pode ganhar uma grana vendendo, mas se perde uma grana caindo pra segundona.

    SDs T

  18. Valeu acender a vela.
    Pênalti claro
    Vacilo do Zagueiro, problema deles.
    Mas não é suficiente, Inter joga muito melhor.
    Tem muito o que fazer e melhorar para este time pensar em algo a mais do que apenas não cair.
    ST

  19. 2o gol que toma do mesmo jeito: essa defesa não consegue cortar um as bola, o péssimo Lucas Claro não marca e gol dos caras.
    Contra o Grêmio foi igual.
    Lucas Claro, Egídio e Yuri! Vai ganhar de quem?

  20. Gol do Inter.
    Para o Flu não tem essa de lei do ex.
    Odair não ganha nada.
    Só dá Inter no maraca.
    Do jeito que está indo será 3 a 0 inter.
    Se Odair não cair hoje é Z4 na terceira rodada
    É muita incompetência.
    Show de horror.
    Que fase.
    ST

  21. 20 minutos de mais pavor.
    É inacreditável que alguém ache que este bando treina.
    Chega a ser assustador o quanto o time joga mal, quer dizer, não sabe jogar.
    A espera de um milagre. De novo.
    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *