A fórmula por linhas tortas

Bons ventos voltaram a soprar pelas bandas do tetracampeão brasileiro. Após a demissão de Oswaldo de Oliveira, torcida e elenco deram as mãos e abraçaram Marcão, numa tarde de futebol, galhardia e triunfo no Maracanã. Ao bater o Grêmio por 2 a 1, o Tricolor viu renascer a esperança de que, daqui para frente, como disse o competente Muriel (como é bom em chutes à queima-roupa!), tudo, enfim, pode mesmo ser diferente. Sobretudo se a diretoria aderir ao lobby dos atletas e das arquibancadas para a efetivação daquele que foi apontado, ao fim, como o herói da triunfante jornada – Marcão.

O técnico interino usou de inteligência ao dar a braçadeira de capitão para Ganso, festejado pela torcida quando teve seu nome anunciado nos telões – mais por ocasionar a situação que gerou a saída de OO do que propriamente por seu rendimento nos últimos jogos –, atribuindo-lhe uma responsabilidade a mais, para que eleve sua performance e faça melhorar, como ato contínuo, a produção de seus companheiros e do meio de campo, que teve a volta de Daniel, jogando ao lado de Allan e do próprio Ganso.

Marcão soube explorar também a essência e o desejo da equipe, deixando-lhes livres para jogarem como se sentem bem: ao estilo de Diniz, que fez sua estreia pelo São Paulo. A torcida rapidamente identificou – e comemorou – a súbita mudança de padrão ao ver o time valorizando a saída de bola, fazendo-a de maneira organizada, com aproximação dos laterais (a despeito da fase de Gilberto, que voltou a falhar no gol adversário), para as antigas triangulações, que ocasionaram situações de dificuldade ao Grêmio.

Foi com o apoio duplo de Yony González (depois de uma conversa olho no olho com Marcão voltou a lembrar Speedy) e do atacante João Pedro que o Fluminense chegou aos gols da vitória, com Nenê e Caio Henrique. Quando teve a vantagem, o time recuou suas linhas, numa diferenciação do que pedia Diniz (e talvez o que tivesse faltado para que sua passagem fosse, numericamente, bem-sucedida), e chamou o Grêmio para o seu campo, sufocando-o na marcação e saindo rápido quando recuperava a bola.

Que está agora com a diretoria. Marcão tem a preferência do grupo e da torcida. Registre-se que a saída de Diniz também não era uma unanimidade nas arquibancadas, tampouco entre os jogadores. A troca desastrada deu no que deu.

Talvez a hora fosse de escutar, já não há tempo para equívocos. Marcão pode até estar verde ainda para o cargo, mas, em momento pra lá de delicado, é de sua serenidade, liderança e carisma que o Flu precisa. Até mais do que um professor tático e estudioso.

Para ter clima e foco só na disputa, o Flu precisa de leveza, bons ventos e alto astral.

Bastando agora, para tanto, deixar exatamente tudo como está.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

255 thoughts on “A fórmula por linhas tortas

  1. Pois é! Graças a um cientista que fazia ‘experiências’, enquanto os outros times jogavam (bem ou mal) futebol, o Fluminense está em décimo sexto lugar, a apenas 3 pontos da ZR (a situação do Fluminense não é desesperadora, mas ainda é extremamente preocupante).
    Mas, vendo as notícias do Flu, parece que o time vem de 7 vitórias seguidas e está brigando pelo título. Jogadores se elogiando o tempo todo, dizendo que a situação é confortável… e fogos, confetes e serpentinas para todos os lados.
    O time tem que encarar esse jogo como decisão de Champions League e não como se já estivesse livre de qualquer perigo. O botinha vai vir soltando ‘fogo’ pelas narinas para manter o cargo do técnico Barraco, Borrasca, sei lá (já estão até chamando de Burrico).

  2. Gerson xerem é o exemplo maior das incompetentes gestões do flu. O dinheiro da venda sumiu, devemos milhões para o atravessador e ele jogando mais e melhor num rival.

    1. O dinheiro não sumiu, caro Junior nense. Significado de sumir: desaparecer do lugar onde se estava. Descobriremos quando se fizer uma investigação e prender o meliante. Resumindo: ainda não inventaram o teletransporte, meteram foi a mão mesmo. E pensar que o Fluminense foi fundado sobre a sólida plataforma da nobreza (predicado).

      Abraços.

  3. Ao invés do Conselho do Fluminense se empenhar em trocar o nome do CT, bem que poderiam ter o foco em criar uma comissão para se debruçar sobre o dinheiro que entrou nos cofres do Clube nas últimas gestões na medida que está aparecendo cada jabuticaba como dívidas para lobbystas nas vendas de jogadores, diversos empréstimos contraídos e as mais diversas penhoras que no fim das contas, é o pífio futebol que todos os anos tem frustado sua torcida e resulta no que estamos vendo.

    E exemplos que não faltam na medida que nem um mísero título do carioca o Fluminense não consegue levantar.

    Vamos aqui ficar culpando exclusivamente as arbitragens do RJ?

    1. Parece que existe um consenso, um acordo de canalhas, para que as contas não sejam apresentadas ao Torcedor Tricolor.

      Qual é o impedimento de se apresentar as contas das adm. passadas?

      Onde entra, onde se encaixa na gestão MB, a necessidade de esconder os ‘mal feitos’ de anos anteriores?

      Porque não listar as vendas, uma por uma, de todos os jogadores que sairam do Fluzão, e as compras(mal feitas) tambem?

    2. “Mário rechaça participação e nega cunho político em troca de nome do CT
      Não TIVEMOS a menor ingerência na mudança do nome do Centro de Treinamento”

      Ôh baixinho mentiroso, mais falso que nota de 3

      e ainda apela pro plural majestatico, proprio de reis, imperadores, Papas…

      quem essa figura tá achando que é?

    3. Não só arbitragens exclusivamente, não. Goleiros e zagueiros também, Washington?
      (04/10)
      mmimimimimimimimimimimimimimimimi

  4. O que mais me preocupa é que nas últimas partidas só ganhamos por sorte. O time está completamente desorganizado. Se for manha ou corpo mole desses caras merecem é uma surra de fio descascado, pq time pior que o nosso tem dps montes e estão bem mais tranqüilos. Até agora nada de contratação que preste… estão esperando o que?? cade as promessas cambada??? Cadê o dinheiro do Pedro????

  5. Caso tivéssemos uma diretoria que entendesse de futebol, não se estaria vivendo dilema nenhum.

    Bastaria acompanhar o trabalho realizado nos treinamentos e o que se apresentasse em campo.

    Aliás, antes disso, seria possível avaliar as condições do treinador através dos seus conceitos a respeito do futebol.

    Como não temos nada que chegue nem perto disso, vamos de Marcão enquanto o time for ganhando ou empatando (mesmo assim, dependendo muito do tipo de empate), o que nada mais é do que o velho e burro resultadismo.

    Aí, não há mesmo como escapar do dilema.

    Eu, pelo que o time apresentou no último jogo, colocaria minhas barbas de molho.

    Jogando daquele jeito contra a Carniça, correríamos um sério risco de levar uma sova histórica.

    Se jogarmos da mesma maneira contra o Botafogo e vencermos, continuaremos a empurrar o precipício mais pra frente.

    Até pegarmos um time razoável e organizado, que saiba explorar os espaços generosos que demos ao Grêmio.

    Ainda assim, admito que não é tarefa fácil administrar essa situação.

    No mercado nacional, só porcarias estão livres.

    E no internacional, embora haja alguns bons nomes, só restaria a um possível estrangeiro dois meses pra segurar o time na Série A, cativando os jogadores, sem outra alternativa possível.

    Porque, se não ficarmos na primeira divisão não haverá recursos para muita coisa, inclusive para pagar o salário em dólar que os estrangeiros costumam cobrar nos seus contatos com Brasil.

    Voltando ao início do texto e pensando melhor, nada nos resta além de um grande dilema.

    ST

    1. Seu raciocínio Cláudio apresenta sim seus riscos quanto a manter ou não o Marcão até o Fluminense sair de vez da ameaça de rebaixamento.

      Sabemos o quanto é difícil de se tocar o Fluminense com o planejamento deixado pela administração anterior e ainda a falta de percepção da atual no que se refere à gerir o futebol de forma mais “emotiva” do que profissional.

      E vamos ver se a atual gestão consegue falar a mesma linguagem fora de campo E não ficar dando cabeçadas como foi trazer o Osvaldo Oliveira.

      ST.

  6. O que mais me preocupa em relação a domingo é a situação do Botafogo.
    O time está há cinco jogos sem vencer.
    É uma enorme tentação para aqueles que gostam de fazer caridade no futebol.

    Fica a dúvida :
    Será que voltaremos a vestir o manto sagrado de ” As Carmelitas ” no domingo ?
    Será que nosso grupo vai resistir à tentação de ” fazer mais uma caridade ” ?

    A ver, turminha ! A ver !
    Mas, ….. que me preocupa muito, lá isso não há dúvidas.
    Se preocupa !
    Preocupa sim !

    1. Amaury, tem um programa de televisão que faz a seguinte pergunta: se fosse possível vc trocaria um titulo em um campeonato por uma eliminação em outro campeonato?

      Fazendo uma adaptação…se fosse possível (à essa altura do campeonato) e me oferecessem 10 pontos nos próximos 6 jogos, eu aceitaria… principalmente se as vitórias fossem contra botinha, Cruzeiro e framengo.
      Chegaríamos na rodada 28 com 32 pontos, precisando de mais uns 12 em 10 jogos.

      Esse tipo de jogo com o botinha mexe mais comigo do que se fosse contra Palmeiras ou Inter…

        1. Exatamente! Não é o ideal, mas seria ‘aceitável’…se conquistar menos pontos do q isso, a reta final será de fortes emoções.

    2. Olha só Amaury.

      O Fluminense ainda não venceu 2 seguidas no brasileiro e aí que mora o perigo.

      Com o problema do Botafogo que vem de uma sequência ruim o favorece a querer se recuperar em cima justamente do Fluminense.

      É o que tem acontecido com o Fluminense nos últimos tempos.

      Está mais do que na hora de se reverter isso enquanto o Fluminense não encara as outras equipes que estão acima na tabela.

      Que o Fluminense faça a sua parte e jogue o suficiente para se afastar do Z4.

      ST.

  7. Pelo jeito vamos de Marcão mesmo, o Fluminense reforçou a comissão técnica com o filho do Oswaldo de Oliveira e o acessor técnico do Cuca.
    Creio que o Marcão vai aprender muito com o filho do Oswaldo, kkkkkk.
    Brincadeirinha, vai que o cara não puxou ao pai.
    A melhor pérola do dia: “Pelo menos Marcão nunca foi rebaixado”, tô rindo até agora.
    Em minha opinião não tentaria Marcão como treinador, mas se realmente for efetivado, que se de muito bem e salve o Fluzão da série B.

    1. Muito estranha essa contratação de Osvaldinho, Flu/To.
      Tomei até um susto…pensei q fosse Onivaldinho. Aí seria demais, já q o pai não entende bulhufas de futebol. Putz!

      1. Não é o Onivaldinho, porque o ovo da serpente ainda não chocou.

        Na conta do Onivaldão e dos canalhas Peter/Pedro, seus musos,
        pode espetar mais essa continha aí.
        “Flu deve cerca de R$ 20 milhões a “super agente” do futebol brasileiro”

  8. Entre todos os citados, creio que o Marcão não fica devendo a ninguém.
    Pelo menos nunca foi rebaixado. E tampouco teve a pifia performance de 20%, 30%, anteriormente.
    E é aceito pelos jogadores, que – parece – tomaram o bridão nos dentes.

    Assim sendo, creio que caberia á diretoria do clube adotar uma estratégia simples e objetiva :

    ° Manter o Marcão no cargo enquanto ele estiver cumprindo a contento sua nova missão, qual seja, a de

    MANTER A MÍNIMA PERFORMANCE DE 50% DE PONTOS CONQUISTADOS VS DISPUTADOS, e
    ESTABELECER UM CLIMA DE ABSOLUTO PROFISSIONALISMO NO DEPTO. DE FUTEBOL.

    Isso deixaria tudo muito claro : enquanto os trabalhos resultarem no alcance e manutenção da missão dada à comissão técnica eles serão mantidos.

    Nota : a expressão ” enquanto estiver cumprindo ” é proposital, e representa um ‘gatilho’ para a contratação de outro técnico.

    Simples assim !
    Aliás, isso deveria ser feito com todos os técnicos contratados, tratando a missão como mínima performance admissivel e oferecendo prêmios extras para o alcance de resultados acima disso.

    Nestas contições, acho que deveriamos manter o Marcão e seus companheiros de comissão técnica.

  9. Pois éééééééééé!
    Tenho visto uns nomes ‘cavernosos’ entre os cotados para técnico do Fluzão. Só para que os amiguinhos tenham noção, eis novamente a lista de técnicos campeões de rebaixamento…
    entre eles Adilson Batista, contratado para alavancar o ceará 🙂 e o nosso querido Enderson (o ‘filho do fim’, como disse o ajurica)…
    Bom, pelo menos eles não tem retrospectos tão ruins como o professor Pardal que, em 10 clássicos, venceu 1, empatou 3 e perdeu 6, com excepcionais 20% de aproveitamento (dentro dos ‘padrões’ Diniz).
    https://globoesporte.globo.com/numerologos/noticia/rebaixado-pela-sexta-vez-adilson-batista-se-iguala-a-helio-dos-anjos-em-ingrata-lista-veja-o-ranking.ghtml

    Espero que alguns usuários de óculos róseos não fiquem zangadinhos… é apenas a realidade dos números, pessoal.

  10. Com todo respeito ao site netflu, é o que consumo, mas as notícias sempre desanimantes e desinteressantes são uma constante, culpa do momento que se estende.

  11. Marcao ou qualquer técnico meia boca será igual. Os jogadores tem que tomar vergonha, fazer menos cagadas e ter mais atenção. Vontade não falta mas um pouco mais tanto deles e da torcida pode ser dado para mais um ano se livrarmos da degola.

  12. Enderson Moreira foi demitido do Ceará, desses nomes que estão no mercado e que o Fluminense pode pagar é a melhor opção.
    Efetivar o Marcão é um erro, esperar o resultado do clássico contra o Botafogo para tomar uma atitude é pior ainda.
    Acorda M. B. tem de agir rápido.

    1. Eles estão demitindo o Enderson prá pegar o Lisca e vc sugere que o Fluminense pegue o Enderson.
      Não seria melhor pegar o Lisca então?
      O Enderson sempre começa bem e depois se perde. Foi assim no Bahia e foi assim, agora, no Ceará.
      A exceção foi o América MG.
      O Ceará está na mesma situação do Fluminense: desesperado, precisando de resultados.
      Não podemos errar desta vez.

      1. Enderson foi muito bem no Fluminense, o time apresentava um futebol bonito e de resultados, estando entre os 6 primeiros do Brasileiro (não lembro o ano), até o M.B. trazer o Ronaldinho Gaúcho, a partir daí o time desandou.
        O Ceará está na mesma situação do Fluminense, com uma folha salarial menor que a metade da do Fluminense.
        Eis a diferença.

  13. Um clube representado por um Conselho que – na presente situação – preocupa-se em cometer outro absurdo, qual seja o de ignorar a dedicação do Dr. Pedro Antonio, ao entregar-se de corpo e alma na realização do sonho de termos um CT, excluindo seu nome daquelas instalações.
    Não vem ao caso avaliar se caberia ou não o nome do Castilho.
    O absurdo antecedeu este ato. Retirar o nome dado anteriormente – Dr. Pedro Antonio – foi um insulto ao verdadeiro benemérito.
    Duas ‘porradas’, recebeu o dr. Pedro Antonio, por ter sido tão magnanimo com o clube :
    1) Foi demitido estupidamente presidente, na época.
    2) Agora tem o nome retirado do CT.

    Isso mostra claramente o nivel da ignorância reinante na ‘gestão’ daquele clube.
    Aquilo está mais para ‘ indigestão ‘.

    1. O AUTOR DA IDEIA,
      o grande paulo mozart

      Conselheiro autor da ideia, Paulo Mozart explicou a motivação para a iniciativa.

      “– Na realidade, aquele que torce pelo Fluminense sabe quem foi Carlos Castilho. Maior atleta do Fluminense. Bicampeão mundial seleção, campeão mundial de clubes em 1952. Merece toda a homenagem.”

      ?????

      será porque,
      que esse paulo mozart não se lembrou de homenagear outro grande jogador do Fluminense, tambem campeão Mundial, que jogou 551 vezes pelo Flu,
      e no seu enterro, 09.08.19, não tinha nem uma coroa de flores enviada em nome do Fluminense?

      Será que os conselheiros não conheciam o Altair?

      Podem procurar a digital do MB, que aí tem.

  14. no canal de filmes tnt e space tem passado jogos da liga dos campeoes, vale a pena conferir.
    e de dar inveja ver jogos disputados com intensidade, rapidez, tecnica e lealdade.
    o juiz apitou ninguem o contesta ou o cerca, “igualzinho” no brasil.
    hoje tem mais, o barça e o borussia estarao em campo, otima pedida para quem tiver de folga ou coçando o saco como o capixaba que se aposentou recentemente da empresa farmaceutica Johnson & Jonhson onde foi piloto de teste de supositorio por 40 anos.

    1. Caro Tim, as atitudes dos jogadores no Brasileirão estão chegando às raias do absurdo, da palhaçada.
      Os campos de futebol daqui estão virando verdadeiro circo, repleto de palhaços.
      ° Cercam o juiz até mesmo na marcação de laterais.
      ° Jogam-se ao chão como se estivessem morrendo, estripados, ao minimo contato da marcação.
      ° Não deixam o juiz em paz um minuto sequer, quando avaliando o lance pelo VAR.
      ° Jogam para a plateia por todo o tempo, com aquele dedo indicador mostrando o ‘não’ a
      qualquer marcação do juiz.

      Verdadeira palhaçada protagonizada por péssimos atores na arte de simular.
      Verdadeiro circo, agora com nova roupagem : o VAR.
      VAR este que se mostra, a cada dia, o verdadeiro STF do futebol brasileiro, na institucionalização do erro ou na modificação do resultado, do justo para o injusto.

  15. STT.

    No caso do Marcão, efetiva lo ou não, não é o caso. Gosto muito do estilo do técnico argentino Ariel Holan, eu o contrataria imediatamente, mas deixaria o interino comandando o time até o final do Campeonato Brasileiro. O Ariel ficaria como auxiliar técnico de luxo. Com o tempo restante do campeonato, precioso por sinal, ele conheceria o elenco, passaria as suas ideias ao grupo como uma adaptação ao seu estilo de jogo, que por sinal é bastante parecido com a do técnico Diniz. Assumiria o time na pré temporada já com algum conhecimento do elenco e de seus jogadores, mas como inteligência futebolística é raro na atual gestão, não acredito que isso aconteça.

    Saudações Tricolores.

      1. Caramba, há técnicos em vários países, mas nunca se soube que algum tenha feito milagres sem bom time. Vejamos se todos os clubes brasileiros que ganharam o nosso campeonato, Libertadores etc, foram dirigidos por estrangeiros.

        Se foram, ah, aí, é bom trazer um para o Flu urgentemente. Mas será que ele aceitará receber dez salários mínimos mais cesta básica, e um apartamento para morar no Morro do Alemão desses que o ILUDIDO tem para alugar?

        Digo isso porque há torcedores que não aceitam que o Flu pague mais de “cem memreis” a jogador nem a técnico nenhum, e sugerem que o Flu só os leve para lá se aceitarem jogar sob contrato de risco.
        Tá bom, não?
        (02/10)
        ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

        1. Caros,

          Washington Luiz – BSB, Claudio Souza, Ramires e Pedro do Rio, eu acredito na continuidade de um bom trabalho, acontece não só no futebol, mas em todas as áreas de trabalho. A passagem do Osvaldo de Oliveira, quando este quebrou a corrente do que estava sendo bem feito, apesar dos resultados negativos, ficaram claros que quando ele foi demitido, o Marcão entrou e retomou o elo da corrente anterior, obtivemos bons resultados. Acredito em uma vitória no domingo contra o Botafogo, o nosso time não é tão ruim como muitos pensam, os gols contra o Grêmio provaram isso. Apesar de termos jogado contra o time reserva, a qualidade deles, conforme eu disse, atesta a nossa, também. O interino, que é permanente, não afetaria as finanças do Clube, contratando ou não outro técnico, o interino continuará recebendo, por isso considero a ideia acima, viável e com extremo bom censo. PCA, é nítido a baixa qualidade dos nossos técnicos, tanto é que o líder atual do Brasileiro é comandado por um técnico europeu. Queira ou não, precisamos de oxigênio puro para melhorar a saúde do nosso futebol.

          Abraços Tricolores.

    1. Perfeito Juarez essa tem que ser a idéia da diretoria , até porque esses tecnicos argentinos ganham muito menos que brasileiros, da para ter esse luxo.
      Dirigente não quer isso , concordo com vc tambem não acredito, mais essa ideia podeira ser lida aqui e cobrada junto aos diretores.

    2. Eu acho que seria ótimo, Juarez, mas o problema é que não sabemos se vamos ou não permanecer na série A, o que faz toda diferença. Caindo, talvez não tenhamos dinheiro pra manter nem o técnico argentino na folha.

      ST

    3. Acredito Juarez que a maioria da torcida apoia essa idéia de um treinador estrangeiro vir agora e ir tomando pé da situação dos jogadores que terá para trabalhar no início de 2020.

      E será certo que ele fará suas indicações para o time a ser montado e fazer uma boa pré temporada.

      Ele ainda terá a oportunidade de aproveitar alguns nomes da base como o Marcelo e o Evanilson.

      ST.

  16. Sabemos que as finanças tricolores não andam bem (há muito tempo,diga-se de passagem) mas o Flu tem que arrumar uma maneira de renovar com o Caio Henrique. É o jogador mais regular deste limitado elenco. Está longe de ser craque mas nunca o vi andando em campo nem fugindo dos jogos. Quando o campeonato acabar, os times mais endinheirados virão com tudo para cima dele. Portanto, a hora de tentar segurá-lo é justamente agora. Mexa-se presidente MB !

  17. STT.

    Depois de dias sombrios consigo enxergar um pequeno e tênue resquício de luz, uma penumbra. Demitir o Diniz foi uma esplêndida burrice, nos custou a eliminação da Sula. Eu não entendo, é fácil cortar o mal pela raiz, quando o há. E quando não há? Eu assisti, muitos assistiram. Não houve dolo para o técnico, houve sim, para o time do Fluminense, para a Instituição. Quem poderia ser demitido seria quem demitiu. Por falta de conhecimento do esporte principal que o Clube no qual é vice-presidente geral o pratica. Era sabido pela torcida e de quem conhece futebol que o nosso maior problema foi a perda do Matheus Ferraz, desestabilizou a nossa defesa. O que deveriam ter feito? Contratado um zagueiro a altura do que foi lesionado, simples assim. Eu demitiria o Dr. e contrataria um ou dois zagueiros de razoável para bom arrumaria a nossa defesa, porque o meio campo e o ataque estavam bem, pena que a bola era teimosa em não abraçar as redes. Tínhamos o que nos faltava: um goleiro de responsa e um técnico inteligente. Vocês viram a nítida diferença entre o técnico que foi demitido para o que foi contratado? Não é verdade? Fiquei tão aborrecido que desisti por um momento em acompanhar o nosso amado Fluminense, detesto falta de tato e conhecimento com a realidade que nos cerca. Eu sou um tubarão no que tenho conhecimento, mas se eu entrar na área em que não sou o predador, viro uma sardinha. Tem pessoas que tem desvio mental ou … O Fluminense é tão grande, mas tão grande, que pessoas que se acham, ficam perdidas pelo caminho. Como dizia o saudoso Nelson Rodrigues: “O Fluminense nasceu com a vocação da eternidade…tudo pode passar…só o TRICOLOR não passará jamais.”

    Saudações Tricolores.

    1. Diniz:
      Carioca: 4º colocado, atrás do “poderoso” Bangu;
      Brasileiro: 15 jogos, 45 pontos disputados – 12 pontos, aproveitamento de 26,6% – conclusão: caminhada célere e firme para o rebaixamento;
      Clássicos contra times cariocas: 10 jogos, 30 pontos disputados – 6 derrotas, 3 empates, 1 vitória – 6 pontos, aproveitamento 20% – conclusão: ainda pior que no Brasileiro;
      E demitir Diniz foi uma esplêndida burrice? … Falta de tato e conhecimento com a realidade que nos cerca?
      Ué??? …. Inteligente é ver o Fluminense rebaixado????

      1. Eu não quero entrar no reino das conjecturas com o “se”. Não foram os números matemáticos que tiraram o Fluminense do eminente rebaixamento em 2009, foi o suor, a dedicação e a determinação dentro de campo que nos salvaram. Você diz com absoluta certeza que seríamos rebaixados com o Diniz, apesar da matemática ser precisa, fazer previsões a usando pode ser falha, porque não conta com o principal fator dentro da equação: o humano. Eu estou usando o fator humano para afirmar o que disse acima. O homem é muito mais complexo que a matemática, afinal, nós a criamos.

        Abraços.

    2. Prezado.
      Você verá um elefante nadar, um macaco ir para o espaço em um foguete, um cachorro achar cocaína em um monte de diferentes malas, são fatos que o homem pode provar.
      Mas nunca, em momento algum, essa sociedade – brasileira -, produzirá pessoas que pensem e ajam em prol do bem comum.
      Futebol é simples e fácil de executar, algumas pessoas – incompetentes ou canalhas em sua maioria -, ao se apoderarem do poder, ainda que efemero, nessas oportunidades se revelam. O retrato é o que se vê.
      O resultado ainda está por vir.
      Um comentarista disse na tv, que um clube de futebol não pode ser gerido como uma empresa.
      Não é por acaso, que o FFC está parecendo uma casa sem pai nem mãe.
      Mas há quem ache normal.

  18. Caros,

    Uma observação para se levar em consideração antes de ilações de ordem política: Segundo o GloboEsporte, o conselho que votou pela troca do nome do CT ainda é o mesmo conselho eleito na gestão de Abad. O Conselho eleito junto com Bittencourt ainda não tomou posse.

    SDs T

    1. Sugiro então que a anulação da troca do nome do CT atualmente votada seja o primeiro ato do novo Conselho.
      O que fizeram com o Dr. Pedro Antonio é de uma estupidez que não tem mais tamanho.
      Além do que – se não me falha a memória – o nome do PA foi escolhido pela maioria dos votantes em enquete feita pela imprensa na ocasião.
      Em suma, ignoraram a magnanimidade e dedicação do Dr. Pedro Antonio e – não bastasse isso – ignoraram também a opinião da massa tricolor.
      Mas, …… ignorar é coisa própria de ….. ignorantes, não é verdade Carlos ?

      1. Amaury, não estou afirmando, mas parece que o nome do Castilho foi o mais votado naquela enquete para batizar o CT. Não foi assim? Eu tenho a impressão que houve algo por esse lado.
        Se você lembra disso, dá uma esclarecida nesse no caso. E quem souber fale como foi. .
        (02/10)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>

        1. Boa informação, Carlos. Obrigado !
          Questiono apenas sua frase de encerramento.
          Então v. acha que o PA quer palanque ?
          Depois de ter feito o que fez, gratuita e magnanimamente pelo clube ?
          É por isso que na gestão do Flu só há aproveitadores.
          Fazer pelo clube para que ?
          Para receber estes diagnosticos de sua torcida como prova de reconhecimento ?
          É pena, mas é verdade !
          Ah, e ninguém aqui neste blog merece ser rotulado de ‘burro’.
          Nem mesmo você !

      2. Aqui um dado para você não ignorar (que é coisa também de quem está desinformado e não só de ignorantes no mesmo sentido de burros): A homenagem foi uma decisão exclusiva e autocrática de Peter, o minúsculo notável, e não decisão do conselho como eu creio deveria ter sido desde o seu início. A torcida do Fluminense que pode ter gente ignorante mas que não é necessariamente burra tinha escolhido o Castilho em 2017.

        http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2016/07/ct-carlos-jose-castilho-em-enquete-torcida-do-flu-homenageia-o-ex-goleiro.html)

        SDs T

  19. Está diretoria está caminhando no mesmo rumo das anteriores no quesito incompetência.
    Como o Caio Henrique declarou, é necessário celeridade na escolha do novo comandante.
    Creio que estão esperando o jogo contra o Botafogo, dependendo do resultado o Marcão é efetivado ou só depois disso vão tentar fechar com outro, em caso de derrota.
    Acho uma temeridade está indecisão.

  20. Pois é.
    Esse tipo de torcedor que tem muitos fãs no seio da galera, esse que gosta de ameaçar jogadores, que diz que dá porrada, foi pra cima do JP, segundo está dito em alguns sites, num momento em que ele ia entrar num restaurante com a namorada, e os pais dele.
    É só lembrar que foi esse tipo de fdp que fez o Scarpa tomar a decisão de abandonar o Flu, e acabou sendo chamado de todos os nomes ruins possíveis, quando não foi o único culpado. .
    Mas seria melhor se fizessem isso com o Ganso, ele que já anda meio esquentadinho, e poderia até dar para ver se ele é de briga mesmo, e fazê-lo suar mais do que consegue jogando no Flu. .
    (01/09)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>…

  21. E os “jênios” que compõem o Conselho Deliberativo do Fluminense, em mais uma de suas estupendas ações, que só engrandecem o clube, ação essa que é difícil pra caramba de se pensar, formatar e executar, ação essa que só brota de mentes brilhantes e extremamente voltadas para um bem comum, conseguiram trocar o nome do CT Pedro Antônio.
    Fico pensando: O clube se arrastando pelo chão, nocauteado por dívidas enormes, dívidas feitas e aprovadas com o aval desses “jênios”, e esse mesmos “jênios’, conseguem vomitar tamanha baboseira, tamanho desrespeito ao verdadeiro “herói” tricolor, que empunhando a bandeira da modernidade, conseguiu, praticamente sozinho, erguer, o que é hoje, apesar de incompleto, o maior orgulho tricolor das últimas décadas. Homenagear o Castilho, merecedor que é, não é necessário extirpar de alguém essa homenagem.
    Senhores conselheiros, vocês deveriam trabalhar na construção de um estádio, e aí, colocar o nome do grande goleiro.
    Desafio senhores conselheiros, mãos à obra.
    Mas duvido, dali não sairá nada que preste ao Fluminense. O que eles estão interessados mesmos, é angariar para si, algum prestígio ou algum proveito.
    Sonho com um Fluminense grande, mas a cada dia, grande mesmo é a decepção com essa cambada que o dirige.

    1. “Um clube de futebol é formado pelo seu TIME, sua TORCIDA, e por torcedores abnegados que trabalham sem esperar recompensas.

      Na história do FLUMINENSE só sou mais um dos abnegados, de outro lado existem aqueles que só fazem política em busca de privilégios e prestígio, sem nenhum merecimento. A decisão, sobre o nome do CT foi da política do clube e todos nós sabemos do mal que a política tem feito ao futebol do FLUMINENSE.

      Sem mais comentários, ST “ Pedro Antonio

      Na HISTORIA grandiosa do Fluminense,
      o Pedro Antonio é realmente um dos abnegados, com certeza absoluta.

      Dentre varios grandes Tricolores, vai a lista de alguns QUE BOTARAM A MÃO NA MASSA E NO BOLSO

      LARANJEIRAS – Estádio Manoel Schwartz

      “Em 1905, Eduardo Guinle construiu, por sua conta, a primeira arquibancada em campos de futebol do Rio de Janeiro.
      Neste mesmo ano, mediante empréstimo feito entre os SÓCIOS, foi demolida a primeira sede e construída a segunda.”
      “Ainda em 1915, o presidente Cunha Freire construiu arquibancada privativa para os sócios e suas famílias. O plano de expansão foi completado com a construção de um novo rink, aquisição de mobiliários, instalação elétrica, aumento das arquibancadas e construção das gerais.”
      Em 1918, começam as reformas que vão dar origem à quarta sede do Fluminense. As obras terminam em 1920, sob presidência de Arnaldo Guinle, que contratou o arquiteto catalão Hipolyto Pujol para projetar as dependências. Com vitrais belgas e lustre de cristal, o Salão Nobre se tornou palco de muitos shows, bailes, desfiles, óperas e balé”

      CT de XERÉM Silvio Kelly dos Santos

      A ideia de ter um Centro de Treinamento que pudesse abrigar o futebol surgiu durante o mandato do presidente Sylvio Kelly dos Santos, na tentativa de preservar o Estádio das Laranjeiras, primeiro estádio de cimento construído no Brasil, isso em 1919.

      Kelly enviou então uma carta ao Presidente General Figueiredo(Tricolor) relembrando os serviços prestados pelo Fluminense ao desporto brasileiro e solicitando a cessão do terreno que, cinco meses mais tarde, passava a ser de posse do clube.

      O primeiro campo de futebol de Xerém levou a assinatura de um dos mais famosos paisagistas do mundo, o brasileiro Roberto Burle Marx.

      Mais tarde o arquiteto Maurício Prochnik, que projetou o acesso ao Corcovado, trabalhou no projeto embrionário para a construção do CT, custeado por alguns tricolores ilustres, arregimentados por João Havelange. Além da ajuda de outras personalidades que seguiram, sempre atendendo ao pedido de Havelange.

      Esses são alguns dos grandes Tricolores abnegados, que trabalharam em prol da grandeza do glorioso Fluminense Football Club, fora do campo

      e já passou da hora de começar a homenagear aqueles Tricolores que fizeram a grandeza do Fluzão, dentro do campo,
      entre outros, o grande Carlos Castilho, que pela historia de amor e dedicação ao Tricolor, merece o nome em um grande Estadio de Futebol,
      com suas galerias repletas de historia e homenagens a todos os outros grandes jogadores do Fluminense, nada menos que isso.

      Eu, particularmente, torço por um cara como o Pedro Antonio, junto de outros grandes Tricolores(JG é um deles), abraçarem um projeto de um grande Estadio, construido por uma dessas grandes empresas que estão chegando, e precisam de uma historia como a do Fluminense no futebol brasileiro, pra ‘batizar’ essa arena.

      E vamos combinar, a historia do Fluminense no futebol brasileiro É UNICA!

      P.S.
      parece brincadeira, mas já teve grupo politico querendo ‘reduzir’ o Tricolor a um Fulham, PQP!!!

      1. Resumo da ópera: última obra de infraestrutura necessária para o Fluminense 1981. Não fosse o CT de profissionais, quase 40 anos de nada. E a torcidinha marca bufa, nas redes sociais praticando psicologia infantil.

        1. O CT dos profissionais quem fez foi o PA.

          E o Mundin, um torcedor marca bufa
          vai se destacando como um cara que torce por diretorias e torce contra a Torcida Tricolor.

  22. Caros,

    Sobre a mudança do nome do CT:

    Pedro Antonio está errado quando diz que um clube de futebol é só formado por seu time, por sua torcida, e pelos “torcedores abnegados” Ele esqueceu que um clube é também e principalmente formado pela sua história. E na história do Fluminense o nome do Castilho aparece como um gigante.

    Pedro Antônio se dedicou e emprestou dinheiro (acho que já recebeu de volta a quantia) para a construção do CT, mas duvido muito que desse o dedo mindinho pelo Fluminense. Castilho já morreu e nunca nos decepcionou, Pedro Antonio que está envolvido na mesma política que denuncia, ainda tem um trajetória a seguir nesta mesma política. Por esta incerteza, nunca fui a favor de homenagear os vivos, pois até mesmo os mortos, como o Havelange, podem nos decepcionar.

    SDS T

    1. P.A. é um investidor. Construiu o CT. OK. O Fluminense paga e o assunto está encerrado.
      E cá para nós, a nota dele é escancaradamente política ao falar de merecimento, típico de quem busca privilégios e prestígio, tudo igual à turma que acusa os outros daquilo que, na verdade, é.
      De muito já lancei aqui que a situação é idêntica a de um banco oferecer empréstimo a alguém para a construção de um prédio e ao final o banco querer exigir que o edifício tenha seu nome.

    2. Carlos, ninguém está errado quando emite uma opinião puramente subjetiva. As pessoas tem todo o direito de opinar, dizer o que pensa sobre qualquer assunto, sem que outras, venham a contestá-lo. A você cabe tão somente o direito de não concordar, mas também a obrigação de respeitar, bem como a dignidade de nunca julgar.

      1. Meu caro, opiniões podem estar certas ou erradas, tudo depende no frigir dos ovos da arbitragem dos fatos. Disso os gregos já sabiam e nos ensinaram a mais de três mil anos: é a tal diferença entre a Doxa e a Episteme. A obrigação de respeitar se restringe ao tratamento respeitoso à pessoa, não à sua opinião, que pode no debate sempre ser questionada ( se não para que debater?). E aí meu caro, não há mesmo um debate profícuo em que não se crie um juízo a respeito do assunto debatido. ST

  23. Embora os resultados dos nossos ‘adversários diretos’ tenham sido quase todos bons (mais uma vez), a derrota do foguim foi péssima. O técnico Barraca, Barroco, sei lá… deve estar esfregando as mãos e aliviado com o próximo adversário. Depois de 3 derrotas e 1 empate, vai enfrentar o maior ‘levanta defunto’ da história do futebol… eu assisto alguns momentos de jogos do Avaí e CSA, e fico me perguntando como o Fluminense conseguiu perder para esses times horrorosos (e sem fazer gols). Avaí e CSA (e até o próprio Goiás), já estavam fazendo planos para disputar a série B ano que vem, em crise, torcidas desanimadas, etc… foi só pegar o Flu, ‘ressuscitaram’ e passaram a também ter esperança em não cair, sendo que o Goiás já está pensando em sula ou até Liberta.

    O momento do botinha é péssimo, vem em queda livre. Ontem não jogaram nada …
    aí é que mora o perigo…

    1. Amiguinho, essa resposta é muiiito fácil! Perdemos para Avaí, CSA, Goiás 2x, e outros mais, pq o nosso ataque é cardíaco! O nosso centroavante, lembra o ano bissexto, Ops! Ato falho… usurpação de competência! Peço perdão! Mas, bem que o interstício do JP, fundamento fazer gol, poderia ser de 5 jogos. Contra o Goiás, perdemos até pênalti, Nando. Já, pensou o mulambo Gabigol achando essa moleza? já, tava com 30 gols, né não?
      Ah, e o Caio Henrique hein! que sortudo! Forte abraço.

      1. O negócio também é o seguinte, Oni. .

        Eu vejo esses times que alguns consideram piores que o Flu, até no aspecto status, embora eles tenham estádios que nós não tenhamos, e noto todos eles jogando abertos contra todos os adversários, não os vejo fazerem aquelas retrancas miseráveis que fizeram contra o Flu, como Goiás, CSA, Avaí fizeram, ficando 89 minutos dentro da área, e, em quase todos esses jogos, houve um goleiro pegando tudo, e tendo havido um garfinho ainda, de leve, neles todos também.

        Avaí e CSA tomaram goleadas no mesmo dia, se não me engano, e todos jogaram abertos lá atrás, parecendo até “coisa feita”.
        E vi, também, times “mais cascudos” fechando-se ferozmente diante do Flu, nesse primeiro turno quando o Diniz ainda estava lá, e perdemos deles todos por diferença de um gol, exceto contra o AP, quando o time foi todo esborrachado e teve uma expulsão meio mandrake ainda.

        Mas, cara, o que pensar de um torcedor fiel que vive sofrendo por antecipação diante de qualquer time que o Flu vá encarar?
        De zero a dez, que nota merece?
        (01/10)
        xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx . . .

        1. Nota três, PCA, isso, pq a nossa filosofia é educar! Torcedor marca bufa! Primeiro agente educa… Educação, educação, educubranco, educupreto, educumameluco, educuindio. rsrs

          1. É realmente emocionante o relacionamento de vcs… difícil ver parceiros que se entendem tão bem. Agora estão dando notas, lembrando Jorge Perlingeiro e as escolas de samba… Alegorias e adereços (galera dos óculos rosados)… nota ZERO. Mestre Sala e Porta Bandeira (vcs dois)… nota ZEROOOOOOOO.

            Agora me respondam que nota merecem torcedores que assistem aos jogos com óculos róseos, acham tudo lindo, florido e maravilhoso, que todos os jogadores são espetaculares e não podem ser criticados e que tanto faz perder, ganhar ou empatar? respondam, Alic.., digo amiguinhos…

    2. É Nando os 2 próximos adversários estão tbm em crise e tendo o Flu levanta defunto (Carmelita como diz o Amaury) pela frente, já devem estar respirando mais aliviados na certeza de 3 pontos garantidos contra a gente. É froid!

      ST

      1. Pois é, Jota! Já tem gente considerando o Cruzeiro rebaixado, não sabendo eles do ‘poder’ que o Fluminense tem de recuperar times destroçados. Esses jogos são os mais irritantes, pois os jogadores do Flu entram como lesmas e perdem quase sempre.
        Vamos ver se dessa vez mudam o comportamento… tá na hora de ganhar um clássico.

  24. -obrigado juiz por nao ter usado o var contra nos como aconteceu em outras oportunidades
    -obrigado sorte por aquele gol no inicio do primeiro tempo e inicio do segundo que fizeram a diferença
    -obrigado liberta, obrigado renato pela escalaçao do time reserva do gremio se fosse o titular nao sei o que aconteceria conosco
    -obrigado muriel que nos salvou novamente.
    -obrigado yoni que resolveu se dedicar mais em campo, e obrigaçao mas no flu e favor.
    o time reserva do gremio jogando no maraca nos amassou completamente depois de fazermos o primeiro gol , jogamos como time pequeno, jogo de ataque contra defesa , depois fizemos o segundo gol que nos deu calma e controlamos o jogo ate o gilberto SEMPRE ELE entregar o ouro novamente entao repetiu-se o drama novamente de passarmos sufoco ate o final.
    depois de tudo que aconteceu ganso foi “promovido” a capitao pqp so mesmo no flu-varzea, esta atitude mostra que a Instituiçao esta submissa a esse insubordinado que se acha acima do bem e do mal.
    nao voltarei mais ao maraca enquanto o escroto do gilberto continuar titular no time, o cara e um pereba absoluto e de tempos em tempos nos sabota.
    marcao adotou estilo diniz com direito a toquinhos irritantes para os lados, sustos na saida de bola e lentidao no ataque mesclado com chutoes a esmo e marcaçao da intermediaria para tras chamando o adversario para nos amassar em nosso proprio campo, bela tatitica.
    contra o foguinho que nos saneou ontem ao perder pro fortaleza e outro jogo crucial contra um adversario direto pela luta contra a segunda divisao.
    eu nao me iludo mais com gilberto , com quem mantem este horror no time e com o capixaba que o apoia profundamente ate o talo.

    1. kkkkkkkkkkkk Oni e o capixaba estão em polvorosa só pq duas bolas entraram. Na verdade, foi o que vc quis dizer…valeu pelos 3 pontos, mas o time não fez essa partida que muitos estão dizendo.

    2. Muito bem colocado.
      Ganso merecia um gancho.
      Gilberto tem que ser barrado.
      Enquanto a sorte estiver do nosso lado ok, quando não estiver……
      Estilo Diniz de toquinhos para trás é retrógrado, ineficiente e arriscado.
      Muriel que o diga..
      ST

  25. Assisti ontem uma parte do programa Bem Amigos e pelo que entendi nas declarações do Juninho Paulista, que hoje faz parte da CBF, os clubes não são obrigados a fornecer jogadores a Seleção Olímpica ou Pre-olimpica.
    Então, se entendi certo, o Fluminense tem sim de brigar por este direito nos casos Alan e Caio Henrique.

    1. É só ver isto, FLUTO.

      “Jogadores só podem atuar com carteira de trabalho assinada.
      https://esportes.estadao.com.br › noticias › futebol,jogadores-so-podem-atu…
      21 de jan de 2018 – CBF obriga clubes a apresentar registro profissional antes de inscrever atleta. … Jogadores só podem atuar com carteira de trabalho assinada pelos clubes … passa a ser obrigatório em fevereiro para os clubes que querem inscrever … “Jogador de futebol é um trabalhador como qualquer outro”..

      Eu sei disso há tempos, mas peguei só esta parte inicial do que é dito sobre o assunto.
      O que fica claro é que jogador, técnico e outros dessa área são trabalhadores comuns, e, portanto, pelas leis brasileiras, os dirigentes podem peitar quando seus trabalhadores forem obrigados a abandonar a empresa para ir participar de festividades de algum órgão qualquer de caráter mundial, como Fifa e Comité Olímpico.
      E, pelo teor desse preâmbulo aí, a CBF tem que se aliar aos clubes, e não trabalhar para prejudica-los como tem feito.

      Eu digo que jogador e técnico, vendo um absurdo contra o seu lado dentro de campo, podem peitar árbitros, e exigir que eles vejam que estão errados, e, se for expulso e enquadrado pela justiça desportiva, pode abrir guerra contra abusos contra si na justiça comum, pois eles são trabalhadores como qualquer outro, e trabalhador nenhum pode ser impedido de exercer a sua profissão por desavenças com fiscais, chefes, colegas, ou o dono do negócio. Só em caso de crime devidamente qualificado com tal.

      Jogadores estão muito encagaçados diante da prepotência desses árbitros fdps que os tratam como serviçais deles, e esses atletas ainda saem com um risinho besta.
      (01/10)
      xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      1. Lamento lhe informar mas isso nada tem a ver com o regime da C.L.T.
        O que ocorre é que quem comanda o futebol é a FIFA e esta não concorda com o futebol sendo um esporte olímpico e portanto não obriga os Clubes a fornecer jogadores para seleções olímpicas.

        1. Ora, eu citei Fifa e Comitê Olímpico cada um pelo seu lado, pela sua competência.
          E o que quis dizer é que jogadores têm a ver com leis que regem os direitos e deveres do trabalhador comum, sim, e se são empregados de uma empresa ela pode exigir que nenhum deles vá passear por aí desfalcando sua equipe de trabalho, e ninguém pode puni-la por isso.

          Depois, essa Fifa é uma entidade que só tem poder de criar as regras do jogo de futebol, e tem criado algumas estúpidas, mas não tem poder de interferir no direito civil de ninguém e muita gente não sabe disso.
          Meu pensamento foi este apenas e você não o entendeu.
          (01/10)
          >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

          1. Rapaz.
            Existe uma coisa chamada “data FIFA” e acabou.
            Clube nenhum consegue tirar um jogador convocado, a não ser com a conveniência da CBF, se a mesma bater o pé, acabou e ponto final.

  26. Uma rodada que pode até ter sido boa para o Fluminense na medida que alguns dos adversários direto perderam seus jogos.

    O que o Fluminense está precisando nesse momento é engatar uma sequência de vitórias e assim poder respirar na tabela, pois qualquer fácil, volta para o Z4 imediatamente.

    Já tem equipes que estão começando a engatar uma sequência de vitórias que é o caso do Goiás.

    O Fluminense não pode se dar ao luxo de ceder seus jogadores para a CBF e a federação portuguesa, porque nesse momento o Marcão deva fazer uso da escalação que ganhou o jogo contra o Grêmio.

    Claro que nessa partida o time apresentou suas dificuldades sendo até pressionado pela equipe reserva do Grêmio. Será assim em outras partidas. O papel da torcida vai ser importante para estar do lado da equipe cobrando por resultados dentro do estádio. Eu entendo assim nesse momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *