Sobre números, desafios e projeções

Ao fim do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, campeão, acumulou 70 pontos, o mesmo número do Fluminense na temporada de 2022, quando terminou em terceiro.

Nesta, em que priorizou a Libertadores em vários momentos da competição, era natural que o Tricolor baixasse um pouco seu aproveitamento, somando 14 pontos a menos que no ano passado.

Assim, repetiu a mesma colocação de 2021, quando também terminou em sétimo, posição que, naquele ano, lhe assegurou uma vaga na segunda fase da principal competição da Conmebol.

Em 2023, o sétimo lugar não lhe daria a possibilidade de sonhar com a Glória Eterna, mas foi justamente a conquista do passaporte para a eternidade que garantiu o Flu pelo quarto ano seguido na Libertadores (a décima vez, no total) e o direito de defender o seu título, conquistado com luz, garra e heroísmo em duelos pesados pelo continente.

Pela última rodada do Brasileirão, dois erros defensivos de Nino no primeiro tempo (o capitão tem crédito de sobra) determinaram a virada do Grêmio no final, que, somados a um pênalti discutível de Guga no segundo, tiraram a invencibilidade do Fluminense no Maracanã contra times de fora do Rio, que já perdurava havia mais de um ano.

Mas, como quase a totalidade das partidas envolvendo os comandados de Diniz, foi uma partida com muitas alternativas e agradável aos quase 50 mil tricolores (uma pintura o gol do JK) que foram se despedir do elenco antes do embarque para a disputa do Mundial, na próxima terça-feira.

Depois de três voltas olímpicas na temporada, todas no Maracanã, o Fluminense vai à Arábia em busca de uma cereja que sabe ser difícil de ser alcançada.

Mas ela está lá, alguém vai ter que pegá-la. E o Tricolor, campeão da América que é, não parece disposto a entregar nada antes da hora.

É futebol, afinal.

***

Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

123 thoughts on “Sobre números, desafios e projeções

  1. Que tara é essa q o presidente Mário lacrador tem por jogadores veteranos? Se o ex-monstro vier, só a defesa, caso seja formada por SX, FM, ex-monstro e Marcelo, vai somar incríveis 147 anos, com média de quase 37…isso sem contar o goleiro Fábio. Sem contar q provavelmente irão sair dois jovens… André e Nino.
    O professor Fernando não bota medalhões na reserva…o meio vai ter Gansoneca e Renato Augusto?
    Tão pensando q a sorte irá sorrir 2 vezes, vai ter um Enner Valência de novo ano q vem? 🤔

    1. Caramba, Nando!

      Ter sorte e/ou azar faz parte do jogo. (De quaisquer jogo)
      Vc só lembra dos gols q o Enner Valência perdeu. E os gols que Cano/JK/Árias/ Diogo Barbosa/Keno perderam não foi sorte dos adversários?

      Nando, todos os participantes do blog, sabem q vc ainda não digeriu bem a conquista eterna do Fluminense. Aí, vc, pateticamente tenta desmerecer a maior conquista do Fluzão.

      Se quiser ficar de mal, já sabe: terá q fazer função dupla!
      Em tempo: o Fluminense para conquistar a libertadores jogou vários jogos. Inclusive, com o Internacional de Enner Valência, jogou duas vezes, empate no Maracanã (jogou com 10 e o gol do Inter foi irregular) no segundo, vencemos de virada 2 a 1.

      Aceita ou atura!

      1. “E os gols que Cano/JK/Árias/ Diogo Barbosa/Keno perderam”
        Sinceramente, Mundin…

        Nenhum desses Tricolores perdeu gols, as vezes a bola não entrou,
        azar da bola, que não saiu na foto, não foi beijada, e não virou barriga de aluguel

        “E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos.”
        Nelson Rodrigues.

      2. Kkkkkkkkk eu não digeri?
        Cara, eu já falei aqui q não consegui nem assistir os últimos 10, 13 minutos da prorrogação pq achei q o time estava muito recuado.
        E quanto ao título, foi um dos mais merecidos da história, passando por 5 campeões, mas vc não reconhecer q o Inter foi superior nos 2 jogos e estávamos ‘bafejados’ pela sorte é bobagem, fanatismo.
        O Cano teve umas 4 chances e fez 3 gols, o Valência teve 5, 4 q até minha avó faria, e não fez nenhum (isso nos dois jogos). Falo isso sempre pros amigos framenguistas e eles ficam p*tos e começam o xingar o cara …’se aquele fdp faz pelo menos um gol …’ 😄😄😄

  2. “São Paulo recebe proposta de quase R$ 100 milhões do Zenit por Beraldo”

    Beraldo é zagueiro, igual o nosso, indo pra Russia, que paga menos, uai…
    Explica aí Mundin

    1. Essa é fácil, Gui. O cara q colocou o preço no Beraldo, deve ser o mesmo que colocou preço no JP (100 milhões de Euros); Luiz Henrique (+ de 100 milhões de Euros) ; MP (100 milhões de Euros) – o cara tem uma cisma com o número 100 né não?

      Explica aí, Gui. Pq JP depois de 4 anos na Europa, foi vendido e o valor não chegou nem perto de 100? – LH, vai fazer 3 anos na Europa e continua no Betis? – já o MP, foi para a Europa de 0800 foi emprestado para times da 2a divisão, não foi feliz, e, voltou para o Brasil, reserva do São Paulo e agora, se recupera de lesão!!

      1. ‘O cara q colocou o preço no Beraldo, deve ser o mesmo’ ???

        Não sei, eu não conheço esse cara, deve ser um russo, pode ser até o Putin

  3. Que coisa ridícula! O cara disputa sete títulos no ano, pega madeirada em todos e “lidera” disparado o tal ranking. O Fluminense é bicampeão estadual, campeão da Libertadores e perde uma posição … putz! Ainda bem que essa obscena massa intestinal foi gerada e parida na CBF, de onde só tem e só se espera isso mesmo.

    1. Uma delícia rever. Para mim esse time, de 1983 a 1985, foi muito superior àquele apelidado pela imprensa de máquina tricolor. E o Assis era phooodddaaa!

  4. Se nos bastidores tem Clubes que conseguem ser beneficiados nos sorteios de competições, o Fluminense tem o karma de ter no apito o Rafael Claus em seus jogos.

    Não bastasse a COMENBOL aplicando o sarrafo no Fluminense com a imposição de multas.

    1. Quando li que o Rafael Claus seria o árbitro do jogo contra o Grêmio, pensei logo em uma derrota injusta, já que o Fluminense ficou com os louros da vitória de Campeão da Libertadores. E foi o que aconteceu. Ainda pode fechar o ano com chave de ouro sendo Campeão Mundial. Sem o Claus, é claro!

      Abraços.

  5. Fora Renato Augusto!
    Fora ex-monstro da esposa chata!
    Fora lelé!
    Fora Gansoneca!
    Fora Daniel Zinho!
    Presidente Mário lacrador, nunca te critiquei, mas tá na hora do Fluminense ganhar a tal da tríplice coroa em 2024. Nosso patamá subiu e é uma vergonha ainda não termos essa conquista.
    Chega de contratar veteranos p*rra.

    1. Caro Nando, permita-me discordar em algo: Renato Augusto, inteiro, é um baita meia, um baita jogador.
      A questão é: ele está (ou pode ficar) inteiro ?

  6. Sinceramente.

    Pelo elenco que tem, não vi justiça no Palmeiras ter ganhado o brasileiro pelo estilo de jogo.

    Já o Fluminense foi um dos melhores mandantes, mas pecou nos jogos fora de casa.

    Caso o Fluminense fosse mais bem servido de bons reservas, um título nacional era possível ter levado além da Libertadores.

    1. Washington por mais que o Fluminense tenha priorizado a conquista da Libertadores (acho correto) 14 derrotas no Brasileirão é muita coisa e esse ano serviu para ter o parâmetro de usar planejamento para definição do time que jogará algumas partidas do Brasileirão em 2024 , pois se pontuar e ficar em um patamar de 10 a 11 derrotas brigará sempre lá em cima e acontecendo um novo Botafogo temos que sempre estar atentos .
      Saudações

  7. Ontem o fluminense ligou o f………….. isso ficou claro durante o jogo , o Flu não competiu e quando teve um ar de competitividade mereceu o empate , agora o que é esse Soares cracaço e John Kennedy esse muleque será um dois maiores centro avantes do mundo se tiver cabeça no lugar e esse Clauss há muito tempo deixou de erros de juiz VAGABUNDO .
    Mundial para o Fluminense vai lá e joga leve a obrigação é de times milionários como Árabes e principalmente o City .
    Saudações

    1. Mas o segundo pênalti deles foi de um “juiz vagabundo”, caro Ramires! Não foi falta do Guga dentro da área, o cara nitidamente se jogou como uma melancia que não cai de lugar nenhum, a não ser que você a levante e a derrube. O árbitro tirou a invencibilidade do Fluminense no Maracanã e endeusou o Soares, segundo a imprensa, considero Cano melhor. Esse árbitro sempre prejudicou o Fluminense em todas as partidas em que atua nos nossos jogos. Não foi ao VAR rever o lance. Árbitro Vagabundo!

      Abraços.

      1. Não foi pênalti para eles mesmo. Foi o juiz quem marcou as penalidades e acho que consulta ao VAR somente pode ser feita quando a falta passa desapercebida ou que ele não apita na hora por segurança. Quando o juiz apita , na hora ele interrompe o desenrolar da jogada e nem faz sentido ele ser chamado para anular a marcação. O que ele faria? Pediria desculpas por interromper erradamente a sequência e daria bola ao chão sendo que ele mesmo se virou para outro lado sem ver o que aconteceu e focou no apontamento do pênalti? Posso estar errado , mas acho que não pode.

  8. Pois é! Confesso que não vi o jogo na íntegra, mas pelos comentários foi mais uma atuação medíocre de um dos jogadores mais super valorizados do futebol brasileiro. Aquele q tem o chute de uma criança de 10 anos, não faz gol e nem faz aquilo que mais se espera dele …dar ‘assistências’. Para os que acham o Keno fraco, foram dele as duas assistências q proporcionaram o título da libertadores ao Flu. Se fosse o meia de criação q se arrasta em campo q fizesse isso, seria chamado de gênio, craque, fora de série, etc…
    Enquanto isso, a zoeira continua…se é verdade que rir prolonga a vida, o botinha me deu mais uns 10 anos. 😄😄😄 https://uploads.disquscdn.com/images/3c1ac7caf84bfca03e7301555986142dcb20acf98c0b2e0b28e83511cbdca4d2.jpg

    1. “foi mais uma atuação medíocre de um dos jogadores mais super valorizados do futebol brasileiro”

      O nome desse cara é MARCELO, o rei da entregada.

      1. Tá fo*a também, mas Marcelo é o maior ganhador de títulos do Real Madrid, Guilherme…tem 5 Champions, 4 mundiais de clubes. Ganso tem um ‘vácuo’ de 10 anos na carreira. É inexplicável essa ‘adoração’ e titularidade absoluta de um jogador q se arrasta em campo, parecendo uma lesma.
        Talvez só o fato de ter um reserva medíocre como Daniel Zinho explique.

        1. “tem 5 Champions, 4 mundiais de clubes”

          Essa é a grife do cara.

          mas hoje se formos enumerar as canetas, as desatenções, as bobeiras na marcação e os varios passes errados, que quase sempre terminam em gols do adversario, ele fica muito mal na foto.

          Vai bem num mundial, até porque é uma figura internacional, e isso dá muita midia positiva,
          mas depois o Fluzão precisa contratar um lateral titular.

          1. A cabeça pensa corretamente e o físico do Marcelo impede que ele consiga boa parte das vezes. Lamentável. Se quer um time campeão no futuro tem que procurar um outro titular como vc escreveu.

        2. Flórida é ter em Danielzinho o reserva do Ganso. O baixinho uruguaio produz porcaria nenhuma também. Quando vemos o Ganso torcendo de dentro do campo e olhamos para o banco complica.

        3. Difícil né, Nando!
          Você q jogou nos maiores clubes do eixo Rio/São Paulo, seleção canarinho etc
          Com tudo isso a seu favor…
          Na moral, de boa, você precisa ser mais humilde!

          Pega leve com o menino da Vila! Afinal, o Ganso tem só 2 Libertadores , brasileiro, CB, paulista, alguns títulos na seleção de base etc.

          Pega leve, Nando, tenha paciência com o Ganso, infelizmente o ele não está no seu nível. Né não? Kkkk

          1. Ah tá….agora nenhum torcedor de clube nenhum do mundo pode criticar algum jogador, pelo simples fato de não ter jogado e conquistado títulos kkkkkkkk
            ‘Brilhante’ raciocínio ‘Oni’…nessa vc se superou coleguinha (ainda estamos ‘de mal’ 😠, pq vc torce mais pra dirigentes do q pro clube, e isso me irrita).

            1. Essa é mais uma narrativa sua, Nando, só tirei um sarro com vc.
              Torcer para o Fluminense, é muito abrangente, a gente torce nos jogos, torce secando os rivais, torce para os moleques da base, torce para que os dirigentes realizem ótimos trabalhos para o Flu! ( tbm não estamos de mal, Nando, vc tá fazendo dupla função)
              Qdo vc é a Fluboquete do nosso Gui, estiverem na direção do Fluminense, terei o mesmo comportamento com vcs! Inclusive, a minha torcida é sua!

      2. Manda o Marcelo para o Flamengo, Gui. Oh! Eles ganharam duas libertadores com o velhinho, Felipe Luiz.

        Ah! Você tbm mandou o Airton beijinho embora, esqueceu?
        Aí, a mulambada pagou uma grana preta e pegou o beijinho!

      3. Marcelo arrebentou no Fla 1 x 4 Flu , o resto e pura enganacao e entregacao.
        Mas o paim baiano escondedor de quibe prefere tapar o sol com a peneira !

    2. Vou ser muito sincero, penso nas duas assistências do Keno na final, mas já há muito tempo acho ele muito mais para “menos” que para “mais”. Muito burro em 95% das tomadas de decisão, erra passes bizonhos ,cruza mal para caráleo e finaliza quase que somente em cima do adversário ou sobre o travessão. Enfim, em 5% das vezes joga muito bem. Acho é que o Fluminense tem o dever de ser mais competente nas escolhas daqui para frente. O Keno é medroso? Não. É veloz? Sim. Capaz de decidir mesmo que de forma aleatória? Sim. experiente que já viveu conquista de bons campeonatos? Sim também. São respostas para um bom filtro, só que tem que buscar jogador mais constante em todos estes quesitos e nem estou falando de idade, embora a minha crença é a de que uns 32 anos deveria parâmetro de barreira e a experiência já deve estar consolidada na faixa dos 27 ou 28 anos. Não podemos ter uma maioria idosa.

      1. Então Cleber, concordo plenamente q esse time tá envelhecido demais, e ainda estão querendo trazer mais veteraníssimos…mas convenhamos, o Keno foi muito mais decisivo q o gansoneca, que está em campo apenas pq em algum momento pode ‘dar um passe decisivo’ (o q há muito tempo não vem acontecendo).

  9. Um lado esquerdo inoperante com Felipe Melo, Marcelo e Keno (e) + uma inexplicável e injustificável titularidade do Ganso, comprometem tudo de bom que esse time pode dar.
    ***
    Duas mudanças imediatas, prá ontém: colocar o Marcelo no lugar do inexplicável e inacreditável Ganso, e o JK no lugar daquele que não acerta um cruzamento, Keno.
    ***
    E qdo tiver que colocar o André na zaga, que entre o Lima, nosso 12° jogador.
    ***
    Senti nojo do Ganso ontém.
    Não quer jogar, quer se poupar, pede prá não jogar, parceiro.
    ***
    No mais é o Diniz não inventar com essas maluquices de jogar sem zagueiros, ou com trezentos atacantes…sem meio de campo!

    1. Caramba!
      E depois é o Diniz o inventor de maluquices! Kkkk
      É bom lembrar: Diniz é o campeão da Libertadores e bicampeão carioca com direito a chocolate, com Ganso, Marcelo e cia.
      Oh! Aceita ou atura!
      Fluminense é para os fortes!

    2. Tinho, a titularidade absoluta do ‘canso’ é um dos maiores enigmas da atualidade. Mais difícil de explicar do q a derrocada do foguim ou o não rebaixamento do asco.

  10. Caramba!

    Último jogo do campeonato, zero de relevância, servindo apenas para cumprir tabela e despedida do Maracanã em 2023.
    Além do fato que o clube em alguns dias vai disputar a mais relevante competição de toda sua história “ Mundial de Clube”.
    (Tem gente inconformado e se roendo de inveja! E a inveja é uma m**da)

    Contra o Palmeiras, o sujeito disse q era um absurdo e mimimi e tititi risco de ser goleado etc e tal. Resultado: derrota de 1 a 0, e jogando o segundo tempo 10.

    Agora, a cantilena é novamente a coisa tosca de q Ganso, Marcelo, Felipe não podem atuar juntos.

    A ciência responde: Transtorno da Personalidade Borderline! “Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém “pisou na bola”. O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou “limítrofe”).

    Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do “tudo ou nada”, o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.”

    Fluminense é para os fortes !

    1. “o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.”

      Calma Mundin, respira fundo, seu terapeuta não tem culpa
      vai de Rivotril, despacho não funciona.

      1. Aprofundando mais sobre o tema, Guilherme, imagino o sofrimento dos familiares dessa pobre gente.
        Reitero a nossa disposição em ajudar/colaborar! Talvez uma vaquinha eletrônica ou algo parecido. Tô dentro!!

    2. Zero relevância é phoda hein ! Tinha cerca de 40 mil pessoas lá ontem. Combustível, estacionamento, ingresso , comida/bebida. Eu cheguei 1 da manhã em casa. Ainda bem que o Rio é seguro e não havia nenhuma chance da torcida do Vasco, caso fossem rebaixados, em um jogo que terminou no mesmo horário, cruzar com a do Fluminense zoando ela pelas ruas da cidade.

  11. Ganso é um atentado violento à paciência do torcedor!
    Sei que o Diniz não tem c**hão para deixá-lo no banco e escalar o Marcelo no meio e o Diogo na lateral esquerda.
    Eu faria isso, mas ele não o fará. Espero que esse abraço do Diniz no Ganso não seja abraço de afogados!

    1. Marcelo deu entrevistas não quer e não saber ser meio de campo e sim somente lateral esquerdo e acrescentou que gosta de jogar livre para entrar no meio de campo como Diniz pede no máximo e que é LATERAL ESQUERDO , agora Ganso como o time inteiro ligaram o F para o campeonato brasileiro , se nós só pensamos em Mundial eles então .
      Esperamos que joguem o que sabem e se jogarem o que ja jogaram esse ano podemos sim surpreender no Mundial.
      Saudações

    2. Horácio acrescentando Marcelo é craque mais nem sombra do que jogou no início do ano e esperamos que ele esteja disposto no Mundial e jogue o que sabe .

  12. Como existe o acaso, o imponderavel , a sorte, a fe , a esperança, o sobrenatural, Joao de Deus ,etc eu ainda acredito na conquista do mundial.
    So mesmo sendo irracional para ter esperança do titulo

    1. Ué! Tá tirando onda, com esse papinho de q é irracional, Luiz?
      Kkkk Oh! Não pense que é só vc!
      Por aqui, tem um grupinho atuando com regularidade!
      Não esqueça: futebol na frente e vôlei atrás!
      Fluminense é para os fortes!

  13. Caros,

    É só ver a intensidade e atenção do Ganso para entender com que ( falta de ) gana os jogadores entraram em campo. Klaus é uma piada de mau-gosto, como sempre. O jogo valeu para sabermos que chegou a hora do Fábio pegar penaltys e que JK ( que Hendrick que nada! ) é o melhor centro-avante brasileiro, o golaço espetacular de ontem prova isso.

    Eu espero muito mais compactação e foco do time no Mundial, quando Ganso, Felipe Mello e Marcelo têm de confirmar que podem fazer diferença e ajudar muito mais, a ver… Participar de um Mundial é raro, é uma grande oportunidade para nós ( Torcida, Clube, Time, Jogadores, CT… ). É preciso sonhar bem acordado com o título e correr muito atrás.

    Já sobre a lista dos 23, acho que Dinis colocou o Yone para ter alternativa como ala rápido na recomposição pela direita porque como atacante tem sido um verdadeiro zero à esquerda, com excessão do gol atabalhoado que fez no Fla x Flu.

    Já Lelê ainda merece fazer uma pré-temporada completa no clube, pois pode bem mais do que apresentou, e o Fernandez levou um bom puxão de orelha para entender, como diz aqui este vosso poeta do futebol: “Que me perdoem os supercraques, mas intensidade é fundamental”.

    Vitória Fluminense !!

    SDs T

  14. Marcelo e Ganso são craques,
    mas são também “ex-atletas em suposta atividade”.
    Não conseguem acompanhar o ritmo dos jovens.
    Por isso NÃO PODEM ser escalados simultaneamente. Têm que alternar presença em campo.
    A avenida que se cria pelo nosso lado esquerdo com os dois em campo é de assustar.
    E acaba sobrando para a zaga
    Se formos disputar o mundial como jogamos ontem …… sei não!
    Sei não, turminha.
    Talvez a gente passe vergonha.

    1. O Diniz tem que entender o que está claro sobre a avenida do lado esquerdo do Fluminense.

      Tanto é comprovado esse fato que no 2º tempo, o Diniz faz as mudanças tradicionais e o time melhora o rendimento.

  15. O que me aporrinhou ontem não foi a derrota em si, mas a forma incompetente, desastrosa e suicida como a defesa do Fluminense mais uma vez jogou.
    Isso individualmente como em grupo.
    A coisa está muito feia.
    Há tempo em digo que o Diniz NÃO SABE montar uma defesa compatível com o sistema de jogo do time do meio para frente.
    A defesa avança, mas não volta, ou não volta a tempo de conter o adversário, que surfa nas nossas costas.
    Só temos paquidermes no elenco e o Marcelo, que, na armação, é excepcional, mas, na lateral esquerda, não aguenta o tranco e sempre chega mais atrasado do que trem da Central.
    As vezes fico pensando que deveríamos jogar com três zagueiros, um sempre na cobertura, pra não dar m**da.
    Outra coisa: não podemos perder os gols que temos perdido! Não e não. Futebol é bola na rede, não é ficar trocando passes no tico-tico-do-fubá, sem concluir com exito.
    Amanhã, eu embarco para Dubai e depois, no dia 17, para Jeddah.
    Tudo pronto, várias camisas tricolores, bandeira, animação e esperança.
    Mas bem teria sido muito melhor se o time não tivesse perdido ontem, de forma melancólica, ou seja, na defesa levando gols e no ataque perdendo gols.
    Que venha o título mundial para completar a minha vida de tricolor.

    1. Boa viagem nobre tricolor, leve a sorte junto contigo pois vamos precisar muito dela ae na Asia ainda mais com Ganso, Felipe Melo e Marcelo jogando juntos !

  16. Lição aprendida:

    Se der espaço para contra ataque como vem dando, nem joga a final do mundial.
    Não tem nino, FM, D. Bras, Thiago Santos que consiga correr atrás.
    Ontem por falhas bisonhas acabamos consagrando o suarez.
    Ok que o soprador de apito é horroroso, mas o time vem falhando muito nos passes atrás.
    Tomara que no mundial liguem o modo ON e joguem para vencer.
    ST

  17. Acho que de um modo geral jogamos bem.
    Não estivemos com muita sorte no setor defensivo, perdemos o jogo, mas foi melhor do que jogar com o time reserva, que não serviu para nada.
    Uma coisa para mim ficou clara, se entrarmos com a escalação que começou hoje, vai ser difícil sair um gol nosso contra os times, que tem defesas super bem montadas, que iremos enfrentar.
    Só o Cano joga para fazer gol: Keno, Martinelli, André, Ganso e mesmo o Arias preferem trocar bola e não arriscam muito.
    Não querem errar.
    E o Keno como atacante é bem fraquinho.
    Então, para mim, JK tem que jogar desde o inicio … é o único capaz de fazer uma jogada individual além de ser absolutamente imprevisível; difícil haver um sistema defensivo que ele não possa furar.
    Muita habilidade e chute potente com as duas pernas.
    Acho que precisamos muito dele para sair gol.
    Erra muito, mas quando acerta ….. sai de baixo.
    Evidentemente que precisamos do Cano também.
    São os dois que fazem gols no Fluminense.

  18. Somente dois pitacos:
    1. Esse Rafael Clauss tem de ser proibido de apitar jogos do Fluminense.
    2. John Kennedy não pode ser reserva nesse time.

  19. O cara não joga nada. Os Soteros a falar que o Bahia só não foi rebaixado porque se livrou da criatura que agora ganhou translado, alimentação, hospedagem, vai assistir o Mundial de Clubes à beira do gramado e tudo grátis, CIF, 0800. Que empresário poderoso tem esse DanielZinho. PQP!

  20. Pena ter tomado 2 gols em 3 minutos, mas foram duas falhas seguidas….
    Não vale nada, mas é irritante perder no Maracanã.
    Vamos virar Fluzão.
    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *