Flu sai mais forte

Fluminense 0 x 2 Grêmio.

O que pensa este cronista?

Este cronista pensa que não deu nem para sofrer. O péssimo árbitro da federação paulista Thiago Duarte Peixoto quis aparecer mais do que os jogadores e, logo aos quatro minutos, acabou com um jogo em que o mandante já entrou precisando marcar pelo menos dois gols, ao colocar Nogueira para fora num lance faltoso em que o zagueiro mereceria no máximo cartão amarelo.

Que a este mesmo árbitro faltou critério no fim do primeiro tempo, quando o gremista Kannemann fez falta dura em Henrique Dourado (esta sim sem nem tocar na bola) e Peixoto fez vista grossa, preferindo não expulsar o zagueiro.

Que Abel errou ao não reconstituir prontamente a dupla de zaga, embora tivesse tentado protegê-la recuando Orejuela. O time ficou perdido e sofreu os gols que definiram o confronto ainda antes do trigésimo minuto.

Que o treinador também se equivocou ao optar por sacar Gustavo Scarpa, a única opção criativa do meio de campo.

Que Cavalieri não passa uma partida sequer sem falhar. Depois de dar todo o canto esquerdo a Nenê no clássico de sábado, desta vez ficou plantado sob a trave, vendo Pedro Rocha avançar por toda a sua intermediária, até o atacante definir o lance e a vaga.

Que sobrou dignidade ao time do Fluminense, que, mesmo prejudicado pela arbitragem e “eliminado” desde os 28 minutos do primeiro tempo, correu e batalhou até o apito final.

Que a torcida do Fluminense é mesmo espetacular e diferenciada. Ao cantar, incentivar e fazer festa durante todo o segundo tempo, não apenas mostrou entender a injustiça que o time sofria como passou confiança à garotada para a sua caminhada no Brasileiro.

Que Abel continua fazendo excelente trabalho de renovação e que transformou um elenco desacreditado num time competitivo, capaz de vencer nas duas primeiras rodadas Santos e Atlético-MG, times brasileiros na Libertadores e favoritos à conquista do Nacional.

Que o elenco do Fluminense é reconhecidamente enxuto, tem visíveis limitações e não aguentaria o tranco de disputar quatro competições simultâneas até dezembro. O time segue na Sul-Americana, que também classifica o seu campeão à Libertadores, mas ganha folgas no calendário para mirar com mais atenção sua participação no Campeonato Brasileiro, ainda mais generoso na distribuição de vagas à America (seis).

Que entende as dificuldades econômicas do clube e que segue apoiando o trabalho sério que vem sendo desenvolvido. Erros e acertos fazem parte da caminhada, mas há hoje seriedade, comprometimento e profissionalismo entre os que estão a seu serviço.

“Simples” assim.
______________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

167 thoughts on “Flu sai mais forte

  1. Tem que vender logo o Scarpa ,Wendel ,WS Rick ai sim entraria muita grana para o FFC com esse dinheiro, era só trazer o Bruno ,Edinho, Eusébio, Rainner e o urrutia teríamos um bom time e muita grana pra Flusocio dividir para os “piscineiro”
    Do jeito que está até 2030 não vamos ter torcedor.
    Aqui no bairro a molecada tudo virando Urubu do diabo.

    1. Rodrigo… o moleque que virar Flu hoje em dia precisa ser internado. Ou deve estar sendo coagido e é crime.
      Depois não sabem porque nossa torcida envelhece até que um dia… acabará como as torcidas do América, do Bangu, da Portuguesa Paulista, etc… etc…
      SSTT

      1. Ricolorzinho, nem uma coisa e nem outra. Não esqueça que, ficamos de 1984 até 2010, 26 anos sem títulos nacionais e para piorar tivemos treis rebaixamentos na década de 1990. Hoje, somos tetracampeões. Idem Corinthians, Atlético-MG. Vasco, Grêmio e Internacional todos sofreram rebaixamento e, têm um montão de moleques torcendo por eles. Cara, larga a mão de ser autodestrutivo.

        1. Uma simples diferença amiguinho: Todos esses aí que você citou (Corinthians, Atlético-MG. Vasco, Grêmio e Internacional) tem LIBERTADORES…. e três deles tem MUNDIAL! O Corinthians quando ganhou a série B, três anos mais tarde foi campeão Mundial! O Inter ganhou Libertadores, Recopa e Mundial. E o Flu? Quando ganhou o brasileiro, só não foi rebaixado no ano seguinte graças ao Flamengo e a Portuguesa! Essa é a ‘pequena’ diferença!

          1. Fred, além dos citados inclua. por favor: Bahia/Vitória/Sta Cruz/Spot etc., Tá cheio de moleques torcendo! Por aqui é um tal de Bahêaaa que não tem fim. Colocar 35.000 mil pagantes na Fonte Nova é mais fácil que tirar doce de criança. Não discuto o mérito de ser campeão. Apenas acho o exemplo desmedido.

  2. Senhores,

    Azar é completamente diferente de planejamento ineficiente. Em um esporte como futebol as lesões e expulsões são a regra. Exceção foi o Conca jogar todas as partidas do campeonato em que fomos campeões.

    Por isso que muita gente aqui afirmou a necessidade de reforços, ainda mais porque temos evidente desequilíbrio no elenco.

    Tudo isso foi falado lá atrás. Caramba!!! Então, se até o torcedor sabe disso antes de começar o campeonato, não me parece certo falar de azar, para diminuir ou tirar responsabilidade de quem cabe gerir o futebol e, em última análise, do presidente.

    ST

  3. O flu ta em crise econômica ok. Mas o avai ta bem? O bahia ta bem? O sport ta bem? A chapecoense ta bem? Todos contrataram pelo menos um corno. Tá facil ser da diretoria do flu, é só dizer que não dá não pode não consigo. Não se deve falar aos 4 cantos que não tem money, tem que arriscar senão põe qualquer pelego lá dizendo que não pode nao da.

    1. Caramba… vc colocou o Flu comparativamente com quem se deve comparar mesmo… kkkkkkkkk
      Ééééé… a pequenez já chegou e se implantou.
      SSTT

      1. Sem balelas, vejamos bem.

        Esses times e alguns maiores até, contrataram jogadores que se fossem anunciados com possíveis contratações do Fluminense, muitos aqui começariam a pregar público zero no jogos do time, desfiliação em massa de associados, encerramento de pay per view, e coisinhas desse tipo.

        A casta do blog quer que o time contrate grandes jogadores, mas é sabido que não há grana para para isso, mas a diretoria já contratou dois rapazes que têm dado retorno, e fez o que todos fizeram, contratou um jogador disponível no mercado daqui, o Lucas, que está na média dos laterais que estão no futebol brasileiro, e está resolvendo ali.

        Mas ninguém sabe também onde estão esses craques maravilhosos todos, “rodando bolsinha” por aí, e esperando um aceno do Flu, para jogar lá pelo salário que a torcida ache que o clube deva pagar.

        Sobre azar, jogador não é feito para viver se quebrando durante os campeonatos, e há alguns que nunca se machucam mesmo, parecendo de ferro.
        Mas outros, principalmente no Flu, quebram-se fácil, fácil, e isso é chamado de azar mesmo. Ou é culpa da diretoria ou do técnico? .
        ST/T
        (02/06 – 20: 00)
        lalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalala

      2. Você goza quando pode escrachar coisas do Flu, e a sua “risada” é a marca desse prazer que sente vendo alguns transtornos no time e no clube.

        (02/05 – 20:30)
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Continuo batendo de frente contra quem quiser, nessa questão de técnico – do Abel.
    O cara pegou um elenco “muito bem montado por Cristóvão, Batista, Moreira, Levir, que ganhava tudo”, e que, pelo jeito, parecem deixar muita saudade ainda.
    .
    Abel mudou muita cisa, botou ordem, ele é um cara agregador, e o time, que tantos diziam que nem veriam neste ano, foi treinando, andando, e chegando a disputar coisas que ninguém acreditava.

    Porra, o Abel agora é culpado de quê? Ora, ele pegou esse elenco pelo qual ninguém dava nem dá nada, nego vive dizendo que tem que contratar meio mundo, mas o time está aí na parte de cima das discussões, mas tem dado um azar da peste, pois perdeu Scarpa, que estava bem, e quando ele começa a voltar, perde o Sornaza,, já havia perdido o WS, e se o time está na continha, esses três jogadores fazem um falta muito grande. Tomara que o Wendel não tenha quebrado nada.

    Eu vejo o Flu com essas três cartas na mão, e elas podem fazer uma boa diferença, porque não há nada superior, não, e o time tem sido vítima do azar em muitos casos, esse azar que se chama árbitros, e isso foi isso no Fla x Flu decisivo, com dois erros gritantes.

    Mas, quem está querendo “fora Abel”, que ele não sabe escalar, que não sabe substituir, que não sabe nada, que solução bem inteligente tem para substituí-lo imediatamente?
    Não venham com “acho isso, acho aquilo”. Tem que apontar o dedo para um técnico que chegue, assuma, faça todas as modificações que exigem, e que façam o time ficar invencível.

    Sem essa filosofia do “achismo”; se o time está mal, tem que tirar esse e aquele; se o time dá uma acertada, “queimei a língua”.

    Aí o sábio amiguinho fala que “a torcida se acostumou a perder”. Mas, e os outros que diziam, “de boca cheia”, que o time ficaria sempre nas últimas posições, já esnobavam falando de nem se preocupar com ele, que tinham coisas melhores para fazer?
    Por que voltaram correndo, logo que o time começou a fazer as primeiras partidas do ano? Por que?
    Ora, não era muito mais confortável ficar alheio a tudo do que o time fizesse?

    O torcedor “mendigo” não interessa a time nenhum.

    “Mendigo é aquele se adota ali num bairro, sempre pedindo coisas que lhe interessem, alimento, roupa, fica feliz, e no momento que começa a não receber, ele começa a ficar aborrecido com quem fazia isso, fala mal e vai mudando de lugar, depois volta lá para ver se está bom de novo, e vive assim”
    Saudações tricolores sem mendicância.
    (02/06 – 10: 15)
    hahahahehehehihihhohohohuhuhu

    1. Isto mesmo PCA… vc está corretíssimo… o Tapir é o que tem de melhor para nós. Afinal de contas… era só não ter azar.
      Aliás… ninguém disse em momento algum que se perdêssemos dois ou tres jogadores do time titular a coisa desandaria. Ninguém aqui no blog alertou sobre isto. Ninguém disse que o time era a conta do chá aqui.
      Ahhhhh… os que falaram foram logo tachados de pessimistas e agourentos e urubulinos e…
      Vc está correto… afinal de contas, Maranhão, Marquinhos e M. Inutil Junior são o supra sumo para qualquer momento do jogo mesmo.
      Como pode estarem duvidando da sapiência deste ser maravilhoso que está a frente de um time que foi só pegar os grandes e acumula 6 derrotas em 10 jogos. Coisa normalíssima.
      Afinal de contas, para que colocar outro goleiro para jogar, dar mais chances para jogadores novos, trazer mais jogadores da base… para que? Os que estão no time… basta fazer substituições pelos três já citados.
      Como sempre… vc esta correto. Nós que mendigamos e somos sujos, idiotas, mal agradecidos e outras coisas do gênero temos mais é de pedir perdão para vc e para o Tapir.
      Afinal de contas… é só azar mesmo.
      Por estas e outras que vou é curtir a NBA e o futebol europeu.
      SSTT

      1. Aí, Ricolorzinho! Calma! Cuidado com o coração meu rei. Olha o Abel informou que tem um monte de colegas aborrecido com ele. É, que os parças querem que o Abel libere Maranhão/Marco Júnior para seus times e o Abelão disse não. Detalhe: Um dos parças teria sido o Wagner Mancini atual comandante da Chape! E, como os caras da Chape conhecem muito da matéria e considerando que o Maranhão jogou por lá e bláblábláblá…
        Resumindo: Ricolorzinho, vamos dar um crédito ao Abelão? – Cara não custa nada. Faz assim: vamos aguardar 3 jogos. Tá combinado? ponte de safena tá muito caro meu rei.

        1. 3 jogos? Hmmm… vai que vc tem sorte…. kkkkkkkkkk
          Eu estenderia para 20 jogos. Teríamos uma visão melhor.
          SSTT

        2. Deixando claro uma coisinha aqui.

          Quem inventou que eu tenho raiva de alguém, só quero encrenca, briga etc?
          Eu só sugiro que alguns pensem antes de dizer certas coisas, como botar na conta do goleiro e dos zagueiros toda a culpa por maus resultados, poque, para haver justiça, tem que apontar o dedo para os de meio-campo e atacantes, já que a bola que entrou no nosso gol, é uma que não foi segura lá na frente, e porque só os de trás?

          E aí, vocês que queriam o Julio Cesar no gol, e que ficaram encantados com ele nos primeiros jogos, mas que o descartaram rapidamente, e não querem mais o Cava, qual o goleiro confiável que sugerem para ser colocado logo no lugar?

          Sobre esse negócio de teimosia de técnicos, e essa do Abel. é outro clichê besta que jornalistas criaram, pois o cara tem o seu preferido mas o treinador tem outro, e ele é o treinador, que sabe quem escalará, testará o que melhor se adapta ao seu esquema, e é ele que está dirigindo um time de futebol, e não jornalistas nem torcedores.

          Mas o desafio está de pé.
          “Quem está querendo “fora Abel”, que ele não sabe escalar, que não sabe substituir, que não sabe nada, que solução bem inteligente tem para substituí-lo imediatamente?
          Não venham com “acho isso, acho aquilo”. Tem que apontar o dedo para um técnico que chegue, assuma, faça todas as modificações que exigem, e que façam o time ficar invencível.”
          x-x-x-x-x-x-x-

          Sobre mendigos, Amaury, eu, quando criança, e ia a algum lugar com meu pai, e a gente via alguém que pedia dinheiro, eu ficava muito feliz quando ele me dava uma moeda eu colocava na mão ou na caixinha que o pedinte tinha.
          A minha fala sobre eles foi conotativa, só isso, e você entendeu.
          .
          Sobre o que o linguarudo… digo, iludido disse, eu dou dinheiro a muita gente que me pede, até meio desconfiado às vezes, que chega na minha porta e começa a contar história, e eu dou um troco.
          Estando no carango eu dou moeda a quem se aproxima, e nem fico investigando se o cara está meio baleado.

          Minha mulher contribui com várias entidades filantrópicas de combate a tantas doenças de crianças, e se sente muito bem com isso.

          Acredito que você, o iludido e mutos deste blog também devam contribuir com alguma entidade filantrópica verdadeira, pois é gratificante.
          (02/06 – 15: 30)
          tamtamtamtamtamtamtamtamtamtamtamtamtamtamtam

          1. Caro PCA, antes de tudo, peço-lhe calma! Muita calma nessa hora! Observe que eu estou concordando com tudo que você escreveu no post cujo a primeira frase é: “Continuo batendo de frente contra quem quiser” – PCA, acredite, eu não quero! rsrs – E, não quero pq você é um dos poucos que consegue manter equilíbrio, serenidade e bom senso, tanto nas nossas vitórias quanto em nossas derrotas. Afirmo: nunca li aqui no blog, post seu fazendo apologia para derrubar técnico e nem fritar jogadores. PCA, eu, fui um critico ferrenho do trabalho de Levir Culpi. E, no meu entender o Levir não agregou nada de positivo ao Flu! A conquista da Primeira Liga devemos ao Eduardo Batista e os pênaltis defendidos pelo Cava lembra? – Muitos companheiros postaram um monte de … acusando a direção de contratações equivocadas. Contudo, esquecem que todas as contratações passaram pelo crivo/pedido do Levir Culpi. ST

    2. PCA, penso exatamente como você! Contudo, deixo claro que o Abel não é o treinador que gostaria de ver no Fluminense. Essa coisa de elenco “CONTA DO CHÁ” lembra o famoso NÓ TÁTICO! rsrsr – Quando o Abel chegou a cantilena era que o Flu tinha 50 atletas, impossível de trabalhar com um grupo tão grande. Solução: emprestar/vender alguns e com isso, aliviar a folha de pagamento. Isto posto, com 35 atletas + 4 contratações teríamos um número ideal para disputar as competições. Importante dizer que, na oportunidade o Wendel era apenas mais um de xerém! E, em menos de 100 dias quanta transformação. Pois bem, hoje, o time é Wendel e mais dez. Não vou lamentar aqueles que foram embora. Contudo, não entendo pq o Danielzinho não continuou no grupo. Do mesmo modo, penso que devemos cobrar a condição do Robert. Pq ainda não participa de forma efetiva? está machucado? Por aqui, a torcida do Bahia está muito satisfeita com o nosso Edson! Está muito bem, inclusive, fazendo gols. O Wel Silva fez uma cirurgia no joelho. E a dupla Bahia e Vitória querem os nossos Lucas Fernandes, Pedro e Reginaldo. ST

    3. Pô, PCA, você esculachou os pobres mendigos.
      Aqueles … de verdade !
      Quando disse ‘mendigo é aquele que se adota ali no bairro …’ .
      Pô, PCA, poupe os mendigos.
      Que já sofrem o bastante na vida.
      Não precisam de blog para sofrer ainda mais.
      Poupe os pobres mendigos, PCA.
      Eles já têm seus fardos … que são pesadíssimos, penso eu.
      12:50 > 02Julho.

    4. Também continuo criticando as falhas dele quando entender que devo fazê-lo, Paulo. Concordo com tudo que você disse a respeito das qualidades do atual treinador, mas quem não necessita de aprimoramento constante já foi para o céu.
      Ser humano imune a críticas não existe. E ele, como todo ser humano, possui o lado elogiável e o lado criticável. “Fora Abel” não dá pra cogitar porque os prós superam os contras no trabalho que ele vem realizando, sem dúvida.
      Tendo sido campeão em vários times pelos quais passou demonstra que ele é preparado. Recuperou o lado aguerrido que havia desaparecido e há até bem pouco tempo estávamos sendo para muitos um dos times mais aprazíveis de se ver jogar.
      Mas, é preciso trabalhar e aprimorar o lado criticável porque insistir eternamente na mesma tecla só denota teimosia. E a teimosia fecha a cabeça da pessoa para a realidade.

    5. Permita-me opinar sobre o tema, sua tese, PCA , sendo sucinto :
      ° Ninguém pode negar que o Well, Sornoza, Orejuela e Lucas foram as únicas diferenças em relação ao time que quase despencou ano passado.
      ° Ninguém pode negar que perdendo o Scarpa, o Well e o Sornoza o time sentiria.
      ° Sim, porque qualquer time sentiria a perda de seus três melhores jogadores.

      ° Entretanto isso não dá ao técnico o direito de afrontar a inteligência de todos os torcedores, entrando com a dupla ” 3M “, ou seja, quim, júnior e mara.

      ° Ele não é o culpado pela perda dos outros, mas é – sim – o responsável pelas péssimas mexidas que tem feito no time ao longo dos jogos.

      ° E pela insistência com goleiros que aceitam TUDO que vá em direção às nossas traves.

      ° Pode continuar discordando, pois daí nasce a luz.

      ° Mas permita-me (e aos demais) divergir e opinar.

      ° Sem ficar com raiva da gente, PCA.
      14:00 – 02Jun.

    6. Permita me discordar do seu comentário, nobre Tricolor PCA. O Abel queria barrar o Sornoza logo no início do ano. Foi alertado pela Diretoria para não faze lo. Aquele time de 2012 ganharia o título brasileiro com folgas sem técnico, com o Deco comandando o time dentro de campo. Resumindo: O Abel só foi campeão com times altamente qualificados. Gostaria de vê lo treinando o Audax -SP e levar esse time para a disputa da final do Campeonato Paulista, como o Fernando Diniz o fez. O Abel é um analfabeto funcional em termos de levar táticas que realmente façam o seu time mudar a maneira de jogar dentro de uma partida. O Fluminense está perdendo e vai continuar perdendo enquanto tivermos um cego tático dirigindo o nosso Grande e Tradicional futebol. Eu disse cego, porque ele não enxerga o elenco que tem, por isso, escala de uma forma equivocada e substitui como escala. Ainda leva os outros torcedores, por incompetência dele, a se iludirem que não temos time e nem elenco, na verdade não temos técnico, temos um contador de estória nos ludibriando com o seu conhecimento de futebol na área técnica. Resumindo: O pior goleiro da série A é sempre escalado por esse enganador, que como disse, é cego. Ainda faz substituições esquizofrênicas. Está na hora de se aposentar e viver de seus causos. Dê espaço a quem pede passagem.
      Abraços Tricolores.

  5. Entre “idas e vindas” essa “viagem” não pode continuar, temos é que encarar a realidade, nosso time não é pior do que os outros no país, com raras exceções, não precisa ser expert para enxergar isso.
    O que não temos é presidente, treinador, representante na CBF, profissional de marketing e mídia, enfim todos os elementos necessários para sustentabilidade de um bom time de futebol profissional.
    Qualquer dúvidas a esse respeito, basta olhar ao redor.
    Fica o alerta!
    St’s

  6. Hoje, 1º de junho considero essa data um divisor de águas e que no meu intimo preocupa e muito essa situação do Fluminense que dentro de campo vem colecionando derrotas e ainda uma parcela da torcida não acordou para o verdadeiro cenário caso esses fracassos serem rotineiros???

    Lembrem o segundo semestre do ano de 2013.

    Vejam bem, se o time montado pelo Abel que antes era temido por alguns adversários dado os inúmeros gols que eram feitos, nos últimos jogos temos contemplado mais derrotas motivados por uma série de fatores, entre eles, erros de arbitragens, as pardalices do Abel e as sucessivas contusões que alguns jogadores tiveram como o Scarpa, W. Silva e agora o Sornoza.

    A direção apostou que o Abel poderia tirar água de pedra com um elenco limitado em muitas posições.

    Sei que não adianta eu sugerir a contratação de um goleiro como o Jeferson do foguim ou o Rafael, reserva hoje no Cruzeiro, pelos motivos óbvios.

    Difícil imaginar quem dos ditos reservas do Fluminense hoje poderiam assumir a titularidade no time de cima ou substituir a altura o Henrique, pelo menos.

    Marquinhos, Maranhão, M. Jr????

    O Fluminense é um Clube que sobrevive de vitórias e títulos e quando elas não vem, muitos estragos e prejuízos vem de carona e com o elenco limitado tecnicamente, fica difícil acreditar em algum título ainda nesse ano.

    Penso o exposto acima em decorrência dos antecedentes de que quem acompanha os jogos está vendo aí escancarada e alguns preferem não reconhecer isso.

    Até o presente momento não vemos a direção cobrar resultados que são importantes para o Clube assim como eles tem o dever de correr atrás de compromissos assumidos como pagamento de salários.

    Vamos aguardar os próximos jogos e ver se time tem poder de reação para reverter os resultados que não tem sido bons, como por exemplo as 3 últimas partidas recentes.

    1. “O Fluminense é um Clube que sobrevive de vitórias e títulos”

      Pelo menos assim deveria ser né Washington!

      Mas enquanto tiver torcedor aplaudindo o time que vem de 6 derrotas nos últimos 10 jogos e dentre esses, duas derrotas em uma final do carioca e uma desclassificação na Copa do Brasil… assim vai continuar. Mas tem gente que acha isso tudo normal, que é “coisa do futebol” e pelo visto o técnico e presidente devem pensar de forma parecida, pois se dizem orgulhosos de seu time depois de uma desclassificação como essa…

      1. Penso eu Fred que eles estão trazendo a crise cada vez mais pra dentro do Laranjal dada as dificuldades que já são muitas no aspecto financeiro.

        ST.

    2. Nem precisa trazer goleiros de fora. Basta dar chances aos outros dois que existem fazendo, no mínimo, um revezamento deles.
      SSTT

      1. Caro Washington, não precisamos contratar goleiro. O Fluminense foi Campeão Brasileiro sub-20 de forma invicta em 2015. O goleiro que sustentou a invencibilidade foi o Marcos Felipe. Na minha opinião (sempre humilde) é o melhor goleiro do elenco. Coisas obscuras estão acontecendo no Laranjal. Tem jogadores no Clube que ainda não jogaram uma partida oficial até agora pelo Time. Aí vem pessoas aqui dizer que não temos elenco, será que estas pessoas conhece cada jogador do elenco? já viram eles jogarem? Tenho certeza absoluta que se colocarem quem ainda não jogou, teremos gratas surpresas, porque o que está acontecendo atualmente, é o não aproveitamento do elenco para privilegiar os mesmos jogadores de sempre. Esse tipo de situação está prejudicando o time demasiadamente.
        Abraços Tricolores.

  7. Prezado Uncle Jacques, agradeço as palavras, mas ‘brilhante’ pra mim foi o comentário do DJacastro…disse praticamente tudo o que eu penso. Acho q o João dessa vez recebeu um óculos rosado do PCA de presente (desculpa João, só estou brincando e tentando entender o pensamento de parte gigantesca da torcida tricolor, rsrs).
    Segundo o jornal Extra de hj, o Flu vem de 6 derrotas nos últimos 9 jogos. Nao sei se isso procede e nem tive paciência para confirmar, mas se for verdade, não sei de onde vem o motivo para ‘orgulho’ e a razão para aplausos.
    Eu venho falando isso há muito tempo…essa torcida se acostumou a perder. E isso não é de hj…em 2005 o time perdeu de maneira vergonhosa , com o mesmo Abel, a copa do Brasil para o time do extrato de tomate de Jundiaí e foi bastante aplaudido. Acho legal isso quando se trata de times vencedores e raramente, não ‘costumeiramente’…isso é para times pequenos.
    O juiz ‘destruiu’ qualquer possibilidade de classificação do Flu com uma expulsão que eu não achei absurda. Se fosse com 35 minutos do segundo tempo, não chamaria tanta atenção… só acho q se fosse contra flamengo, curintia ou o próprio Grêmio no sul, ele JAMAIS faria. Só o fez pq sabe da frouxidão dessa diretoria tricolor. Expulsar com 4 minutos na casa de um desses 3 times, com diretorias fortes? DUVIDO!
    Enfim…o Abel voltou a ser o fanfarrão de outrora…’partida fantástica’ , ‘tenho orgulho do meu time’, ‘enfrentamos um adversário espetacular’… um arsenal de bravatas. A zaga é uma peneira. As substituições são sempre um ‘desastre’. O goleiro ‘aceita’ de onde chutarem. O presidente faz a mesma linha do anterior…omisso e aceita passivamente o time ser prejudicado seguidamente pelas arbitragens. E a torcida está feliz e satisfeita? Como diria aquele Sócrates do planeta dos macacos: ‘Não precisa explicar, eu só queria entender’.

    1. ‘arsenal de bravatas’, era o termo que eu estava procurando,
      sob medida pra esse falastrão, que se achando muito esperto,
      já começou a elogiar a Torcida Tricolor pra tentar se safar de cobranças que virão, afinal das contas, os times que jogam a Libertadores, tem adversarios mais duros, viajam mais e todos chegaram.
      Ele é o responsavel pelo pessimo desempenho da zaga, muito mal treinada e pela escolha e manutenção do pior goleiro do Brasil.

      Não adianta vir com nhém nhém

      TEM QUE MOSTRAR RESULTADO!!!

      1. Caro ‘black wing’ Guilherme, 7 times grandes, fortes e com diretorias atuantes que vieram da Libertadores não tomaram conhecimento dos times que estavam na Copa do Brasil… o Cruzeiro é o único intruso, e poderia também ter sido eliminado, se não tivesse uma ‘ajudinha’ do soprador de apito. As quartas da Copa do Brasil contarão com SETE times que vieram da Libertadores. Os times medianos e/ou fracos hj em dia ficaram pelo meio do caminho, pq não tem como competir com esses 7 citados. A torcida tricolor (maioria) decidiu ‘abraçar e alisar’ a incompetência, os vexames e a mediocridade. Não vejo como o Flu conseguir um treinador ‘melhor’ que o Abel no momento… só se fosse um dos ‘impossíveis’… Tite, Cuca, Guardiola… mas também não dá para elogiar, bater palminha e aplaudir um time que vem de 6 derrotas em 9 jogos e se conforma com eliminações e vexames. O time titular é de razoável para bom, mas a zaga é fraca e o elenco é uma piada… e a diretoria é péssima, na minha opinião. Ontem vi uma frase no Facebook e concordei na hora. Não conheço ninguém dessa tal Flu sócio, peço desculpas se tiver alguém por aqui, mas pra mim, esse grupo pode ter pessoas legais, honestas bem intencionadas, mas não gostam e não entendem nada de futebol. E é o principal ‘culpado’ de tudo o que vemos hj no clube. ‘Isso’ que está aí, não é o Fluminense… acho que essa geração precisa de uma terapia conjunta com um psicólogo (pq não?) para entender a grandeza do Fluminense. O Flu não pode se conformar com derrotas e eliminações sucessivas…
        O Fluminense faz parte do meu dia a dia… estou tentando aos poucos me afastar de acompanhar futebol, mas isso demora um pouco. Falei com um amigo vascaíno quando do terceiro rebaixamento… cara, para de sofrer. Não esquenta com futebol. Vale a pena vcs sofrerem, virem com esse papo de ‘o sentimento não pode parar’… ‘jogarem junto’ com o time, subirem e cair novamente? Esses jogadores (e alguns dirigentes) não estão nem aí… só pensam em grana e ‘status’…
        e o Fluminense está indo pelo mesmo caminho (há muito tempo). Como não estou disposto a esperar pelo ano 2050, a tendência é me ‘afastar’ cada vez mais… aos pouquinhos…
        A frase é essa: ‘ Ou o Fluminense acaba com a Flu sócio ou a Flu sócio acaba com o Fluminense’.

        1. Nando… O Tim Mala deu a dica ontem: NBA está na finalíssima.
          Se quiser assistir a um bom futebol, assista algo europeu. Sábado a Band transmitirá o jogaço do ano… Juve x Real.
          Eu tinha desistido do Flu com este Tapir da outra vez, torci quando era o Levir (mesmo nada dando certo) e me aborreci quando resolveram ressuscitar este traste ruminante. Por mim traria alguém de fora ou colocaria um dos novos treinadores a frente do clube,
          Como ele começou se dando bem no campeonatinho de terceira divisão (carioqueta) e contra os iniciais da Copa Brasil, resolvi dar o benefício da dúvida. Aí está… a mesma lesma lerda de antes. Foi só começar a pegar os cachorros grandes para vermos que somos Pequineses indo para Chiuauas.
          Cansei de ficar p… assistindo meu time caindo pelas tabelas ano após ano. Relaxei e convido a fazer o mesmo.
          SSTT

          1. Com certeza, gosto muito de basquete (parece que o PCA gosta de futebol e depois dos caras do vôlei atrás), principalmente das finais da NBA, mas ontem dei uma cochilada e quando ‘voltei’ já tinha acabado e eu fiquei vendo um pouco das polêmicas no jogo da Chape… e isso que vc falou, a gente avisava no começo do ano, quando o Abel disse que o time estava ‘maravilhando’ o país, contra Olarias e Boavistas… mas éramos chamados como sempre de urubus e abutres.

        2. A contradição das palavras é a questão, Xará: “Flu conseguir um treinador ‘melhor’ que o Abel no momento… só se fosse um dos ‘impossíveis’… Tite, Cuca, Guardiola…”.

          1. Não sei se não me fiz entender xará, mas o que eu quis dizer foi que não vejo ninguém para substituir o Abel nesse momento, a não ser que fosse um Tite ou outro desse ‘nível’. Tem gente que pede o Fernando Diniz, mas, cá pra nós, acho que seria uma nova ‘aposta’.

        3. carissimo ‘Aguia de Saquarema’ nao abandone o Flu e nao nos abandone, nao vai dar uma do capitao italiano do “Costa Concordia ” que abandonou o barco antes de afundar, vamos ate o fim.
          o que vai ser de nos sem voce para frear a dupla dinamica.

          1. E quem disse que eu vou para de acompanhar o blog, brother Tim Maia? kkkkkkkkkkkk Vcs e os dois amiguinhos alienígenas e sem noção me fazem rir sempre, diante de tantos problemas rotineiros. Mas ultimamente, prefiro ‘ficar’ nos filmes ,na música, nos animais… acompanhar esse time e essa diretoria deprimente com esse discurso de ‘é isso aí e não adianta reclamar’, está fazendo ‘mal’…

  8. Temos um elenco na conta do chá e inexperiente… temos. Mas o pior é ter um técnico que nao escala os melhores dentro desse elenco, faz substituições equivocadas e a torcida bate palma… Olhem o Botafogo e comparando elenco por elenco sou mais o nosso, aonde esta o diferencial…???
    acorda diretoria……….
    é m* em cima de m*, entregamos o carioca e a copa do brasil porque o cego/ teimoso insistiu com as barangas dele…..pqp …..dentro do elenco temos como buscar soluções o que falta é competência pra isso………

    1. Ele até começou bem mas eu disse que ia deixar começar o brasileirão, onde se enfrenta cachorros grandes, para ver como estava. E não é que nada mudou?
      Continua o Tapir Ruminante de sempre. Ele já deveria ter testado novos garotos da base no time principal de forma a saber se algo pode ser melhorado. Insistir com as mesmas barangas é sinal de demência… no mínimo.
      Sabe o que vai acontecer? Quando a vaquinha estiver indo em direção ao brejo ele jogará os moleques aos leões e dirá que o time é inexperiente e… sairá (ou será mandado embora) e quem vier que se vire.
      SSTT

  9. Tranquilidade gente.

    Agora temos dois novos reforços e titulares: o Alma e o Vida.

    Não precisamos nem de qualquer tática nova.

    O Henrique convidou um amigo dele para reforçar o time: o Dez por cento.

    Com Alma, Vida, e chegando o Dez por cento, o time conseguirá se acertar.

    Só não entendo a razão pela qual eles não entravam antes em campo.

    Turma, na boa! A torcida dá estímulo no momento em que este já não se faz mais presente. Mas para disputar o jogo basta lembrar do pagamento do contrato e todas as cláusulas. No mais há o carinho, o abrigo, o apoio que a torcida deve dar mesmo nos maus momentos.

    ST

      1. O Abel disse que o time, por causa da torcida, vai jogar com Alma e daremos Vida em campo.

        Já o Henrique falou que o time jogará com Dez por Cento a mais.

        Logo…

        O resto acho que você vai entender. Não me decepcione, tá?

        ST

  10. concordo que este juiz mal intencionado nos prejudicou, alias esse cara ja nos sacaneou em outras ocasioes, estava na geladeira la em sp por incompetencia e de repente ele volta justamente no jogo do flu, diretoria frouxa da nisso, ninguem mais nos respeita.
    a eliminaçao aconteceu no primeiro jogo la no sul quando renato chaves e frangarelli vacilaram e nos obrigou a jogar com a corda no pescoço no maraca.
    quando aconteceu a injusta expulsao do zagueiro pensei, estamos com o3 volantes deve sair um para recompor a zaga, tambem pensei, estamos com 02 centro-avantes deve sair um, mas o imbecil, burro, cego e teimoso abelanta opta em tirar o unico jogador de criaçao que era o skarpa, entao a vaca foi pro brejo.
    causou-me surpresa a reclamaçao dos jogadores no lance da expulsao pois no ultimo flaxflu quando rever fez falta no henrique quando saiu o gol do urubu os caras ficaram totalmente omissos e calados.
    o carioqueta foi pro brejo, idem a copa brasil, a sul-americana que e muito mais dificil na minha opniao sera pura quimera,e melhor se concentrar no brasileirao e rezar-mos para abel-praga sofrer um ataque de lucidez.
    eu nao me iludo mais !

    1. Lúcido Tim Maia, pode esquecer título esse ano…a chance é menor do que um de nós ver um disco-voador…digamos 0,1 % no brasileirão e 1% na sula. Mas, falando sobre reforços, o q vc acha do Urrego? PCA diz q todos os q vestem a camisa tricolor devem ser aplaudidos e elogiados…mas será q esse Urrego é bom?

  11. Salve João!
    Uma crônica otimista. Obrigado.
    Confesso que tinha poucas esperanças ontem. Na expulsão do inexperiente Nogueira, levei de volta meu prato para a mesa e achei mais interessante jantar com a família. Sem sofrimento. Até senti saudade do Gum.
    Estou gostando de ver nosso time jogar. Finalmente temos 3 volantes que sabem jogar bola. O ataque com Richarlison e Wellington é mortal. Mesmo Henrique Dourado tem conseguido a minha simpatia. Mas Abelão, técnico gente boa que todos simpatizam, está um mestre nas substituições equivocadas.

  12. Ah eh João…

    Complementando meu comentário anterior….então não estou tão louco assim..agora, precisava corrigir o erro, e não fazer isso antes ? bom..antes tarde do que nunca….ST

    https://www.netflu.com.br/fluminense-reduz-preco-dos-ingressos-r-30-para-todos-os-setores/

    Fluminense reduz preço dos ingressos: R$ 30 para todos os setores
    Jogo contra o Vitória terá promoção
    Por edação –
    1 de junho de 2017 12:08
    84 Sensibilizada pelo apoio incondicional do torcedor do
    Fluminense, a diretoria realizou uma promoção. Antes, cobrava R$ 50 no
    Setor Sul e R$ 40 Leste para o jogo contra o Vitória, neste sábado, às
    18h, no Maracanã. Agora, todos os setores do estádio custarão R$ 30 (R$
    15 meia). Confira as informações:
    PREÇO:Todos os setores a R$ 30.
    REEMBOLSO: Os torcedores que já compraram ingressos com
    o preço anterior (R$ 50 na Sul e R$ 40 na Leste), podem se dirigir a
    qualquer ponto de venda para receber seu reembolso equivalente.

  13. Caro Garcez,

    Boas observações.

    Tenho a sensação de que o futebol tem sido tratado de forma profissional. Mas nada tem acontecido no futebol.

    Assim, o profissionalismo que sinto haver vem do fato de que não estão fazendo absurdos. Apenas não estão fazendo.

    E se o fazer da gestão atual tem sido tentar corrigir os erros, que se diga isso, para que não se continue dizendo que estava tudo certo antes quando era o Peter, do mesmíssimo grupo.

    Um mea culpa quanto às promessas vãs também parece essencial para a credibilidade do que dizem estar fazendo.

    Por fim, ganhar folga no calendário tem sido péssimo para o time, que parece sempre perder ritmo e até ficar mais cansado nos jogos pós intervalo.

    ST

  14. ° A zaga central estava ‘uma teta’, desde a fase “Gum” , passando por Chaves e agora o Nogueira.
    A entrada do Reginaldo (na fogueira) não foi suficiente para evitar o segundo gol.
    O que demonstra que o problema não está APENAS na zaga central, talvez haja algo mais.

    ° A entrada da área do Fluminense estava escancarada faz tempo ! No inicio do jogo de ontem foi festa junina. Todos sabemos que Orejuela, Douglas e Wendel são volantes de apoio, de saída de jogo, de distribuição.
    Nenhum é 1º volante de origem.
    Jogavam ali improvisadamente. Poderia dar certo, mas não deu.
    Contra times mais fracos até funcionou. Mas contra forças de igual peso, não !

    A entrada do jovem Luiz Fernando (ex-FluSamorim) completou a arrumação da casa, o que sugere que (quem sabe?) aí estejam os dois problemas da defesa do Flu : zaga central e um primeiro volante de origem.

    Com isso não quero dizer que Reginaldo e Luiz Fernando devam ser considerados a salvação da pátria. Não ! Titulares absolutos ? Não !
    Mas se houve outras tentativas até com improvisos, por que não ‘tentarmos’ com jogadores de origem nas posições ?

    Modificado com a entrada de dois jogadores reservas (um zagueiro muito alto e um primeiro volante de origem, forte e bom na cobertura à zaga) o time se estruturou no segundo tempo, o que talvez (vejam bem, talvez) seja uma demonstração de que a solução de nosso problema de defesa passe por ai.

    Isso (não menos grave e importante) aliado a um treinamento de posicionamento quando temos a bola, para evitar que nosso último reduto de defesa fique em linha, com três ou quatro desorientados esperando uma lebre que comece o barata-voa.

    Vejam o posicionamento do sistema de defesa do Grêmio quando de posse da bola, por exemplo : em todas as ocasiões havia pelo menos dois defensores na linha divisória do campo e um ‘libero’ atrás, quatro ou cinco metros distante deles, dentro do campo de defesa, o que anulava nosso contra-ataque iniciado com dois e até três jogadores.

    Então, resumindo, talvez a rearrumação do time passe por :

    ° Substituir o zagueiro central.

    ° Entrar com um primeiro volante de origem, seja o Luiz Fernando ou o Pierre.

    ° Dar ao Leomir a tarefa de organizar o posicionamento da zaga, abandonando a ‘linha burra’ que vemos em campo desde mil oitocentos e abelamente.
    Sem ” Haha !!! “.
    13:01 > 01Junho.

  15. Enquanto isto o Botafogo vai indo bem na Liberta, na Copa do Brasil e no Brasileirão… e com um time modesto, mas competitivo onde c… e andou para o carioqueta mequetrefe e utilizou o mesmo para treinos.
    Cada vez mais reforça minha tese: carioqueta só deveria servir para treinar time reserva.
    Resultado? Eles tem time B forte e nós não temos nem dois jogadores reservas decentes.
    SSTT

    1. caro candango bacana, vamos esquecer as abelices e as decepçoes do flu, sei que conheces do riscado e que ja foi atleta, da um pitaco ahe, quem leva o cavaliers ou o warriors ?
      quem e o melhor, o james ou o curry?

      1. Esta vc me quebrou… e olha que falamos de basquete onde a sorte não influencia tanto. Um será melhor do que o outro dependendo dos seus times… ou seja… estou em cima do muro porque se é final é porque ambos são fortes para estarem lá.
        O legal é que temos isto para ver (estou ligando a TV daqui a pouco) e temos a grande final no sábado a tarde entre Juve x Real…
        E deve ter algumas tapirices pelo final de semana mas eu me abstenho delas.
        SSTT

  16. Bom dia João…

    Só vi os lances hj no globo.com.. vou me ater a eles…

    Discordo sobre as falhas no gol no jogo de ontem (contra o Vasco falhou no 3º, eu escrevi)….o cara sai de cara (cade a zaga ?), e vc queria o q ? esperou pra definir, pois no fla-flu, ,saiu e olha no q deu..expulsão e gol depois..no meu entendimento, são duas opções, sai ou espera, nas duas, o resultado é o mesmo, somente esperar o erro do atacante, que não aconteceu…aliás, esse jogo foi definido lá..com duas falhas bisonhas de R.chaves….custo acreditar que se não houvesse a expulsão, nós reverteríamos, dúvido..o time deles tá pronto desde o ano passado, descansou fds…

    Discordo tb em afirmar que o arbitro foi rigoroso, e débio mental do zagueiro escolheu a jogada errada, e que seria um lance controverso, onde em 10, 7,6,5 dariam expulsão.. que fosse 1, ele não poderia com 5 minutos entrar de forma tão desproporcional no lance, como disse no outro post e concordei com o NET FLU….ele não inspira confiança algum, e só pra constar, era pra ter sido expulso no jogo la, até o comentarista disse, contra o Vasco, dividiu uma bola com LF9, não aceitou a mão do cara pra levantar e ficaram se chingando, eu detesto o LF9, mas escolheu uma atitude de mlk, talvez pq já sabia que tinha falhado no proprio gol, mas esse rapaz precisa rever seus conceitos, não é assim que vai jogar bem…

    Depois dessa expulsão, não haveria mais jogo..se é que poderia ter com 3 a 1, mesmo sem ela…

    Qnt ao elenco, é isso, pura verdade..conta do chá..e ainda algumas escolhas erradas do Abel..que tem muito crédito…precisamos entrar nos trilhos outra vez….testar o Gigante Reginaldo, voltar com Gum..BARRAR O LUCAS, pois esquece que a primeira função do lateral é marcar…e como tenho dito aqui, em vários meses…precisamos de 2 a 3 jogadores bons, que cheguem para somar…com experiência e qualidade, que agreguem…não como Marquinho, Maranhão que nada fazem, e são escolhidos em detrimento de Calazans e L.Fernandes….

    Um zagueiro, um ou dois meias, e dois laterias URGENTES para brigar por posição…

    E como entender nossa diretoria, começou a vender ingresso ontem, será que é dificil imaginar, ou pensar na possibilidade que iriamos sair sem a classificação, e antever um problema ? sábado, ingresso mais caro no setor SUL, e leste normal..ora bolas, qual o público que eles acham que vai dar depois disso ? se der 10 A 15 mil é muito…não era mais simples ter colocado, 20, 25 e colocar uns 30 a 40 mil apoiando o time nesse momento ? eu devo ser muito maluco…ST

    1. Thiago,

      Bem… Então é melhor fechar o Fluminense até 2019.

      Não vejo como se cogitar de barrar o Lucas, que vem fazendo um bom trabalho na lateral. Por sinal, nem temos reserva para ele, porque aquele rapaz que entrou para compor o meio e também é dublê de lateral matou um contra-ataque ao tentar dar um passe para a ala esquerda, que subia livre.

      Não tínhamos criação apenas com o Scarpa pelo meio no ano passado. Com a lesão do Sornoza, que já não vinha rendendo bem antes da lesão, piorou.

      Ora, se a direção tricolor não vai contratar, ao barrar o Lucas, como você deseja, vamos ter que jogar sem lateral. Vamos jogar sem meia, e sem ter um atacante criativo, porque esta não é a função do Dourado, e nem o Wellington constrói tantas jogadas assim no ataque, não teremos jogadas de profundidade e nem de penetração. Talvez só o Richarlysson consiga algo por ali.

      Vamos ver o que acontece.

      ST

      1. Vc joga bola torcedor ? Qnd digo “barrar” meu caro, é o que nós chamamos de “susto”, assim como o Léo, ele está soberano, sem concorrente, e caiu muito de produção, está deixando muitos espaços, lógico que é muito superior ao Renato (jogador de série B), então, ou contratamos alguém para brigar, ou sobe alguém da base e testa no lugar..o mesmo vale para o Léo, dizem que o Mascarenhas é bom, nunca vi jogar….
        Concordo com vc, sobre a criação…temos que começar a testar outras alternativas, não dizem que o Calazans é meia ? pq não colocam ele pra jogar ? …. mas sábado, temos que recuperar os 3 pontos do jogo contra o Vasco…ST

        1. Thiago,

          Não fica brabo com as minhas observações. Mas foram feitas exatamente sobre o que você disse.
          .
          Mas nem susto você consegue dar “barrando” um jogador por um jogo se ele não tem substituto à altura.

          Além do mais, acho o Lucas um dos bons valores neste time.

          Não sei bem em que mudaria o fato de eu jogar ou não futebol. Barrar este jogador não é opção no momento.

          A sua teoria é contraditória em si mesma, porque o nosso treinador foi jogador e não “barra” o Lucas.

          Mas conheço bem o futebol, inclusive o próprio meio futebolístico, que, pelo que leio aqui, não é a praia de muita gente que diz ser do “meio”.

          Mas, respondendo a sua pergunta, joguei sim. Mas não é isto quevdá razão à minha resposta.

          ST

          1. Jamais fico bravo com esse tipo de coisa..a pergunta foi em tom de observação mesmo, pois só quem joga, sabe o sentimento de ficar no banco, ainda mais qnd se tem noção de que não tem adversário brigando por posição……só ficar cobrando do jogador, muitas vezes não adianta, uma barração, uma improvisação de um cara na sua posição, pode ser o suficiente para se colocar as barbas de molho….eu respeito a opnião de qualquer um, mesmo que seja uma “loucura”, não estou me referindo a esse caso…justamente por não ter substituto à altura que o leva a estagnar em uma zona de conforto..a mesma que acolheu Cava, que é muito mais goleiro do que JC…. em fim, nem eu nem vc, escalamos…ST

  17. … De resto, caro Garcez, concordo com você. Aliás, vou mais longe: foi um bem para o Flu, esta eliminação da Copa do Brasil. Como seria muito bom, que o time saísse do torneio da Primeira Liga. Não temos elenco para lutar em três frentes. Duas – Sul Americana e Séria A – já está de bom tamanho. E mesmo assim, não será nada fácil!

  18. Me preocupa os erros sucessivos que Abel vem praticando. Parece até que está empenhado em estragar tudo o que fez. Me preocupa, também, o que Abad irá fazer. Será mesmo que é indispensável vender jogadores fundamentais para o nosso time? Continuo repetindo o que já muitas vezes disse: sem um bom time, não haverá Receitas e, sem Receitas não se resolve o problema da falta de dinheiro. As finanças estão assim, porque, tivemos uma administração de gente maluca (Horcades, Antunes e Celso) seguida de uma administração totalmente incompetente (Peter, Mário e os diversos diretores de futebol). O Flu CORRE O RISCO DE “VIRAR” TIME MÉDIO PARA PEQUENO!

    1. “sem um bom time, não haverá Receitas e, sem Receitas não se resolve o problema da falta de dinheiro.”

      Perfeito. Vender jogador importante nesse momento é dar um tiro no próprio pé.

  19. Entendi a postura de ontem da torcida que compareceu ao Maracanã, como uma prova de que todos que estão aí passarão, mas o Fluminense Football Club tem sua honra e história gravadas no cenário esportivo. Como representante deste amor fiel sempre estará a torcida tricolor.
    Não dá para colocar na conta da arbitragem a eliminação, foram uma conjunção de fatores que nos levaram a ela. Problemas de caixa para contratações pontuais, necessárias e urgentes. Patrocinador master que não conseguimos até hoje, certamente desafogaria a parte econômica. No cenário brasileiro ficamos marcados como o time do “tapetão”, assim caçados e hostilizados por todos, graças a mídia esportiva especuladora, maliciosa e manipuladora. Somando-se a isso tudo não temos e nunca tivemos dirigentes que se impusessem em toda esta engrenagem política do futebol.

    1. Vc tocou num ponto importantíssimo.
      O banana do Peter não defendeu adequadamente a instituição no escândalo da Lusa e deixou a imprensa nos carimbar como “viradores de mesa”. Ele tinha que levar essa história até as últimas consequencias, mas foi preguiçoso e omisso, limitando-se a dar declarações protocolares sobre o episódio.

      Peter deixou o Flamengo, o real artífice daquela sujeirada (até hj ninguém conseguiu me convencer do contrário) sair incólume, enqto nós seguramos todo o ônus da tal virada de mesa … por isso, qdo vejo o Abad se aproximando do Bandeira de Mello sinto náuseas.

      Enfim … essa mentira pegou e hj somos vistos por todo mundo como um time desonesto que apelou pro Tapetão para rebaixar a pobre coitada Portuguesa.
      Com isso, ninguém acha ruim qdo somos prejudicados pela arbitragem … os adversários acham que sermos roubados é uma espécie de justiçamento e os arbitros por sua vez ficam bastante confortáveis qdo nos prejudicam, pois sabem que ninguém, com exceção da nossa torcida , vai achar ruim …

      O prejuízo que esse episódio nos causou é imensurável … até do ponto de vista financeiro, pois certamente, essa imagem de Tapetão afasta eventuais patrocinadores.

    2. Prezada Mauriceia,
      Vi o jogo pela TV (não moro no Rio). Fiz uma leitura, semelhante a sua com relação a reação da torcida que vaiou no primeiro tempo. Mas no segundo apoiou e, do meio para o final deste, fez uma festa espetacular nas arquibancadas. Entendi como sendo um tipo de protesto(talvez nem tanto consciente) “dizendo que esta diretoria e este time que está aí não são o que queremos e nem merecemos. Mas acima de tudo e de todos somos Fluminense”. Eu confesso que tive o mesmo sentimento que o Abel falou ter sentido, de ter me tornado mais tricolor. Quanto ao assoprador de apito, não foi determinante, mas sempre prejudicou Fluminense em todos os jogos nossos que apitou. Quanto a postura da imprensa esportiva, lamentável e ridícula em determinadas situações. Vamos em frente.
      Saudações Tricolores!

  20. João bom dia, note que Scarpa só saiu quando eles fizeram 1 a 0 , ai o jogo mais importante passou a ser o de sabado , concordei com Abel , na boa não dá para avaliar o time esse árbitro cheguei a defender ele quando chorou pedindo para não estragarem a carreira dele no Palmeiras e Corinthians , mais ele é pilantra , principalmente depois que mostraram que o Flu processou ele por causa do jogo contra o Coritiba em 2014.

  21. Conclusão tirada… abre aspas…
    Sem o Scarpa temos time competitivo… sem o Sornoza não temos.
    Ponto final.
    SSTT

  22. Respeitosamente, discordo de quase tudo.

    Acho que Abad faz um péssimo trabalho. Não contratou ninguém, está há 6 meses sem conseguir um patrocínio master, continua estampando a marca da DryWorld no uniforme sem ganhar um tostão por isso … enfim ,reclama da falta de dinheiro mas tb não corre atrás de conseguir recursos … vai pelo caminho da venda de jogadores , que irá dilacerar ainda mais um elenco que já não é confiável.

    Auditor da Receita é muito bom para trabalhar no TCU, implantando austeridade fiscal … pra clube de futebol , não serve … precisamos de um cara ousado, criativo, corajoso e que pense grande , não um burocrata como o Abad que pensa pequeno e vai com isso diminuindo o clube.

    O pior é que, até hj, ninguém saber qual a perspectiva de recuperação que esse cara nos dá com essa sua política de austeridade … em qtos anos o Fluminense se tornaria um clube saudável financeiramente a se continuar essa política de miséria ?? 20 anos ? 30 anos ? 40 anos ?
    O mandato dele é de 3 anos …

    Outro ponto importante . O Fluminense vem sendo sistematicamente garfado em toda competição que participa. Foi assim no Carioca, foi assim na Copa do Brasil (dentro de casa !!) e será tb na Sulamericana… isso acontece pq o Burocrata não tem nenhuma força nos bastidores e , sem isso, ninguém consegue ganhar campeonato. Infelizmente essa é a realidade.

    Soltando Barros tinha milhões de defeitos, mas conseguiu fazer com que o Fluminense fosse respeitado pela arbitragem e ganhamos 2 brasileiros. Com o burocrata Abad será garfada atrás de garfada … não consigo imaginar esse sujeito peitando alguém na CBF , na Comissão de arbitragem ou na CONMEBOL.

    Qto a manifestação da torcida ao final do jogo, me desculpem mas achei patética. Pareceu um monte de macacas de auditório do Cassino do Chacrinha … o time apanhando, sendo roubado, Cavalieri frangando e os caras lá comemorando , felizes com a eliminação.

    Enqto nossa torcida não entender a hora que tem que comemorar e a hora que tem que cobrar, continuaremos reféns da pequeneza do Abad, da indolência do Cavalieri, da ruindade do Leo Pelé, das burrices do Abel, etc, etc, etc …

    Duvido que as torcidas de Palmeiras, Corinthians , Flamengo (só para citar alguns) fosse ficar pulando feito bobo alegre no estádio vendo seu time sendo eliminado … a cobrança é diferente … no Fluminense estamos ficando resignados com a derrota, felizes com o fracasso … passamos a comemorar eliminações … estamos nos tornando medíocres e o que é pior, contentes com essa condição.

    O Fluminense que eu conheci não comemorava derrotas.

  23. Terrível!

    Qualquer ceguinho viu que o Nogueira deu um carrinho por trás, que muitos chamam de perigoso, mas na bola, a sola da sua chuteira pegou na bola, e o veadinho do Luan caiu porque esses molequinhos mimados de hoje fazem isso para provocar penalidades aos adversários, e se o pé do Nogueira tivesse pegado em qualquer parte da sua perna, ele estaria no hospital.

    Se o canalha do apito quisesse mostrar que era sério, frear violência, poderia ter dado cartão amarelo, mas, ainda assim, rigoroso, pois o pé esquerdo do zagueiro pegou por cima da bola, e ele mediu mesmo a situação para não atingir o adversário, é tanto que o carinha perdeu o contato com ela, sem ser desequilibrado por trombada nenhuma, e caiu para cima do tricolor. .

    Fico deveras indignado que esses juízes brasileiros façam coisas desse tipo, saiam de campo protegidos por seguranças, e ainda possam ir embora sem enfrentar a imprensa.
    Se o técnico, jogadores, dirigentes fazem isso, porque esses fdps saem de bundinha para cima e espanando qualquer um que queira chegar perto dele?

    Tenho consciência que o time poderia ter ganho o jogo ontem, mas não sei se conseguiria se classificar, como poderia ter perdido, pois isso é coisa do futebol, e o adversário não é um timinho qualquer, sempre aceitei essas situações mas sem querer rotular culpados pois isso é a fina flor da cafajestice que existe desde que inventaram esse esporte, e, por isso, Barbosa levou para o túmulo essa indignidade que a mídia da época fez contra ele, e que torcedores endossaram.

    Mas, muito bem! Aquela torcida que estava lá, e aplaudiu o time, ela representa a verdadeira torcida no Brasil, e me representa, porque ela viu que o time continuou tentando jogar, mesmo que o emocional de todos estivesse bem alterado, e é esse tipo de torcida honesta, de todos os clubes, que ainda mantém a chama deles acesa, a memória de alguns que já se foram, pois se depender de “torcida analista de resultados de computador”, o time só será bom se ganhar tudo.

    Quem sabe, o futebol carioca não esteja seguindo para a extinção como a própria Cidade onde ele se situa, e quem sabe se o Flu não exista daqui há trinta anos?
    Mas, pode-se ter certeza que lá ainda estarão torcedores dessa extirpe mantendo memória do clube, e o seu indelével respeito por ele, que uma “garotada”, não tem hoje.
    (01/05 – 07:30)
    ppppppppppppppppppppppooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaa.

      1. Willie James Lyons – I’ve Got Troubles On My …

        Traduzir esta página

        http://www.youtube.com/watch?v=gpeADUSTDkw

        Por Federico Verteramo ·
        5 min ·
        3,4K exibições

        10/11/2012 · Vídeo inserido · Willie James Lyons – I’ve Got Troubles On My Mind – (Chicago Woman)
        MINERIM QUE NAO E AECIM, ALIVIA O CARA, ” TEM UM PROBLEMA NA MENTE “

      2. Hahaha… ‘tenho consciência que o time poderia ter ganho…como poderia ter perdido’. Ah vá… Grande frase do amiguinho, né Fred? Abel fanfarrão assinaria…

  24. Se com 11 já seria uma tarefa ingrata de buscar o resultado, com 10 logo no inicio a vaca já tinha ido pro brejo.

    Acho que devemos analisar pelo conjunto da obra, não somente pela partida de ontem, onde fomos mais uma vez prejudicados pelos homens de preto, amarelo, lilás, etc.
    Também acho que o Abel deveria ter tirado o Douglas e não o Scarpa, mas digo isso mais pela esperança de que ele pudesse fazer alguma coisa porque é um bom jogador do que pelo que vem fazendo em campo.
    O time precisa melhorar muito, senão iremos sair da Sula e ficar se arrastando no brasileiro.
    E por mais duro que seja, pensar em Libertadores com este planejamento e elenco……fica difícil, muito difícil.

    ST

    1. “…senão iremos sair da Sula e ficar se arrastando no brasileiro.”
      Podes crer que esta será a realidade. Creio que uns 70% será isto… uns 20% que ficaremos bem no brasileiro… 5% que ficaremos na Sula até a final e 5% que sofreremos para tentar nos manter na série A.
      O que vier será lucro. E ainda teremos de aguentar este Tapir boquirroto… blerghhhhh…
      SSTT

    2. Andrei,

      Pois é…

      Até agora parece que estão tirando o “entulho” do quintal. Mas como prometer e não cumprir parece moda, vamos esperar para 2019, que, coincidentemente, é quando termina o mandato do presidente, para ver se serão necessários mais três anos para acontecer algo.

      Ou torcer para ver se o profissionalismo já nos começa a render frutos antes do prazo por eles indicado.

      Quanto antes melhor.

      ST

  25. Turma do blog,

    A missão era difícil. Começamos bem, mas a defesa não estava lá tão afinada, porque no lance da expulsão tomamos um belíssimo contra-ataque.

    Mas o juiz, na minha opinião, acabou com o jogo. O zagueiro foi imprudente, mas toca na bola primeiro. Era falta e cartão amarelo.

    O resto foi consequência. Nem adianta falar de pênaltis não marcados. O árbitro não nos ajudou, ele apenas tentou se ajudar com compensações que de nada adiantavam.

    Caso para a diretoria. Não dá para avaliar o time.

    ST

  26. É verdade que a arbitragem foi uma m….,mas nem de longe podemos achar que foi determinante para a nossa eliminação.

    Isso vinha sendo desenhado desde o jogo da ida,em que foram cometidos vários vacilos.
    E que mais uma vez aconteceram.

    Vacilos na defesa,na substituição do Scarpa,que era quem podia tentar algo de diferente,nos dois gols Cavalieri foi apenas ridículo,e quando o Grêmio tirou o pé,era hora de aproveitar.O goleiro deles só assistiu ao jogo.

    E mesmo depois disso,uma revisão sobre a questão dos reforços,pois o time precisa ficar mais cascudo,teve uma baixa considerável(Sornoza)e outros já começam a mostrar sinais de cansaço?(Grilos cricrilando).

    Sinceramente,se fosse para apostar na Sul-Americana ou no Campeonato Brasileiro como chances restantes para a Libertadores,eu preferiria guardar o dinheiro.

    ST e chateado pra caramba.

  27. Juarez Franco, perfeito seu comentário …Esse louco vai rebaixar o Fluminense, olha a entrevista que ele deu depois do jogo……

  28. Eu estou tentando entender o que ouvi no pós jogo as entrevistas do Abel e do Fernando Veiga e juro que será que ambos estão satisfeitos com mais essa derrota que significou outra competição que o Fluminense deixa de disputar nesse ano ou eles estão enxergando uma outra realidade que não querem assumir de público que o elenco precisa ser reforçado para evitar outra eliminação ou passar sufoco no brasileiro de 2017?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *