Flu sai mais forte

Fluminense 0 x 2 Grêmio.

O que pensa este cronista?

Este cronista pensa que não deu nem para sofrer. O péssimo árbitro da federação paulista Thiago Duarte Peixoto quis aparecer mais do que os jogadores e, logo aos quatro minutos, acabou com um jogo em que o mandante já entrou precisando marcar pelo menos dois gols, ao colocar Nogueira para fora num lance faltoso em que o zagueiro mereceria no máximo cartão amarelo.

Que a este mesmo árbitro faltou critério no fim do primeiro tempo, quando o gremista Kannemann fez falta dura em Henrique Dourado (esta sim sem nem tocar na bola) e Peixoto fez vista grossa, preferindo não expulsar o zagueiro.

Que Abel errou ao não reconstituir prontamente a dupla de zaga, embora tivesse tentado protegê-la recuando Orejuela. O time ficou perdido e sofreu os gols que definiram o confronto ainda antes do trigésimo minuto.

Que o treinador também se equivocou ao optar por sacar Gustavo Scarpa, a única opção criativa do meio de campo.

Que Cavalieri não passa uma partida sequer sem falhar. Depois de dar todo o canto esquerdo a Nenê no clássico de sábado, desta vez ficou plantado sob a trave, vendo Pedro Rocha avançar por toda a sua intermediária, até o atacante definir o lance e a vaga.

Que sobrou dignidade ao time do Fluminense, que, mesmo prejudicado pela arbitragem e “eliminado” desde os 28 minutos do primeiro tempo, correu e batalhou até o apito final.

Que a torcida do Fluminense é mesmo espetacular e diferenciada. Ao cantar, incentivar e fazer festa durante todo o segundo tempo, não apenas mostrou entender a injustiça que o time sofria como passou confiança à garotada para a sua caminhada no Brasileiro.

Que Abel continua fazendo excelente trabalho de renovação e que transformou um elenco desacreditado num time competitivo, capaz de vencer nas duas primeiras rodadas Santos e Atlético-MG, times brasileiros na Libertadores e favoritos à conquista do Nacional.

Que o elenco do Fluminense é reconhecidamente enxuto, tem visíveis limitações e não aguentaria o tranco de disputar quatro competições simultâneas até dezembro. O time segue na Sul-Americana, que também classifica o seu campeão à Libertadores, mas ganha folgas no calendário para mirar com mais atenção sua participação no Campeonato Brasileiro, ainda mais generoso na distribuição de vagas à America (seis).

Que entende as dificuldades econômicas do clube e que segue apoiando o trabalho sério que vem sendo desenvolvido. Erros e acertos fazem parte da caminhada, mas há hoje seriedade, comprometimento e profissionalismo entre os que estão a seu serviço.

“Simples” assim.
______________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

167 thoughts on “Flu sai mais forte

  1. Oni e PCA, vcs sabem que vcs são meus amiguinhos, mas já passou da hora da gente esclarecer uma coisa…pra mim está muito claro que vcs não são desse planeta e vieram de uma civilização muito distante. Fiquei um pouco decepcionado, pois pensei q esse primeiro ‘contato’ (filmaço PCA, vale a pena ver) com alienígenas, seria com seres muito mais avançados do que nós, mas vejo que estamos no mesmo ‘nivel’ intelectual e tecnológico…menos no que se refere ao futebol. Deixa eu explicar pra vcs então: não sei bem o que ocorre em Saturno (ou no planeta de origem de vcs dois), mas aqui na Terra, existem praticamente 3 ‘categorias’ de times de futebol…grandes, médios e pequenos.
    – Times grandes ou q já foram grandes , como o Fluminense (na minha opinião), entram em campeonatos com o único intuito de vencer, ou pelo menos disputar ‘palmo a palmo até às últimas rodadas; comemoram vitórias esporádicas dentro de uma normalidade e sem exageros e não devem nunca passar por vexames, goleadas ou possibilidade de rebaixamento;
    – Times médios, como Vitória, Chape, Atlético/Pr, disputam campeonatos pensando em ‘colocações honrosas’, boas participações, uma ou outra vitória sobre os grandes, etc…;
    – Times pequenos, como Atlético/Go, Ponte Preta , Criciúma… tem como única preocupação em um campeonato de série A (por exemplo) não caírem para a segunda divisão. Entenderam agora como funciona o futebol aqui na Terra?
    Entenderam agora? Não dá pra ficar aplaudindo, batendo ‘palminha’ para um time grande q só perde. Se no planeta de vcs o regulamento é parabenizar os derrotados, isso não ocorre aqui …
    Espero ter ajudado. Saudações Terráqueas! Abraços aos Saturnianos (não sei se é assim que se escreve).

    1. Amiguinho, entendi que você está sendo muito preconceituoso! Como justiçar os títulos de Bahia 1959 e 1988, Coritiba em 1985 Guarany 1978 e Sport em 1987? – Sabemos pq assistimos ao vivo e em cores São Caetano e Portuguesa de Desportos serem operadas pelo homem do apito em detrimento de Vasco e Corinthians caso contrario São Caetano e Lusa seriam também campeões brasileiros. E, tem mais não fosse a interferência dos homens do apito e bandeiras muitos desses citados por você como pequeno teriam sim, conquistado campeonatos brasileiros. Não esqueça que Criciúma, Juventude, Paulista já conquistaram a Copa do Brasil, idem o Santo André em pleno Maracanã frente ao Flamengo.

  2. STT.
    O Fernando Diniz acaba de se despedir do Aldax-SP. Está na hora da Diretoria esquecer o passado e mirar o futuro com um técnico que se encaixa perfeitamente junto ao perfil jovem e técnico do atual elenco do Fluminense.
    Saudações Tricolores.

  3. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa aqui não dá pra deixar passar…um amiguinho do blog disse q um outro amiguinho (que vive no mundo da lua, é fã de Rhayner , Marcelinho das Arábias e Maranhão entre outros, e pra quem tanto faz perder, empatar ou ganhar, além de ter dito que tinha ‘consciência’ que o time poderia ter ganho ou perdido do Grêmio) é um dos poucos que conseguem manter equilíbrio, serenidade e bom senso quando fala sobre o Flu.
    Nessa vc se superou, amiguinho. Agora está explicado…além de não entenderem nada de futebol, vcs dois são comediantes.
    Rindo até 2050 (ano que o Flu vai voltar a ser grande, segundo o presidente e a Flu sócio).
    x-x-x-x-x-x-x-

    Pois é, Amiguinho, você diz que eu me acho gozado, mas é você que é muito gozado mesmo, e é só ver como ri de tudo, de todos, e das derrapadas do Flu, o que lhe parece muito o hilario.
    Mas há mais dois aqui que também gozam muito o Flu, seus dirigentes, técnico e jogadores, que também se deliciam com os males tricolores, e eu acho até que vocês formam um trio bem alegre no blog, e prontos a exibir essa veia em qualquer lugar.

    Imagino até adapta-los numa historinha antiga, num teatrinho.

    Você, Ricolor e Tim Maia, humoristas por excelência, combinam dar um passeio por essas paragens do interior, e lá vão, no mesmo carro, pegam uma estradinha de chão, ladeada por árvores, pastagens, riacho limpo, e chegam a uma vila bucólica, muito limpinha, quinze casas no máximo, umas três ruazinhas de terra, um barzinho aconchegante, sentam ali e respiram oxigênio puro.

    Aí, começam a fotografar, conversam com os nativos, brincam como de costume, e veem la do outro lado um cidadão, chapéu de palha na cabeça, tocando dois enormes porcos, que andam muito devagar.

    Aproximam-se, fotogravam os bichos, dão bom dia ao dono, um puxa conversa:
    — Bonitos porcos, hein?
    — Bunitos porco, siô.
    — Quanto quilos este mais amarelo pesa?
    — Ai, siô, aí só botando ele nas suas costas pra vê.

    Opa, os três gozadores sentem que o cara não é muito fácil de ser sacaneado, mais outro vai à carga:
    — Como é o nome dele?
    — O nome dele é Ocê,

    Opa, este cara é encardido, os três pensaram, entreolharam-se, e outro voltou a atacar:
    — Mas a outra porcona ali é a mãe de Ocê?
    Kkkkk, riu o “matuto” :
    — Não. Nem é porca, é porco também, é irmão de Ocê. A mãe de Ocê, nois aqui da vila já cumemos faz muito tempo.
    Paninho descendo devagar.
    Saudações tricolores na sacanagem.
    (03/06 – 11: 30)
    hahahahahahahahahaha!!!,
    .

  4. Por vezes, as insatisfações que majoritariamente a parcela da torcida tricolor possui, decorre em muitos momentos, de certas políticas adotadas por gestões passadas que não souberam em grande medida entender que o futebol deve ser pensado com profissionalismo e um planejamento envolvendo as 3 fases (curta, média e longa expondo-se datas) até o alcance de seus objetivos.

    O Fluminense por ser um Clube secular possui sua rica História, mas nos últimos tempos está meio que estagnado esse engrandecimento.

    Mas o ódio ao Clube de parcela da imprensa e de outras agremiações essa não diminui em muitos momentos.

    Estagnado creio eu também é no crescimento no número de torcedores pelo Brasil.

    Chega-se a tais conclusões pelo fato de que suas conquistas de títulos não tem sido constantes nos últimos tempos.

    Já foi abordado aqui a grande oportunidade que foi perdida com o patrocínio da UNIMED que poderia ter alcançado quem sabe um título mundial e consequentemente outros frutos viriam como a de ter seu estádio próprio mais moderno e confortável que as Laranjeiras.

    Mas interesses outros interferiram tais projetos e estamos vendo que o Fluminense não consegue andar com suas pernas sem a obtenção de fontes de receitas como patrocinadores que banquem o dia-a-dia do Clube com jogadores de qualidade técnica melhores do que muitos que fazem parte do atual elenco que nem preciso mais mencionar.

    Se caso essa crise financeira por qual passa o Clube e as condições administrativas estivessem num outro nível, o mercado sulamericano tem seus valores que poderiam muito bem vir a dar mais qualidade ao time já que o futebol brasileiro passa por uma entresafra técnica.

    A base do Fluminense tem alguns valores que podem agregar sim o time de cima, mas deve-se levar em conta que nem todos terão tal oportunidade de estourar tendo que procurar outra freguesia para jogar.

    Bom, para não alongar demais na argumentação, para o Fluminense poder vir a trilhar a busca real da conquistas de títulos, vejo como único caminho a atual direção procurar uma big de uma empresa nacional (que tem aos montes no Brasil) batendo insistentemente as suas portas para quem sabe arrancar um bom contrato, pois se os responsáveis da atual gestão ficarem em suas salas com ar condicionado lá no laranjal, fica também difícil cada vez mais se almejar um Clube campeão e consequentemente ter suas partidas com o estádio lotado como foi outrora.

    Foi se o tempo que bilheteria de jogos fortaleciam os cofres de um Clube ainda mais o Fluminense que não tem tido uma média boa de público em seus jogos como mandate.

    1. Se for pensar racionalmente embora eu acredito que futebol é mais paixão e emoção do que razão, o “ódio ao clube” pela imprensa , torcedores rivais ,etc… É BOM ! Isto significa que estamos incomodando ! Pior seria a indiferença ! Então, a minha parte racional diz que tenho que manter a calma e tentar retribuir com mais poderio de fogo a provocação alheia. Como torcedor , sou chato, canto vitória antes da hora e se perco me faço de surdo e continuo cantando vitória mesmo para irritar . Por isto, apesar de ter saído daquele Maracanã em 2 de julho de 2008 e nunca sequer ter visto o replay de nada do jogo, não ligo a mínima se o Renato cantou vitória antes da hora, porque o futebol não pode ser chato com todo mundo calado. Tem nobres tricolores aqui que acham que a fidalguia vem acima de qualquer coisa, assim como a Alemanha fazer 7×1 dentro do Brasil e ficar com a besteira de pregar respeito. Pura besteira, tinha era que zoar mesmo. Enfim, alguns tentam justificar a incompetência de algumas administrações passadas com números de austeridade (balela , uma vez que o Peter , por exemplo, queimou dinheiro para se manter com força política depois do desespero da saída da Unimed), o que falta hoje em dia é alguém com atitude para fazer o Fluminense grande. Com exceção do Fishel que nos trouxe a Unimed e começou a reconstrução, faltou-nos com toda a certeza alguém competente que pudesse administrar o clube paralelamente ao patrocínio. Todo mundo dizia que a Unimed “só” investia pesado do meio para frente. Porra, o único zagueiro de recordação rápida que durante 15 anos o Fluminense conseguiu , foi o Thiago Silva e mesmo assim porque foi a Unimed que o detinha em seu subconjunto . Nem um argentino, nem um pernambucano, um lateral do Amapá como foi o Aldo, os caras conseguiram trazer. Como pode o Fluminense nunca ter feito ações de marketing eficientes com jogadores como Deco, Romário, Edmundo, Petcovik, Fred,etc..etc… Como podem querer patrocinador se são péssimos de marketing. As Laranjeiras com arquibancadas que parecem que vão cair a qualquer momento (fui ver um sub20 lá uns 5 anos atrás e a única diferença dos anos 80 e 90 quando comecei a ir aos estádios e acompanhei muitos jogos na nossa sede, era que o banheiro para o torcedor mijar abaixo dos degraus não era mais com aquele buraco no chão e já tinha os assentos convencionais). Tivemos tanto jogador lesionado porque não existia competência para cuidar de um gramado na sede. Será que é tão caro assim que até para isto um administrador tem que arrumar patrocinador extra? Imagino que mínima parte de cota de TV pague a manutenção. Aí, pergunto: Se não têm competência para cuidar de um gamado como querem gerir um Maracanã? O $$ do tal do CT, que para mim nem d perto era prioridade frente a um estádio próprio, nem acabado foi. Tem campo lá? Ah tá. Tá liso e melhor que as Laranjeiras? Ah tá. faz arquibancada de cimento que é barato lá em volta e transforma aquilo em estádio ! Ou será que a vizinhança, ali, também vai reclamar com a prefeitura? É difícil , mas segue o fluxo.Mais tarde Flu 4×0 Vitória-Ba.

  5. STT.
    Nando, ele, o Fernando Diniz, já comprovou a sua capacidade técnica e tática no Campeonato Paulista. Foi jogador e Campeão Carioca em 2005 pelo Fluminense. Já expressou as suas afinidades pelo Clube. Ele está louco para dirigir um time como o Fluminense para colocar as suas idéias e um novo conceito de futebol abrangente, moderno e com treinamentos específicos. O Abel é um Dinossauro, suas idéias já estão ultrapassadas. Treinamentos de uma hora e meia e quando tem. O time começou voando por causa da pre temporada, sem treinamentos o time começou a decair. O exemplo foram nossos jogadores rápidos, que com o tempo quando acabou o folego a qualidade caiu. Sejamos honestos, não são os torcedores que estão fragilizando o Clube. São primeiramente os dirigentes que são escolhidos por uma minoria de torcedores. Depois estes escolhem técnicos medíocres, inclusive o Abel, que por sua vez, escolhem seus jogadores, não por critérios técnicos e sim por critérios inexplicáveis, escondidos pelas mais profundas cavernas (átrio e ventrículo) dos seus corações.
    Saudações Tricolores.

    1. Caro Juarez Franco, como observamos no resultado de Flu 0 x 2 Grêmio, no momento, não estou bem com os orixás! rsrsr – Fico te devendo as seis dezenas da mega. Mas, relaxe! Será por pouco tempo. Pois, “não há mal que dure para sempre e nem bem que não se acabe”. Quanto ao Fernando Diniz era o técnico que gostaria de ver no nosso Fluzão! Mas,na segunda partida o nosso amiguinho Nando Spielberg e seus miquinhos vão abarrotar o blog taxando-o no mínimo de estagiário.

    2. Juarez, respeito sua opinião, mas se eu não me engano o Fernando Diniz dirigiu o Audax por 5 anos e conseguiu essa final de paulista aí, como vc falou. Não vejo ele como essa ‘maravilha’ toda…lembra muito Wagner Mancini, Ney Franco e outros em começo de carreira. Pra mim, o problema maior do Flu é o elenco …sem contar que ele não iria aguentar 4 ou 5 derrotas seguidas (fato ‘normal’ e costumeiro no Fluminense).

  6. Que fase!
    O Abel dá a boa notícia: Cavalieri barrado!
    Uhu! Enfim!
    ***
    Mas…pera ai…Abel tá dando outra noticia: Douglas não joga e entra…RENATO em seu lugar!
    RENATO??
    ***
    Abel… @#*%#&¥*!

    1. O Abel tem que vazar, é um enganador, cheio de manha, elogiando a Torcida depois de mais uma eliminação, se achando o maior esperto do planeta e achando que nós somos bobos.

      O Fluminense tem se ferrado em todos os jogos importantes, com falhas gritantes, tomando gols nos ultimos minutos em varios jogos, e o que o Abel faz?

      dá uma entrevista e vem com aquele… ” eu tenho orgulho desses caras” ” eu conhecia essa torcida, mas hoje eles me emociaram”

      171 total, malandrão, caô, não demorou pra voltar a ser o Abelão que nos conhecemos

      Contrata o Fernando Diniz, e vamos deixar o passado pra tras

    2. Renato jogou como apoiador pela direita quando emprestado ao Avai.
      E fez uma ótima temporada jogando nesta posição, LA.
      Uma coisa eu lhe garanto : vai correr, marcar e apoiar mais do que o Marquim faria.
      Já é alguma coisa, não ?
      Abs.
      11:25 > 03Jun.

      1. Amaury, permita-me corroborar. Jogou também no meio. Aliás, foi onde mais se destacou.

        Destaque da Série B, Renato não deve permanecer no …
        canalflunews.com/2017/01/06/destaque-da-serie-b-renato-nao-deve…
        O lateral-direito Renato, emprestado ao Avaí em 2016, foi destaque da Série B, atuando no meio-campo. … ele se reapresentou ao Fluminense em 4 de janeiro, …

  7. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa aqui não dá pra deixar passar…um amiguinho do blog disse q um outro amiguinho (que vive no mundo da lua, é fã de Rhayner , Marcelinho das Arábias e Maranhão entre outros, e pra quem tanto faz perder, empatar ou ganhar, além de ter dito que tinha ‘consciência’ que o time poderia ter ganho ou perdido do Grêmio) é um dos poucos que conseguem manter equilíbrio, serenidade e bom senso quando fala sobre o Flu.
    Nessa vc se superou, amiguinho. Agora está explicado…além de não entenderem nada de futebol, vcs dois são comediantes.
    Rindo até 2050 (ano que o Flu vai voltar a ser grande, segundo o presidente e a Flu sócio).

    1. Nando, quando você conseguir postar algo com tais características (equilíbrio/serenidade e bom senso ) vamos poder avaliar. O seu negócio é só esculachar o time.Enquanto isso não ocorre DEIXA O ABAD TRABALHARA. O Flamengo saiu da libertadores e você nada disse.

  8. O Sporting de Portugal ofereceu €5mi pelo Wendel.
    O Fluminense recusou.
    Imediatamente o Sporting dobrou a oferta: €10mi.
    O Fluminense já achou interessante.
    ***
    Isso escancara o que é e como se comporta esse Fluminense de hj: como TIME PEQUENO!
    Qualquer um chega aqui e oferece uma merreca e leva!
    ***
    Fico imaginando o caras conversando: “vai lá oferece, que os caras aceitam: eles estão morrendo de fome!
    ***
    Como comparação…
    Hj, o São Paulo vendeu o Luis Araújo pro Lille, da França, por €20mi.
    €20 mi, camarada!

    1. A diretoria do Fluzão, assessorada pela cambada da Flusocio,
      deveria contratar o São Paulo, ou o Inter, pra vender seus jogadores, mesmo pagando uma boa comissão pros bambi, ainda é negocio.

      A proposta deve ser pelo menos de uns 25/30 milhões de euros, isso aí é mais um esquema escroto pra roubar o Tricolor.

      Essa diretoria de merda acabou de vender 02 jogadores que estão em Portugal por uma autentica merreca.

      E POR FIM,

      não deveriam vender ninguem!!! TEM QUE CONTRATAR

      O que a Torcida Tricolor ganha quando se vende algum jogador???

      1. Ganha “Cem Anos de Solidão”. Como disse o criador da obra e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1982 Gabriel García Márquez.
        Abraços Tricolores.

  9. Nossa Diretoria de boba não tem nada, já entendi a deles.
    Querem que o Flu vire América, já pegamos o estádio deles.
    Falta só nossa torcida ficar do tamanho deles.

  10. Prefeito do Rio é safadinho quer dar o maraca pro franojo! Já que não podemos contar com a diretoria o torcedor tem que ir nos jogos no maraca e fazer valer seu poder….maracana ou de todos ou dr nenhum!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *