Pausa para reflexão

Mais um pênalti perdido por Luciano, gol mal anulado, queda de energia, charco, péssimo futebol e, para culminar, derrota no fim em falta erroneamente marcada pelo confuso Dewson Freitas.

Sobraram ingredientes para tirar o torcedor tricolor do sério no fim da noite de domingo 28.

A estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro preocupou sobretudo pela dificuldade que o time outra vez apresentou para construir jogadas de ataque.

Sobra posse de bola, faltam lances de infiltração que incomodem efetivamente o goleiro adversário.

O estreante Tadeu, salvo pela defesa do pênalti telegrafado por Luciano (por que ainda bate?), pouco trabalhou.

A queda de rendimento do Flu acontece em momento preocupante da temporada, quando a equipe inicia uma longa travessia que premia justamente a regularidade.

Contra o Santa Cruz, no meio de semana, o sinal amarelo já havia sido ligado.

A vitória sobre um Goiás vindo da Série B era importante também pelo aspecto psicológico.

O time tem na sequência os cascudos Santos e Grêmio, e as perspectivas para estes duelos fora de casa não parecem animadoras.

Verdade que, contra o Esmeraldino, o clube foi muito prejudicado pela arbitragem.

Dewson Freitas inverteu diretamente o placar final ao anular, sob as barbas do VAR, bonito gol de Everaldo (a bola não tocou em Luciano, nem o jogador atrapalhou a visão do goleiro), que também não cometeu falta no gol marcado por Rafael Vaz, sob a barreira.

Verdade também que o Fluminense teria tido mais tranquilidade no gramado empoçado se Luciano tivesse convertido o pênalti antes do toró e da ventania que acometeu a cidade.

E que parece ter acometido também o Fluminense.

A reflexão sobre as últimas atuações será útil para o seguimento do trabalho.

Visível apenas que não está bom.

E que a necessidade de voltar a jogar bem urge.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

172 thoughts on “Pausa para reflexão

  1. Já está provado por a + b que o Fernando Diniz reveja suas convicções sobre o time, pois a declaração dele no pós jogo, até parece a mesma coisa coisa que ele disse quando o Athlético PR teve uma sequência ruim no ano passado e que custou sua demissão.

    E após a saída dele, seu substituto o Tiago Nunes acabou por fazer um bom trabalho que resultou na conquista do Athlético PR da sulamericana do ano passado.

    Mas voltando a realidade do Fluminense, o Fernando Diniz deve colocar sua barba de molho e mexer nesse time para mais outra demissão na sua carreira ao invés de títulos.

  2. Estão tomando o efeito como causa.

    O time não tem dificuldades ofensivas, nem roda a bola sem objetividade, ou mesmo não consegue aproveitar as chances de contra-ataque por causa do esquema, mas sim pelo meio-campo lento, pesado e sem criatividade que o Diniz escala.

    Ele saiu do Atlético Paranaense com resultados ruins porque se recusava a mudar jogadores, também.

    Pelo jeito, não aprendeu nada. Com esses velhos lentos e sem criatividade, levaremos mais dois chocolates de Santos e Grêmio.

    E se isso acontecer, o baixo astral vai se abater sobre um time que ainda não tem autoconfiança.

    O Diniz está se auto-sabotando. O pior é que está cavando a própria sepultura por causa de Airton, Bruno Silva, Luciano e Rodolfo.

    Não adianta nada ter ideias e conceitos arejados se na hora da aplicação deles lhe faltam flexibilidade, capacidade de rever convicções, humildade para reconhecer que outras pessoas podem estar certas e ele não.

    Talvez lhe falte também poder de perceber e analisar o que se passa dentro de campo, propondo as mudanças que se façam necessárias.

    Há pessoas que olham e não conseguem enxergar nada. Ou enxergam aquilo que querem enxergar. Nesse caso, pode o mundo inteiro chamar a atenção para o erro e a pessoa mesmo assim não aceitar.

    São casos perdidos e o Diniz, que a gente ainda pouco conhece, pode bem ser um desses.

    Vamos ver . Se continuar assim, repito, não passa da décima rodada.

    A merda é que, se assim for, teremos que trocar de técnico já embaixo, na tabela, e colocar no lugar dele um desses ultrapassados. E, não se esqueçam, com esse elenco…

    Meu desânimo depois da partida contra o Santa Cruz não era um exagero, agora eu vejo.

    ST

  3. Segunda partida que assisti do Flu este ano… pffffffffff
    Primeira foi aquela vitória sobre o poderosissimo Santa no Maraca onde ficou patente que o ataque e o goleiro eram uma B… mas os 3 “jênios” apuparam. Na volta o que aconteceu?

    Esta agora foi a segunda partida que assisti e… o ataque uma B… e o goleiro… bahhh…
    Como eu disse, se continuar nesta toada comeremos grama pela raiz neste brasileirão. Por esta partida ficou já definido com quem brigaremos no campeonato. Jogaremos de igual para igual com estes times aí… Goias, Bahia, Avaí, CSA, Chapecoense, Ceará… e olhe lá… ou seja… teremos de ficar melhor que 4 destes apenas. E de um já perdemos e em casaaaaa…
    E já nem coloco o Atlético PR no mesmo rol. Eles já estão uns dois degraus acima da gente a um bom tempo.

    E deem-se por satisfeitos, porque nem o Vasco e o Bota podem contar como vitória porque no carioquinha já ficou certo que este time não ganha deles.

    Quanto ao VAR… acho que os idiotas que se dizem profissionais do apito não entenderam que é para ser uma “ferramenta de apoio” e não o protagonista do espetáculo. Ficou patente que os caras queriam aparecer, mostrar serviço, etc…
    Só vi um lance que foi solicitado o mesmo. No pênalti não dado para o Flu logo no início.
    Nem o pênalti dado foi solicitado e nem o gol reclamado.
    Ou seja… quiseram aparecer e conseguiram.
    SSTT

  4. “Fernando Diniz diz que gostou das atuações dos três volantes: “Fizeram boa partida”
    xx-xx
    Não tem jeito, pessoal!
    Esse Diniz tá na defensiva, não dará o braço a torcer.
    Todos estamos vendo a merda de desempenho do Airton e Bruno Silva. Todos. Mas ele acha que está tudo bem.
    Isso significa que manterá os dois sempre que puder.
    Precisamos protestar já, antes que seja tarde!
    FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ,
    FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ,
    FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ,
    FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ

  5. 1) Bruno Silva = ATÉ QUANDO ??
    2) Pq não colocar o Mascarenhas de volta a lateral esquerda e mover o Caio Henrique para a posição onde ele estava se destacando (cabeça de área) ?
    3) O Abad é o único cara do mundo que consegue ser roubado pelo VAR dentro de casa
    4) Esses 3 pontos farão falta nas últimas rodadas , quando estivermos lutando pra fugir do Z4
    5) Eveready, o único bom jogador do ataque , será vendido sem que o clube ganhe nada em troca. Abad, o mercador das Laranjeiras, não perdoa.
    6) pela apatia nos dois últimos jogos e pelo pênalti perdido, desconfio que os salários estejam atrasados novamente. Aguardemos o noticiário da próxima semana
    7) Fora OVNIMUND MARMALDO!

  6. Há algumas semanas, eu levantei aqui a bandeira do FORA DINIZ.
    Disse que, se ele não conseguiu acertar o time no pífio campeonato carioca, não conseguiria mais, porque esse esquema de jogo era esquizofrênico, samba de uma nota só, o tico tico no fubá, a punheta da bola pra frente, pra trás, pra frente, pra trás, sem conduzir ao desenlace prazeroso que o onanismo proporciona!
    Uma defesa frágil e vulnerável pela presença de um goleiro péssimo, volantes pesados, sem agilidade, truculentos, um meio de campo nota zero e um ataque que, no começo, funcionou contra times pequenos, mas, depois, nem contra eles.
    Diniz conseguiu estragar o Caio Henrique na lateral esquerda, quando a excelência dele é como volante. Diniz conseguiu desprezar dois jovens – João Pedro e Marcos Paulo — que despertaram a cobiça de clubes estrangeiros, mas no time dele não serviam.
    Bom, o resultado taí: no primeiro jogo em casa, uma derrota, lamentável e estúpida derrota, que nos custará caro lá na frente.
    Dirão: mas quem no lugar dele?
    Respondo: qualquer um que não seja um ET no futebol.
    Esse Diniz nunca ganhou título algum. Nunca. É um fracassado.
    Até o Cristóvão era melhor do que ele, pelo menos nos deu o sexto lugar no Brasileirão, não passamos sufoco.
    Estou profundamente PUTO e, o que é pior, PESSIMISTA quanto ao nosso futuro no Brasileirão. Claro, Copa do Brasil e Sul-Americana estão com os dias contados.
    Não sou o dono da verdade, nem o mais entendido de futebol do blog, mas convido todos para levantarmos a BANDEIRA do FORA DINIZ.
    Água mole em pedra dura tanto bate até que fura!
    FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ, FORA DINIZ

  7. Como um técnico que se deseja apresentar como novidade, desperdiça uma hora de jogo com um time nitidamente improdutivo dentro de campo, para só então começar a fazer substituições?

    Por quê Bruno Silva e Luciano são quase insubstituíveis?

    Por quê não são dadas chances a João Pedro e Marcos Paulo quando os atacantes titulares estão jogando mal ou não estão conseguindo furar defesas fechadas?

    Que qualidades extraordinárias Diniz consegue enxergar num meio-campo formado por Airton, Bruno Silva e Allan , em termos ofensivos, para achar que com eles o time será capaz de superar retrancas e municiar os atacantes com inteligência e velocidade?

    Só depois que perdermos cinco, seis jogadores, contundidos em função de desgaste físico é que outros jogadores do elenco serão utilizados?

    Que p@ππ@ é essa de insistir em colocar um jogador que já tem histórico de pênaltis pedidos como batedor oficial do time, ainda mais em um jogo que estava complicado e num momento decisivo (1 x 0 forçaria o Goiás a sair de trás) ?

    A partir de hoje, quando vir na escalação Airton e Bruno Silva juntos, ou este último como titular, farei outra coisa. Não perderei meu precioso tempo vendo esse cara em campo com a camisa do Fluminense.

    DINIZ : VSF ! VTNC COM ESSAS TEIMOSIAS RIDÍCULAS!

    ST

  8. Vou começar pelo fim : não dá para fazer falta frontal no fim do jogo, isso é pura burrice ! Foi falta do estabanado Everaldo e a bola entrou sem nenhum problema, afinal, a barreira pulou e o Rodolfo olhou.

    Não dá também para perder pênalti, ainda mais dentro de casa. Depois de toda aquela demora, pela queda da energia, vai o Luciano e bate MUITO MAL ! Já havia falado sobre a falta de jogadores decisivos no atual elenco. Tirando o Pedro, que ainda demorará a ficar 100 %, não temos jogadores que saibam fazer gols. Pelo contrário, tocamos a bola de lá para cá e temos 78 % de posse, mas gol, que é o principal objetivo do jogo, é difícil de sair.

    Quando saiu o juiz e o VAR nos tiraram erradamente, prejudicando o Flu em pleno Maracanã. Aliás esse assunto daria papo para um post inteiro, pois desperta muitos argumentos. Na minha opinião o VAR, como vem sendo aplicado no Brasil, está deixando o jogo muito picotado, lento e chato. Demora-se uma eternidade para tomarem a decisão ERRADA. Do jeito que está seria melhor não ter e deixar a discussão para a resenha dos amigos, como sempre foi.

    Diniz precisa reavaliar essa tal “bate-estaca” de infinitos toques e pouquíssimas chances de gol. Hoje, mais uma vez, tivemos MUITO MAIS posse de bola mas o jogo terminou 1 x 0 para o adversário. O time do Flu não sabe criar chances claras de gol, não consegue sufocar os adversários. Tirando raras partidas, onde o time conseguiu encaixar e se impor, na maioria dos demais jogos é sempre esse toque chato e sem produtividade alguma. Os minutos passam e o time toca a bola sem, efetivamente, se impor. Péssimo resultado e sinal de alerta ligado, Brasileirão não perdoa desempenhos como o dessa noite.

  9. Eu reconheço que a filosofia de jogo do Diniz é boa, mas a forma de executar está ruim. Por esta razão ele saiu do patético-pr entregando o time lá na zona do agrião.
    Torço para que isso não aconteça com o Flu, mas para isso ele terá que rever conceitos. Airton e Bruno Silva juntos é indecente.
    Ou o Gilberto aprende a cruzar, dar passe e chutar certo ou vai para o banco!
    Ou o Luciano para de reclamar e joga futebol e treina mais pênaltis, ou é banco.
    O Everaldo já pode agendar o exame médico no Corinthians.
    Fico muito irritado depois de uma derrota como esta…….
    ST

    1. Caro Andrei, me deculpe mas a filosofia de jogo do Diniz, pretensa cópia do Tic tac do Barça, nunca dará certo no Flu. Deu no Barça porque era um time com montão de grandes jogadores complementados por um super craque. Mas, mesmo no Barça, teve duração limitada. Já o Flu, com os jogadores que tem… meu amigo não há a mínima hipótese.

      1. Concordo caro Rui, mas ele não precisa querer 80% de posse de bola. Pode fazer um estilo de jogo com mais toques porém com mais velocidade e objetividade.
        Está dando desânimo de assistir pela tv, imagina ir ao estádio….
        ST

  10. Receita de suco de chuchu:
    1. compre na hora da xepa um chuchu amarelado;
    2. coloque o chuchu em um litro de água morna e triture no liquidificador;
    3. beba sem moderação.
    Não terá gosto de nada, mas é mais gostoso que assistir um jogo do Fluminense.

  11. A estreia do Fluminense foi com o pé esquerdo nesse brasileiro.

    Observei que em toda a partida o time não foi objetivo mesmo tendo a posse de bola superior ao Goiás.

    O Luciano vai e perde um pênalti importante que poderia até tranquilizar a equipe em função do temporal que caiu e que deixou o gramado pesado.

    Para todos os efeitos esse gol do Fluminense foi muito mal anulado pelo árbitro que é ruim de sobremaneira.

    Mais uma vez a pergunta que faço é por que o Fernando Diniz nao roda esse time e coloca o Joao Pedro já com o placar adverso?

    O time atual continua desequilibrado e a próxima partida é justamente contra o Santos.

    E de uma coisa o Fernando Diniz coloque na cabeça que se ele for manter esse mesmo time que entrou hoje, não tenho dúvida nenhuma que vai tomar um sacode do Santos e a torcida vai começar a protestar na proxima partida no Maracanã.

    Diniz rode esse time antes de comprometer o brasileiro e a torcida questionar seu trabalho.

  12. Pra que serve essa desg* de VAR se eles anulam um gol legítimo? Nem precisava de rever o lance pq se a bola tivesse desviado no jogador ela mudaria a trajetória. Esse porcaria só vai servir para oficializar a roubalheira nessa m de país. O pior é a forma como os árbitros brasileiros usam isso parando o jogo todo minuto e em todas as jogadas. Diniz, enfia o Bruno Silva e Luciano naquele lugar! Cadê a base Carai?? Vtnc. Não aguento mais esses jogadores que parecem ser insubstituíveis para esses técnicos. Só tem uma coisa que explica: empresários. Se não contratar um meia e um goleiro decente, e continuar na mesmice, Diniz, é série B na certa.

  13. Já ia me esquecendo…..

    Obrigado Mundim pelo grande patrocínio que o seu patrão arrumou…..

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    SRN

    1. Pois é! Daqui a pouco aparecem os 3 ‘jênios’ do blog dizendo q o time é um espetáculo, a culpa é de quem critica, que o copo está cheio, etc…Haha

  14. Já no primeiro jogo ficou claro o que acontecerá com o nosso timeco e técnico de série C:

    – Seremos rebaixados!!!

    Só resta saber quais serão os outros três que nos farão companhia na série B ano que vem.

    ST

  15. Aspectos que visivelmente apresentam:
    O primeiro, chama-se comando;
    – Luciano não é batedor de pênalti.
    O segundo, representação, um árbitro maldoso, desonesto.
    – com o VAR, não tem essa de equívoco, é ma-fé mesmo.
    O Terceiro, tem que ter elenc melhor, a permanecer esse aí, vamos para segundona, com certeza.

    1. Não tente jogar parte da culpa para o VAR… não fosse ele, não teria sido marcado aquele penalti para o Flu. O VAR não tem culpa se temos um time ridículo com jogadores incompetentes até mesmo para bater um pênalti. Se tivesse convertido aquele penalti, a história do jogo seria outra.

      1. E eu pensando que os únicos culpados eram apenas a arbitragem, o gramado, a chuva, o sol, as viagens, o tempo, a bola, o Luiz Carlos Jr., o matinta perera, o boi tatá, a FERJ, a Globo, a torcida, os asas…

  16. Espero que não seja o início da tentativa de manter o Recorde de derrotas no brasileirão.
    É irritante ver este time jogando como um bando lerdos, não é possível que seja ordem explícita do Diniz !!!!
    Todos os times já aprenderam a jogar contra o Flu, mas terminamos com 70% de posse de bola!!!
    Irritante também esta arbitragem brasileira. É tudo sempre errado. O VAR deveria ser para tirar dúvidas, não para ficar validando jogada por jogada. E temos árbitros pessimamente treinados, são fracos. O gol do ciscador foi legal.
    A fase está ruim.
    ST

  17. Patético, começamos mal.
    É verdade que o assoprador de apito é muito ruim, mas o time não jogou nada mais uma vez.
    Se continuar assim teremos a sina de mais uma vez perder 3 pontos importantes jogando em casa.
    O Diniz tem que rever seus conceitos e colocar o time mais veloz, senão será mais um ano para brigar para não cair, pois se contra os pequenos está assim imagina contra os grandes. ..
    Uma droga.
    ST

  18. Caros,

    Como é que ainda botam este Luciano para bater penalty? É o terceiro seguido que ele perde! E vejam: jogo duro com o poderoso Goiás…

    Falta um meia ativo e craque, mas a culpa deve ser da torcida…

    SDs T

  19. Mais um primeiro fraco, com toque demais e objetividade de menos.
    A sensação é de que com este tipo do jogo vamos jogar horas sem marcar.
    Aí o torcedor sai de casa num domingo à noite, vai torcer pelo seu time, leva bandeira, e….
    Assiste este primeiro tempo….. no ninguém merece.
    ST

  20. Pelo visto o primeiro de 38 sofrimentos está começando hoje.
    Diniz, ou você acerta este meio campo ou vamos amargar muitas derrotas.
    Só nos resta torcer mesmo…
    ST

  21. Primeiros 15 minutos:
    Gilberto errando tudo
    Bruno Silva errando tudo
    Everaldo ciscando como sempre
    Vamos torcer para melhorar ..
    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *