O Fla-Flu da selvageria

Venceu quem teve mais fome, mais sangue nos olhos.

Diferentemente da vitoriosa atuação tricolor no Fla-Flu da semifinal da Taça Guanabara, nesta, pela mesma fase da Taça Rio, o Fluminense não conseguiu jogar.

Muito graças ao Flamengo, eficaz em sua estratégia de neutralizar a saída de bola do Flu com ocupação correta de espaços, que, mesmo com um a menos por todo o segundo tempo, acabou por inviabilizar a prática do já conhecido estilo de Fernando Diniz.

O técnico tricolor, por sinal, inerte em momentos de instabilidade de seus comandados, pareceu desta vez, como a maioria do time, ter sentido a atmosfera pesada do jogo, marcado pela violência em entradas como a de Bruno Henrique em Gilberto, pela ofensa de Ganso ao quarto árbitro, culminando com uma briga generalizada na saída de campo.

O clima antidesportivo vinha, assim, justamente daqueles que deveriam dar o exemplo.

Pois não foram poucas as atitudes desrespeitosas e debochadas dos atletas, e até do agora rubro-negro Abel Braga, que foi pressionar o árbitro quando ele fazia uma das muitas revisões de lances polêmicos deste tumultuado Fla-Flu.

.Que, a despeito do público aquém do esperado, teve no setor sul, praticamente lotado pelos tricolores, uma massa bem mais vibrante do que a adversária, quase sempre maior, mas sem o entusiasmo de outras grandes torcidas. Enquanto a do Flu embalava cânticos de exaltação em sequência, o lado rubro-negro passou quase o tempo todo calado, e praticamente só se manifestou através dos gritos de gol.

O último deles, já nos acréscimos, em pênalti tolo e desnecessário de Léo Santos, que empurrou Lucas Silva na entrada da área.

Esta, por sinal, foi uma das poucas infrações cruciais que não foram revistas pelo folclórico e tendencioso Marcelo de Lima Henrique, árbitro que teve a carreira marcada por erros capitais em jogos decisivos, quase todos a favor do Flamengo.

Para não fugir à regra, Marcelo anulou gol legal do Flu logo no primeiro minuto do clássico, que mudaria todo o andamento do jogo, tendo em vista que o Flamengo precisaria virar a partida, oferecendo os espaços necessários ao contra-ataque tricolor.

Para quem encontrou suposta falta na jogada, vale lembrar que o título estadual de 2017 foi decidido num golpe de MMA de Réver no então zagueiro tricolor Henrique, já no fim, quando o Fluminense vencia por 1 a 0, o que foi considerado à época, por muitos, até da crônica esportiva, lance “legal”.

O Fla vai jogar a final da Taça Rio. O Flu precisa que o Vasco não vença o segundo turno, para seguir na briga pelo Estadual.

No Fla-Flu de quarta, quem venceu foi o Fla, 2 a 1, mas a derrota foi, incontestavelmente, do futebol.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

179 thoughts on “O Fla-Flu da selvageria

  1. Só fatos:

    1) E pensar que reclamávamos do Julio César…
    2) Zagueiro burro, fazer um pênalti aos 48 do segundo tempo numa bola que ia para lateral… incrível como só aparecem joças na nossa zaga.
    3) Que bizarrice foi aquela amarelada do Luciano na hora do pênalti? Típico de jogadorzinho mequetrefe e covarde, porque esse cara não é mais nada além disso…
    4) Perder uma classificação jogando pelo empate e com um jogador a mais. Só o Flu mesmo!
    5) Torcer para o Fla ser campeão da Taça Rio se quisermos termos chances de prosseguir na competição, porque duvido muito que o Bangu chegue a algum lugar.
    6) Everaldo tá caindo mais que o Neymar… se tiver premiação para quem simula mais, nosso “craque” tá no páreo.

    1. Chances de prosseguirmos para o que mesmo? Para perder mais vezes para o Asco e os Meigos?
      Melhor fazer que nem o Botinha, enfiar a viola no saco e ir para outra.
      Não tem time melhor e os outros dois ainda tem a juizada a favor.
      SSTT

    2. Caro Zanitti,
      Concordo com tudo.
      Rodolfo não serve para titular .
      Everaldo se inspira mesmo no Neymar, é só ver a cara de sofrimento a todo momento.
      Enfim, muitas emoções a caminhos.
      ST

  2. É muito fácil a gente aqui pedir calma aos jogadores. Mas quando temos o Marcelo de Lima Henrique do outro lado, anulando um gol legítimo com 1 minuto de jogo, fica tudo muito difícil.
    Pra quem ainda tiver dúvidas, basta ver os lances dos dois penaltes. O do Fluminense, de almanaque, ele teve que ver no VAR (onde ele aparece de frete pro lance, em visão privilegiada). O do outro lado, não teve a menor dúvida.

    1. E continua a sina dos torcedores apontar um culpado para o fracasso do time. O Flu deve ser o time do século né? Afinal só não ganha nada porque o Universo está contra ele!
      Corta essa, o árbitro não tem culpa se o Fluminense tem uma ameba, um animal no lugar de um zagueiro capaz de cometer um pênalti tosco daquele aos 48 do segundo tempo.
      O cara do Flamengo ia para LATERAL… nem de frente para o gol o cara tava… ele estava saindo da área e o cavalo do zagueiro faz aquela infantilidade… é muito burro! Isso sim! Juiz não teve culpa!

      1. Perfeito… fazer um penalti só vejo duas situações: 1) última instância porque o cara vai fazer o gol e poooooode ser que depois percam ou nosso goleiro defenda; ou 2) inadvertidamente como uma disputa de bola e errar o bote ou a bola bater na mão.
        O que o cara fez ontem é brincadeira…

        Não assisti o jogo. Quer dizer que com um a mais em campo e com o empate para a gente o cara faz aquele penalti imbecil? Temos mais é de nos f… mesmo.
        SSTT

  3. Insistência na escalação de Caio Henrique na lateral esquerda é um ato criminoso contra o futebol.
    Diniz vai acabar com o futebol deste rapaz.
    Parece que o Atlético de Madrid vai levar ele de volta na janela do meio do ano.
    Bom para ele se livrar deste treinador.

    1. Goncere,

      Até acho que o nosso problema é que os laterais esquerdos não têm rendido bem. Mas o Caio Henrique não pode ficar fora da função dele, pois ali, como volante, ele estava rendendo mais.

      ST

  4. O Diniz vai ter que rever algumas coisas. Tem que melhorar muito essa questão do contra ataque e essa bola tem que sair com mais velocidade no meio campo. Não tem condições desse Léo Santos ser titular, essa história de jogador de outro time que vem emprestado e com salários pago é bucha. Pode saber que é tranqueira. Querem fazer o cara ter sequencia de jogos prejudicando o Fluminense? Manda pra algum clubeco do paulista rapaz. Outra coisa é esse negócio de ficar colocando o Caio na lateral. Bota no meio pow e coloca um lateral de origem ali nem que seja da base. Esse Bruno Silva é outro que nem sei o faz no time. Demorou muito pra tirar o Luciano. Diniz tem que corrigir muita coisa nesse time. Cadê os moleques da base pow?. Vontade é o que não falta neles.

  5. Diniz em noite de Abel quis segurar o empate, Abel em noite de Diniz mandou o time pra frente com dez jogadores; o time descansado do Flu parecia morto no segundo tempo; uma aberração o penalty deste imbecil chamado de zagueiro; o time rifando bola, acuado, uma vergonha!!!! E por que a pilha de jogadores como Everaldo e Luciano, um show de horrores; uma das piores partidas e ainda por cima soprada pelo Marcelo Mengo Henrique!!!

  6. Tivemos tudo pra vencer, depois da expulsão daquele marginalzinho! Mas perdemos por incompetência dupla: do técnico e dessa merda de zagueiro ‘autor´’ do pênalti mais estúpido que já vi na vida. Espero que esse bosta nunca mais entre no time.
    Ontem, a “tática”, a “estratégia”, a “engenharia” desse tal de Diniz se revelaram como uma enganação!
    Perder duas vezes seguidas para o time do Abel Braga desfalcado? Vá pra PQP!
    Basta um time relativamente qualificado marcar a nossa saída de bola que nos sufoca, pois não sabemos jogar ‘sufocados’.
    Fernando é técnico de uma nota só, por isso até agora não vingou no futebol. Não tem competência para “trocar o pneu com o carro andando”.
    Permitiu que o Flamengo com 10 viesse pra cima como se estivesse com 12. Não fez nada para aproveitar a vantagem e a ausência do marginalzinho. Nossa defesa é péssima, incluído o goleiro, nosso meio de campo é bipolar, nosso ataque é de divorciados.
    O Carioca — esse campeonato cocô — já foi pro espaço. A próxima “p*ca” será a Copa do Brasil. Sulamericana logo irá pro brejo e, por fim, o Brasileiro fechará o caixão de 2019.
    A partir de hoje sou pela saída desse Fernando Diniz, encantador de serpente!
    FORA DINIZ! ANTES QUE SEJA TARDE!

    1. Quem vc sugere como técnico? Pra mim o Diniz tá é fazendo milagre com tantos cabeças de bagre reunidos pelo Abobad. Queria ver se fosse o Abel ou qualquer outro com esse time aí do Fluminense se não já teríamos levado umas 4 surras nesse ano. Respeito sua opinião mas pedir fora Diniz com pouco mais de 2 meses de trabalho é sacanagem cara.

  7. Senhores,

    Copiei comentário em resposta a um tricolor em uma matéria sobre o jogo de ontem, em que disse a ele que acho ser o nosso maior problema para o descrédito que foi tomando conta da torcida ao longo do tempo, o fato de que a ela acabou vendo ao longo de muitas gestões, situações parecidas com a do jogo de ontem, mas com a sensação de que nada seja feito pela direção para a sua correção. Parece que lá não há indignação; que não há leitura correta sobre o desempenho do time; ou parece que tudo é creditado às circunstâncias do jogo e, por tudo isso, nada é feito como penso que deveria ser.

    Gostaria muito de ter certeza de que temos dirigentes que, sabendo respeitar o trabalho dos profissionais do futebol e admitindo maus resultados, ainda assim cobrassem metas e conseguissem analisar corretamente o desempenho do time, para buscar reajustes necessários.

    Mas isto parece que fica a cargo da inspiração pessoal de cada um ou do acaso de erros e acertos. Controle é de fisiatria, clínico e por aí. Mas desempenho e resultados…

    Então, como já fiz em outras vezes, pergunto aqui: Quando será dada a resposta com a subida do patamar em nossas atuações, principalmente em clássicos?
    ST

      1. Kauã Pereira,

        Fiquei com dúvida se você entendeu o que eu disse, até porque não identifiquei pelo seu texto quem está tentando vender o Fluminense. E olha que, por aqui, sou um dos mais críticos de gestões que foram muito ruins, até mesmo quando conquistaram títulos.

        Mas você não acha que o time ficou devendo e tem que melhorar a atuação nos próximos clássicos e competições?

        ST

        1. Sim, amigo. Temos que recuperar essas vantagens nos clássicos. Concordo com seu comentário. Estava me referindo ao Abobad é os 40 patrões que só preocupam em vender tudo que presta no Flu e não liga para as derrotas.

  8. Acabo de chegar, o urubu foi mais corajoso e mereceu vencer, nosso time com 01 a mais jogando pelo empate e ser acuado pqp, bem feito o castigo veio a cavalo, pois este leo santos e um verdadeiro pangaré bruta montes, so tem corpo mas falta cérebro , outro traste vindo do gamba.
    Luciano e ganso dois cascudos se acovardaram e pularam fora na hora da cobrança do pênalti ilegal a nosso favor, o colombiano rebolador visivelmente contrariado bateu e fez.
    esse Gilberto ta uma merda, não acerta uma, retornou muito mal .
    diniz seu covarde, como explicar este resultado, o urubu nos amassou com um a menos, outro enganador, poupou o time pra que porra ?
    ainda tem tricolor que cobra a presença da torcida no estádio,que vexame , vao pra merda também !
    eu não me iludo mais com diniz burro e medroso.

  9. De um lado, o nosso, 11 jogadores que não sabem armar um contra-ataque rápido, objetivo e que se acovardou, defendendo um resultado que lhe era favorável. Do outro lado, 10 verdadeiros guerreiros, dispostos a darem o sangue até à última gota, para obterem o resultado que pretendiam. Os verdadeiros guerreiros, tiveram êxito – um êxito MERECIDÍSSIMO. Ainda por cima, nossos jogadores e técnico, acabaram se revelando MAUS PERDEDORES, mal educados. Que vergonha para o nós!!!!! Ir ao estádio, para passar tanta vergonha? Oh louco!!!…

    1. Como disse no meu comentário, esse meio-campo precisa ser revisto.

      Temos dois atacantes e laterais rápidos. Não era pra sermos lentos nos contra-ataques, mas quando a bola chega no nosso meio-campo a velocidade é quebrada, permitindo a recomposição do sistema defensivo do adversário.

      Mesmo quando isso não acontece e os atacantes são acionados em velocidade, o nosso meio demora a chegar à frente, obrigando o atacante a recuar a bola, favorecendo a rearrumação da defesa do nosso oponente.

      Hoje, pela primeira vez em um clássico, enfrentamos um time que veio pra cima, disposto a nos marcar forte em todos os setores do campo e o nosso time, não sabendo bem como se desvencilhar dessa armadilha, nem mesmo tentou igualar o Flamengo na raça, na disputa pela bola.

      Ao contrário, foi lento, se entregou e ainda por cima abriu o bico na parte física, notadamente os dois trintões do meio : Airton e Bruno Silva.

      O Diniz precisará rever essa escalação, encontrando no elenco alguma alternativa a esses dois.

      Embora não se possa tirar conclusões sobre a qualidade técnica do Allan em tão pouco tempo, se nota que ele não é um jogador pronto pra entrar no time como titular. Afinal, é bom não nos esquecermos de que ele só tem 20 anos.

      Também acho que o Caio Henrique é muito franzino pra enfrentar atacantes com corpo e velocidade. Hoje, isso ficou claro no enfrentamento com o Vitinho. Melhor irmos de Mascarenhas ali, colocando-o no meio, no lugar do Bruno Silva.

      E já está na hora de o Diniz esquecer o Dodi. Já está claro que dali não sai nada.

      ST

  10. Sendo direto :

    1 – A Carniça entrou a 1000 e a gente a 10 por hora;

    2 – Marcou muito mais e , por isso, fez muito mais desarmes, fechou os caminhos que costumamos usar pra sair com a bola de pé em pé e para atacar, e ganhou todos os rebotes. Assim foi o jogo inteiro e nem sombra daquela marcação que fazíamos, ainda no campo de ataque, para recuperar a bola;

    3 – Não pode um time que descansou na última rodada e que entrou em campo com a vantagem do empate, demostrar cansaço e entrar tão pilhado. Um bom time também se faz com equilíbrio emocional;

    4 – Não há como um jogo ter uma arbitragem tranquila com uma turba de jogadores e treinadores vociferando a cada lance;

    5 – Pra mim, o árbitro não errou em nenhum lance e em nenhuma marcação;

    6 – Esse meio-campo com três jogadores lentos, sendo dois trintões, tem que ser repensado. Pela primeira vez enfrentou um time mais veloz e com mais disposição na marcação e abriu o bico. Sem contar que o nosso contra-ataque morre sempre que a bola chega neles;

    7 – Com toda essa nossa postura frouxa e os erros cometidos, o Flamengo ganhou em um lance ridículo, entregue infantilmente pelo Leo Santos. Não há como julgar a qualidade desse jogador apenas por esse lance, mas num jogo decisivo há que prevalecer a inteligência e o equilíbrio emocional, coisa que faltou ao zagueiro e a todo o time;

    8 – Ainda que venhamos a participar da semi geral, essa atuação foi um balde de água fria no nosso entusiasmo, muito por conta da postura pouco combativa do time (e não estou falando de brigas e bate-boca com o árbitro e os jogadores adversários. Nesse quesito, os dois times mereciam a desclassificação).

    ST

  11. O time amarelou e acovardou-se mesmo com um a mais. Simplesmente vergonhoso. Esse pereba ao quadrado do Leo Santos deveria ser dispensado e processado. Nem zagueiro de fazenda faz um pênalti ridículo desse. Em suma: time fraco que não dá alento nenhum. Vamos passar vergonha no Brasileirão. De novo.

  12. Parabéns à todos aqueles que COMEMORARAM a derrota honrosa do último domingo…podem comemorar a de hj (ontem) também.
    Foi isso o q a Flu ócio, os dois últimos patetas, digo presidentes e os discos voadores (óvnis) acostumaram a torcida… com derrotas e eliminações ‘honrosas’.
    Enquanto essas pessoas estiverem lá, esqueçam títulos.

    1. Sádico! Teimoso! Complexado! Invejoso! Qualquer escolha tá de bom tamanho.
      Mas, o que vc não suporta é perceber que temos um grande time! Apesar de tudo..
      Temos um grande de time. Também não gostei dos resultados. Todavia, isso é o futebol! Ontem, doeu no Fluminense, como no gol do saudoso Assis, idem o gol de barriga do Renato Gaúcho, doeu neles. Isso é Futebol. Por isso é apaixonante. Página virada.
      Não sei o que essa gente te fez. Contudo, com muita tristeza, sei que vc estará destilando seu veneno contra os próximos gestores.

      1. Ué? Depois de todos esses elogios, só vou te ‘tecer’ um …puxa-saco (ou baba-ovo), pq , mesmo q alguns digam, não consigo acreditar q vc receba pra defender essa gente.
        O q eles fizeram? Destruíram o Fluminense…

        1. Nando, não sou nem um nem outro. Muito pelo contrário.
          O fato de não aderir a presepada não significa defesa de grupo político.

          1. Não tem presepada (pelo menos de minha parte). Se vc acha ‘normal’ e se conforma em perder 2 seguidas pro fra e mais 2 pro asco, eu não.
            Os caras ja estão dizendo q ganharam o Flu titular e reserva…agora querem ganhar o time masculino.
            E se nós tivéssemos um presidente de verdade e não essa lesma q vc tanto defende , não aceitaria de maneira alguma o soprador de apito de ontem, e mandaria embora no vestiário o jegue q cometeu aquele pênalti.

  13. Fui ao jogo!
    Para não haver desculpas, a torcida do Flamengo também “Não compareceu ao jogo como é noticiado”!
    Assistir um show de “covardia”! Um time de futebol com 11 jogadores, perder para um time com dez! Parei, quando falam que a torcida do fluminense não vai ao Maracanã, tem todo apoio, para passar “raiva” e melhor ficar em casa!

    1. Acho que a diretoria conseguiu passar para os jogadores sua mentalidade pequena, seu conceito de que o Flu não passa de um azarão, um time medíocre. E ainda temos um treinador aceitar passivamente essa covardia do time. Sem dúvida Diniz também pensa pequeno!

      1. Sim, prezado, faltou competência para a maioria, de fato. Só livro o Yoni e o Everaldo, mais pela raça que propriamente pela habilidade.
        Mas, estupidez aguda, aberração, foi esse tal de Leo Santos, zagueiro sem a menor condição de vestir nossa camisa. ST !

  14. Caros,

    Marcelo de Lima Henrique dispensa comentários é m… flamenguista. Gostei muito da pilha do time com relação ao jogo. É assim, embora com muito mais malandragem, que tem de se entrar para jogar um Fla x Flu. Não vou falar do jogo, embora a trave que salvou eles, o fez também por incompetência nossa.

    O time precisa de reforços bons e experientes para não se deixar acuar: um goleiro mais seguro e alto; Pedro; um volante raçudo, rápido e competente no passe; um outro meia atacante e um zagueiro bom e experiente.

    Estou cansado da roubalheira no estadual. Querem entender porque todo mundo vai para cima do arbitro? Porque este pessoal da FERJ é ladrão mesmo.

    Não sei se o Flamengo vai entregar pro Vasco, torço para que não pois aí na semifinal que valerá mesmo alguma coisa, vamos pegá-los de novo e dessa vez massacrar, com faca entre os dentes.

    P.. da vida pela derrota, feliz pela postura dos jogadores em campo. Esse é o espírito.

    Chega logo eleição.

    SDs T

    1. e acrescento , levaram cinco minutos para analisar um lance de impedimento o que na verdade ficou evidente foi descobrir uma falta(para mim houve) a pergunta que faço , o VAR só foi analisado por que o bandeira marcou impedimento e se o Bandeira não marcasse (estaria correto) o impedimento? Estaria 1 a 0 o jogo seria outro e a arbitragem sabia disso.
      E a postura de Fernando Diniz , dizendo que o time jogou mal e que ele não pediu para segurar resultado , sem colocar culpa em juiz , parabens Diniz .
      LEO SANTOS ja tinha entregue o jogo domingo é jogador fraco .

  15. Falar o que?
    O time não jogou nada mesmo com um a mais o segundo tempo todo.
    Mais uma vez vemos no Fluminense um time que teve folga e não adiantou nada.
    Léo Santos?
    Pode devolver e pedir ressarcimento pelos prejuízos.
    Uma bosta.

    1. FLU/TO,

      Esse zagueiro pode vir a ser titular da seleção brasileira, mas não consegui entender o que ele fez ontem. Aliás, ele já tinha jogado mal antes no Fluminense.

      Assim, não sei se ele é ruim ou vem jogando mal. Mas acho que tinha que explicar a razão pela qual fez o pênalti.

      ST

  16. Fim de jogo, derrota merecida .
    F. Diniz precisa rever seu conceito de jogo, time extremamente lerdo como sempre , e mal posicionado hoje.
    É, na hora H quando precisa a coisa não vai.
    Rodolfo falhou de novo, não é nosso goleiro.
    Gilberto não acertou uma.
    Luciano amarelou em bater o penalti.
    Enfim, perdemos mais uma.
    Nem sei se temos chance de Ir no quadrangular final.
    Que tristeza.
    ST

  17. Verdadeiro show de incompetência, esse futebol tartaruga do Diniz não serve, tem que ter velocidade.
    Time com jogador a mais todo o segundo tempo, que falta de competência.
    Parece que a tampa do caixão foi fechada.
    Pena.
    ST

  18. Que entrada criminosa foi essa em cima do Gilberto heim? Meu Deus. Alguém tem que elaborar uma lei que puna esse tipo de vagabundo para nao fazer isso. Toda vez que um jogador fizer uma falta criminosa que fique evidente a intenção de machucar o outro, esse vagabundo que comete tal absurdo tem que ficar fora dos jogos até o outro se recuperar, e ainda arcar com toda despesa medica e tratamento. É um absurdo o que acontece nesses jogos aqui no Brasil e não acontece nada. Depois reclamam da violência nos estádios. Bando de fdp

  19. Terminou o primeiro tempo!
    Que bosta hein!
    Time irreconhecível, estamos levando um baile do Flamengo, que manda no jogo!
    Agora que esse marginalzinho foi expulso vamos ver se aproveitamos a vantagem e reagimos!

  20. Fim do primeiro tempo.
    Time começou bem, mas depois de uns 15min se perdeu em campo.
    Marcação frouxa, posicionamentos errados, erros de passes em demasia.
    Fiquei com a impressão de que foi falta no lance do gol.
    Vamos ver se pelo menos empatamos no segundo tempo.
    ST

  21. Ainda vamos tomar muitos gols com esta filosofia maluca de jogar para trás.
    Marcação forte adversária e o esquema do Diniz se desfaz.
    Tem que jogar com velocidade para fugir da marcação senão fica difícil.
    Gilberto mal, Airton mal, Rodolfo mal, Everaldo mal, Luciano mal, ganso apagado.
    Difícil. .
    ST

  22. Que juiz incompetente, pra não dizer ladrão mesmo. Anulou um gol legal do Flu. Os jogadores que estão apitando o jogo. Sem falar que cada lance ele para por uns 5 minutos. O fluminense tem que fazer uma lista só de juízes ladrões que já nos prejudicaram e proibir esses vermes de apitar nossos jogos. Agora com esse tal de árbitro de vídeo é que a roubalheira vai desenfrear mesmo. Agora os roubos são oficiais e ninguém mais questiona. Nada nesse país funciona. Só pra bandido mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *