Um bi com autoridade e a autoria de Diniz

O futebol do Fluminense, bicampeão estadual, é fino como o traje que veste os tricolores.

Foi a consagração do estilo revolucionário de Fernando Diniz, adepto do jogo que encanta, que enche os olhos, o colírio do futebol.

O técnico que morre agarrado às suas convicções mostrou que ser fiel a elas é mais que uma boa ideia — é uma “loucura”, como disse Messi na festa do título argentino no Catar.

Uma loucura que só os autênticos são capazes de bancar, sem se curvar à opinião pública ou à chamada imprensa especializada.

Com ele, quase todo mundo evolui, tem a atuação desabrochada — renascido para o futebol, o antes encostado Ganso é o exemplo mais contundente da assertividade do comandante.

Fernando Diniz é uma espécie de Rei Midas entre os treinadores da nova geração.

O baile de gala no Fla-Flu decisivo, num domingo de Páscoa, coroou a performance do time que mais jogou bola no campeonato, cujo estilo vem suscitando comentários até de profissionais estrangeiros.

Para o jornalista Dan Lerner, do diário “As”, do Peru, o Fluminense, em nível assim, poderia participar da Premier League, a primeira divisão inglesa.

Exagero? Para Fernando Diniz, com certeza, não.

“A melhor coisa que aconteceu no futebol brasileiro nos últimos 30 anos”, como disse o mandatário tricolor, Mário Bittencourt, não deixa que freiem seu entusiasmo nem a convicção de que sempre dirige o melhor plantel do mundo.

E acreditar que algo não seja possível já é meio caminho para não o alcançar.

Portanto, jamais diga ao treinador do Fluminense que sua ideia não dará certo ou que ele e sua equipe não podem chegar a determinado patamar.

A escalação de Felipe Melo na zaga, depois de o jogador sofrer críticas pela falha no jogo de meio de semana, soou como uma bofetada em quem acreditou que ele “não repetiria o erro”.

Pois Diniz não só o bancou, como o Pit Bull teve uma atuação primorosa, sendo, seguramente, um dos melhores da final.

Em que o Flu entrou em desvantagem de dois gols, mas que não demorou para, ainda no primeiro tempo, liquidá-la, com o cracaço Marcelo e o “cão chupando manga” Germán Cano — dois golaços que jogaram o Flamengo a nocaute.

A imposição física, técnica, moral e emocional do Fluminense era tão avassaladora que a impressão entre os quase 70 mil presentes no Maracanã era de que o Tricolor faria na etapa final tantos gols fossem necessários para levantar a taça.

E Cano e Alexsander, num chutaço que quase furou a rede, deixaram os tricolores em êxtase e os rubro-negros atônitos. 4 a 0.

A atuação completa e insinuosa do Fluminense foi uma verdadeira expressão de arte com os pés.

Que já entrou para a história do Maracanã.

Pudesse emoldurá-la, eu a entregaria de maneira póstuma ao Rei Pelé, como homenagem àquele que mais encantamento levou aos públicos do estádio.

E que, com tanta competência e autenticidade, Fernando Diniz parece agora querer resgatar.

O Fluminense é o legítimo bicampeão, e com carimbo de “com louvor”.

Parabéns, Diniz! Parabéns, tricolores!

E, como diria Nelson Rodrigues, “vamos agora tratar do tri”.

58 thoughts on “Um bi com autoridade e a autoria de Diniz

  1. STT.

    Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest:
    Flamengo – 24%
    Corinthians – 18%
    Palmeiras – 9%
    São Paulo – 8%
    Atlético-MG e Cruzeiro – 5%
    Vasco – 4%
    Grêmio e Santos – 3%
    Bahia, Internacional e Sport – 2%

    Esta pesquisa é uma vergonha para os estatísticos. É a área da matemática mais imprecisa da matéria. Não é exata. Deveriam usar o censo do IBGE feito de 10 em 10 anos especificando os torcedores que frequentam os estádios, separando-os dos simpatizantes. O Flamengo é o time que mais se dá bem nessa bagunça imprecisa da matemática e o Fluminense é o time mais prejudicado.

    A pesquisa ouviu mais de 6.500 torcedores, com idade a partir de 16 anos, em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023.

    Saudações Tricolores.

    1. Pe$qui$a$ bem financiadas ( como de hábito, desde os anos 90 ) , inclusive pelos clubes com SAFs forte$ ( Bahia city group ). Nojo…

      1. Os reais torcedores são aqueles que frequentam os estádios e consomem os produtos licenciados dos clubes que são torcedores de fato. Tem milhões que não gostam de futebol, quando perguntam a estes qual time torce, nessas pesquisas, respondem ao primeiro nome que vem a cabeça, geralmente é Flamengo ou Corinthians. Vejo muita discrepância entre os 24% do primeiro para os 2% dos últimos da tabela. Um absurdo o Fluminense nem aparecer. O número de torcedores reais está na diferença entre os que vão aos estádios e gastam dinheiro com seus clubes e os que são simpatizantes, não gastam nada com o futebol, por isso nem deveriam constar na pesquisa do tipo. Só servem para beneficiar poucos clubes em vantagens com contratos, que são forçados e exclusivos.

        Abraços.

    2. Olá Juarez!
      Antes de tudo, parabéns! Parabéns, o Fluminense de Diniz e cia., (inclusive, o sofá verde e os cones) depois de quase 40 anos é o atual bicampeão estadual em 2023!!
      Quanto a pesquisa…fazendo o favor, aceite a nossa solidariedade. Compartilho 1000% com vc.
      Todavia, é preciso reconhecer o alinhamento a intenção + o nexo causal da pesquisa em relação ao torcedor de sofá.
      Inspirando no nosso Ruf Ruf Felipe Melo,” não devemos dar palanque/ouvido a essa torcidinha!
      Ouvidos e palanques é para o Torcedor que acompanha e vive/respira o Fluminense!

      Sensacional ouvir às palavras do campeoníssimo Felipe Melo, aos 39 anos, no campo, dando TUDO de si em favor do Fluminense.
      Nos microfones, cheio de argumentos defendendo o Flu e detonando a grande mídia.
      Registre-se que o Ruf Ruf é torcedor e cria do rival. Enquanto isso… kkkk paradoxalmente, temos q ler os pseudos tricolores maluquete de Saquá, bipo mordendo e assoprando, chorão, prof de Deus de BSB, cordeiro e cia. O Fluminense não precisa de vcs.
      Forte abraço!
      Fluminense é para os fortes!!

  2. Caros,

    Sobre perspectivas futuras ao longo da temporada. O elenco está mais recheado é fato, no entanto, não vejo quem possa substituir dois jogadores: André e Árias.

    O Alexsander talvez possa vir a jogar no lugar do André junto com o Martinelli se for necessário, mas quem pode substituir o Árias fazendo o que ele faz?

    Quem souber me diga aí.

    SDs T

  3. Pois é , né.

    Então, o bem humorado do blog, que faz muita gente morrer de rir das chacotas que faz com o Flu, sua diretoria, seu técnico e jogadores, até agora, só postou três vezes. Uma, falando mal do Diniz por manter o FM, outra, “um kkkkk” no “responder” de outro que esculhambava tudo antes do jogo começar, e outrozinho para dar parabéns ao Prof. Pardal.
    Deus nos livre! se o Flu tivesse perdido, caceta, ele já tinha postado 69 comments.

    Ele, erradamente, diz que eu não quero que esculhambem jogadores do Flu mesmo que façam absurdos em campo. Eu não faço isso, não! Mas ele não quer que ninguém comemore vitórias do time antes do campeonato acabar. Sé pode comemorar se tiver título.
    ((10/04/23) 17.00hs
    oooooooooooooooooooooo.pppppppppppppppppppppppp.ccccccccccccccccccccccccccccc

  4. Salve, salve o Tricolor campeão. Time irretocável no primeiro tempo, os urubus não viram a cor da bola.
    Sem reclamação de jogador nenhum, até o Felipe Melo foi bem, apesar de perder um lance em que o Fábio salvou, aliás Fábio tão criticado foi perfeito.
    Vibrei muito, principalmente com o gol do Marcelo pela sua volta a casa e o do garoto Alexsander que já tinha colocado uma bola na trave e em outra em que o Santo s defendeu, o garoto estava por merecer.
    Uma única ressalva: Cano não pode ser o batedor de pênaltis, quando vi que ele ia bater, gelei, ainda bem que pegou o rebote e fez, poderia ter nos custado o título.

  5. Ora, ora, ora.
    Eu já falei para colegas que o artilheiro Cano, no jogo correndo, não é do ramo batedor de pênalti. Depois que resolveram faze-lo “batedor oficial”, ele nunca bateu um que o goleiro não fosse nela, mesmo que nem me lembre quantos foram até agora.

    Ontem, vendo o jogo sozinho, eu esperava que fosse o Ganso por motivos óbvios. Aí, quando o vi pegar a bola, tirei o som da TV, fechei os olhos, olhei para o teto, e , ao abri-los alguns segundo depois, vi que ele bateu mal de fato, e, por pouco, não fez falta no goleiro ao pegar o rebote.
    Que faça mil gols logo e com a camisa tricolor, mas, por favor, treine muito mesmo, Cano!
    (10/04/23) 03, 30 hs.
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    1. Nisso estamos de pleno acordo.
      Cano não pode ser o batedor oficial de pênaltis, primeiro o P. H. Ganso e na falta deste o John Árias.

  6. Atuação de gala, coletivamente nota 10, jogou por música, parecia mais um desfile de escola de samba a uma partida de futebol. Diniz , alvo constante de críticas, muitas merecidas por sinal, mostrou amadurecimento, acreditou num futebol de aproximação, toques rápidos, envolvente, e foi merecidamente contemplado com esse título inquestionável.
    Ano passado, contra esse mesmo Vitor Pereira, por pouco nao fomos a final da copa do Brasil.
    Um.bicampeonato especial, parabéns aos bicampeões Fábio, (goleiraço), Samuel Xavier, nino , David braz, Manoel, Felipe Mello, André, martinelli, ganso, árias e cano( idolo)
    E aos recém chegados Marcelo, (craque), alexsander, Guga, Lima, Gabriel pirani e keno.

  7. Caros,

    Incrível, fantástico, extraordinário… é sobre o chocolate do Flu hoje?

    Não é o SportCenter da ESPN que viu “09 grandes chances de gol do Flamengo” no jogo contra 08 do Fluminense… Que jogo esses imbecis assistiram?

    Além do fato de terem conversado muito mais sobre a “derrota do Flamengo”.

    Nosso jornalismo esportivo – o paulista em destaque – é uma m…

    SDs T

    1. Ah Carlos, eles vão explorar ao máximo o fato do rival “perder” mais um título dentro das projeções que eles faziam no início do ano tentando encontrar as desculpas mais esfarrapadas.

      ST

      1. Com certeza. Mas aonde acharam as tais nove chances continua um mistério. Eu só consegui contar duas, e olhe lá. SDs T

    2. Uma daquelas antas proferiu a seguinte asneira : ” O time reserva do Flamengo está entre os cinco melhores times do Brasil “.

      Tem jeito não.
      Eles não se corrigem. Não são capazes de olhar o próprio umbigo.

  8. Pois é, pois é.
    Bem , façam favorzinho, no meio das comemorações, e peçam desculpas ao Diniz, ao Felipe, ao Fábio, ao Xavier e a quem mais se lembrem, tá?
    Alguém procure saber notícias do amiguinho de Saquiá como ele está nestes momentos dolorosos da sua vida, e do Limontam, que vive fazendo reza braba para o time se ferrar.
    (09/04/23) 2100, hs.
    ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah.pc!

    1. Ora, ora, PCA!
      Tá brincando? Kkkk Esqueceu?
      Para pedir desculpas, é preciso ter caráter! Bom caráter.

      A propósito, gostaria de aproveitar o ensejo (Fluminense bicampeão) e dizer aos escribas do blog, especialmente aqueles q têm netos: “nunca é tarde para aprender… Fluminense é para os fortes”!

  9. STT.

    O professor pardal não só inventou o lampadinha como inventou o primeiro robô com inteligência artificial do mundo. O Diniz inventou o modo mais moderno de se jogar futebol. Parabéns Fluminense pelo Bicampeonato Carioca. É o início de muitos títulos que poderão vir para o nosso grande orgulho.

    Saudações Tricolores.

  10. O Fluminense faz um trabalho social muito legal na favela, além de ensinar a jogar futebol ainda dá chocolate! Que partida, o adversário ficou atônito e sem saber o que fazer por quase 90 minutos… Como jogaram bola o Keno, Alexander, Árias, Cano, André, Fábio e a cereja do bolo – Marcelo (mestrão em campo)! O Fluminense jogou o fino da bola, com sangue nos olhos e buscando a vitória a todo instante… Parabéns aos Tricolores que prestigiaram isto no Maracanã e a todos do elenco, hoje vocês deram show com as três cores que traduzem tradição – Vence o Fluminense! 🇮🇹🤜💥🤛🇮🇹

  11. Feliz demais pelo bi carioca e um chocolate para cima do rival.

    Uma partida impecável do time comandado pelo Diniz que mereceu a conquista do título.

    O absurdo que fica é a federação não premiar o campeão por causa de picuinhas.

    Mas fica na história o bi carioca em cima do queridinho da imprensa brasileira.

  12. Eu adoro ser campeão carioca. É o meu título favorito.
    Sempre foi.
    Tenho antigos amigos torcedores de todos os clubes grandes do Rio.
    É muito bom vencer e receber parabéns desses velhotes que também preferem o Carioca.
    Saudades de quando era jovem e fui a muitas finais com público de mais de 120.000.000 de torcedores no velho Maracanã
    Nosso time hoje fez uma exibição para guardar o videotape em um pendrive especial.
    Emoção igual.
    Vamos Flu, vencer o resto que falta neste ano.

  13. Caros,

    Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim? 4 gols Chocolate!

    Bicampeão! Sensacional!

    Me lembrei da semifinal de 2005 que tb fizemos 4 x 0 e eles diminuiram no final.

    Espero que os críticos debochados de Dinis aprendam a dosar pelo menos o deboche, pois críticas sempre são possíveis.

    F…da-se FERJ.

    Agora, comemorar. Amanhã trabalhar para continuar a vencer, já na quarta-feira.

    SDs T

  14. É campeão, merecidamente!
    Este cano é de dar gosto, não desiste nunca!

    Em cima do mulambo é sempre mais gostoso!

    Agora rumo LA!

    ST

  15. Coisa incrivel, tudo está dando certo, este titulo tem que ir para as laranjeiras!!
    Mais do que merecido, time hoje jogando de maneira exemplar.

    Vai ser campeão Fluzão!

    ST

  16. Caros,

    Fim do primeiro tempo: 2 x 0. Já tiramos a vantagem dos caras. Agora é continuar concentrados e no pique, e por o JK no lugar do Keno para com sua estrela trazer essa taça pra gente.

    Show de bola, Marcelo é show. Ídolo! Golaço!

    Merecemos esse título. Vamos torcer!

    SDs T

  17. Estamos jogando bem. Muita movimentação do Marcelo e do Cano, que está cansadíssimo. Talvez seja melhor mantê-lo um pouco mais fixo no ataque.

  18. Belissimo primeiro tempo, belos gols.
    Beleza.
    Agora é voltar mega focado para meter mais dois e liquidar a fatura.
    Vamos fluzão.

    ST

  19. Sair com FM jogando vai ser sofrido. Com gabichato e cebolinha em cima, ou vai dar mole ou como é pavio curto e meio troglodita vai ser amarelado logo logo.
    No mais, não tem o que dizer, é o time que temos.
    Vamos torcer para que o time entre inspirado e com a faca nos dentes.
    Palpite: 3 a 1 e Fabio pegando o último pênalti.
    Vamos que vamos.

    ST

  20. Felipe Melo eternamente.
    Felipe Melo o homem de seis milhões de dólares.
    Felipe Melo e as Tábuas da Lei
    Felipe Melo 007
    Felipe Melo e a Pedra Filosofal
    Diniz vc só pode tá de sacanagem.
    A mesma coisa todo jogo. Segurando problema da diretoria do clube, que contratou muito mal, e caro.
    Acredito, mas tá difícil. Com essa escalação num setor do time que não pode falhar, vem essa bomba.
    3 x 1 tomara.

  21. Caros,

    Independentemente do resultado que o time conquistar hoje _ e podemos sim acreditar no bi _ temos que lembrar que chegamos a esta final em desvantagem graças também a mais uma arbitragem que beneficiou escandalosamente o time da Gávea.

    Não devemos esquecer ou relativizar isso !

    Rumo ao Bi!

    SDs T

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *