Fla-Flu clandestino

Sou de um tempo em que Fla-Flu era jogado domingo, no Maracanã, às cinco da tarde. E não tinha conversa. Agora, não. Fla-Flu é jogado em São Paulo, Cuiabá, Cariacica, Volta Redonda, Brasília, e nos dias e horários mais chulos possíveis.

Este, disputado na capital federal, então, foi o cúmulo: quinta, às oito da noite, ambos pouquíssimos tradicionais ao futebol – sobretudo para um clássico do tamanho do Fla-Flu, transmitido, ainda por cima, apenas no sistema pay-per-view (pague para ver), nestes tempos de farta exibição de jogos em canais abertos e a cabo.

Ou seja, antes prestigiado, valorizado, em evidência, hoje o mais importante clássico do futebol nacional, que tem luz própria, e por isso casa cheia, é relegado a um joguinho de fechamento de rodada, num palco pouco comum (e não vai aí nenhuma crítica ao bonito e bem-aparelhado Mané Garrincha) e num horário que pega ainda muitos trabalhadores brasileiros a caminho de casa.

E como PPV não é para a maioria, o benevolente elaborador da tabela do Brasileirão (benevolente com o Fla, registre-se, por acochambrar, privilegiadamente – e, por que não?, indecentemente –, uma sequência de quatro partidas do rubro-negro no Maracanã, antes de saber, claro, que o clássico seria transferido para Brasília) conseguiu o inimaginável: esconder o Fla-Flu.

***

Abel embarcou na ideia e escondeu a outra metade do clássico: o futebol do Flu. Ao montar o time no esquema 3-6-1, apenas com o contestado João Carlos na frente, anunciou que a atitude ousada de jornadas passadas, desta vez, não viria a campo. Com muitos problemas no time (ainda desfalcado de Ayrton, Marco Júnior e Pedro), imaginou que montar um ferrolho para tentar surpreender numa escapada – como fez o próprio Fla, recentemente, contra o Atlético-MG, no Independência – era o estratagema mais pertinente a ser executado.

Pois deu tudo errado. Douglas e João Carlos, os substitutos, destoaram, outros como Marlon e Sornoza, peças fundamentais para o funcionamento do jogo proposto pelo Flu, estiveram muito abaixo do rendimento habitual, e o time levado a campo por Abel foi mero coadjuvante no primeiro tempo, que terminou com um gol de pênalti de seu ex-atacante Henrique Dourado, que não marcava havia nove partidas (foto).

No segundo, com a entrada de Matheus Alessandro e Pablo Dyego (que também sentiu e deu lugar ao sempre insosso Robinho), o Flu partiu para o abafa, mas sem muita objetividade. Foi a vez de o Fla ceder campo para fazer o jogo antes idealizado por seu adversário – surpreender no contragolpe.

E em seu primeiro toque na bola – e na única oportunidade em que foi à frente – o Fla chegou lá, com Felipe Vizeu.

Faltou só o de honra do Flu, para que o clássico parecesse uma reprise do duelo de três dias antes, contra o Paraná. Mas, desta vez, nem isso aconteceu.

Com apenas um ponto nos últimos nove disputados, o Flu estaciona na tabela e perde posições. Para recuperar terreno, precisa almejar pelo menos quatro nos desafios que restam, contra Atlético-MG e Santos, antes da parada para a Copa.

O primeiro deles já neste domingo, no Horto, contra o Galo, o terceiro confronto como visitante em quatro rodadas, com o clássico entremeado.

Já o Fla recebe o Paraná, no Maracanã, o terceiro em quatro como mandante.

Nem essa “sorte” o Flu tem tido.

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

120 thoughts on “Fla-Flu clandestino

  1. Uma vergonha a entrevista do merda do Abel depois do jogo.
    “Queriamos terminar o primeiro tempo empatados”, “a bola não chegou no João Carlos”, “eu ia tirar o Gilberto no intervalo mas tive que tirar o Renato Chaves, que sentiu”…
    Só não explicou pq tirou o Sornoza, que seria outro no segundo tempo com as entradas do Alessandro e o Pablo, e deixou o Richard e o João Carlos.
    Uma tragédia esse cara e sua capacidade de fazer merda!

  2. Caro Nando,

    Não faço idéia. Só sei que voto até em Celso Barros se for para ter de novo alguma coisa próxima de um time de futebol em campo. No mais, para desespero nosso, lembro que as coisa só mudaram mesmo nos anos noventa depois da queda para a terceira divisão. SDs T

  3. O mais irritante é que toda torcida tricolor avisou antes do jogo o que iria acontecer jogando neste esquema com esta afirmação.
    Só o Abel não viu.
    Ou seja, qualquer torcedor seria melhor no comando do time.
    Difícil , para não dizer suspeita, essa insistência do Abel com alguns jogadores…..
    Agora só nos resta torcer para não ficar no Z4 até a copa .
    já estamos a 5 pontos de lá ….
    ST

      1. Felício Seixas Fernandes jr,

        Apesar de colocarem a culpa do mau futebol do time sobre a torcida, e apesar do nível de gestão do nosso futebol e montagem de time, ela ainda existe.

        Mas se continuar assim periga mudar de nome.

        ST

  4. Dizem q o Abel ordenha não tem muito o q fazer com esse elenco do Fluminense… Se tiver alguém da Flu ócio (o pior grupo político da história) aqui, diga ao presidente ‘abade’ que eu faço o mesmo q ele (nada), mas por 5 mil. Pode não fazer muita diferença pro time, mas o clube economizará uns 395, 495 mil…sei lá.

      1. É sério DJ… não sei pq os defensores da moral e dos bons costumes abandonaram o blog, mas se vc conhecer alguém da diretoria, estou à disposição. Cá pra nós…eu DUVIDO que alguém aqui (ou na face da terra) colocaria um time tão fraco e retrancado , se estivesse no lugar ‘dele’. Já que ‘não há o que fazer’, o que ‘ele’ ainda está fazendo lá?

  5. Somos o menor entre os 12, pode citar o botafogo se te deixar feliz.
    Classico com 90 a 10 por cento. Com mando nosso. Somos pequenos assim como nossa torcida, nenhuma criança quer nem será fluminense. Pequeno fraco débil. Eu vou torcer porque sou um baita babaca. Isto é apenas futebol mas é tão injusto. O meu ódio pelo desgraçado do cara do outro time, e pelo políticamente correto que nao posso nem dizer o q realmente ele é. Torcida fraca time débil e fluminense morto. Série b já está mais que na hora de um título. Mas tem gente que se diverte…

  6. Adorei esta derrota.

    Mais uma semana sem alices, porque domingo vamos perder de novo.

    E o melhor…

    …o cabra será sumariamente demitido hoje.

    1. Vou discordar Titio,

      eu doravante torço pela permanencia do Abad até dez/19
      e pela continuidade do ‘trabalho’ do Abel até dez/2019

      cheguei a conclusão que está é a unica maneira de encerrar, em definitivo, com a existencia desse consorcio de canalhas, a Flusocio
      e tambem com a carreira desse incompetente, falastrão, safado, e paneleiro de merda que é o Abel, que após 03 temporadas completas no Fluzão, finalmente não vai ter mais o que dizer nas entrevistas.

      FICA ABAD
      FICA ABEL

      e vão pra PQP depois.

  7. Jesus, que time é esse? Quem comprou esse Robinho tinha que ser preso! Esse João Carlos, alguem avisa ele que ele é horroroso. Sai sornoza o único meia vagalume do time. Vamos lutar pra não cair. O pior que amanhã nada acontece.

  8. Bem, mais uma derrota num clássico.
    Se pelo menos a postura do segundo tempo acontecesse no.primeiro, podia beliscar um empate honroso.
    Final virou pelada.
    Flamengo simplesmente fez um treino de luxo, segundo tempo ficou só cercando e agora dando olé.
    Obrigado Abel, toda a familia tricolor agradece.
    Próxima rodada já estaremos na segunda página da tabela.
    La nave va.

    ST

  9. Senhores,

    Dirão Abel e outros: Imprensamos o Flamengo no segundo tempo.

    Dirá qualquer um que entenda o mínimo de futebol: O recuo foi do Flamengo para tentar sair em contra-ataque.

    Futebol horroroso. A cara da gestão.

    ST

  10. Parabéns Abel, mais uma aula de como perder uma partida, de como desperdiçar meio tempo de uma partida, de levar para campo um bando.
    Esse Robinho é horroroso, esse João Carlos é péssimo, esse Marlon é indecente.
    Agora vamos tomar olé para provocar expulsão .
    Obrigado Abel , obrigado Abad.
    Sobrenatural de Almeida deve estar de férias . Ou está com vergonha de aparecer …
    La nave va para o fundo…
    ST

    1. Andrei,

      Ele, Abel, disse que era para cansar o adversário. É a tática do Rocky. Dá a cara para o adversário bater para ver se cansam a mão.

      ST

      1. O famoso saber sofrer.
        O problema caro TT é que quem sofre somos nós .
        Pode apostar que ontem teve confraternização depois do jogo em algum ponto da capital Federal.
        Infelizmente a tática rocky só funciona no cinema…

        ST

  11. Bem, se não acontecer um milagre iremos perder de mais.
    Na torcida para sobrenatural de Almeida aparecer no segundo tempo.
    Marlon não dá, João Carlos não dá, Sornoza muito inconstante, Renato chaves cortando errado….
    Que fase. ……
    Vamos torcer para não ser queda livre na tabela….
    ST

  12. Se esse idiota do Abel não tirar no intervalo o horroroso do João Carlos e um zagueiro e colocar o Alessandro e o Pablo, eu paro de ver essa porra desse jogo.
    Técnico de merda!

    1. O sujeito desperdiçou o primeiro tempo aquela loucura que não funcionou ….
      Hora do adeus…. mas não tem nenhum notável com coragem para isso.
      ST

  13. Como é irritante esse tal de Marlon.
    Conseguiu errar cruzamentos simples, passes de dois metros e depois coroou fazendo um pênalti que nem um mentecapto faria.
    A última esperança, é que o Abel tenha visto o mesmo jogo, e tire esse infeliz, colocando o Matheus Alessandro para jogar realmente de ala.

  14. Caros,

    1×0. Time padrão Flusócio. Vergonha padrão Flusócio. Obrigado Abad!

    Agora no segundo tempo entram trocentos atacantes, inclusive o “Blasé”. Por quê então não começar logo com Mateus e Dyego ao invés do “Tanque”, Abel? Afinal, perdido de um ou de mil dá na mesma.

    …E o pior é a máscara deles, se houvesse um Branco em campo este Vinícius Junior e este Paquetá já estariam devidamente “enquadrados”.

    Como a maioria aqui que torce pro Fluminense e não para a Flusócio, estou p. da vida.

    Mas é Fla x Flu… e eles já tiveram a chance de matar o jogo.

    Em tempo, confirmado: Marlon é uma merda, Sornoza é “fake”.

    SDs T

  15. Senhores,

    Assim disse o Gum: “Nada a ver. Futebol é assim. Podemos ir lá e empatar”.

    Claro que podem! Mas estão jogando mal demais. Vão ter que voltar muito melhor para o segundo tempo ou achar um gol.

    E como o pessoal aceita tudo, ainda viu Paquetá e Vinícius Jr. brincarem sobre jogadores do Fluminense.

    ST

  16. Vai acabar o primeiro tempo e o time está completamente acéfalo, sem ataque e sem meio campo.
    Vai ser com sofrimento extra.
    Abel já passou da conta, realmente não consegue acrescentar mais nada.
    Difícil.
    ST

  17. E o sistema kamikase do Abel vai começar já já.
    Vai colocar um monte de gente na frente sem esquema tático nenhum.
    Senhor tome conta .
    ST

  18. Caros,

    20’ – Primeiro Tempo

    Como (não) joga nada este “Tanque”.

    Como torce (pro Flamengo) este narrador do SportTV.

    Como é ruim ver um time com mando de campo “dar” a arquibancada para o adversário. ( Em tempo, já vi nossa torcida dividir o Maracanã em Fla x Flu ).

    Como é “fake”o futebol de Sornoza.

    Como é ruim este Marlon.

    Como é humilhante ver meu time acovardado frente ao maior rival…

    E la nave va…

    SDs T

  19. Quinze minutos de jogo e o Fluminense está fazendo um papelão.
    Seja qual for o resultado, essa postura covarde nos humilha.

  20. 15 minutos e tudo conforme planejado pelo abel! Tomando sufuco!!
    Alô sobrenatural de Almeida ….olhai por nós pobres tricolores …

    ST

    1. Caro Zanitti, é verdade e complemento:
      E o ataque Robinho e joao carlos?
      E o sornoza vagalume ( boa sacada de alguém do blog)?
      E este Marlon?
      E o técnico?
      Tá feia a coisa….

      ST

    2. Prezado Zanitti, muito o respeito e admiro, todavia isso é muito relativo.
      Houve uma época, em que a Ponte Preta revelou inúmeros jogadores que brilharam, como Carlos e Oscar, entre outros.
      O problema não é advir da Ponte, e sim a qualidade destes três jogadores.
      Aliás, parece-me muito claro que o Nathan e o Ibanez são infinitamente superiores a todos, e só o tapado do Abel não vê. ST!

  21. Torcer nós iremos, e muito.
    Sofrer, provavelmente, mas que seja por um final feliz esta noite…!
    Vamos que vamos.
    ST

  22. Turma,

    Não tem jeito.

    Vou sentar relaxado para começar a assistir ao jogo. Como terminarei, aí é outra estória. Vai depender de como iremos jogar e o resultado que alcançaremos.

    Bom jogo para todos nós.

    ST

  23. Caros,

    É Fla x Flu, portanto, qualquer coisa pode acontecer.

    Duvido muito que Abel não apareça com um ferrolho semelhante ao adotado contra o Grêmio. Porém, eu gostaria mesmo que surpreendesse, abandonando o 3-5-2 ( que hoje deverá ser mesmo 3-6-1) e escalando o Mateus Alessandro e o Pablo Diego pelos lados do campo, com o tal Dodi fazendo um falso nove, pois este tal “Tanque” e o Robinho “Blasé” não empolgam e são muito, muito ruins.

    A ver…

    SDs T

    1. Carlos Rodrigues,

      Ter um esquema defensivo é bem diferente de jogar recuado e suportando pressão, contando também com a sorte e a incompetência do adversário.

      Até porque, se formos direto para cima do Urubu, acho que seria perigoso.

      ST

      1. Caro Torcedor Tricolor, claro que sei que são coisas diferentes, como também sei que hoje com a escalação já anunciada o time vai é jogar recuado mesmo, medrosamente. Não culpo exclusivamente o Abel, mas quem não arrisca a não petisca. E vamos então aturar o “Tanque” e ver entrar, principalmente se estivermos perdendo, o “Blasé” no segundo tempo. STs

  24. Vamos, Fluzão!
    Lembrando, pra quem não quiser sofrer, que tem um filme mais leve no Telecine Pipoca, com o nosso querido Chucky, aquele bonequinho simpático e boa-praça.

    1. Hilário seu esquema 2-4-3-2 e também o comentário de que o técnico do Ceará não vê a hora de jogar contra a gente. Mas é a real situação nossa. Nem sei como fizemos 14 pontos!

      1. Nelson, eu penso da mesma maneira. Acho q a vitória contra o Cruzeiro não tem muita explicação e em nenhum momento achei q esse time brigaria em cima, pelo simples fato de não ter elenco. Continuo com a opinião q o Flu tem q virar o turno com uns 30 pontos, para evitar os costumeiros sufocos no final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *