A mais doce e iluminada torcida do mundo viveu mais uma noite de gala no Maracanã. Viu o Tricolor sobrar no Fla-Flu e conquistar, pela 32ª vez, o título de campeão do Rio de Janeiro, evitando, de quebra, que o adversário igualasse o seu próprio feito de conquistar quatro edições seguidas do Campeonato Estadual.
As imagens da consagração, lindas e emocionantes, serão lembradas como versos não escritos. Por sinal, cenas da torcida tricolor em festa, celebrando com o time em campo, é algo que sempre desafiou os artistas das letras – jamais conseguiram produzir algo à altura de tamanha poesia.
A conjunção de cores, sorrisos e bandeiras com o distintivo do Fluminense é de charme incomparável, dessas coisas que só o Pó de Arroz é capaz de exibir ao mundo de futebol, tão menos interessante se não houvesse o Fluminense, um clube predestinado, berço do futebol brasileiro, naturalmente com a vocação para a eternidade.
Predestinado, também, parece ser Abel Braga, campeão em todas as suas passagens pelas Laranjeiras. Às vezes contestado, às vezes exaltado, o técnico, com seu jeito humano e verdadeiro, empresta leveza ao ambiente, distensionando o vestiário. Nem sempre acerta, mas sua coleção de títulos, inclusive mundial, faz dele um dos técnicos mais vitoriosos do país, com dezenas de troféus (só pelo Flu, entre Taças Guanabara, Rio, do Estadual e do Brasileiro, são nove), exaltado ainda pelo mestre Tostão, em coluna recente.
Um dos seus grandes acertos, porém, para além, até, dos dois nós táticos no português Paulo Sousa, na decisão do Estadual, esteve no gesto nobre de doar os R$ 50 mil que ganhou na Justiça às famílias das dez vítimas fatais (garotos de 14 e 15 anos) no trágico incêndio do Ninho do Urubu, em 2019. Isso depois de ter sido inacreditavelmente chamado de “bêbado e drogado” pelo dirigente rubro negro Luiz Eduardo Baptista quando dirigia o Flamengo.
Exaltar um a um o valor de nossos campeões levaria tempo – e muitas linhas. Mas salve o grande herói Germán Cano, autor dos três gols tricolores na final, e na semifinal, quando salvou o time na batida do gongo. O Rei dos Clássicos terminou o Estadual com a moral nas alturas, sedento por novos desafios, que já se avizinham.
Salve também Fred, que em seu último ano de carreira, conquistou mais um título pelo clube que ganhou seu coração e em que se fez ídolo. Levantar a taça num Fla-Flu, e no Maracanã lotado, há de ter sido a despedida que o capitão pediu a Deus. Lesionado na maioria dos jogos, pouco atuou, mas, quando voltou, fez uso de um expediente questionável – de causar quizumba para ganho de minutos preciosos –, prontamente relevado pela torcida.
Há outros tantos gigantes no elenco, quase todos, porque Abel usou dois times na competição, fazendo com que praticamente a maioria dos 35 aletas tivesse sua parcela de contribuição na trajetória do título – até Muriel, atualmente terceiro goleiro, no jogo com o Boavista, pela Taça Guanabara, também vencida pelo Flu.
Fundamentais foram também os Moleques de Xerém. Salve André, nosso volante clássico, moderno, um monstro na final. Salve Luiz Henrique, o menino que sorri e que nos faz sorrir com a sua bola. Salve também Ganso, que não é menino, nem de Xerém, mas que renasceu nos Fla-Flus decisivos, agigantando-se em campo, além de categórico na jogada do gol do título.
Salve o Fluminense, campeão, para sempre campeão estadual de 2022, título que, pelas muitas das circunstâncias descritas, não será lembrado apenas como mais um.
E parabéns à torcida tricolor, que queimou o gogó para impulsionar a atuação de imposição tricolor, tacada certeira que minou de vez as forças adversárias, então esperando um jogo de ataque contra defesa.
Profecia cumprida. As comemorações pelos 120 anos do Flu começaram mais cedo, esbaldando euforia e talcos coloridos em verde, branco e grená.
A felicidade se chama Fluminense.
***
Foto principal: André Fabiano/Estadão
Pois é, a vida como ela é.
Eu vi uma bola de futebol, assim mesmo de borracha, quando ia fazer seis anos, na escola. Duas irmãs e meu irmão iam para lá, eu ficava sozinho em casa, e meu pai e minha mãe tinham que me levar para os cafezais. Minhas irmãs falaram com a professora sobre isso e ela mandou dizer para “mandar o menorzinho também até para ele ir aprendendo alguma coisinha”, e lá me enfiaram nessa de escola logo que o ano começou, eu que havia completado cinco anos em novembro ali atrás. E lá fui eu de caderno e lápis na mão, troços que nem sabia para que eram, mas a professora sabia e me mandou copiar o “a é i o u” na marra. A perna do “a” saía para cima, para trás mas nunca para o lado que ela queria, já ficava braba, dava porrada em cima da carteira com uma régua de pau que parecia uma ripa. Reclamei em casa, mas Papai disse que era assim mesmo e tinha que ficar lado.
Mas, se na sala de aula eu fiquei muito deslocado, na hora que ela falou “recreio !” e todos saíram correndo, eu voei atrás do meu irmão e lá fui ver aquele troço que a molecada ficava chutando para todo lado, correndo atrás dela, gritando, e ficamos ali do lado. Parece invenção minha, mas ela veio rápido na minha direção, eu, sem cerimônia, meti o pé nela, pegou em cheio, ela voltou para o meio deles, e eu me agachei e fiquei coçando o pé porque ela queimava onde baita.
Então, dali pra frente, criança normal, fui me adaptando fácil. Pouco tempo depois, eles já me deixavam jogar e lá ia eu tomando quedas, dando trombada num maior e batendo de cara na grama, batia canela nos outros, mas esfregava o lugar e logo estava no jogo. Todos faziam desse modo porque, se ficasse de frescura, o “dono” do time mandava sair do jogo.
Logo mais à frente, já comecei a ouvir falar nos nomes de times, e o nome Fluminense entrava melhor na minha mente, e, ao ver uma foto do time numa revista e ver a de outros times na parede da barbearia do Mário, onde era o meu calvário cortar cabelo lá, eu fui atraído pelo Fluminense definitivamente e fim de papo. Meu irmão ficou vascaíno, e a gente conviveu muitos anos sem nenhuma complicação por isso, Ele respeitava meu time e eu, o dele. Ganhou ou perdeu, tudo bem.
Então, meu caso com o Fluminense nunca me deixou fazer declarações de execração ao clube, ao time, nem a jogadores que vestiam e vestem a nossa camisa por conta de fases e resultados ruins. Eu, torcedor normal, me se sinto mal com derrotas mas comemoro vitórias, é claro. Desde aqueles tempos, já fui aprendendo que, num dia, meu time ganhava e, em outros, perdia, e aquilo era a realidade desses esporte que eu comecei a ver e gostei demais.
Nunca disse nem direi que meu time é um excremento por estar numa fase ruim. Meu caráter de cidadão, que é o mesmo de torcedor, nunca me permitiu isso.
VALEU, FLUZÃO, QUE TODOS SEUS TORCEDORES TENHAM ORGULHO DE VOCÊ EM QUALQUER SITUAÇÃO SEM MEDO, SEM FINGIMENTO !!!
(03/04/22)
pppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.ppppppppppppppppppppppppppp
Pois é, PCA.
Isso tudo que vc narrou é o normal do menino brasileiro.
Mas, até agora, FLUMINENSE campeão e, até agora, apenas 44 posts. Isso é normal?
Já pensou se o Flu não fosse campeão?
Caráter, caráter meu caro PCA, oh, não é para muitos e, nós que temos devemos passar adiante. Né não?
Parabéns FLUMINENSE CAMPEÃO! Time de fortes !!
STT.
O melhor post do ano. Eu disse o melhor post do ano entre todos do meio esportivo. Parabéns, Garcez! Parabéns também a todos os que contribuem para enriquecer o melhor Blogue sobre o Fluminense. Parabéns a todos os torcedores e jogadores pelo título estadual que pode ser o gatilho para outras conquistas que poderão vir a seguir.
Saudações campeãs a todos os Tricolores.
Não tá esquecendo do Abel Braga, caro Juarez?
Não posso esquece do Abel, caro Marmundinho. Também não posso esquecer dos torcedores. São todos participantes desse título. Parabéns a todos.
Abraços.
Uma pena que, num momento como esse, o espírito de porco do blog, o bobo da corte continue com os seus atos de provocar a discórdia com insultos aos demais participantes.
Com todo respeito aos antigos bobos da corte, como deve ser difícil essa atividade nos dias atuais … https://uploads.disquscdn.com/images/20e15eb4183289427d993497d2c8b363e9ef6575a243c4887a1962a64a1dceb2.jpg
Sem (muitas palavras). Foi lindo demais…
Confesso q tô tentando me afastar de futebol ou pelo menos não levar futebol tão a sério, mas Fla Flu mexe demais comigo. Ontem quase tive um piripaque. 90 minutos parecem 90 dias. Apesar do time ter feito uma boa partida, sempre há a possibilidade de uma bola vadia, um pênalti , sei lá… aliás, por falar em pênalti, o Cano não pode de maneira alguma ser batedor oficial…ele não sabe bater. Não é vergonha nenhuma, Rivelino não sabia e não gostava, o próprio Romário também não. Não dá pra perder uma oportunidade tão preciosa.
Hoje estão todos de parabéns, não gosto de fogos, mas hj se justificam fogos, confetes, serpentinas, plumas e paetês como gosta PCA.😁😁😁
Gostaria muito que isso tivesse acontecido com o meu pai vivo, mas tenho certeza de que, esteja onde ele estiver, estará super feliz, bebendo uma cerveja com os amigos…
Explosão Tricolor e NetFlu, dois dos maiores perseguidores e gigolôs do Fluminense, via rede social, avaliaram o nosso grande artilheiro e ídolo, Fred. Aí, vem o mané do Amaury, boiar!
Rapaz, não fica cansado de tanto boiar?
Não vai esculhambar o Ganso?
E a dupla do sofá verde, esqueceu de esculhambar?
Rapaz, siga o saquamerense, fique calado! Aliás, vc calado é um poeta.
Fred
9Atacante
AVALIAÇÃO
7,5
Foi mais uma vez expulso, mas levou Bruno Henrique junto em confusão. Prendeu bem a bola na frente e foi um líder nos minutos em que esteve em campo.
Fred
O camisa 9 praticamente não tocou na cola, mas causou uma confusão danada e acabou expulso. Como forma de homenagem, porém, receberá um sonoro DEZ por toda a sua importância na
história recente do Fluminense. Obrigado por tudo, ídolo! Nota: 10
Um domingo feliz para todos tricolores, agradecendo por ser Nenseeeeee!
No final do ano passado, perdi meu melhor amigo, meu irmão de fé, tricolor doente como eu. Quando não íamos ao jogos, torcíamos juntos pelo telefone, ele no Rio e eu em Sampa.
Hoje, mais do que nunca, senti a falta dele, inevitável a emoção da saudade.
Mas sei que, de onde ele estava, mandou ótimos fluidos e energia positiva para o nosso Fluminense.
Serginho, irmão querido, esmagamos o Flamengo, Fluzão é campeão carioca de 2022, você é campeão, mesmo não estando mais aqui.
Nessa foto, estávamos assistindo a Fluminense e São Paulo, no Morumbi, um pouco antes do tricampeonato brasileiro.
https://uploads.disquscdn.com/images/832f4f001eadc86ec08a76f91a5df6b63bfd7a894fe639c3c467dea1c49f76f2.jpg
A gente lembra logo dessas pessoas q se foram, Pedro. Além do meu pai (por causas naturais) também perdi um amigo tricolor fanático ano passado pra essa desgraça desse vírus.
Nos dois jogos contra o Flamengo, jogamos como TIME GRANDE, bem armados na defesa, agressivos no ataque, e por isso fomos e somos CAMPEÕES.
Todos merecem efusivos parabéns, especialmente o Abel, que botou o time pra frente, desde o primeiro momento, com a melhor escalação possível.
Estou MUITO FELIZ e mando um abraço de campeão para todos os campeões companheiros do Terno e Gravatinha.
O time inteiro se dedicou, mostrou garra e nos fez felizes.
Que alegria!
André, Ganso e Yago os melhores.
Arias e Cano uma dupla de atacantes infernal.
Defesa ligada e cheia de sangue.
Temos time para fazer bonito no resto do ano desde que não se amedronte nem respeite tanto certos adversários.
De repente, quem sabe? Nino vai ser nosso representante na Copa do Qatar.
Estou empolgado hoje,
Campeonato Carioca sempre foi meu favorito. Grandes lembranças e sempre tive e tenho bons amigos torcedores dos outros times da cidade, que legal! Sempre me diverti muito nos dias como hoje.
Torcedores dos clubes de São Paulo e de outras capitais, não conheço nenhum e muito menos dos países da América Latina.
Qual é a graça de fazer finais contra essa turma?
A continuar pagando barracos como tem feito com frequência o Fred está preparando uma despedida deprimente e nostálgica dos campos onde tanto brilhou.
Acho que já deu !
Acho que é hora dele pendurar as chuteiras, saindo honradamente, enquanto isso é possível.
Então… a entrada dele tinha esta intenção mesmo. Desta vez não critico pois acho esta era a ideia, tirar os caras do sério e reduzir riscos. Faltavam 5 minutos e com a vantagem para terminar o campeonato e não uma simples partida , a máxima diz que não era para ter mais futebol mesmo. De qualquer forma é nítido que o dono da posição é outro.
Sinceramente não creio que “a entrada dele tinha esta intenção mesmo”, como você afirma, Cleber.
A iniciativa de estragar o clima e desconcentrar o adversário deveria ser do interesse do adversário, e não do Flu, que estava conquistando o título.
Além disso o Fred vem aprontando desde muito tempo.
Mereceu as notas 0 (zero) e 1 (um) que recebeu.
Parabéns, caro tricolor.
O que ele fez ontem não é Fluminense:
“Vence, o Fluminense
Usando a fidalguia”
Pura baixaria, Goncere.
Fred já deu, na minha opinião.
Sim cara, como centroavante do clube não dá mais. Concordo plenamente. Ele não tem mais condição física para desequilibrar. Mas não vou misturar as coisas e minha consciência fica muito tranquila considerando que foi estratégia, que ele foi expulso como e regra manda. Aliás , contra o Botafogo tb ajudou.. vai que tivessem cobrado a falta rápida e o gol tivesse saído… nem estaríamos na final e com um time com folha salarial 5 vezes maior que a do Botafogo…
Respeito, claro, seu ponto de vista Cleber.
Entretanto, continuo achando que aquilo não foi “programado” (o que seria deplorável), mas fruto de um destempero emocional comum em atletas desgastados para aquele nível de exigência, no caso dele pela idade.
Em respeito ao seu belo curriculum ele deveria parar.
Ok, talvez não precisasse forçar para ele mesmo ser expulso e talvez pudesse irritar tocando na bola antes dos caras baterem a falta, fingir que vai entregar a bola e jogar para longe, cair e fazer cera, atrapalhar enfim… mas continuo com meu pensamento a respeito do jogo , era último jogo do campeonato, valia e me desculpe Goncere…. mas fidalguia? Com todo respeito: Tá de sacanagem né?….O time do outro lado não precisa e ainda assim sempre , eu digo sempre tem um roubo a favor, coisa que desestrutura muito mais do que ele fez. O que ele fez foi pouco perto do gol que nos foi sonegado no primeiro jogo. A falta foi cobrada e ele ganhou ali um minuto ou dois dos acréscimos no máximo. Fred provocou quando faltavam 5 minutos, ele não tinha nada mais a acrescentar ao time como marcador pois a proposta naquele momento era suportar e mais nada … ou acha que a ideia com as substituições era marcar o terceiro? Ele apenas trocou uma expulsão por tempo e alteração do clima do jogo garantido menor probabilidade de levar um gol naquela falta em questão e os caras terem ainda 4 minutos animados…Minha opinião é mesma, não o condeno. Se toma o gol na falta e logo em seguida outro eu queria ver se fidaguia iria ser bem aceita.
Isto sim, é uma atuação convincente.
Não vencemos, pois no final deu empate, mas jogamos um nível de futebol digno das tradições de nossa camisa, nossas cores, nosso escudo.
O Flu não tem vocação para a pequenez.
Nascemos e crescemos como clube campeão.
Clube que oferece espetáculos de futebol como os de hoje.
Encaramos, de frente, um adversário digno de respeito, dotado de um dos mais caros elencos do futebol sul americano.
E mostramos que temos farinha para vender.
Somos campeões !!!!
Amaury, o Fluminense teve uma atuação muito superior ao rival tanto é qual foi a defesa que o Fábio fez no jogo todo?
Uma pena o Cano ter batido o penal muito diferente do que já vi ele cobrar.
Mesmo assim é o titular absoluto da posição.
O André jogou muito também como os 3 zagueiros.
Agora ver a cara de c# do Pedro foi a cereja do bolo por ter virado as costas para o Clube que o projetou.
Mesmo o juiz dando uma “forcinha” para o rival, o Fluminense de hoje foi o Fluminense pelas suas tradições.
Vamos comemorar muito meu prezado..
ST
É campeão.
Somos campeões, ai dou meus parabéns a Abel que montou um time aguerrido e não aquele time covarde.
Jogamos muito melhor que no primeiro jogo e somos campeões por merecimento.
Pronto !
Boiou !
Até na alegria temos que aturar sua catinga.
É doença!
” Vem meu amor , manda a tristeza embora e carnaval e folia nense dia ninguem chora “
LIndo samba !!!
FLUMINENSE CAMPEÃO!!
Parabéns time de guerreiros!!!
Mesmo não entrando em campo, parabéns MB e Abel Braga!! Pois o comandante na derrota é o mesmo comandante nas vitórias.
Pois é, agora, o que dizer da torcidinha do blog?
Q é MALEDICENTE; q é infantil; q é mentirosa?
Oh, FLUMINENSE é para os fortes!!
Silêncio na favela… Vence o Fluminense… Cano 3 x Framengo 1.
🇮🇹🤜💥🤛🇮🇹
O Rio de Janeiro faz um silêncio sepulcral.
Metade dos habitantes chora.
Haha !!!
Pois é, Amaury!
Um tempo de paz e respeito diante do rival… Esse ano o Rio reflete as cores que traduzem tradição e já imagino a festa da torcida na estreia da Copa Sul-americana… Pelo menos em casa, o Fluminense tem correspondido – veremos o que o futuro nos revela para um ano de muito futebol!?
Creio que este time está encaixando, Igor.
Abel encontrou uma forma de jogar com dois meias e não enfraquecer seu sistema defensivo.
Ganso , Arias, Yago e André jogaram muita bola.
Até o Cris está melhorando.
Se continuar crescendo desta forma este time pode fazer bonito este ano
Sim, Amaury!
Também enxergo de forma muito interessante o esquema de espinha dorsal que vem mesclando experiência com juventude em todos os setores do time! Na minha opinião, quem está com mais fôlego vem se destacando e tendo mais chances na formação do time – a exceção é o Fred! Ainda é cedo para afirmar se esse elenco vai manter o gás para brigar por mais títulos em 2022 – o LH tá de saída e sabemos que uma eleição custa dinheiro, o que indica que André e Nino sejam os próximos a jogarem no Fluminense com uma placa de vendido! Mas se ao invés dos recursos serem usados para fazer política, forem aplicados na manutenção ou compra de jovens jogadores com bom nível, 2022 tem tudo para ser um ótimo ano para os Tricolores… A ver!
Parabéns à querida turminha, que torceu em todas as rodadas por aquela escalação com dois meias que finalmente foi utilizada pelo nosso querido Abelão Coração de Leão.
Parabéns a todos aqueles que são fiéis às cores de nosso Fluminense Futebol Clube .
Vence o Fluminense !!!!!!!!!! O
Hoje o time mandou bem Amaury, merecia a vitória e o titulo.
Tem que jogar sempre com esta postura, buscando a vitória.
Uma pena o cano ter errado o pênalti, seria legal ter vencido esta também.
ST
Campeão p*rra! Ganso queimou minha língua e mostrou que pode ser útil. André fez um partidaço. Agora é comemorar e pensar em melhorar para mais adiante.
A dignidade venceu!!!
É campeão, em cima do mulambo não tem preço!
Parabéns ao time pelo desempenho e garra hoje.
Todos foram bem, menos óbvio, don fredon, o ex jogador.
Agora é comemorar e encher o saco dos adversários
ST
Comemorar sim Andrei.
Sem a farmacinha no lado.
Muito bom ganhar o título, mas acreditei no empate.
Olhar para frente amanhã.
ST parceiro!
O Fred é doente da cabeça, e o culpado é o Abel que tem a incompetência de colocar este ex-jogador em campo.
ST
Estraga todas as decisões, faz tempo.
Pronto ..chamou para cima. 20 minutos de sufoco…
Calma, baby! Seremos campeões
Pecado, cano bateu muito mal o penalti…
Vamos Fluzão!
ST
Bom primeiro tempo do Fluminense, nada de ficar tocando pro nada.
Susto com direito a vacilo do D bras, não podia ter deixado o gabichato tocar.
Mas continuamos bem e fomos recompensados! Se continuar assim o titulo é nosso!
Vamos Fluzão!!
ST
Eu não suporto este goleiro.
Não sai do gol de jeito nenhum.
Todo mundo sabia que o Arrascaeta iria cruzar aquela bola, menos ele.
Ficou esperando o que?
O gol do Flamengo.
Me lembra o Fernando Henrique.
E além do mais é mascaradíssimo. Se acha!!
Parece que está fazendo um favor jogando no Fluminense.
Espero que não entregue o campeonato no segundo tempo.
O time jogando muito e aquele perigo lá atrás.
Estamos muito bem no jogo! Uma pena que o Manuel tenha perdido a corrida pro Arrasca, depois de uma falha bisonha do Nino.
Mas vamos chegar lá!
Que m**das de laterais. Este Cris Silva tem chances de chutar cruzando e o fdp tenta levantar para baixinhos Cano, Árias e Yago Felipe ganhar dos postes do Flamengo.Chuta está po**a que centroavante que aproveita tem..
Sem Felipe Melo vai ficar mais difícil. Muito mais.
Escalação pra lá de conservadora. Na prática apenas 1 atacante…enfim…
que Abelão saiba o q tá fazendo. 🙌
Manoel, Nino e Árias vão pro jogo.
Bom!
FM fora.
Meiuca com André, Martinelli, Yago e Ganso.
Gostei desse meio não😏
Cris Silva mantido.
Vcs lêem pensamento? 🤬