Admirável Mundo Tricolor

Quando Marcos Júnior se preparou para cobrar o pênalti que daria ao nosso clube o título de campeão da Taça Guanabara, observei que, ali, acabava de entrar num mundo diferente daquele em que eu até então vivera.

Com meus dedos entrelaçados aos de minha filha, Melissa (quatro), peguei-me comovido com a oportunidade de estar pela primeira vez ao seu lado numa conquista deste gigante do nosso desporto chamado Fluminense.

Bola na rede, orgulho tricolor estampado, ergui-a como um troféu.

Nascida em 2012, ano do tetra brasileiro, Melissa sapecou um beijo de felicidade em meu rosto e pulou sem parar quando a coloquei de volta ao chão. “É campeão, é campeão”, gritava, com seu rosto corado juvenil.

Na conquista da Copa Sul-Minas-Rio do ano passado, já dormia o sono dos anjos quando os primeiros fogos tricolores espocavam no céu de Juiz de Fora.

Juntos, unidos, lado a lado, foi, sim, a primeira, por isso notável, inesquecível, especial.

O pai, viajante, celebrou sua mais célebre viagem.

A chegada a uma nova estação.

Admirável Mundo Novo.

***

Leia também a opinião deste colunista sobre o Fla-Flu decisivo da Taça Guanabara no site NETFLU.

É só clicar: http://www.netflu.com.br/author/joao/

182 thoughts on “Admirável Mundo Tricolor

      1. Haha !!!

        Este ‘ e como ! ” encaixou-se direitinho na minha resposta, caro Jota, embora eu saiba que você se referia ao ‘merecemos’, do Ant.

        Haha !!!

  1. Temos um time jovem, talentoso, comprometido e raçudo.
    Teremos um bom 2017, e está começando uma nova era no clube que vai consolidar o Fluminense como a grande potência futebolística do Brasil até 2019.

  2. Parabéns, tricolores campeões!
    48 horas só de comemoração, (sem stress, sem análises administrativas ou táticas, sem preocupações com elenco). Isso farei depois.
    É muito bom ganhar do urubu.
    É muito bom começar o ano com um título.
    Na terça, pés no chão e preparação para tudo que está por vir.
    Vence o Fluminense!!!

  3. Vou levantar uma questão que julgo ser pertinente e que seja o pensamento da direção, comissão técnica e jogadores.

    Hoje o Fluminense está disputando o Carioca, Copa do Brasil, Primeira Liga e logo logo Sulamericana e brasileirão.

    Considerando que o Fluminense não tem um plantel ainda completo, fica a dúvida qual ou quais as competições serão dados a devida atenção, pois está evidente que será impossível de se buscar um desempenho constante do time.

    Isso envolve muitas questões extra-campo até a possibilidade de haver alguma negociação de um ou mais jogadores do time titular e aí considero uma bola fora se a direção optar por essa direção ao invés de dar mais qualidade técnica ao elenco diante das competições que ainda o Fluminense ainda terá pela frente.

    1. Da para pensar nisto outro dia. SOMOS CAMPEÕES SOBRE OS MULAMBOS, OS flameiguista, vamos pensar nisto amanhã. VAMOS COMEMORAR HOJE. um dia de cada vez. VAMOS TORCER JUNTO. ABRAÇOS E SAUDAÇÕES TETRACAMPEÃO TRICOLORES

    2. Solução é utilizar a molecada nos joguinhos do carioca o máximo possível fazendo rodízio com os titulares.
      Pela esdrúxula regra deste campeonatinho, de nada vale vencer o segundo turno… portanto, utilizemos os moleques e reservas aos montes. Os titulares somente nos clássicos do carioquinha.
      Valorizar a Copa do Brasil e a Primeira Liga com o time principal. Simples.
      Todos ficarão felizes, os titulares por poderem descansar e os reservas e moleques por poderem jogar.
      SSTT

    3. Pelo que vi, a Primeira L teorema apenas em agosto para as fases finais. Temos que garantir vaga na terceira rodada e esquece-la por um tempo.

      Então, foco na Copa e Brasil e, principalmente, na Sulamericana. Carioquinha? Só na fase final.

    4. Caro Washington Luiz, jogamos contra um time, mesmo que considerado pequeno, no Campeonato Carioca, aos trinta minutos do primeiro tempo o jogo estava praticamente definido a nosso favor, detalhe: A maioria dos jogadores eram crias de Xerém. Até poucos dias atrás, tínhamos o maior elenco de jogadores profissionais no Brasil. Dispensamos alguns, podemos dispensar mais, por não serem necessários ao elenco. Você e outros pedem para contratarmos mais jogadores, assistiu ao jogo de ontem? Claro que assistiu! Jogamos o melhor jogo de futebol que teve no Brasil até o momento, sem dois titulares absolutos, vencemos! Nos penalty, mas vencemos! Qual jogador você quer que o Fluminense contrate? Qual jogador, tirando os feras dos grandes times é melhor que um dos nossos da Base? Prefiro ter um jogador da Base jogando e entrando sempre que for preciso no time titular do que qualquer outro jogador que atue no futebol brasileiro normalmente. Na minha opinião, precisamos nos livrar de certos jogadores que fazem parte do elenco e aproveitar o máximo possível os nossos jovens talentos. Fico triste quando leio dos nossos frequentadores assíduos do Blogue que temos que contratar jogadores, precisamos sim, que nossos jovens talentos façam parte do elenco do time principal. Nós somos um dos maiores se não o maior formador de jogadores. Lembra do ano passado? O maior presidente do mundo, segundo certos comentadores do Blogue, contratou um monte de jogadores, só dois deram certos, começaram a jogar neste ano. O Fluminense não precisa contratar jogadores, precisa sim, dispensar jogadores. Tenho a impressão que vocês não acreditam no excelente trabalho feito na Base!
      Abraços Tricolores.

      1. Franco, com todo respeito, você está sendo injusto quando afirma que só dois contratados deram certo. Esquece de nomes como: Julio Cesar/ Henrique/ Renato Chaves/ Pierre/ Richarlisson/ Henrique Dourado/ W. Silva. Esses jogaram ontem. Mas, tem mais gente. O grande problema de contratação foi o treinador Levir Culpi, o cara passou meses no comando do Fluzão e o resto do filme nós já sabemos. Não é mesmo Franco? ST

  4. Este blog parece um campo de batalha. O jogo já acabou respirem poxa !
    Vamos às análises..do time titular de hoje rs:
    *Júlio César – Péssimo, mas cagão pra cacete. Só errei antecipadamente, pois os caras ainda conseguiram marcar gols nas penalidades. Pensei que jogariam todas para fora. Primeiro gol falha bisonha. Segundo gol adversário, falha bisonha também e terceiro gol , apesar da falta muito bem batida, sequer pulou e quando isto acontece é erro de posicionamento dele.
    *Lucas – Infinitamente melhor que o lateral do ano passado
    *Renato Chaves – parece um Gum que faz menos faltas , mas parece que fará uma besteira a qualquer momento.
    *Henrique- Experiente , acho que é o que melhor o define. Erra uns posicionamentos bobos, mas acho que transmite um pouco de confiança ( eu escrevi ” pouco”). Talvez tivesse feito uma boa dupla de zaga com o Marlon se o mesmo não tivesse sido vendido.
    * Léo- Inexperiente para cacete. Entrou com medo e se soltou depois. de qualquer forma, muito melhor do que os nossos laterais esquerdos dos últimos 2 ou 3 anos .
    * Orijuela- Confiável. Erra muito pouco.
    * Sornoza- Posso até estar falando besteira, mas se tiverem paciência e durar no time, acho que vai ser comparado ao Conca.
    * Pierre – Muito melhor que o Douglas. É o tipo de jogador que parece ser questão de gosto. Para mim , ele acerta muito mais passes que o Douglas e tem a vaselina suficiente, como tinha o bisonho do Edinho (o último) ,de bater e o juiz sempre deixar passar desapercebido. problema é a diferença de idade , que faz ele usar a vaselina toda para conseguir se esconder no jogo quando está mal.
    * Wellington Silva – É estranho, pois pela rodagem deveria ser mais constante. Alterna excelentes com péssimos momentos em uma mesma partida. Tem hora que faz escolhas bem ruins de conclusões de lances.
    * Richarlison – Está melhorando dentro do Fluminense. Raçudo. Acho que busca um lugar usando todas as ferramentas dele. Acho que uma boa comparação é que hoje é promessa melhor do que o Marcos jr era 5 anos atrás. Torço para que tenha sucesso pelo que custou.
    *Dourado – Tá fazendo gol…É… Parece aquele jogador de pelada em um lance onde tá claro que vai fazer merd@ e vc fica esperando o cara tocar para não estragar o lance, você está pronto para xingar ele pela besteira prestes a fazer , mas ele cala a tua boca fazendo o gol. Bom, que a sorte esteja com ele.
    Agora, é deixar este campeonato de regulamento ridículo para lá até as finais e se concentrar nas outras competições.

    1. Boa noite Cleber vamos la o Julio Cesar faz o que todos queriam de Cavaliere sair do gol para rebater a bola, só que ele errou pronto vai ser execrado, tanto que depois ele não sai debaixo das traves nem em bolas recuadas. Richarlison fez a falta que originou o 3 gol dos flaymeiguista, ele e o cara para ficar na frente sem marcar só para sair no contra ataque. VAMOS TORCER JUNTO. ABRAÇOS E SAUDAÇÕES TETRACAMPEÃO TRICOLORES.

      1. Pois é, Hélio.
        É sobre isso que fico pensando muito, esse negócio de nego ficar exigindo que goleiro vá em todas as bolas que passam não frente do seu gol, e algum deles pode imaginar que possa fazer isso para agradar técnico torcida, crítica, mas a coisa não é sempre assim.

        Eu digo que o goleiro só tem que sair mesmo se tiver campo livre, porque esse tipo de bola que vai na diagonal, com certa força, e com a turma dele e do adversário chegado rápido, pode até alguém se machucar sério.
        Se ela passar paralela em frente a seu gol, vindo de escanteio, ainda pode ser mais fácil porque não há gente correndo em direção dele.

        Mas continuo dizendo que é fácil treinar para tirar grande parte do perigo que essa falta representa, mas a turma toda, de todos os países, corre estupidamente para trás, quase dezesseis metros, em vez de dar um salto de um metro no máximo para fora da área, ou ficar três lá atrás, bem treinados para isso, fazendo visagem, e instantes antes que o cara cobre a falta, pulam para dentro do gol ou saem pelos lados dos postes, pois todos os atacantes estão olhando para o colega que bate, e não prestam atenção se há adversário ou não.

        E, no mais, é gozar o momento em que se ganhou uma taça contra um adversário que fazia gente tremer e continuar incrédula até agora.
        STT
        (06/03 – 22: 40)
        ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

        1. Caros PCA e Hélio Falcão, amigos esse fundamento (sair do gol) com absoluta certeza é trabalhado exaustivamente pelos goleiros e treinadores. Portanto, esse papo de que o goleiro tal não sabe sair do gol é mais uma idiotice proferida nos microfones e que rapidamente são repetidas pelos incautos torcedores! Sobretudo, aqueles que adoram o caos. A muito sabemos o quanto é perigosa a bola parada. O futebol europeu fez escola com esse fundamento. O Brasil no passado teve grandes goleiros Castilho/Gilmar/Felix/Manga/Leão/Aldo/Raul etc etc., quantos jogos perdemos na seleção e clubes com os europeus se valendo desse fundamento? quantas vezes os nosso clubes perderam jogos e títulos com os adversários utilizando do expediente da bola parada e no gol dos nossos clubes estavam gringos de reconhecido valor. Cejas no Santos – Mazurkiewicz no Galo – Rodolfo Rodrigues no Santos – Fillol no Flamengo etc etc. Então vai dizer que essas feras não sabiam sair do gol? ST

        2. Sem querer ser chato, este coment. que fiz em resposta ao Helio foi ontem, como está no rodapé, mas saiu hoje, após outros mais recentes.
          Com a devida vênia. sem encrenca, com intuito de ajudar.
          07/03 – 14: 32)
          oooooooooooooooooooooooooooooooo

        3. O goleiro tem o dever – sim – de sair na interceptação de qualquer cruzamento em que – no ponto futuro – a bola possa ser por ele alcançada, penso eu, caros amigos.

          Considerando que há variáveis no trajeto da bola, como (1) as importantes variações (efeito) de direção e altitude que possa tomar, (2) deslocamento de atletas de ataque e defesa na direção daquele mesmo ponto de encontro com a bola, etc., nada garante que o dito goleiro possa ter 100% de possibilidades de agarra-la ou despacha-la.

          E mais, nada garante que a saída do goleiro em busca da bola vá resultar em sucesso. Poderá resultar em gol.
          O goleiro é (apenas) mais um a tentar defender o time, com a grande vantagem de poder usar as duas mãos.

          Ficar olhando o lance, ou dando pulinhos no mesmo lugar, ou caindo sentado para trás é que não contribuirá de forma alguma para defender-se do ataque adversário.

          A grande questão é que os narradores são impiedosamente críticos nestes casos :

          ° Saiu e não deu em bola : ” falha do goleiro !!! “.

          ° Ficou parado, olhando : ” o goleiro nada pode fazer !!! “.

          1. Amaury, hoje mais cedo fiz uma resposta a este seu comentário, ia envia-lo, mas ele desapareceu da tela assim num piscar de olho.

            Este será parecido com ele, e eu disse que o goleiro que acha que pode ir em qualquer bola que passe perto do seu gol, é como o motorista que acha que pode ultrapassar o veículo da frente, seja um carro de passeio ou uma carreta de vários metros de comprimento, desde que apareça qualquer, que pode dar certo e pode não dar, cujo resultado a gente vê com muita frequência.

            Goleiro, em cima da linha do gol, tem cinco metros e meio para chegar à linha da pequena área, e se quiser ir mais para dentro da grande, terá mais mais uns cinco, por aí, dependendo onde chegue.

            Então, considerando que as bolas vêm de modos bem distintos umas das outras, ele nem pode seguir um roteiro, nem o treinador de goleiros pode fazer um, lógico, ele tem que ter muita intuição, isso sim, e criar os seus próprios métodos.
            Quem é mais esperto se dá bem melhor
            ST.
            (08/03 – 21:38)
            yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

            1. Você tem toda razão, PCA, mas … eu não disse isso.

              Em momento algum disse – como v. postou – ” que o goleiro que acha que pode ir em qualquer bola que passe perto do seu gol … “.

              Esta expessão ‘qualquer bola’ não foi usada por mim, no caso.

              Disse eu : ” tem o dever – sim – de sair na interceptação de qualquer cruzamento em que – no ponto futuro – a bola possa ser por ele alcançada. ”

              Que você denominou ‘ intuição ‘.

              O goleiro é treinado para calcular o ponto futuro de uma bola e assim tornar possível alcança-la.

              É a tal ” ponte aérea ” que não cansamos de admirar na NBA

              Logo, creio que estamos de acordo sobre o assunto , PCA.
              Que, por sinal, rima (PCA) com NBA.
              E também com ‘Papá’.
              E ainda com ‘ haha ‘.

      2. Fico pensando no primeiro gol da carniça…Será que só eu vi o Guerreiro colocar o antebraço no ombro do Renato Chaves e assim mantê-lo no chão e subindo sozinho pra cabecear? Quando o narrador perguntou ao Arnaldo Cesar Coelho se o lance do gol foi normal , ele chegou a falar que precisava ver se o Guerreiro não fez a falta no Renato se apoiando nele, mas no replay ficou quietinho e só discutiram possível impedimento, que realmente não houve. Ninguém aqui tocou no assunto, então acho que só eu vi e devo estar errado…

        ST

        1. Também vi isto, mas preferi não polemizar.
          Afinal fomos campeões do turno.
          Mas a falta foi clara, para quem vê o replay, no campo não sei.

  5. Caro João e demais tricolores, confesso, com sinceridade que ainda tinha um pé (enorme) atrás desse time, sobretudo depois do jogo sofrível frente ao Madureira. E estava com muito, muito medo de sermos humilhados pelo Mulambo, principalmente pelas ausências do Gustavo Scarpa e do Douglas e, pela opção do Pierre.

    Mas, graças a Deus e um nó tático do Abel, o Fluminense jogou um partidaço frente ao Coisa Ruim. Era pra ter decidido durante os 90 min, mas, por algumas falhas individuais não o fez. Além disso, oportunidades de matar o jogo teve várias.

    Todavia, reconheço, todo o time jogou uma partida impecável, ainda que algumas falhas tenham havido, sobretudo do goleiro Júlio César, que sai pessimamente do gol e do Richarlison, que fez algumas faltas desnecessárias. que originaram 2, dos 3 gols do Urubu. De resto, o time fez um jogaço, destacando-se Wellington Silva, Júnior Sornoza, Jefferson Orejuela e Lucas.

    Gostaria de fazer uma menção especial ao Marcos Jr, que é muito criticado pela nossa torcida, por ser muito afobado, mas teve personalidade e pediu pra bater um dos pênaltis e, por coincidência, aquele que selou a vitória do Fluzão. Parabéns garoto!

    Ah, e discordo da maioria das notas dadas pelo Leandro Dias, do NETFLU. A maioria injustas…

    PARABÉNS, FLUZÃO CAMPEÃO! E CHUPA MULAMBADA!

  6. Mostrando sua grande dose de coerência o diretor ‘ hiperintendente ‘ do site NetFlu lançou verdadeiras pérolas como notas pelo desempenho dos jogadores.
    Os 11 titulares ‘mereceram’ uma nota média de 5,9.
    Isso mesmo ! Um time que acabara de sagrar-se campeão recebe uma nota 5,9.

    Na mesma edição, o mesmo senhor diretor ‘ hiperintendente ‘ do site lança análise do jogo emoldurada pela seguinte manchete, de sua autoria :
    ” Em jogaço no Engenhão, Fla-Flu termina empatado, mas a mística prevalece: Fluzão campeão ! ”
    Fica a pergunta : desde quando podemos ter um ‘jogaço’ no qual o time vencedor – e que sagrou-se campeão – pode ter um 5,9 como desempenho médio dos atletas ?

    Aí, paralelamente, outro site – globoesporte.com – conhecido como ‘Flapress’ dá aos mesmos jogadores tricolores uma nota média de 7,1.

    Fica a constatação : quem tem um NetFlu não precisa da Flapress.

    1. Pra quem entende um pouquinho de matemática, precisamente estatística, verá que nada tem de errado com a média aritmética que vc atribuiu as notas do NETFLU.
      Estou me lembrando de uma Frase, sinceramente não me lembro do autor, mas dizia algo mais ou menos assim:
      Prefiro o goleiro que sai em todas, uma hora vai eŕrar, mas não foi o caso.
      Veja bem, algo mais ou menos assim, VOLTA CAVALLIERI.

    2. As maiores aberrações cometidas pelo sr. hiperintendente do NetFlu :

      ° Julio Cesar – Net Flu : 5,5. E ele defendeu o penalti que deu o titulo ao Flu.
      Globoesporte.com deu ao nosso goleiro uma nota 8,5.

      ° Renato Chaves- Net Flu : 3,5. Clara demonstração de miopia do jurado.
      A ‘flapress’ deu um merecido 6,0 ao Renato Chaves.

      ° Henrique – Net Flu : 4,0. Quando o globoesporte.com deu nota 6,0.

      É de chorar !!!

    3. Amaury, esse senhor é um dos GURUS do nosso amiguinho Nando e seus Miquinhos! Não é por acaso que o nosso amiguinho é o maior pagador de micos do blog; rsrsr Dia desses esse senhor saiu com uma pérola disse: o Fluminense tem um time que é a conta do chá! Precisa contratar com urgência! O presidente prometeu quatro reforços e só chegou um. Pensador, note, que nos dias seguintes a tônica do blog foi essa: cobrar do presidente a promessa e mimimi. – Amaury, já tinha gente no blog esculhambando o Lucas. Diziam que o cara estava barrigudo etc etc., lembra? e mais se tivesse chegado os quatro prometidos a cantilena seria: trouxeram jogadores caros e de qualidade duvidosa. Melhor usar a prata da casa e mimimi. Pensador, a verdade é que todo time precisa de reforços! Sempre. Hoje, quis o destino que jogássemos sem Douglas e Scarpa e os reservas entraram e deram conta do recado. Isso é fato. O resto é conversa fiada. ST

      1. Essa gente torce pelas próprias previsões catastróficas que fazem, não pelo Flu. São uns otários que não merecem que percamos nosso tempo lendo as asneiras que escrevem. Vamos curtir essa onda ! É CAMPEÃO!!!!

        ST

        1. Falando sério, há muito tempo não abro o Netflu para nada.
          Há uma turminha meio “cheia de si”, que diz coisas que acha que deve dizer, e só isso.
          (09//03 -09: 17)
          xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      2. Amigos, eu continuo sorrindo de orelha a orelha.
        Lancei o comentário sobre o absurdo da avaliação porque se nós ficamos calados estas mentiras – de tão repetidas que são – acabam tornando-se realidade.
        Ninguém consegue tirar minha felicidade depois do jogo de ontem.

        Entretanto, o Claudio Souza cita um raciocínio muito pertinente : ” Essa gente torce pelas próprias previsões catastróficas que fazem, não pelo Flu.”

    4. Esse rapaz é um frustradozinho arrogante. Nem me dou mais ao trabalho de ler as bobagens mal intencionadas que ele escreve.

      ST

    5. Como eu estou inteiramente de acordo com as respostas dadas a meu post até este momento e considerando que foram vários os colegas opinantes, vou dar a tréplica no plural :

      Issos, issos, issos !!!!!!!

      Haha !!!

  7. “Vejam bem, prestem atenção…” .
    Aprendam, “racionais, críticos construtivos, talentosos, iludidos” etc etc, que, no futebol, só se ganha ou se perde dentro do campo com a bola rolando, e isso só se torna real, definitivo, quando o árbitro apita o fim do jogo.

    Torcedor com pedigree não fica dizendo que o time é uma merda, vai levar goleada, só por que não gosta do técnico, de determinados jogadores, e acha que o adversário é melhor, tem mais craques, mais torcida.
    Torcedor real está na batalha com time em qualquer circunstância.
    ST
    (05/03 – 19: 56)
    ccccccccccccccccccccccccccccccccc

    1. Vai devagar na comemoração PCA… abriu alguma garrafa vencida?
      Ou vc vai dizer que não teve nada de ruim no jogo do Flu hoje? Nadinha mesmo? Não precisa melhorar nada? Está tudo perfeito?
      Está certo que o time se portou muito bem, enfrentou de igual para igual e pelas besteiras (poucas) de ambos os times… qualquer um poderia ter vencido. Marcou e jogou com a disposição que a muito não víamos no nosso Flu. Só isto minimiza todos os erros. Era o que os “racionais, críticos construtivos, talentosos, iludidos” sempre pediram.
      Será tão difícil para vc entender isto? Faça uma analogia com os times dos últimos 3 anos que se arrastava em campo ou terminava as partidas matando a torcida de preocupação por ficar acuado na defesa.
      E cá entre nós… pênaltis é muito do dia e nossos jogadores estavam no dia deles. Ainda bem.
      Cada vez que lembro deles alçando bola na nossa área e as baratas voando ainda me dá calafrios. Tem de melhorar isto.
      Mas o que interessa é que o time se portou bem no primeiro teste sério. Tenho de dar a mão a palmatória… hoje… hehehehehe
      SSTT

      1. Nunca esta satisfeito vá torcer para o barcelona, real madrid, manchester united, baeir munich, nao sei escrever, flaymeigos, curintias, que talvez voce tenha felicidades.VAMOS TORCER JUNTO. ABRAÇOS E SAUDAÇÕES TETRACAMPEÃO TRICOLORES

        1. Helio… meu caro Helio… vou entender que vc esta em comemoração (pode ter exagerado na mesma) e não leu direito os dois textos. Vou explicar então…
          O PCA aproveitou a conquista para dar uma cutucada na galera que é mais critica e racional. Eu retruquei falando que se analisar bem veremos que ambos os times erraram e acertaram e que qualquer um poderia sair vencedor. E que pênaltis depende muito do dia em que os jogadores estão. Hoje estávamos no nosso dia e eles não estavam.
          Depois eu disse que ESTE time de hoje mostrou o que a galera critica sempre pediu: JOGAR QUE NEM TRICOLOR CARIOCA. O que anteriormente não acontecia e por isto criticávamos tanto.
          Agora me diga de onde vc tirou que não estou satisfeito e que deveria torcer por outros?
          É por isto que ironizo vcs… somente veem um lado da moeda… o que está para cima porque dá trabalho se abaixar e virar a moeda para ver se a mesma não tem algum problema.
          SSTT

            1. Vc acreditaria que eu bateria palmas mesmo se o time perdesse ontem?
              Pois é… eu bateria porque ontem eu vi um time defendendo o meu Flu. Vencer é mais fácil quando se joga assim. Nos últimos anos eu não batia palmas nem quando vencia porque sabia que era ocasional.
              SSTT

  8. Agora em 12 decisões entre Flamengo e Fluminense são 9 taças ganhas pelo Flu e 3 pelo Fla.
    Em decisões o Fla é freguês do Fluzão.

  9. Parabéns Fluzão, título merecido.
    Agora parecia que o jogo era de torcida única, a do Flamengo.
    O clube é forte, o time é bom mas infelizmente a torcida parece fraca.

    1. Obrigado, flamenguista. Fica chateado não. Contra o Fluzão é difícil mesmo. Também acho a torcida do flamengo bem fraca, torcida flaglobo modinha.

  10. Continuando João, para aqueles amargos, pessimistas, que veem sempre o fim do FLUMINENSE, vão dizer que o carioqueta não é parâmetro tem que vê no Brasileiro mas eu acho que o Carioca seja uma pré temporada para encaixar o TIME para o Brasileiro. O IMPORTANTE e sacanear todos os flaymeiguistas que pensaram que tinha um timeco superior VAMOS TORCER JUNTO. ABRAÇOS E SAUDAÇÕES TETRACAMPEÃO TRICOLORES.

    1. Caro Hélio, não sou pessimista, mas o Carioca, não é parâmetro pra nada, como o bem disse o Rapha Uberlândia, vide o exemplo o Vasco, ganhou dois cariocas seguidos e foi rebaixado dois anos consecutivos.

      Mas, num ponto concordamos: ganhar título é muito importante, ainda mais em cima da MULAMBADA.

      1. Acho o mesmo: carioquinha não é parâmetro para porcaria nenhuma. Deve ser utilizado para montar o time mesmo. Testar jogadores, testar táticas, etc…
        Agora… ganhar final dos mulambos… realmente não tem preço.
        SSTT

        1. Tá bom. Pode não ser parâmetro pra você, mas foi um jogaço de bola. Os comentaristas trataram o jogo como sendo o melhor da temporada até agora. Jogo limpo, duro mas de poucas faltas. Alguns erros? Claro! Do contrário seria irreal. Os rubronegros não conseguiam entrar, então foi jogo aéreo onde eles são fortíssimos e nossa defesa tem dificuldade. Se tava difícil manter a posse de bola o nosso Flusão usou as arrancadas rápidas com toques de primeira e desmontávamos a defesa deles antes mesmo de estarem postadas. Teria sido perfeito, não fosse a “perfeição” da cobrança do Paolo Guerreiro. Mas a verdade é que impusemos respeito contra um dos melhores times brasileiros do momento, e vencemos. Fique feliz, cara, mesmo que por um instante. Está muito melhor do que todos esperavam, até os que você chama de Polyanas, ou algo assim. A primeira taça do ano já está nas Laranjeiras

          Grande abraço,

          ST – Campeão.

          1. Marcio… como vc disse: foi um belo jogo. Este e contra o Vasco. E só.
            Ou seja… existe um campeonato que demanda tempo e grana dos clubes para no final das contas termos 2 ou 3 jogos que realmente se faça por merecer.
            Agora que vencemos o turno, de nada adianta vencermos o segundo que teremos semifinal e final.
            É muito surreal isto. Mas… há gosto para tudo.
            SSTT

  11. Campeões,
    Título é título! Ainda mais em cima do mulambo
    Sabemos q carioca não é parâmetro . Vide o Vasco. Mas temos um bom time é mais uma ou duas contratações pra titularidade já vai encorpar bem.
    Agora, esses equatorianos são monstruosos. Que facilidade de jogar! Pqp
    É preciso já pensar numa reformulação do contrato desses caras Pq vão chegar propostas
    ST campeas

  12. Parabéns Fluzão e galera tricolor.
    Sobre o jogo, as ausências do Scarpa e do Douglas, muito me preocuparam.
    A despeito disto, o Abel, diga-se de passagem um dos técnicos mais vencedores do nosso Fluzão, armou o time com maestria.
    O Pierre esteve impecável, Orejuela e Sornoza mandaram no meio campo, e o Wellington arrebentou com o jogo, humilhou os urubus, fez um golaço e com um toque magistral, de craque, deu o terceiro gol ao Lucas, este muito bem no jogo.
    Dourado e Richarlyson incansáveis, porém o Richarlyson cometeu algumas faltas desnecessárias, inclusive a do gol de empate deles.
    A zaga, especialmente o Renato Chaves, com alguns erros, perdemos quase tudo no primeiro tempo, mas no geral, o time esteve muito comprometido.
    Estou muito, muito feliz.
    Título pra lá de merecido.ST10TG!!!

    1. O Richarlison cometeu duas faltas desnecessárias que originaram dois gols dos Mulambos. Precisa de muita orientação, bom jogador, mas muito estabanado.

  13. O próprio título do post do Garcez já traduz o que quero dizer:

    É Campeão!

    Estou muito feliz assim como a torcida tricolor está nesse momento ainda mais ganhando a Taça Guanabara em cima do mulambo!

    Essa partida serve para algumas constatações importantes.

    Estranhamente a zaga esteve irreconhecível em função dos gols tomados e a infelicidade do Richarlison em fazer uma falta daquelas em frente da área tricolor.

    O Pierre cumpriu bem seu papel.

    O time sentiu a falta de criação do meio de campo, já que dá para perceber que a questão física foi presente onde aquela viagem do MT para o RJ e a própria partida contra o Sinop prejudicaram o desempenho de alguns jogadores.

    O Orejuela aparentava estar sentindo o problema no tornozelo e o Sornoza também sente algum problema físico.

    E podemos ainda observar que sob o comando do Abel que está mais experiente ainda, o time de hoje superou as expectativas diante dos problemas que citei acima.

    Mas a direção não pode de maneira nenhuma pensar que temos um time espetacular, pois a necessidade de reforços é de suma importância diante do afunilamento das competições que o Fluminense tem pela frente.

    Importante o Abel controlar também uma auto-confiança que possa existir no time em função da conquista da Taça Guanabara, pois há muitos jovens e isso não pode subir na cabeça deles.

    Como é bom ganhar um título em cima do mulambo!

    Fluzão campeão!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. O charme da Taça Guanabara é nosso. Estamos fazendo o melhor começo de temporada dos últimos anos.
    Atrás desse time guerreiro e incansável, só não vai quem já morreu. Não, esgano meu: os mortos estão gritando em meio a uma nuvem de pó de arroz, redivivos como nunca.

    Abel não chorou à toa. Ele sabe quem somos. Paulo

  15. Boa noite João eu tentei escrever EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEECCCCCCCCCCCCCCCCCCAAAAAAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMMMMPPPPPPPPPPPPPEEEEEEEEEEEEEEEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOO, mas acho que não deu tudo bem, mesmo com um TIME inferior tecnicamente, levamos a TAÇA GUANABARA, mas não ganhamos nada, só o primeiro turno, mas o time foi aguerrido lutou até o final. Uma ressalva, o Richarlisson tem que parar de fazer falta, ele agarra muitos os outros jogadores, e foi dele a falta desnecessária do empate dos flaymeigos, mas no final SEMPRE VENCE O TRICOLOR. ABRAÇOS E SAUDAÇÕES TETRACAMPEÃO TRICOLORES.

  16. Parabéns a todos aqueles que – verdadeiramente – sempre acreditaram no querido Fluzão.

    Ainda é cedo para explosões de alegria mas estamos no caminho certo !

    Quando o time ganha não há jogador que mereça criticas.

    Quando é campeão então …. !!!!!

  17. Quando eu vi o Flu com camisa tricolor, escrito Ame o Rio, falei na hora, Flu deu, e não é que deu Flu.
    Chupa molambada FDP
    Kkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. A semana vai ser muito boa.
    O time teve altos e baixos, na média foi muito bem.
    Três curtos comentaríos:
    1. Arbitragem perfeita.
    2. Abel resgatou a raça Tricolor.
    3. Volta logo Cavalieri.

    1. Sei não, FLU/TO, se a arbitragem foi perfeita.

      O cara do Fla deu uma forte no MJ, matando a jogada, quando ele ia puxar conta-ataque, e nem levou cartão, enquanto ele deu amarelo em lances bem mais simples, sem qualquer violência..

      A falta que originou o terceiro do Fla, o jogador tricolor trombou no cara quando ele já havia chutado a bola sem problemas, e, como não foi um entrada violenta, ele nem devia marcar nada.
      Mas, ganhar taça, mesmo nos pênaltis, é sempre bom, e todos que não precisem pedir desculpas a ninguém, nem dizer que queimaram a língua, estão comemorando às pampas, sem nenhum recalque, né não? .
      ST
      (05/03 – 19:32).
      cccccccccccccccccccccccccccccccccc

  19. Caros,

    Era o momento para ganharmos. Eles têm os “nomes”, mas vínhamos jogando melhor nesse campeonato.

    O nosso time foi superior em campo. Mas o Wellington foi sensacional. Lucas foi muito bem. O Sornoza foi o ponto de sabedoria, controlando o meio. O Richarlisson, muito bem. O Pierre, no segundo tempo, com a queda de movimentação do nosso meio de campo, teve dificuldade na saída de bola, mas não comprometeu e nem levou cartão amarelo.

    Mas precisamos de reforços pontuais. Com a saída do Sornoza bateu um desespero. O Léo, cansado, estava perdendo o confronto na lateral. O Calazans quebra um galho, mas não é lateral.

    Na lateral direita estamos com filho único. Quem substitui bem o Lucas?

    Agora é comemorar e botar pilha em mulambo.

    ST

  20. Fala Garcez!

    Eu só posso dizer uma coisa! Meu aniversário merecia a vitória do nosso Fluminense e o título veio. É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!

    Abraços amigo, ST sempre!

  21. Saudações Tricolores!
    Falei antes do jogo que os mlk do FFC dariam e deram cansaço nos veteranos do menguinho!
    É de se lamentar que a Defesa não está na mesma performance do meio e ataque! Todavia, o Treinador não é bobo e sabe o que terá de fazer!
    Parabéns a tds!
    Já estive lá e conheço muito bem o time da “mídia marron”!

  22. Fluzâo Campeão, ah EU JÁ SABIA! rsrsrr – Aí, Nando, Ricolor e cia … esse título também é para vocês podem curtir. VENCE O FLUMINENSE! ST.

  23. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEECCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  24. Boa tarde João, tudo bem. Acabou o primeiro tempo o FLUMINENSE mesmo tecnicamente inferior aos flaymeigos, jogou para caramba, não podemos perder o SORNOZA. Se o time perder valeu a entrega. VAMOS TORCER JUNTO. ABRAÇOS E SAUDAÇÕES TETRACAMPEÃO TRICOLORES.

    1. Aonde você viu inferioridade técnica? Esse time da carniça só tem nome, principalmente pela campanha que essa mídia de merda faz em favor dos seus queridinhos. Não entre nessa. Nosso time não deve nada ao deles, que só tem mais opções no elenco, mas vamos melhorar isso também.

      ST

  25. Saudações Tricolores!
    O jogo promete, a mlk do FFC vai dar um cansaço nos veteranos do menguinho, se não tiver intervenção de …, ganharemos o jogo de forma tranquila!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *