Cabe agora ao Fluminense fingir-se de morto.
A bobeada fatal de Renato Chaves levou de vez o favoritismo às bandas rubro-negras, ainda antes já consideradas mais azeitadas.
Tal como na última vez que fez contra o Flamengo uma partida decisiva do Campeonato Estadual, o Tricolor entra na derradeira necessitando do triunfo, só do triunfo.
Naquela, a barriga de Renato decidiu a nosso favor.
O 3 a 2 agora, porém, não nos daria o título direto.
Teríamos de encarar a dramaticidade das penalidades, a exemplo da decisão da Taça Guanabara, também contra o Fla – e vencida por nós.
A desvantagem deixa o confronto mais com cara de Flu do que Fla. Todas as nossas conquistas são épicas, suadas.
Mas a hora, bem, é mesmo de se fingir de morto.
Como fez, à risca, todo o time do Fluminense no primeiro tempo do Fla-Flu.
Todos mortos. Só faltou uma imensa vela de sete dias para a completude da sessão fúnebre.
Pois Renato Chaves tratou de acendê-la e lembrar à plateia que ao menos ele estava vivo.
Foi uma infelicidade irritante a do zagueiro, que ao menos não se abateu com o erro.
A magnitude do Fla-Flu permite reviravoltas retumbantes.
Não surpreenderia se, dentro de uma semana, fosse ele, Renato, o autor do gol do título tricolor.
Mas não necessariamente de barriga, como o antológico de seu xará.
Não há nada que impressione tanto no futebol como uma virada, Nelson Rodrigues dizia.
A última, nos atuais moldes do Estadual, se deu em 2005.
Naquela, o Flu perdeu a primeira partida por 4 a 3 e venceu a última por 3 a 1.
O Volta Redonda era o adversário, ambos os jogos no Maracanã.
Abel era o técnico, mas ali, claro, o Flu não podia se fazer de morto, era favoritaço.
O peso da responsabilidade acabou por equilibrar o confronto.
Neste, não.
O Fla tem mais jogadores renomados; o Flu, atletas igualmente hábeis, mas ainda sem a mesma projeção.
A verdade é que dificilmente o Fluminense repetirá partida tão ruim no próximo domingo (mesmo no segundo tempo, quando melhorou, Alex Muralha não foi verdadeiramente testado).
O jovem Matheus Sávio teve a bola que deixaria o Flu em maus lençóis no confronto, mas não decidiu.
No início deste lance, foi flagrante a falta em Douglas, não assinalada pelo árbitro, e que quase gerou o segundo gol do Fla.
O Flu está nas cordas e terá que ir à luta.
O Fla vai antes, nesta quarta, para decidir sua vida na Libertadores.
O Tricolor terá a semana livre, com pensamento exclusivo no Clássico das Multidões.
Que, para fazer jus ao nome, carece de mais público domingo que vem.
Para celebrar o mais novo campeão do Rio de Janeiro.
João de Deus já há de saber.
_____________________________________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
Boa noite galera!
Estou confiante, mas confesso que não entendi a divulgação da escalação do time do FFC com antecedência de dois dias da decisão do campeonato, sabendo que a ‘imprensa marrom esportiva” está de plantão.
Existem duas vertentes, a primeira, torço por ela, confiança do Abel está mais firme do que posso imaginar; a segunda, dolorosa, ele já “jogou a toalha”!
Agora mostram torcedores já com faixas de Flamengo campeão carioca!
O Fluzão precisa calar esse povo no domingo!
Bom dia e saudações tricolores!
Como não é novidade a “frapress – imprensa marrom esportiva” toma partido e desdenha do FFC!
Futebol Profissional tem dois lados, os “caras” vão jogar sozinhos?
Parece que não, então abaixo a parcialidade e viva o esporte e sua competitividade!
Caso contrário, deixa eles jogar contra eles mesmos!
Fica os protesto deste torcedor, que repudia estas atitudes da ” imprensa carioca…”!
Se você está falando de torcida, merecemos todas as piadas. Já falei algumas vezes aqui, vamos ser respeitados quando nossa torcida começar a comprar o barulho, a deles compra, no grupo de watzap de tricolor, marquei com a galera pra invadir o maraca, pra geral comprar o ingresso.
Sabe o que eles vão fazer?
Comprar fogos e churrasco kkkkkkkkk
e vão ver o jogo em casa.
Me expulsaram do grupo, porque fiquei puto.
e falei tomara que perca e vocês enfiem a linguiça no C#$$%*
Totalmente correto, time grande com torcida pequena? Nunca vi
“O Uol fez uma lista de sete Fla-Flus que marcaram história”
KKKKKKKKKKKKK
Os caras colocaram o ‘amistoso’ de despedida do ZIco, em Juiz de Fora
e deixaram de fora da lista o FlaxFlu de 1969, com 183 mil torcedores, onde o Fluzão jantou o urubu.
Chegam às raias do patético, Guilherme.
E o Abelão …… só enchendo a bola dos caras !!!!
É de chorar !!!
A menos que ele (Abel) consiga virar o jogo e trazer o titulo ….
é de chorar !!!
Boa noite João!
Quantos ingressos foram reservados para o FFC?
Carga dividida, Neto! Na zona mista, leva a melhor a torcida que comprar primeiro. ST!
Eis que vem uma suposta “pressão”:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/flamengo-pede-desculpas-ao-flu-apos-provocacao-indelicada-de-vice.ghtml
É por essas que o time do Fluminense tem que entrar em campo não para repetir a péssima atuação de domingo passado e ter a atitude e a sabedoria que na bola podem muito bem superar o adversário de forma incontestável na bola.
Se entrarem com aquele espírito derrostista de vice do vasquim, é melhor nem entrar em campo no próximo domingo.
Tirante a ” ameaça Marquim ” eis o que penso sobre domingo, sinceramente :
° Estamos no intervalo de um jogo em cujo primeiro tempo perdemos por 1 x 0.
° Perdemos para nós mesmos.
° Não foi por uma atuação maravilhosa do adversário.
° E sim por uma série de erros cometidos por todos, a começar pelo nosso técnico.
° Temos time para virar o jogo. Com aquela mesma zaga, temos time para virar !
° Para tanto, basta que não cometamos os erros que vimos no ” 1º tempo “.
° Está na hora de nosso time calar a boca e colocar a faca nos dentes.
° E do Abel escalar o meio campo com Orejuela, Douglas, Wendel e Sornoza.
° E o ataque com Well e Rich.
° Daí, … entrar babando … e comendo grama !
° O resto só o tempo dirá.
° Porque do outro lado há onze jogadores e um técnico, querendo o mesmo.
° Mas, insisto : se não fizermos bobagens poderemos virar este jogo.
° Está nas mãos do Abel.
° Agora, mais do que nunca, nas mãos do Abel.
° Era tudo o que eu tinha a dizer até a hora do jogo.
° Agora, … silêncio e seriedade !
18:12 > 04/Maio.
Na realidade perdemos pela besteira de UM cara…
Se bem que se terminasse empatado o primeiro tempo não se sabe como seria o segundo. Se eles continuariam com a marcação adiantada ou se colocariam a língua de fora e…
SSTT
Valeu, Amaury! Vivas !!!
O verdadeiro torcedor tricolor ( não confundir com “torcedor’ Ricolor). tem que ser otimista sempre, sem bravatas antecipadas, mas sem nunca tremer diante de batalhas que se avizinham. Ele é forte!
O que prova que este seu cometário ,18:12 / 04 / 05, não tem nada a ver com o Amaury do 10:21/ 04/05. Né não?
Saudações tricolores despreocupadas.
(05/05 – 08:10)
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Acho que você não leu este comentário direitinho, PCA.
Sim, porque não posso crer que tenha lido e não entendido.
Veja o meio-campo que ‘escalo’ nele.
E veja o que digo no outro comentário, o 04/05.
E constate que é exatamente a mesma coisa.
Em suma : continuo preocupado !
Sim, porque o ‘homem’ vai entrar no 4x3x3.
Ler… parece ter lido… mas… como sempre, não entendeu nada.
Quem sabe quando o Garcez consiga implementar partes gráficas a gente possa desenhar para ele e o Marmundinho entenderem… kkkkkkkkkk
SSTT
Ricolorzinho, pode provocar a vontade! Garanto que não conseguir … rsrsr – Cara, estou concentrado! Na companhia de pessoas otimistas e com muita fé em Deus no domingo, bradar aos quatros cantos Fluzão campeão. Ah, de preferência sem nó tático! Besteirol. kkkk
Certíssimo, esse é o caminho.
Como posso comprar ingresso para o setor Sul? Moro em Natal-RN, e chegarei no Rio sábado a noite. Há possibilidade de compra pela Internet para não sócio, no setor Sul ?
Cara… do jeito que eles estão embalados e nossos dirigentes vendem até a mãe…
http://extra.globo.com/esporte/flamengo/com-ingressos-do-flamengo-esgotados-para-final-dirigente-rubro-negro-sugere-que-flu-ceda-setor-sul-21294825.html
SSTT
Houve um Presidente do Flu que fez muito pior : encheu a mala do carro com ingressos para a final de Flu x Corinthians e entregou pessoalmente a seu par corintiano, em verdadeiro ‘delivery service’.
Resultado : o Maraca foi invadido pelos paulistas, que nos levaram o título do Brasileiro.
Um tapa na cara, o cara vem do RN e vai ao jogo, e esses modinhas aqui do Rio não vai, Parabéns amigo.
Cara esgotou, só na mão de cambista.
e prepara o bolso.
Profundamente envergonhado com a nossa torcida.
Eu, sou mesmo um realista e não vou lá para ver volta olímpica de rival, mas….
…será que não temos 30.000 torcedores otimistas (oclinhos róseos), que possam ir
lá no Maraca?
Temos, só que ela gosta de ir contra o Liverpool, Goiás, Santos, ABC, você acha que temos 30 mil corajosos para ir contra o framengo?
Claro que não, afinal a torcida do framengo é muito violenta, correto?
Mentira, a torcida do framengo é igual a todas.
Na verdade, a única diferença é que eles vão.
A torcida deles é composta por uma molecada que não aquenta um soco, tem muito moleque, só que eles são muitos, e isso acho que assusta os tricolores, e outra, a torcida do framengo não canta.
é um povão frio, Maria vai com as outras, mas os cara vão né.
O que eu temia, está preste a acontecer, eles esgotaram o lado deles, agora querem o nosso lado, acho que nossa torcida deve assistir o jogo no camarote.
No último jogo tinha acho uns 65% de fra e 35% de gente rsrsr. Neste domingo que tal aumentar este número?
Observando os pontos de vistas aqui lançados pelos companheiros do blog quanto ao fato do mulambo vir empolgado, embalado após as duas últimas partidas, são pertinentes essas opiniões na medida que eles tem um conjunto formado de jogadores mais “experientes”.
Contudo, eu coloco 2 exemplos que podem servir para que possamos acreditar na virada do Fluminense no próximo domingo:
1) O Santa Cruz jogava pelo empate e diante do Sport, tomou uma virada em pleno Arruda e se despediu de decidir o título do pernambucano.
2) O San Lorenzo em plena Arena da Baixada e jogando em gramado sintético, aplicou um chocolate no furacão de 3 x 0. Lembrando que o time argentino não teve pré-temporada por motivos de problemas administrativos com a federação local.
Agora, para que o Fluminense tenha a chance de tirar a vantagem que o mulambo tem, o Abel terá que rever suas convicções e alguns conceitos para mudar esse cenário.
Espero que ele esteja corrigindo isso com os trabalhos que vem sendo feitos no CT e tenha encontrado as soluções para não deixar o mulambo jogar e também calar a empolgação da imprensa tupiniquim que está feliz da vida nesta semana com mais uma vitória obtida agora diante da U. Católica pela Liberta.
Na bola sou mais Fluminense.
É ou não é o que eu digo, turminha ?
” Vídeo: Marquinho se destaca e ganha elogio de Abel: ‘Melhor treino do ano’.”
Fonte : Redação – 4 de maio de 2017 11:59 – Net Flu.
Por estas e outras é que insisto : estou preocupado !
Amaury
Sinceramente, até com Marquinhos creio com ganharemos.
rs sério… imagina aí por 10 segundos um meio bem lento , 1 a menos jogando, uma substituição pronta desde a entrada dele.. e aí?
O Fluminense de hoje é correria. Tem é que tirar o Dourado e meter o Calazans para deixar os caras sem respirar, com 4 ou 5 de 20 anos forçando a zaga deles sem parar. Não são da mesma posição? e daí? Só ajeitar as coisas. Como dizem os antigos, é calça de veludo ou bunda de fora. Acho que o jogo vai ser difícil . Suado ! Um 4×0 … mas 4×2,5×3 pra nós tá de bom tamanho e também serve ! rs
Hahahahahahahahaha… e tens toda a razão para ficar.
O Tapir sempre cismou com um protegido velho para os times dele. Era Edinho, Diguinho e agora… Marquinho.
Deve ser tara por “inho”, só pode. Como disse antes… deve rolar um vinho, no cantinho, bem escurinho…
SSTT
Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ….
Pelos comentários, me parece que alguns, ou muitos dos otimistas (para se educado) começam a bater de frente com a realidade e as opiniões já mudaram bastante em relação ao Fluminense.
O temor de mais uma derrota para o Flamengo já é vigente na maioria de seus comentários.
Abel já começa a ser xingado por uma ainda pequena minoria, mas que tende a crescer em progressão geométrica caso o título Carioca não se encaminhe para as Laranjeiras.
Penso eu que temos time para ganharmos do Flamengo e levantarmos a taça, mas não para alguma pretensão no Brasileiro que não seja a permanência na série A.
Lógico que para isto, Abel vai ter de rever alguns conceitos, conceitos estes que ele vem aplicando desde que chegou e sempre elogiado e aplaudido pela torcida, mas que agora começam a ser questionados.
Não sou contra o Abel Braga, o acho um dos melhores técnicos do Brasil, fala muita asneira, mas qual o treinador que não fala?
Pelo menos não denigre o Clube como o tal do Levir Culpi, contratado pelo garoto da Terra do Nunca e pelo jeito com a missão de nos levar a segundona de novo, coisa aliás que o Peter Pan tentou por muitas vezes, chegando a conseguir, pelo menos dentro do campo.
Antes, não treinávamos em tempo integral porque não tínhamos C.T. e hoje continuamos da mesma forma, a desculpa, deixo para os admiradores daquele que veio nos apequenando desde que assumiu seu primeiro mandato no Tricolor.
Contudo, todavia, porém: DOMINGO SOU MAIS FLUZÃO.
Perfeito, FLU/TO… perfeito.
Está começando a cair a ficha na galera. O Fla é UM dos times fortes que pegaremos no brasileiro e que já enfrentamos 3 vezes. Em duas eles estavam atrás do placar, uma até com um jogador a menos, e buscaram o empate. Quando ficamos com o placar adverso (excetuando o primeiro jogo) não conseguimos empatar.
Eles estão embalados e parece que o técnico deles conseguiu montar o time de forma consistente.
A torcida deles, que já comparece normalmente, está sorrindo de orelha a orelha e deverá lotar o Maraca. Nossa torcida, coitada, não consegue ver um time constante. Tanto pode arrebentar como se arrebentar.
Difícil cobrar presença com um time inconstante assim.
Como disse… o Fla é UM dos que enfrentaremos no brasileiro. Espero que entendam que temos um bom time desde que… não precise mudar peças e que estas sejam “inquebráveis”.
Esse carioquetinha mequetrefe eu não dou a mínima nos jogos treinos contra os timecos de série C e D. Agora… nos clássicos…
A não ser que estivesse disputando uma fase final de Libertadores. Aí podia colocar os fraldinhas em campo que nem… Porém final em Fla x Flu? Tem de entrar correndo e babando e não como entraram domingo passado.
SSTT
Bom dia.
Domingo passado, disse aqui na segunda e repito, o Abel errou tudo: errou na escolha mal feita de jogadores para o banco e errou nas substituições.
O jogo de ontém do Flamengo pela Libertadores escancarou o caminho que o Abel, se quiser ser campeão, deve seguir no domingo.
***
Não sei se o Abel frequenta o blog.
Se não frequenta, deveria!
Se ele insistir com o Dourado enfiado, um Dourado que não consegue dominar uma bola, esquece!
Em cima daquela defesa lenta e pesada dos caras, temos que tocar o terror e não ficar cruzando bola na área.
***
Domingo passado o meio de campo do Flamengo deitou e rolou! Perdemos o jogo ali.
Vc não tem saída, Abel: tem que tirar o poste e colocar mais um ali no meio.
Esse um até poderia ser o Douglas, liberando o Wendell e o Sornoza, mas acho que o Calazans é o cara!
***
Orejuela, Douglas, Wendell, Sornoza e Calazans no meio…com WS e Richarlisson na frente.
Se a defesa não entregar de novo, ganhamos o jogo e o título.
Concordo.
Jogar com 3 atacantes de novo vai ser suicídio, ainda mais qdo um desses atacantes é o Henrique Dourado.
Abelanta precisará povoar e reforçar a marcação no meio campo para anular o Arão e colar um dos volantes no Guerrero.
O que me preocupa é o fato do Abelanta ser teimoso. Qdo ele encasqueta com um sistema de jogo, não muda nem a pau … insiste nele até morrer …
Concordo com ambos, LA e Dja.
Se ele substituir o Scarpa por outro meia (que não seja o Marquim) aumentam em muito as nossas chances de virar o jogo.
Mas ….. sei não, turminha, sei não !
Estou preocupado.
13:01 > 04/Maio
Então ,leio em ordem decrescente os comentários como o blog apresenta e vou escrevendo. A mesma opinião eu redigi agora antes de ler seu comentário, Tirar o Dourado e dar um jeito de colocar o Calazans para fazer a defesa deles achar que está jogando em Potosi a 4 mil metros de altitude e pedir balão de oxigênio.
Até concordo, mas você escalou 5 no meio e 2 na frente, mas só há 6 vagas.
Infelizmente, o Abel já confirmou que repetirá a formação, mas eu tiraria o Dourado e colocaria o Calazans, junto a Orejuella, Wendel e Sornoza, com Well e Rich na frente.
Também tiraria o Chaves e colocaria o Nogueira.
De qualquer forma, é o nosso Fluminense, temos que apoiar quem quer que entre.ST!
Dei-me ao trabalho de assistir ao jogo Fla x Católica e fiquei preocupado.
Considerando que não temos primeiro volante de oficio (exceto o Pierre), creio que escalar Orejuella e Wendel (ou Douglas) na proteção à zaga é pedir para termos grandes problemas no domingo.
Sim, porque qualquer um de nossos zagueiros de área vai ‘entregar a rapadura’ , principalmente quando ficar no mano a mano com o Guerreiro ou o Weverton.
Foi exatamente o que aconteceu ontem contra a Católica e no primeiro jogo contra o Flu.
Correria à frente e … esperar o ‘tempo de fervura’ que certamente um dos nossos irá falhar e entregar o ouro.
Por outro lado, colocar o Pierre fará com que tenhamos faltas nas proximidades de nossa área, dando chances para o azar.
Outro ponto que preocupa é o condicionamento físico dos caras, visivelmente melhor do que o de nosso time. Tanto que (1) jogaram -e perderam- na quarta anterior, (2) venceram no domingo passado correndo muito mais do que os nossos, (3) ontem correram como se tivessem passado os últimos 10 dias em um SPA e (4) no próximo domingo …………… sei não se os nossos estarão sonolentos. Sei não !
Estou preocupado, turminha !
Tomara que eu esteja redondamente enganado. Mas, estou preocupado.
10:21 > 04/05.
É por aí mesmo … repito que Guerrero deve ter marcação individual durante os 90 minutos ,caso contrário babau.
Outro cara que precisa ser anulado com marcação cerrada é o Arão.
E o Flamengo ganhou ontem pela Liberta… não sei se isso é bom ou ruim pro Fluzão…
Pode ser bom porque agora eles não estão pressionados, se perder pode dizer que estão focados na Libertadores, mas o outro lado da moeda é que agora eles vem embalados, vitória e classificação no seu grupo e isso pode motivá-los para a final de domingo.
Foi ruim. Vão vir embaladíssimos e com a militância empolgada.
Se Abelanta não colocar um volante (OZéRuela ?)para passar os 95 minutos colado no cangote do Guerrero, vai ser muito difícil conseguirmos vencer o jogo.
O desgraçado está numa fase incrível. Todas as bolas de ataque passam por ele que as domina do jeito que elas vem (quadradas, triangulares, ovais, retangulares) e as devolve redondinhas pra quem vem de trás. Está fazendo um perfeito trabalho de pivot.
Do outro lado temos o Dourado, que recebe a bola redonda e devolve ela ora trapezoidal (para os companheiros) ora redonda (para os adversários).
Haha !!!
É isto mesmo !
13:03 > 04/Maio.
STT.
Os jogadores do Fluminense deram prosseguimento à preparação para a final do Estadual e trabalharam em dois períodos, nesta quarta-feira, no CT Pedro Antonio. Ao todo, as atividades duraram cerca de três horas.
Os tricolores começaram o dia com musculação na academia do centro de treinamento. Ainda pela manhã, realizaram atividades físicas em campo. Depois de pouco mais de uma hora de atividades matinais, o elenco do Flu voltou a trabalhar de tarde. Desta vez, um circuito físico pesado e trabalhos técnicos em campo reduzido completaram árduo dia da equipe das Laranjeiras. NetFlu
Hoje treinamento em dois períodos com duração total de três horas. Três dias de folga, três horas de treinamentos. No domingo vão entrar no jogo cansados… De não fazerem nada. Entra ano, sai ano e tudo se repete, sem CT ou com CT. Já estou conformado!
Saudações Tricolores.
Treinos de faltas, cruzamentos, pênaltis, posicionamento da defesa que é bom… necas.
Ééééé… e querem que a torcida compareça.
SSTT
Joel, Abel, Murici e Wanderley, são técnicos ultrapassados e da mesma linha. Técnicos que pegam times formados por outros ou times cheios de excelentes jogadores no elenco e são campeões. Pode ter certeza, se o Abel vier com esse esquema farjuto e sem treinos de três atacantes, vamos perder o campeonato. Podem dizer o que quiserem de mim: Esse Abel é uma merd@ de técnico, o elenco do Fluminense é bom, mas tem que ter um técnico tático, sabedor do riscado, que estuda o adversário. O Abel nem sabe o que é um “overlapping”? Se quisermos disputar de igual para igual o Campeonato Brasileiro, precisaremos de um técnico. Oi PCA! Sou eu que estou falando, com certeza! O time de 2010 e 2012 seriam campeões brasileiros sem técnicos, só tinha jogadores cascudos e bom de bola. Em 2011 só não fomos campeões porque o técnico atrapalhou. Se continuassem com o Cuca, certamente seríamos campeões direto.
Abraços Tricolores.
Imaginando um possível cenário que a princípio é desfavorável ao Fluminense ao começar a partida de domingo, estou com a impressão que o Abel vai sacar o H. Dourado e escalar alguém no meio de campo para ocupar esse setor e dar mais agilidade e velocidade na forma de jogar do time.
Não defendo a entrada do Marquinho e sim o Fluminense ter a chance de sufocar o mulambo que teve vida fácil em virtude do H Dourado ficar isolado no ataque e em nada contribuiu nem com uma finalização ao gol.
Agora, se for para o Abel fazer supostamente tal alteração, não me surpreenderia se ele entrar de início com o Pierre e ajudar na marcação. Porém, o que o Pierre gosta de fazer umas faltas perigosas é o temor de escalar ele.
Importante é o Abel não dar a escalação antecipadamente como fez no último domingo. Quem se deu bem foi o técnico do mulambo que pôde montar o esquema que quis.
A conferir.
Nicolas de La Cruz, camisa 10 do Liverpool do Uruguai e Seleção Uruguaia Sub20.
Aí está um ótimo jogador, raçudo, bom de bola, chute muito forte e inteligente.
O Flu bem que poderia tentar trazer este jovem. Ainda não deve estar caro.
Amaury, é de suma importância a direção dar condições para o Abel quanto a questão de material humano (exceto barangas), pois tiremos como exemplo a situação quando ele olha para o banco como deve ter sido na partida passada e não viu quem pudesse mudar o quadro horripilante que contemplamos.
Há de se ressaltar também o afunilamento das competições e de carona o brasileiro que está por começar.
ST
À lamentar…
Infelizmente constatei mais uma vez a falha técnica que dispensou mais um comentário que fiz em concordância com o F. Reis, sobre a entrada do Douglas para liberar o futebol vistoso do Wendel, em função da relativa inoperância do H. Dourado.
Sempre fui assíduo do blog do querido amigo João Garcez, mas, problemas técnicos comprometem aquela antiga qualidade que fizeram o blog ganhar por anos seguidos o posto de melhor.
O fato é que temos um elenco muito heterogêneo e como titulares temos “quase” e tão somente um time apenas. Temos que aceitar que a defesa tem que jogar com o pouco que temos e mesmo assim não podemos esperar muito. Temos poucas variações para o time titular, mas parece que Douglas e Wendel podem jogar juntos, e quando Scarpa voltar, teremos que recompor o time porque a vaga é dele.
No ataque, prefiro o Richarlison lutando do que o Dourado tentando. Se não inventar, a experiência do Abel pode ajudar, mas quando se olha para o banco de reservas, vê-se o “deserto”, legado de gestões anteriores.
Saudações tricolores
Peço-lhe desculpas, Luís! Trabalhamos muito para que tais problemas não aconteçam. Meu abraço a você.
E a velha história se repete mais uma vez … todo ano é a mesma coisa …
1) O empresário do Pum planta um monte de notícias na mídia, dizendo que existem 5 clubes interessados no passe dele … nenhuma dessas pretensas propostas se concretiza , pois ninguem , com exceção do Fluminense, é doido de pagar salário alto pra jogador fraco
2) Pum emplaca mais um ano de salário astronomico nas Laranjeiras .
3) A diretoria não se mexe para contratar um zagueiro realmente bom para ocupar a vaga e encaixa ali um jogador desconhecido e deixa uns juniores fraquissimos na reserva …
4) Os zagueiros titulares começam a falhar e as viúvas de 2010 começam a se alvoroçar pedindo o retorno do Pum. Dizem que a torcida tem uma dívida de gratidão para com o jogador (uma dívida que na cabeça deles deve ser eterna)
5) O técnico , na falta de opções, retorna o Pum pro time titular.
6) Pum faz um gol de cabeça em sua reestreia, a torcida automaticamente esquece as trocentas entregadas de jogo que ele deu nos últimos 7 anos e começa a entoar nas arquibancadas o grito de “Gum !! Gueeerreiro !! Gum !! Gueeerreiro !!”
7) Pum ganha de vez a titularidade
8) No próximo jogo ele dá uma pixotada em jogo decisivo e entrega a rapadura.
9) No jogo seguinte ele dá outra pixotada em jogo decisivo e entrega a rapadura.
10) No jogo seguinte ele dá outra pixotada em jogo decisivo e entrega a rapadura.
11) No jogo seguinte ele dá outra pixotada em jogo decisivo e entrega a rapadura.
12) No jogo seguinte ele dá outra pixotada em jogo decisivo e entrega a rapadura.
13) No jogo seguinte ele dá outra pixotada em jogo decisivo e entrega a rapadura.
14) Repetem-se os eventos de 8 a 14 até o final do campeonato = Fluminense termina em posição ridícula na tabela
15) Torcida pede a barração de Pum
16) Temporada termina
17) Volte para o passo 1 acima
Hahahahahahaha !!!!!!
Isto sim, é humor de ótima qualidade com …. fundo de verdade.
Haha !!!
Você é uma figura, Djacastro !
13:03 > 03/05
Perfeito, meu caro. Eu mesmo já gastei um balde de saliva na tentativa de livrar o Flu da pereba endêmica que é o pum. Dívida de gratidão o cascalho! É apenas mais um entre inúmeros outros que se locupletaram com os depauperados cofres do clube. Que vá fazer sus lambanças em outros ares. Vaza logo pum!!!
“Jacques Limonta
2 dias atrás
Fora marquinhos, fora gum, fora chaves, fora kiko, fora prateado, fora morde e assopra, fora UFO, fora baianinho.”
Por estas que me divirto no blog… hahahahahahaha
O mais interessante é que, no momento vc está solito no más… mas daqui a algum tempo terás alguns mais dizendo o mesmo? Engrossando a lista com o Tapir novamente?
A ver… a ver… mas sinceramente espero que não engrossem a lista. É só não repetirem o último domingo muitas vezes como acontecia até o ano passado.
SSTT
Renato Chaves é perna de pau. Pior do que o Gum
Só espero que essa denominação de pior não implique no retorno do tenebroso pum.
Importante notícia que amanhã o time do Fluminense vai trabalhar em tempo integral e sem acesso da imprensa.
Creio que assim ajuda a acabar com o oba oba das entrevistas e tanto a comissão técnica como os jogadores se concentram mais no treino e quem sabe no ensaio de jogadas que tanto falta no decorrer da partida.
Outro ponto que chama a atenção são as poucas chances de faltas próximo da área adversária e quando surgem, são desperdiçadas com a bola na barreira ou a zaga deles se sobressaindo na jogada.
O Sornoza, encarregado para essas cobranças, errou todas.
Os laterais cansaram de errar nos cruzamentos e o Dourado foi menos um jogador em campo.
E a liberdade que o meio de campo do time adversário tem na criação das jogadas fazem com que o Fluminense fique sem saber como não deixar isso acontecer e a consequência é para mostrar a fragilidade do sistema defensivo tricolor.
Veremos se o Abel e o elenco aproveitam bem essa fase de treinamentos para corrigir e buscar trabalhar melhor as jogadas como a criação, finalização e a marcação.
O resto é choro:
“Fluminense foi o terceiro clube do eixo Rio-SP que mais arrecadou com direitos de TV em 2016”
http://explosaotricolor.com.br/v2/fluminense-foi-o-terceiro-clube-do-eixo-rio-sp-que-mais-arrecadou-com-direitos-de-tv-em-2016/
Fernando Reis, o choro é livre! E, de preferência na cabeceira dos rios. É que tá tudo muito seco. Ah, já ia esquecendo! Obrigado presidente Peter Siemsen e seus pares por mais um superávite.
Caros companheiros do Terno e Gravatinha, especial atenção aos senhores Amaury e PCA! Meus amigos a nossa semana começou muito corrida. Ufa! O bicho tá pegando. E falando em bicho… A propósito gostaria de agradecer ao nosso Ricolor pela homenagem prestada a reciproca é verdadeira. (burro castelo) rsrsr – Ricolor, adoro os animais aqui em casa temos alguns e o convívio é muito gratificante. A cada dia sempre nos recebe com muita alegria! E isso não tem preço.
Em verdade, confesso um pouco de inveja (inveja branca) gostaria de ser como eles.
Com relação ao FLU 0 x 1 FLA! Também não gostei! Esperava muito mais do Fluzão. O nosso jogo coletivo não apareceu. Individualmente o destaque foi o nosso Cava! Nossa, como é bom ver o Cava em boa fase. O detalhe negativo foi o nosso Renato Chaves, pena! Bom jogador tem feito bons jogos inclusive, tem feito alguns gols.
Nada decidido, o campeonato está aberto, com ligeira vantagem para eles! Sou otimista de plantão e acredito no Fluzão.
Amaury e PCA, com relação ao tão propalado “Nó Tático” – Companheiros deem uma olhada no texto abaixo e ótima diversão:
Dicionário Futebolês: Nó Tático.
Postado por: Felipe Matos setembro 08, 2009
Das coisas que odiamos no futebol está o vocabulário limitado de alguns ditos comentaristas esportivos. Se o jogador é ridicularizado por só saber falar “Vamos tentar fazer o que o professor mandou para, se Deus quiser, ajudar meus companheiros a conseguir os três pontos”, muitos dos ditos comentaristas não ficam muito atrás.
Um dos clichês muito em moda na crônica esportiva é o tal “Nó Tático”. O Guto Atherino já abordou o assunto no blog De Canhota. “Nó Tático” tem alguns significados: 1) o técnico é tão bom que não entendi o que ele fez; 2) o jogo foi normal mas sou incompetente e não consigo descrever; ou, ainda, 3) o jogo foi o samba do crioulo doido, mas como tal time venceu, considera-se que deu um “nó tático” no adversário.
O “nó tático” poderia ser conhecido também como “esquema-tático incapaz de ser descrito por comentarista de vocabulário restrito”. Grosso modo, nó tático é primo do comentarista nó cego. Costuma-se dizer que Nó Tático ganha jogo, mas é pouco provável.
Abelardo Bainha ainda se lembra daquele jogo de 1947 =>
O último registro de um Nó Tático decisivo foi num jogo válido pelo campeonato carioca de 1947, quando o Canto do Rio bateu o Bangu por 1 a 0, aos 47 do segundo tempo, num gol de cabeça em impedimento do centroavante Abelardo Bainha, marinheiro da capitania dos portos que por sua habilidades profissionais recebeu a alcunha de Nó Tático.
Para evitar constrangimentos, sugerimos que uma edição atualizada do Dicionário Aurélio traga a seguinte definição para Nó Tático: Substantivo futebolístico composto que designa o esquema-tático do time que fez mais gol do que o time adversário.
Valeu, Oni, isso esclarece bem o assunto.
Eu tenho minhas convicções sobre o futebol que vejo com a bola rolando, o que “vejo” com jornalistas comentando, e mais este com torcedores falando, o que, em certa situações, parece que são três coisas bem diferentes.
Eu tenho bronca de jornalistas de um modo geral, e dos esportivos, muito mais, e eles realmente inventam esses jargões que torcedores adotam, e querem fazer deles verdades eternas.
Mas, já que você tocou no Amaury, eu quero dizer algo que tinha programado para esclarecer no comentário das 11 horas de hoje, que não era nem é pedido de desculpas a ele, mas era só para mostrar como o “SE” também faz certas coisas.
No fim do segundo parágrafo, que está aqui, eu disse isso:
” Fiz os cinco primeiros parágrafos, aí deu pique de luz, rapidíssimo, e como o meu estabilizador está pifado e encostado, desliguei rápido, saí, fui obrigado a jantar, perdi o fio do comentário, pensei em deixar para o outro dia, mas resolvi terminar ali mesmo, já quase 22 horas, fiz mais dois parágrafos, e postei exatamente no horário que está no rodapé, 22 00 horas, sem ler mais comentários de ninguém.”
Mas eu tinha programado esclarecer aí, emendando no “ninguém”, que “SE” não tivesse dado pique de luz, eu teria postado o comentário às 20 horas e alguns minutos, do dia 30, e não às 22 horas, portanto bem antes do comentário do Amaury, que postou às ,21:08 do mesmo dia, e ele não teria tomado o que eu disse como se fosse direto para ele, pois eu li essa frase e nem lembro se foi no blog ou em outro ponto da internet.
Eu esqueci desse detalhe, acredite quem quiser, mas reafirmo que fiz o comentário sem me dirigir a ninguém em especial, até porque nem rolei la para trás para olhar mais nada.
ST/T
(02/05 – 2000)
VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV
PCA, perdemos apenas o primeiro jogo e por um placar mínimo. É verdade que jogamos muito mal. E olha que estávamos descansados em relação ao adversário que teve um jogo difícil no sul. Mas, um dado concreto e curioso que chama atenção diz respeito ao interesse da nossa torcida. Veja, vencemos o Vasco por 3 a 0 jogando o fino da bola. Resultado: apenas 79 posts comemorando. Enquanto, que, na nossa derrota em apenas dois dias já são 129 posts entre festejos e lamentos. Detalhe: em quase todos o tal do NÓ TÁTICO está presente. rsrsr – Sinceramente, confio no nosso Fluzão para ser campeão! Torcendo para no domingo o nó tático virar um singelo lacinho. ST
Isso, isso, isso Oni !
É só ver o entusiasmo, a fluência e a frequência com que o “Notável Candango” – By Tim Maia – entrou aqui logo cedo e sempre descontraído, “rindo”, kkkkk – hahahahaha, muito feliz, e mais a apatia de outros que danaram a exaltar o futebol, do adversário, como se tivesse sido uma maravilha, e já enterrando o nosso time.
Cacete !, não reclamo que digam que o time jogou mal, que o adversário mereceu ganhar, mas eu digo isso mas com frustração, sentindo enjoo, diferente de exaltação ao inimigo como alguns amiguinhos fazem questão de deixa claro. .
Aqui neste blog do Flu, nós não somos comentaristas como jornalistas são – alguns, até -, que têm que se mostrar imparciais, nós somos torcedores do Flu, e não temos que ser neutros, pois torcedor de verdade é sempre “faccioso” na defesa do seu time, o que não significa que tenha que gostar de lances duvidosos a favor dele.
Eu sou tricolor, e nunca “colaboro com o inimigo”.
ST/T
(03/05 – 07:20)
FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
.
Pois é, caro amigo concordo! Torcedor tem que ter atitude e ser mesmo faccioso na defesa do seu time. Todavia, Isso não significa que tanto faz se o time joga sempre mal, perde/empata e quando tem sorte ganha umazinha! rsrsr Como vimos em 2016, com o exterminador do presente/futuro, refiro-me ao furacão Levir Culpi. A propósito por onde anda o infeliz? estamos quase no meio do ano e ninguém se arrisca em ter o burro com sorte! Ah, Ricolor relaxe! Essa não te alcança. Mas, como já disse adorei ser comparado ao jumento! rsrsr –
Curiosidade:
Criação de jumentos de raça – saiba tudo sobre esse asinino | Cursos …
https://www.cpt.com.br/…/criacao-de-jumentos-de-raca-saiba-tudo-sobre-esse-asinino
Em cacheO jumento é um animal dócil, inteligente e dotado de grande senso de sobrevivência. Vive em média 25 anos e pode ser encontrado em praticamente todo o … – Ricolor, observou? o jumento é INTELIGENTE E DÓCIL! AHAHAHAHAH ST.
Caracoles triplos Batman, como fui citado resolvi ler os dois e só posso definir o que senti ao terminar de ler com… “que perda de tempo”.
Mas… por isto o blog sempre foi legal. Temos de tudo e vcs dois fazem parte. São divertidos.
Se todos os comentários fossem iguais teríamos somente uns… 79 posts? Sim… porque ficaria tudo tão parecido que seria muito chato ficar lendo e escrevendo a mesma coisa.
Pelo menos vc, Marmundinho, reconheceu que o time não jogou porríssima alguma. O PCA ainda não se tocou disto e continua tentando nos convencer.
Realmente… dois times entram em campo com um planejamento de como irão atuar porque treinaram e se prepararam para o jogo (já fui atleta de jogos coletivos). Nos treinos se prepara para agir nos pontos fracos do adversário e procurar não deixar eles usarem seus pontos fortes. Um exemplo é saber se o adversário possui exímios batedores de faltas e procurar não fazer faltas perto da meta.
Aíííí…. vc entra em campo com o planejamento certinho e… o adversário o surpreende e faz algo que seu time fica todo enrolado e preso em campo, aturdido e perdido. O nome disto deve ser… um acaso… hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha…
Vou retirar o jerico… eles não merecem tal comparação. ELES são inteligentes.
Aqui no planeta terra talvez comparar vcs com uma pedra seria mais correto… ou então vieram de outro planeta… em um OVNI… kkkkkkk
SSTT
Marmund, a questão não era esclarecer se a expressão ‘Nó Tático’ é correta, odiada por todos (como dizem alguns jornalistas citados por você) ou – mais corretamente – odiada por quem a odeia (sem generalizações tolas e infantis) e aceita/usada por aqueles que entendem tratar-se de uma figuração que expressa a superioridade tática de uma equipe oprimindo e manietando seu adversário de tal forma a não lhe deixar qualquer chance de reação ao domínio sofrido durante o jogo.
(A propósito, o texto do Dicionário Futebolês. Nó Tático. Postado por: Felipe Matos setembro 08, 2009, sugerido por você é – em minha humilde opinião – uma pretensiosa coleção de bobagens a respeito de um tema que não vale absolutamente nada, assim como tudo o que no texto foi escrito. Besteirol.)
Não serão coisas deste quilate que irão me ajudar a rever uma opinião.
Desculpe-me se discordo da boia que lhe lançou o PCA, pois você desta vez não contribuiu em nada para ‘esclarecer’ o assunto.
Então, parceiro, (repito) esta nem era a questão.
A questão – que você e o PCA ainda não perceberam – é a preservação do direito que QUALQUER UM aqui no Blog tem (ou deveria ter) de expressar suas opiniões sobre o futebol e tudo o que tenha ocorrido dentro de campo.
A gestão do Blog concede esta liberdade, sem dúvidas, mas o ego e as idiossincrasias de alguns participantes cuidam de tolhe-la à primeira chance.
Este direito de expressão é legítimo, inatacável e inalienável.
O direito de livre expressão é mais forte e mais nobre do que o (pseudo) direito que alguns se arvoram em ter, ao não conseguirem lançar UM SÓ comentário sem que nele algum colega seja devidamente criticado, ironizado e enxovalhado. Classificando de ‘veadagens’ e termos similares o que lhes é oposto.
Não falam de futebol sem também pisotear a opinião divergente da sua.
E pior do que criticar, ironizar e enxovalhar o colega … é faze-lo de forma indireta, com subterfúgios e entrelinhas. Com insinuações maldosas.
Ninguém é melhor do que ninguém no Blog.
Mas também ninguém aqui é pior do que ninguém.
De onde se conclui que todos aqui são iguais perante o futebol.
E apenas perante o futebol.
Das coisas pessoais, cada um cuida de si.
Aqui não há crianças.
Só pessoas crescidinhas.
Pessoas do bem, que dedicam parte de seu tempo livre para contribuir com o Blog e leva-lo à frente, no alto do patamar que merecidamente alcançou, enquanto paralelamente se divertem falando de um assunto que é paixão nacional.
O João Marcelo Garcez e o Fluminense bem que merecem isto !
E zé fini, parceiro !
11:33 – 03/Maio.
Amaury,
Pedindo permissão para me intrometer na conversa, quero aproveitar para ressaltar a importante defesa da liberdade de expressão em seu texto.
Acrescento que esta liberdade constitucional é até maior do que se pratica. Seus limites estão na responsabilidade legal, em todos os níveis da lei, mas a cargo de quem pode fazê-lo: Em regra, o próprio interessado.
Por vezes, ao se imaginar que a intervenção sob o fundamento da defesa do que a moral indica ser o certo, acaba-se por praticar a censura.
Assim, sem querer pender para qualquer lado do debate, quero parabenizá-lo neste sentido.
Independente das divergências que todos, todos mesmo, tem neste blog.
ST
Isso, isso, isso, TT.
ST !!!
Meu caro pensador Amaury, relaxe! Quando trouxemos a baila o texto do Felipe Matos intitulado “Nó Tático”. A nossa ideia foi apenas acionar o botão do “humor” na questiúncula. Pensador contra fatos não há argumentos! Jogamos muito mal o Flu x Fla e por isso perdemos. Zero de nó tático! E como vc mesmo afirmou, trata-se de mais um besteirol criado pela mídia para que os “amigos ouvintes” possam repetir a vontade. Existem outros tais como: jogou com o regulamento debaixo do braço etc. Mas, tudo vai depender de alcançar o resultado pretendido. Situação que transforma o técnico de herói em vilão. No próximo domingo temos mais uma chance de enfrentar o Flamengo e com muita determinação, sabedoria dos nossos atletas/técnico e fé em Deus sairemos com o título. Momento em que o nosso Abel será o herói e o Zé o vilão. Em tempo: pelo que li nos textos do companheiro PCA, está claro que em momento algum ele teve a intenção de denegrir quaisquer companheiro quando utilizou o termo VEADAGEM! O mesmo ocorre com o nosso Ricolor quando nos compara a jerico e/ou pedra. Isto posto, sugiro juntarmos todas as nossas energias e torcer pelo Fluzão.
um time que joga com apenas um meia de criaçao que e o sornoza corre um risco muito grande na articulaçao de jogada caso este nao jogue, jogue mal ou e bem marcado, jogar com tres atacantes sendo dos tres dois centro-avantes e outra temeridade mas com a contusao do scarpa foi o que o abel fez, nenhum time joga assim.
um time que nao tem cobradores de falta como acontece com o nosso desperdiça muitas oportunidades importantes em frente a grande area adversaria como no domingo.
sera que nao ha treinamentos no laranjal ? outra coisa um lateral esquerdo que nao sabe cruzar para mim nao e lateral, tem torcedor toupeira e cego que acha que abelanta nao levou um vareio tatico no domingo tem outro miope que acha o parrudo douglas melhor que o wendel e que gum e melhor que o horrivel peladeiro r. chaves, essa e nossa torcida.
alguem sugeriu e concordo, tira o dourado e coloca o douglas e improvisa o wendel de meia ao lado do sornoza ou mesmo o calazans, uma mudança simples que pode dar caldo.
vamos ver se abel e mesmo tecnico domingo que vem e se sabe mudar o panorama de uma partida desatando nao um no mas uma corrente de aço.
eu nao me iludo mais com abel praga e pca-baiano com sua vassalagem abeliana .
Prezado, lúcido, coerente e sensato Tim Maia… também pensei a mesma coisa que vc. 2 faltas na entrada da área e o Sornoza bate como uma verdadeira moça… pra um bom batedor, aquilo seriam 2 pênaltis. Se não fosse o Cavalieri, ou melhor , se fosse o ‘mão de alface’, a vaca já teria ido para o brejo. O Chaves é tão ruim que já há uma corrente fortíssima para ‘ressuscitar’ Gum, o ‘terrível’.
Eu não aguento mais Gum, Chaves, Pelé, os dois péssimos centroavantes que mais parecem dois ‘postes’, os usuários de óculos rosados e o disco voador sem noção e sem gps que desapareceu no espaço, depois do vexame.
Concordo inteiramente, caro Tim Maia.
Mas, cá entre nós, não tenho a menor esperança de que ele vá recompor o quadrado de meio-campo, com a entrada do Wendel ou do Calazans na meia e voltando a jogar com dois atacantes apenas, na minha opinião o Well e o Rich.
Tenho até um certo receio de insistir em dois meias – Sornoza e mais alguém – por conta do risco de termos que aturar o Marquim andando em campo.
Tirou daqui. Marquinhos, pelo que vem jogando, não dá.
Neste caso é melhor ficar como está.
ST
Caramba galera… assim vcs estarão dizendo que o treineiro é um… um… Tapir?
Relaxem que, de acordo com vários, ele é um excepcional técnico. Um dos melhores que existem no mercado. Ele irá nos surpreender no próximo domingo fazendo algo como o Zé Ricardo (meu xará) fez neste último. E quando o tapir deles (de acordo com nossos ETs) tentar modificar algo, ele muito rapidamente, vai modificar nosso time de modo a mantermos a supremacia em campo e sairmos com uma vitória convincente e com o campeonato.
Só terem confiança e torcerem… torcerem… torcerem… o pescoço dele se não fizer nada disto.
SSTT
Não é bem assim, Ricolor.
Estou dizendo que o treineiro é um … um … teimosão !
Haha !!!
Permito-me reproduzir algumas das infelizes frases novamente obradas por v.
” Por isso, “veadagem” , “frescura”, são dois termos comuns, em que colegas sempre usaram e usam em conversas, eu os uso até com meus filhos …”.
” Então, se o termo que usei assustou e ofendeu alguns, peço desculpas porque não tive intenção de balançar as estruturas emocionais de ninguém, o que pode ser terrível mesmo.”
” Então, refletindo, eu o perdoo também, pois imagino que ele use esse termo até por trauma de infância, pois dever bem ruim mesmo crescer em certos ambientes. ”
É de pasmar que até mesmo em um gesto de pseudo arrependimento, em discurso do alto do púlpito de sua perfeição espiritual, você insista em julgar e menosprezar pessoas que você não conhece, de cuja estrutura moral, intelectual e social sequer tenha uma ideia, por pálida que seja.
Mas … este é o mundo, PCA.
E você está nele. Faz parte do contexto. E este é o PCA deste mundo.
Então, siga em paz com sua sinuosa retidão, caro amigo.
Esculache seus colegas à vontade, pois não serei eu quem pegará o tacape deste combate para convence-lo de coisas que você leu, assimilou, mas não quer praticar.
Na paz, PCA.
12:11 > 02/Maio.
“Reverendo” Amaury, veja bem.
Se você viveu a sua vida sem nunca ter gozado um colega de escola de qualquer nível, ou colega se trabalho, colegas em geral, ou nunca foi gozado por eles, nunca teve esse tipo de convivência, então você viveu num mundo bem diferente, que só você pode dizer como foi, mas que imagino um mundo puritano e bem chato, .
Só que eu vivi a vida assim, já usei todos esse termos com colegas, e colegas já os usaram comigo, e a gente nunca se manchou por isso, e eu me referir a meus filhos dessa forma, não mancha a reputação deles nem a minha, até porque são adultos, só que eles não usam esse termo comigo, por aquele princípio de respeito que todo filho de pai e mãe normais devota a ele e a ela, e isso é sagrado na minha família. .
Eu disse algo que muita gente já disse aqui, e tenho certeza que, como eu, também muita gente daqui do blog já disse coisas bem piores a colegas, e já ouviu tudo de volta, sempre na sacanagem, daquela não ataca a dignidade de ninguém.
Mas tem um porém, Reverendo, nunca deixei ninguém fazer hora com a minha cara, querer me desqualificar por pensamentos que exponho.
Veja lá embaixo o que o “Ivan Terrível” disse de mim, que nem tinha me dirigido a ele nesta questão, nem me lembro de tê-lo feito em outra oportunidade. .
“Que eu só vivo de agredir opiniões contrárias às da minha patota.
Que tenho lampejos de racionalidade, e logo sou irracional.
Que eu tenho a pecha da discórdia, incompetência e deboche.
Para nem entrar na área do futebol que eu não iludo ninguém”, o que significa que não sei o que falo.
Aí é que eu digo e provo que tudo o que escrevo aqui no blog, eu posso dizer pessoalmente num bate -papo entre todos nós porque sei me expressar, não há ofensas a ninguém, mas há gente que não tem QI para isso, e pode provocar até um incidente sério de bobeira, num ambiente que é de conversar fiado.
Mas não se preocupe, só comigo, Reverendo.
Um abraço.
(02/04 – 15:40)
OOOOOOOOOOOOOOOOOO
Torcedores do blog,
Quando leio o Marcão falando que o Abel tem o “time nas mãos” e que por ele os “jovens correm em dobro”, ou algo bem parecido, reforço a convicção de como andamos mal em nosso futebol por falta de profissionalismo de alguns dirigentes e pessoas envolvidas no futebol.
O treinador tem, no mundo inteiro, a função de “motivador”. Mas esta não pode ser a sua principal função. Tive a sensação de que, apesar de o time não ter mudado tanto, o rejuvenescimento do time facilitou muito a atuação do Abel, que é sim motivador. É mais fácil lidar com um elenco homogêneo e até jovem, do que lidar com um elenco em que há privilégios não digeridos pelo grupo, por exemplo. Ou quando há situações outras de vestiário e campo que fazem com que não se consiga que “corram em dobro” ou “corram pelo treinador”.
Ter o “time nas mãos” importa em concessões que, por vezes, prejudicam os resultados em um certo momento, para que se colha melhores resultados no fim. Manter prioridades relativas à antiguidade no clube ou permitir a volta de titulares que se afastaram por contusão, são medidas importantes. Demonstrar confiança em alguns jogadores que não estão em boa fase, também.
Mas o que acho fundamental é o clube ter um padrão de exigência dos atletas e comissão técnica acerca de algumas coisas, não muitas, mas aquelas realmente importantes, de forma que qualquer treinador diminua os problemas no trato com o elenco. A definição de comando e, portanto, de ordens, é fundamental. Os valores que o clube traz em sua história e que devem ser respeitados, como a competitividade em qualquer título a ser disputado; o respeito pelos adversários e, principalmente, pela torcida, que é demonstrado pela seriedade da disputa da partida, são exemplos deste padrão que já mencionei anteriormente como “filosofia do clube”.
Talvez por isso, a Chapecoense tenha ido tão longe no seu pouco tempo de atuação em séries relevantes do nosso futebol, nos proporcionando notícias de que preferem jogador que chegue para atuar com afinco, a outro que venha para se aproveitar (chegaram a falar em “roubar”) do clube. Há alguns clubes no mundo que preservam esta história, mesmo tendo passado por períodos sem elenco com grandes nomes se comparado com outros, como o próprio Manchester United. Já outros, financiados por potências econômicas empresariais nem assim conseguem manter o nível de competitividade se não tiverem grandes e caras equipes.
Não sou contra treinador motivador, que também se mostra importante, mas acho que é preciso muito mais. A principal motivação deve ser fazer parte da história do clube, cumprir com as suas metas e determinações, observando os seus valores, lutando e preservando-os.
Aí talvez acabem os nós táticos que alguns treinadores motivadores tomam em algumas partidas e não conseguem resolver a tempo. Preferem pedir que os jogadores corram por eles a fim de equilibrar o jogo.
O Abel não é bobo e deve saber que só botar a turma para jogar com mais vontade pode não ser suficiente para alcançar o objetivo. Vamos esperar para ver se ele consegue, além de motivar a equipe, superar o que deve lhe estar preparando o treinador adversário.
ST
É incrível que pessoas ditas ‘profissionais’ que recebem salários dezenas, centenas de vezes superiores ao salário de um trabalhador de oficio duro, sol a sol, é incrível, repito, que estes caras tenham a coragem de dizer que ‘vão correr mais por determinado treinador’.
Xerém está aí mesmo para educar estes meninos de forma que entendam que o contrato de trabalho tem duas partes que representam
O-B-R-I-G-A-Ç-Ô-E-S
quais sejam, em síntese :
Do Clube, em remunera-los tal como combinado e dar-lhes condições adequadas para o exercício de sua profissão, e
Do Jogador, em empenhar-se diariamente na execução de seu trabalho para fazer jus Á REMUNERAÇÃO que lhe é oferecida pelo clube.
O técnico não tem NADA a ver com esta história, a meu ver.
Quero dizer, a maior ou menor dedicação do jogador deve estar relacionada à sua maior ou menor capacidade de honrar o contrato com o clube, e não com o técnico. O técnico não tem ‘contratos’ com nenhum jogador.
O técnico é outro que – empregado do clube – tem o dever de honrar o que recebe todo mês, fazendo com que os recursos humanos (jogadores) que o clube põe à sua disposição sejam usados com inteligência e eficiência, sem paternalismos idiotas e sem que sejam ‘abduzidos’ por seu estilo de liderança.
Falta a Xerém a competência para ensinar isto aos meninos.
Até lá, ficaremos nesta relação romântica entre técnicos e jogadores.
E quem se ferra com isso é o clube.
Haja vista o que ocorreu entre o Frederico e o Levir.
Está na hora de dar um basta nesta história de personalismo de meia tigela .
12:45 > 02/05
Caro Amaury,
Acho até que, como disse no texto, este é um mal de muitos clubes brasileiros. Talvez seja algo que nós, brasileiros, no nosso dia a dia, no trabalho, também vivenciemos. Há o perfeito, o desejável, mas… A realidade nos leva a administrar os problemas da melhor forma possível.
Aqui da minha parte dei ênfase, como você destacou, ao episódio ocorrido ainda Fred e Levir (E não estou aqui a querer achar razões para um ou para outro – apenas constatar o imbróglio).
Devia ter mais ênfase a pura competência para acabar, no futebol, com estas “armadilhas” ou “nós táticos” sofridos e dos quais há quem não encontre solução a não ser pedir mais esforço.
Basta olharmos para a NFL, com treinadores responsáveis por ataque e defesa e o geral. Tudo muito tático. Ali se vê claramente a capacidade individual, a motivação e a preparação tática da equipe. O grande treinador não é só o motivador.
Mas acho que o Abel não é dos piores treinadores para o que há no Brasil. Ao contrário, acostumou-se a trabalhar com o que dispõe. Antes era só “ligação direta”.
Valeu pelo comentário!
ST
No domingo, após o jogo, logo que o cara apitou o final, eu me levantei da poltrona bem sacaneado com o resultado, pois eu esperava uma boa atuação do time, nem quis ver opiniões ou explicações do Abel, nem debates de jornalistas depois, sai e fui ao quintal, respirei, dei janta ao Yankee, fechei a porta do apartamento das calopsitas, rodei por ali, pensei que nem iria entrar no blog por já saber o que leria, mas lá para depois das 19 horas fui ler no globo.com algo sobre o jogo, havia o mesmo de sempre, e já quase às vinte horas resolvi dar uma olhada no que os escribas tricolores haviam dito mesmo
Eu leio rápido qualquer texto de jornal ou revista, e pelo título e com uma olhada já identifico o que será dito, e faço isso neste blog sempre, especialmente numa derrota, que já sei de cor o que vem, e logo me animei a escrever aquele comentário.
Fiz os cinco primeiros parágrafos, aí deu pique de luz, rapidíssimo, e como o meu estabilizador está pifado e encostado, desliguei rápido, saí, fui obrigado a jantar, perdi o fio do comentário, pensei em deixar para o outro dia, mas resolvi terminar ali mesmo, já quase 22 horas, fiz mais dois parágrafos, e postei exatamente no horário que está no rodapé, 22 00 horas, sem ler mais comentários de ninguém.
Sobre o termo usado por mim, que assustou alguns, esse termo, como outro similar, sempre foi usado por nós nos tempos de criança, e quando homens em brincadeiras com outros, e nunca ninguém ficou chocado com isso.
Por isso, “veadagem” , “frescura”, são dois termos comuns, em que colegas sempre usaram e usam em conversas, eu os uso até com meus filhos, pois tenho dois que detestam folhas verdes no prato, e, hoje, quando almoçamos juntos em casa ou no restaurante, e eles vão logo rejeitando verdura, eu lhes digo que têm que parar com essas “veadagens, frescuras”, porque vegetais são de importância vital para o intestino, para o organismo, e minha mulher até o usa comigo quando rejeito jiló, quiabo, pepino, brócolis e outros poucos.
Então, se o termo que usei assustou e ofendeu alguns, peço desculpas porque não tive intenção de balançar as estruturas emocionais de ninguém, o que pode ser terrível mesmo.
Mas é preciso lembrar que ninguém reclamou quando um “notável”, aqui, numa demonstração de superioridade, poderio intelectual, chamou a mim e ao Oni de jumentos, dizendo que não temos capacidade de entender a sua erudição.
Então, refletindo, eu o perdoo também, pois imagino que ele use esse termo até por trauma de infância, pois dever bem ruim mesmo crescer em certos ambientes.
Saudações tricolores “sem nó”
(02/05 – 11:00)
????????????????????????????????