De Renato a Renato

Cabe agora ao Fluminense fingir-se de morto.

A bobeada fatal de Renato Chaves levou de vez o favoritismo às bandas rubro-negras, ainda antes já consideradas mais azeitadas.

Tal como na última vez que fez contra o Flamengo uma partida decisiva do Campeonato Estadual, o Tricolor entra na derradeira necessitando do triunfo, só do triunfo.

Naquela, a barriga de Renato decidiu a nosso favor.

O 3 a 2 agora, porém, não nos daria o título direto.

Teríamos de encarar a dramaticidade das penalidades, a exemplo da decisão da Taça Guanabara, também contra o Fla – e vencida por nós.

A desvantagem deixa o confronto mais com cara de Flu do que Fla. Todas as nossas conquistas são épicas, suadas.

Mas a hora, bem, é mesmo de se fingir de morto.

Como fez, à risca, todo o time do Fluminense no primeiro tempo do Fla-Flu.

Todos mortos. Só faltou uma imensa vela de sete dias para a completude da sessão fúnebre.

Pois Renato Chaves tratou de acendê-la e lembrar à plateia que ao menos ele estava vivo.

Foi uma infelicidade irritante a do zagueiro, que ao menos não se abateu com o erro.

A magnitude do Fla-Flu permite reviravoltas retumbantes.

Não surpreenderia se, dentro de uma semana, fosse ele, Renato, o autor do gol do título tricolor.

Mas não necessariamente de barriga, como o antológico de seu xará.

Não há nada que impressione tanto no futebol como uma virada, Nelson Rodrigues dizia.

A última, nos atuais moldes do Estadual, se deu em 2005.

Naquela, o Flu perdeu a primeira partida por 4 a 3 e venceu a última por 3 a 1.

O Volta Redonda era o adversário, ambos os jogos no Maracanã.

Abel era o técnico, mas ali, claro, o Flu não podia se fazer de morto, era favoritaço.

O peso da responsabilidade acabou por equilibrar o confronto.

Neste, não.

O Fla tem mais jogadores renomados; o Flu, atletas igualmente hábeis, mas ainda sem a mesma projeção.

A verdade é que dificilmente o Fluminense repetirá partida tão ruim no próximo domingo (mesmo no segundo tempo, quando melhorou, Alex Muralha não foi verdadeiramente testado).

O jovem Matheus Sávio teve a bola que deixaria o Flu em maus lençóis no confronto, mas não decidiu.

No início deste lance, foi flagrante a falta em Douglas, não assinalada pelo árbitro, e que quase gerou o segundo gol do Fla.

O Flu está nas cordas e terá que ir à luta.

O Fla vai antes, nesta quarta, para decidir sua vida na Libertadores.

O Tricolor terá a semana livre, com pensamento exclusivo no Clássico das Multidões.

Que, para fazer jus ao nome, carece de mais público domingo que vem.

Para celebrar o mais novo campeão do Rio de Janeiro.

João de Deus já há de saber.

_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

223 thoughts on “De Renato a Renato

  1. Não consigo entender esses torcedores que não aceitam críticas, não ficam indignados e não reconhecem quando um time faz uma partida medíocre, ridícula e bizarra até… esses pra mim, são os verdadeiros bobalhões. São os que se autodenominam ‘verdadeiros torcedores’ (de qualquer time). Não respeitam as opiniões contrárias e só enxergam maravilhas… são os aqui por nós chamados de Alices e Pollyanas. O Fluminense não jogou mal.. o Fluminense simplesmente não jogou… custa reconhecer isso? Será que por isso eu estou torcendo contra, secando ou não sou verdadeiro tricolor? Não estou nem falando sobre a galera aqui do blog… no facebook e até ‘pessoalmente’ esse tipo de torcedor existe… todos nós conhecemos vários deles. A falha do Renato Chaves foi uma das coisa mais ridículas da história do Maracanã… entendo o que o Abel falou que se tirasse ele, estaria ‘encerrando’ a carreira dele, mas não vejo como ele jogar o segundo jogo… não há condição psicológica pra isso. Às vezes fico pensando… se ele entrar com Chaves novamente e os péssimos Pedro e Dourado, vou procurar outra coisa pra assistir… mas quem deveria fazer outra coisa (ler um bom livro, assistir um filme, etc…) são esses torcedores pra quem ‘tanto faz , tanto fez’, ‘perder é normal’, etc… pra que ‘torcer’ dessa maneira?

  2. Se torcida e treinador continuarem acreditando que o pavoroso 1º tempo aconteceu, exclusivamente, em função de um apagão técnico do nossos jogadores , estamos ferrados.

    O que aconteceu foi, sim , um nó tático do novato treinador do Flamengo em cima do macaco velho Abelanta, que, conf já vimos em experiências passadas, é incapaz de virar um jogo taticamente ou promover variações estratégicas inteligentes no esquema das equipes que treina.

    O novato simplesmente adiantou a marcação, colocou os laterais do Flamengo pra marcarem Richarlysson e Wellington em cima e anulou completamente o time do Fluminense.

    E vai fazer isso de novo no Domingo … resta saber se o Abelanta, mesmo com essa semana inteira para pensar no assunto, terá Qi suficiente para sair desse enrosco anunciado.

    1. Abel tá arrogante… confiança é uma coisa, arrogância é outra. Levou um vareio do zé Ricardo e não reconheceu. E não adianta vir com esse papo de ‘eles tiveram a chance…’ se o time jogar com essa ‘vontade’ de domingo, vai perder novamente…

  3. Depois de passada 24 horas da partida de ontem com o resultado adverso, o Abel e o time já devem ter consciência do que ocorreu após a apatia que tomou conta do Fluminense.

    Fico a pensar que o Abel com a experiência que tem, declarar que o mulambo o surpreendeu com a marcação e a velocidade que impuseram ao time do Fluminense.

    Ao ter constatado o que estava se passando, o Abel tinha que intervir nos primeiros minutos mexendo no posicionamento dos jogadores adiantando o time e não deixando ser acuado na sua defesa como ocorreu.

    Agora é partir para o trabalho já a partir desta terça e acho que o Abel deverá fechar algum treino diante da desvantagem que tem de encarar domingo que vem.

    Observo ainda que eles não podem se agarrar ao que a imprensa esportiva estar a propagar nesta semana sobre as decisões do Carioca de 1995 e 2005, onde o Fluminense esteve em desvantagem nas duas partidas decisivas e ao fim, saiu campeão.

    Eu acredito que o Abel não deva permitir o time ao iniciar o jogo, partir de forma destrambelhada sem o mínimo de inteligência para cima do mulambo.

    Também não acredito nesse blefe de colocar o Scarpa na próxima partida.

    O que tem de ser feito sim é o time entender que tem total condição de reverter a desvantagem voltando a sua característica de jogar sufocando o adversário com intensidade, toque de bola e consciência tática não por um minuto e sim a partida toda.

    Eles sabem muito bem disso haja vista o ocorrido na decisão da Taça Guanabara que por vacilos cometidos, deixaram o mulambo empatar.

    Não vejo outra saída que não seja essa, pois ontem o que foi visto era um time entregue igual ao que o Fluminense em muitos momentos de 2013 até o ano passado.

    Um aparte foi mais uma vez a arbitragem de ontem que não comprometeu e a do próximo domingo, acredito que não deverá influenciar na partida, pois estará à cargo do árbitro Wagner Nascimento Magalhães, que não é tão ruim e que esteve bem na partida da decisão da Taça Guanabara.

  4. Caros,

    Parece senso comum entre jogadores e treinador, de que basta um futebol igual ao nosso segundo tempo para sermos campeões.

    Mas não é bem assim. Terão que jogar para fazer, pelo menos, um gol a mais do que o nosso adversário.

    O segundo tempo não foi vitorioso ou mesmo de sensível superioridade do nosso time.

    Ou entendem isso ou preparam a desculpa, porque o empate, ainda que com superioridade em campo, não nos serve para nada.

    ST

  5. O flamengo jogou bem e dificultou o flu que tambem jogou mal. Se jogarmos bem no outro jogo e mesmo eles jogando bem imagino que temos grandes chances de levar para as cobranças na marcal da cal.
    Bem que a torcida poderia comparecer em maior número.
    Mas que um 1×3 nense ia ser du k.

  6. Depois de ter que concordar com o Juninho (infelizmente)…onde Gum tiraria mais da metade daquelas bolas…. O pior é ter a certeza do q venho falando desde o ano passado…pode buscar os posts…. R.Chaves é um Edcarlos mais novo…péssimo na bola aérea, pior no posicionamento, e no mano, já o vi ficar caído umas 4 vezes..2 só em 2017…. essa falha não me surpreende, qnt mais ele joga, maior é chance de aparecer os erros, não conseguiu ganhar do Lfabiano, em uma bola simples de cortar, de frente para a bola e o atacante de costas… já tinha falhado assim, qnd sobrou para o nenê de cara..mas cava salvou na semi.. para ele se equiparar ao Gum, que é esforçado e muito limitado, terá que subir uns 3 níveis., . Gum joga ao menos com raça, e suas qualidades superam seus defeitos…muito bom na bola aérea defensiva e ofensiva, vide seus quase 20 gols…desafio a puxar o scaut e mostrar quem tem mais desde 2009… não a toa é chamado de guerreiro…R.chaves terá subir uns 3 níveis para chegar ao Gum..pasmem os senhores…

    Sobre o jogo, fomos dominados no meio…os pontas deles recuaram, esperando o flu..que caiu na armadilha de atacar..os nossos pontas não fecharam no meio..ficando sempre…4 ou 5 contra 3 nossos…resultado, péssimo primeiro tempo, ainda assim, so fizeram o gol com PIXOTADA de R.CAHAVES….no segundo com eles recuando, melhoramos um pouco, nossa segunda bola estve péssima, Guerreiro ganhou todas em cima e no chão… eu colocaria o Douglas para combater no meio e tirava um atacante…ou Scarpa se puder…se for arrumar sem mexer, alguém será sacrificado..pois o próximo, eles vão tentar fazer a mesma coisa esperar com os pontas fechando no meio….

    E só um adendo JOÃO, vc preferiu lembrar da falha de cava para citar nosso erros individuais de outros jogos, só que ontem meu caro, para sua alegria ou não, pegou bolas de goleiro de nível que é, não fosse ele, estaria 2 ou 3 para os caras, levando até Tite fazer elogio.. fosse o “preferido”, não chegaria nas bolas, como sempre…aliás, qnd esteve na decisão da Guanabara, falhou em pelo menos 2 gols…vdd que pegou um penalte, mas não exime as falhas durante jogo….

    Agora é treinar, acertar tudo, torcer, pedir ao JP sua benção.. e fazer um jogo perfeito….para nos sagrarmos campeões outra vez..seria muito bom para esse jovem time…e ainda mais contra a mulambada…ST

    1. Concordo com tudo. RC é horrível e esse tipo de falha com ele é comum em 2017. Cavalliere é goleiro de jogo grande e mostrou isso contra o vasco e flamengo. Uma desclassificação do flamengo na liberta na quarta seria ótimo p nós.

  7. O Abel tem que fazer alguma coisa diferente no domingo.
    Tem que colocar correria em cima daquela defesa lenta e pesada dos caras.
    Eu tiraria o atacante enfiado e colocaria mais um no meio.
    Talvez o Douglas, liberando o Wendell e o Sornoza…
    Ou o Calazans…
    ***
    E pelo amor de Deus…tirar o Wendel, nem pensar!
    (alguma coisa me diz que ele vai fazer isso!)

  8. Caros tricolores

    Posso concordar que essa história de “nó tático” seja muito superestimada, e portanto, na voz de alguns comentaristas parciais, seja uma grande bestagem (besteira c/ veadagem… rsrs). Mas considerando que o mulambo não é essa força toda que a mídia exageradamente divulga, mas o time do bom técnico novato fez um jogo bem adequado que tirou do nosso a vontade de jogar. Jogou nas nossas deficiências e nisso, taticamente, acabou com o nosso bom jogo de outras ocasiões. Portanto, concordo com a opinião pessoal e sucinta do Amaury.
    Outra coisa, o nosso treinador, insiste em poupar jogadores para os jogos decisivos e vem mostrando ser infeliz nessas decisões. O time poupado, apenas treinando, volta jogando à meia boca e desperdiça os talentos dos jogadores.
    Para mostrar que o nó tático não foi assim tão escandaloso, o gol dos caras foi realmente fruto de uma jogada infeliz de um zagueiro fraco que não sabe se colocar na posição correta. Aliás, as zagas do Flu nas últimas seis temporadas tem essa característica, jogadas bisonhas de jogadores de qualidade técnica duvidosa. E olha que o nosso treinador atual, afirmou que tínhamos zaga para seis anos, não foi isso?
    Vamos jogar de fato e virar esse vantagem dos caras para dar o título à essa torcida que merece ser respeitada depois de ter passado as humilhações das últimas temporadas, avaliadas por muitos como normais em se tratando de futebol.

    Saudações tricolores

    Saudações tricolo

    1. Agora Luis os jogos que o Fluminense terá pela frente não poderá se dar ao luxo de procurar poupar a, b ou c.

      O que precisa ainda ser feito é a direção procurar qualificar esse elenco que tem alguns reservas que quando entram, causam é calafrios para a torcida tricolor.

      ST.

  9. Insisto no ponto : temos time para vencer no próximo domingo, desde (1) que o Abel entenda que precisa recompor o meio-campo, quebrado desde a saída do Scarpa, (2) que passemos a semana trabalhando pesado com a bola, e não com o microfone e (3) que entendamos que temos que correr em campo se queremos superar o adversário.

    A verdadeira vergonha sofrida ontem foi o fato de termos tomado um ‘nó tático’ e um verdadeiro sacode de um time que vinha de viagem ao sul do pais, onde jogou – e perdeu – um jogo duríssimo na quarta-feira, enquanto frequentávamos as ‘redes’ em repouso e deitávamos falação (principalmente o Abel) pelas ‘redes’ de comunicação social.

    Perdemos para um time cansado, enquanto o nosso deveria estar ‘inteiro’ !

    Esta foi a verdadeira vergonha !

    13:05 > 01/Maio.

  10. Vira e mexe algumas derrotas ou resultados positivos de um time podem nos dar algumas conclusões.

    O mulambo vem desfalcado de um de seus articuladores, a zaga deles é fraca, porém tem jogadores que fazem certa diferença como foi o Guerrero que absurdamente mal fisicamente foi melhor contra a nossa zaga.

    O Abel sabe que no elenco não tem aquele jogador que desequilibra ou muda uma partida e se vale do conjunto que tem.

    Por incrível que pareça, todo o time do Fluminense jogou mal, exceção do Cava como foi falado.

    Somente creio que esse time sendo marcado como foi ontem, cai naquela situação que o Amaury lembrou sobre a época que tinha o Conca no time.

    O Abel agora vai ter que chamar os jogadores amanhã para corrigir e trabalhar o que deu errado para tentar virar a partida que está à feição do mulambo.

    Evidentemente que o Fluminense precisa e quer esse título do Carioca e os jogadores sabem muito bem disso até para que não se esqueçam que somente assim, poderão ver o Clube conseguindo cumprir com suas obrigações salariais conforme o Abad prometeu para eles.

    Chegamos em maio e o brasileirão está para se iniciar.

    É importante saber como a direção deve estar lidando com a questão de reforços, que esse time atual do Fluminense ressente sim nesse momento de jogador mais cascudo como um lateral esquerdo, um zagueiro, mais um meia de criação e até um centroavante mais decisivo.

    A direção que utilize sua criatividade e que use o scout que descobriu a dupla equatoriana para encontrar essas peças que o Fluminense ainda vai necessitar no decorrer do ano.

  11. Qualquer treinador dá “nó tático” no time do Flu. E isso vem de muito tempo. Basta que ele coloque seu time plantado na defesa jogando no contra-ataque e o time do Flu roda, roda e roda, sem conseguir penetrar ou alterar a configuração da partida.
    Foi o que se viu no fla x Flu: o time demorando a sair da defesa para o ataque, permitindo que o adversário estivesse sempre recomposto. E como não jogamos com marcação alta eficiente e nosso meio campo foi bem mal, não produzimos nada de concreto.
    Teria feito apenas uma substituição: tirando Dourado e colocando Douglas para soltar Wendel. O resto ficaria para tentar reverter.

    1. Isso, isso, isso, Reis. A ultima frase mostra o caminho das pedras.l
      Ou então, se ele quer manter o Dourado, bastará mudar a F-U-N-Ç-Ã-O do Well, de atacante de flanco para quarto homem de meio-campo, como meia-atacante (a la Romerito) para recompor nosso quadrado, transformado que foi pelo Abel em tripé com a saida do Scarpa.
      O Juarez Franco vem insistindo nesta boa ideia faz tempo.

      Seria uma ‘saída honrosa’ para o Abel, sem mexer na escalação do time.

      13:18 > 01/Maio.

    2. Concordo em parte. O que acontece é que o Tapir faz um planejamento apenas e coloca ele em campo.
      Se o planejamento der certo acontece o que aconteceu com o Asco: detona.
      Se o adversário sacar qual é e anular os pontos fortes deste “planejamento tático”… abraço. O Tapir não sabe mudar o panorama de uma partida em andamento.
      Cansei de ver jogos na Europa onde um time estando acuado o treinador troca UM jogador com uns 15 a 20 minutos do primeiro tempo, modifica posicionamento de uns dois e a partida vira outra.
      Com o Tapir de vcs nunca veremos algo do tipo. Ele vai até os 35 do segundo tempo com o mesmo plano inicial, as vezes no intervalo ele muda alguma coisinha e, as vezes, acho que até por pedido dos jogadores que estão em campo.
      Este Fla x Flu ele alardeou quem iria escalar lá pelo meio de semana. O treineiro adversário olhou aquilo, juntou com sua equipe de apoio e disse: vamos tentar tudo no primeiro tempo, fazer o placar ali subindo a marcação e tentando anular este, este, aquele e aquele outro ali. Nestes vamos marcar com dois ou três em cima o tempo todo. Os demais deixem que dominem e toquem para trás. Quando tocarem para trás a gente adianta todo mundo e faz eles darem chutão.
      No intervalo ele deve ter dito: agora vamos jogar fechadinho mas continuando a anular este, aquele e aquele outro e tentar os contra ataques.
      Deu certo, pois o Tapir de vcs só mudou algo no final da partida e mesmo assim para fazer m…
      SSTT

      1. Calma, gênio das quatro linhas. Você nem está com tanta raiva assim.
        O treinador adversário não “sacou” absolutamente nada porque é outro “tapir”. O “planejamento” não foi nem sequer executado porque o time não entrou em campo, fato que joga por terra seu raciocínio. Se o zagueiro não comete falha tão bisonha teria sido 0 x 0, dando empate a disputa de “tapirs”.
        Realmente, concordo que não podemos dizer quem vamos escalar. Nossa variação de craques e jogadores estratégicos é tão imensa que faz uma diferença colossal. Precisamos manter silêncio total.
        Tirando dois ou três que têm intimidade com a bola, o resto joga de lado e para atrás o campeonato todo. Mas estamos na final, o que também desmonta sua “tese”.
        Faltou vontade de vencer; sangue nas veias, determinação. Isso é meio caminho para pensar em vencer um clássico. Além de quase todos terem jogado bem mal. Cavalieri quase bateu-roupa também (a bola queimou nas mãos dele duas vezes – uma rebateu de lado e outra para cima). Fez algumas boas defesas que são obrigação de qualquer goleiro razoável.
        Perdemos todas no meio campo. Nesse jogo, não organizamos uma jogada, não ganhamos um rebote, não tivemos meio campo. No próximo jogo, se quiserem ganhar do fraco time do “tapir” adversário, devem partir pra cima sem amarelar. Dá pra ganhar do “tapir” adversário na boa (até de goleada).

        1. Caro multiplos “rei”…
          Agora não estou mais com raiva, mas no domingo… kkkkkk

          Creio que se vc observar a partida novamente (exercício para masoquismo puro assistir aquilo de novo) verás que quando o Sornoza, o Wendel, o W. Silva, o Richarlison conseguiam pegar na bola surgiam uns 3 em cima deles para não deixarem dar continuidade. Agora… quando os laterais, Orejuela, os zagueiros pegavam na bola ficavam livres para tocarem ela para os lados e para trás.
          Se isto não é determinação tática…

          O problema é que isto exige muito preparo físico para aguentar a partida toda. Eles não tem.
          Concordo que o time deles é fraco também. Tanto que se vc ler o meu primeiro comentário lá embaixo verás que disse que apesar de nada conseguirem contaram com a valiosa ajuda de nossa péssima zaga.
          Nosso meio de campo esteve sumido praticamente 2/3 da partida e o Tapir do Flu nada fez para tentar corrigir isto.
          O Tapir deles não precisava fazer nada demais. Já tinha ganho um golzinho e somente mandou seu time se fechar em copas.
          Tanto isto foi verdade que somente no segundo tempo o Flu entrou em campo, pois deixaram ele jogar por não terem preparo físico para aguentarem a puxada.
          Quanto a estarmos na final… oras… grande vantagem. O Botafogo parecia que nem se importava de disputar o campeonato (no que concordo com eles pois estão jogando as fichas na Liberta). O Asco… bem… o Asco é o Asco. E os demais clubes que compõem o carioquetinha mequetrefe… me poupe de ter de falar deles. Nem série B são.
          Portanto estar Fla e Flu na final nada mais foi do que obrigação.

          Ahhhh… já jogamos contra eles 3 vezes este ano. Vencemos quantas?
          SSTT

          1. Ricolor
            Jogamos mal dessa forma em qual partida contra eles? Em todas elas jogamos bem melhor.
            Mesmo com todos os defeitos, você afirma que jogamos o que temos jogado recentemente?
            Se eles cercavam com três, temos que fazer o mesmo. E isso não foi feito. Marcar alto e o tempo todo. Não concordo que não temos preparo físico para aguentar a partida toda. Temos até melhor preparo do que o deles.
            Jogamos muito aquém do que temos jogado. Podemos jogar bem melhor com o mesmo time e o mesmo técnico que estão aí.
            Vamos ver domingo que vem como vai ficar.

            1. Leia novamente… falei do preparo físico deles e não do nosso. Se eles tivessem preparo físico para manter a pegada do primeiro tempo teríamos sido devidamente goleados, pois nosso tapir nada modificou. O que mudou na partida foi a postura deles no segundo tempo.
              SSTT

              1. Se tivessem… se houvessem… se a bola de Richarlison entra em vez de pegar no travessão…
                Exercício de cartomancia.
                Nós não jogamos nada. É o resumo.

  12. E tem torcedor querendo a volta do Gum.
    Para quê,se temos Renato Chaves?

    Na verdade ninguém fez nada de extraordinário.
    Esse tal de framengo só marcou graças à perebice desse zagueiro.

    E pensar que quase contrataram o Barcos.Jogador até considerado “velho”,
    mas se comparar com o H.Dourado é até covardia.

    Espero que aproveitem a semana livre de jogos e treinem muita cobrança
    de falta e cruzamentos.

    Se bem que a quem eu estou querendo enganar,não é?
    Não vão fazer nada disso.

    1. Hahahahahaha… “treinar”? No máximo serão uns “bobinhos” e umas jogadinhas ensaiadas no final da tarde… para não se “cansarem”.
      Se quisessem ganhar mesmo estariam treinando desde as 9h da manhã, parando para almoço e voltando as 16h até as 20h. Todos os dias da semana.
      Treinaria pela manhã um pouquinho de parte física e cobranças de faltas, escanteios, pênaltis, finalizações, etc…
      A tarde treinava cruzamentos e posicionamento da defesa insistentemente. Obrigava os laterais a cruzarem em certos setores da grande área de forma a eles fazerem isto vendados e com três marcando. A cada vez que acertassem no corpo do adversário teria de pagar uma multa de 50 reais (na perna e/ou pé seria isento porque aí é da marcação). Uns 80% dos cruzamentos batem na barriga do adversário…
      SSTT

  13. O que houve foi uma AMARELADA clássica…O time amarelou da cabeça aos pés. Durante a semana alguns amigos tricolores estavam falando em goleada, teve um q chegou a lembrar de Brasil x Alemanha (é mole?).
    Pra mim , não vejo como o Flu reverter essa situação…Eles tem os melhores jogadores, os melhores árbitros, os melhores comentaristas, a grobosta, CBF, etc… estão invictos, com vantagem e vão ganhar no meio da semana e entrar completamente embalados na decisão. Prevejo um empate ‘honroso’ com direito às manjadas frases: ‘ estão todos de parabéns’, ‘perdemos o título no primeiro jogo’, etc… como gostam os usuários de óculos rosados, comandados pela pantera cor de rosa e o Dr. Smith, pra quem tanto faz, tanto fez’ e perder é ‘normal’.
    P.s.: Quem consegue acreditar em um ataque composto por um anão de jardim e dois cones?
    P.s2.: Pegando carona na ótima ‘sacada’do João, podemos dizer… da barrigada do Renato (gaúcho) à ‘barrigada’ (aquela que se faz no banheiro) do Renato (Chaves).
    O que foi aquilo , amiguinhos? PCA, me inclua fora dessa. Pra mim o Flu tem péssimos zagueiros, inclusive o Henrique q já tinha feito uma lambança e só não foi expulso pq não era o último homem. Com Kiko, Chaves, Pedro e Dourado, nem o mito Abel ‘santeiro’ dá jeito…

    1. Nando time grande tem que chegar em finais , chegamos . Acho , não só eu como toda a imprensa acha nosso time e muito bom , agora também é um time muito jovem e sentiu o jogo essa é a verdade.
      Sabe Nando o que mais preocupa, eu gosto quando os mulambos já se consideram campeões e eles não estão assim estão nos respeitando , não estão comemorando antes aí mora o perigo , por favor malambanda comemorem antes , gostamos assim .
      Saudações Nando.

      1. Rapaz, eles estão meio cabreiros mesmo… acho que é pq ficaram com aquela sensação de que deveria ser no mínimo uns 3×0. Abçs!

  14. Como já comentou por aqui o PCA, também não vi o tal do nó tático que o técnico do Flamengo deu no Abel Braga, o que vi foi o mesmo time que vinha jogando bem simplesmente não entrar em campo.
    Nosso meio campo com Orejuela, Sornoza e Wendel, não jogaram como nos jogos anteriores e por isto nossa saída de bola se resumiu a chutões do Cava ou dos zagueiros.
    Nossos atacantes, descansados, não conseguiram ou não quiseram marcar a saída de bola do flamengo, coisa que eles fizeram muito bem em nossa saída e com isto perdemos a posse de bola.
    Welington e Da Lua irreconhecíveis e o Dourado é isso aí mesmo.
    O que me impressiona é que com todo o tempo que o time teve para descansar, ou treinar, que seria o ideal, e não conseguir colocar uma pressão no adversário em bolas paradas (escanteios e faltas), coisa que se for contra a gente, é um sufoco.
    Impressionante também é a burrice do Léo que não entende que em um lance de velocidade na linha de fundo, o defensor vai se jogar na frente do último toque e que para isto basta dar um corte no mesmo e ficar livre para cruzar, aliás outra deficiência do garoto, não consegue cruzar uma bola descente, coisa tão simples de se corrigir, mas para isto tem de treinar.
    Dá para reverter, mas para isto, tem de entrar em campo com a faca nos dentes.
    Porém, mais uma semana de folga (sem jogos) e aí é que me dá medo.

  15. Abel, Abeeeeellllll como vc que foi zagueiro deixa um RC desses de titular…??? Fraquíssimo mexeu errado??? É assim que vc quer que a torcida compareça, Marquinhos Calazans fora do banco….??? Pedro e Março J…..??? Po nem parece que tem tantos anos de estrada e títulos se for pra fazer essas besteiras no próximo jogo, entrega a taça pro Fla…… Tomou um nó de um jovem treinador…… Não gostamos de passar vergonha, quem ganhou o jogo não foi o Fla, foi vc que perdeu…..

  16. O Flu precisa urgente de um matador, não pode ser Dourado e muito menos o Pedro. Bolas e cruzamentos na área são jogadas decisivas e não temos o NOVE de ofício.

  17. O time dos “caras” não é essa coisa toda. Posso repetir mil vezes que o time deles não é melhor do que o nosso.
    O que não pode acontecer é o clima do “já ganhou”, só podia dar no que deu, um time sem pegada e sem marcação!
    O nosso time é mais jovem e veloz do que o deles, correria por correria nós temos vantagem!
    Se voltarmos ao normal ganharemos o jogo!

    1. André Luiz, aqui você muda de nome?
      kkkkkkkkk.

      Esqueceu de trocar o nick e mudar seu comentário feito no blog da Flusócio.

  18. bom dia caro garcez, gostaria muito de ouvir pessoalmente do Abel onde fica a tao falada vantagem do jogadores descansados ,pois inúmeras vezes o adversario sai de chutao a bola atravessa todo o campo como num chute do muralha,o adversario corre pega a bola faz um salseiro danado sozinho no meio de no minimo seis defensores do flu, e ninguem consegui tomar uma bola se quer,ficamos dependendo do erro adversario p ganhar novamente a posse de bola,(esse assunto de poupar jogador e ruim de emgolir viu)

  19. Não contem com a minha presença domingo no Maraca.

    Quem gosta de ver VICE é torcedor vascaíno.

    ST e só para não cair no esquecimento….

    FORA ABELANTA!!!!!!!

  20. Vendo algumas decisões de outros estaduais, temos algumas possivelmente já encaminhadas de quem será o campeão como o paulista.

    De sobremaneira pelo que vimos na partida de hoje, o Fluminense pode se dar por satisfeito por essa derrota ter sido pelo placar mínimo e não ter visto a mulambada abrindo uma considerável vantagem que seja.

    Nem o empate o Fluminense não merecia pelo pífio futebol apresentado.

    Na bola, ainda confio na reversão da vantagem obtida pelo mulambo.

    Porém, para que o Fluminense consiga tal feito, que não julgo impossível, esse time vai ter que suar a camisa e entrar com atitude como foi aquele segundo tempo diante do foguim no segundo turno.

    E há de se observar que diante desse cenário, pelo menos deveremos ver na semana de trabalho no laranjal que deve ser sem aquela badalação já sabendo que ao iniciar a próxima partida da decisão, o título está nas mãos do mulambo.

  21. Caros,

    A melhor sugestão até agora dada nesta lista: calçar as Sandálias da Humildade, até porque a mulambada não vai fazer isso, pois deve ganhar no meio da semana. e virão cheios de si no próximo Domingo.

    Constatações:

    Cavallieri, sem ser prefeito, é um ótimo goleiro e o melhor que temos.

    Para o brasileiro precisamos de um zagueiro, mais um lateral esquerdo, um meia e um atacante.

    Faltam jogadores experientes neste time. Isso não quer dizer que não podem ganhar esta experiência sendo vitoriosos em decisões, mas que não estão condenados ao fracasso se não nos levarem a este título, o que acontece que tem muita chance ainda de acontecer.

    Independentemente do que acontecer até o final do ano deve-se manter esta base (Cava, Henrique, Lucas, Leo – pode até ir par reserva, mas é bom jogador, Orejuela, Sornoza, Wendel, Scarpa, Welligton Silva, Pedro) a todo custo. Infelizmente, graças ao “vender ou vender” parece que Richarlison e Douglas já se vão nesta janela. É mantendo a base que este time estoura ano que vem, se não conseguir fazê-lo ainda este ano.

    Obviamente, o técnico tem de ser o Abel.

    SDs Tricolores e FT

  22. KKKKKKKK

    O jovem técnico do Flamengo deu um “nó tático” no Abel.
    Já ouvi um técnico, que infelizmente não lembro mais quem foi, falar que esse termo é a coisa mais besta que existe, e disse que não podia dizer mais algumas coisas de quem inventou isso, pois seria censurado. É é só ver que jornalistas pararam com essa veadagem.

    Mas, que tática fabulosa o Zé Ricardo fez, a não ser trancar o time na hora em que o Flu tinha a bola, e deixando o Guerreiro lá no meio da nossa zaga, para aproveitar que ele é forte e tromba bem e podia dar resultado. Fez isso no primeiro tempo e no segundo, em que trancou muito mais.

    O diabo é que o Flu esteve mal, e até os que se imaginava que fariam diferença não estiveram bem.
    Mas quantos gols, cara a cara, eles perderam, que podiam ter matado o jogo, quanto tempo eles botaram o Flu na roda?

    O time, hoje, entrou bem travado, parecendo sentir o peso dessa decisão, mas isso é do ser humano, já vi muita situação dessa acontecer, a e a coisa não sai como o cara quer, e quem já brincou de futebol ou qualquer outro esporte sabe disso. .

    Sobre Renato Chaves, aquela foi de lascar, ele poderia ter protegido com o corpo, chutar para trás, para a lateral, mas perdeu o pique da bola e fez aquilo, e essa foi a grande jogada do nó tático que o técnico do Flamengo deu no do Flu. Nada mais.
    E lembrar que este zagueiro era “objeto de consumo” de muita gente graúda deste blog, que dizia que era só coloca-lo no lugar que a defesa ficaria intransponível.

    Sobre as substituições, o técnico nem sempre substitui por sua conta, pois em certos casos pode ser opinião do médico e do preparador físico, dois de comum acordo, pois eles é percebem quando o cara está meio estranho.

    Mas só perdemos o primeiro,tempo do jogo, domingo haverá mais, o time será diferente, e quem já duvida dele por isto de hoje, dê um tempo, vá fazer coisas que lhe dão prazer, e não se preocupe nem sobrecarregue o seu coração, tempo vendo algo que lhe causa asco.
    ST/T
    (30/04 – 22:00)
    HHHHHHHHHHHHHHHHHHH .

    .

    1. Recebeu um upgrade no software do “oclinhos róseos”…. kkkkkkkkkkk
      O time do Flu não conseguiu andar no primeiro tempo, os adversários sabiam quem deixar com a bola e quem triplicar a marcação e ganharam praticamente TODAS as disputas de bola no meio de campo, depois entraram no segundo tempo nitidamente para se pouparem e tentarem contra ataques e vc vem dizer que não foi um nó tático… ahhhhh… vai ali tomar uma…
      SSTT

      1. Nobre Ricolor,

        Esse PCA além de questionar o autêntico nó tático sofrido pelo time do José Ricardo que cortou a assistência para o Welington entre outras movimentacoes inteligentes ba partuida e fazer com déssemos apenas 1 chute a gol durante todo o jogo, ainda se vale da “boca” de um treinador para dizer que isso é veadagem.

        E típico do PCA agredir opiniões contrárias à da patota deles.Não adianta retrucar, o camarada tem até lampejos de racionalidade mas apela com facilidade.

        Não sei como a moderação do Blog não interpreta esse tipo de ofensa indireta disfarcada na boca de um treinador chamando de “veadagem” essa colocacao de “no tatico” de outros comentaristas, opiniões de posicionamento nesse nobre espaço que deveriam ser questionadas mas nunca respeitadas.

        Aliás Garcéz se superou no título fazendo um link entre os dois Renatos : um épico e outro, bem esse eu deixo de mencionar em homenagem à retomada da esperança. Ao jovem tricolor que está se recuperando no hospital e começa a dar sinais de vida que o Fluminense não deu, justamente pelo “no tatico” do qual o excelente Abel não conseguiu se livrar….

        1. É isso aí, professores.

          Vejam os bate-papos de TV, leiam jornais, e vejam se existem jornalistas falando do “nó tático”, dizendo isso para algum técnico, essa maravilha que todos os “entendidos” de futebol viram, ontem, o treinado do Fla dar no Abel.

          O Flamengo marcou forte o que nem é do feitio dele, e os nossos estiveram numa tarde ruim e sem muita inspiração, o Flamengo armava a defesa com nove quando Flu recuperava a bola, mas não chegou na nossa defesa no toque de bola, com o qual o defensor se enrola de fato para marcar.

          Os nossos pareceram com medo de ir para dentro, o WS ficou encurralado quando podia ter saído para o outro lado, para o meio, só que tinham que sair desse caixote com deslocações rápidas..
          As chances que os do Fla tiveram saíram de jogadas normais, de chutes da defesa deles, de bolas que nosso time perdeu, da força do Guerreiro, que só tem isso, não é técnico, nem é driblador, e não houve massacre ao time tricolor.

          Mas é o que digo sempre. A grande maioria torcia o nariz para o Flu depois de 2012, quando aquele mesmo plantel se desarranjou, torcia o nariz muito mais para quase todo o plantel que iniciaria este ano, dizia de boca cheia que se não contratasse vários jogadores, o time seria um fiasco em tudo que disputasse, e muitos se despediram do blog dizendo que só voltariam se fosse feito um time de verdade, mas, agora, estão querendo obrigar o time a ganhar tudo. com gente já se virando de costas outra vez para ele por uma derrota normal.

          Eu, não, pessoal ! Estou com o Flu seja na situação que for, tenho consciência e inteligência para saber que times podem ganhar competições num ano e se afundar no próximo, ainda mais no nosso país que passou a ser exportador de
          jogadores, onde os clubes não têm grana para contratar grandes craques.

          Não me volto contra o tricolor por jornadas más, reconheço derrotas justas, e me satisfaço com vitórias também justas, só não sou, nunca fui, pusilânime de atacar tudo e todos ante qualquer situação ruim, de já começar a vibrar com o sucesso de adversário, e passar a destacar as sua virtudes. .

          Sobre esse negócio de “agressões” que dizem que faço contra outros, repito que é coisa de quem não tem convicção do que diz, que fica pegando opiniões no bolo, mas não tem as suas próprias, e volto a dizer que considero este espaço como uma pracinha onde a gente se encontra quase sempre para falar de futebol e de outras coisas, e que tudo o que digo aqui, eu diria a quem estivesse na conversa.

          Não estou me valendo de boca de treinador nenhum para repetir uma fala de um deles, que me parece ter sido Muricy, ou Vanderlei, ou Osvaldo de Oliveira, por aí, e se estivéssemos na “pracinha”, eu diria no meio de todos que ” nó tático”, foi uma veadagem que alguns gaiatos da imprensa inventaram e que alguns torcedores ainda veem com ela mais para tentar tirar sarro de uma derrota do Flu, com a qual tiraram a gosma da garganta também.
          Saudações tricolores.
          (01/05 – 10: 40)
          ohohohohohohohohohohohhohoho

          1. PCÁ

            Também estou com o Flu sem abrir mão de opinar, criticar, lamentar, louvar, discordar, atributos de um torcedor convencional.

            Mais não tem jeito, você tem a pecha da inconveniência, discórdia e deboche em relação a quem pensa, em parte, diferente das suas convicções.

            Em nenhum momento falei que estava contra o Flu; pelo menos esse Flu atual. Agora, vá ao próprio NetFlu e veja declarações exaradas pelo próprio Abel de que “o Flamengo o surpreendeu”.

            Ora, guardadas as devidas proporções para o campo da semântica é razoável admitir que essa ignorância momentânea do Abel diante da postura tática dos Mulambos, veadagens à parte, possa ser interpretada como “no tatico”, “arapuca estrategica”,, “pulo do gato”….Por isso o Mauro César comentarista afirma que o Abel já não surpreendeu o Flamengo como no 3 X 3, e precisará tirar uma espécie de “coelho da cartola ” se qu ou se quiser ganhar.

            Façamos o seguinte: tente agradar seu público e não extrapole para área do futebol que você tenta demonstrar que é catedrático, nas não consegue iludir muitos.

            Em relação ao entendimento sobre no tatico foi uma verdadeira pixotada de sua parte, mais bonita do que a do Renato Chaves.

    2. Boa, PCA! Já venho aqui falando que o Abel, a despeito dos títulos, não é o técnico ideal para o atual elenco do Fluminense. Ele não sabe distinguir a tática dos times adversários. Desfigurou o time com a saída do Gustavo, com a obsessão tacanha de três atacantes, enfraquecendo o meio de campo, onde tudo acontece. Sinto muito aos que elogiam o Wendel, mas o Douglas é melhor jogador. O Wellington Silva tem que ser o último jogador de meio campo, o verdadeiro dez, colocar ele como jogador de pontas é limitar o seu pontencial. O Gustavo está fazendo muita falta ao time, seria mais um na criação.
      Abraços Tricolores.

    3. Só para relembrar PCA, o jogo comprovou que poupar jogadores é para técnicos idiota. Um técnico tático e conhecedor do riscado, poupa jogador a dedo.
      Abraços Tricolores.

    4. ” Tomamos um verdadeiro nó tático aplicado pelo técnico adversário.”

      Usei esta expressão em meu “21:08″, PCA.

      Não estava de ‘veadagem’, como diz você e tampouco fui ‘besta’ ao conseguir interpretar o significado desta expressão (nó tático) e aplica-la ao jogo, já que era mais do que pertinente em minha opinião.
      Interpretar o significado desta expressão nem é tão difícil assim, colega.

      E mais, fui homem o bastante – em meu ” 21:08 “- para não entrar naquela de ‘candinha’ e vomitar minha bílis reclamando dos comentários de colegas de blog ao invés de falar apenas de uma derrota do Flu.

      Perdemos, sim, porque o adversário nos deu um ‘nó tático’.

      E paro por aqui pelo respeito que você ainda merece.

      Se beber, não comente. Se vai comentar, não beba !

      Se vai comentar, fale sobre o jogo, sobre os jogadores, sobre o técnico, sobre o juiz.
      Mas deixe que seus amigos tenham suas próprias opiniões e não chute o balde por conta disso.
      Aliás, como você mesmo vive ‘pregando’ aqui, no púlpito de sua grandeza de espírito : cada qual tem sua opinião … e ela deve ser respeitada.
      12:37 > 01/Maio

  23. Quando o Fluminense venceu o Goiás, no dia 19 de abril, em meu comentário disse:
    ” … e o Nogueira apesar da inexperiência é bem melhor que o Chapolin Colorado.”
    Ninguém precisa ser genial para perceber que o Renato Chaves, é uma versão piorada do Gum.
    No jogo de hoje, estava na cara que ia dar merda a qualquer momento, ele já havia falhado antes.
    Não entendi, não consigo entender até agora, como um time que tem uma atuação soberba diante do Vasco, entrou numa final de forma tão lerda, sem vontade, porque no fim das contas, o quê diferencia o Fluminense e o Flamengo, é a forma como eles disputam as jogadas.
    Perdemos todas !
    Muito irritante, estou muito puto, e só não estou mais porque o jogo, felizmente, foi só 1 a 0.
    Lamentável, preocupante, a forma como o Abel enxergou o jogo.
    Soube depois, que o Marquinhos Calazans nem ficou no banco, tá de sacanagem !
    Tá certo que o Well e o Rick não estavam bem no jogo, mas tirá-los para colocar Marco Jr. e Pedro, é brincadeira, e o Wendel também não deveria ter saído pois o Orejuella hoje fez a sua pior partida pelo Fluminense.
    O Douglas também não acrescentou nada, pelo contrário, deu um contra-ataque que quase resultou em gol, mas nesse caso não dá para adivinhar, só que tem que avisar ao garoto que ele não é o Beckenbauer.
    Calcemos as sandálias da humildade, após a grande vitória sobre o Vasco, acho que faltou.
    Não sei se é precipitado, mas talvez devêssemos sacar o Dourado do time, e jogar no 4-4-2, com WS e Rick na frente.
    O grande problema, é que na “visão” do Abel, o Marco Jr. é uma espécie de 12 º titular.
    Particularmente, gostaria que ele visse esse post, e aproveitasse a sugestão do Pedro do Rio, e formasse o nosso meio com Orejuella, Wendel, Calazans e Sornoza.
    Pra cima deles Fluzão, tem nada perdido não. ST!

  24. Muitos aqui já expuseram o que foi visto da apresentação pífia do Fluminense neste domingo que começou com mais outra derrota do time sub – 20.

    Somente um aparte, é melhor a direção procurar avaliar o trabalho do técnico do sub – 20, pois o Fluminense nessa categoria está só colecionando fracassos e isso para a formação desses jovens considero ruim.

    Voltando ao jogo de hoje, tenho a acrescentar que:

    O Cava teve uma boa atuação.

    O goleiro deles conseguia repor a bola com perigo para a zaga tricolor.

    Todas as segunda bola caiam nos pés do adversário.

    Em muitos momentos, alguns jogadores do Fluminense pareciam não saber o que fazer com a bola e ficavam a recuar o famoso passe de segurança.

    Na partida, o muitos jogadores do mulambo tiveram problemas físicos e nem isso o Fluminense soube se aproveitar.

    Ainda para colaborar com o time sem alma, o Abel mexeu mal demais no time.

    Hoje podemos ver que o time ressente de um cobrador das faltas próximo da área e também daquele que possa mudar os rumos de uma partida quando o time está acéfalo sem o seu criador de jogadas que é o Sornoza, que errou tudo o que tinha de direito.

    Posso estar equivocado, mas essa derrota do jovem time do Fluminense vai servir para eles e até o Abel a procurarem as causas que levaram o time a ter uma atuação como a hoje e a semana será inteiramente livre para eles acertarem e resolverem e não terão justificativas nenhuma como desculpas se caso venha a surgir um novo fracasso na próxima partida.

    1. Não vi o sub-20, mas tenha em mente que metade do que seria sub-20 está no profissional. De qualquer forma, vale sim dar puxão de orelha nos moleques porque resultado lá é para subir com feeling vencedor.

    2. E vamos passar mais um ano sem um bom cobrador de faltas.
      Impressionante isto. Só tem o Scarpa que nem é assim uma Brastemp.
      Deve ser muito difícil treinar isto. Deve machucar demais.
      SSSTT

  25. Senhores,

    Vou repetir a postagem para que possamos realizar a constante interação no blogue:

    “Este ano já ganhamos deles várias vezes. O que???? Não ganhamos?

    Mas na próxima ganharemos”

    ST

  26. Acho que fomos completamente anulados. Tomamos um sacode no primeiro tempo e saímos perdendo por 1 x 0 por mera questão de sorte e (sendo justo) graças à ótima atuação do Cavalieri.
    Melhoramos no segundo tempo porque o Flamengo cansou e não conseguiu manter a pressão e marcação alta imposta no primeiro tempo.
    Não nos esqueçamos que o Fla veio de um jogo encardido no Paraná, na quarta-feira.

    Já expus aqui a minha opinião sobre o Flu pós Scarpa : nosso Abelão passou a usar um atacante no lugar do meia, começando com o Marcos Jr. e depois com o trio que hoje entrou em campo.
    E o que eu quero dizer com isso ?
    É que passamos a jogar em um autêntico 4x3x3, sendo que dos três de meio campo apenas um é meia de origem – o Sornoza – .
    Quero dizer : voltamos à era Conca, em que perdíamos para qualquer time que marcasse o único meia que tínhamos. Marcado o Conca, pronto, começavam os chutões.

    E, pior, pelas substituições feitas no segundo tempo nota-se que o Abel ainda não percebeu que com apenas um meia ele só ganhará jogos contra times de menor potencial técnico.

    Se nosso treinador insistir com um meia e três atacantes no domingo próximo as chances de virarmos este jogo serão mínimas.

    A ver, turminha.

    Em tempo : só acho verdadeira maldade apontar o dedo para os jogadores como sendo culpados pela péssima atuação do time.

    Tomamos um verdadeiro nó tático aplicado pelo técnico adversário.

    21:08 > 30/04

    1. “Tomamos”???
      Eu já previa algo ruim ao ler que o Tapir tinha definido o time a entrar em campo lá pela quarta feira. Ou seja… o técnico adversário e sua equipe tiveram tempo de analisar todas as variáveis e traçar o objetivo. Viu que se abrisse uma vantagem poderia anular certas jogadas do Flu e se fechar na defesa.
      Dito e feito. E ainda foi auxiliado porque o Tapir não sabe mudar panorama adverso em campo.
      SSTT

      1. Naquele 4x3x3 é simples, Ricolor .

        Basta abafar o Sornoza e jogar com dois nos flancos, transformando o Well e o Rich em marcadores, ao invés de atacantes.

        Em seguida, esperar o tempo de ‘fervura’ pois – inevitavelmente – um de nossos cinco homens de retaguarda deixará um ‘furo’ e entregará o ouro, como tem acontecido em jogos decisivos desde a época Guminiana.

        12:50 > 01/Maio.

        1. Ou seja… o brasileirão será muito complicado, pois o treineiro é devagar demais para mudar algo. Deu certo até agora ele irá com isto atéééé… mesmo os adversários já saberem como anular.
          Com o retorno do Scarpa pode mudar algo no início até os treineiros adversários sacarem como fazer e…
          Imagine isto contra Chapecoenses, Ponte Pretas, Sports, Vitórias, etc… times que jogarão cerrados na defesa só esperando erros dos adversários?
          Mas… vai que muda tudo e o Tapir nos faça morder a língua. Acho muito difícil… mas…
          SSTT

          1. Com o Scarpa o time estava jogando por música, deixando admirados até mesmo os técnicos adversários.
            O que realmente preocupa é que NOSSO técnico não notou isso.
            E quando decide entrar com um meia, este é o … Marquim.
            Com a braçadeira de capitão, para acabar de esculachar com o torcedor, como quem diz ” Marquim tá comigo e não abro “.

            A teimosia é a principal dificuldade do Abel. Sempre foi !

            Enquanto está indo bem, deita falação.
            Depois, quando os ‘outros’ começam a manjar seu jogo e criar esquemas que neutralizam sua ‘tática’, finca posição, sem arredar pé e …. deita falação.

            Mas é possível que ele mude. Está em suas (dele) mãos.
            Se não quiser mudar a escalação, basta mudar a função do Well, o deslocando para a meia, como quarto homem de meio campo.
            Estará correndo o risco de ‘descobrir’ um Romerito.
            E aí, ….. vai deitar falação !
            Haha !!!
            10:21 > 02/Maio.

  27. Hoje incorporamos a fase pífia do período Levir Culpi. Trançadas inuteis de bolas meio de campo -laterais e ligações diretas procurando Nemo. Sem contar o sufoco total do primeiro tempo. O tal do futebol bonito e veloz ficou no espaço. Os jogadores do Flu que em tese estariam descansados pareciam mesmo que tinham ingerido bacias de feijoada e se acomodaram de forma ridícula. Insistir com Renato chaves e Henrique Dourado é assinar atestado de óbito. Já disseram que o pior cego é o que não quer ver. A verdade é que várias barangas ainda tem que ser afastadas. E é pra já. O Brasileirao já está logo ali.

  28. O Flamengo atualmente só ganha do Fluminense se a gente deixar.
    Por que teimar com esse merda do Renato Chaves?
    Por que trocar W Silva por M Junior?
    Por que não substituir o Sornoza, que jogou muito mal, pelo Calazans e formar uma triangulação pela esquerda Leo-Calazans-Richarlison, se foi por , lá que ganhamos o ultimo Fla x Flu.
    Henrique Dourado está fora de forma, pesadão, não fez nada hoje.
    Não entendo o Abel de vez em quando. Escala mal, arma mal, substitui mal e fala bobagem depois do jogo.
    Só falta a gente deixar o Flamengo levar esse título!

    1. Vc não entende o Tapir? Se quiser eu tento explicar… kkkkkkkkk
      Ou se tiver saco é só ler os meus comentários desde a última passagem dele pelo Flu e o que pensava quando disseram que ele iria ser o novo treineiro.
      Ele é isso aí mesmo. Faz um plano e se ele der certo… beleza. Se ele der errado e precisar mudar o panorama… esqueça.
      SSTT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *