A receita do sucesso

Foi a mais inspirada atuação no ano até aqui.

Do Flu e de Nenê.

O hat-trick do Vovô Garoto (39) valeu a goleada sobre o Figueirense e a classificação para a quarta fase da Copa do Brasil.

Além de R$ 2 milhões de prêmio ao clube.

O então quarto-zagueiro Roger (na época, ainda sem Machado no nome) tinha 32 quando, num voleio com o pé direito, marcou o gol do título tricolor no Orlando Scarpelli, em 2007.

Foi a “Libertadores” perdida pelo Figueira, considerando seu investimento mais modesto e a importância da competição que lhe escapou.

E Roger, se não chegava a ser um vovô como Nenê, já era sim considerado um veterano.

E só jogou a final porque Luiz Alberto, o titular, fora acometido por fortes dores abdominais.

Fred já era o jogador experiente e consagrado em 2011, quando, também com um hat-trick, pôs o Flu de novo na Libertadores.

O time catarinense fazia a melhor campanha de sua história em Brasileiros e, com a goleada por 4 a 0, além de ver desmoronar uma invencibilidade de 14 jogos no próprio estádio, ficou praticamente alijado de uma vaga na competição internacional  e outra vez pela pedra Fluminense.

Que, incansável, cruzou o seu caminho agora também em 2020, impondo nova eliminação depois dos convincentes 3 a 0 de terça à noite, no Maracanã.

Pedra que, a esta altura, parece já ter aprendido de cor a receita do sucesso: contra o Figueira, é só botar os velhinhos pra jogar.

***

O Terno e Gravatinha também está no Instagram. São postagens diárias, com fotos do passado, presente e muitas recordações. Siga-nos lá: @TernoeGravatinha

***

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Fanpage do Terno e Gravatinha no FB: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

100 thoughts on “A receita do sucesso

  1. Um troço que fazia muita gente perder o rumo, agora é motivo de aborrecimento.
    A melancolia tomou conta do melhor esporte do mundo. Escrevi esporte, não pessoas, portanto não se apressem.
    A coisa está tão burlesca que o novo fenomenal, é o velho medieval dantesco.
    Ora pois.
    Temos um que se diz presidente, afeito a jogadores “experientes” que segundo ele, trariam tudo de bom para o time, seriam os oráculos do time, ou mais adequado à realidade, seriam os oito do stf a construir nos mais novos, a cidadania futebolística.
    Ora pois não é que está dando certíssimo!
    No último jogo tivemos o triunvirato dos oráculos em campo.
    Só que o jogo foi vencido pela presença e participação ativa do Muriel, Calegari, LClaro, Dodi, Yuri, MAraujo, Evanilson – tá apanhando mais que cachorro sem dono -, MPaulo – quando jogar em sua posição sem ter que cobrir o el-gidio, vai jogar futebol -, e os jogadores do Figueirense que contribuiram com os três gols. Com ou sem intenção.
    Oito meses depois e duas eliminações em competições até então de nível fraco, o energúmeno ôdair, não consegue fazer um time jogar futebol. Os gols tem surgido em jogadas pessoais, principalmente entre MPaulo e Evanilson, e não em jogadas construídas a partir de um esquema tático. Ora pois ele não compreende isso, já demonstrou fazendo e falando.
    Tempo e apoio do quase, ele já teve de sobra. Falta-lhe competência.
    Se eu fosse um adolescente estaria muito chateado com isso, mas não tenho mais porque me aborrecer com essa panacéia. Apenas cumpro meu dever de torcedor e crítico. Esse de dever é pessoal, não se apressem.
    Se um dia esse time dito sob as orientações do inepto ôdair jogar futebol, elogiarei, enquanto não acontecer, é só crítica negativa.
    Jogar futebol é simples, são algumas pessoas que complicam. Por incompetência e ignorância.

    1. Permita-me discordar de cabo a rabo, falando apenas de futebol : Cansei de criticar o Odair, até que ele escalou o Michel Araujo. Depois, ‘liberando’ o Nenê e insistindo com o Claro no lugar do Carcará, que eu considero ótimo . Não bastasse, aŕriscou-se com o Calegari e deu-se bem. Assim, por dever de justiça e atrelado aos reclames de minha inteligência, impessoalidade e liberdade de ação e julgamentos, proclamo que O ODAIR ESTÁ ACERTANDO O TIME. Ah, mais que isso, por falta de opções ainda arrasta uma dupla na ala esquerda que é …. um zero à esquerda. Abraço !

      1. O senhor tem todo o direito de discordar.
        Mas, sua discordância não muda o fato de que o ‘bebê cracaço de bola” e nada em campo, são a mesma coisa.
        Não é uma opinião, é um fato inexorável!

      1. Certa vez estava eu “ajudando” nessa atividade de pesca. Tudo ia bem até eu ir puxar a linha, e esta se romper na pedra cheia de fendas. O peixe, acho que era uma garoupa, se mandou. Meu irmão não gostou do peixe ter ido pra alto mar, e me fez alguns elogios. Desde então me afastei de pescarias.

  2. Pera aí, pera aí, pera aí.
    É isso mesmo que eu li no globo.com agorinha?

    ” Copa Brasil – Nos últimos dias, foram definidos os 10 times que disputarão a quarta fase: América-MG, Atlético-GO, Botafogo, Brusque, Ceará, CRB, Fluminense, Juventude, Ponte Preta e Vasco”
    Caramba, nenhum grandão de São Paulo, nem do RGS, nem de Minas, nem o “strongest” do RJ? Cinco da série A, quatro da B, e um da C.

    Caramba, esses timaços, nos quais a grande torcida do blog se inspira para escancarar a pobreza do Fluminense, foram eliminados por quem mesmo?

    Mas é só ver o que o amiguinho desenformado está dizendo logo embaixo, parecendo crer que os seus grandões estarão na disputa. No teor do seu comentário, continua vendo o Flu como essa insignificância que sempre foi para ele.
    (28/08/20)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

    1. Prezado PCA ! Após a próxima fase os 5 sobreviventes se juntarão aos 3 campeões de copas do ano passado e os 8 que disputam ou disputaram a Libertadores ou pré-Libertadores completando os 16 que disputarão as oitavas de final da Copa do Brasil. Continuamos a torcida que nosso Fluminense continue melhorando e chegue o mais longe possível, dê preferência sendo Campeão. ST 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

      1. Pois é, pessoal.

        Realmente houve um pequeno lapso de memória da minha parte, e pode ter sido até porque que eu deploro esse regulamento que premia uns mais humildes a disputar uma competição nacional, roerem os ossos no início, mas, quando ela vai ficando mais quente, que eles estão mais empolgados, aí, vêm os grandões que disputaram torneios mais de elite
        e vão querer tomar o brinquedo das mãos dos outros.

        Eu acho que, Libertadores, Sul-americana, Copa Brasil, teriam que ser competições diferentes, quem disputou uma não poderia disputar a outra.
        Do jeito que fazem, vejo uma boa dose de injustiça.
        (28/08/20)
        <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

    2. À guisa de contribuição, PCA :
      Dos clubes considerados “grandes” no futebol brasileiro, apenas Flu, Botafogo e Vasco estão participando desta fase da Copa do Brasil.
      Isso é decorrente do regulamento de classificação segundo a ‘performance’ de todos no ano passado.
      Os demais, paulistas, sulistas e mineiro, disputam atualmente a Sula ou a Libertadores e os eliminados destas duas competições juntar-se-ão a estes com quem os cariocas disputam a atual fase classificatória.

  3. Pois é! Não iria comentar nada, mas atendendo à milhares de pedidos da dupla dinâmica, o farei.
    Sinceramente, tô vendo os mesmos fogos de artifício, confetes e serpentinas de outras épocas (que no final, não resultaram em nada).
    Segundo os torcedores dos times grandes, a copa do Brasil não começou ainda. Na próxima fase, estaremos juntos com times como Brusque, CRB, Ponte preta…. cá pra nós né?
    Confesso que gostei muito do Calegari (mas qualquer um faria melhor q o outro), Araújo e Nenê…mas, o oba-oba é exagerado.
    Tirando a parte financeira, essa copa só começa pra valer nas oitavas.

    1. Ora, “nem estavas pensando o que irias dizer” ? Óh .
      Os “milhares de pedidos ” são para que expliques o que fazes com plumas, paetês e lantejoulas. Só isso.
      (28/08/20)
      kikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikiki

    2. Isso! Boa vitória, beleza, valeu. A $ é legal. Mas paremos por aqui sem colorir demais a realidade de que jogamos contra um time que está na rabeira da série B e que a Copa ainda tem uma fase antes de seu efetivo início

    3. Amiguinho Nando, ler os seus é muito, muito legal e acima de tudo didático. Garanto… é uma farra! Kk
      Sigismund Schlomo Freud (ou Tio Freud para nós, os íntimos) é fichinha comparado a vc.
      Lembra dele? –
      “austríaco viveu entre 1856 e 1939. O pai da psicanálise considerou como objetos para investigação científica aspectos da mente como os sonhos, esquecimentos, lapsos de fala, fantasias e o inconsciente.”
      A propósito, tá falando de quem? Julião ou Gilbertovich? Aliás, o português JJ, mandou lembranças, perguntou se vc tem + Gilbertovich!!
      Em tempo: o vô tá on e o Fred vai te pegar! Vai pegar também Ajuri, Amaury, Andrei, José Raimundo, Juarez Pedro do Rio e cia. Organize a fila. ST

  4. Parece que surgiu uma euforia em alguns frequentadores desse espaço, o Bipolar chefia a turma, mas esse não pode ser levado a sério, muda de opinião a cada post.
    Estou feliz sim com a Vitória, o time se portou como deveria contra um adversário fraco.
    Fez o dever de casa e isso é o mínimo que esperamos.
    Para uma opinião melhor, é necessário algumas demonstrações positivas contra adversários superiores, aí sim vamos poder comemorar uma equipe e sistema convincente.
    Por enquanto, continuo com a mesma opinião sobre esse treineiro, é muito FRACO.

      1. Nando, cuidado !
        Cuidado Nando !
        Este cara vai acabar levando você de volta para os ” Asas Negras “, pois é um genuino habitante do ” Vale da sombra e da morte “.

        1. Amaury, tenho certeza q mais cedo ou mais tarde, vcs irão acabar se entendendo. Nós já tivemos nossos entreveros e hoje ‘convivemos’ pacificamente.
          P.s.: os ‘asas’ são do bem 😄😄

  5. STT.

    Penso que a diretoria ou a gestão se equivocou ao priorizar a renovação de contrato dos Matheus Ferraz e Wellington Silva. O primeiro, no momento é o segundo reserva, está tentando encontrar a sua melhor forma física e técnica. O segundo até agora não se firmou no time e quando entra, substituindo um ou outro jogador, não consegue fazer a diferença. Não está sendo útil ao time. Agora estamos encontrando dificuldades com a renovação de contrato dos Luccas Claro e Dodi, titulares absoluto do time. Falei aqui e vou repetir: o diretor executivo não serve nem para administrar um “pé sujo” que vende cachaça adulterada. Conforme o que citei neste comentário sobre as tomadas de decisões desse senhor, corrobora a minha opinião. Peça demissão para não atrapalhar mais o meu Fluminense. Só apresenta prejuízos para a Instituição.

    Saudações Tricolores.

    1. Pô, Juarez, assim fica difícil! Que bicho te mordeu? Kkk foi a cloroquina?
      Juarez, O Matheus Ferraz era chamado de Maldini, e os comentaristas exigiam a sua renovação! Qual é a sua Juarez? Não suporta a ideia de q temos 4 excelentes zagueiros? Ah! Sabe quem trouxe-os para o Fluminense? Um tal de Paulo Angioni. Anote para não esquecer: Caio Henrique, Allan, Everaldo, Luciano, Michel Araujo, Pacheco, Nino, Nenê, etc., etc.
      Em tempo: o imbróglio com o Evanilson, tem perguntar ao MB.
      Tem q saber onde estava, o
      q estava fazendo? Segundo o MB, o jogador NÃO performou! Ninguém conhecia Evanilson, o Fluminense vendeu o JP, vc não concordou, mas sequer mencionou o nome de Evanilson
      Juarez, abre o olho. ST

      1. Realmente eu não concordei com a venda do JP. Sobraria só o Evanilson. Lembra que eu também não concordei com a vinda do Fred? Por vir e tirar a vaga do Evanilson. A draga está tão grande do lado do Fred que nem isso conseguiu. Agora só temos o jovem da Base, e se ele sair? Vai entrar o Fred ou o Caio Paulista? Nunca vou concordar em negociar qualquer jovem da Base para contratarem veteranos em seus lugares. Por favor entenda o meu raciocínio, é lógico e racional. Se vc ler comentários de Tricolores de qualquer lugar do mundo, entenderás a minha crítica sobre o diretor executivo. Deves estar desinformado, procure saber com exatidão quais jogadores esse senhor trouxe para o Fluminense e que foram contratados em definitivo.

        Abraços.

  6. Gostei de saber!
    “O Fluminense aposta numa metodologia unificada em suas categorias de base. A ideia no clube é promover um jogo para a frente. “Um futebol ofensivo e intenso, que prioriza a posse de bola objetiva, com passes e dribles rápidos para criar espaços e finalizar no gol adversário. E, ao perder a bola, reagir rápido para recuperar a posse, de forma organizada”. Tal proposta vale do sub-5 ao sub-20, como falam os profissionais de Xerém”.
    Obrigado Fernando Diniz!!

    1. É essa a questão, Oni.

      Você sabe eu reclamo sempre que as categorias de base não ensinam aos moleques muita coisa que eles devem saber fazer quando estiverem jogando, e, por isso, a gente vê certos erros deles imperdoáveis, e pode-se dizer que isso é até sem culpa.
      Tudo isso que está destacado dentro das suas aspas, é o que eu digo que faria hoje num time até de marmanjos.

      Entre tantas coisas, parar com saída de bola para trás. Será que gente ligada ao futebol pensa que o jogador que dá o primeiro toque na bola tem que ficar sozinho dentro da sua metade de grande círculo, e, por isso, ele tem que tocar a bola lá na sua intermediária? Pombas, ela chega lá já com os inimigos atrás e fazendo pressão. Ora, dentro dessa metade do grande círculo pode ficar até o time todo. Mas dois ou três já podem fazer algo muito melhor ali que arrumar encrencas para seus colegas defensores.

      Obrigar garoto a aprender a ter amplo domínio de bola, saber driblar, isso que tem que ser pré- requisito para quem queira jogar futebol, esse drible positivo que desata um nó terrível em certos momentos. Coisa ridícula um cara receber uma bola na divisória, adversário a três metros dele, e devolver essa bola para sua defesa, quando pode ir para cima desse adversário e passar por ele. Quem tem a bola sob domínio, tem todas as chances de passar por quem lhe vai ao encontro.

      Outra coisa ridícula é o atacante, diante do goleiro, virar todo o corpo junto com o pé para bater com a parte de dentro dele, aquele pezinho todo aberto para o lado indicando que vai bater ali. Diante do goleiro, o atacante tem que ter seus trunfos, olhar na cara dele, e chutar como treina, e fazer isso, com um lado ou outro do pé por ter confiança. Evanilson vira esse pezinho e já perdeu alguns gols.

      Vamos esperar que eles sejam pioneiros, lá no Flu, nesta questão de ensinar os moleques a desenvolverem os seus dons, pois eles sozinhos podem não ajudar muito, não.
      (27/08/20)
      xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      1. Esqueceu o nosso JP, diziam q era jogador para 200 milhões de Euros? Como assim? O menino foi jogar no futebol inglês, não sei se balançou as redes. O Richarlyson, q alguns no blog chamava-o de D lua, chegou e brilhou!
        E o Marcos Paulo? Quando vai marcar um gol? Não vou pegar no pé do menino, isso é maluquice! Todavia, não esqueço o FLA 1 x 1 Flu, o MP, matou o contra ataque, perdeu gol e perdemos o título.

    2. Permita-me a intromissão, caro amigo, mas ………
      ” Um futebol ofensivo e intenso, que prioriza a posse de bola objetiva, com passes e dribles rápidos para criar espaços e finalizar no gol adversário … ” ?

      Com assinatura do Diniz, como você estampa ?
      Não, meu caro.
      A assinatura dele é em uma metodologia que objetive …..
      ” Bolinha pro lado, bolinha pra trás,
      bolinha pro lado, bolinha pra trás,
      bolinha pro lado, bolinha pra trás,
      bolinha pro lado, bolinha pra trás,
      bolinha pro lado, bolinha pra trás, ….. “.

      Tendendo a infinito !!!
      Haha !!!

      1. Hahaha Faz isso, não parceiro. A bem da verdade, todo o problema ocorreu pq a bolinha não entrou no gol adversário.
        Já esqueceu o tsunami de oportunidades desperdiçada pelos nossos atacantes? Perdíamos até pênalti!!
        O Diniz é ótimo treinador, Digão não deve NADA para zagueiro algum, Gilberto é ótimo ala, Fred é fantástico, ganhou a metade dos títulos mais importante do Fluzão! Desde a sua chegada o sócio torcedor cresceu 23.496 – imagine se tivéssemos no mínimo + dois Freds? ST

        1. Bolinha pro lado …. bolinha pra trás !
          Bolinha pro lado …. bolinha pra trás !
          Bolinha pro lado …. bolinha pra trás !

          Nada pessoal contra o moço, Marmund, desde que ele fique bem longe do Fluminense Futebol Clube.

    3. Se fosse dinizbol seria troca de passes privilegiando a posse de bola, bla, bla, bla…não se deixe enganar.
      Entre nos blogs do SP e veja o que a torcida pensa.
      ST

      1. Não é a torcida, torcida do São Paulo, Andrei. É a torcidinha, torcidinha, meia dúzia de pessoas querendo impor suas vontades.
        Isso só acontece no futebol, Andrei.
        Os caras nunca chutaram uma bola na várzea, sem nenhuma legitimidade (apenas torcedor) querem questionar treinadores com experiência de anos no futebol, seja como atleta, como auxiliar e treinador!
        Andrei, lembra do Washington Rodrigues, o popular Apolinho, comentarista esportivo da rede Globo? Pois bem, teve uma oportunidade no Flargh, time do seu coração, foi um fiaaaassscoooo, o torcedor mulambo, tirou o Apolinho na marra, passou a maior vergonha! Isso só acontece no esporte futebol! Lembra do bordão ‘bota ponta’ Tele Santana? Lincharam em todo território brasileiro, o melhor técnico de futebol do Brasil.
        E no final, quem estava com a razão, Andei? O mestre Tele Santana. ST

        1. Se você tira do baú o nome do Apolinho como comentarista fracasado enquanto técnico deveria também sacar o nome do João Saldanha, que promoveu uma verdadeira revolução no futebol brasileiro, caro Marmund. Também era comentarista.

  7. Com a devida permissão.

    Nem vou citar nome de ninguém, mas acho Incrível que há gente que não aceite esses plantéis que o clube tem arregimentado ultimamente, e, muito menos, os times que são formados deles, o modo do qual todos os clubes estão se valendo para conseguir ter times para por em campo bem ou mal.

    Todos nós, inteligentes, sabemos que não será possível mais a qualquer clube montar supertimes no Brasil, mas, quem gosta de futebol, desse clube pelo qual torce desde criança como é o meu caso, torça honestamente, aproveite os bons resultados, sorria, brinque com os amigos adversários, e leve na gozação. Para que essa carranca que alguns querem mostrar só por bobeira, para dizer que não gostam de certos jogadores, que uma vitória não significou nada, que o time é limitado, e esse blá-blá-blá besta que não influi nem contribui? Esse mi mi mi nos “ouvidos” dos outros só aporrinha demais..

    Ontem, o Vasco fez dois gols espíritas, eliminou o Goiás, que eu pensei estar bem mais afinado, e a torcida vascaína está felicíssima, e já pensando em arrebentar com o Fluzão logo no próximo encontro, até confiada nesse terrível handcap que o Flu tem parecido entrar em campo com ele nessas últimas partidas contra o Vasco, e pode-se ter certeza que ela não desdenha do time.

    Da nossa, sabemos que alguém vai continuar com carinha de nojo, como não querendo se envolver com um time que nunca foi dos seus sonhos, e vai esculhambar ser ganhar ou perder.

    Eu só espero que o time não dê liberdade aos adversários de pensar o que fazer com a bola, que a rapaziada vá para cima de quem está com ela, mas sem fazer falta burra, sem levar drible de cego, e saber abordar o adversário para fazê-lo perder a concentração, e não deixa-lo lançar aquelas bolas lá em cima do nosso goleiro. Que o nosso centroavante encha o pé diante do goleiro nessas bolas que tem tentado fazer na base da vaselina, porque, assim, tem perdido gols claros.
    (27/08/20)
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  8. Acho que o Flu não necessita continuar procurando um Lateral Direito.
    Com Calegari e Julião estaremos bem servidos, principalmente com o primeiro.

    Entretanto, o foco deve passar a ser a Lateral Esquerda.
    Há um menino no sub-23 que pede passagem. Filho de Xerém, deve ser bom de bola.
    Eu faria com ele o mesmo trabalho feito com o Calegari.
    Entrando aos pouquinhos, em jogos já decididos – ou quase – e de repente …. pimba !
    Pinta um bom lateral esquerdo para o lugar do sofrível Egidio.

    Enquanto isso, Luiz Henrique brigaria com o MPaulo pela extrema esquerda.

    A propósito do MPaulo, creio que o Benfica virou essa página, já que está assediando a melhor revelação do Palmeiras, o Patrick de Paula, que joga na mesma posição !

    1. Ora, Amaury, considerando que o Julião não tem atuado tão mal como alguns dizem, por que não o colocar na lateral esquerda, dar-lhe um traquejo para aquele lado, e dar um descanso ao Egídio?
      Quanto a Luiz Henrique, se subir de produção, o que é muito provável, com mais jogos, vai ganhar fácil do MP, que, até hoje, não impressionou ninguém, não.
      Mas defendo a entrada do Miguel neste time também.. Sempre que jogou, foi bem.
      (27/08/20)
      ********************************************************************************

      1. Você deve ter praticado esportes e conhece as dificuldades de jogar com ‘o lado trocado’.
        É outro mundo, meu caro.
        O Julião até foi posto ali em algumas ocasiões, como tapa-buraco, e não foi tão mal assim, mas …. não é a mesma coisa. Nunca será.
        Se bem que tivemos grandes laterais esquerdos que eram destros.

  9. Sou muito admirador do Fred, cracaço na minha opinião.Gostei da sua volta!
    Sei também que jogador de futebol adquire ou aprimora sua forma física e técnica jogando. Não só treinando.
    O Fred atual está mal, muito mal, principalmente quando se o compara ao Vovô Nenê, alguns anos mais velho do que ele.
    Fazer Fred voltar pra buscar jogo, ou marcar adversário, é muita sacanagem.
    O lugar do Fred é na grande área, onde o fôlego dele permite deslocamentos curtos e rápidos.
    Dribla, chuta, cabeceia e pivoteia como ninguém. Prende a zaga adversária.
    Tambem não pode jogar no lado do campo caindo para o meio, como o Evanilson.
    A PERGUNTA É: queremos jogar com atacante referência, fixo?
    Ou queremos que do meio pra frente todos os jogadores flutuem?
    Dependendo da resposta, o Fred nesse retorno será um pote de ouro ou um pinico de merda!
    A ver!

    1. Há uns seis anos que Fred abandonou o futebol e se apresenta como ciclista. E continua a enganar, Desde Parati pagou carona em um carro e inventou ter pedalado até o Rio.

    2. Creio que vai dar penico, caro Pedro. O Fred tem um biotipo que cobra muito da idade. Acho que ele é uma ‘bananeira que já deu cacho”. Lamento, pois sua presença só nos atrapalhará, em todos os sentidos. O tecnico – seja o que for – sempre será pressionado a escala-lo.

  10. Opa, opa. Agora é “join the discussion.
    Breve a gente “vamo termos que falarmos ingreis”. Fica bom, não?

    Boa vitória, e eu comemoro todas essas conseguidas de modo inquestionável, sem nenhuma rusga. Mas comemoro em casa, nunca saio pra rua vestido de roupa diferente, enfeitada de plumas , paetês, lantejoulas, isso que um certo amiguinho costuma fazer, mas…mas…mas quando o time perde, o que soa bem pior.

    Mas o Fluminense poderia ter vencido esse jogo de maneira bem mais ampla e tranquila. O time deles entrou com certo cuidado de não ir para cima adoidado, mas o nosso deixou a zaga deles sair tocando bolas como bem quisesse, achando colegas livres para receber. Eles chegaram até de modo perigoso na nossa defesa por conta de atacante ver defensores saindo com a bola, e, em vez de correr veloz pra cima deles, vai se afastando, com preocupação com o jogador atrás de si que possa recebe essa bola,.

    Lembrando o sucesso do Flamengo no ano passado, foi porque o técnico mandava seus jogadores pressionar jogador adversário na defesa e no campo todo, a gente via um lateral receber, e, antes que se acertasse com a bola, já havia um jogador chegando veloz para cima dele. Isso tira a tranquilidade, o cara não consegue fazer um passe perfeito pro colega. Quando um técnico exige que seus comandados procedam dessa maneira, ele vira o maior técnico do mundo. O antidoto para isso, é o atacado ter habilidade no drible curto, no jogo de corpo, quando o inimigo chega como doido, e ter sangue frio para fazer o que sabe com a bola. O diabo é que poucos têm habilidade hoje.

    Eu continuo achando um desperdício desse técnico ter quatro bons zagueiros no plantel, mas manter esses dois sozinhos ali atrás. Fico em suspense vendo o Nino sair pelo lado direito, ir embora, lá na frente faz esses passes em diagonal tentando o centro, e eu vejo o seu lugar lá atrás vazio, o outro zagueiro no lado esquerdo. Se esse passe é interceptado e o cara toca no espaço a nossa defesa estará frita. É preciso ver isso. Tomamos um desses contra o Palmeiras.

    Mas, pensando bem, como pode o pessoal da Globo exibir aquela tabela antes de todos os jogos, propagandeando que é compilada por esse consorcio deles que mostra somente o número de infectados e dos mortos. Faz isso num momento de lazer, em que alguém quer ver uma programação qualquer até para relaxar, e os miseráveis sempre focando no caos. Pior de tudo é que há muito mais gente que se recuperou do que a soma dos que infelizmente se foram, mas eles não completam a tabela mostrando isso.
    Lamentavelmente acabarão por provar que muita gente do grupo de risco morreu de pânico e por afobação de muita gente.
    27/08/20

    1. Exatamente, PCA, assino tudo…
      por semelhança e autenticidade.
      Inclusive, no que tange a indumentária!
      Veja, o nosso amiguinho Nando, adora colocar um vestido decotado e uma fartura de plumas, paetês e lantejoulas…costuma, rivalizar com o sumido Ricolor.
      A propósito, tem notícias do gajo?
      Um passarinho me contou q Nando teve um arranca rabo com o Rik (forma carinhosa de tratar)
      A coisa foi feia…Nando, sustenta q é impossível conviver com a viadade do Rio. Já o Ricolor, alega q Nando é fura olho! Tava dando em cima do agricultor. Acho q é o carinha q planta babaçu.
      O q vc acha, PCA?

      1. Pô, Oni, você falou no Ricolor, ele sumiu sem deixar rastros, e o que pode ter acontecido?

        Ele dizia ser militar da reserva, falou que era grandão certa vez, e, quem sabe, não está trabalhando como segurança em algum órgão federal, afinal, os militares gozam de muito bom conceito nesse aspecto segurança. Quem sabe, não é o segurança daquelas Emas lá dos jardins do palácio? kkkkk.
        Mas você acha que ele está no ramo do “baba açu”? Ai, não dá para saber.

        Mas, você está tentando dar rumo a outro “xarope ” que se instituiu aqui, e que quer, porque quer, desmistificar o Fluminense diante de tantos torcedores dele, e as suas pregações são as mesmas de outros que já andaram pelo TG, e mais furadas do que as de certos políticos picaretas, .

        Quanto ao amiguinho que alavanca muito o uso desses babilaques que lhe fazem bem, o que se pode fazer para recupera-lo, e até desses passeios por “bus station”.
        ( tentando aprimorar meu ingreis)
        ( 27/08/20)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>. ,

  11. Até ontem antes de iniciar o jogo, eu não acreditava no Sobrenatural de Almeida.
    Após o primeiro gol, fiquei preocupado.
    Após o segundo, muito preocupado.
    Após o terceiro, fui orar e pedir paz para as almas inquietas, como a do SdeA.
    Vejamos.
    Um senhor que nunca está em campo, pois sempre se esconde, não contribui, não ajuda, não acerta um passe, não acerta um escanteio, não acerta uma falta, fingido, corre muito mas não produz nada, em uma cobrança de falta – só ele cobra falta pois é o dono do treinador -, conta com um desvio, outro desvio e converte um penalti.
    Pronto!
    Estão desfraldadas as bandeiras do extase medieval.
    Repentinamente o Sobrenatural de Almeida incorpora-se no ancião bebê cracaço de bola, faz um réti-trique, e vai regozijar-se com a cúpula técnica do técnico estúpido.
    É ou não é o retrato do apocalipse, projetado nas figuras enigmáticas do Sobrenatural, técnico, ave e ciclista?
    O que uma vitória simplória e necessária – sobre um time esforçado mas sem recursos técnicos -, produz em algumas pessoas que vão e vem do extase medieval, ao apocalipse contemporâneo.
    Somente o Sobrenatural de Almeida poderá um dia explicar.
    Não aconteceu nada de excepcional.

    1. Bobagens, José Raimundo, pare de sofrer! Basta admitir que o vô tá on.
      Além disso, joga 90 minutos + acréscimos, ajuda na marcação, arma o time, faz gols e não fica no DM. É o artilheiro do Brasil.

    2. Caro JR, sempre tive a impressão de q v foi – no minimo – um ótimo peladeiro, que como tal conhecia as coisas de dentro das quatro linhas, pelo q v mostrava em suas postagens lucidas e coerentes. Entretanto, tem me surpreendido esra sua insistência em denigrir a imagem do Nenê mesmo diante de fatos e feitos incontestáveis . O que acontece com o amigo ?

  12. Tabela amarga, FERJ, pandemia, …. argh!
    O que uma vitória não faz, hein? Aleluia!
    Até que enfim um post sem mimimi, sem chororô. Ufa!

  13. Ode ao Calegari !!!
    Dezoito aninhos de idade, porém demonstrando uma personalidade de campeão !
    Este menino vai longe.
    Não o percamos de vista, turminha.
    Marcou o mais agressivo, insinuante e conclusivo jogador do Figueirense.
    Sim ! Espertamente, o treinador deles jogou seu melhor atacante em cima do Calegari contanto com a jovialidade e inexperiência de nosso menino.
    Que, tal como um verdadeiro ‘carrapato’, não lhe deu a menor chance, durante TODO o jogo.
    Este menino precisa ser preservado NO TIME TITULAR, e tratado como joia que é.
    Ele – o Calegari -, juntamente com o Claro, o Nino,o Dodi, o Michel Araujo, o Evanilson
    e o ………………….. quem mesmo (?) ……………………. o Nenê, formam a base deste NOVO FLU.
    E seja o que Deus quiser, turminha !!!!!!!

  14. Amigos, boa tarde.
    Passo aqui para deixar um abraço a todos, indistintamente.
    Quero dizer, ” quase indistintamente “, porque sempre resta algo ‘boiando’ no chorume.

    Parece que o Claybom encontrou o caminho certo para o Fluzão.
    Agora, resta melhorar a ala esquerda, composta atualmente por Egidio e MPaulo.
    Odair deveria fixar-se agora em dois canhotos que possam fazer este trabalho.
    Não tenho ideia de quem seja, mas devemos ter dois bons canhotos no elenco.
    Mesmo que seja em Xerém – vide o exemplo do novo ‘monstro’, o Calegari.
    Luiz Henrique – uma vez recuperado da lesão – pode disputar o lugar com o M Paulo.
    Restará um nome a ser encontrado para ocupar a Lateral ou a Ala esquerda.
    Creio que Xerém tem uns dois ou três que podem se candidatar.
    Cadê o Mascarenhas, gente ?
    Por onde anda o Mascarenhas, que sumiu ?
    Ele pode ser a solução !

        1. O Mascarenhas esta emprestado ao grande Vitoria de Guimarães, se jogar e valorizar o Fluzão vai fazer jus àquela cota minima de clube formador.
          É só mais um caso numa extensa lista de armações. Depois vão dizer que não ‘performou’.

          Tem o padrão Biro Biro, modelo asiatico, segunda linha

          e tem o padrão Fabinho, modelo europeu, mais refinado e mais lucrativo.

  15. Seria um pecado destacar algum jogador.
    Entretanto, pecador que sou, lá vou eu :
    O melhor jogador – disparadamente – foi o Nenê.
    Show de bola, em todos os sentidos. Show de bola.
    Foi só ‘desengaveta-lo’ da lateral direita e o cara começou a comer a bola.
    Gritamos por isso aqui mesmo no blog, por umas trocentas e quarenta e duas vezes.

    Nenê, seguido de Calegari (monstro), Muriel, Nino, Claro, Dodi e Michel Araujo.
    Yuri não foi mal. Deu para o gasto.
    Aquela ‘ala esquerda’ é que precisa melhorar. Egidio e Marcos Paulo foram muito mal.

    Belíssima vitória, maiúscula, absoluta, soberana.

    1. Pois é, caro Amaury, e pensar que achávamos que o Flu perderia para o Pathético e Figueirense. Venceu com autoridade os dois. O futebol é mesmo um esporte imprevisível e que vive queimando a nossa língua felina!😂

      ST

      1. Felina ?
        Não, meu caro !
        Não é uma lingua, mas uma mente voltada para o bom, para a vitória.
        Por trocentas e quarenta e uma vezes gritamos aqui : Nenê livre !!!!!!!
        Nenê livre, leve e solto, para jogar a baita bola que ele tem !!!!!!
        E foi isso que aconteceu, meu caro.
        Sem desmerecer as atuações de Muriel, Calegari, Nino, Claro, Araujo, Dodi e …… e quem mais ?
        Falta acertar aquela ‘ala’ esquerda, com Egidio e MPaulo.
        Ou ‘ala’ ou ‘desala’ de vez !
        Haha !!!

        1. Perdão, Amaury e Jota, sei q vou caçar confusão -by Fluto – Na minha tv passou isso não.
          O Nenê vem jogando dessa maneira desde o Fla x Flu. Tivesse o menino Marcos Paulo, assinalado os gols q perdeu nos dos jogos supra. O Fluminense seria campeão, como aconteceu em 1995. Aliás, quando no primeiro Fla 1x1Flu, q conquistamos o turno, NINGUÉM, nenhum ser vivo queixou do posicionamento dos nossos atletas, muito pelo contrário…era só alegria! Afinal, tinhamos encontrado o time certo!
          Inclusive, em entrevista, treinador e jogador negam tal posicionamento. Aliás, muita gente boa, dizia q o Marcos Paulo, não estava bem por conta do posicionamento, coisa q não é verdade, basta observar os jogos contra Bragantino e Atlético pr, o nosso menino não jogou nada, continuou matando os contra ataque e perdendo gols feitos. ST

          1. Se v. tiver um tempinho, veja as trocentas e quarenta e duas vezes em que – aqui no Blog – eu urrava por liberdade para o Nenê.
            Nem tanto por esquema tático, mas por saber que o cara não jogava nem 10% de seu futebol, espremido alí na linha lateral do campo.
            E, humildade à parte, cansei de urrar por DOIS MEIAS no time, coisa que só aconteceu com a escalação do Michel Araujo, fazendo dupla com Nenê e – às vezes – com o próprio Dodi, que avança como se meia fosse, juntando-se àqueles dois.
            Desculpe-me, mas em leitura de jogo eu não faço muita bobagem não, meu caro.
            Conselho : se liga neste outro ‘comentarista’ não, meu caro, pois ele não tem absolutamente nada a lhe acrescentar. Muito pelo contrário, irá sugar-lhe todas as energias positivas.
            Abraço.

      2. Sábias palavras, Jota, o pior de tuuudoo… é saber q já, já, logo após um mal resultado, coisa normal no mundo do esporte – baixa no blog, os caboclos AA Alzheimer e Amnesia transformando o T.G, em divã de aloprados e/ou gaiola das loucas…kkk é um tal de fora fulano! Fora João, fora Maria. Verdadeiro show de horror! ST

  16. Uma vitória com V maiúsculo ! Foi o melhor jogo do Flu até agora. Jogou como time grande, correndo o tempo todo, marcando, se entregando. É essa postura que o time deve apresentar sempre. Em nenhum momento o Figueirense conseguiu jogar e foi amplamente dominado. Classificação muito bem vinda, não só pelo ânimo e confiança que dá ao time / torcida, mas tb pelo reforço financeiro que chega aos cofres tricolores.

    Como jogou o “vovô” Nenê ! Vem sendo o melhor jogador do Flu em 2020 e sempre deixa toda a garra e suor dentro das 4 linhas. Arrebentou com o jogo e marcou um golaço de falta. A diretoria tem que ficar esperta e renovar logo com ele, antes que algum clube grande venha tentar tirá-lo das Laranjeiras.

  17. Agora vocês imaginem os jogadores tentando entender este linguajar do técnico, tal como visto em sua entrevista pós-jogo :
    Abre aspas :
    O Yuri sentiu, não era a ideia inicial. Mas aí tive de fazer aquela. Eu to vendo que está tendo bastante conversa a respeito das cinco substituições. Não acho que são as substituições que demorem, são as faltas. Acho que poderia liberar, porque se pegar o número de faltas e ver o tempo, tem que comparar. E aí, às vezes, você trava, como hoje. Se você faz um, aí faz um de novo…. a gente tem que conversar pra chegar num consenso nisso. “. Fecha aspas.

    Aí eu pergunto : ” … conversar para chegar num consenso nisso ?”
    Nisso o que, homem.
    De que você está falando, que não se entende patavinas ? Isso é português, homem ?

    Aí eu pergunto (2) : já imaginaram … ouvir o Angioni falar depois ‘disso’ ?

  18. Obrigado jogadores e comissão técnica!
    É bom vencer e melhor será vencer sábado, abraços para geral do flu do nense do tricolor!!!

  19. STT.

    Postei aqui que o Nenê merecia um banco, ele não merecia, só estava jogando na posição errada. O Odair se tocou e liberou o jogador para jogar onde quisesse, resultado: hat trick. Calegari não sai mais, falta o André no lugar do Yuri, aí completa o time titular. Bela classificação para dar moral contra o Vasco. A bola da vez.

    Saudações Tricolores.

  20. Otima partida, ótima vitória!
    Que alegria ver o Callegari jogando. Bom de bola esse garoto, defende bem, um carrapato, apoia bem e quase marca num chute forte e bem colocado.
    Aplaudo também a nossa defesa, especialmente o Lucas Claro, o Xerife da área.
    Dodi muito bom, Araújo muito bom e naturalmente o Vovô Nenê jogando pra caralho.
    Lamento a má fase do Marcos Paulo e a má partida do Evanilson, que perdeu hoje e tem perdido sempre gols feitos.
    Nada como uma noite de sono tricolor.
    Vamos pra cima do Vasco com moral.

  21. Fim de jogo.
    Bela apresentação e Vitória incontestável.
    Pequenos ajustes que podem ajudar, trocar Egídio e yuri, estão um nível abaixo.
    Luccas claro em boa fase, calegari já é dono da lateral direita.
    Michel Araújo titular.
    Dodi bem no jogo.
    Nenê encantado, que continue assim.
    Evanildo muito trombador e perdendo gols fáceis. MP parece que tem 70 anos.
    Das substituições, well silva é desperdício, pois nunca agrega nada que justifique sua entrada.
    Fred já não consegue correr e se posicionar. Merece uma despedida honrosa.
    No mais foi um bom.jogo
    ST

  22. 33 min e penalti a favor.
    Boa apresentação mesmo.
    Menções honrosas para luccas claro, michel Araújo, calegari e nenê.
    Egídio começa a destoar, é um elo fraco
    Evanilson e marcos paulo estão devendo….
    Gol do nenê.
    Que coisa, 3 gols, beleza.
    ST

  23. Pois é! Só pra complementar o assunto Amaury…Oni e PCA são duas figuraças do blog. Oni é gozado, leva na esportiva…PCA é mais estourado. Mas os dois abrilhantam o Terno e Gravatinha.
    Só não concordo muito com a passividade deles quanto à futebol, mas isso já é da pessoa, não tem jeito.

    Dito isso, é obrigação do Fluminense sim ganhar o jogo de hj e se classificar. Na opinião deles dois pode ser q não, mas qual é o time grande, ou pelo menos o tradicional aí? Então não me venham com chorumelas…o Flu tem a OBRIGAÇÃO de se classificar. Até pq não dá pra perder pra um time que tem Keké de destaque. Me fez lembrar de um personagem de Renato Aragão… Keké… não quer tem quem ké. Se bem que o Flu tem vários jogadores que nenhum time ké.

    Vamos meter logo esse segundo gol.

    1. O seu pedido é uma ordem, Nando, metemos mais dois gols no Figueirense.
      E agora…como fica o José Raimundo e o novato Já Morreu? Tanto q criticam o Nenê. Quase 40 anos, teve covid, já marcou 15 gols em 2020. É o artilheiro da série A. Chupa essa manga, amiguinho!

  24. Bom primeiro tempo, time aplicado.
    Calegari tem que ficar na lateral.
    Não gosto do Yuri, muito bruto.
    Nenê resolvendo, esse Evanilson perde muito gol fácil…..
    Agora é torcer por mais um gol, Figueira não está bem, tem que matar logo para não correr risco…..
    ST

  25. Jogo mais ou menos, o Figueirense não incomoda, mas não podemos perder gols como esse do Evanilson.
    Em tempo, como é ruim esse Egídio.

    1. Pô, José Raimundo, quando o assunto é o Nenê, melhor ficar calado.
      Com todo respeito, vc tá mais por fora q bunda de índio.
      O Nenê é simplesmente o artilheiro da série A, já marcou 15 gols em 2020, detalhe: quase 40 anos, teve covid e joga 90 minutos + acréscimos.

  26. Ainda não vi notícias sobre que time o Odair vai colocar em campo.
    Calegari é uma boa.
    Desnecessário um, quanto mais dois volantes prá esse jogo.
    De defensor, defensor mesmo, só Menino Nino ou Digão e Luca Claro ou Digão.
    No mais é bagulho doido, só do meio prá frente: Calegari, Dodi, André, Araújo, Ganso, Nenê, Marcos Paulo, Evanilson.
    Quero nem saber !
    Mas, prá isso tem que ter culhão.
    Sampaio e Jesus teriam!
    Esse nosso, não tem.

  27. Aquecimento para o jogo de hoje.
    Na esperança de ver uma atuação digna com uma classificação para a próxima fase.
    Estoque de velas renovado.
    E vamos que vamos.

    ST

  28. Pura estupidez, o Sportv não transmitir o jogo para o Rio de Janeiro, hoje.
    Pura estupidez.
    Considerando que não haverá torcida presencial, por que razão ‘omitir’ a transmissão ?
    Desenhando para eles : a transmissão para a cidade sede do evento prejudicaria apenas a arrecadação do jogo, se este tivesse torcida pagante.
    Mas não terá! Então, por que razão castigar ainda mais os que estão presos em casa?
    É um povinho tacanho mesmo !

    1. Coisa horrorosa! O SporTV não transmitir para o Rio de Janeiro, o jogo da vida do Fluminense.
      Hipoteco-lhe a nossa solidariedade e a todos Tricolor fluminense.
      Amaury, fique tranquilo, tranquilo vou assistir por nós 2.
      Dessa vez, não teremos divergência de imagem kkk não posso dizer: passou na minha tv, não, Amaury. Hahaha. ST.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *