Dada a situação insustentável do técnico Fernando Diniz, esta crônica já nasce sob risco de se tornar defasada.
A coluna gosta do treinador, é entusiasta de sua tentativa de fazer do futebol um esporte mais agradável ao torcedor, mas reconhece: Diniz não encontrou o equilíbrio.
O Fluminense faz gols, mas raramente deixa o campo sem ser vazado (apenas no clássico Fla-Flu). Por isso, tem a segunda pior defesa do Campeonato Brasileiro, o que explica as incríveis nove derrotas em apenas 15 rodadas da competição.
Diniz tem razão em sua teoria de que o time sempre estará mais perto do gol quanto maior for a frequência de chegadas ao ataque.
Mas para isso, é necessário uma defesa sólida e segura, diferentemente dos zagueiros que o clube dispõe hoje no elenco.
Na vexatória derrota para o CSA, no Maracanã, diante de 25 mil pessoas, o time nem jogou essa bola toda, como defendeu o técnico.
A despeito das 30 finalizações, o Fluminense teve dificuldades para fazer infiltrações e arriscou na maioria das vezes de fora da área. Yony e Ganso, de frente para o gol, tiveram as únicas chances claras.
O cenário é de dificuldade. Com míseros 12 pontos, o Fluminense ocupa a 18ª colocação e terá que suar um litro até o fim do ano para se manter na Série A.
Tal como fez o Cruzeiro, a hora é de mudança de ares, arejamento. O time já sente a pressão e a chegada de um novo treinador terá também efeito terapêutico nos jogadores.
Dorival, Mano ou Abel. Dificilmente não sairá daí o futuro técnico tricolor.
Destes, Dorival é o que mais agrada à coluna, por ser o que mais se aproxima da filosofia de jogo jogado, mas com prudência e solidez defensiva.
Abel é amigo da diretoria. Por isso também não me surpreenderia se voltasse às Laranjeiras para mais uma passagem.
Mano corre por fora. Tem a simpatia de Celso Barros, como o próprio admitiu em entrevista, semana passada.
O Flu tem jogo decisivo com o Corinthians, quinta. Suspenso, Diniz não poderia ficar à beira do campo. Pelo Brasileiro, com o adiamento do confronto com o Palmeiras, o time só voltará a jogar daqui a duas semanas.
O momento é, portanto, oportuno para a troca. Esperar mais pode agravar situação, a ponto de deixá-la praticamente irreversível.
A semana promete ser quente.
(NOTA: conforme a coluna supôs em sua abertura, Fernando Diniz não resistiu e foi demitido na manhã desta segunda-feira.)
_________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
O Santos, que não tem nem um dos 5 melhores elencos do Brasil (aliás, nem é tão melhor que o do Fluminense) está DISPUTANDO O TÍTULO!!!!!
Tudo porque ousou e contratou um treinador diferente, que faz o que os daqui não sabem fazer.
Já a nossa diretoria, com os dois pés atolados na mediocridade, e amparados por uma minoria da torcida, também com uma ideia mesquinha do que deve ser o Fluminense, contrata não um treinador, mas crise futura.
Incapaz de entender que, apesar dos resultados ruins no Brasileiro, muitos inclusive por culpa da arbitragem e das próprias deficiências técnicas dos jogadores, Diniz nos devolveu o gosto de ver nosso time jogando FUTEBOL, esses dirigentes amadores simplesmente afrontaram a torcida que desejava não a ruptura, mas a continuidade e o aperfeiçoamento.
É obvio que o trabalho de Oswaldo de Oliveira já começa como alvo da má vontade da torcida.
É evidente que, diferentemente do Diniz, a arquibancada não tolerará duas ou três derrotas.
Ou, de fato, Celso e Mário acham que têm tanto crédito que podem desprezar o desejo da maioria dos torcedores, colocar no comando uma figura que nem mesmo eles cogitavam e ainda assim serem aplaudidos?
Pra quem pouco se importava com a qualidade do futebol jogado, não é pouco provável que continuemos a perder. Só que, dessa vez, sem nem mesmo ter o prazer de ao menos ver alguma qualidade futebolística em campo.
A burrice é tanta, que criam desnecessariamente um ruído com a torcida justo no momento em que fazem campanha para o retorno do torcedor ao estádio!
Não conseguem coordenar e concatenar as próprias ideias e ações!
Só há uma maneira de a torcida ser conquistada agora : Oswaldo de Oliveira conseguir enfileirar vitórias a ponto de nos colocar no G6.
Porque, catando pontinhos aqui e ali, só pra garantir a permanência na Série A , jogando o futebolzinho mequetrefe que os times de Oswaldo de Oliveira costumam jogar, não vai colocar gente no estádio, não.
Eu mesmo, se os resultados não melhorarem muito, cancelarei de forma sumária meu sócio-torcedor.
Não financiarei com meu suado dinheiro a incompetência de dirigentes medíocres e ultrapassados e muito menos a minha própria fúria.
Para os que se contentam com pouco e que tanto esforço fizeram pra que chegássemos a esse ponto, que façam bom proveito.
Os daqui, eu sei bem quem são, e quero vê-los ter a cara de pau de virem aqui choramingar na hora em que a merda estiver feita.
Estarei de prontidão pra jogar na cara.
ST
Na verdade a torcida aturou 9 derrotas no torneio.
Mas se o OO for mal, o torcedor vai reclamar mesmo, e dai?
Faz parte do jogo, e me desculpe, esse negócio de jogar na cara me parece bobagem. E se ele for bem e recuperar o time? Você não vai vibrar com bons resultados e ficar feliz?
Torcedor é assim mesmo.
ST
As palavras têm poder, meu caro. Essa estória de achar que não somos responsáveis sobre o que falamos ou escrevemos, ou que nossa opinião manifestada publicamente não interfere em nada é um equívoco. É como o voto. Pode ser um só, mas de uma forma ou de outra fez alguma diferença, mesmo na derrota de quem se escolheu.
Aliás, espero ainda viver para ver todo mundo sendo obrigado a usar certificação digital
pra acessar as redes sociais. Muitos valentões, covardes e irresponsáveis que hoje falam o que bem entendem, sem nenhum senso de responsabilidade, certamente vão sumir.
Então, jogar na cara é importante sim, para que as pessoas ao menos tenham a chance de aprender com as burradas que fazem. É muito cômodo ficar nas redes sociais criando marola e na hora em que a coisa dá errada, adotar a posição do “não tenho nada a ver com isso” ou “torcedor é assim mesmo”. Quem tem que pensar assim é dirigente, eu não.
É óbvio que vou ficar contente se o time se recuperar e fizer bonito nas duas competições.
Tomara eu esteja errado (e não terei nenhum problema em assumir isso) mas acho muito pouco provável que isso venha a acontecer.
Agora, só se salvar de rebaixamento está longe de me contentar. Pra jogar fora meu precioso tempo vendo futebol de várzea, prefiro assistir à Premier League ou à Champions.
O Fluminense, mesmo diante de tantas dificuldades, pode fazer muito melhor. Pena que a diretoria e parte da torcida se contentem com tão pouco.
ST
Bem, acho que você está levando o futebol muito a sério….palavras, certificação digital…..
Na minha opinião de torcedor ficar com FD nem seria briga pelo rebaixamento, mas sim se seríamos penúltimo ou antepenúltimo na tabela.
Vou torcer pelo sucesso do OO e do fluminense.
ST
Amigo, pelo que você escreveu, dá a entender que você é torcedor do Diniz e não do Fluminense.
Cara, a situação estava insustentável. Acho até que a diretoria do Flu esperou o máximo que pode – entrar no Z4.
Para este ano, a direção e a torcida ficariam satisfeitas com a manutenção na série A. Então, chegou-se ao limite. Perder em casa para Goiás, CSA, empatar com o Ceará, é para bater o desalento.
Eu acredito que destes 9 pontos disputados, onde o Flu ganhou apenas 1, se tivesse vencido o CSA, ganhando mais 3, e não entrando no Z4, o Diniz estaria ainda à frente do FLUMINENSE.
Não, Haguiar ! Basta pegar o histórico das minhas postagens e você constatará que já depois da derrota para o Galo eu tinha jogado a toalha em relação ao Diniz, porque percebi que ele não seria capaz de mudar o que estava errado, uma vez que não era capaz de admitir seus erros na montagem da equipe.
Depois da derrota para o CSA, deixei claro que a situação tinha se tornado insustentável.
Meu ponto é bem outro. A torcida do Fluminense queria mudança, de uma forma geral, mas a maioria, sem nenhuma sombra de dúvidas não queria a ruptura com as bases do modelo de jogo.
Não queria futebol reativo, trombada, retranquinha, jogo por uma bolo, chuveirinho, que é na essência o futebol que se pratica aqui, e do qual Oswaldo de Oliveira é partidário. Não podemos esquecer que ele é herdeiro de Parreira.
Mesmo o Dorival, que era o preferido dos mais conservadores, não chega a ser totalmente dessa linhagem de treinadores. Abel , sim. Mano, também.
A diretoria teve como primeira escolha justamente o que tinha a maior rejeição entre os torcedores !
Não podendo contar com Abelanta, nem com Dorival, que com muita justiça não quis ser novamente joguete de Celso Barros, eles correram pra tirar do esquecimento um técnico que há muito tempo não faz um trabalho decente.
Fizeram como o Vasco, que foi atrás de Luxemburgo.
As reações da maior parte da torcida são eloquentes. Falam por si mesmas.
Ou Oswaldo se reinventa e se revela ser um treinador que nunca foi ou o destino próximo já estará traçado : destruição do que sobrou de bom do trabalho do Diniz, continuação das derrotas, só que com futebol sofrível, crise com a torcida e demissão do treineiro.
O problema é que, à medida em que as rodadas vão avançando, a margem de manobra vai ser estreitando. Já vimos esse filme antes, e com Celso Barros no comando.
ST
O Fluminense, mas pode chamar de ‘casa da mãe joana FC’, trocou a duvida de sucesso pela certeza do fracasso.
ESTÁ claro que com esse elenco, principalmente com essa zaga, as chances são sempre pequenas, mas com o Osvaldo Oliveira (OO, duplo zero) elas desaparecem.
Nessa casa da mãe joana, onde cada dirigente só entra pra pegar o seu,
que diferença faz chegar entre o 13º e 17º com qualquer tecnico? Então pra que mudar e pior ainda, pra que tentar com o Abel, só pra levar um ‘passa moleque’ ?
Perderam a vergonha em definitivo.
PASSA MOLEQUE!!!
p.s.
só do Pedrão do Rio elogiar a troca, já é uma merda.
O que é mais incrível é a diretoria dizer que quer reaproximar o time da torcida e , ao mesmo tempo, ignorar solenemente a sua vontade.
Primeiro, tinham como preferido Abelanta, justamente o mais rejeitado. Depois, diante da negativa de Dorival, cagaram para o nome de Ariel Holán, o preferido, e foram desenterrar Oswaldo de Oliveira.
É claro que as chances de isso dar certo são pequenas, pois o trabalho do cara já nasce rejeitado.
Enfim, quem sabe um milagre acontece e ele se revela capaz de se reinventar como treinador ? Acho pouco provável, mas…
ST
estou contigo lucido tricolor, podem criticar f. diniz mas inegavelmente ele nos deu novamente a alegria de ver o futebol ser jogado com tecnica , pecou infelizmente em arrumar melhor a defesa.
os adeptos da mediocridade ,do abelbol ou do muricibol devem estar esfregando as maos de alegria, os chutoes, as rifaçoes, os chuveirinhos , o3 volantes , 03 zagueiros deixaram muitas saudades em alguns.
as pessimas conclusoes, as arbitragens tendenciosas, o maldito var contribuiram em muito para seu fracasso tambem nao podemos nos esquecer da saida de alguns jogadores tipo luciano e everaldo que enfraqueceram a equipe e a contusao do mateus ferraz que foi a gota dagua em uma zaga historicamente fraca.
lamentavel sua saida as vesperas de um jogo importantissimo contra o gamba paulista e depois a “decisao” contra o avai e fortaleza para sobrevivencia na serie a.
fomos garfados contra vasco ( 02 expulsoes ), contra sp e csa pelo var dentro do maraca, ninguem mais nos respeita, somos roubados dentro de casa.o penalti em ganso foi um absurdo.
diniz foi traido por sua ousadia e pela sua teimosia , faltou equilibrar as coisas.
mais uma vez imperou no jogo de domingo a velha e manjada maxima do futebol ” quem nao faz leva”
dizem que depois da tempestade vem a bonança , so espero que com a saida dele nao venha o diluvio.
boa sorte ao osvaldo de oliveira.
um abraço a todos e um beijunda no capixaba!
Li seus comentários aqui. Mesmo discordando de algumas decisões do Diniz, não o demitiria. Não sei quando seria o início das vitórias frequentes, mas acreditava que elas viriam, ainda nesse turno. Agora, sei que a luta é pra não cair. As atitudes do “eurico” barros, demonstram total incapacidade de estar, onde está. Não só ele, o MB a mim parece ser o número dois. Se assim for, esses próximos anos anos serão de rumo à falência.
Pois é, a bola da vez é o simpático Osvaldo de Oliveira! Eu, prefiro o amiguinho Nando.
Fala Garcez!
Depois de muito tempo, volto a comentar aqui no seu blog, olha! Foi lamentável, patético e ridículo o jogo do Fluminense contra o fraco CSA, eu estava no Maracanã e me irritei profundamente com o que aconteceu. Muito toque pro lado, pro outro, recuo pro goleiro, time confuso, não chuta a gol, quando chutava o chute era uma bosta!
Desejo sucesso ao Fernando Diniz, mas precisa se preparar mais ainda, lembrando que no ano passado ele deixou o Athletico-PR na penúltima posição e depois que veio o Tiago Nunes, os caras ganharam Sul-Americana e fizeram um bom Brasileiro.
Agora veio a contratação do Oswaldo de Oliveira. cara respeito a opinião de todos, mas gosto dele, eu não tenho mais nada a dizer a não ser desejar boa sorte ao Oswaldo de Oliveira, que faça o Fluminense correr e finalizar mais e acima de tudo, acabar com esse 4-3-3! É um esquema que eu não gosto, acho que o Fluminense podia voltar com o 4-4-2 ou um 4-2-3-1.
Enfim! Torcer para uma melhora, pois nesses últimos anos foi só dureza e sofrimento. É isso! Desejar boa sorte ao Marcão no jogo de quinta diante do Corinthians. E antes de mais nada, essa merda desse VAR (árbitro de vídeo) só vem fazendo merda e prejudicando o Fluminense e outros clubes, os dois pênaltis não marcados em cima do Daniel e do Ganso foram uma pouca vergonha!
ST!
Rapaz, que bola fora essa de demitir o Diniz as vésperas do jogo contra o Corinthians.. O pior mesmo foi o escolhido para ser substituto. O.O. Sinceramente, eu sabia que não iria demorar para o Celso começar a fazer m* e achar que manda em tudo do alto de sua arrogância. Eu, no lugar do presidente teria esperado até o jogo contra o Avaí. Já imaginou se o time começa uma sequência de vitórias? Bastava o técnico começar a corrigir as falhas do sistema defensivo e algumas no ataque. Faltava matéria humano para o Diniz, talvez por isso a insistência dele em certos cabeças de bagre que não entendemos. Cadê o zagueiro que a diretoria prometeu?? O.mínimo que tinham que fazerz já que iria demitir p Diniz, era ter pensado e combinado com outro treinador antes. Mas nem isso fizeram. Mandaram o carabpra rua sem nem saber quem iria comandar o FLUMINENSE. Acho que estamos num momento bastante delicado e os próximos dias irão nos dizer se algo vai mudar para o bem do Flu ou se a vaca vai pro brejo de vez. Pq uma coisa eu garanto, se o O.O não der certo não teremos tempo para uma recuperação no BR. E ai meus amigos, ninguém poderá nos ajudar.
Bem, a escolha da direção tenha sido até surpreendente, pois o Osvaldo Oliveira nem lembrado foi para assumir como treinador do Fluminense.
Os últimos trabalhos não mostraram nenhuma conquista de expressão aqui no Brasil, sendo o último, o carioca de 2013 pelo Botafogo.
Agora que a escolha foi feita, resta torcer que ele realize um trabalho a curto prazo de recuperação do Fluminense no brasileiro e que já oriente o Marcão nessa primeira partida contra o Corinthians pela sulamericana.
O que esperar de resultado contra o Corinthians chega a ser até incerto, pois qual será a reação do elenco com a chegada do Osvaldo Oliveira?
Mas um empate lá não chega a ser de todo ruim diante das circunstâncias.
Assim haverá a possibilidade do Osvaldo Oliveira ter uma condição mesmo que mínima em preparar o time para a segunda partida contra o Corinthians que por sí só vai ser aquele desafio para buscar a vaga para a semifinal da sulamericana.
À conferir.
Vamos de Oswaldo de Oliveira, é o que aceitou e que o Clube pode pagar.
Sou só um torcedor e se ele fizer esse time ganhar, pra mim tá bom.
Continuo a assistir todos os jogos e a torcer pelo Fluzão, continuo a pagar TV a cabo e o DAZN enquanto estivermos na Sul Americana e torço para que dê certo.
Se fizer merda, eu crítico e se não eu elogio.
Eu sou é Tricolor e quinta feira estarei torcendo contra os gambás.
É por ai.
ST
Depois dessa notícia do OO com novo técnico tricolor, corri para cancelar o premiere e o meu sócio sofredor.
Aí me lembrei que estou em pleno uso das minhas faculdades mentais, não rasgo dinheiro e portanto não assino essas besteiras e nem dou meu dinheiro para jogador de futebol andar de carrão.
Você pega sofrer pelo rabo, Lhemontam?
Brigou com o Celso?
Que diabos é OO? é o q estou pensando?
Tem neguinho muito doido.
Primeiro Givanildo e agora Joel Santana.
Tô achando que o Oswaldo de Oliveira era o terceiro da lista dele.
Mas logo ele escala o time mais uma vez e solta sua famosa frase: Esse time dá caldo, há ver turminha.
Até a primeira derrota, aí é nova escalação e de novo: Esse time dá caldo, há ver turminha.
STT.
Saiu um novo nome entrou um velho nome. Saiu o novo futebol entrou o velho futebol de sempre. Isso é que dá, eleger pensadores de ideias antigas, as que levou o futebol brasileiro ao marasmo de hoje. Antigamente tínhamos grandes craques, praticamente em todas as posições, hoje não os temos. Os nossos técnicos não se prepararam para isso, vivem como não faltassem os craques. Pior são os nossos dirigentes, que pensam como sempre pensaram: é só trocar de técnico que a mágica acontece, ledo engano. O futebol de hoje não é o mesmo que os dirigentes pensam, mudou tudo. Os craques estão na Europa, não estou falando dos brasileiros, estou falando dos locais. Se tiver algum talento, entra a parte científica do futebol. O principal dessa parte é o velho e eficiente “fundamentos do futebol”, aqui jogamos por uma bola, lá eles joga para deixar o jogador na cara do gol, dificilmente perdem o gol. No Brasil Jogadores profissionais não sabem chutar a gol com eficiência, os dribles não acontecem onde se mais precisa deles, são poucos que ainda tem esse fundamento. Sr. Oswaldo de Oliveira, basta nos livrar do rebaixamento, o resto é lucro, já que nossos gestores são incapazes de raciocinar com inteligência, deveriam continuar o trabalho que não deu certo por detalhes, talvez o argentino pudesse arrumar a defesa e afiar a pontaria dos nosso atacantes. Agora é tarde, temos que começar tudo de novo, e sem tempo. Isso é que dá ter pessoas sem talento e inteligência comandando uma potência do futebol. Imagino estas pessoas comandando uma potência nuclear, eu diria: Ai Jesus!
Saudações Tricolores.
Bom, se o novo/velho técnico mantiver o aproveitamento das outras passagens, 58,4%, conquistará em torno de 40 pontos.
Então, 12+40=52 – mais do que suficiente.
Dá pra tirar o pé da lama e virar o ano na série A.
Mas no mercado financeiro tem uma máxima que diz: “ganhos passados não são garantia de rendimentos futuros”.
O contrato do novo/velho/ultrapassado técnico do FLU, será por tempo indeterminado.
Já contrataram pensando que não vai dar certo.
O Conca tá querendo ser treinador do Flu. Apostaria nele????
É muito desanimador. Pq nao um técnico da nova geração? Esses dinossauros nao estão nem ai para conquistas. Qual o tesão de um Oswaldo? A torcida ja vai xingar na primeira derrota. Nao lembro qual foi seu último grande trabalho. Como torcedor estarei sempre esperando o melhor mas a expectativa é baixa.
Vem aí oswaldo de oliveira.
Não seria a minha primeira nem segunda opção, mas talvez dê para o gasto, ou seja, tentar não ser rebaixado.
Vamos ver.
ST
Bem vindo Oswaldo Oliveira!
Vamos dar a volta por cima, vamos pra cima do Corinthians com tudo!
Exato Pedro acho que é por aí agora. Não iriam apostar mesmo noutro técnico emergente para tentar mudar a situação. Seria muito arriscado. O momento pede mesmo um treinador cascudo e o ideal (creio que para a maioria da torcida) seria o Dorival, que mais uma vez nos esnobou. Veio então o Osvaldo Oliveira que eu nem lembrava mais que existia kkk e agora é torcer para o cara acertar a casa, não tem jeito. O novo, o moderno não nos trouxe resultados positivos na tabela. Quem sabe eles vêm com o tradicional que nem sempre encanta mas muitas vezes é bem prático e efetivo. Fazer o quê!
ST
Tem que cair, tem que ser goleado contra o time paulista, tem que enfiar o oswaldo no **, vejam o video do Valdemar irmao dele.
Oni, obrigado pela lembrança…eu duvido que o Marcão, Duílio, Luiz Felipe do sub 20, eu, Pedro do Rio, Goncere, Andrei, Wash, ou até mesmo quem não entende rigorosamente nada de futebol, como vc e o menino prodígio mal-educado faríamos pior do q o ‘pica das galáxias’ arrogante…
mas parece q já temos treinador…e é legal q lembra o seu nome. Pra xingar vai ser melhor, amiguinho kkkkk