Foi uma espécie de renascimento. Depois de 14 rodadas jogando como visitante ou em campo neutro, o Fluminense teve em Edson Passos, enfim, uma atmosfera a seu favor neste Brasileirão. Com a arquibancada lotadinha, próxima ao campo, aproveitou o impulso de fora e jogou com o dedo na tomada, para fazer do estádio um autêntico caldeirão tricolor.
O gol logo aos sete minutos, marcado por Cícero, desestabilizou o Cruzeiro, que não viu bola durante todo o primeiro tempo. O Flu, ao contrário, esteve positivamente irreconhecível, avassalador, passando por cima como um rolo compressor.
Foi um prazer vê-lo jogar. Muito importante que se destaque isso, já que as atuações insossas da equipe vinham se tornando um desafio para a torcida. Desta vez, não. Consegui torcer, vibrar, me empolgar. O time fez por onde. Mais leve, com a escalação ofensiva de Levir, jogou com raça, organização, aplicação tática… E entendeu: sempre receberá carinho quando houver doação, empenho. Resultado é do jogo.
No fim, com o 2 a 0 e a atuação mais do que convincente (no segundo tempo, o time diminuiu o ritmo e administrou a boa vantagem), todos eram só sorrisos em Mesquita – time, comissão técnica e torcedores.
Edson Passos tem tudo para ser, de fato, o alçapão pelo qual o Fluminense, sem o Maracanã até outubro, tanto ansiava, com a arquibancada fungando no cangote dos adversários. Basta que a torcida continue fazendo a sua parte.
E o time, principalmente, também.
***
A diretoria atendeu, finalmente, às súplicas de Levir e trouxe um pacotão de reforços: além de Henrique Dourado, anunciado há alguns dias, contratou o meia Marquinho (herói de 2009, embora, na época, bastante contestado por este colunista, que, contudo, não sabe como anda o seu futebol), Danilinho (ex-Atlético-MG, clube em que foi treinado por Levir) e Alexis Rojas, também meia-atacante e considerado uma promessa no Paraguai. Além deles, o atacante Wellington Silva, cria do Flu e hoje no Arsenal (ING), deverá desembarcar nas Laranjeiras nos próximos dias.
Está engrossando o coreto.
***
Jogando de volante ao lado de Douglas, Cícero desta vez esteve bem. Mas o comentário geral era de que tinha corrido mais na comemoração de seu gol do que nas últimas partidas.
Maldade.
***
Maranhão, já algumas vezes criticado por este colunista, desta vez “entrou no jogo” e fez duas jogadas de levantar a arquibancada.
A torcida, que estava toda-toda em Mesquita, era só euforia: “Ão, ão, ão, Maranhão é Seleção”.
Neymaranhão?
***
Impressão minha ou Samuel com este cavanhaque reto e este cabelo que mais se assemelha a um chapéu não está a cara do Visconde de Sabugosa, do inesquecível Sítio do Pica-Pau Amarelo?
Que onda, hein, Samuca?
***
O Fluminense completou, contra o Cruzeiro, três jogos sem sofrer gol. Um alento para os tricolores, depois de a defesa ter sofrido nove gols da nona a décima segunda rodada. Pelo Campeonato Brasileiro, Diego Cavalieri foi vazado pela última vez no dia 29 de junho, na derrota para o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi. Como o gol de Alan Kardec foi marcado aos 39 minutos de jogo, o goleiro do Flu está há sete tempos ou 321 minutos sem ser batido na competição.
***
E não foi apenas na sua retaguarda que o Fluminense passou em branco. Na disciplina também. O árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio não mostrou nenhum cartão amarelo aos tricolores, que se concentraram apenas na bola.
***
Oportuno registrar também que a vitória do Fluminense sobre o Cruzeiro, a quinta do time no Brasileirão, foi apenas a primeira por mais de um gol de diferença. Antes, o time havia superado o América-MG (1 a 0), o Botafogo (1 a 0), o Corinthians (1 a 0) e o Flamengo (2 a 1).
***
O Fluminense perde pouco. Em 15 rodadas, sofreu quatro derrotas, apenas uma a mais do que o líder, Palmeiras. Mas também pena para vencer – ganha uma partida a cada três rodadas, em média. O problema é que empata muito (seis vezes), o que deixa o time sempre patinando no meio da tabela (ocupa a nona colocação).
Caso Edson Passos vingue mesmo como um caldeirão, o Fluminense tem tudo para subir na tabela e encostar no pelotão de frente em futuro bem próximo. Enfrenta “em casa” (a continuar assim, prometo retirar as aspas em breve) nas próximas cinco rodadas três dos clubes menos tradicionais do Brasileiro – Ponte Preta, Figueirense e América-MG.
Que seja o pulo do gato tricolor.
***
Riascos errou feio em sua declaração. Diante do que fez, não há como tirar a razão da diretoria do Cruzeiro, que na figura de seu diretor de futebol, Tiago Scuro, desligou-o do restante da delegação. Contrariado com sua saída forçada do Vasco depois que teve o empréstimo encerrado, o atacante colombiano, insatisfeito com a reserva e a má fase da Raposa, disse o seguinte à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, após mais uma derrota: “Tiraram a minha felicidade para jogar neste m*rda aqui”.
Apesar de tudo, só não achei certo impedirem Riascos de embarcar no ônibus da delegação, deixando-o a pé numa cidade ainda estranha a ele, apesar de já ter atuado em Edson Passos com o próprio Vasco.
O desabafo pode até ter custado seu emprego, mas jamais deveria pôr em risco a sua segurança.
***
Gosto de movimentar o blog postando sempre bissemanalmente (geralmente às quartas e domingos). Contudo, excepcionalmente, tive, talvez, a semana mais intensa do ano do ponto de vista profissional, com compromissos de várias ordens – até altas horas, inclusive. Por este motivo, não me foi possível escrever com a regularidade com que se acostumou, situação que frustrou a mim e, creio, também a você, leitor, com quem me desculpo.
***
Todos os meus grandes amigos carregam consigo um lado humanitário. Eu me emociono quando penso nisso. São plurais, diversos em seus gostos, ideias, pensamentos e afins, mas são genuinamente preocupados com o bem-estar dos outros, especialmente com o de quem tem menos recursos ou sofre preconceito de qualquer ordem.
Eu os levo para a vida, guardo em meu coração um lugar cativo para eles. Não são muitos, mas são especialíssimos.
Eu os amo e valorizo. São amigos pra valer. Como eu, querem ser a tal gotinha no oceano.
Contudo, estamos tristes com tanta intolerância, mas seguimos confiantes.
Porque no dia em que esta legião de humanitários perder a fé, o mar terá virado sertão.
Uma semana de paz a todos.
______________________________________________________________
Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.
Imerso (sátiro, daí o uso do masculino – metade humano, metade cabra) em lágrimas de crocodilo, jacqueline está lamentando a vitória do Flu. E o estádio lotado faz afundar na retrete das lamentações.
Se levanta, sátira, o final do ano está chegando para vocês tentarem destruir o Flu novamente.
Sempre gostei deste garoto, na rádio o chamam de “baratinha”, Deco o apelidou de “resolve”, enfim, Marcos Júnior.
Garoto de raça pura, DNA 100% Tricolor e que vem fazendo bons jogos.
Demorou para o Levir entender que o garoto neste time, é titular absoluto.
Quando ele pegou a bola e bateu no peito dizendo, quem bate sou eu, torci muito para o garoto e ele bateu como gente grande.
Valeu garoto.
Tenho a impressão que se ele continuar neste nível de comprometimento com o jogo e fazendo gols… será levado logo para a Europa antes de muitos. Eles adoram jogadores assim.
Se eu fosse ele, assistiria a muuuuuuuitos vídeo do Robben (aquele holandês) e procuraria treinar como conduzir a bola perto do corpo e em alta velocidade.
Brasileiro ainda tem a mania de jogar a bola na frente e sair despirocado atrás. Só que esquece que os marcadores também tem velocidade e, no mínimo, chegam juntos e param a jogada dividindo a bola antes de chegarem perto da grande área.
O Robben me impressionou na Copa porque ele levava a bola um ou dois passos a sua frente e coordenava as passadas de acordo com isto. Mesmo em altíssima velocidade, a bola estava quase sempre perto dele. Os marcadores tinham que chegar nele antes de dar o bote e não chegarem na bola para dividirem a jogada.
SSTT
Ora. Ricolor, os nossos craques da nossa época de ouro, faziam isso com os pés nas costas, e até jogadores que não eram estrelas sabiam conduzir a bola protegendo-a do adversário, e até nós que brincávamos na várzea fazíamos isso.
Se Pelé passava por vários adversários, era por saber proteger a bola. O Edinho, nosso quarto zagueiro, saia da sua grande área e deixava alguns marcadores para trás, Ronaldo, Ronaldinho, todos sabiam fazer isso. Maradona sabia, Messi sabe muito bem hoje, e Neymar também sabe..
A turma de hoje é que não pode aprender a fazer isso na base, porque o técnico quer que solte a bola de primeira e não pode tentar um drible; “toca! , toca!, grita o otário quando um garoto segura a bola para tentar fazer algo diferente.
Roben deve ter aprendido isso vendo nossos craques fazerem.
ddddddddddddddddddd
PC,
O Fluminense tinha uma cara que era mestre em conduzir a bola colada nos seus pés, lembra do Samarone?
Cracaço de bola, pena que viveu numa época que a concorrência era enorme.
Grata surpresa de ver a boa atuação de Samuel. Hoje acho que Samuel está jogando mais que o Fred, além de correr bem mais, ajudou muito na marcação. E ainda tem o Henrique dourado chegando.
Concordo!
João,
Bom dia!
Parece outro time quando não jogam W. Silva, Giovanni, Pierre, Oswaldo e Dudu.
Espero que o Levir mantenha esses jogadores bem longe da titularidade e o time mantenha a pegada.
Renovar com o horroroso do Pierre até o final de 2017 e não renovar com o Jonathan para mim é no mínimo muito estranho! Tomara que seja somente mais uma atrapalhada da diretoria!
ST
Um Welington Silva incomoda muita gente; dois Welingtons Silva incomodam muito mais;
Um Henrique incomoda muita gente; 3 Henriques incomodam, incomodam, incomodam muito mais;
Um usuário de óculos rosados incomoda muita gente, 4 usuários de óculos rosados incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais…
Vão dizer que não leram cantando? rs
Não poderia ter sido melhor a estréia do Flu no novo ‘caldeirão’… o time fez a melhor partida no campeonato brasileiro… convenceu… não correu risco em momento algum. A primeira vez que ganha por mais de 1 gol de diferença e que realmente não passou susto. Dessa vez não deu vontade de mudar de canal, embora eu tenha feito isso para ver o vôlei do Brasil. Mas isso é outra história…
Dito isso… alto lá… o time não tem nem 50% dos pontos. Não ganhou ainda 2 partidas seguidas no brasileirão. É 9° colocado (pode cair pra 10° hoje). Ganhou do Cruzeiro, que atualmente segundo o Riascos é comparável àquilo que a gente faz no banheiro. E, para alguns amiguinhos, parece que o time ganhou um combinado Bayern/Barça/Real, valendo título mundial. Vejam só isso aqui…
http://otricolor.com/?pg=noticia&id=11218
Oni, foi vc que escreveu esses absurdos, amiguinho? Foi alguém do quarteto fantástico?
Depois ficam chateados se chamamos de ‘Alices’ ou ‘pollyanas’.
10 (DEZ) pra Jonathan? 9 pra Garibaldo e Henrique? Não sei se os ‘deuses’ do futebol vão perdoar isso… ‘temo’ até pelo encontro dos furacões na próxima rodada. Menos amiguinhos, menos, menos, muito menos…
– Será que essa mudança comportamental foi pelo fato dos novos reforços? Será que os caras ficaram com ‘medo’ de perderem as suas vagas cativas? Sei que são jogadores honrados, incapazes de jogar sem vontade, mas…
– Esse Cruzeiro de hoje está mais para Lira turca. Pqp!
– Foi só elogiar os nossos bravos fd., digo jogadores de vôlei brasileiros, para eles levarem uma traulitada da Sérvia. Pqp (2).
– Sem ‘pressão’, nada funciona no futebol. Ninguém gosta de Mineirinho, só de Coca-Cola. Entendam isso, amiguinhos…
Esse site “otricolor”, aparentemente, está mais interessado nos R$ 10,00 por mês de quem nele se inscrever. Vai ter, no máximo, quatro inscrições do pessoal que anota aqui neste blog.
Rapaz, fiquei impressionado… palavras como ‘atuação DESCOMUNAL’, ‘Gum jogou como craque’, ‘partida impecável’… Parece ter sido escrito por algum amiguinho, por alguém do país das maravilhas ou pelo próprio Peter Pan. Inacreditável!
Nando companheiro boa tarde. Para você todos os times são comparados ao ibis, botafogo da paraíba e outros times menores. Pô cara o cruzeiro foi bicampeão brasileiro e como qualquer outros grandes times oscilam. Tudo bem que o empate contra o Ypiranga- RS foi vergonhoso mas ganhamos do Cruzeiro, um dos grandes do futebol brasileiro, não importando sua má fase. SAUDAÇÕES TRICOLORES.
Falcão, é por isso que digo que o nosso Nando é figura carimbada do blog. Ele tem memória seletiva. ST
Oi Helio! Não esquenta não… apenas acho que é ‘exagero demais’ esses fogos de artifício, confetes e serpentinas depois de qualquer vitória contra quem quer que seja. Mas esse Cruzeiro atual é bem diferente do time bicampeão brasileiro, e como vc mesmo disse, o jogo vergonhoso e indesculpável contra o Ypiranga foi há apenas 12 dias. Esses caras tem que ser ‘cobrados’ o tempo todo, senão não saem da ‘zona de conforto’.
Amiguinho, você é ótimo!! Eu, confesso li cantando.rsrsr- Nando, o autor intelectual daquela pérola estudou na mesma escola dos gordinhos da Plim, Plim!! – É mais ou menos assim: EXAGEROS NAS CRÍTICAS E ABSURDOS NOS ELOGIOS. Os incautos, sugestionados, repetem aqui no blog.
Caro João e amigos tricolores,
Também acho que foi uma boa apresentação, influenciada, principalmente, pelo comportamento da torcida, que fungou no cangote dos jogadores o tempo todo, como dizia um tio meu, ligou o maçarico no rabo dos caras.
Não vejo motivo para grande otimismo, da mesma forma que não sou pessimista quanto a permanência na série A. Vi apresentações tão boas quanto esta ao longo deste campeonato, acho que a diferença para as anteriores foi o clima estabelecido, com a torcida comprando a idéia de ter a “sua” casa. O problema deste time é a oscilação, capaz de uma apresentação convincente para em seguida ter uma ridícula, que é uma característica de equipes da qualidade da nossa. Continuo com a opinião que é um time medíocre, no sentido literal da palavra, e não vejo nos reforços anunciados até agora, nomes que possam tirá-lo desta situação.
Minha expectativa é que vamos ficar patinando ente a 8ª e 13ª posições, o que, convenhamos, é muito pouco para o patamar que conseguimos atingir, num passado recente e vem se deteriorando nos últimos anos.
ST!!!
Você está tão longe que não consegue enxergar a evolução do clube.
Num Passado recente não tínhamos CT e agora teremos o melhor CT do Brasil.
Há muito pra se comemorar.
Comemoro a presença da torcida Tricolor no seu “caldeirão”; agora a coisa vai ferver.
Comemoro a ausência dos estropícios Giovanni, Osvaldo e Pierre. Espero que jamais voltem.
Comemoro o empenho do time.
Conemoro a esperança que está de volta .
Comemoro a construção do CT da Barra.
Comemoro o simples fato de ter tido, novamente, vontade de ver o FLU jogar, sem precisar mudar para o canal da Escolinha do Professor Raimundo, tal qual o nobre pai do nosso Garcez.
E quanto aos novos contratados, tenho pouco a comentar. Conheci bem apenas um desses jogadores citados pelo João Garcez, o Marquinho. Na sua época de FLU, Marquinho nunca mostrou grandes coisas e algumas vezes não mostrou nada. Era fraquinho. Eu não o contrataria.
ST !
Não se enganem, a vitória veio no “abafa” e na fraqueza tática do Cruzeiro. Contra um time melhor estruturado será diferente. LEVIR continua insistindo em alguns erros básicos (a meu ver):
1) SAMUEL não é ponta-esquerda, nem RICHARLISON. São atacantes para jogar centralizados, dentro da área.
2) Quer insistir com esse esquema de 2 pontas abertos? Então adianta o MARCO JR ali pra esquerda (ou direita) e adianta o CÍCERO ou o tal de DUDU centralizado.
3) Coloca 3 zagueiros, o DOUGLAS na proteção e adianta os “alas”.
Prestes a completar 114 anos de fundação (21/07) acho que o Fluminense está vivendo sua derradeira encruzilhada pra figurar entre o grandes clubes do Brasil de fato, não por nome e camisa e sim por disputar e ganhar titulos. A construção do CT em fase final, a negociação do terreno ao lado da Vila do Pan para a construção do estádio próprio, por mais que a maioria da torcida queira jogar nas Laranjeiras o caminho seguido não é esse. Espero que o próximo presidente dê sequência a esse trabalho estrutural de crescimento do clube para os frutos serem colhidos no futuro. ST.
Nação Tricolor,
Esse jogo é um ponto de inflexão na curva do campeonato,não que tenhamos jogado o fino da bola,mas por uma série de fatores:
– O time não mudou em competência técnica, mas teve mais atitude. Acho que as novas contratações foram motivos de uma maior entrega em campo;
– A série de empates na rodada nos ajudou na tabela. Empatar significa deixar de ganhar dois pontos em uma competição muito nivelada;
-O Maranhão está cada vez mais a vontade no time,
– O time está rifando menos a bola, o que denota melhor organização tática;
– O Cícero mostrou de fato que se quiser pode correr mais em campo se levarmos em conta o pinote dele na comemoração do gol;
– Daqui há alguns anos ninguém vai se lembrar que esse time do Cruzeiro era fraco. A estatística vai apontar que ganhamos de um dos maiores clubes do Brasil;
– Como é bom ter um estádio “seu” para mandar seus jogos. A barriga de aluguel do América poderá nos ajudar bastante na 2a. etapa do Brasileiro;
– O Brasileiro pode ser dividido em três terços: o primeiro é o que o Fluminense se melhorar pode ter chances de almejar melhor sorte. Acaso tivesse a sorte de um uma melhor arbitragem contra Sao Paulo e Santa Cruz estaríamos melhor tanques dos.
Mas é preciso melhorar em tudo. Há esperança no futuro.
Sei que irão me trucidar neste BLOG,mas,não serei hipócrita em meus desejos,QUERO MEU FLUMINENSE disputando a SUL AMERICANA e se para isso tiver que perder para o “ypiranga”(um dos maiores times da região sul),perca-se,perca-se…Aquele time fez isso e todos acham que perdeu na bola…(perderam para disputar um melhor torneio,mais grana,etc),desculpem honrados e queridos TRICOLORES,mas esta é minha HUMILDE OPINIÃO. Ótima semana à todos.
Penso da mesma forma, Mário. Além de, assim como na Copa do Brasil, dar ao campeão a vaga na Libertadores. Isso sem falar na Recopa Sul Americana, Suruga Bank e copa euroamericana. Ou seja, além de ser um título internacional ainda dá ao campeão a oportunidade de outras taças que contam como títulos internacionais. E como você bem lembrou, a premiação agora é superior àquela paga pela CBF na Copa do Brasil. ST!
100% de acordo.
Serei a exceção neste trucidamento, pois também prefiro a Copa Sul Americana, primeiro porque é um torneio internacional, segundo porque também dá direito à Libertadores, mesmo que na fase preliminar e terceiro porque os nossos contratados estarão mais entrosados para esta disputa.
Desculpem-me quem não concorda, mas torcerei fervorosamente pelo 0 x 0 contra o Ypiranga.
Saudações Tricolores!
Se perder, perdeu, não vai ser legal.
Agora perder, pra escolher torneio?
Nada a ver com o Fluzão.
Foi uma boa vitória contra um adversário que, hoje, em tempo de ‘real’, voltou a valer ‘ cruzeiro’, ou seja, nada.
Muito ruim o time mineiro que vem na banguela, ladeira abaixo, e já está na Z4.
Por isso, estou feliz, mas não empolgado.
Destaco a defesa — Gum&Henrique–, que jogou muito bem.
Destaco o ataque, — M Junior, Samuel e Maranhão — que fez mais do que Oswaldo&Magnata.
Palmas, muitas, para Maranhão, que vem melhorando a cada jogo e me lembrou hoje o Mário Tilico. Dribla bem e consegue passar pelos zagueiros no raio x, o que poucos conseguem. Quando pensam que ele vai sair por um lado, sai pelo outro.
E esse William Matheus? Tá bem mediocre, ou seja, na média: não é ruim na defesa, nem bom no ataque. Não chuta, não cruza, não nada.
Dudu representou bem o Oswaldo na tarde de hoje, Fica com o título do pior em campo.
Que venham os reforços, mas, até lá, Levir, não mexa no time!
Já dá para perceber que a compactação do time e a marcação foi mais consistente.
A velocidade na troca de passes e o abandono daquelas bolas esticadas foram visíveis na partida.
Falta aquele meia de criação ainda.
Agora, insisto que o Richarlisson precisa ser melhor trabalhado nos fundamentos como passe indo para o sub 20 por um tempo, pois do jeito que ele está jogando está parecendo o Tropeço da Família Addams em campo.
STT.
Dizem que o Fluminense não tem elenco, jogamos sem o Gustavo e muito bem. Quem vai sair para ele entrar? Tem o Pedro, Dourado e o Samuel, tem também Edson Passos. Levir deixou de lado a teimosia ao barrar Osvaldo. Temos que criticar, faz parte do crescimento, temos que elogiar quando se faz por merecer. O Levir falou em oito titulares, agora tem nove com o crescimento e entrosamento do Maranhão. Não tem elenco? Ainda tem os jogadores do sub-20, que podem ser bicampeão brasileiro.
Saudações Tricolores.
Sem querer tirar os méritos da vitória do tricolor das laranjadas, mas dá pena ver esse atual Cruzeiro! E olha que mesmo assim, se tivesse um pouquinho mais de competência e sorte, acho até que engrossaria o modorrento joguinho no campinho do América! C.R.V.G
Imagina se o ” gigante” Luverdense tivesse um pouquinho mais de competência e sorte, Vascaíno? Com incompetência e azar eles empataram com o seu time.
Se o próximo presidente que for comandar o Fluminense tinha alguma dúvida quanto a transformar o laranjal no seu caldeirão depois que for modernizado e ampliado a prova está aí.
Que o maraca faz parte da história tricolor não resta dúvida, mas também tem que ser levado em conta que não é todas as vezes que estará disponível em jogos importantes como foi esse contra a raposa.
Depois das atitudes do Levir (cobranças), a direção acordou e trouxe reforços, consequentemente, pelo menos nessa partida, os jogadores tiveram muita raça e venceram atuando bem. Deve ser apenas coincidência após tudo que aconteceu nos últimos dias, né?! Comando, pulso firme, pressão da torcida e protestos (civilizados) fazem toda a diferença no futebol, isso é para alguns tricolores nojentinhos, teimosos, certinhos e politiqueiros aprenderem… Por eles, nada mudaria, porque aceitam tudo calados, se contentam com qualquer porcaria, consideram completamente normal perder e empatar direto para qualquer adversário e colocam seus interesses acima do Flu.
Para aqueles poucos que têm implicância com o Levir, está aí: 30 JOGOS e APENAS 6 derrotas com o elenco que tem em mãos. Qual técnico anterior conseguiu esse aproveitamento? Lembrando que os jogadores que chegaram ainda nem estrearam.
Tomara que os jogadores sigam evoluindo e mudem de uma vez por todas aquela falta de vontade que estávamos vendo há muito tempo. A torcida até entende que um cara pode ser ruim de bola, mas a obrigação dele é sempre ter determinação, profissionalismo e respeito pelo clube.
Continuo achando que o Fluminense precisa URGENTEMENTE de: 1 lateral-direito, 1 volante e 2 meias de criação (legítimos camisas 10).
E a torcida cantou ” Ão Maranhão é Seleção”.
Valeu Fluzão.
Boa partida do Flu e também como é bom os jogadores ter tempo para treinar e jogar com apoio da torcida.
Eu já tinha dito que aqui na “Baixada Fluminense” não tem para ninguém.
Aqui quem manda é o Fluzão.
Amaury, estamos chegando!! E quem falou que o time era ruim, para variar, pagou mico. Penso, que aos poucos Maranhão e Dudu vão encontrar um melhor futebol. ST
Menos Onivaldo, sem dúvida foi um bom jogo e uma boa partida do Maranhão.
Também estou feliz, mais pelo bom jogo praticado, foi uma partida gostosa de assistir.
Mas ainda falta muito pra comemorar alguma coisa, além dos três pontos é claro.
Tá bom. Vamos em frente. ST
Pelo que vejo desses dois, Oni, já imagino ver nego dizendo que queimou a língua.
Que se queimem muitas línguas.
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj.
PC, dará um grande churrascoooo!!!
Onivaldo,
Antes de tudo, você consegue explicar sobre esta característica de achar que ao se falar de forma genérica não se ofende ninguém?
Para com isso, rapaz!!! Assim não se aglutina. Assim se cria cisão. Tudo isso para quê?
Sem que eu sequer me inclua na sua generalização, quero dizer que contínuo discordando de você.
Afinal, a única coisa que ficou clara para mim é que a entrada de quem estava a fim de disputar as jogadas, correndo atrás para tomar a bola e sair jogando com ela, mudou a postura do time.
Tivemos, há algum tempo atrás, grandes jogadores que podiam render muito mais. Mas participavam do jogo o suficiente para ganhar, mesmo que no sufoco. Fomos até campeões jogando assim.
Então, quem sempre cobrou dedicação e luta dos jogadores, vê agora que, dependendo de contra quem se joga, mas vale ter onze dedicados jogadores do que alguns bons jogadores que talvez não estejam tão comprometidos com esta dedicação.
O treinador é o mesmo. Mudou a postura em campo dos jogadores. Você, que entende tudo ou quase tudo de futebol, não viu isso?
Essa postura é que deve ser exigida de jogador que veste o nosso uniforme. Não precisa amar o clube. Mas deve respeitar a si próprio e a torcida, inclusive a torcida adversária, que quer ver um jogo bem jogado em campo.
ST
Tomara que não seja o Cruzeiro o único time contra o quem jogamos bem. Vamos aguardar os próximos jogos.
Hoje até o Cícero correu.
E o Richarlison é um Leandro Damião piorado. Claro, por ser atacante fará alguns gols assim como Leandro Damião. Mas é ruim demais.
Júlio, você é realmente muito engraçado…característica?? rapaz, toda ação, em tese, provoca reação. Postagem que segregam são aquelas que diariamente esculhambam time, jogadores e direção. Aliás, tem postagem que vai muito além, atacam a honra das pessoas. Penso, que o blog é um grande banco de dados é só pesquisar e cotejar o que postamos. Júlio, contra fatos não tem argumentos. Como torcedor, chamei atenção para o fato do time não jogar bem. Mesmo, perdendo poucos jogos. Inclusive, sendo amplamente dominado pelo adversários, empatando por mera sorte. Fiz, a leitura justa. O próprio treinador admitiu. Quem comanda os jogadores é o treinador. Portanto, cabe a ele mudar a postura do time. Como torcedor , sempre que possível quero ver o meu time vencer, conquistar títulos. Mas, sempre com responsabilidade e ética.
Onivaldo,
Vamos por partes.
1. “Postagem que segregam são aquelas que diariamente esculhambam time, jogadores e direção.”
Por mais que você ou qualquer um se arvore em defensor da honra alheia, entenda que nos falta a legitimidade para agirmos como se fossemos nós os ofendidos. Então, segundo penso, em casos tais devemos discordar da manifestação desonrosa, dizer até que podemos concordar com a linha de pensamento, mas não com a forma de sua expressão. Porém, quem assim se expressa deve assumir a responsabilidade e pronto. A nós cabe respeitar o que é liberdade de expressão, senão, camarada, vira censura.
Veja que não é para descambar para qualquer questão jurídica. É apenas debater sobre o que é liberdade e responsabilidade.
Daqui a pouco vão querer fazer uma milícia para “cassar’ quem diz palavrão. Não dá, né?
Cada um tem a sua opinião. Você pode achar que outro colega é pessimista, black wing, ou seja lá o que for. Já o outro acha que há polyana. Apesar de eu preferir não adjetivar, mas acho que basta escrever a opinião contrária e pronto.
2. “Quem comanda os jogadores é o treinador. Portanto, cabe a ele mudar a postura do time”.
Jogador e o próprio treinador chegam no clube e procuram logo saber como as coisas funcionam. No nosso clube enfrentamos durante um bom tempo situações peculiares, com relevância para a atuação do patrocinador, de um grupo de jogadores, que, mesmo sem querer, mesmo sem formarem uma “panela”, acabavam influenciando os demais.
Um jogador chega no clube e vê outro ganhando uma fortuna por mês, liderando a equipe, com um cartaz tremendo, aí ele vai entrar em rota de colisão com ele ou vai tentar entrar para o grupo que está com ele?
Veja que eu não estou dizendo sequer que houvesse algum tipo de desavença ou que houvesse um grupo que impusesse nada aos demais jogadores. Apenas falei da influência de um status quo, que faz com que torne mais difícil qualquer mudança de paradigma.
Então, o clube deve também deixar muito clara a sua opção por quem comanda os jogadores. Porque o treinador no Brasil tem “prazo de validade”, que vence antecipadamente se ele “erra” no contato com os jogadores. E é esse contato com os jogadores que segue a ordem natural das coisas no clube.
Agora mesmo o Levir tratou de dizer na imprensa que ele fica chateado quando dizem que o time correu mais ou teve mais atitude por causa das contratações. Ele disse que “fica triste”.
Mas me responde aí: O que mudou no time? Você acha mesmo que foi só tirar o Oswaldo ? Pois eu até acho que, apesar de ter ido mal, Oswaldo ainda era quem sempre corria e muito.o que dá para ver é que todo o time, praticamente, mudou de atitude.
Ou você também acha que esta semana os jogadores treinaram e conseguiram mudar tanto o seu jeito de jogar? Aprenderam tudo em uns dois ou três dias de treinos?
Vamos torcer que agora talvez a coisa engrene. Vamos ficar de olho se, com as mudanças que acontecerão com o reforços, o time vai continuar com a mesma “pegada” ou vai cair o rendimento.
Nessa hora é que deve entrar a turma lá de cima, já que jogador que deixa a “peteca cair”, dependendo da razão, tem que ser afastado, negociado… Só não pode é atrapalhar a “pegada” dos outros em campo.
ST
Júlio, ok. Tudo bom! Quanto a parte 1. – Concordo. Apenas não confundo censura com ANARQUIA.
Quanto a parte 2, sou pragmático. Penso que tudo de bom, vem do fato de não termos levado o gol. E como fizemos o gol logo no inicio tivemos a tranquilidade para propor o nosso jogo. Júlio, fui ao jogo do Vitória, e testemunhei a aplicação dos atletas, em especial o Osvaldo. Posso garantir que os atletas estão se aplicando. Contudo, fomos bombardeados. Idem contra Flamengo e São Paulo. Precisamos nos defender melhor. Os nossos defensores são bons jogadores. Mas, ninguém consegue jogar 90 minutos com zero de erro. Esse problema deve ser resolvido pela comissão técnica e jogadores. O nosso problema não é de qualidade individual, temos um excelente grupo. Precisamos arrumar a parte coletiva.- Júlio, NÃO acho que o fato do Osvaldo não ter jogado foi o motivo para a nossa vitória. Penso que o Osvaldo tem lugar no time. Só gostaria que não fosse aberto na ponta, acho que livre, flutuando para ser o desafogo. ST
Na linha do que havíamos exposto aqui, caro marmund, semana passada :
Time compactado, marcando implacavelmente na bola.
Destacando-se o Maranhão, em dia de Cafuringa.
Todos os demais muito bem na partida.
Nem mesmo o Richarlison merece críticas pelo fraco desempenho técnico, tamanho foi o seu empenho em participar intensamente do jogo. Não se escondeu.
Fiquei muito animado com o ‘encaixe’ do jogo da dupla Douglas e Cicero, tanto na cobertura como no apoio.
Os dois laterais podem ser a solução definitiva para as posições, se jogarem sempre assim.
Amaury, penso que é por aí mesmo. Nunca tive dúvidas quanto ao potencial do elenco. Contudo, da forma que estamos jogando, obriga os nossos defensores atuarem no limite de erro. ERRO ZERO!! E, sabemos que futebol é também coletivo e esquema tático. Veja, contra o Vitória não tomamos gol, mas, o adversário teve várias oportunidades. Idém contra o Flamengo, São Paulo. Ontem, a coisa se repetiu. Nossos defensores foram firmes, tivemos sorte e marcamos primeiro. Esse conjunto de fatores deu sustentabilidade para propor o nosso jogo. Imagina se alguém falha e os caras fazem o gol? – Amaury, o Levir precisa corrigir o posicionamento defensivo.
Marmund,
creio que ele irá optar por um esquema com três zagueiros : Gum, Henrique e Renato Chaves.
Aí, deixa apenas o Ciço na proteção e solta todos os demais para o ataque.
Então, ficará a dúvida : o Cavalieri saberá jogar ‘na sobra’ ?
Você terminou o seu comentário falando dos laterais dizendo: “…se jogarem sempre assim.”
Acho que isso também deve ser pertinente a todo time, que até então vive de altos e baixos, razão pela qual não sai do meio da tabela.
É preciso que a atuação de ontem, se mantenha na maioria das rodadas daqui para frente. Só assim esse time dará liga e a torcida se empolgará para empurrar esse time para as cabeças.
E isso fica bem definido pelo nosso JMG neste seu post pós jogo:
“Foi um prazer vê-lo jogar. Muito importante que se destaque isso, já que as atuações insossas da equipe vinham se tornando um desafio para a torcida. Desta vez, não. Consegui torcer, vibrar, me empolgar. O time fez por onde. Mais leve, com a escalação ofensiva de Levir, jogou com raça, organização, aplicação tática… E entendeu: sempre receberá carinho quando houver doação, empenho. Resultado é do jogo.”
Essa, portanto, tem que ser a tônica daqui para frente, porque de atuações insossas a galera tricolor está realmente cheia. Que os reforços possam somar muito daqui para frente e que possamos então voltar a sonhar com dias melhores nas Laranjeiras.
ST
O time é ótimo! Como é maravilhoso estar na 9ª colocação do brasileiro!
Nono lugar é motivo para festa? É isso?
AGORA TEMOS CALDEIRÃO.
Isso é importantíssimo.
Mais do que a disposição do time e a vitória é saber que nosso time tem um novo caldeirão.
Pode jogar mal, mais com um estádio nosso e apertado, os adversário vão tremer.
Parabéns a Diretoria que devia ter colocado o time em Edson Passos antes.
Faltam 26 a 27 pontos..
Está ficando razoável, e com vitória a coisa fica bem mais agradável. .
Está bom que o time não se deixa encurralar há muitos jogos, mas deixa os adversários trabalharem muito à vontade ali perto da divisória, e mesmo dali eles podem acertar bolas perigosas em cima da da nossa cidadela, e a situação fica aflitiva para o torcedor.
O Levir precisa mandar fazer aquelas blitzes para abafar o adversário na sua intermediária no momento em que ele começa a crescer, e dar-lhe uma desestabilizada, o que é elementar numa partida de futebol.
Eu levo fé em Maranhão e Dudu, e penso que é só deixa-los adquirir mais confiança dentro do ambiente, e acho que o Samuel está voltando muito para marcar, e essa não deve ser a sua função a todo momento.
Então, ontem vimos o Botafogo na “sua” arena, e o Flu na “dele” hoje, e até que ficaram bem arrumadinhas e com o gramado parecendo muito bom.
É aí a gente pensa que estes três que reclamam de muitas viagens para jogar fora do Rio, já poderiam ter um campinho desses, modesto mas funcional há muito tempo, mas acreditaram que teriam o maior estádio do mundo sempre à disposição por muitos anos.
hhhhhhhhhhhhhhhh
PC, não quero ser provocativo. Mas, confesso, estou curioso para saber o dirá o nosso Amiguinho Nando. ST
Ele é como aquele mágico que tira a carta que quer da manga,
Estou até vendo-o falar do novo Stade de France de Édson Passos que o Peter fez.
ccccccccccccccccccccc
Uma boa vitória hoje
Perceptível a disposição dos jogadores, e digno de nota, sem um cartão amarelo.
Parece provado de que não precisamos de Osvaldo e W. Silva.
Agora é manter os pés no chão e ir buscando 3 pontos jogo por jogo.
Se jogar desta forma na baixada da para vencer.
Não vejo a hora de retornar ao Maracanã…..esse negocio de jogar em estádio pequeno, com todo respeito, é para time pequeno…..
ST
Engraçado, enchem o saco neste blog que o FLUMINENSE deveria ter um tecnico sulamericano, ou estrangeiro, mas e ai o cruzeiro tem um portugues, e esta na zona, os bambis paulistas, tem um sulamericano e foi eliminado da libertadores. VALEU FLUSÃO BELA VITORIA SOBRE A RAPOSA E VAMOS QUE VAMOS. SAUDAÇÕES TRICOLORES
É isso aiii…rumo ao penta fluzao…tá cheio de flanelinha ocupando vaga na nossa frente…cheio de cavalo paraguaio lá em cima…a baixada fluminense vai trazer bons fluidos…vamos transformar edson passos na nossa lá bombonera…10 mil por jogo com renda média de 250 mil tá ótimo…nossa cereja do bolo será o maraca no final do ano.
Começando pelo estádio, pequeno é fato, mas organizadinho ,o campo um primor, limpo, tudo pintado… Mais uma obra do maior, inigualável, incomparável Presidente do mundo, da galáxia e da quarta dimensão (só de sacanag**).
Mas que está um caldeirãozinho interessante e bem tricolor está. Gostei!
Se o time entrar dessa forma, com pegada, fungando no cangote, todo mundo dando seu sacrifício, dá pra encarar qualquer um no campeonato, incluindo o palmeiras.
Continuando assim vai bem.
Reis, o Peter é the best!! Detalhe: NÃO ANTECIPOU AS COTAS DA TV. É MOLE OU QUER MAIS?
Até cavalieri vem vindo bem nos últimos jogos. Dando menos chutões, lançando mais com as mãos, saindo melhor nas bolas alçadas.
Não tem nada excepcional no campeonato. Tem é raça, honra pelas cores e uma organização tática básica.
Pegada; vontade de ser feliz e conquistar um lugar ao sol. Seguindo dessa forma, massacraremos o ypiranga e chegaremos lá no topo.
Jogaram com afinco, valorizando a presença do torcedor e o nome do Flu.
Fico satisfeito quando vejo determinação em campo. Apesar do cruzeiro andar capengando, um bom jogo pela disposição, pela busca do gol. Um final de semana de paz.
Caros,
2×0. Sem Oswaldo! O time segue jogando bem. A única figura que para mim destoa é este Maranhão. Gostaria de ver o Robert no seu lugar. Vamos ver…
SDs Tricolores pela Democracia
Maranhão foi um dos melhores em campo
De fato, queimou minha língua e melhorou muito no segundo tempo.
Espera o jogo terminar
Pra gente ver como é opinião de torcedor.
Também achei que o Maranhão foi um dos melhores em campo.
Quem destoou pra mim foi o Rciharlison, taticamente pode ter feito um bom jogo, mas este menino é muito ruim.
Cícero é o termômetro deste time, quando joga com vontade o time vai bem.
Grande vitória e um bom jogo de se ver.
ST.
Também acho que o “jogar com vontade” fez diferença.
ST
Maranhão destoa?¹
Você viu o jogo ?
Tem certeza??
Vc que não viu, ou não quer ver.
O cara jogou bem.
Acho que você não entendeu…
Eu achei que ele jogou bem. Nosso amigo aí de cima que havia se precipitado mas depois se corrigiu.
Mas valeu !