Épico!

Ao deixar a alma em campo e entregar seu coração à torcida, o Fluminense reviveu, na tarde de domingo 22, a melhor faceta do Time de Guerreiros, iniciada há quase uma década, na arrancada milagrosa que abriu caminho para as maiores alegrias do clube neste século.

“O futebol não é feito de títulos, de números, mas de emoções. Como bons livros e filmes, times que resistem 20, 40 anos, são vencedores.”

A frase acima é de um dos técnicos mais admirados da atualidade, Pep Guardiola, cujo modus operandi faz vibrar plateias do mundo inteiro pela qualidade do jogo dos times que dirige. Todos reconhecem a sua marca.

No Brasil, equipes como Corinthians, Grêmio e Atlético-MG construíram uma identidade nos últimos tempos. O futebol pragmático mas vitorioso do clube paulista vem da Libertadores de 2012, o estilo Galo doido de jogar despontou no ano seguinte, quando o clube mineiro também arrebatou a taça mais cobiçada da América. Já o Grêmio, mais recentemente, conseguiu adotar um estilo em que alia sua histórica pegada a um futebol mais bem jogado, agradável ao público.

Meia Thiago Neves, vice da Libertadores, campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro pelo Flu, foi um dos destaques do Cruzeiro

Mas antes mesmo do trio supracitado, o Flu já tinha o seu selo, a sua identidade. A pecha de Time de Guerreiros, iniciada na era Cuca, grudou no clube de tal maneira que passou a ser assim denominado até pelos jornais e locutores televisivos.

Da vibração de seus atletas, que doam até a última gota de suor, sem nunca desistir, o clube fez disso a sua marca desde então, período em que, não coincidentemente, embarcou nas mais emocionantes jornadas nacionais e internacionais, que conquistaram a simpatia de seus seguidores no Brasil e no exterior. Até quem não era Fluminense reconhecia naquele clube uma identidade guerreira, como muito ouvi quando estive em Buenos Aires pela última vez, em 2011. O Tricolor tinha a admiração da maioria deles. Os argentinos, sabe-se, se identificam demais com essa escola.

Da eliminação para o Olimpia na Libertadores de 2013 deu-se, contudo, o hiato fatídico. O Flu abandonou sua marca, passou a brigar contra sucessivos rebaixamentos e, como consequência, perdeu espaço na mídia e viu sua torcida se divorciar do time. Já não mais o reconhecia.

Lance aconteceu no primeiro tempo
Entrada dura do lateral deixou Flu com dez ainda no começo do jogo

Mas a vitória monumental sobre um dos maiores elencos do país, épica pelas circunstâncias (uma entrada grosseira e injustificável de Gilberto em Sassá deixou o time com dez desde os primeiros minutos), fez lembrar o Time de Guerreiros em seus melhores dias, foi como um resgate do selo, que teve o reconhecimento de milhares de tricolores, que comemoraram o triunfo histórico ante o Cruzeiro como quem acabou de conquistar uma Copa do Mundo.

Entre cânticos de exaltação ao time, punhos cerrados e muita emoção no Maracanã, o Time de Guerreiros foi de novo celebrado.

Se o Tricolor fizer desta atuação de novo a sua marca, voltará a jogar para plateias colossais, ávidas por aplaudi-lo.

Pois é de emoções que se vive, como disse Guardiola. E este Flu maravilhoso de domingo nos fez lembrar por que gostamos tanto de futebol e por que amamos incondicionalmente a nossa bandeira.

Mais Fluminense, impossível!

***

Defesa monumental nos acréscimos garantiu primeira vitória do Flu

Ave, Julio Cesar! Que defesa monstruosa aos 51, uma das mais difíceis da história do estádio.

Castilho assinaria.

***

Este jovem time do Flu vem se entregando não é de hoje.

Vale lembrar os clássicos recentes contra Flamengo, Botafogo e Vasco, e até mesmo a estreia contra o Corinthians, em Itaquera, muito elogiada pela opinião pública.

Mas a de domingo, jogando com um a menos durante 80 minutos, foi monumental, de fazer o tricolor envergar sua camisa com um orgulho do tamanho da dedicação de seus atletas.

***

Diante de um Fábio abatido, Pedro celebra o único gol da partida. Atacante é o artilheiro do Flu na temporada, com nove gols

Parabéns à meninada do sub-20, campeã da Taça Rio, dentro de São Januário!

Leo Percovich, esse título é seu!

***

Valeu, Pedro! De cara, de barriga, o negócio é bola na rede!

***

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

231 thoughts on “Épico!

  1. Este caso do Richarlison se resume no seguinte, a meu ver :
    O Flu tinha um jogador que começava (apenas isso) a colocar o nariz para fora d’água no futebol local.
    O empresário do jogador, esperto, viu ali uma boa chance de faturar uma grana alta.
    E, como o clube estava desesperado por dinheiro, vendeu o jogador por 46 milhões de Reais.
    Retendo o Flu o direito a 10% do que exceder a este valor em eventual futura venda.
    Como resultado, o jogador explodiu na Europa e está valendo – dizem – 150 milhões.
    Explodiu, como NÃO ACONTECEU com trocentos e oitenta e nove jogadores, como Gerson, Kenedy, etc.
    Foi um negócio de risco bancado pelo clube contratante. Negócio que – parece – desta vez deu certo !

    Então, em suma o que ocorreu foi :
    ° A venda de um jogador ainda verde para um clube europeu que ‘bancou’ o risco do negócio.

    Com base nesta história, há uma outra alternativa que o Fluminense poderia por em pratica, com chances de obter melhor resultado de futuros negócios, que seria :

    ° O Flu emprestaria futuros “Richarlissons” a clubes europeus de ponta, sem preço de passe fixado, mas reservando ao clube europeu (barriga de aluguel) uma bela porcentagem de lucro como ‘comissão’ por uma eventual futura venda do jogador na Europa.
    Assim, o clube europeu não bancaria o risco de eventual insucesso do jogador e – por outro lado – o Fluminense lucraria bem mais do que no exemplo em pauta, caso o jogador estoure no novo clube.

    Fica a sugestão.
    18:18>24Abr

  2. Parece que já bateu o desespero nos advogados do Scarpa.

    Que – pelo que eu soube (não me lembro de qual fonte) já foram (os advogados) – defenestrados por sua outra ‘vitima’ (leia-se cliente), aquele lateral esquerdo do Santos, Zeca, que os demitiu.

    Por outro lado, parece que contrataram uma verdadeira ” carga da brigada ligeira “na Flu DEPress”, a julgar pela insistência do NotFlu em defender o jogador, insistindo em criticar a posição do clube, citando até que o Flu ‘ só pensa em dinheiro ‘ e que não dá ouvidos aos ‘anseios’ do jogador.
    Isso tudo com uma (in)devida interferência do Ministério Público do Trabalho, que tomou as dores dos advogados do jogador e insiste em pressionar a Juíza que definirá a culpabilidade das partes na ação.

    E, em questões processuais, o desespero é sinal de que já faltam argumentos e que a causa já está sendo vista como perdida.

    A ver, turminha !!!!!
    18:03 > 24Abr

  3. Atual gestão(?) …. ALÔÔÔ!!!
    Por 2.000.000,00 de euros (isso mesmo!!!) o Fluminense adquiriu 55% dos direitos federativos de Robinho, apresentado pela atual gestão(?) como a “GRANDE” contratação de 2017, causando desconforto nos demais jogadores, credores de salários e outros créditos contratuais.
    Em menos de um ano, Robinho foi diminuindo, diminuindo, se tornando cada vez mais “inho”. Hoje seu valor de mercado é pequenininho… nininho, nininho, e não se vê quem pague 20% do investido pelo Tricolor.
    A “solução”, muito repetida pela atual gestão(?), deverá ser emprestá-lo, correndo ao encargo do Tricolor parte, ou até a totalidade dos salários e demais direitos contratuais do nininho.
    E ainda há quem elogie atual gestão.
    ALÔÔÔ!!!

    1. Oh, Tche, vou tentar ajudar nessa !
      De boa, mano !

      Lembro-me vagamente de ter lido que um empresário teria comprado 50% do passe do Robinho e que o deixaria no Fluminense, para valorização e posterior negociação.
      Este “vagamente” é para valer. Não assino isso que acabei de escrever.

      Mas assim sendo a noticia de que o jogador não mais será utilizado pelo Flu passaria a fazer sentido.

      Aproveito para sugerir que algum colega de Blog colabore com uma informação mais precisa a respeito desta minha “vaga lembrança”.

      De boa, mano !
      21:34

  4. Eu fiz um comentário no qual discordava do título do post “Épico” para aquele jogo e aquela vitória sobre o Cruzeiro, e disse que nenhum torcedor tricolor quer ver jogos daquele tipo. Só isso, pois não não falei nos temas proibidos. .
    Não estou querendo nem explicação mais, e só acho lamentável que um veículo de comunicação faça censura, e trate seus leitores e colaboradores com o desprezo. que se vê agora.

    Como estou incomodado, e os incomodados que se mudem, então exijo que parem de mandar coisas escritas no blog para minha caixa postal, e fim de papo.
    PCA

    1. Moderação responde: Lamentamos o ocorrido, senhor Paulo. Seu comentário estava em nossa caixa de spam. Já está publicado agora. Obrigada e desculpe-me.

  5. O Fluminense sempre foi vanguarda!
    Nos momentos onde parecia batido e destruido, renascia e calava a boca dos tacanhos, que não enxergam um palmo à frente do seu respirador nasal!
    ***
    Tivemos presidentes como um Francisco Horta, um Manoel Schwartz, que fizeram times vencedores e campeões partindo do nada, sem dinheiro, mas com muita audácia, coragem e inteligência.
    ***
    Quem não assistiu ao vivo, eu entre eles, não deixe de assistir aos depoimentos dados pelo Paulo André e Muricy ontém no Bem, amigos!, sobre o Fernando Diniz!
    ***
    Perdemos a maior de todas as oportunidades, ao não trazer o FD para o Fluminense no início do ano.
    E pela metade do preço de um Abel!
    Qdo alguns aqui, eu entre eles, imploramos que o Fluminense, através da contratação do FD, mostrasse a todos que continua diferente dos demais pq arrisca e ousa nas suas atitudes, muitos aqui, iguais que são na mediocridade, deram porrada, chamando o cara de estagiário!
    ***
    Hj o Fluminense não é nem sombra daquele Fluminense que eu aprendi a amar e admirar!
    Hj somos um time, um clube, conformado com a mediocridade, de cima a baixo!
    Um time que comemora qdo não é rebaixado, subjulgado, passivo!
    Triste, muito triste!

  6. STT.
    Onde foram parar os 1,3 milhões de euros? Na Udinese não está! Por isso que o preço do lateral Ayrton foi estipulado subvalorizado.
    Saudações Tricolores.

  7. A frase de Guardiola é muito poética e faz algum sentido. Mas todo final de mês as contas chegam e o que faz o clube faturar são vitórias. Um time que não é vencedor, não vende produtos, não atrai torcedores, não fatura.
    Ser vencedor não significa ser campeão sempre, mas estar sempre disputando para ganhar e ser campeão eventualmente. Coisa que o Fluminense não faz a algum tempo. O pior é que com a conversinha de alma, sofrimento, raça, luta… Abel está instalando um complexo de time pequeno no Flu. Se não vencermos esse complexo de inferioridade logo, os guerreiros serão esquecidos

    1. Tá bom! O emblemático gol de barriga de Renato Gaúcho tirou o Fluminense da fila de quantos anos? Ah, não era o Abel o nosso treinador. Na história do Flu existem outros interstícios.
      Nos últimos anos só Fluminense/Cruzeiro/Palmeiras e Corinthians conquistaram o brasileirão.
      Ah, o campeonato é disputado com 20 clubes. Portanto, tem 16 clubes na fila.
      O Guardiola jogou futebol e é famoso treinador. Super campeão! Talvez, seja tb poeta. E você companheiro acaso já calçou chuteiras? já bateu uma bolinha? com todo respeito. Faz-me rir

      1. Vc eu sei que ainda joga bola… como o Pedro vc ainda leva muita bolada no queixo. Não é mesmo?
        Quem me contou foi o agricultor que disse que babaçu abunda aqui no cerrado desde que vc trouxe as suas duas bandas.
        SSTT

    2. E com isso ele – Guardiola – vem ganhando TODAS.
      Só não dá para comparar (1) ele com Abel e/ou QUALQUER outro técnico tupiniquim e (2) os elencos que ele tem tido em mãos com o recém (e pobremente) reconstruido elenco tricolor.
      Concorda, Eduardo ?
      13:59>24Abr

      1. A comparação de Guardiola com Abel é algo inútil, mas vamos ver alguns números para atender sua curiosidade.
        Abel é treinador desde 1985
        Guardiola desde 2007
        Titulos importantes conquistados:
        Abel em 33 anos – 1- Copa do Mundo da Fifa, 1- Libertadores da América, 1 Brasileirão e 2 torneios no Mundo Árabe. Não considero campeonatos estaduais relevantes para constar nessa comparação. Mas, para satisfazer sua curiosidade constam 8 títulos estaduais para Abel.
        Guardiola em 11 anos – 3 Copas do Mundo da Fifa, 3 Champions League, campeão espanhol 3 vezes, campeão alemão 3 vezes, 1 campeonato inglês.
        Nem o Flu vai contratar Guardiola, nem demitir Abel. Por isso é inútil a comparação.

        1. Exatamente o que eu havia dito, Eduardo.
          Sem ter demonstrado qualquer “curiosidade”, a tal que você gentilmente tratou de ” satisfazer”.
          Assim, resta-me agradecer pelo empenho em confirmar tacitamente o que eu dissera, ou seja :
          ” Só não dá para comparar (1) ele com Abel e/ou QUALQUER outro técnico tupiniquim e (2) os elencos ….. “.
          Valeu, parceiro !

    3. Eduardo, parabéns por seu comentário lúcido.
      Coincide com a minha visão do comportamento do Fluminense nos últimos anos, quando nos minutos finais, se assusta com a possibilidade de vitória e passa a praticar um futebol covarde se limitando a adotar um posicionamento desorganizado e extremamente defensivo, sem sequer tentar uma alternativa qualquer de posse de bola .
      É muito desconfortável para um torcedor como eu acompanhar esses finais de jogo, no meu ponto de vista inglório, nunca épico.
      Não foi apenas nesta última partida, quando tínhamos um jogador a menos e talvez até possa se justificar postura tão tresloucadamente defensiva, pois isso é algo que vem se repetindo de forma usual, há anos.
      A pergunta é: por que nosso time passa 80 minutos jogando da forma como é preparado (não importa neste caso se bem ou mal), consegue chegar neste ponto do jogo vencendo e ….. entra em pânico nos últimos minutos?
      Complexo de inferioridade, como você (e eu) desconfiamos?

  8. Ajurica (e outros…),
    o termo ‘verdadeiros tricolores’, é uma ironia fina… na verdade quem fala isso são os chamados ‘incondicionais’, aqueles caras que podem ver o time caindo para as séries b, c e d, que continuam aplaudindo, elogiando e não admitem que se façam críticas. Hoje em dia esses ‘verdadeiros tricolores’ são representados pelos 3 bobocas do blog. Quando o time perde (normalmente), eles somem, fazem um ou dois comentários e mais ‘patrulham’ os outros do que comentam sobre o time… mas quando ganha, ah meus amigos, qualquer que seja o adversário, eles soltam plumas, paetês, lantejoulas, confetes e serpentinas. Mais do que isso, acham que o time ganhou por causa deles, e que nós ‘críticos’ é que não deixamos o plantel evoluir e ganhar títulos… entenderam Ajurica e Rodrigo ?

    Falando sobre o time, foi uma vitória heróica (não gosto de usar esse termo, mas essa foi mesmo). Credito 90% ao Sobrenatural de Almeida… gol de boca, bola na trave, Gum melhor em campo, defesa milagrosa no último lance, 10 jogadores por 80 minutos… não tem muita explicação.

    E já que deu certo, vamos repetir as palavras… vamos Fluzão, ‘é nóis’, ‘vamo que vamo’, haha, nosso time é uma seleção, nossa zaga é intransponível, nosso ataque é imarcável…
    Já que deu certo, vamos tentar novamente…

    1. Amiguinho, não!
      Veja, é público e notório. Ou, melhor dizendo é de domínio público. Para ser Verdadeiros Tricolores, o cabra tem que nascer forte! Viver forte!
      Saber enfrentar as adversidades, os infortúnios com altivez, sabedoria e tranquilidade.
      Os verdadeiros tricolores diante do infortúnio, da derrota, aceita resignado buscando sempre melhorar. Pois, sabe que no jogo de futebol além das vitórias, existem tb derrotas, empates
      e o mérito dos adversários.
      Os verdadeiros tricolores tem como uma das características enfrentar os problemas de peito aberto! Sobretudo, com sabedoria e responsabilidade.
      Ficar no blog, feito desorientados com a saia na cabeça, chilicando, praguejando, atacando a honra de pessoas ilibadas, repercutindo fake news, mentindo descaradamente, apoquentado com aqueles que pensam diferente. Certamente não são características dos Verdadeiros Tricolores. Nando, jamais esqueça: o blog é um espaço cultural; é no Fluminense Football Club o lugar onde nascem os fortes!
      O resto, podemos considerar como tricolores mede in China e/ou Paraguay, e, na pior da hipóteses podemos chamar de Asas. Xô nigrinhagem.

        1. Amaury, sabe o pq da caixa preta q se tornou o diagnóstico encomendado pelo Fluminense junto a E.Y?
          Simplesmente, pq levando em consideração a NATUREZA E NUANÇAS do clube de futebol, o diagnóstico NÃO É CONCLUSIVO!
          Esse é o motivo da caixa preta, Pensador.
          E, os agitadores, oportunistas de plantão sabem disso. Preferem a infâmia, colocando dúvidas na cabeça dos incautos.
          Acaso pq motivo a oposição aceita passivamente permanecendo silente? o próprio blogueiro poderia dispor mais empenho!
          Sigo na trincheira da defesa intransigente do Fluzão, e continuo aguardando e clamando pela divulgação do mesmo. ST

      1. Puxa! Agora vc me convenceu… verdadeiros tricolores são aqueles que levaram o Flu á terceira divisão, como o pessoal da vanguarda tricolor, Alvaro barcelos, Gil carneiro, etc…
        mas como diz a frase do Guardiola… times que resistem 20, 40 anos, são vencedores.”
        Se o Fluminense resistiu aos citados acima, com certeza resistirá ao Abad e à Flu sócio…

        1. Puxa! Errou novamente. Não foi um fator isolado que nos levou a terceira divisão.
          Portanto, nem Álvaro Barcelos nem Gil Carneiro nos levaram a série C.
          Mas, sim um conjunto de fatores que contribuíram decisivamente para nossa derrocada.
          É triste, contudo oportuno e necessário lembrar que sempre fomos um clube com sérios problemas de ordem financeira.
          Lembra o Nélson Mota, tricolor e produtor musical liderando campanha objetivando arrecadar fundos para o Flu poder pagar as lavadeiras, e com isso, termos uniformes limpos para o próximo jogo? veja, sequer o Flu tinha máquinas para lavar roupas.
          Perdemos parte do terreno da Laranjeiras sem haver contrapartida do município.
          E o Romerito hein? reclamando nos microfones da vida pedindo o seu salário.
          Sem falar na vergonha da invasão corinthiana no maraca.
          E campo para treinamentos hein? tá bom para você?
          Nando, o general das vitórias, tb, será o mesmo das derrotas.
          Verdadeiros tricolores sabem disso.

      2. Aí, PCA!!!
        O cara te plagiando na maior cara dura: “Os verdadeiros tricolores diante do infortúnio, da derrota, aceita resignado buscando sempre melhorar. Pois, sabe que no jogo de futebol além das vitórias, existem tb derrotas, empates e o mérito dos adversários.”
        Mas, até para plagiar, o cara é peba: “Os verdadeiroS tricoloreS …., aceitA ….”
        PCA, por entender muito de futebol, posta longuíssimos textos, em miscelânea mais enrolada que macarrão instantâneo, uma confusão geral, mas coloca bem as vírgulas, e especialmente, não incorre em erro de concordância …

        1. kkk Aí, Jabuti! Tá fazendo barulho por causa da letra M? tô brigando c/ o teclado, muito acanhado. kkk Ainda assim, entendo a sua santa mediocridade! A sabedoria popular orienta: Verdadeiro Jabuti não olha para o rabo. kkk

    2. O blogueiro fez uma referencia à uma frase do Guardiola, de que o futebol é feito de emoções, e nós sabemos que a maior das emoções é ser campeão,
      e claro que o Guardiola não iria se desmentir.

      Segue abaixo uma lista de grandes emoções dos torcedores dos clubes treinados pelo Pep,
      num total de 26 GRANDES EMOÇÕES

      Pep Guardiola
      Como Treinador:
      Barcelona
      Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2009, 2011
      Liga dos Campeões da UEFA: 2008–09, 2010–11
      Supercopa da UEFA: 2009, 2011
      Campeonato Espanhol: 2008–09, 2009–10, 2010–11
      Copa del Rey: 2008–09, 2011–12
      Supercopa da Espanha: 2009, 2010, 2011
      Troféu Joan Gamper: 2008, 2010, 2011
      Bayern de Munique
      Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2013
      Supercopa da UEFA: 2013
      Campeonato Alemão: 2013–14, 2014–15, 2015–16
      Copa da Alemanha: 2013–14, 2015–16
      Manchester City
      Campeonato Inglês: 2017–18
      Copa da Liga Inglesa: 2017–18

  9. Muitos jogadores que vestiram o manto tricolor que fizeram lindos gols são constantemente lembrados pela torcida como o elástico do Rivelino no Alcir do vasquim e aquele sensacional voleio do Washington contra a mulambada ou mesmo aquele cata cata que ele fez com a zaga do vasquim marcando um golaço na sequência do lance.

    Outros gols bonitos e importantes para a história do Fluminense foram marcados e serão lembrados.

    E vejam como são as coisas.

    Aquele golaço do Scarpa do meio da rua e encobrindo o goleiro do Sinop ano passado foi bonito, mas certamente para a maioria da torcida tricolor o que ele fez com a Instituição não cumprindo com suas obrigações em certa medida, simplesmente perdeu seu lugar no rol de jogadores que fizeram história no Fluminense e vai prejudicar sua carreira de sobremaneira. Vide o caso do promissor Dalton.

    1. Não tem muito a ver com a intenção do seu post o que escreverei abaixo , mas seu texto me fez buscar uma lembrança boa lá dos castigados anos 90. Nao lembro o ano, mas em um intervalo de 1 semana assisti a dois jogos do Flu que me deixaram tal lembrança. O primeiro foi contra o Volta Redonda nas Laranjeiras, acho que foi 1×1 ou talvez tenhamos perdido por 1×0, mas não foi o resultado o fato marcante. Naquele jogo a torcida pegou no pé do Ézio que errava tudo. Ele após o jogo chorou e ameaçou sair do clube. Final de semana seguinte era FlaxFlu, eu fui de geral, não lembro se ganhamos de 3 ou 4 mas como a vida dá voltas o Ézio marcou 3 naquele jogo. Boa recordação de uma época conturbada.Deve te sido em 93 por aí.

  10. Fazendo lembrar os versos da Legião Urbana, no sábado aconteceu no Maracanã uma festa estranha, com gente esquisita.
    No domingo, até que enfim, uma festa digna dos tricolores.

  11. Como não assisto aos jogos do Flu, não posso comentar sobre os mesmos. O máximo que faço é ver os “melhores (muitas vezes piores) momentos” e falar algo do que ali vi.
    Neste o que vi foi uma expulsão ridícula de um jogador que ainda tem o que os cavaleiros rosados tem na cabeça… Nem que a bola estivesse a 1 metro do jogador adversário ele deveria levantar o pé daquele jeito por trás do mesmo. Muito bem expulso.
    Depois o que vi foi o nosso melhor jogador atuar: o Sorte…
    E como parece ele ter jogado ontem. O que errou este time do Cruzeiro é brincadeira. Era para ter sido uns 3 x 1 para eles se não fosse a trave, bico da chuteira de defensor e a cagada de a bola bater na perna do nosso Chester no final.
    E que golaço do jogador sorte hein? Raspou na cabeça de um e bateu no queixo do Pedro… hehehehe

    Bom… o que valem são os 3 pontinhos. Pelo que disseram aqui e o nosso blogueiro… o time jogou com vontade ímpar. É o que se espera de um time grande como o Flu. É o que vemos em Grêmio, Corinthians, Chapecoense, etc… jogar com vontade e não por obrigação.
    Mas foi só o time jogar com vontade e ter um bom resultado que prontooooo… agora sim… estão vendo seus “asas” malditos… ficam falando só porque o Flu vem se arrastando desde o final de 2012… coisa de anti tricolores…
    Vamos ver as próximas 5 ou 10 partidas? Se atuar todas assim… aí eu até passo a dar a mão a palmatória. Tomara. Mas o passado nos condena.

    Falando em passado e em final de 2012, vi um pedaço do jogo do Manchester este fds. Entrou em campo já campeão, ainda faltam umas 4 rodadas e… aplicou uma sonora goleada no adversário com direito a quase 80% de posse de bola e coisa e tal. Igualzinho ao Flu de 2012… e o que ele tem feito de lá para cá.
    Isto sim é clube grande. A ver o que fará nas próximas rodadas.
    SSTT

    1. Queixo de artilheiro! Na primeira bola que ele tocou, por uma infelicidade a bola escapou, levou uma sonora vaia. Eu quero parabeniza lo por segurar as pontas.
      Abraços Tricolores.

  12. Advogados do Scarpa, demonstrando desespero, emitem nota acusando o Fluminense de intransigência e afirma que em nenhum momento o Scarpa se recusou a negociar com o clube. Por fim diz que o único intetesse do Fluminense é comercial e não esportivo!
    ***
    Quem sumiu e se recusou a se apresentar?
    Quem se recusou a conversar?
    Quem pediu o passe como indenização?
    São uns brincalhões!
    ***
    Isso é que dá desqualificado, vc ter procurado advogados de porta de cadeia prá te ajudar e cuidar das suas coisas!
    O Zeca, do Santos, já acordou e enquadrou os caras!

  13. Embora a expulsão do Gilberto tenha sido justíssima, não podemos deixar de mencionar a parcialidade do árbitro nos cartões amarelos, foram duas faltas do cruzeiro merecedoras de cartão que ele ignorou, inclusive aquela na entrada da área do Dedé sobre o Douglas, talvez ele não tenha marcado por que o Douglas levantou rápido, mas isso o fez perder a jogada logo a seguir.
    O acréscimo de 8 minutos também foi exagerado, mesmo levando em consideração a cera do Júlio César, pois isso acontece corriqueiramente e eu nunca vi árbitro nenhum dar esse tempo todo de acréscimo.

  14. Esse blog, está virando uma babaquice. Se o Flu ganha, aparece uma galera falando que são os verdadeiros tricolores e blablabla, se perde a gente não pode reclamar, que aparece outros palhaços falando que não somos torcedor e outro blablabla. Porra todos nós somos Fluminense, eu quero que esse time que acho fraco, seja campeão Brasileiro, se for, vou ficar bêbado uma semana, e zoar pra crl os outros, agora não é por achar que precisa de reforços e que o Abel é burro, que não sou tricolor.
    Já passou da hora da torcida fazer alguma coisa, abandonou o estádio, não protesta, não faz nada, torcida de rede social.

    1. Veja só Rodrigo, além disso tudo isso que vc mencionou, agora estão querendo criar castas de torcedores!
      É simples e objetivo :
      Torcemos sempre para o time vencer, aplaudimos quando.joga bem e criticamos quando joga mal.
      Opa, somos torcedores, deve ser por isso!
      Se sou de primeira linha ou não, bem, tô nem ai….
      ST

    2. Concordo. Está muito chata está guerrinha de asas x alices. Que tal curtirmos nosso FLU como se fazia nos casamentos de antigamente: “… na alegria e na tristeza, até que a morte ( nossa, pois o Fluminense é eterno ) nos separe .”

  15. Vejamos bem.

    Alguns já veem com esse papo de que “ganhou umazinha logo aparecem três ou quatro quatro fazendo festas como se tudo estivesse bom e maravilhoso”.
    Mas não é isso, não. Todos os torcedores inteligentes sabem que o fato de o Flu ter ganho esse jogo do Cruzeiro, e daquele jeito acidentado e dolorido, não é motivo para comemorações entusiasmadas da parte de ninguém que tenha noção de futebol. Foi um resultado que valeu pelos três pontos, mas que ninguém quer ver isso sempre. .

    Portanto, já começo a discordar do comentário oficial, que quer fazer crer que houve uma partida épica do Flu, que diz que ” esse time jovem do Flu vem se entregando não é de hoje”, contrastando com outros pensamentos que diziam, que “nem tricolor mais fanático imaginou que o Fluminense havia virado um super time da noite para o dia”, na derrota para o Vasco, e outros conselhos do tipo “todos aos botes”.

    Não houve nada épico, e o jogo de ontem não foi para orgulhar ninguém, não, mas eu me expressei no comentário lá de trás como um desabafo por ver tantos avacalhado, sistemática, tudo que se refere ao clube e ao time, com ares de sabedoria inquestionável, mas que não sabem como reagir honestamente diante de resultado que não esperavam, e não sabem mesmo o que dizer, nem se gostaram ou não. .

    Nessas horas, eu tento fazer ver a alguns profetas do caos, esses que, logo no primeiros quinze minutos de jogo, já vão correndo postar suas crendices para sair na frente no caso de um mau resultado, que em futebol acontece dessas coisas, e que ninguém que goste do esporte, e de um time em especial, pode fazer previsões funestas contra ele só por não estar gostando de certos detalhes, ou por vê-lo desarrumado em alguns jogos logo no início.

    Quem é torcedor comedido passou sufoco, mas o seu grito hoje é só porque o time venceu, embora a maldição da expulsão do Gilberto tenha feito muito estrago no otimismo de vários, e do meu principalmente.

    Só há uma coisa que alguns teimam em não notar, só por bronca besta do Abel. O time está bem melhor nesse esquema 3. 5. 2, e nem precisa ser muito entendido no assunto, para ver que aquele buraco que ficava na entrada da nossa área, dava-se porque os homens do meio-campo saiam todos e não voltavam a tempo, mas, hoje, pode-se ver três sempre ali naquela zona, e isso permite até que os laterais possam ir à frente com mais segurança, pois há uma cobertura natural para eles.
    Mas há muita água para rolar ainda.
    23/04 – 17:00)
    sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    .

  16. Fala Garcez!

    Demorei, mas voltei! Meu amigo que jogo de maluco foi ontem hein? Fluminense jogando com um a menos após aquela expulsão do Gilberto, nosso ala-direito mandou muito mal ontem, precisa ser chamado para atenção pois por pouco não pôs em vão a derrota, mas o importante é que ontem no Maracanã o Fluminense tem que jogar muito!

    Ontem o destaque do time foi o time todo! Do goleiro até o atacante, exceto como eu disse o Gilberto, Renato Chaves, Gum e Frazan jogaram muito bem na zaga, Sornoza foi bem pois cobrou a falta que originou o gol de queixo do Pedro “queixada”, Ayrton Lucas muito bem na ala-esquerda, Richard e Jádson jogando muito bem. Os reservas foram bem caso do Luan Peres, Douglas e Pablo Dyego (esse último sofreu uma entrada se não me engano do Dedé).

    Mas ontem olha! Atuação muito boa do Júlio César, eu acho que as contratações dos bons goleiros Rodolfo e Guillermo De Amores só serviram para ele abrir o olho, pois mesmo que fez umas loucuras, impediu o Cruzeiro de empatar ou até virar pois no fim foi um verdadeiro ataque x defesa no caso o ataque era o Cruzeiro e a defesa era o Fluminense.

    Parabéns a todos ontem! No sábado parabéns aos moleques de Xerém que fizeram um grande diante do Vasco em São Januário e parabéns principalmente ao Léo Percovich, pois passou por um drama familiar idêntico ao do Abel Braga e é um técnico vitorioso assim como o Abelão. E parabéns ontem ao presidente Pedro Abad por criticar contra a arbitragem, mesmo o juiz indo bem dar oito minutos é um exagero! Uns quatro ou cinco minutos seriam melhor, mas o importante é que vencemos e não sofremos gol.

    Agora é esperar o próximo fim de semana onde no Maracanã o Fluminense irá medir forças com o São Paulo, esperamos mais três pontos e que o nosso tricolor triunfe e que seja mais ofensivo do que ontem, mas ontem parabéns a defesa tricolor, foi todo mundo bem contra um timaço que é o Cruzeiro, o bom é que a pontaria da raposa não estava boa. E parabéns João Garcez! O seu texto disse tudo sobre o que foi o final de semana tricolor, épico! Vitória no Sub-20 e vitória nos profissionais.

    ST! Valeu Fluzão, em busca de mais uma vitória.

  17. Eis as ” manchetes ” no Not Flu depois da brilhante e incontestável vitória do Fluzão ontem :

    ° Emprestado pelo Flu ao Paraná, Lucas Fernandes pode ser repassado a clube baiano.

    ° Abad se encontra com presidente da Udinese mas não chega a acordo da (sic) divida por Marquinho.

    ° Caso perca jogadores no meio do ano, Abel pede força ao Fluminense para vender bem ….. (argh).

    ° Técnico do Flu aguarda a chegada de mais reforços e pede meia ofensivo.

    É de pasmar, a falta de compromisso com o clube que lhe dá as cores, o nome e o ganha pão, e que acabara de vencer heróicamente um clássico em que enfrentou um real candidato ao titulo do BRão.

    Nem mesmo na vitória – e uma vitória em cenário de absoluta desvantagem numérica como ontem – nem mesmo na vitória, repito, estas pessoas conseguem dar algum crédito ao que o time fez em campo.
    Será vergonha do passado imediatamente recente, em que só tentam desconstruir o Flu ?

    Menos mal, se é por conta de vergonha. Digamos … polidamente … vergonha ‘ na face ‘.

    Assim, um mal disfarçado rubor !!!

    Sim, pois vergonha ‘na face’ é o que não tem aquele que tenta trazer para os ‘asas’, i.e., os urubus do Blog os louros e o encantamento pela vitória de ontem.

    São coisas que já se tornaram absolutamente incompatíveis aqui no Blog : a vitória e os asas.
    Tanto torceram contra, tanto riram na desgraça, que já se auto-rotularam donos da derrota.

    Vitória e asas são coisas antagônicas, como a água cristalina sempre será do lodo, da chafurdança.

    As cores tricolores são límpidas, transparentes, cheias de bom néctar, cheias de luz.
    12:55>23Abr

      1. Flashback – Tia Cida fazendo a chamada na Turma C do 2o ano primário – turma de 1967:

        – Alexandre
        Presente
        – Amanda
        Presente
        – Bruno
        Presente



        – Nathan
        Presente
        – Olavo
        Presente
        – ONIVALDO MARMUND

        Kakakakakakaka !!!
        Gargalhada generalizada na sala e Chuva de bolinhas de papel

        1. Lembrei de meu tempo de NPOR. Durante o período de formação, os cursantes são alunos e na lapela da farda o nome é antecedido por “AL.”.
          E havia o Ognaldo, então, em sua lapela estava escrito AL. OGNALDO.
          E galera zoava.
          Se alguém, por exemplo, quisesse falar com o aluno Nathan, chamava pelo nome: Nathan.
          Mas, se era para falar com o Ognaldo, sempre dizia ALOGNALDO.
          E, para sacanear, como um eco, alongava o ÔÔÔ, e dizia ALÔÔÔGNALDÔÔÔ!
          Havia quem se afastasse e gritasse para que todos ouvissem: ALÔÔÔGNALDÔÔÔ!
          O cara ficava puto.
          E quanto mais puto ficava, mais a moçada encarnava.

  18. Gostaria de, mais uma vez parabenizar os verdadeiros tricolores que torcem para o Fluminense, vaiam, xingam, ‘cobram’ …mas ficam felizes com as vitórias do time.
    Quanto aos torcedores da diretoria, não liguem para o q eles colocam. Não entendem nada de futebol e acham que perder, empatar e ganhar é a mesma coisa.
    Parabéns também ao presidente Abad, que FINALMENTE criticou a arbitragem … não dá para ter comportamento de hiena o tempo todo. Só falta agora cobrar e criticar os jogadores e o técnico, sempre q fizerem lambanças.
    Dá-lhe FLUZÃO!
    Continuem com a postura aguerrida dos asas!
    A vitória é nossa!
    Fora hienas e Patrulhadores de Comentários Alheios.

    1. Correto. Só critico o “verdadeiros”, já que ao tricolor não se comporta falsidade.
      Deixa essas adjetivações “verdadeiros”, “de primeira linha”, “de boa cepa”, para os que assim se autoproclamam, na tentativa de semear a cizânia e de mascarar a ausência de fundamentos de suas postagens.
      A crítica, por óbvio, expressa uma opinião de âmbito estritamente pessoal.

  19. Ao amiguinho Nando e seu Blue Caps, extraído da coluna Épico!
    Aliás, coluna paradoxal se cotejada com colunas anteriores. Note: o elenco é o mesmo, idem comissão técnica e gestão.
    E o que mudou??? teria sido o saudosismo, a boa vontade, ou, o fato de a bola do Cruzeiro, aliada a sorte, garra dos nossos bravos jogadores teimar em não entrar no nosso gol?
    Sabemos que o “se” não joga! Mas, SE a danada da bolinha entrasse em nosso gol 1,2,3 vezes.
    Qual seria o título da coluna do nosso blogueiro? pior ainda… e o conteúdo? Insisto, o blogueiro tá muuuiiitto estranho.

    Aí Nando, segue abaixo fragmentos da coluna do nosso bom Garcez:
    “O futebol não é feito de títulos, de números, mas de emoções. Como bons livros e filmes, times que resistem 20, 40 anos, são vencedores.”

    A frase acima é de um dos técnicos mais admirados da atualidade, Pep Guardiola, cujo modus operandi faz vibrar plateias do mundo inteiro pela qualidade do jogo dos times que dirige. Todos reconhecem a sua marca”.
    Nando, reconhece paradoxo entre o que você pensa e prega x o que pensa e externa o simpático Pep Guardiola? Nando, você jogou bola? já calçou chuteiras e tentou correr? ah, aposto que tropeçou e caiu! kkk
    Nesse sentido, vamos reconhecer e respeitar o trabalho, história de profissionais do Fluminense.
    Respeitem a instituição Fluminense Football Club.
    Lembre-se últimos campeões do brasileirão: Fluminense e Cruzeiro DUAS vezes, Palmeiras uma vez, Corinthians treis vezes. E o resto Nando? todos gastando milhares de reais e,comendo literalmente grama.
    E o vaga-lume, hein? oreba! kkkk

    1. Limonta, você assim acabará se tornando uma ‘coisa’ lamentável, deplorável.
      Faz isso não, cara.
      Você ainda tem recuperação.
      Abandone seu(s) outro(s) nick(s) e assuma uma titularidade tricolor, cara.
      Você, no fundinho, assim …. bem no fundinho …. (não é mesmo (?) Marmud?) … é bom !!!!
      Muito bom mesmo !!!!!!!
      Hahahahahahahaha !!!!!!!
      13:48>23Abr

  20. A briga aqui entre torcedores com opiniões antagônicas está bem chatinha.
    O Fluminense venceu, todo mundo feliz, não precisa haver tantas agressões.
    Quando o time perder, o outro lado vai agredir de volta.
    Fica um porre isso. Vai acabar quando?
    Usar as palavras de quem postou durante o jogo quando veio aqui para desabafar seu estado emocional, não é justo.
    E quem aguarda o resultado, para postar depois, eu não sei se está sendo muito correto. Ficaria calado se tivéssemos perdido, creio.
    Precisamos parar com este negócio.
    Eu, durante o jogo não paro de reclamar e xingar os jogadores e depois elogio quando vencemos. Somos assim.
    Tem gente que realmente enche o saco escrevendo que a segunda divisão é certa.
    São pessimistas por natureza.
    Eu, continuo achando que vamos chegar na primeira página com este elenco que temos no momento.
    A única maneira de termos um resultado melhor é trocar o treinador.
    Aí …. seremos campeões. kkkk

    1. Vou resumir a solução para este dilema, caro Goncere :
      1) Dia de derrota : felicidade, alegria, festa, no Reino dos Asas Negras, na Urubulândia.
      2) Dia de vitória : felicidade, alegria, festa, no verdadeiro Reino do Terno e Gravatinha, no reino eterno dos tricolores ! Sim, porque o FLUMINENSE É IMORTAL, INAPEQUENÁVEL, GIGANTE !!!
      13:36>23Abr

      1. Ohhhhhh… como vc é inteligente e sábiooooo…
        Agora para de escrever asneiras e volte a contar formigas. Vai… passa…

        1. V.Sa. está que é pura bilis, não é verdade ?
          Olhe-se no espelho : V.Sa. certamente está VERDE !

          A semana custará muito a passar para sua senhoria.
          Custará muito mesmo !!!!!

          Velório e marcha fúnebre até domingo próximo, quando então, quem sabe ????
          Quem sabe (?) o Flu perde e V.Sa. recupera o ” ânimo “.

          Haha !!!!!
          20:34>23Abr

    2. Perfeitamente colocado caro Goncere.
      Eu sou daqueles que gosta de opinar durante a partida exatamente porque é o momento em que queremos gritar, xingar, etc.
      Vir depois com conversinha após o jogo e sabendo o resultado é fácil.
      E a falta de educação está mesmo num nível crítico.
      ST

    1. Caro Jacques, meus pêsames! Por favor aceite a nossa solidariedade! Bem como, os nossos votos de pronta recuperação.
      Afinal, levar 43 pontos no grande glúteo, não é fácil. Mesmo sendo o Jacques Limonta, sabemos da sua dedicação, perseverança alimentação balanceada para ostentar o título de rei do glúteo bonito. Jacques seja forte! Isso passa…
      Fique esperto! Fuja do Nego Boré. Hehehehhe

  21. A vitoria do Fluminense foi daquela suada diante da sua torcida e jogando com um a menos.

    O Gilberto por sua expulsão infantil deveria ser multado por deixar o time na mão.

    Mesmo sendo um time limitado, é importante a vinda dos reforços como um meia que ajude na criação e que saiba segurar a bola em partidas assim aonde o chutão dado, a bola caia nos pés dos jogadores do Cruzeiro.

    Agora a preparação física desse time tem que ser revista, pois hoje ver alguns jogadores com cãibras chamou a atenção pelo fato que logo virá o jogo de volta pela sulamericana diante do Potosí lá nas alturas e o bicho vai pegar.

    1. Verdade Wash!

      A expulsão do Gilberto foi muito infantil! Espero que ele aprenda com essa punição, o time do Fluminense é limitado, mas com alguns reforços pode ser que aprontaremos no Brasileiro e preocupa essa preparação física, ainda tem em Maio o jogo da volta em Potosí contra aquele time fraco do Nacional de Potosí-BOL.

      ST!

  22. Caros, fazia algum tempo que não comentava por aqui, porque, muitas vezes faltava até tesão para fazê-lo, em razão de mais algumas decepções acumuladas. Mas hoje, não, o time voltou a ter a alma e a garra do “time de guerreiros”. Se faltou responsabilidade e maturidade ao Gilberto, sobrou garra e raça ao todo o time para superar o milionário time do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil.

    E agora é hora da torcida dar a resposta. Para isso, a diretoria de lerdos tem que colaborar, baixar o preço dos ingressos
    e a torcida comparecer e dar o apoio necessário para
    um grande campeonato, pois, se não temos o maior, nem o melhor elenco,
    temos que vencer assim, com garra e raça. O time foi guerreiro.

  23. Torcida marca bufa! “O público presente foi de 10.016. A renda, de R$ 263.145,00. O Flu terá prejuízo, já que para não haver ônus é necessário que, pelo menos, 18 mil pessoas compareçam às partidas”.

      1. Desde sempre! Incluindo material esportivo, escolar e objetos de decoração. Enquanto vc Dejeto fica obrando diariamente no blog.

      1. Não tem mistério! Seja maduro, entenda que anarquia e psicologia infantil não ajuda nada a melhorar. Além disso, a nossa fonte de informação (mídia) não é confiável, os canalhas manipulam as notícias de toda sorte! Eles querem faturar! E, o q vende são notícias ruins mesmo que falsas. Fique esperto! Parabéns pela nossa vitória. ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *