Épico!

Ao deixar a alma em campo e entregar seu coração à torcida, o Fluminense reviveu, na tarde de domingo 22, a melhor faceta do Time de Guerreiros, iniciada há quase uma década, na arrancada milagrosa que abriu caminho para as maiores alegrias do clube neste século.

“O futebol não é feito de títulos, de números, mas de emoções. Como bons livros e filmes, times que resistem 20, 40 anos, são vencedores.”

A frase acima é de um dos técnicos mais admirados da atualidade, Pep Guardiola, cujo modus operandi faz vibrar plateias do mundo inteiro pela qualidade do jogo dos times que dirige. Todos reconhecem a sua marca.

No Brasil, equipes como Corinthians, Grêmio e Atlético-MG construíram uma identidade nos últimos tempos. O futebol pragmático mas vitorioso do clube paulista vem da Libertadores de 2012, o estilo Galo doido de jogar despontou no ano seguinte, quando o clube mineiro também arrebatou a taça mais cobiçada da América. Já o Grêmio, mais recentemente, conseguiu adotar um estilo em que alia sua histórica pegada a um futebol mais bem jogado, agradável ao público.

Meia Thiago Neves, vice da Libertadores, campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro pelo Flu, foi um dos destaques do Cruzeiro

Mas antes mesmo do trio supracitado, o Flu já tinha o seu selo, a sua identidade. A pecha de Time de Guerreiros, iniciada na era Cuca, grudou no clube de tal maneira que passou a ser assim denominado até pelos jornais e locutores televisivos.

Da vibração de seus atletas, que doam até a última gota de suor, sem nunca desistir, o clube fez disso a sua marca desde então, período em que, não coincidentemente, embarcou nas mais emocionantes jornadas nacionais e internacionais, que conquistaram a simpatia de seus seguidores no Brasil e no exterior. Até quem não era Fluminense reconhecia naquele clube uma identidade guerreira, como muito ouvi quando estive em Buenos Aires pela última vez, em 2011. O Tricolor tinha a admiração da maioria deles. Os argentinos, sabe-se, se identificam demais com essa escola.

Da eliminação para o Olimpia na Libertadores de 2013 deu-se, contudo, o hiato fatídico. O Flu abandonou sua marca, passou a brigar contra sucessivos rebaixamentos e, como consequência, perdeu espaço na mídia e viu sua torcida se divorciar do time. Já não mais o reconhecia.

Lance aconteceu no primeiro tempo
Entrada dura do lateral deixou Flu com dez ainda no começo do jogo

Mas a vitória monumental sobre um dos maiores elencos do país, épica pelas circunstâncias (uma entrada grosseira e injustificável de Gilberto em Sassá deixou o time com dez desde os primeiros minutos), fez lembrar o Time de Guerreiros em seus melhores dias, foi como um resgate do selo, que teve o reconhecimento de milhares de tricolores, que comemoraram o triunfo histórico ante o Cruzeiro como quem acabou de conquistar uma Copa do Mundo.

Entre cânticos de exaltação ao time, punhos cerrados e muita emoção no Maracanã, o Time de Guerreiros foi de novo celebrado.

Se o Tricolor fizer desta atuação de novo a sua marca, voltará a jogar para plateias colossais, ávidas por aplaudi-lo.

Pois é de emoções que se vive, como disse Guardiola. E este Flu maravilhoso de domingo nos fez lembrar por que gostamos tanto de futebol e por que amamos incondicionalmente a nossa bandeira.

Mais Fluminense, impossível!

***

Defesa monumental nos acréscimos garantiu primeira vitória do Flu

Ave, Julio Cesar! Que defesa monstruosa aos 51, uma das mais difíceis da história do estádio.

Castilho assinaria.

***

Este jovem time do Flu vem se entregando não é de hoje.

Vale lembrar os clássicos recentes contra Flamengo, Botafogo e Vasco, e até mesmo a estreia contra o Corinthians, em Itaquera, muito elogiada pela opinião pública.

Mas a de domingo, jogando com um a menos durante 80 minutos, foi monumental, de fazer o tricolor envergar sua camisa com um orgulho do tamanho da dedicação de seus atletas.

***

Diante de um Fábio abatido, Pedro celebra o único gol da partida. Atacante é o artilheiro do Flu na temporada, com nove gols

Parabéns à meninada do sub-20, campeã da Taça Rio, dentro de São Januário!

Leo Percovich, esse título é seu!

***

Valeu, Pedro! De cara, de barriga, o negócio é bola na rede!

***

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

231 thoughts on “Épico!

  1. Temos Garra , determinação e ponto! Vejo vários times perderem um por expulsão e nada muda. Como não temos CRIATIVIDADE DO MEIO.CAMPO ficamos a perder TODAS as bolas quando o time adversário APERTA a marcação. Sendo assim teremos mais um ano difícil como sempre tem sido. Precisamos de ao menos 1 jogador criativo no meio.campo para amenizar essa deficiência. Faltam 44 pontos.

  2. Pois ééééééé!!!!!!!!!!!!!

    É isso aí picaretas travestidos de torcedores, de analistas de futebol, que esculhambaram o time no jogo contra o Corinthians, que dizem que viram uma merda de time, que falaram essa besteira a semana toda, e que previam desastre no jogo de hoje, que já começaram a correr para baixo das camas para não ver essa merda de time que levaria uma goleada do Cruzeiro.

    Futebol é essa porra aí, e torcedor que nunca passou por isso, que não aguenta situações dessas, tem que parar de dizer que é torcedor de futebol, e, principalmente, dizer que torce pelo Fluminense.
    Vocês envergonham torcedores de primeira linha, principalmente desses que estavam no Maraca, e que ajudaram o mais que puderam.

    Esse time que vocês dizem que viram em outras épocas, e que viam deitados de bunda para cima no sofá, chupando uvas, só vendo sair gols a favor dele, eu nunca vi desse, não.
    Sempre vi o Flu fazer jogos duros contra duros adversários, ganhar e perder mas sempre fui do grupo de torcedores machos, esses que se zangam, xingam, dão esporro, mas não afinam, não, nem “correm para os botes”.
    É nessas horas que se sabe quem é torcedor de primeira linha.
    (22/04 – 18:50)
    futeboleparamachofuteboleparamachofuteboleparamachofuteboleparamacho

    1. Sinceramente,
      Faz me rir.
      Tô feliz e orgulhoso com a raça e a Vitória.
      Mas o time é fraco e falar Isso não me faz menos torcedor.

        1. Pra mim são 4 Marias … se bem que o Rei$ de Pau$ deu uma sumida … deve estar dando um rolêzinho de Maseratti em Jurere Internacional ou então bebericando um Carduh 18 anos na pérgola do Country Club …
          Provavelmente cansou de se misturar com os plebeus de classe média aqui do Blog …

        2. Amiguinho, não seja tão ridículo! Quem tem esse comportamento é você e seus seguidores. Quando o Flu ganha, ganhou o Flu dos asas. Todavia, qdo o Flu perde nada presta. Nando, continuo aguardando você repetir o vaga-lume. Acende a bundinha.kkkk

    2. Cada vez mais eu me convenço de que vc sofre de algum transtorno psicológico …
      Ao invés de comemorar a vitória, a 1a coisa que vc faz é vir para um blog destilar sua bílis pra cima dos críticos da gestão Flu Ócio …
      Chega ao cúmulo de se colocar como um torcedor diferenciado, acima de quem reclama da (calamitosa) gestão atual …
      Eu, honestamente, penso que vc deve procurar um auxílio médico especializado.

      1. Que tem esse transtorno são pessoas como você, que vivem de esculhambar o time, já fazem previsões de derrotas, de vexames, mas estão sempre exigindo que esse time medíocre, onde ninguém joga nem no time da rua de vocês, ganhe tudo o que disputar.

        Esculhambaram o time a semana toda por ter perdido para o Corinthians, um resultado absolutamente normal para qualquer time desses que estão disputando o campeonato, e para todos da América do Sul.
        Pessoas normais nunca poderiam exigir que o time vencesse esse adversário lá dentro da arena dele. Toda a imprensa achou injusta a derrota tricolor, mas vocês queriam que sofresse uma goleada para manter o ego.

        Eu não defendo gestão, e nunca disse nada nesse sentido. Esculhambem com ela à vontade, vão lá pressionar, exijam reforços, mas não seja doentes a ponto de não ver que o time deu uma melhorada nesses últimos meses com o esquema 3. 5 .2.
        Preocupe-se com a sua sanidade mental, porque a minha está muito boa.
        (22/04 – 21:00)
        qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq,

        1. PCA, essa figura é um desorientado. Veja o primeiro post da figura: Djacastro Carlos Rodrigues • 14 horas atrás
          Só leva 8 minutos de acréscimo dentro de casa um time completamente desmoralizado e sem representatividade na CBF.
          Foi a isso que nos reduziu o songa monga do A Bad.
          Aquela cara de banana não inspira respeito em ninguém.

          Depois, ainda, tem a pachorra de escrever:
          “ao invés de comemorar a vitória, a 1a coisa que vc faz é correr para um blog destilar sua bílis pra cima dos críticos da gestão Flu Ócio …
          Chega ao cúmulo de se colocar como um torcedor diferenciado, acima de quem reclama da (calamitosa) gestão atual …”

          PCA esse desinfeliz não sabe o que diz e muito menos o q escreve.
          Pede para festejar a vitória do Fluzão, no entanto fica obrando no blog. ST

          1. E o que tem a ver o c… com as calças ?!?
            O fato de eu criticar a diretoria banana , fraca e omissa do clube não significa que eu não tenha gostado do resultado.
            Minha atitude é completamente diferente da desse sr problemático (e da sua) de aparecer como hiena em volta da carniça toda vez que o time ganha …
            Vcs São como uma matilha que fica só esperando o juiz apitar para, na falta de algo melhor pra fazer, correr aqui pro blog para ficar rangendo a dentição na direção de quem critica o time, como se fossem seres superiores (“de boa cepa”, “verdadeiros” e arrogâncias do tipo)
            Eu desconfio que vcs 3 tem sérios problemas emocionais (carência, solidão e traumas psicológicos em algum nível).

  3. Abel, hoje você pode falar de orgulho, tem que jogar sempre assim, na base da porrada.
    O time é fraco, tem que compensar na entrega.
    Ops: queremos reforços!!!!

  4. Parabéns Fluzão pela luta, garra e empenho!!!

    O time é limitado tecnicamente mas lutou como um leão! Todos se superaram e orgulharam as três cores!

    Mesmo com as substituições tresloucadas do técnico gênio e da arbitragem tendenciosa nós vencemos!

    Agora faltam quarenta e dois pontos!

    Abenção João de Deus!

    É muito bom começar a semana com o coração feliz!

    Saudações Tricolores!!!

  5. Caros,

    Vitória heróica. Jogo de Guerreiros. Mas, francamente, preferia ter um time melhor com um ataque que nestas circunstâncias incomodasse mais e desse algum descanso à defesa.

    No mais, quero ver darem oito minutos de prorrogação contra um time paulista em São Paulo.

    Vitória apesar da enorme contribuição deste Gilberto. Tomara que o reserva lhe tire a vaga.

    SDs T

    1. Só leva 8 minutos de acréscimo dentro de casa um time completamente desmoralizado e sem representatividade na CBF.
      Foi a isso que nos reduziu o songa monga do A Bad.
      Aquela cara de banana não inspira respeito em ninguém.

  6. STT.
    Feliz pela vitória, mas triste por mais um folego para o abel. Que jogo estranho do Cruzeiro, vão ser eliminado da Libertadores. Time sem sangue.
    Saudações Tricolores.

  7. Pqp! Mais uma vitória dos asas!
    Parabéns Flu asa!
    Fora Alices, Pollyannas e transgêneros…
    Se não houver pressão não funciona.
    Fora ‘abade’!
    Fora Abel ordenha!
    Faltam 44!

    1. “Nando, Saquarema • 2 horas atrás
      Eu não aguento ver essa lástima. Parabéns e obrigado , ‘abade’, Abel, Chaves e Oni (valdo). Vcs me fizeram trocar de canal. O gol do Cruzeiro é questão de tempo”.

      Porra, vá ter mil caras assim no inferno! .

      1. Só tenho uma cara…e é essa q mostro pros meus filhos…
        Vamos Flu asa!
        Fora Flu das Alices!
        Voltamos a ser amiguinhos? Kkkkk

  8. Justiça seja feita, 17 do segundo tempo e o time é outro. Porquê não joga assim o tempo todo?
    Tem que manter a pegada, o Cruzeiro não está bem hoje mas tem um a mais e não pode dar mole.
    ST

  9. Caros,

    Já que parece que tem gente interessada nele e o projeto é mesmo Vender ou Vender, que ganhem uma graninha com este Richard e liberem o Marco Junio que é dedicado, tricolor, tem alguma habilidade, mas não vai evoluir mais de que isso.

    Agora segurem o Pedro e o Ayrton Lucas, mas…

    Gol, Pedro. Não tô dizendo.

    SDs T

  10. Isso ai. Fim da primeira parte do sofrimento.
    O time saiu de campo sem chutar uma bola ao gol.
    O mistao do Cruzeiro não está lá essas coisas, ainda bem….
    Aí a torcida comparece em melhor numero para ver tudo isso.
    Então tá.
    La nave va.
    ST

  11. Eu não aguento ver essa lástima. Parabéns e obrigado , ‘abade’, Abel, Chaves e Oni (valdo). Vcs me fizeram trocar de canal. O gol do Cruzeiro é questão de tempo.

  12. Escrevo aos 34 do primeiro tempo.
    Triste é ver o flu pequeno e o maior assunto é um tal. O flu está pequeno e é no máximo médio, se não cair. Mesmo ganhando hoje. Torcida do fluminense na sua cidade é fraca, fora nem se fala;
    Campeão sub torcida.
    Vocês da cidade do Rio de Janeiro que podem fazer algo.

  13. O que mais irrita e ter q ver os 3 patetas do blog tentarem defender depois, essa imbecilidade desse idiota chamado gilberto…

  14. Sensacional o craque Gilberto. Merece uma placa, nunca tinha visto uma entrada por trás na cabeça do adversário!
    Ainda tem a cara de pau de reclamar.
    Eh 2018 sofrido…

    ST

  15. Expulsåo justíssima! Esse imbecil já pode ser tirado do ‘Flu ideal’…agora precisamos de 7 jogadores (só temos 4 em condições)…e a desculpa de Abel ordenha já está arrumada.
    Vamos torcer pra quem está abaixo perder…

  16. Caros,

    Uma alternativa fácil e barata para o Fluminense no ano que vem: Léo Percovich, com a ascensão de mais alguns dos meninos com os quais ele saberia trabalhar e Abel como Supervisor Técnico.

    SDs T

  17. Vamos de Fracozan? Oremos!!!
    Se der a bola para o Cruzeiro, e se jogar lá atrás,esperando uma única bola para ganhar o jogo, vou torcer para perder. E ficar ouvindo Abel dizer que está orgulhoso também é desanimador.

  18. Sou mais o Fluzāo.
    Tudo vai depender da vontade em Campo.
    Principalmente não recuar ao fazer um gol e tomar um após os 40 minutos de qualquer tempo.
    Previsāo 3×1 Fluminense.

  19. Caros,

    Uma boa lembrança: 1980, Maracanã, Campeonato Brasileiro. Fluminense x Cruzeiro, de Tostão, Zé Carlos, Piazza, Palhinha e a “Vanderleia” no gol, com sua camisa amarela.

    Uma das maiores exibições que vi o Fluminense fazer. Final do primeiro tempo: 1 x 0, para eles. Completamente injusto o tanto que jogaram Lula, Samarone, Marco Antônio e Cia. Final: Flu 2 x 1.

    E porque me lembro deste jogo em particular? Por causa da qualidade do futebol, da exibição, dos craques. É disso que esta atividade vive e que a faz se renovar: grandes jogos, grandes jogadores, grandes exibições. É assim que um time conquista o coração das crianças e se constrói uma grande “marca”, e não com o “Vender ou Vender”.

    SDs T

  20. E a despedida de Júlio Cesar, hein?
    Homenagem ao frangueiro do 7×1, em um dos símbolos futebolísticos da corrupção.
    Faz lembrar os versos da Legião Urbana: “festa pobre, com gente esquisita”

    1. Faz isso não, sr. Jacques ! Faz mais não !

      Abrir um post em dia de clássico com uma funesta ‘torcida’ pela derrota do Fluminense ?

      Faz isso não, sr. Jacques !
      Fica muito feio para o senhor.
      Assim V.Sa. se revela indigno de proclamar-se torcedor tricolor.

      E pior ainda para a tal ‘moderação’, que deixa passar um dejeto destes.
      11:42>22Abr.

          1. Quando se trata do Fluminense minúsculo atual, só há duas chances:

            – Empate ou perder de pouco.

            Não fique sonhando com as vitórias da época UNIMED, porque elas não virão mais.

            Celsão fechou as torneiras.

            Agora só em 2020.

      1. É para o bem maior da nação Tricolor, Amaury! Assistir aos vídeos do título de 1984. A bola não ficava lá atrás, sendo passada de zagueiro para zagueiro. A bola saia do zagueiro para um meia estilo Delei, que via o Romerito, que entregava para o Assis, que dava um passe magistral para o Washington fazer um gol com classe. Sem falar do Tato, que era muito habilidoso. É esse o Fluminense que eu quero de volta.
        Abraços Tricolores.

        1. Caríssimo Franco, este seu texto deixa uma pálida impressão de que você e o Jacques Limontam são a mesma pessoa.
          Eu morreria jurando que não !
          Entretanto …….. sei não, Juarez, sei não !
          Haha !!!
          13:38>22Abr

          1. Não somos a mesma pessoa, temos o mesmo objetivo, de torcer para um time forte e vencedor. Assisti aos vídeos de 2010 e 2012 do CB, mas o de 1984 era mais consistente e bem armado. Fez uma partida perfeita contra o Corinthians em São Paulo (um baita time), não tomou conhecimento. Jogou também contra o Bayer de Munique com todos os seus craques da seleção alemã, tomaram um baile, ficaram tão desnorteados que fizeram gol contra, o único da partida. Aquele time foi formado com pouco dinheiro, não tinha a Unimed, tinha uns olheiros que sabiam onde estava os melhores jogadores. O Fluminense foi lá e trouxe eles. Vieram: Branco, Jandir, Assis, Washington e Tato, que se juntaram aos outros da Base e os dois laterais de fora. Mostraram que é possível formar um ótimo time de atletas desconhecidos. Eu disse formar um time e não contratar para depois vender. É por isso, Amaury, que torço para o Fluminense perder as próximas partida e vá para a lanterna da zona de rebaixamento e com isso, o presidente renuncie e o abel seja demitido. Aí eu queria saber qual a frase que os amantes dele iriam formular no lugar do “ruim com ele, pior sem ele”. Porque pior que a zona de rebaixamento é a terceira divisão, que é para onde iremos com esse presidente e esse treineiro.
            Abraços Tricolores.

            1. Ora, prezado Franco, se existisse Lei Pelé de hoje naqueles tempos, e os estrangeiros levando todos os nossos jogadores para lá, mesmo os adolescentes, quantos desses jogadores o Flu teria levado para as Laranjeiras?
              Portanto. não há lógica de falar naquela época, como alguns de vocês fazem.
              Pensemos na realidade atual.

              Saudações tricolores – com este time aí, que não fez vexame, não, nessas duas apresentações.
              (22/04 – 20:30)
              ccccccccccccccccccccccccccccccccccc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *