Épico!

Ao deixar a alma em campo e entregar seu coração à torcida, o Fluminense reviveu, na tarde de domingo 22, a melhor faceta do Time de Guerreiros, iniciada há quase uma década, na arrancada milagrosa que abriu caminho para as maiores alegrias do clube neste século.

“O futebol não é feito de títulos, de números, mas de emoções. Como bons livros e filmes, times que resistem 20, 40 anos, são vencedores.”

A frase acima é de um dos técnicos mais admirados da atualidade, Pep Guardiola, cujo modus operandi faz vibrar plateias do mundo inteiro pela qualidade do jogo dos times que dirige. Todos reconhecem a sua marca.

No Brasil, equipes como Corinthians, Grêmio e Atlético-MG construíram uma identidade nos últimos tempos. O futebol pragmático mas vitorioso do clube paulista vem da Libertadores de 2012, o estilo Galo doido de jogar despontou no ano seguinte, quando o clube mineiro também arrebatou a taça mais cobiçada da América. Já o Grêmio, mais recentemente, conseguiu adotar um estilo em que alia sua histórica pegada a um futebol mais bem jogado, agradável ao público.

Meia Thiago Neves, vice da Libertadores, campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro pelo Flu, foi um dos destaques do Cruzeiro

Mas antes mesmo do trio supracitado, o Flu já tinha o seu selo, a sua identidade. A pecha de Time de Guerreiros, iniciada na era Cuca, grudou no clube de tal maneira que passou a ser assim denominado até pelos jornais e locutores televisivos.

Da vibração de seus atletas, que doam até a última gota de suor, sem nunca desistir, o clube fez disso a sua marca desde então, período em que, não coincidentemente, embarcou nas mais emocionantes jornadas nacionais e internacionais, que conquistaram a simpatia de seus seguidores no Brasil e no exterior. Até quem não era Fluminense reconhecia naquele clube uma identidade guerreira, como muito ouvi quando estive em Buenos Aires pela última vez, em 2011. O Tricolor tinha a admiração da maioria deles. Os argentinos, sabe-se, se identificam demais com essa escola.

Da eliminação para o Olimpia na Libertadores de 2013 deu-se, contudo, o hiato fatídico. O Flu abandonou sua marca, passou a brigar contra sucessivos rebaixamentos e, como consequência, perdeu espaço na mídia e viu sua torcida se divorciar do time. Já não mais o reconhecia.

Lance aconteceu no primeiro tempo
Entrada dura do lateral deixou Flu com dez ainda no começo do jogo

Mas a vitória monumental sobre um dos maiores elencos do país, épica pelas circunstâncias (uma entrada grosseira e injustificável de Gilberto em Sassá deixou o time com dez desde os primeiros minutos), fez lembrar o Time de Guerreiros em seus melhores dias, foi como um resgate do selo, que teve o reconhecimento de milhares de tricolores, que comemoraram o triunfo histórico ante o Cruzeiro como quem acabou de conquistar uma Copa do Mundo.

Entre cânticos de exaltação ao time, punhos cerrados e muita emoção no Maracanã, o Time de Guerreiros foi de novo celebrado.

Se o Tricolor fizer desta atuação de novo a sua marca, voltará a jogar para plateias colossais, ávidas por aplaudi-lo.

Pois é de emoções que se vive, como disse Guardiola. E este Flu maravilhoso de domingo nos fez lembrar por que gostamos tanto de futebol e por que amamos incondicionalmente a nossa bandeira.

Mais Fluminense, impossível!

***

Defesa monumental nos acréscimos garantiu primeira vitória do Flu

Ave, Julio Cesar! Que defesa monstruosa aos 51, uma das mais difíceis da história do estádio.

Castilho assinaria.

***

Este jovem time do Flu vem se entregando não é de hoje.

Vale lembrar os clássicos recentes contra Flamengo, Botafogo e Vasco, e até mesmo a estreia contra o Corinthians, em Itaquera, muito elogiada pela opinião pública.

Mas a de domingo, jogando com um a menos durante 80 minutos, foi monumental, de fazer o tricolor envergar sua camisa com um orgulho do tamanho da dedicação de seus atletas.

***

Diante de um Fábio abatido, Pedro celebra o único gol da partida. Atacante é o artilheiro do Flu na temporada, com nove gols

Parabéns à meninada do sub-20, campeã da Taça Rio, dentro de São Januário!

Leo Percovich, esse título é seu!

***

Valeu, Pedro! De cara, de barriga, o negócio é bola na rede!

***

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

231 thoughts on “Épico!

  1. O presidente de um clube representa a instituição.

    Cada gesto ou decisão sua deve objetivar o bem da instituição.
    Todos reprovamos o que se faz na federação. Todos ! Não apenas os tricolores como os demais, talvez exceto os dirigentes do Vasco, que sempre foram muito chegados.
    Aí está a diferença, em meu modo de ver :

    O que você – indivíduo – pensa de uma instituição, e
    O que você, indivíduo, porém investido do cargo de presidente de uma instituição, pensa daquela outra.

    O Peter fez o que – em minha opinião, insisto – todo tricolor desejava : partir para o confronto com a Ferj.
    E o resultado foi o pior possível. Fomos (desculpem-me o termo) fomos sacaneados por todo o tempo em que ele esteve à frente do clube.
    E talvez ainda estejamos recebendo respingos daquela funesta forma de relacionamento institucional.

    Agora, nota-se discreta iniciativa do Flu em aproximar-se um pouco mais da federação.
    Um estadista que contribuiu para mudar o mundo disse certa vez :
    ” Se você não pode vence-lo una-se a ele ! “.
    Na política é assim que funciona.

    E não tem nada a ver com subserviência, mas com pura inteligência emocional.
    Isso é o que (também eu) penso.

    12:07>29ABR

  2. STT.
    “Abad justifica voto em Rubinho: “Relação excelente e o Carioca tem melhorado.” NetFlu

    O Campeonato Carioca tem melhorado? Só pode ser piada! Campeonato mau elaborado, onde o Campeão sequer ganhou um turno. É uma prova contundente que esse cidadão não conhece o futebol. A forma como foi elaborado o Campeonato Carioca, justifica que quem realmente ganhou dinheiro foi a FERJ. O cara é um idiota, atira no próprio pé. Por isso usa óculos fundo de garrafa, não enxerga um palmo a frente. Está sendo enganado e ainda agradece. Enquanto isso o Fluminense fica mais pobre a cada ano que passa.
    Saudações Tricolores.

    1. Este sujeito envergonha o Fluminense . Mostra fraqueza num apertar de mãos ao outro que coloca o clube dele para estrear, no meio de semana, no carioca às 16:30h em pleno verão em Saquarema em um turno e abrir o outro turno às 16h em Bangu. Parece um cãozinho que mesmo logo após sofrer um “desconto do dia a dia” de seu dono , vem com a orelha baixa e rabo abanando para ele. Em um ambiente competitivo , isto é algo inadmissível .

  3. Caros,

    Voltando do centro da cidade de metro encontro vários tricolores que foram assistir o jogo nas Laranjeiras, bairro onde moro. Aí me informo sobre o placar do jogo… Explicações para mais esta decepção contra o nosso maior adversário (maior rival é o Flamengo) ?

    Ou o time sub-20 do Vasco é tão bom quanto o do Fluminense é isso explica qualquer resultado;

    Ou o time do Fluminense entrou de salto alto por causa da vitória em São Januário;

    Ou inibido e constrangido pelas críticas causadas pela “suposta provocação” na comemoração do menino Samuel no último gol do 5×3.

    Ou uma mistura das três opções listadas acima. Sendo que a última é a que mais me irrita, pois passa por uma orquestração de hipocrisia na imprensa semelhante àquela do “gol do Tcham” de Thiago Neves.

    Já sobre a goleada do Cruzeiro com dois a mais em campo: é um excelente plantel mas que forma um time sem muita garra, acomodado, que pelo jeito só responde se muito pressionado. Não deve fazer um bom brasileiro.

    SDs T

  4. Depois da vitoria “epica” contra o Cruzeiro estou otimista por um bom resultado contra o Sao Paulo, ultimamente quando jogamos contra eles no Maracana temos tido sorte.
    Espero que o lateral direito que entrar no lugar do “maluco” Gilberto jogue bem e assuma de vez a posiçao de titular, o Gilberto alem de ser pessimo tambem nao “bate bem ” da cabeça.
    Vou agora tomar um” DUPLO EXPRESSO” para ficar por dentro das coisas, caro Nando voce acha que tambem vai dar “zebra” amanha ?

    1. Titio, eu acho que o Luiz Antonio desvendou o sumiço dele,

      mas eu penso que ele não está usando uma roupa diferente todos os dias,

      o Queens tá usando é uma caranga nova todo dia, é isso!

      Maserati, Porsche, Aston Martin, Lamborghini, R.Royce, Ferrari

      e pra ir na feira ele prefere o Bugatti Veyron, que é pra não perder tempo.

      o danadinho sempre gostou de esconder o leite, lá atras.

  5. Mundim,

    Vc “pilota periscópio” mesmo como vc afirmou no seu comentário abaixo?

    Que decepção.

    Fazia outro homem em vc!

    1. Sempre pilotou, e com maestria
      até hoje frequenta a orla do reconcavo baiano, pra ver corrida de submarino

      e nesses momentos idílicos, pilota o periscópio dos amigos.

      O Mundin é muito travesso…

  6. Rapaz, não querendo nem de longe comparar, eu tinha grande curiosidade em saber pq os judeus não reagiam aos nazistas. Já que muitas vezes eles iam morrer de qualquer maneira, pq não reagiam? A resposta, veja vc, veio do meu filho (rs)… ‘- pai, o grau de subjugação era tão grande, que eles não tinham NENHUMA condição física nem psicológica de reagir.’
    Isso acontece muito em nossas vidas também , quando nos conformamos com determinadas situações… e aí, eu tenho que fazer um ‘mea culpa’. Mas isso é outro assunto…
    O fato é que esse grupo que tem o Fluminense como propriedade particular, acostumou o torcedor tricolor à mediocridade, ao conformismo, ao ‘tá bom demais assim’, se não cair tá ótimo… o grau de cobrança da torcida tricolor hj em dia, é minúsculo. Enquanto nos últimos 10 anos, 5 times brasileiros conquistaram a Liberta, nós temos que no conformar com vitórias esporádicas, conquistas de turnos… ou , pior ainda, fugas de rebaixamento.

  7. Sinceramente, já disse isso aqui anteriormente e vou repetir :

    Estes torcedores que vivem cornetando acusações de que existe ‘maracutaia’, isto é, ROUBO, MALVERSAÇÃO DE FUNDOS, LAVAGEM DE DINHEIRO, AÇÕES DE LESA-CLUBE, como se lê quase que diariamente aqui neste blog, ……
    estes torcedores, repito,

    deveriam reunir-se em grupo e lançar um movimento para esclarecimento definitivo destas dúvidas, mediante Ação Judicial -não faltarão advogados Flamenguistas dispostos a tratar do assunto- em que fosse solicitado até mesmo a quebra de sigilo bancário de TODOS os supostamente envolvidos na tal ‘trama’ de que tanto falam.

    De minha parte, ficarei torcendo para que tal processo tenha um desfecho transparente e conclusivo, qualquer que seja o resultado da apuração.

    A Cesar o que é de Cesar !

    Entretanto, ficarem cacarejando esta ladainha aqui no Blog por todo o tempo, sinceramente, enche o saco, se me permitem o termo chulo.
    Cacarejar por cacarejar, sinceramente, enche o saco !!!!!

    Há dúvidas ? Ação judicial em cima dos suspeitos, para averiguação e constatação da verdade, qualquer que seja ela.
    11:24>27ABR

    1. Se a trajetória do Fluminense fosse comparada ao movimento de ativos na bolsa de valores , estaria em tendência de baixa desde 2012 . Um algo que poucos querem comprar e os poucos que compram nesta fase , o fazem na esperança de reversão à base de especulação sem muito fundamento. Alguns o compram como se fosse pó para apostar numa alta repentina também sem fundamento ( vide Mate Viton, Drywolrd e ao que parece esta tal de Vale Express) . E ainda compram mais barato do que o preço que estes administradores nossos de bosta aceitam, pois no final nem pagar eles parecem pagar. De boa , a probabilidade de acontecer de fato qualquer uma das ações acima descritas é bem alta . Agora , mesmo que não exista, uma coisa eu posso afirmar com 100% de certeza, as duas últimas administrações foram um LIXO independente de má fé. São administrações flusócio que não mostraram força para inicialmente se manter ou voltar ao patamar. O que valem são os números e se fosse uma disputa, vc poderia citar uns 20 fatos a favor do Peter e Abad que eu facilmente citaria uns 60 contra. E ainda posso tirar da minha cabeça outros 60 futuros apenas especulando. Sabe por que? Porque o lado de lá não é transparente e nem se defender sabe. São pessoas que veem um Ilídio Lico (quem?) pisar no Fluminense com acusações, ganhar o processo do cara , aceitar não receber o valor da ação e ainda apertar a mão do FDP no salão nobre. Eu quero é que a Portuguesa com toda a sua história se fod… da mesma forma que o Flamengo , o botafogo ou qualquer outro clube que não seja o Fluminense. O Peter em 2011 e 2012 foi até bom por simplesmente ser um quase zero na administração do Fluminense…. pausa.. passados alguns segundos retiro o elogio ao Peter, porque o mesmo em vez de coçar o saco durante estes 2 anos, deveria de fato arquitetar a saída da Unimed com um mínimo de competência , coisa que faltou e ficou pra lá de evidenciada a partir do fato consumado em 2014. De qualquer forma, mercados revertem, mas cabem a eles aproveitarem e provarem que seus algozes estão errados enquanto ainda estão lá no poder, até porque é muito improvável , mas não é impossível (num 2 contra 2) com um peão ganhar a rainha adversária e dar o xeque-mate depois de estar com a corda já no pescoço. Ainda bem que e em situações desfavoráveis a paciência de todo mundo tem limite. É que o seu e o de outros ainda não foi atingido ao que parece.

      1. Você diz que como ações de Bolsa o Flu vem em tendência de baixa desde 2012.
        Vou um pouco além, meu caro : a queda para a 3ª Divisão mostrou-nos que tentarmos montar esquadrões maravilhosos, que levaram a torcida (eu incluso) à loucura NAQUELES EFÊMEROS ANOS DE GLÓRIA que antecederam a queda, custou-nos um preço tão alto, mas tão alto, que ainda não o pagamos integralmente, até hoje.

        Respeito seu modo de pensar, Cleber, como não poderia deixar de fazer.

        Entretanto, há algo que faz com que nossas visões sejam distintas : parece (veja bem, digo que ‘parece’) que você vê o lado exclusivamente político da fase que atravessa o clube.
        Eu estou aqui como torcedor do Fluminense. E tão somente isso. Ou tudo isso !

        E torcedor, pelo que penso, não é apenas o que comemora títulos, que fica roendo unhas o ano inteiro, achando ‘que não vai dar’, que ‘vamos perder’, etc., para na eventualidade de uma conquista vestir a camisa do clube e sair buzinando por todas as ruas, gritando ” é campeão !!!”.
        Sou torcedor que tenta pensar um pouco à frente, torcer por um clube melhor estruturado, finanças sadias, um CT que já temos, se possível um estádio, etc., etc.
        Em suma, torço pelo engrandecimento e pela perenidade da instituição Fluminense FC. Não pelo que é efêmero, mas pelo que fará com que o clube seja autossuficiente, sólido, indestrutível.
        Por isso às vezes acho melhor dar um passo atrás para em seguida darmos vários à frente.
        E nisso não me meto em política por razões de cunho pessoal : aprendi a não criticar gestões se não conheço suficientemente os fatos e/ou se não disponho de provas.
        Asseguro-lhe, entretanto, que não aprovo vários dos atos e fatos das gestões pós-terceirona, inclusive estas que vocês rotulam como da ” flusócio “.
        Obrigado pela contribuição, meu caro.
        18:23>27ABR

        1. Então…. a terceira divisão foi o fundo do poço na história do Fluminense. Em 99 sob a gestão do Fischel ( para mim o melhor presidente de fato desde a gestão Shwartz – e neste caso nem posso comparar títulos porque tirar o clube daquele fundo foi tão grandioso quanto ganhar um brasileiro) começamos a subida rumo ao teto da nossa história- não alcançado se considerar o mundial de 52 mas foi o mais próximo. A subida a partir de 99 foi gradual com a contratação de jogadores caros que proporcionaram isto. Perdemos a Libertadores da América com um time excelente e barato ( competência), considerando os degraus anteriores com jogadores como Romário, Petcovik, Edmundo, Ramon, etc… Já em 2000 saindo da C para a A, fomos eliminados pelo vice campeão , mas ensaiamos a situação de emergente. Em 2001 perdemos para o campeão e ficamos em 3o. A contratação dos jogadores caros foi nos levando cada vez mais para cima. Até os títulos e a manutenção por um tempo lá em cima. Sei que tens aversão ao Celso Barros pelos textos que postas , mas é fato que a Unimed nos tirou do fundo do poço, nos fez ficar “maiores” e se não saiu com um clube nas cabeças , também não nos deixou no mesmo estágio deprimente no qual entrou. E outra, sei que no texto acima você citou times caros de antes da queda, mas note que antes de 90 quando a televisão não estava no páreo, mesmo um Flamengo mamando $$ da Petrobras, o poderio econômico deles não ficava tão distante do nosso quanto ficou a partir do fim da era do rádio e entrada na era da TV ( o que nitidamente inclusive, mesmo usando de redundância ,causou o apequenamento dos grandes públicos) . Agora , é um raciocínio meu e que não vejo ninguém tecer muitos comentários sobre além dos não concordantes, mas a Unimed foi genial no inflacionamento de salários do futebol brasileiro e isto contribuiu para deixar o Fluminense à frente dos outros em todos os aspectos. Um planejamento perfeito. Estávamos pedindo esmola na terceira divisão e o pior que poderia acontecer seria voltar para aquele patamar. Acontece que salários de 500, 600mil ou 1 milhão do lado de cá, fizeram os clubes ao lado terem que bancar valores similares. Nós não caímos de divisão mais, e olhe o Vasco que enquanto pairávamos no limbo, ganhavam Libertadores , Brasileiro, Mercosul, etc… Tentou bancar 500 mil , 600 mil e sifu com as economias deles e caíram 3 vezes. Quase todos os outros caíram e todos tentaram bancar super craques em vários momentos sem ter o patrocínio de uma Unimed, justamente para não irem para a B. Até o Botafogo bancou 800 mil para o Seedorf. Para ter-se ideia do quão péssima foi a administração Peter e é a atual Abad, é que qualquer dona de casa sabe que só deve comprar o que tem para pagar e note o nível de letargia dos caras. Em 2015 quando o Fluminense não mais tinha Unimed e nem outro patrocínio “firme” , era para ter desfeito de todos os jogadores caros mesmo que fosse da maneira que foi feito somente ao final do ano passado. Razão: Não tem dinheiro para pagar. E olhe que já em 2014, o mercado em termos de salários para jogadores e técnicos estava bem mais próximo da realidade atual de bons jogadores ganhando 200 mil e não mais 600 ou 700, Mas não…. Renovaram na carteira/ contrato de imagem e continuaram a bancar salários gigantes e causar um Gum de 2018 ganhando 300 mil, um Cavalieri 400 mil, um Marquinhos 400 mil, um Cícero 500 mil enquanto os outros diminuíram os custos e apostaram no olho clínico.Esta administração é uma piada e de mal gosto para nós. Não adianta, sem $$ tem que ter mais competência para crescer e é por isto que o fazedores de cagada das laranjeiras são elogiados pelos próprios torcedores com apelidos carinhosos tais como FDP. O PSG aparece por causa do $$. Se não tivesse , seria mais um. O City, mexeu nos bolsos e está esbanjando fôlego. O problema é que um Barcelona,um Real Madrid ou um Bayern tem muito também e só cometas como o Leicester fazem graça aparecendo de 20 em 20 anos. Aqui no Brasil, ainda é mais fácil de se viver e felizmente para nós, o Flamengo é um time fracassado pois era para ganhar tudo com o montante que recebe. Mas como eu escrevi antes, vai que o mercado vira e o Abad consegue ser campeão brasileiro este ano. Aí a Flusócio riria por último embora demonstre extrema incompetência atualmente. Mas sem estresse , reclamar é normal quando a coisa não anda conforme queremos.

          1. Caramba, Cleber, confesso que só consegui fazer uma leitura ‘diagonal’ do texto.
            Até porque você já o começa com uma ótica fora de foco.

            Senão vejamos :
            Quando eu disse ” a queda para a 3ª Divisão mostrou-nos que tentarmos montar esquadrões
            maravilhosos, que levaram a torcida (eu incluso) à loucura NAQUELES
            EFÊMEROS ANOS DE GLÓRIA que antecederam a queda, ….. “.

            Você leu e interpretou :
            ” Então…. a terceira divisão foi o fundo do poço na história do
            Fluminense. Em 99 sob a gestão do Fischel ( para mim o melhor presidente
            de fato desde a gestão Shwartz ….. “.

            Sacou a diferença ?

            Vou tentar ser mais claro, com todo respeito :
            Eu me referia aos anos de glória QUE ANTECEDERAM a queda para a 3ª Serie
            como sendo o resultado de investimentos que o clube NÃO PODIA FAZER, gerando uma tormenta financeira da qual não saímos até hoje.

            E mais claro ainda :
            Eu cito os antecedentes a 1998/1999 e você fala do período seguinte a 1999.
            Eu falo das (possíveis) causas do eternizado endividamento do Flu.
            E você fala das consequências, isto é, o pós 2009.

            Por isso só consegui fazer uma diagonal em seu texto, pois falavámos de coisas distintas.

            De qualquer forma, v. contribuiu com excelente material histórico pós 1999.
            Valeu !
            10:28

            1. Ok, ficou longo , mas no decorrer do texto eu mostrei que havia entendido o pré-1997. Apenas quis expressar que ao montar times caros, quando se pode, não há mal nenhum e por isso de forma alguma condeno este tipo de estratégia se o foco for vencer. Obviamente, se puder vencer com um time barato fica aquele sentimento de recompensa maior para mesmos valores teóricos. Valeu!

              1. Este seu inicio dizendo
                “Apenas quis expressar que ao montar times caros, QUANDO SE PODE … ”
                põe pingos em todos os ‘ís’., Cleber.
                Estou inteiramente de acordo !
                Um amplexo, caro colega !
                Vamos à busca de uma vitória hoje !
                11:40 > 29Abr

    2. Meu caro Amaury, entendo e apludo a vossa sugestão!
      Todavia, lembro-lhe que tal atitude exige dos agentes elevado sacrifício, refiro-me a famosa “abstinência da meledicência”.
      Nesse sentido, acho pertinente lembrar o pensador Augusto Cury… “Vivemos na era dos mendigos emocionais”.
      Permissão para ocupar o bunker… pilotando o periscópio… hahaha

  8. O Cruzeiro MASSACROU nada mais e nada menos que a UNIVERSIDADE DO CHILE, i.e., LA “U” !
    SETE a UM !

    Este mesmo Cruzeiro que o Fluminense derrotou com apenas 9 jogadores de linha desde os 15′ de jogo.

    E ainda há quem critique estes meninos, estes guerreiros !!!!!

    Fala sério !!!!!!!!
    11:05>27ABR

      1. Tal como nós, Sergio.
        Jogamos com 9 de linha e vencemos.
        Você não acha que nossos meninos merecem um pouquinho de reconhecimento ?
        De crédito ?
        É só isso que quero dizer !
        A La U é um baita time, companheiro.
        Não é um ‘Boavista’ da vida, com todo respeito a esse ”
        13:14>27ABR

        1. Há alguns equívocos de sua parte, nobre Amaury. Vamos a eles:

          1) Contra o Cruzeiro, nós jogamos com 10 jogadores (tivemos UM jogador expulso) – ok jogamos com NOVE de linha, mas…

          2) A LaU jogou com 9 jogadores, eles tiveram DOIS jogadores expulsos – ou seja, jogaram com OITO de linha;

          3) O Cruzeiro jogou pressionado contra a LaU, precisava vencer de qualquer jeito senão corria sério risco de não passar da fase de grupos, e qualquer um percebe que eles entraram focados neste jogo, diferente do que aconteceu contra nosso Fluzão;

          4) A LaU é um “baita” time em qual hemisfério? Eles tem uma sulamericana de título relevante (e o título é recente, 2011, ou seja, antes disso eles eram nada no cenário futebolístico), de resto só ganharam o campeonato chileno (que não é nenhuma coisa de outro mundo) e umas tacinhas de copa lá que equivalem a nossa Taça Guanabara aqui… nessa você forçou a barra demais meu caro… LaU, baita time? Faça-me rir. Se uma LaU da vida é definição de baita time para você, e se você realmente escreveu isso sem gozação, então assim dá pra entender toda a sua aceitação inclusive dizendo que o Flu é um bom time.

          Só uma dúvida: se em sua definição a LaU é um baita time, o que seriam então Real, Barcelona, Liverpool, City, etc? Seriam extraterrestres???

            1. Pô, Guilherme, que coisa feia, cara.
              Você entra na conversa alheia para me esculachar ?
              Pega leve cara. Isso é falta de educação.

              Dê uma olhadinha no meu ” 17:55>27ABR ” abaixo e sinta a bobagem que v. fez.

              Ah, e sinta também a diferença do nível de educação naquilo que o Zanitti e eu trocamos de ideias, embora antagônicas, comparativamente com sua truculência.
              18:30>27ABR

          1. Tá bom, nobre Zanitti.
            Você gentilmente discorda de tudo o que eu disse.
            Tem todo o direito.
            Entretanto, continuo valorizando o feito de nossos meninos quando, jogando com
            9 jogadores de linha (como eu havia corretamente quantificado) desde os 15′ de jogo, conseguiram sustentar uma vitória por 1 x 0.
            Sinceramente, não acho que ‘forcei a barra’ no que falei sobre o Flu.
            Quando á Universidade do Chile, merece meu respeito por viver pregando peças em grandes times brasileiros nos torneios continentais.
            Valeu, Zanitti.

            1. Amaury, só para esclarecer eu não quis dizer que você forçou a barra ao falar do Flu, e sim me referi a forçada de barra em você dizer que a LaU é um baita time. Lendo agora, realmente minha colocação gerou dupla interpretação. Mas agora está esclarecido.

              Campanhas, nobre Amaury, são quase sempre esquecidas, o que vale são títulos e do que você listou da LaU, sobra só os dois últimos itens da lista:
              Campeã Copa Sulamericana.
              21 titulos nacionais

              A LaU deve ter sua importância no Chile, mas no cenário sulamericano não se compara aos times brasileiros e argentinos. Obviamente que ela é anos luz a frente do Boavista, isso ninguém discute, mas daí a ser um baita time, discordo.

              É isso, valeu caro Tricolor!

  9. Rei$ de pau$ não se mistura mais com a classe média.
    Cansou da plebe e foi passear com seu Maserati pela Cote d’azur. …
    Qdo aparecer alguma nova negociata de jogador ele volta pra ver se abocanha umas migalhas pra pagar o caviar Beluga …

  10. STT.
    “Pedro participa de quase metade dos gols do Flu e tem ano melhor do que Dourado.” Globo.com

    Ainda tem gente aqui que tem a coragem de pedir a contratação de outro centroavante. Já foi contratado um outro, Que é empresariado pelo filho do treineiro. Uma clara manifestação de nepotismo. Esse jogador não tem 2% do futebol do Pedro. Ainda tem gente que elogia o abel, são colecionadores de figurinhas, não são torcedores do Fluminense Football Club.

    1. Neste segundo parágrafo vejo um erro descomunal, Franco.

      Que o filho do homem seja empresário de jogadores … não há mal algum.
      Entretanto, NENHUM jogador por ele empresariado poderia ser contratado pelo clube dirigido por seu pai.

      Claro cenário de CONFLITO DE INTERESSES.

      Quem poderá garantir que tal jogador não será ‘empurrado pela goela’ em um jogo, em prejuízo do desempenho técnico do time e, por extensão, do clube ?
      Vejo isso como um verdadeiro absurdo !
      Ainda mais porque o Abel já havia dado demonstrações desta natureza no caso ” Romarinho “.
      11:10>27ABR

        1. Eu não vivo cornetando a moral dos outros, senhor fluto !
          Isso que digo aí acima (e V.Sa. não conhecia) é figura de alta administração de empresas, conhecida (exceto por V.Sa.) como ” Conflito de Interesses”.
          Não é cornetagem. É ato de gestão de empresa.

          Quis pegar-me na palavra e deu-se mal, como sempre.
          V.Sa. não aprende mesmo !!!!!

          Mas, menos mal, … depois confessa que é burro.
          15:20>27ABR

      1. O “conflito de interesses” existe e só tende a aumentar. Todo mundo mente nesta gestão, o presidente, o CEO, o Abel. Tudo é feito na penumbra. Cadê o relatório da E&Y? Cadê o contrato do Samorin? Cadê as contas da administração Peter? São tantos portanto que perdi a conta. O João Carlos, citado acima, foi relacionado para o banco de reservas, entrou aos trinta minutos do segundo tempo no jogo contra o Corinthians. Detalhe: nem treinou. Sabe como é, neh! Jogo transmitido para o Brasil inteiro. Uma senhora vitrine.
        Abraços Tricolores.

  11. Até hoje não dá pra entender essa jogada das 2 últimas gestões em investir no Samorin cuja a cultura é diferente da nossa e sem tradição no futebol internacional.

    Ao invés de aplicar recursos que já não tem para outras coisas importantes como reformar o laranjal entre outras prioridades, peguem aquelas possíveis promessas da base e com alguma perspectiva de jogar no time de cima do Fluminense que estão estourando a idade e façam parcerias com outros clubes das divisões inferiores do futebol brasileiro.

    Peguem o caso do W Nem que foi pro Figueira e deu certo em 2011 e voltando do empréstimo para o Fluminense no ano seguinte, foi uma válvula de escape importante para o time em 2012.

  12. Cadê a po*ra dos reforços experientes?
    Cadê o meia experiente?
    Cadê o zagueiro experiente?
    Cadê o atacante experiente?
    ***
    Cadê, Abad?
    Cadê, Autuori?
    ***
    Tô lendo que esse m*rda desse presidente ainda continua negociando com o Kleber, que foi vetado pelo DM!!
    Tem o dedo que quem nessa?
    Pq a insitência?
    Explica prá gente!

  13. Garcês, há um bom tempo atrás, oi noticiado que o Flu estava cobrando, na Justiça, mais de 100 milhões de um ex-patrocinador, cujo nome não me lembro. Você sabe me dizer se isso aconteceu, ou está acontecendo mesmo?

    1. Mas não é? Aqui se a gente disser que o nariz do Abad é feio, não pode, pq os defensores da moral e dos bons costumes não deixam, rs

  14. Ainda bem que existem vc e outros poucos para me manter atualizado do futebol por aqui. Nem sei o que anda rolando no mesmo de tão desgostoso que ando com o rumo do Flu.
    Mas dizer que vencer com o placar mínimo e encastelado na defesa é algo épico… é… tá… então tá então…
    Vou esperar o dia em que tenhamos técnico para eu torcer.
    SSTT

  15. Depois que esse espaço ficou resumido a duas vertentes e futuro do Flu passou a ser o que menos importa, afastei-me temporariamente. Interessante que até o discurso do Garcez parece ter mudado. Chamar de “épica” essa vitória… Maraca, nossa casa, nenhuma defesa do goleiro adversário… Só chutão… Mas o que vale mesmo são os 03 pontos.
    Vai que…
    Afinal, Abel foi campeão do mundo assim. Haja paciência. Contudo, se for campeão, irei aplaudir, mas acho difícil…

  16. Robinho estava numa fase ótima, jogando aberto pela esquerda lá no bico da área, enveredando pro meio com alto poder de drible e chutando muito bem. Fez belos gols.
    Por assim dizer, ele fazia um papel misto de Richarlison-Scarpa e eu cheguei a pensar que havíamos obtido um companheiro pro Pedro melhor do que a enceradeira do M Junior, nosso eterno anão de jardim.
    Pois bem, no auge desse desempenho, Robinho sai do time, vai pro banco e do banco vai pra casa, não é mais relacionado.
    Alguém sabe me dizer o que aconteceu? Ele brigou com alguém? Pisou no pé de alguém?
    O cara nos custou uma nota e agora leio que não jogará mais pelo Flu e o Ceará está de olho nele!
    Não entendo mais nada e por isso peço aos “universitários” do nosso blog que me ajudem a entender essa esquizofrenia.

    1. O que aconteceu?
      Como assim?
      Na verdade, não aconteceu!
      Aconteceu que o a gente já sabe: o Abel não consegue fazer um jogador jogar o que pode.
      Técnico que adota o sistema 3-5-2 com três zagueiros, dois laterais e dois volantes, 7 jogadores de 10 da linha defendendo, não sabe nada!
      Abel é um sepultador de meias e atacantes!
      Nenhum meia consegue jogar num esquema defensivo suicída como esse!
      ***
      O 3-5-2 clássico é: 3 zagueiros, 5 no meio e 2 atacantes!
      Esse 3-5-2 do Abel só engana otário!

    2. Se ele tivesse tido 10% das oportunidades que o Marcos Junior tem tido, ele seria titular absoluto. O problema do Abel é que ele quer que os 11 jogadores que estão em campo fiquem correndo atras dos adversários marcando, e esta não é uma caracteristica do Robinho.

    3. Creio que a exposição do Jefferson exprime o que acontece.
      A grande questão é, na minha opinião :

      1) O técnico estaria errado em exigir a participação de todos no ‘jogar sem a bola’ ? Ou,
      2) O estilo do jogador – não participando da recomposição – estaria fora de moda ?

      Penso que no futebol moderno a opção (1) seria a resposta. Até o Messi volta para recompor.

      Entretanto, se isto é fato, i.e., se o Robim está fora até do banco porque não participa do coletivo na recomposição, o Fluminense terá cometido um gravíssimo erro de avaliação ao contratar este jogador, já que o técnico da ocasião era o mesmo Abel que hoje não utiliza o jogador.

      Porém, a causa da apatia do jogador pode não ser exatamente esta. Pode estar ligada a problemas pessoais que não chegam ao conhecimento do público.
      10:50>26Abr

    4. Não me lembro de ter visto esta fase ótima do Robinho.
      Mas o pouco que o vi jogando, me parece um jogador habilidoso e com precisão nos chutes.
      Porém pouco participa na recomposição e no futebol de hoje, não há espaço para este tipo de jogador.

  17. Carlos Alberto está treinando na Barra da Tijuca para manter a forma. Ele está com 33 anos. O Fluminense precisa de meio campo com criatividade e experiência, acho que seria um bom nome.

    1. O cara joga uma bola que não tem tamanho.
      Seria o mel na sopa do Fluzão, se não fosse ………….. ahhhh, o tal do “se” …………………
      ……. se não fosse o terrível temperamento que tem este rapaz.
      É totalmente imprevisível, fora dos eixos.
      E por isso não fica mais do que 6 meses em um clube, seja qual for.
      Creio que não vale a pena correr o risco.
      Mas, ……. que o time mudaria de cara com o futebol dele, concordo inteiramente.
      20:09>25Abr

      1. No FluFlusocio vale qualquer tipo de lobby, até pra mais um ex-jogador
        ajudando afundar mais um pouco, o Fluzão na m*rda.

        Putz, é cada uma…

  18. Até o Abel Braga, chamado de burro é outros adjetivos sabe que o Fluminense vende seus atletas por preço de banana.
    Só quem não quer entender é a Flusócio.
    Abel pede mais inteligência ao Fluminense na venda de atletas.
    E tem neguinho aqui achando que a venda do D’lua foi um negócio da China.
    Vamos a matemática, supondo que o mesmo seja negociado pelo valor divulgado 180 :
    Fluminense vendeu por 46 e levou 23, com os 10% da nova negociação leva mais 13,4 que dá um total de 36,4.
    O Watford pagou 46 e vai ter de dar mais os 13,4 ao Fluminense, ficando com 120,6 estamos falando milhões .
    Porra, que negócio bom.
    Para o Watford é claro.
    Isso sem falar que dos 36,4 que o Fluminense ficou, gastou 7 com o Robinho é olha que nem atualizei este valor.
    E o Abel que é burro.

      1. Seu desenho é na verdade um rascunho.
        Porque o Flamengo vendeu um menino (reserva) por nem sei quantos milhões e o Vasco acaba de vender outro menino por 20 milhões de euros?
        O Fluminense estipula o valor de outro menino, em uma posição em que poucos se sobressaem, a lateral, por 17 milhões de reais.
        Realmente eu e o Abel somos burros.

          1. Vindo de um cara bipolar, arrogante, isto não me atinge.
            Depois reclama da moderação.
            Não consegue discutir sem ofender e fica querendo dar uma de santinha do pau oco.

            1. Ué, eu só fiz concordar com vossa afirmação, duvidando apenas quanto ao Abel.

              ” Realmente eu e o Abel somos burros.”

              Ou não foi V.Sa. que confessou isso aí acima, entre “aspas” ?
              Eu só fiz concordar !
              19:40>26Abr

      2. Eu também desenhei.
        120,600 milhoes, na minha matemática é muito mais que 36,400 milhoes.
        Na verdade são 331,31% a mais
        É pouca coisa né?.

    1. O Vasco vendeu, hj, o Paulinho por €20 mi, cash!
      O Fluminense vendeu o Richarlison por €12mi, parcelados!
      E ainda pegou empréstimo bancário pagando juros, dando como garantia as parcelas da venda!
      Uma tragédia!

    2. Ninguém me convence de que, nesses negócios de venda dos jogadores do Flu, não existe forte maracutaia. Posso estar enganado, mas……………

  19. Discordo quanto ao centro avante. Acho que o garoto Pedro tem tudo para melhorar conforme for pegando “kilometragem” nas partidas.
    Concordo que falte um bom zagueiro e um bom meia por tudo que tenho lido da galera. O restante acredito ser o suficiente.
    Mas para tal é necessário trazer um técnico… e este nem precisa ser bom, basta ser… técnico e não treineiro e entregador de camisas.
    SSTT

    1. V.Sa. estava indo surpreendentemente bem – sem falar mal de ninguém – até a quinta linha e aí …. danou-se.
      É inacreditável como V.Sa. não consegue ser positivo em uma ocasião sequer.
      16:51>25Abr

      1. Agora pronto … o patrulhador oficial do blog deu para exigir que os comentários de terceiros sejam 100% positivos … não podem ser 90 nem 95% positivos … tem que ser 100% …
        Era só o que faltava …

      2. Você me decepcionou nessa. Esse treineiro só coleciona fracassos. O internacional foi rebaixado por causa dele (quem dera ele ter ido para o Flamengo). Mire no exemplo do Fernando Diniz, só para termos de comparação. Eles passaram pelo São Paulo (estavam perdendo de 2 x 0) na Copa do Brasil, nós caímos para o Avaí, precocemente, que também caiu. Não tenho dúvidas alguma que esse treineiro é uma merd@. Eu falo isso não é por não gostar dele, não estou nem aí, é pelos resultados das competições em que participamos recentemente. Não ganhamos nada com ele. Por incrível que pareça, a última que ganhamos foi com ele, também, com Thiago Neves e Deco na meia, Wellington Nem e Fred no ataque, era impossível perder. É no que acredito e tenho sã consciência no que comentei.
        Abraços Tricolores.

          1. Eiiii… psiuuuu… já acabou de contar o formigueiro da direita? Começa agora o da esquerda… bora… booooooraaaaa… xispa…

        1. E nada me tira da cabeça, caro Juarez, que o time c… e andava para este Tapir Ruminante naquele ano. Eles deviam virar para o Deco e perguntar: “…e agora? a gente faz como mesmo?”

          Ahhhh… o morde/assopra não decepciona nada… ele é assim mesmo. Hoje ele defende o Tapir, amanhã o esculacha. É a toada dele.
          SSTT

  20. OFF TOPIC:
    Que aula de futebol ontem meus amigos! Liverpool 5×2 Roma!
    Jogaço! Daqueles de ficar na memória, uma prova de que ninguém está imune as críticas foi do treinador do Liverpool, que quando o time estava voando em campo, aberto uma vantagem absurda de 5×0 no placar, deu uma “abelada” e sacou seu melhor jogador do time (Salah) para fortalecer o meio e poupar o jogador… a Roma se aproveitou da tirada de pé do Liverpool e fez 2 gols preciosos, que tal qual a situação do confronto das quartas de final, precisa de outro 3×0 para ir a grande final.

    A “abelada” do Jürgen Klopp pode lhe custar a classificação. Mas que foi um espetáculo, uma aula de futebol de ambos os clubes, isso foi!

  21. Ao assistir a boa partida do Liverpool x Roma, chamou a atenção a atuação do egípcio Salah que me fez lembrar o W Nem de 2012.

    Bem que em determinados momentos que se essa gestão buscasse resgatar a contratação de jogadores que foram formados na base tricolor que se destacaram lá fora como o caso do Alan ou o Bolt, o Fluminense iria ganhar muito em poder ofensivo.

    Lógico que eles ainda são novos e também tricolores e jogadores assim ajudam o time a se fortalecer dentro de campo.

    Que hoje o time precisa de um 10, não é de hoje que esse cara faz uma falta danada para o Fluminense.

  22. Caros,

    Olhando a tabela do Brasileiro o Fluminense só irá jogar numa quarta-feira no dia 30, contra o Grêmio. Até lá é só jogo no fim-de-semana. Tudo bem que terá a Sulamericana, mas ainda assim se não der para descansar e treinar não sei quando dará.

    SDs T

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *