De dominado a dominante

Foi quase uma reprodução do Fla-Flu de quatro dias antes.

Inclusive no movimento do placar de uma partida em que só um time jogou.

Nos 20 primeiros minutos, estatísticas do SofaScore apontavam 82% de posse de bola tricolor, contra escassos 18% corintianos.

E se o Fla aproveitou a pressão inicial para sair na frente, com Filipe Luís, aos oito, o Flu também o fez, aos sete, com Nenê.

O 16º gol do meia na temporada saiu mesmo com ele caído, depois de belíssima triangulação pela direita entre o garoto Calegari (sua melhor atuação) e Michel Araújo, até a finalização que lembrou a de Fred na final da Copa das Confederações de 2013, contra a Espanha, também no Novo Maracanã, que recebia sua primeira competição oficial.

O Fluminense seguia no controle do jogo, e não era ameaçado em momento algum. No meio de semana, foram os tricolores que experimentaram o mesmo sentimento de impotência.

Nenê voltou aos melhores dias porque também regressou à posição em que melhor rende: no meio, por trás do centroavante, auxiliado por jogadores de lado que fazem a aproximação.

Sem Fred, com Covid-19, a tentativa desta vez foi com Marcos Paulo, depois de Fernando Pacheco no Fla-Flu. Mas o garoto, com a cabeça numa possível transferência, teve mais uma atuação apagada, fazendo com que a falta de Evanilson ainda fosse bastante sentida.

O Flu não chegou aos 2 a 0 no primeiro tempo como o time de Dome, mas chegou, e também com Nenê, que, se pareceu Fred no gol caído, desta vez lembrou Henrique Dourado, não pelo estilo, mas pelos 100% em cobranças de pênalti pelo Flu (nove desde a sua chegada, oito só em 2020). O Ceifador deixou o clube invicto neste fundamento.

O 2 a 0 fazia mais justiça à superioridade tricolor na partida, mas o gol sofrido nos acréscimos (Nino nem pulou), marcado por Mateus Vital, tal como aconteceu no clássico, quando Digão descontou, sugere enganosamente que o jogo tenha sido duro.

A vitória deixa o Flu encostado no pelotão de frente e traz mais tranquilidade para o confronto desta quarta, contra o Atlético-GO, pela quarta fase da Copa do Brasil.

O Corinthians permanece em crise e, como na última rodada do ano passado, viu o Flu espantar Coelho.

Na Arena, foi Evanilson (duas vezes) quem não deixou que o técnico emplacasse 2020 no cargo. Agora, no Maracanã, foi Nenê, também em dose dupla, quem fez com que a torcida corintiana e a imprensa local já o colocasse em xeque logo na primeira partida como interino, depois da queda de Tiago Nunes.

Ah, sim, depois de todo o domínio no Fla-Flu, o Flamengo perdeu para o… Ceará: 2 a 0.

Porque assim é o futebol.

Desde berço.

***

Entre os adversários do Corinthians na Série A, o Fluminense é um dos raros que o superam em vitórias considerando todas as partidas da história entre eles:  em 112 confrontos, contando com o 2 a 1 deste domingo, o Tricolor ganhou 41 vezes contra 39 do clube paulista. Foram marcados ainda 144 gols para cada lado.

***

Que cartão de visitas, hein, Danilo Barcelos?

***

O Terno e Gravatinha também está no Instagram. São postagens diárias, com fotos do passado, presente e muitas recordações. Siga-nos lá: @TernoeGravatinha

***

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

140 thoughts on “De dominado a dominante

  1. Ganhamos de um adversário em crise e sem técnico, portanto, muito bem vindos os 3 pontos. O Flu não tem nada a ver com a crise alheia – já bastam as suas próprias para se preocupar – e fez o que se espera do time quando joga em casa : venceu a partida.

    Todos já sabem que o nosso elenco é limitado e que faltam peças de reposição, para aguentar tantos jogos em sequência tão curta. Entretanto, penso que o Flu deveria ser mais ambicioso quando sai na frente no placar. O time faz 1 x 0 e, instintivamente, dá uma recuada, ao invés de tentar marcar mais gols e “acabar com o jogo”.

    Quarta já temos jogo importante pela frente, Copa do Brasil no Maracanã. Como o 2 jogo é lá na casa dos caras, é fundamental que o Flu vença jogando em seus domínios, levando alguma vantagem para o jogo de volta. Tenho visto alguns jogos do Atlético – Go e, apesar de não ser nenhuma super potência do futebol, é um time muito valente, que corre o jogo inteiro e tem dado muito trabalho aos seus adversários (Vasco que o diga e Nós tb, mesmo estando com um jogador a menos o 2 tempo inteiro). Não serão jogos fáceis e o Flu precisará apresentar sua melhor versão, se quiser ficar com a vaga.

    OBS : O time segue a sua sina de viver levando gol todo santo jogo. É impressionante como o sistema defensivo não consegue ficar ligado os 90 minutos. Tem sempre um momento que ele dorme e o adversário vai lá e balança as nossas redes. Eu nem me lembro qual foi a última vez que o Flu não levou gols no jogo e saiu de campo sem ser vazado.

    1. Nobre Tricolor,
      O seu segundo parágrafo é a resposta para o último, nós quais eu concordo plenamente.
      O time quando faz um gol e está jogando bem, caso dos 20 primeiros minutos de ontem, em vez de continuar em cima e fechar a conta, desiste de jogar e chama o adversário para o nosso campo, aí sofremos pressão e levamos o gol.
      Ontem felizmente um deles foi corretamente anulado, se tivesse sido legal, talvez hoje nos não estivéssemos felizes.

  2. Sempre que pode o Sobrenatural de Almeida dá as caras, parece que ele tem medo de um vexame histórico, que possa levar seu clube de alma e coração, definitivamente para o limbo, donde jamais sairá. Sempre que a catástrofe está logo ali, ele dá uma força enorme.
    Ontem não foi diferente.
    Um time que tem em campo:
    Muriel – tem menos a oferecer que o seu substituto; Nino – precisa esquecer as setenta virgens no paraíso;
    Bebê cracaço de bola – consegue fazer de trouxas um bocado de “entendidos”;
    MP – está na Europa sem ter assinado o contrato; esse time necessita ter uma ajuda extraordinária, dessas que deixam uma derrota ridícula contra os urubus, no passado, como se não tivesse acontecido. E põe momentaneamente a ilusão em destaque.
    O domínio sobre os gambás parece que é de uma organização séria, capaz e determinada.
    Não é.
    Ainda é o mesmo time que não joga futebol organizado, não é sério, não é capaz, não demonstra ter treinamento, é desorganizado, e sofre pela incompetência dos dirigentes, mas e principalmente, pela falta de um treinador.
    Foi uma dessas vitórias que comemoro, muito mais como o alívio de menos um vexame, do que a certeza que esse time pode escapar até o fim do campeonato, de um vexame maior. Menos pelos jogadores, e mais pelos que estão de fora das quatro linhas.

  3. Caros,

    Vencemos e temos que nos alegrar. Mas temos como dizer que foi um bom jogo e que estamos tranquilos para vencer o nosso próximo adversário?

    Não gosto de me comparar ao que não está bem ou comemorar um meio de tabela. Cada um comemora a conquista que lhe é importante.

    Acho bom o Tricolor se ligar nos próximos jogos, principalmente da Copa do Brasil, e, internamente, decidir por qual parte da Tabela quer brigar no Brasileirão.

    ST

  4. Fica difícil o Fluminense jogar com um a menos em se tratando da falta de um 9.

    Também há de se considerar que alguns jogadores estão mal como o MP e o Nino.

    Jogar contra um Corinthians ruim que só foi até interessante para não deixar 3 pontos para trás.

    O próximo compromisso o Fluminense tem que fazer sua parte para assim não perder o ano na Copa do Brasil, embora que a necessidade de reforçar o time é evidente.

  5. Pois é, dando uma conferida na rodada, vejo q o Goiás z4, venceu o Inter líder;
    O Framerda tomou sacode do Ceará;
    O Palmeiras fodão empatou 2 a 2 com o Sport, em São Paulo.
    Ué! Cadê aquela história contada pelos meninos mijões, amarelos e verminosos do blog, dizendo: é o Fluminense que ressuscita cadáver?
    Foi dito que os paulistas estavam certos que a reabilitação víria no Rio, contra o Fluminense! Quando? Quem explica?
    Oh! Tem neguinho mentindo!
    Se tá mentindo!
    Tá, sim!

    1. Goiás, lanterna, Inter líder. Goiás, jogou desde os 03 min. do primeiro tempo com um jogador a menos. Ninguém tá jogando essa bola toda não.

      1. Até antes de jogar contra o Flu, Haguiar.
        No dia q jogar contra o Flu, Nando e sua turma vão rebaixar os goianos, como fazem com todos times, ontem foi a vez dos curicas. O q não acredita? Vai ler o comentário do nosso Nando.

  6. STT.

    Jaques Limonta,

    “Juarez,

    Vc pode, por favor, colocar o link daquela matéria do Martin Fernandez.

    Procurei muito e não achei.

    Se o Mundim tá criticando é porque o texto retrata fielmente o que acontece.

    Obrigado e ST.”

    O Martín Fernandez é colunista de esportes do jornal O Globo. Como não sou assinante, não tenho acesso a muitas matérias importantes, inclusive esta. Sou da opinião de que notícias veiculadas na internet deveria ter livre acesso, por ser uma multimídia democrática e de imensa utilidade pública. Se eu quiser pagar notícias, compro jornal ou assino uma publicação de maior interesse da qual tenho prazer em ler. Se você for assinante, terá acesso a coluna. Também tem na NETFLU, em matérias anteriores. Só que é tipo uma cópia de tamanho reduzido com letras bem miúdas.

    Abraços.

  7. Bom! Após a vitória do meu Fluminense, 2 a 1 nos curicas!
    Tô, de boa! Kkkk
    Tô, esperando…ansiosamente, pelo palpite do amiguinho Nando.
    Quero ver.
    Manda aí, Nando, Flu x Atlético-Go.

  8. Nando, um passarinho me contou, que você tinha preparado um monte de posts, dando como certo a derrota do Fluminense, kkk amiguinho vc sifu, sifufu.
    Chupa essa manga!!
    Nando aqui é Fluminense, o sistema é bruto. Kkk
    Oh! Nenê tá on!
    Fica triste não amiguinho.

  9. Só vou comentar sobre aqueles cuja atuação me agradou muito :

    Muriel – ótimo.
    Calegari – ótimo.
    Nino – ótimo.
    Digão – ótimo.
    Claro – ótimo.
    Hudson – ótimo.
    Dodi – ótimo.
    Michel Araujo – ótimo
    M Paulo – ótimo.
    Nenê – ótimo.
    Well Silva – ótimo.

    Ah, e o técnico Odair Santana (ops ! Hellmann) – ótimo.

    Haha !!!

  10. Nino já deu o que tinha de dar, falhou no gol e deu sustos na saída de bola.
    Esse centroavante que entrou, não sei nem o nome, é outro a esquecer.
    Odair Injustiçado Maionese Helmans mais uma vez errou nas substituições, mas segundo fonte fidedigna, M. B. leu um brilhante comentário sobre times com fios desencapados e contratou uma empresa para fazer o aterramento do campo do Maracanã, foram utilizadas 350 hastes copeerweld de cobre com 3,50 m e 4.4500,00 m de cordoalhas de cabo de cobre nú 25,00 mmm2, o valor total da obra em breve será divulgado, porém o custo/benefício já é de conhecimento de todos.
    Valeu Fluzão.

  11. Bem-vindos os três pontos, mas eta resultado enganador.
    Melhor seria dizer que foi o Corinthians quem perdeu, não foi o Fluminense quem ganhou.
    O desempenho do time continua sendo medíocre, inconsistente, incompetente e tudo o mais de ruim.
    Impressionante como o Fluminense se deprime, quando marca um gol, ao invés de se animar e agigantar.
    Creio que o time padece de depressão e deveria ser examinado e tratado por um psiquiatra.
    Parece que gol feito é pecado, parece que não temos o dinheiro de marcar e ganhar jogos.
    Enquanto formos (des)comandados por esse técnico incompetente e burro não iremos a lugar algum.
    Roger Machado está livre, considero-o um bom técnico, tem identidade com o Fluminense e a torcida…
    Tão esperando o que?

  12. Caros,

    Felipe Cardoso é uma m… Vão ter de puxar um outro centroavante da base ou contratar porque só tem o Fred, e assim mesmo sem aguentar os 90’. Luiz Henrique deveria começar jogando. Menos mal que são mais três pontos.

    E despois de Pedro, João Pedro, Gilberto, Evanilson e agora está cretina vendado Pitaluga basta de VENDER OU VENDER!

    SDs t

        1. Caríssimo Andrei,

          Lembro-me do Gérson antes de ser vendido. Começou bem e depois começou a ficar mais lento e menos participativo.

          Agora, no Urubu, está voluntarioso e tinha vaga certa com o Portuga.

          O MP tem bola, mas o clube não lhe está a exigir o rendimento devido. Ou seja, está em má fase e, assim, não rende o que pode.

          O Nino vem falhando, mas tem bola. Todo zagueiro comete seus erros. Ele ainda é novo.

          Falta é quem resolva isto com os jogadores. Parece que administram como dá, até porque não tem reserva a altura ou tem que colocar na vitrine.

          ST

          1. Eles devem tentar conversar com estes jogadores, TT.
            Mas é impossível entender o ‘angionês’.
            Tipo assim : ” Meu filho (o jogador) você precisa performar melhor para mitigar os erros quando você adentra o gramado e nota que não está positivando “.
            E acabando de dizer isso, cai o queixo e …. zzzzzzzzzzzzzz !!!
            Isto é, roda, roda, roda, em volta do rabo, e não diz nada.

          2. Exato TT, o problema é que quando aparece um jogador promissor já começa a babação de jóia bruta, craque, etc.
            Aí os agentes urubus já cercam a vítima e sua família prometendo um belo futuro europeu.
            Veja que o seu exemplo é perfeito, pois a venda do Gerson foi casadinha, uma verdadeira atravessada dele para o mulambo via time europeu. Aí volta jogando o fino.
            Com MP deve acontecer o mesmo.
            Reconheço que é uma situação de difícil solução, então o que resta é conseguir o máximo possível de dindin.
            ST

            1. Pera aí, Andrei, o Gérson, foi o maior negócio realizado pelo Flu.
              Detalhe: jogando pelo Fluminense, nunca realizou um grande jogo!
              Foi para Roma, e não emplacou, acabou sendo emprestado,= a Kennedy. Quando veio para o Flargh, veio para compor o elenco = ao Lucas Claro, inclusive, era banco.
              E você dizer que foi casadinha? Se ainda fosse o Pedro. Jesus! Q horror.

  13. Segundo tempo feijão com arroz, suficiente para vencer o Corinthians.
    Por aqui eles estavam animados pra este jogo, achando que venceriam.
    3 pontos fundamentais em casa.
    Agora, as mudanças do Odair já estão manjadas e ineficientes.
    Mudando a chave para a CB contra o Atlético go.
    Amanhã terei com quem tirar uma onda!
    ST

    1. Tá interessado no gajo, Nando ?
      Quais são suas intenções para com o Felipe Cardoso?
      Acaso é casamento?
      Oh! Nem vem com essa de ficar ficante e afins, o Felipe Cardoso é rapaz de família, nada de babar egg.

  14. Michel Araújo precisa de uma comida de rabo bem dada.
    Virou um tremendo fominha, egoísta, parece que não tem ninguém pra ele passar a bola, o umbigo dele é o centro do mundo.
    Temos perdido ótimas oportunidades de gol, como hoje, em virtude do preciosismo do uruguaio.
    Pau nele!

  15. Fim do primeiro tempo Flu 1x 0.
    O time entrou ligado e com vontade, mas só nos primeiros 15 minutos, depois acomodou.
    O jogo tá fácil, mas a bola pune como diria o Ratocy.
    Abra a capa do olho Odair Injustiçado Maionese e coloca esse time pra cima.

  16. Marcos Paulo está em outra dimensão… é impressionante o q aconteceu com esse rapaz. Seria um caso de b……. aguda também, como aconteceu com o João Pedro???

  17. O curica já equilibrou o jogo…o time do Odair maionese não sabe ‘matar’ o jogo. Pelo menos eu já consegui assistir meia hora de jogo, mas se continuar nessa merda sem vontade, já já os gambás empatam e eu volto a ver Breaking bad…

    1. Nando, mais um palpite ERRADO!
      Pô, amiguinho o q q houve com Rose?
      Nando, lembre-se…tu tens um nome a zelar kkk saia dessa lama! Kkk

  18. Até agora, Nando não colocou o placar do jogo! Pq será? Kkk
    3 opções: Flu vence com placar mínino, vai denegrir a vitória;
    Flu vence com + de 1 gol, diz q é mérito dele;
    Flu empata e/ou perde, nossa senhora… bota a saia na cabeça e o bicho pega.
    Aí Nando, tô de olho!

    1. Acho q a tendência é dar empate, pois se trata de 2 times horrorosos e medíocres, mas o favorito é o gambá, pois todo time q joga contra esse time de merda é favorito…
      Em condições normais, seria OBRIGAÇÃO uma vitória tricolor, mas devidos à mentalidade dos passivos e acomodados, acho um empate o resultado mais provável, amiguinho.

      1. ERROU, Nando! Kkkk
        Aprenda uma coisa, Nando, as coisas tem uma ordem natural.
        Por exemplo: você tenta, tenta e erra.
        Experimenta outro esporte, Nando, quem sabe futebol de meninas!

  19. O que acho que poderia ser feito pelo presidente do Fluminense :
    ° Listar 14 ou 15 nomes de jogadores profissionais do elenco, notadamente os melhores do grupo.
    ° Dispensar todos os demais contratados como profissionais – desde que não oriundos de Xerém .
    ° Custe o que custar, dispensar estes come-e-dorme, a começar pelo Ganso.
    ° Estes caras quebram o ambiente.
    ° Trazer para o grupo dos 14 (ou 15) meninos (não moleques) de Xerém, ávidos por uma chance.
    ° Formando assim um grupo maduro – composto de 14 ou 15 profissionais, e 14 ou 15 meninos de Xerém.
    ° E, desta forma, começar um trabalho de reorganização do Depto. de Futebol para 2021.
    ° Que não deveria (o Depto de Futebol) necessariamente contar com os atuais técnico e diretor de futebol.

    ° E, na última fase do projeto, proibir o presidente de vender estrelas que porventura surjam no elenco.

    1. Amaury, a raiva não é boa conselheira, meu caro.
      Q raivinha é essa q tu tens de Fred e Ganso?
      Pelas cinco chagas de Mané Valentino, como consegue torcer para o Fluminense, se fica secando seus jogadores?
      Oh! Tô te entendendo não, Pensador. Que fase!

  20. Apesar de termos um presidente que é uma decepção e a continuação da Flu ócio;
    Apesar dos Ovnis sem noção;
    Apesar de um técnico retranqueiro e que acha q empatar é sempre bom;
    Apesar dos passivos , acomodados e que comemoram qualquer vitória como se fosse conquista de mundial;
    Apesar de não termos centroavante de ofício, pq o balcão de vendas em q o clube se transformou não deixa…
    Hj é vencer ou vencer!
    Vamos Fluzão!

    1. Pelo contrário, Jacques, são as mesmas bobagens de sempre. O jornalista tá com conversa requentada.
      Já assinou a Petição? Esse assunto é sério.

    1. Tem mais gente ali, TO.
      Muriel e Yuri continuam no time.
      Enquanto isso, André e Wallace arrebentaram o Flamengo no Sub 23, jogando na casa dos caras.
      Roger no comando.
      Fora Coveiro, assombração do blog

  21. Caros,

    Acho que o Corinthians entra mais destroçado nesta partida. E espero que, ao final, saia da mesma forma.

    Mesmo sem um atacante de referência, gostaria de termos um Fluminense mais compacto, com linhas mais próximas, conseguindo defender, progredir e atacar com a mesma harmonia e eficiência.

    Gostaria de ver a marcação alta, na saída de bola, feita com eficiência, porque não adianta um só avançar e os outros ficarem olhando, à distância.

    Enfim, ainda que em uma ilógica evolução entre um jogo e outro, é o que espero ver contra um Corinthians sem treinador e desestruturado, diante da evidente incompatibilidade com o Thiago Nunes, que é um bom treinador apesar do insucesso com eles.

    Mas, confesso, é muita evolução para três dias e sem nada de novo, com exceção do Barcelos, nosso craque da lateral esquerda contratado para fazer a diferença.

    Depois dizem que não acredito em milagres.

    1. O que você apresenta aí acima é uma bela receita para um time moderno, TT.
      E, sinceramente, creio que o Odair mandará a campo o que temos de melhor.
      O que não quer dizer que seja bom, ou ótimo. Mas é o que temos de melhor.
      Entretanto, como tudo pode acontecer no futebol, torçamos para que este time ‘encaixe’ e saiamos com uma vitória hoje.
      Abraço, parceiro !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *