Fora do zona

A última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro bem que poderia ser comparada a um TBT. A gíria, de tempos atuais em redes sociais, é utilizada para marcar fotos que se refiram ao passado e/ou que deem saudades.

Há dez anos, Flamengo e Fluminense atravessavam situações similares. O Rubro-Negro chegava à rodada derradeira do Brasileirão brigando pela taça no Maracanã, e o Flu, que se sagraria campeão de duas das três edições seguintes da competição, se desdobrava para se manter na elite do futebol nacional, jogando também fora do Rio de Janeiro.

Na rodada deste fim de semana, o time de Jorge Jesus bateu o Santos por 1 a 0, e o Tricolor, com a mesma luta e galhardia do Green Hell de Curitiba, arrancou uma vitória heroica contra o Corinthians, que, a despeito do regulamento da Copa Sul-Americana, não venceu o Flu em nenhum do trio de confrontos que já tiveram em 2019.

Mas a dupla ficaria mesmo feliz e aliviada se tudo o que se passou sábado e domingo tivesse acontecido ao fim do returno, como naquele 2009, e não ao fim do primeiro, que nada representa senão mais um passo em direção a seus objetivos.

Se bem que para os tricolores, depois de amargarem semanas no Z4, virar a metade do campeonato fora da faixa vermelha, jogando para lá o Cruzeiro, não deixa de ser um paliativo para os momentos de pânico e suspense que os vêm acometendo. Em seus últimos três jogos, o time obteve um terço da pontuação que fez ao longo de todo o turno, o que foi suficiente para alcançar a Raposa, estagnada nos 18 pontos.

A importância da vitória sobre o Corinthians, com falha clamorosa do goleiro Cássio em chute de Ganso (jogou mais adiantado, com a escalação de Yuri e Allan, este um leão, como volantes), ficou ainda mais evidente com o surpreendente triunfo do Avaí na Arena da Baixada, além dos inesperados empates do CSA no Morumbi e do Fortaleza em Salvador.

Ainda que a atuação do time não tenha sido um primor, o time mostrou disposição diferente à da partida anterior, contra o Palmeiras, vibrando a cada lance, o que era acompanhado por gritos e cantos da torcida do Flu em Brasília.

Na abertura do returno, o time tentará pela primeira vez vencer duas seguidas neste Brasileiro. O adversário será o Goiás, no Serra Dourada. A derrota na estreia com erro duplo do juiz, que anulou gol legal de Everaldo e marcou falta inexistente do atacante no fim, até hoje é lamentada pelos tricolores, que vêm valorizando cada ponto que cai na sua conta.

Na metade final, com o emparelhamento de clubes, a briga tende a ser mais acirrada, com jogos ainda mais disputados. Para esta etapa, os mesmos 18 pontos não deverão ser suficientes, devendo o Fluminense tentar somar, no mínimo, mais 25 (oito vitórias e um empate) para começar 2020 no lugar onde é de sua obrigação.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

326 thoughts on “Fora do zona

  1. A tabela de pontuação do brasileiro apresenta na parte debaixo algumas equipes que estão pontuando onde o que interessa ao Fluminense é saber o que fazer.

    A pontuação do Ceará para baixo mostra como uma vitória ou uma derrota mexe na posição que a equipe pode ocupar.

    Assim serve como incentivo ao Fluminense que uma vitória pode significar ascender na tabela contando com a queda de rendimento dos adversários.

    O Fortaleza é um exemplo assim como o Goiás cuja a pontuação deles em relação ao Fluminense era considerável.

    Se o Fluminense não bobear nos seus jogos como ocorreu no primeiro turno, a recuperação será possível.

    Claro que a torcida vai fazer sua parte nesse processo de recuperação.

  2. Faz tempo que não vejo no blog uma linha de pensamento comum entre nós como percebo hoje.
    Em resumo: desde que o Fluminense vença os seus jogos, acumule pontos e se afaste de vez da Z4, NADA IMPORTA se jogue bonito ou feio, bem ou mal, se faça gol assim ou assado, se foi bem ou mal escalado, NADA IMPORTA.
    Se ganharmos de 1×0, 4×0, 3×2, 4×3, SE GANHARMOS DE MEIO A ZERO tá bom pra ca*alho e fo*a-se o resto.
    Por isso, meu caros, não adianta gastarmos o latim chicoteando esse ou aquele jogador, essa ou aquela escalação ou substituição.
    Sabemos os jogadores merdas que temos, sabemos a limitação do técnico, sabemos que ele já queimou o filme com alguns jogadores, sabemos que o nosso dinheiro está sendo comido pelas penhoras, mas isso NADA IMPORTA.
    Temos um time Frankenstein, que ainda joga um pouco o futebol do Diniz e ainda não joga todo o futebol proposto pelo OO.
    Daqui em diante, cada jogo terá a sua história pra contar como foi em 2009, quando a gente só acreditou mesmo no que tinha acontecido, quando o juiz apitou o final de jogo com o Coritiba

  3. Vitória muito bem vinda e mais 3 pontos na tabela. O que importa é isso pessoal, não esperemos grandes atuações ou goleadas contundentes pois isso o nosso limitado elenco não tem condições de dar. Nossa defesa continuará nos dando sustos e jogadores continuarão subindo livres para cabecear dentro da nossa área. Só que no futebol, assim como na vida, é preciso ter sorte em alguns momentos e ela apareceu hoje, com o inesperado frango do Cássio. Essa mesma sorte nos faltou em jogos anteriores , assim como competência para fazer os gols.

    Hoje foi o último jogo do 1 turno e o Flu precisa somar o máximo de pontos possíveis para não jogar a série B no ano que vem. Não é o momento de pensar em “jogar bonito” e sim em ser efetivo durante os jogos, converter as oportunidades criadas em gols e evitar dar bobeira lá atrás. O time todo tem que ajudar na marcação senão sobrecarrega a zaga.

    Assim como a maioria, não queria a contratação do Oswaldo, pois o acho muito arrogante, além de ultrapassado em seus conceitos, no entanto, será com ele que o Flu terá que se virar. Caso ele fosse demitido, quem o Flu teria condição de trazer ? Dorival é caro e Mano foi para o Palmeiras. Sobraram as segundas opções : Jair Ventura, Celso Roth, Lisca Doido e outros do mesmo patamar. Os melhores treinadores estão todos empregados e, infelizmente, o trabalho do Diniz não tava refletindo em vitórias e, consequentemente, pontos na tabela.

    Que o Flu comece o 2 turno com uma nova postura e pare de perder tantos pontos e partidas como no 1 turno. A missão continua sendo difícil e ainda há muito trabalho pela frente mas ganhar sempre é muito bom.

  4. Boa noite. Depois de algumas cervas, irei comentar o jogo. Não vi, mas tem torcedor do FLUMINENSE que torce para o time se f######. C#####, o time não dos sonhos, não temos dinheiro, cheio de penhoras quando entra o cascalho, culpa exclusiva dos dirigentes, o time na zona de rebaixamento, ganha, novamente f####### se foi jogando feio, gol de sorte ou outra coisa, MAS GANHOU SAIMOS DA ZONA, isto que importa. Será assim até o final do ano, com sofrimento até termos os q os flaymeiguista e corintianos tem, dinheiro da rede globeels. SAUDAÇÕES TETRA CAMPEÃO TRICOLORES.

  5. O que fica nessa partida são a vitória e os 3 pontos.

    Antes para se conseguir vitórias era coisa rara.

    Jogar assim em todas as partidas é sinônimo de vitórias? Às vezes não.

    Mas a prioridade é o trabalho ser bem feito e tirar o Fluminense de um lugar que ele não pode estar.

    O que essa direção tem que colocar em mente é de que passado essa fase que não está fácil nem para a torcida, é preparar um planejamento diferente para 2020, pois do jeito que está não dá mesmo,

    1. Exato Washington.
      Sinal vermelho ainda está ligado, pois uma escorregada e voltamos a ZR.
      Agora tem que aproveitar cada partida para somar 3 pontinhos. Não tem mais espaço para tropeços.
      E com certeza o planejamento de 2020 tem que começar agora.
      Já tem que ir trabalhando o nome do novo técnico e quais perebas deverão sair na barca no final do ano. A lista não é pequena…
      ST

      1. Pois é Andrei.

        Contra o Goiás vai ser confronto direto e importante olhar a tabela que até o Fortaleza o Fluminense tem que continuar na captura.

        Quanto mais pontuar, mais distante o Z4 fica dela.

        Aproveitar a semana livre e trabalhar o time, pois mais a frente, não vai haver mais folga no meio da semana que os jogos vão acontecer.

        ST

  6. Não devo comentar, por não ter assistido ao jogo !
    Estava dirigindo.
    E confesso que quando chegava uma região mais crítica – como a descida da Serra – eu desligava o radio, justo para que não me desconcentrasse do volante.

    Só sei de uma coisa : quando saiu o gol do Flu o radinho do carro estava ligado : Gooooool do Flu !!!!!
    Chute fraco ? Que se dane !
    Frango do goleiro ? Que se dane ! Quantas vezes perdemos por falhas de um dos nossos jogadores ?

    Fico especialmente satisfeito com um fato : do Oswaldo Oliveira ter percebio que (1) o Allan não é primeiro volante de origem, (2) o Allan é um baita SEGUNDO volante, tanto que foi eleito o melhor homem em campo hoje, e que, jogando com dois volantes – Yuri e Allan – como hoje, o Nenê e o Ganso terão chances de desempenhar muito mais eficientemente seus (deles) papeis em campo.
    E isso foi o que aconteceu.
    Agora, POMBAS (!!!), senhor professor Oswaldo de Oliveira, não mexa nesta formação.
    O time é este !!!
    E zé fini !!!
    Parabéns, turminha !!!!
    Sairemos deste imbróglio, queiram ou não as viuvas do Diniz.

    1. Amaury, ainda acho que podia colocar o frazan no time. E sacar o Gilberto, que em campo é horrivel, nulo no ataque e péssimo na defesa.
      Pode ser até o Julião mesmo.
      Mas pelo menos vieram os 3 pontinhos.
      E veja só, OO com 66% de aproveitamento. Não é o meu técnico, mas estou torcendo pelo Flu!
      Deve ter um monte de viúvas em prantos, aquelas que gostavam de perder bonito.
      ST

      1. O Fluzão devia fretar um avião, amarrar bem o Gilberto, e entregar lá em Florença, sem avisar.
        Toma que o filho é teu.

        Vai ser ruim assim lá na casa do c@r@lho

        nota do NetFlu? nós sabemos qual é o ‘jogo’.

      1. Fiz isso e gostei bastante do que vi, Marmund.
        Agora há pouco vi uma entrevista do OO no Sportv.
        Posso dizer sem medo de errar : não discordo de NADA do que ele disse.
        Pensa claramente, já esboçou a montagem mais adequada do time, considerando os nomes que tem, e – creio eu – vai fazer um belo trabalho daqui em diante.

    2. “nao mexa nesta formaçao”, carissimo , veja depois se for possivel a integra do jogo e reveja a sua opniao pois o gilberto foi um verdadeiro desastre mais uma vez.
      sds.

      1. Refiro-me à formação tática, caro Tim.
        I.e., dois volantes, desde que o Allan jogue como 2º volante.
        Mal posso esperar a hora em que tivermos o Caio Henrique como 1º volante, fazendo dupla com o Allan.
        Será um meio-campo para homem nenhum botar defeito :
        ………….. Caio Henrique
        Allan …………………………… Nenê
        ……………… Ganso
        Mal posso esperar, meu caro Tim.

        Vi o video completo do jogo e – sinceramente – não vi nenhuma baranga em campo.
        O Gilberto já fez partidas muito melhores que a de ontem, claro, mas não foi baranga.
        O Nenê foi de uma dedicação, de uma energia, simplesmente fantásticas.

        O time jogou muito bem, tática e técnicamente equilibrado.
        Corri para o bunker.

        1. voce viu o jogo ja sabendo do resultado estava inebriado pela vitoria ou tomou alguns goles antes para ficar tao condescendente.
          caia na real, o cara e um welington silva ou seja um grande peladeiro.
          me conta qual foi a cachaça ?

          1. Red Label, Tim. Da melhor qualidade !
            Entretanto, ainda não havia chegado a hora da ‘dose’.
            Estava ‘limpo’.
            E, assim, ratifico minhas impressões, dando-lhe o direito de pensar o oposto.

  7. As vitórias estão vindo. Na base da sorte mas estão vindo.. é desesperador assistir uma partida desse jeito. Parece que a qualquer momento vamos levar gols. É sempre assim. Desde a época do Diniz. Mas o que importa é a Vitória. Gilberto não acerta nada em campo. Chega a ser incrível. Yoni e JP erraram quase tudo no jogo. Terminamos o turno fora da zona maldita. Isso que importa. Os antis e a mídia podem se rasgar. Acho que o Mário e Celso colocaram o OO só pra tampar o buraco enquanto não vem algum técnico do desejo deles. Devem estar esperando o Renato sair do grêmio ou algum nome de fora. Tem que começar a montar o elenco para o ano que vem. Nao da para disputar titulos com OO, Digão, Gilberto, sem lateral esquerdo e mais uns bons reservas. Vamo que vamo. ST

    1. Gilberto é padrão Jadson e Richard. Enganam um monte de gente, mas não jogam nada.
      OO vacilou hoje ao colocar Pablo e deixar o González em campo.
      Mas já sabíamos que seria difícil com ele também.
      Pelo menos ganhamos mais uma
      ST

  8. Vitória muitíssimo bem vinda.
    O jogo foi fraco, os dois times não jogaram nada.
    Curiosa a reação de alguns.
    Parece que ainda tem torcedor com saudade de perder bonito.
    Prefiro 3 pontos jogando como hoje.
    E disse na chegada do OO que se ele fizesse besteiras iria descer a lenha. Pois bem OO, colocar Pablo e não tirar o González foi dureza…..
    Mas duro mesmo foi ver no netflu Gilberto com uma das nelhores notas!
    Só pode ser ironia….
    ST

    1. Jogo muito cauteloso de ambas as partes, Andrei.
      Mas nossos jogadores suaram dez litros certinho e alguns deles fizeram ótima partida.
      Exemplo, na ordem : Allan, Nenê, Caio Henrique, Ganso, Nino e outros.

  9. Procura-se os gols dos atacantes do Fluminense! Gratifica-se com valor notável quem achar os gols dos simpáticos JP e Yony!
    Obrigado genial Ganso!
    Obrigado Cássio!
    Obrigado Muriel, Gilberto, Nino, Digão, Caio Henrique.
    Fluminense não levou gol, são 19 jogos, 18 pontos. Continuamos na zona perigosa! O nosso ataque é cardíaco, e com isso, a defesa sofre.

  10. Não me importo se jogou feio, se ganhou na sorte ou melhor no azar do goleiro adversário. Estamos hoje nessa situação crítica por insistência num tipo de jogo onde a equipe desaprendeu a atacar e chutar de maneira eficaz na direção do gol.
    Sou de um tempo em que o lema do Fluminense era vencer ou vencer! Agora é pegar essa terra arrasada, deixada pelo professor pardal e tentar com todas as forças possíveis conseguir o impossível! Se perdeu muito tempo querendo jogar bonito com uma equipe com um elenco sem o talento necessário para isso.. resultado comprovado pelos números pífios e rificulos obtidos.

    O novo professor longe do perfil que gostaríamos, mas espero que enxergue e faça o óbvio, e que coloque essa equipe para treinar, correr e lutar.

    Temos muitos jogos mas precisamos encarar cada jogo como se fosse o último, com a ajuda dos Deuses do futebol vamos em busca do milagre.

    Agora espero que as viúvas do professor pardal, entendam que o mesmo já foi e agora não temos outra alternativa senão torcer para que o novo treinador com as ideias velhas consiga o milagre!

    Pois somos Tricolores e e temos que apoiar e acreditar até fim!

    Nense, Nense, Nense!!!

    Saudações Tricolores

  11. Vitória impontantíssima, ponto.
    Futebol horrível, ponto.
    Oswaldo dá a impressão que veio com a missão de queimar o P.H. Ganso, assim como Levir com o Fred.
    Ridícula a substituição do Ganso pelo Pablo, enquanto Speed faz de conta que joga futebol.
    Tenho a impressão que o Speed já está acertado com outro Clube e não está nem aí para o Fluminense.
    Futebol ele tem e já demonstrou.

      1. Não. Speed nunca foi um primor, mas era raça e velocidade pura.
        Hoje vemos um jogador completamente desinteressado.
        Algo estranho, muit estranho.

        1. O nome disso é proposta, amigo. Com ctz já tem várias e provavelmente até proposta do time maldido da mídia. Olha o rendimento do cara nas últimas partidas.. beira ao ridículo.

    1. O futebol não foi tão horrível assim!
      Assista os jogos dos outros times do BRA, e verás.
      Agora, Gilberto e Yoni. pqp.
      A substituição do Ganso, tbm.

    1. Hola Tricolores,
      Isso, isso, tô mais que junto para as críticas referenciadas!! Mas não podemos negociar o que aínda temos como missão, que é tratar de fazer o FLUMINENSE permanecer na série A! A que ponto chegamos! Como disse antes, na luta!
      ST

  12. Hola Tricolores,
    Pois não é que a Zebra gostou também do alimento do Planalto Central!!?
    Nada para comemorar ainda, mas que ao menos um momento de alívio teremos, isso sim! Agora ficamos até mais reforçados para fazermos nossas bem referenciadas críticas. Há, antes que esqueça, ao nobilíssimo Garzes, por favor uma foto/imagem de entrada da edição do blog mais leve aí, cara!! As últimas vou entender que não foram de sua lavra.
    ST aínda respirando

  13. No Brasileirão: Oswaldo 3 jogos, 2 vitórias, que bom! Fluminense saiu da zona do rebaixamento.
    Diniz em todo o resto do turno: vários, vários e vários jogos, 3 vitórias, várias derrotas e alguns poucos empates.
    Que tal a gente conversar sobre produtividade?
    Se eu gostei do Oswaldo ter sido contratado? Não!
    Se eu gostei dele hoje tirar o Ganso? Não!
    Se eu acho que uma substituição naquele momento do jogo para colocar alguém descansado e reforçar a defesa era necessário? Sim, sem dúvida!
    Quem eu acho que deveria sair? João Pedro, ainda muito verde e lento.

    1. Discordo de você, João Pedro pelo menos participava do jogo, ajudou muito o sistema defensivo, já Speed totalmente sem vontade em campo, deveria ser ele a sair.

      1. Me desculpe caro FLU/TO mas acho que o João Pedro não está pronto ainda. No jogo de hoje não incomodou em nada a defesa do adversário. Contra o Palmeiras, idem.
        Já o Yoni tentou no primeiro tempo jogar em velocidade e acho que o treinador corintiano tratou de tomar cuidado com ele.
        No segundo tempo nosso lado ofensivo foi bem fraco e até com uma certa razão porque precisávamos muito manter o resultado.
        A defesa se saiu bem, não houveram grandes oportunidades para o Corinthians.
        E conseguimos o que necessitávamos, ainda bem!

    2. Esquece o Diniz, caro Goncere.
      Ele agora é passado.
      E o futuro me preocupa, justamente porque os resultados presentes são altamente enganadores.

      ST

      1. Está certo meu caro Claudio.
        Com relação ao Diniz, meus comentários sobre ele são mais para brincar com seus admiradores. Nada contra ele como profissional. Acho que ele é um sujeito sério que está lutando para ter uma boa carreira.
        Eu sei que brincar por escrito é horrível e deve ser evitado, sempre interpretações diferentes das que queremos provocam mágoas.

    3. Produtividade!? – Não gostei de jogar no lixo uma campanha belíssima, vitoriosa na Sula, Goncere.
      Não gosto de jogar bonito e não vencer!
      Detesto assistir o Fluminense ser massacrado, covarde, e perder o jogo.
      Detestei assistir o Fluminense não competir nós jogos contra o Corinthians, válido pela Sula! Ah, o mesmo Corinthians de hoje, que ganhamos por sorte!
      Detestei assistir apresentação do Fluminense 1 x O Fortaleza!
      Gostei muito dos pontos conquistados contra Fortaleza e Corinthians. Qualquer semelhança com o Fluminense do Levi Culpir, é mera coincidência. Inclusive, o Fluminense foi campeão da primeira liga. Gostei muiiito.

      1. Vitoriosa na Sula? Tem certeza meu caro Onivaldo.
        Você não me parece tão jovem que não tenha visto uma campanha verdadeiramente vitoriosa do nosso Flu.
        Bom, eu sou corôa e talvez seja por este motivo que tenho nível de exigência tão grande e não tenha achado o futebol do time do treinador anterior bonito nem produtivo.
        Um abraço, boa semana.

    4. Mas veja que ainda tem quem goste de perder bonito!
      Esse negócio do Diniz não sair do noticiário é para atrapalhar os trabalhos do time, já chega, página virada.
      E olha só, o cara que entregou o time com 20% de aproveitamento é exaltado, e o que chega com 66% é xingado!
      Vai entender….
      ST

    1. Eu tbm! O cara, longe de ser o treinador preferido, conseguiu 2 vitórias, uma a menos do que o Diniz, em 3 jogos enquanto o Diniz do jogo bonito, conseguiu apenas míseras 3 em 16 jogos. Creio que os números falam por si!

      ST

    1. Desculpe-me caro Fernando Cesar, mas quem está usando óculos rosados hoje, depois de mais um jogo de futebol medonho, é você.

      Afinal, achar que a lógica do OO será o Diniz ao contrário, não é lógica : é auto-engano.

      A ver…

      ST

  14. É claro que qualquer ponto faz diferença!

    Mas esse futebol desconjuntado, sem inspiração e sem graça do time do Oswaldo não nos dá qualquer esperança de que possamos continuar na série A.

    Só mesmo sendo muito retardado para achar que jogando desse jeito, sem criar uma chance de gol em 90 minutos, ganharemos as partidas graças à sorte, tal como aconteceu hoje.

    Vale dizer que uma torcida que vaia e acha que estamos em condições de preterir o futebol do Ganso, merece ter no time jogadores como Pablo Dyego, Dodi, Iuri e tantas quantas barangas o Oswaldo de Oliveira conseguir colocar em campo.

    Aliás só não foi mais irritante ver Gilberto errando tudo, Yoni não conseguindo dominar uma bola e o João Pedro não tocando a bola para ninguém, entre outras coisas, porque já fui assistir ao jogo sem esperar nada.

    Com exceção da retranquinha mal armada (o Corinthians conseguia à base da bola aérea cabecear com facilidade, inclusive criando algumas chances , mesmo jogando muito mal) o time não conseguia trocar três passes no campo de ataque.

    Ataques e contra-ataques eram à base do bumba meu boi.

    Mais uma atuação ridícula como essa não merece que eu eu me estenda mais.

    Só Mário, Dotô e a torcidinha acham que jogando assim nos safaremos da série B.

    Enquanto isso a cada rodada se reduzem as chances de se colocar um técnico competente para montar um time minimamente competitivo para nos salvar da degola.

    Torci para que vencêssemos, mas jogando um futebol melhor. Já são seis partidas e o futebol do time não sai do lugar.

    Desolador…

    ST

  15. Nando, peço permissão para palpitar!
    Se, errar não tem problema, afinal, errar é o que Nando mais faz!
    Na coluna passada, Palmeiras 3 x 0 Flu, 308 posts. Hoje, Flu 1 x O Corinthians, a turma vai sumir …com sorte, teremos 73 posts. A ver, turminha!

  16. Tomara que essa vitória, que nos tira da zona maldita nos critérios de desempate, tenha sido a arrancada para sair dessa zica, dessa inhaca, desse inferno astral que se mantinha encostados até ontem nas Laranjeiras!

    Xô má fase!

    Que tenhamos um segundo turno totalmente diferente!

    Que venha o Goiás para devolvermos a derrota injusta do primeiro turno!

    ST

    1. O que importou foram os 3 pontos. Jogamos o primeiro turno, praticamente enchendo os olhos de todos pelo futebol temperado, e só levamos na tarraqueta!

      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *