Dos lapsos ao futebol de sonhos

 Mestre Cartola ficaria orgulhoso das homenagens que recebeu do Fluminense na semana em que completaria 115 anos. O uniforme nas cores verde e rosa, com seu nome estilizado, e o mosaico em 3D feito pela torcida estiveram à altura do gênio do samba, tal como o futebol eletrizante que o finalista da Libertadores jogou no segundo tempo.

Tudo isso bastaria para a contemplação de mais uma noite tricolor no Maracanã, com quase 40 mil torcedores. Mas os erros individuais nos gols sofridos no empate em 3 a 3 com o Corinthians, além de péssima atuação de Paulo César Zanovelli, árbitro da partida, deixaram os torcedores, ao fim do jogo, ressabiados e esperançosos ao mesmo tempo.

E se desta vez os erros capitais do juiz influenciaram decisivamente no resultado da partida, parece igualmente claro que as “entregadas” para Yuri Alberto (duas de Marcelo e uma de Germán Cano, embora esta não tenha inexplicavelmente resultado em gol — foi um lance tão claro quanto o de cabeça de Valencia, do Inter, pela Libertadores) determinaram o frenesi que todos assistimos no segundo tempo.

Foto: David Normando / Futura Press / Estadão Conteúdo

Evidencia-se, daí, o seguinte aspecto: o Fluminense entrou em campo preservando-se e disposto a jogar apenas em terceira marcha e, repentinamente, se viu obrigado a engatar a sétima para reparar os erros sucessivos do começo. Foi bonito de se ver, é verdade, porque similar um atropelamento feito por um rolo compressor, comandado por Marcelo, deslocado para o meio. O lateral esquerdo foi outro que pareceu excessivamente preocupado em compensar as duas bobeadas que resultaram nos dois primeiros gols do time de Mano Menezes, porque jogou demais, sobrou na partida, arriscando-se até.

Numa noite marcada por golaços — dois de fora da área de Lima, um de Jhon Arias, com passe genial de chaleira de Ganso, além do primeiro de Yuri Alberto, com um toque por baixo — e futebol exuberante, os argentinos, do lado de lá da fronteira, hão ter pensado que, se a Seleção Brasileira jogasse como o Fluminense, estaria liderando as Eliminatórias. Já os xeneizes colocaram a barba de molho e acenderam velas para que o seu adversário da final seja o do primeiro tempo, porque, se o do segundo entrar em campo, o caldo vai engrossar, e muito, na tarde do dia 4 de novembro.

***

Foto principal: Mailson Santana/FFC

78 thoughts on “Dos lapsos ao futebol de sonhos

  1. Fomos assaltados à mão armada! Esse juizinho fdp tinha de ter sido preso em flagrante!
    Empate injusto, jogamos muito, infinitamente mais do que eles.
    Arias voltou a jogar bem!
    Marlon voltou a jogar bem.
    Marcelo no meio jogou e joga muito bem.
    Andre nao pode perder uma bola daquelas.
    Fabio pegador de pênaltis? Tão de brincadeira ou de sacanagem?
    O cara escolhe um canto, fecha os olhos, pula e… não pega penalti algum.
    Faz tempo que não temos um goleiro pegador de pênalti!

  2. Diniz, meu filho!!! Marcelo é craque e sempre melhora nosso meio de campo, não exponha ele ao ridículo, escalando esse jogador, reconhecido internacionalmente e com 35 anos, para marcar e correr atrás de jovens.
    Os vilões hoje fizeram uma ótima partida: Marlon e Lima.
    Torcida muito impaciente com jogadores que são rejeitados por alguns influenciadores.
    Ganso é outro perseguido ….. ??? Um grande jogador.

  3. Vai ser sempre assim?
    Numa decisão de jogo único….
    Pode não dar tempo de reagir
    O que time jogou no segundo tempo ganha de qualquer time no Brasil. O problema é que o jogo tem dois tempo e o Flu sempre só joga um.

  4. Está muito escancarado que são muitos os personagens fora de campo que não querem ver o Fluminense conquistar a Libertadores:

    Parte da imprensa esportiva;

    O “sócio” do Fluminense na administração do Maracanã;

    e por fim, a CBF.

    É dose para mamute.

    1. A mídia esportiva, salvo exceções que se contam nos dedos, é toda anti-tricolor, caro Washington. Hoje vi o jogo em casa e foi nojenta a narração do tal do Villani. Torceu descaradamente a favor do Corinthians.

      Quanto ao nosso Fluminense, não pode entrar jogando tão mal quanto no 1 tempo. A pegada no dia 04/11 tem que ser a do segundo tempo. E Ganso no meio, com Marcelo na esquerda deixa nossa defesa desprotegida, e transição muito lenta.

      ST

  5. Esse time do Fluminense é muito melhor do que o treinador da seleção da CBF. Vamos ganhar hoje em homenagem ao tricolor de coração Cartola… Ele merece e a nossa torcida também merece uma vitória hoje e o titulo da Libertadores no dia 4 de novembro. O Fluminense é eterno!
    Apesar de tantas coisas que vemos e não acreditamos… jogadores nervosos provocando os árbitros incompetentes. Vamos ganhar.

    Saudações tricolores

    1. Completanto…. empatamos, mas poderíamos ter ganho com um futebol quase eficiente, faltou um ou dois gols para uma vitória merecida. Mas, apesar de tudo que enfrentamos, inclusive os erros do treinador “interino”, bela exibição no segundo tempo. O time foi valente e esse empate quase teve o gosto de uma bela vitória.
      Parabéns ao time, à nossa torcida… Viva Cartola!

      Lamentável o destempero de certos jogadores e dos membros da comissão técnica, incluindo o treinador “interino”, disputando com o técnico do porco paulista, o troféu de mais cartões…

      Saudações tricolores

  6. Só digo uma coisa para vocês : estou MUITO PREOCUPADO com o dia 04/11 ! O nível de futebol apresentado pelo time, nos últimos jogos, é PAVOROSOOOOOO !!!! Nem de longe está jogando o futebol que se espera de um finalista da Libertadores.

    Pardal, teimoso e prepotente, insiste nessa “roqueira inútil”, em Ganso no meio, e Marcelo na esquerda. NÃO ESTÁ DANDO CEERO ESSA M ! P#%#* !!!!!!!!!!!!

      1. Essa teimosia sem fim do Diniz, realmente, me preocupa demais para o jogo da nossas vidas, caro Marcelo. Que João de deus ilumine a cabeça do pardal

        ST

  7. Esse treineiro tem que pra casa do chapéu…
    Escalação de FM, Marcelo, Ganso não dá, mas o Marlon também é sacanagem!
    Chego a conclusão que esse pessoal não tem respeito pela torcida do Fluminense!!!
    O Time do meia boca vai atropelar, não quero nem presenciar!
    Fora cambada de sacanas, perder de goleada para esse timeco do gamba é no mínimo absurdo!
    FORA TREINEIRO, FORA TREINEIRO, FORA TREINEIRO, FORA TREINEIRO, FORA TREINEIRO!!!!

  8. Mandem o professor Pardal embora hoje…
    mandem ganso sanguessuga pra pqp.
    Isso é irresponsabilidade, é sacanagem.
    O Fluminense vai perder a libertadores com esse futebol ‘p*nheta’ irritante.
    Isso q tá acontecendo hoje, aconteceu contra o fiasco, contra o bostafogo, em vários outros jogos e nas duas partidas contra o Inter.
    O lance do Cano dando um passe pra gol do adversário é sintomático…é proibido dar chutões.
    O dinizismo é ridículo.
    Um milagre classificou o Flu contra o Inter e só um milagre dará o título no dia 04.

    1. Nando, sem querer ser pretensioso, estou no maracana , e afirmo, poucos enxergam o que vc escreveu.e digo mais.
      Se fizer uma enquete neste blog, creio que 60% dos integrantes defendam sua permanecia, talvez 40% concorde com sua demissão.
      Essa é , queiram ou não, a diferença entre grandes e médios clubes.
      Grandes não dividiriam seu técnico com seleção.
      Flu divide
      A torcida aqui presente ( leste superior), e contra vaiar o Marcelo.
      Acho que não preciso dizer mais nada.
      Obs: nao sou mulambo, sou tricolor desde 1975. Mas sou muito crítico e exigente,

      1. Pois é Marcelo! Mais uma partida em q o Fluminense faz um primeiro tempo horroroso e ‘acorda’ no segundo. No final o time amassou, mas a verdade é q o curica poderia (como vários outros times) ter decidido o jogo no primeiro tempo e cansou no segundo. Eu fico cada vez mais preocupado, mas a maioria absoluta da torcida parece viver em Nárnia.
        O Boca está caladinho, se preparando e vai vir pra jogar por uma bola ou levar para os pênaltis. O jogo será muito, muito tenso e perigoso.

        1. Exato Nando, é tem mais. Caso termine empatado , teremos fôlego para uma eventual prorrogação?
          Nossa sorte é termos nino , andre, alexsander, martinelli( injustamente perseguido), árias, Lima, JK e o veterano cano.
          Mas é pouco.
          Felipe mello, ganso , Marcelo e keno desequilibram, só que para os rivais.
          Todos estamos muito preocupados com dia 04.
          Ele dificilmente colocará marcelo no meio.
          Façamos, ao menos, coro para tire o keno .pelo menos 01 inoperante.

  9. Nosso técnico é , disparado, melhor do Brasil.
    Tomou 4 do vasco.? Acidente
    Tomou 3 do cuiaba? Acidente
    Tomou 2 do foguinhi? Acidente
    Tomou 3 do corintia? Acidente
    Fo*am se os números!!!
    Diniz é disparado o melhor técnico da América do Sul.
    Acho até, que Diniz é o melhor técnico do mundo.

    1. Completando: poucos torcedores entendem que o flu poderá ( e sera) campeão da libertadores , não GRAÇAS AO DINIZ, mas sim APESAR DELE.
      chegamos a final da libertadores, nso gracas a ele, mas sim, ao nosso centroavante enner valencia.

    2. Se o Fluminense ganhar a Libertadores será “apesar de” um montão de fatores internos porque time com perfil de campeão só quem não entende de futebol pode afirmar uma sandice desta. Escrevi antes e repito , torço para o Diniz ser tão sortudo quanto o Abel apesar de serem dois péssimos técnicos de futebol. Elenco fraco. É finalista , mas fraco , infelizmente.

    3. Exatamente Marcelo! Tô conversando isso há tempos com alguns amigos e eles sempre defendem essa m*rda de dinizismo. Não aceitam críticas ao pika das galáxias. Parecem viver em um mundo de faz de contas, onde tudo é maravilhoso…e acham q o Boca é o voltaço também, pelo jeito.

      1. Nando eu até compreendo jovens admiraram esse sistema fajuto de dinizismo.
        Mas coroas da minha idade , 57 anos, que já viram tantas coisas no futebol, iludidos com esse pardal???
        A culpa pelo empate hoje, foi, para o Diniz, da arbitragem.
        Sim , arbitragem foi imparcial, como já era de se esperar para beneficiar o mulambo Paulista.
        Mas nao foi o árbitro que deu 2 gols de graça para os gambas.
        O pior cego é o que não quer ver.

  10. O curintia só havia vencido 2 partidas como visitante até aqui.
    Aí, ……… vai visitar as Carmelitas.
    Para evitar entrar na Z4.
    Cenário perfeito para uma ação caridosa.

    Resultado até os 35 min ………. 3×1 para eles.
    Espera-se um milagre.

      1. Sim Amauri, com marcelo mais adiantado, e com juventude do arias em campo.
        Tomara-que- Diniz se convenca de jogar ou marcelo ou ganso no meio.
        Por mim, ganso , keno e Felipe seriam barrados.

  11. Fosse um clube sério mandaria esta bosta de técnico embora hoje. O cara treina para fazer m**da e o time faz. Que vergonha eu sinto. Uma falta de respeito sem tamanho com os que saíram de casa numa quinta à noite para ir ao estádio.

  12. 30 minutos … Flu X curinga…. Que Fluminense é esse? O (ex) artilheiro deles não fazia gol há meses. Ressuscitou e já fez dois… O Marlon demonstrando a sua… sei lá o que…. Outra derrota daquelas inaceitáveis… O ressuscitador está ativo. Vai ser difícil esperar o 4 de novembro…
    Vamos ser campeões por força de nossa torcida e pelo esforço de nosso time… mesmo com todos esses erros individuais e os coletivos por conta do treinador da seleção da CBF.

    Saudações tricolores

  13. Insuportável esse Diniz e sua irresponsabilidade, insistindo nesta troca de bolas absurda dentro da nossa área.
    Os jogadores ficam com uma tarefa difícil e tendem a cometer falhas.
    Dá nojo ver esse time jogando desta forma.

  14. Até agora, 2,5 jogos, o Fluminense sofreu oito gols com esse ridículo dinizismo, bolinha pro lado bolinha pra trás, além de Marlon na zaga, Marcelo na lateral e Ganso na armação. A moral, já no térreo, está indo para o subsolo

  15. O Boca Jrs é ruim ? É. Mas a verdade é que os dois finalistas desta Libertadores são ruins. O time do Fluminense é uma baba do mesmo calibre.

    1. Diferenca:
      Boca é ruim. Muito ruim.
      Mas nao entrega gol.
      Flu é ruim, muito ruim.
      E entrega gol.
      Boca e jovem e ridículo.
      Flu é velho e ridículo.
      Boca tem técnico.
      Flu?
      Precisa falar?

  16. A última notícia (penúltima? antepenúltima? sei lá!) dá conta da decisão da liberta no Maracanã. Face ao conseguido pelo vasco no judiciário, infelizmente não posso considerar isso como definitivo. Vai que o plantonista, até mesmo do dia dos finados, seja rubroneca … Da justiça brasileira tudo pode ser esperado até a prisão da mãe do assassinado por dizer que para ela o assassino era nada.

  17. Bom, tá decidido que a final vai ser no Maracanã, o que não sabemos ainda é se o Flamengo vai jogar antes ou não.
    Que porr@ é essa de que a CBF vai negociar com o Flamengo pelo adiamento do jogo?
    Não tem de negociar nada, a final da Libertadores tem seu local definido há muito tempo, é adiar ou mandar os urubus jogarem na PQP.

  18. STT.

    Não entendo todo esse imbróglio entre Flamengo, CBF e Conmebol. Deve haver um contrato firmado juridicamente entre Governo do Rio, CBF e Conmebol para a final da Libertadores no Maracanã. A Conmebol não expôs ao mundo sobre o assunto de forma verbal ou de apertos de mão, isso seria um absurdo, amadorismo puro, o que não acredito. Tenho certeza que tudo se resolverá com a apresentação de documentos e nada se fará para ter questionamentos. A multa deve ser altíssima. Penso que a torcida do Flamengo não compactua com esse devaneio do Presidente do Flamengo que pensa que pode fazer tudo, como um certo presidente achou que podia. Não vai ser fácil mudar o local do jogo, não é tão simples, os ingressos foram todos vendidos, pessoas de todo o País e do Mundo os compraram. O Procon pode até ser acionado.

    Saudações Tricolores.

  19. Tomara que o presidente Mário lacrador não abaixe a calcinha mais uma vez pro framengu (e agora pra cbf também). Essa tal ‘fidalguia’ tricolor me irrita não é de hoje…parece muito mais ‘bananice’.
    Não consigo nem pensar no jogo contra o curica…pqp.

    1. Esse é um dos objetivos Nando, tirar foco do jogo de hj.
      Não se iluda amigo.
      Corintia corre risco de cair, e mano Menezes teve tempo pra treinar.
      Já o flu , nosso pardal estava passeando em Montevideo, babando o ovo do pipoqueiro cai cai.
      Eu quero que a CBF , flamengo e pipoqueiro se fo**m pra sempre.

      1. O Fluminense é um time bagunçado Marcelo…’emprestar’ técnico às vésperas da decisão mais importante da sua história é coisa q nenhum outro clube do mundo aceitaria.

  20. O presidente pavão vai permitir que a mulambada tire a final da Libertadores do Maracanã dessa forma ? Vai continuar calado e omisso ? É por causa de coisas como essa que eu sempre odiei os mulambos com toda a minha força. Essa gente pensa que o mundo tem que girar entorno deles. Sobra arrogância e soberba. Essa Landim ja deixou bem claro que não vale, rigorosamente, nada. O cara é detestado até pela própria torcida do Flamengo.

    Para variar, a CBF (outro antro de sujeiras e falcatruas) está ao lado do clube da gávea. Sefosse o contrário (Fla na final) eu duvido que deixariam o Fluminense jogar um simples jogo do campeonato brasileiro no Maracanã, faltando apenas 6 dias para a grande final.

    Se mudarem o local da final, tirando o jogo do Maracanã, será uma das maiores vergonhas que já aconteceram na história do futebol ! Ainda mais com o Fluminense mudo e omisso. Se a mudança do estádio, efetivamente, acontecer, cancelarei meu sócio-torcedor no mesmo dia. E a guerra estará declarada contra a diretoria mulamba.

    1. Rafael , a final será no maracana, ingressos vendidos, reservas em hotéis.
      Só não duvido que o fla consiga jogar no sábado anterior. Teríamos 6 dias para arrumar o gramado.
      Mas creio que esse jogo será adiado paea uma data Fifa
      Problema é que quando conseguimos chegar a final, todos tentam tumultuar o ambiente.
      Foco hj e ganhar do corintia , fazer logo 44 pontos, chance 000000000 de rebaixamento, e ainda ficar por ali , no 5 lugar.

  21. Essa história do Maracanã para a final da Libertadores correndo riscos de mudar de local e acho que vai mudar por dois motivos que acho , são o Flamengo quer realmente uma treta com o Fluminense para se associar ao Vasco na administração do Maracanã simples assim , para o Flamengo duas coisas importantes atrapalhar a possível conquista do Fluminense (não entra na cabeça deles com o faturamento de 1 bilhão de reais menor o Flu ganhar o que eles ganham de titulos) e se associar ao Vasco, pois não esqueçam lá agora tem milionário americano e o outro motivo esta dando chances a Comebol de favorecer o seu aliado o Boca de conquistar a América , pois esta em jogo 02 mundiais que o Boca se não levar a Libertadores não esta classificado.
    Com esses motivos acima temos a chance de ser um clube médio da cidade do Rio de Janeiro ou de bater na mesa e mostrar o nosso verdadeiro tamanho , com a palavra Mario Bittencourt e Conselho do Fluminense.

  22. Um belo problema está sendo criado :

    o Flargh quer jogar no Maracanã dias antes da final pela Libertadores entre Flu e Boca.

    Acontece que a Conmebol não concorda com o uso do estádio na data pretendida pelo Flargh.
    E a Conmebol ameaça mudar o local do jogo do Flu, caso o Flargh insista nesta sua pretensão.
    Já falam até no Morumbi como possível novo local para a grande final.

    O Flu, em silêncio até o momento, está correndo o risco de perder o grande trunfo de jogar no Rio, ao lado de sua torcida, para praticamente perder o mando de campo e ter que
    jogar em um local neutro.

    Com isso ganham o Boca, claro, e a Conmebol, cujo presidente faz parte do Conselho do Boca, seu clube do coração. É dirigente do Boca.
    Ah, o Flargh ganha a queda de braço com a Conmenbol, além de criar uma baita dificuldade à conquista do título pelo Fluminense.

    O único que se ferra é o Flu.

    Com o seu “reizinho” quietinho, calminho, enquanto tudo acontece.

    Isso é inaceitável.
    Isso causa náuseas.

    1. Amaury, o jogo pertence à toda poderosa Conmebol, a treta não envolve o Fluminense, apenas a Conmebol, a CBF e o Flamengo, não há a meu ver razão alguma para trazermos essa confusão pra nossa casa, na vespera de uma decisão.
      Eu absolvo o Mario.
      Não acredito que

      nosso jogo saia do Maraca.
      O Flamengo não pode jogar no domingo?

      1. José Horácio, pedindo vênia, formulo três questões porque necessárias:
        1. Já ouviste falar em terceiro interessado, o que sofre os efeitos de uma decisão sem dela ser parte?
        2. Tirar o jogo do Maracanã em nada repercutirá no Fluminense, inclusive quanto ao apoio da torcida, treinamento e viagem por exemplo?
        3. Lembra do caso flargh/portuguesa em que o Fluminense ingressou como terceiro interessado, mesmo não tendo participado daquela patifaria e portanto sem ser parte da causa?

  23. É séria mesmo essa reportagem que fala em posição de neutralidade da Presidência do Fluminense em relação ao Flamengo querer jogar no Maracanã no período Conmebol?
    O Jogo mais importante da história do clube e o Fluminense fica neutro!?!
    Que sociedade é essa ?
    Que parcería é essa?
    Correndo o risco do Jogo ir para São Paulo?
    Vocês viram isso ou estou tendo um pesadelo?

    1. Mário lacrador é amiguinho do tal landinho e do mordedor de virilhas, e não quer se indispor com a cbf por causa do professor Pardal…o Fluminense não interessa pra ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *