Covardia

Estive no Maracanã. A torcida, linda, estava lá, em peso. Sessenta mil vozes e bandeiras que, por determinação da Conmebol, só gritavam, mas não tremulavam.

Saí triste. Nem tanto com a desclassificação, que, com dois empates, só veio por força do regulamento.

Mas com a falta de postura do time, que, como mandante e diante de um adversário reconhecidamente forte em seu sistema de jogo conservador, tinha a obrigação de se impor, de dar as cartas, de fazer valer o estádio pulsando a seu favor – a despeito do comprometimento, que, sim, houve.

Posso compreender que Oswaldo de Oliveira, que estreava pela terceira vez à frente da comissão técnica tricolor, tenha querido preservar mais a defesa, antes tão exposta pelo estilo franco de seu antecessor (é a segunda mais vazada do Brasileiro).

Mas anular completamente as possibilidades de criação, fazendo o time depender de raros chutes de longa distância ou de uma bola levantada na área, teve efeito semelhante a ter sido goleado em casa, porque descaracterizou o que é o Fluminense jogando no Maracanã lotado: um time corajoso, com brio, que encurrala o adversário.

Saí decepcionado com a covardia. A torcida, que respondeu ao chamado, não merecia o que viu.

A desclassificação da Copa do Brasil, também com dois empates, ante o Cruzeiro, teve efeito antagônico, pois foi algo bem mais conformado, mais fácil de ser digerido.

Naqueles confrontos, vimos um Flu jogando com inteligência sendo superior à Raposa em três dos quatro tempos do confronto. Sobrou ousadia.

A saída do clube da Copa Sul-Americana limita sua atenção ao Brasileiro, competição em que terá que remar muito para sair do buraco em que se enfiou.

Não será fácil. O returno, com times brigando contra a degola ou por posições no G4, costuma ser bem mais pegado e o Flu, pressionado pela necessidade de pontuar, terá que suar um litro certinho para ter sucesso em sua empreitada.

Precisará de sorte. E de um esquema de jogo bem menos covarde também.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

226 thoughts on “Covardia

  1. A rodada desse sábado foi até Boa em função das derrotas do Ceará, Chape, CSA e do Botafogo.

    Muito importante outros resultados acontecerem e o Fluminense buscar a vitória diante do Avaí.

    Resta saber qual vai ser a postura do Fluminense frente ao Avaí no Maracanã.

    É o tipo da partida que mereceria um bom público, mas depois da apatia do time diante do Corinthians em pleno Maracanã lotado, não será surpresa termos uma queda drástica de presentes.

  2. O que já se cogitava há pouco tempo hoje veio a notícia.

    Pedro está sendo negociado e vai jogar no exterior. Perde o Fluminense na questão técnica, apesar do Pedro conviver com algumas lesões.

    O Amaury colocou que o Fluminense está vendendo a janta para pagar o almoço.

    Fazendo um trocadilho, eu vou na direção a um pingado com pão francês e margarina.

    E para acrescentar, e o dinheiro que o Fluminense deixou de ganhar na premiação por passar de fase na sulamericana? O que dizer?

    Agora a prioridade vai ser lutar no brasileiro contra a ameaça de rebaixamento e tentar quem sabe pegar uns trocados a depender da posição que terminar na tabela e evitar ainda uma queda brusca na arrecadação proporcionada pelos direitos de transmissão de tv.

    A salientar também que uma barca terá que zarpar das Laranjeiras após o brasileiro.

    Já tenho alguns nomes que são fortissímos candidatos a serem os tripulantes, principalmente alguns que estão por terminar seus contratos em dezembro.

  3. É, turminha, o Pedro está sendo vendido.
    Estão fechando : $Euros 12 mm + % em venda futura para o Flu e 3 mm para a Art Sul, sócia nos direitos.

    É aquilo que dizemos aqui : Vendemos a janta para comermos no almoço.
    Só apoio INCONDICIONAL da massa de torcedores ao programa Sócio Torcedor levantará este clube.
    Caso contrário …….. VALA !!!!!
    Seremos vitimas de desrespeito e de menosprezo pela sociedade e daí para a vala é um pulinho.

    Vencendo o Avaí, vamos sair da Z4 já na segunda-feira, e – ressalte-se – com um jogo a menos.
    Eu ainda acredito !

    1. É Xerém segurando a nossa onda, Amaury.
      Apenas duas dúvidas: o gordinho sentado junto ao MB, acaso não é o diretor do rolo Diego Souza x São Paulo x Sport?
      E o valor noticiado é vero?

      1. Ao que consta, o gordinho é o Simeone, Vavá !
        O que soou estranho foi a ausência do CB e do Angione na reunião sobre a venda.
        Acho que a corda já começou a ser esticada e pode arrebentar a qualquer momento !
        Em tempo : gostou de seu novo nick ? Vavá ?
        E para rimar, haha !!!

        O diretor do rolo sobre o Diego Souza foi aquele diretor de Xerém que se mandou para a Europa antes das eleições, Marcelo Teixeira.

        Sobre o valor da transação : noticiaram 12,5 MM de Euros para o Flu, que manteve direitos sobre 25% do que seja obtido excedentemente a estes 12,5 MM, em venda futura.

    2. Um tal de Amaury,

      Mas dependemos de uma derrota do Cruzeiro, que, a está hora ainda não ocorreu. O que será ruim porque o Vasco subirá ainda mais.

      ST

  4. Vejam só.
    Aqui em sampa a torcida do palmeiras já está pedindo a cabeça do Felipão.
    Eliminado pelo bravo grêmio da LA, campeão e brigando por mais um título brasileiro.
    Todos querem resultados, fato.
    Enquanto isso tem gente aqui com saudades do Diniz….
    É muito masoquismo.
    ST

    1. Tem muita gente sem juízo, Andrei. Acaso pensa que é privilégio do Fluminense? aí lembro do Renato Gaúcho. É os gremistas masoquistas tirando onda.

  5. Caro Nando,

    Pelos seus comentários, já percebi que temos mais ou menos a mesma faixa etária e acompanhamos o Fluzão desde a época em que o clube era imensamente respeitado e temido.

    A verdade é que só existimos atualmente como clube de futebol porque em 1999 apareceu um sujeito chamado Celso Barros que nos tirou do fundo do poço.

    Eu era “rato do maraca” na década de 80.

    Época do tri carioca (que tinha mais valor que o brasileirão) e do título do brão de 84.

    Dividíamos a arquibancada do maraca igualmente com os mulambos e só perdíamos em público, na saudosa geral do Maraca.

    Os meninos deste blog que não conheceram o Flu do passado acham esta mediocridade atual uma maravilha porque não possuem referências. Eu até entendo os oclinhos rosados desta galera.

    Não conheceram e nem conhecem o passado grandioso do Fluzão.

    Eu ia ao Maraca com a certeza de que Flu iria ganhar o jogo. Poucas vezes perdia, mas sempre jogava bem. Dava gosto.

    Minha esposa ficava P#t@ porque eu podia estar na praia em um lindo dia de sol, mas ia embora cedo porque queria ir ao jogo. Diferentemente dos tempos atuais, em que posso estar em casa e o jogo passando na tv aberta e nem vejo, porque conseguiram apequenar o nosso Fluzão. Está cansativo ver os jogos. É puro masoquismo.

    As péssimas administrações sucessivas nos tiraram o protagonismo e o encanto foi acabando.

    A conta do descaso chegou e não vejo luz no fim do túnel.

    A interminável crise do país e o crescente processo de espanholização do nosso futebol estão minando os clubes que não souberam planejar o futuro.

    Da mesma forma que vc, já não vislumbro mais um futuro melhor e nem me iludo mais com as raríssimas vitórias deste timeco atual.

    Abs e ST

    1. Pois é, Uncle Jacques! Quando eu comecei a acompanhar o Flu, bem pequeno, o meio campo era composto por Pintinho, PC e Rivelino…hj é melhor deixar pra lá.
      Não sei a faixa etária das pessoas aqui, até seria bom colocar, mas o q me espanta não é a galera dos 20, 30 anos se conformar com essa porcaria q temos visto nos últimos 7 anos, mas sim os ‘cascudos’, os ‘veteranos’, que pegaram grandes times.
      Não acho o time horroroso, já teve muitos piores, acho simplesmente fraco…mas o q mais irrita é que não há cobrança, não há indignação com as derrotas e eliminações, tudo é considerado ‘normal’, graças à essa mentalidade medíocre e perdedora. Os caras perdem, perdem, perdem …e não estão nem aí. A ‘pressão’ é a mesma q se jogassem no Cuiabá ou no Operário. Se perder pro Avaí, é capaz de ainda aplaudirem.

      P.s.: Também não consigo entender esse ÓDIO que muitos torcedores tem do Celso Barros.

      https://uploads.disquscdn.com/images/62d07ff307c295c4b136b53f023ac4aeccd65d283244e8c8010cf4a2ffa2d934.jpg

      1. Nando,

        Somos, então e praticamente, da mesma época. Ainda pude ver um pouquinho antes, alguns jogadores cujos nomes trago na memória pela identidade com o tricolor, como Cleber e Delei.

        Mas já ouvia falar de um passado recente, à época, de Galhardo, Oliveira, Silveira e Denilson.

        O Celso teve, a meu ver, a questão de uma política de trazer medalhões, mas que, sem a gestão adequada, inclusive com diferença no pagamento com outros jogadores do elenco, acabou gerando rachas, não conseguindo produzir futebol compatível com o investimento.

        Havia uma inexplicável interferência no futebol, com o que parecia ser complacência dos dirigentes, que não prepararam o clube para o futuro.

        ST

        1. Pois é TT…somos de uma época em q a torcida do framengo tinha dor de barriga a semana inteira, antes de enfrentar o Flu. Tinha conhecidos que me confessavam: prefiro jogar contra Bayern ou Real Madrid a jogar contra o Flu. Hj , a torcida tricolor perde o sono por causa de uma partida contra o CSA e está perdendo novamente por causa de uma ‘decisão’ contra a potência chamada Avaí. Me desculpem, mas essa geração não tem a menor idéia do q era o Fluminense… é só vc entrar no blog do Daniel azulay (Netflu) e vc vai ver… não há cobranças, eles se conformam com vitórias contra Madureiras e Olarias…e eu q já ouvi o Flu meter 9×0 no simpático Goytacaz, hj tenho que me conformar com um jogo dificílimo contra o Avaí.
          Será q os extraterrestres (ovnis) explicam?

          1. Antes, explica você… quem colocou o Fluminense no fundo do poço década de 90?
            Pq o Romerito cobrava salários na imprensa década de 80?

    2. Olha Titio, eu acho que o Celsão já não é o mesmo por dois motivos,

      at first – o saldo bancario empresarial do cidadão foi reduzido em 03 zeros, no minimo, é como um boxeador velho, já não tem pegada.

      at second – tudo indica que ele paga o tal do jabá, a prova maior é a atuação do Mundin Onipresente,
      é impressionante o ‘volume’ de jogo dele no blog, é uma questão de tempo pra aplaudir tudo
      e a Bahia inteira sabe que o Mundin faz qualquer negocio ‘por um punhado de dolares’, pagando adiantado ele já mete a boca no ‘trombone’, e depois arria a zorba.

  6. Prefeita ver meu time rebaixado mas jogando como jogava com Diniz, do que velo ficar na primeira com o Oswaldo. Não dá vontade de ver jogar.

    1. Rony, com toda sinceridade, das duas, uma :

      ° Você torce por arqui-rival, logo deseja ver o desaparecimento do Flu, ou então ….

      ° se você insiste em dizer-se tricolor, você só pode estar de sacanagem, com todas as letras.

      O que você postou aí acima é de uma insanidade que não tem mais tamanho. Com respeito !

  7. Sabemos que a gestão MB está a pouco tempo no comando do Clube e algumas reflexões tem que merecer atenção e ações devem ser tomadas.

    Durante a transmissão da partida, a imagem mostrou muitas crianças vestindo a camisa tricolor e com o semblante de um misto de tristeza e preocupação com a apática atuação do time.

    É aí que eu chamo a atenção que dificilmente estamos vendo a torcida tricolor orgulhosa de ostentar a camisa tricolor face ao que estamos todos os anos vendo acontecer com as campanhas que o Fluminense faz para comemorar o que afinal de contas???

    Será que isso implica na estagnação do crescimento da torcida e incide no maior patrimônio que um Clube tem que possuir?

    Empolgação de ir aos estádios e ver o time passando sufoco no brasileiro e ficando na parte debaixo da tabela de classificação?

    Sendo sistematicamente eliminado em competições mata mata?

    Isso tudo compromete na empolgação do torcedor em se engajar ao plano de sócios, adquirir produtos licenciados, assinar ppv e demais ações para ajudar o Clube.

    Clube do porte do Fluminense vive de títulos e sua falta trás enormes consequências, até para a sua sobrevivência no cenário nacional.

    Como o Clube pode sentar na mesa e exigir melhora nas cotas de TV?

    Exigir que a CBF afaste árbitros tendenciosos dos jogos do Fluminense?

    Buscar um parceiro forte e que venha comprometido a ajudar o Clube em algum sentido?

    São alguns pontos que explicam a falta de protagonismo que o Fluminense perdeu já algum tempo.

    Portanto, cabe a direção procurar meios de reverter a maioria dessas circunstâncias que afinal eles foram eleitos para isso e devem ser cobrados.

    Essa reversão tem que trazer seus efeitos pelo menos já em 2020 para serem sentidos, pois passar outro ano assim, mais o Fluminense vai se apequenando.

  8. Vejam como são as coisas. Tenho acompanhado a repercussão de ontem em vários veiculos na rede social.
    Como esperado, críticas ao OO, viúvas do Diniz, etc.
    Mas a cereja do bolo foi um comentário onde o sujeito disse preferir ver o Flu jogando bem na segundona do que mal na primeira!
    Onde chega a pessoa para impor sua opinião para os outros….
    Tempos difíceis….
    ST

  9. Caros tricolores

    Eu poderia participar do debate aqui, expondo a minha opinião, criticando o que acho errado, elogiando o que considero razoável, enfim, sendo tricolor como todos. Amando e sofrendo com o Fluminense como a maioria dos que aqui frequentam.
    Mas, diante de tudo que vem acontecendo, vejo minha opinião representada em um ou outro comentário dos amigos, e, sinceramente, já não tenho tanto gosto por argumentar. Concordo com a maioria, no que se refere aos erros e responsabilidades que puseram o nosso Flu nesta situação de apequenamento.
    Porém, o Fluminense é muito maior do que dirigentes, treinadores e até jogadores. O Fluminense é do tamanho de sua imensa torcida. Aquela que deu show no Maracanã diversas vezes, inclusive no jogo de ontem.
    Para não dizer que não vou colaborar com a coluna, deixo a minha opinião sem maiores consequências. Pelo menos a foto da coluna de hoje, poderia ser melhor escolhida. Mesmo que o prezado João Garcez quisesse enfatizar o mote do texto, da covardia na atitude do treinador, poderia ter colocado uma foto mais positiva. Mostrar o momento do gol do gambá, a alegria do jogador adversário, o nosso goleiro caído depois de ser um dos melhores no jogo?

    A nossa torcida merecia mais. Mostrar nossos jogadores, a alegria do nosso gol, o espetáculo da nossa torcida, seria uma imagem mais coerente com esse clube que está nos braços e no coração de nós torcedores.

    Saudações tricolores

    1. O Fluminense não tem condições de sustentar os custos de um time de primeira linha, Maciel.
      Esta debilidade ficou clara desde os tempos de antigamente, quando caímos para a terceirona.
      Fomos bafejados pela insanidade de um presidente de patrocinadora que era tricolor fanático.
      Empenhou as finanças da instituição que presidia, para reerguer o futebol do clube.
      Ficou por 15 anos a oferecer as tetas da então patrocinadora, nas quais deu de mamar ao Flu.
      Resultado : faliu o consórcio de assistência médica. Quebrou a empresa.
      E foi devidamente defenestrado dos quadros diretivos dela, patrocinadora.
      Tipico lance de ” balão japonês “. Subiu um pouquinho e caiu logo ali, na vizinhança.
      Com isso, o Flu perdeu ‘ as tetas ‘ onde mamava.
      E voltou à situação de origem : incapaz de custear um time de primeira linha.

      Hoje viramos barriga de aluguel. Trazemos jogadores que estão ‘ no limbo ‘ em grandes clubes na esperança de levantar seus nomes para que seus ‘proprietários’ os vendam imediatamente.
      E vamos morrer logo, logo, se algo de diferente não for feito. Barriga de aluguel dura pouco.
      Para 2020 vamos perder todos os jogadores importantes que temos sob empréstimo.

      Este ‘algo diferente’ que precisa ser feito é um sólido programa que arregimente mais de 50 mil associados do Sócio Torcedor, que consistente e despojadamente resolvam contribuir para a recuperação do clube, o tirando da insolvência.
      Não há outra saida, Maciel.
      É o que penso, amigo.

      1. Haja bobagem !!!

        a cooperativa faliu por circunstancias completamente alheias ao custo do patrocínio do Fluminense,

        muito pelo contrario, a marca na camisa do Fluzão coincide com um crescimento enorme da cooperativa

        http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/12/linha-do-tempo-relembre-parceria-entre-flu-e-unimed-de-1999-2014.html

        “Quando chegou às Laranjeiras na gestão do presidente David Fischel, a Unimed-Rio tinha pouco mais de 200 mil clientes, estava longe de ser a líder do mercado e queria tornar sua marca mais forte. Uma pesquisa do DataFolha na época apontou o futebol como caminho ideal para alcançar a visibilidade desejada.”

        E abaixo, o Onipresente repercutindo…

        1. Não disse que a cooperativa não tirou proveito da marca Fluminense, Guilherme.
          Disse, isso sim, que a cooperativa faliu por conta – principalmente – do sustento aos elevadíssimos custos de Fred, Deco, Belletti, T.Neves & Cia.
          Ou você não tinha conhecimento da XXX Participações, criada justamente para separar o joio …. do joio ?
          Em tempo : ” onde consta XXX leia-se o nome da cooperativa.

      2. Caro Amaury

        Continuo concordando com o amigo há muito tempo, particularmente em dois aspectos: faço restrições às ações do dirigente CB, não com a sua contundência fundamentada, mas, concordando com a real paixão desse dirigente, o que o leva às atitudes extremadas que já trouxeram muitos problemas à administração do nosso Fluminense; e as reiteradas defesas da associação dos tricolores aos programas de sócios torcedores, desde os tempos das malfadadas gestões dos sofríveis PS / PA.
        Sou sócio torcedor desde a primeira hora (2011), e sempre discordei dos que clamam pelo boicote para não dar força aos péssimos dirigentes.

        No entanto, apesar da minha inteira admiração e respeito ao amigo João Garcez e suas posições ponderadas na condução do blog, reitero a estranheza sobre a infeliz escolha da foto que ilustra o atual texto. Blog de torcedores do Fluminense, ainda que para analisar os erros de dirigentes, do treinador e dos jogadores, deveria sempre priorizar as nossas cores, a nossa camisa, os nossos jogadores e a nossa maravilhosa torcida lotando o nosso espaço concedido, o Maraca.

        Com todo o respeito ao Garcez e a todos os amigos que analisaram as circunstâncias do jogo, eu considero inaceitável ver a imagem do jogador adversário no momento de sua alegria e de nossa eliminação.

        Saudações tricolores

  10. Bem, cada jogo tem sua estória.

    Quem viu o jogo domingo passado entre Vasco x SP, deve ter reparado que a torcida empurrou o time da casa que foi para cima do vistante e venceu a partida com todos os méritos mesmo sendo menos qualificado tecnicamente.

    O ambiente no Maraca criado pela torcida tricolor foi o que vimos e o Fluminense em campo se comportou como estivesse jogando fora de seus domínios e ainda passando sufoco com o Corinthians ameaçando por vezes a saída de bola da defesa e quase eles abriram o placar mais cedo. O comportamento do time do Fluminense para mim foi de equipe da série B que em nenhum momento foi capaz de ameaçar o Corinthians que pode saber ter seu estilo de jogo, mas não é imbatível.

    O Osvaldo para mim errou ao repetir a mesma escalação do jogo de ida e ainda abrindo mão de um jogador de área para o deleite da zaga corinthiana.

    Somente aquele chute do Nenê no primeiro tempo foi o que fez o time em toda a partida.

    Aquelas trocas de passe para trás dos responsáveis pela criação de jogadas foi a tônica do time e em mais um erro individual, dessa vez do Igor Julião que foi dando espaço para o Cleison chutar, resulta no gol do Corinthians e a classificação da equipe paulista.

    Depois o Osvaldo enche de atacantes o time para uma reação e que não foi treinado para esse tipo de situação??

    Foi querer consertar o erro da sua escalação medrosa?

    E o que falar da perda da grana pela passagem de fase e a desclassificação trazem de prejuízo para o Fluminense? São irreparáveis e irrecuperáveis.

    Daí uma das razões para a torcida tricolor não prestigiar a maioria dos jogos que o Fluminense faz no brasileiro ou qualquer outra competição pelo simples fato dos times montados nos últimos anos que conseguem não dar em campo a contrapartida que é aquele Fluminense campeão de outrora.

  11. Recado da diretoria:
    – Fomos gigantes… blá blá blá…
    Na verdade, fracassamos, como sempre, em torneios internacionais.
    Agora vamos em busca do título brasileiro.

    1. Essa diretoria sabe de tudo,

      na Copa do Brasil fomos eliminados jogando bem, coisas do esporte
      e agora Sob Nova Direção
      fomos eliminados não jogando nada. Covardia foi pouco

      O OO jogou pelo 0x0, uma auto homenagem,
      ou automenage, ele com Pedrão e Mundin.

        1. Não me arrependo nem um pouco…com o ex-treinador certamente perderia o primeiro jogo e nem haveria a mobilização para o segundo…mas se vcs acham q um cara q deixou o Fluminense praticamente rebaixado com a pior campanha de todos os tempos não tem culpa, e o culpado é um que comandou o time em apenas um jogo…
          só posso parabenizá-los pela lucidez. Aplausos…

          1. Técnico não entra em campo, Nando. Fica na área técnica! Futebol é esporte COLETIVO! Depende de muita gente! Ainda assim, se quer responsabilizar alguém, seja justo! Cobre os homens que disperdicaram oportunidades de gols. Inclusive, avalie a performance dos simpáticos JP, Pedro, Yony verifique a efetividade! Não acha muito longo o interstício?

  12. https://www.netflu.com.br/video-gerson-se-emociona-com-a-torcida-do-fluminense/
    Imagino o que deve ter passado na mente do canhotinha, ao ver o time jogar e o jogador que joga praticamente na mesma posição que ele jogava…
    antes que comecem os mimizentos, não tenho absolutamente NADA contra nenhum jogador de futebol… a culpa não é deles de estarem usando uma camisa que a maioria absoluta não tem a menor condição de usar.

    1. Muita coisa, Nando! Aposto nessa: ufa! Que sorte! Quando joguei futebol a coisa era puro romantismo, a velocidade era 10km, dava para admirar a paisagem, contemplar a natureza! Inclusive, eu, fumava dois cigarros hahaha ah! Marquei pouquíssimos gols, menos de 20. O Gum marcou mais que eu. E olha que eu jogava com a camisa 8, pertinho da área do adversário.

      1. Oni, na sua ânsia por defender essas barangas de hj em dia, vc esculacha antigos e consagrados craques do Flu… já li vc criticar Félix, Romerito e agora o Gerson. Só falta vc dizer q Daniel Zinho joga mais do q o canhota… aí é caso pra internação.

        1. Nada disso, Nando. O saudoso Félix, era conhecido como frangueiro! Muito embora, tricampeão do mundo em 70.
          A nossa citação do Romerito, prende-se ao fato dos atrasos de salários, sina tricolor também nos anos 80.
          Já, o Gerson, além pitar, andava em campo…e ficava levantando o calção. Lembra desse detalhe? Na época era conhecido como Gérson calção caindo! Depois passou para Canhota!

          1. Discordo, Félix era considerado baixo para goleiro, não era excepcional mas não frangueiro. Vi fazer milagres no maraca quando eu era garoto.
            Romerito jogou muita bola, quem frequentava o maraca sabe disso.
            E Gerson foi um grande jogador, como Rivelino e outros da época. Quem corria era a bola, passes certeiros.
            Com raras exceções, Hoje temos pops stars travestidos de jogadores. É só observar bem.
            Mas é o que temos.
            ST

            1. Andrei, é verdade, o Félix era baixinho, tb, vi grandes defesas do saudoso Félix. Contudo, era conhecido pela alcunha de frangueiro! Eu, ficava puto, desde garoto, sempre repudiei esculhambar os nossos.
              A referência ao Dom Romerito, sempre foi o fato do nosso craque cobrar os salários atrasados através da mídia. Como ver…esse negócio de salários atrasados é tradição no Fluminense.
              Quanto ao Gérson, sem dúvida, jogou muito…
              jogou em slow motion.

            2. Caro Andrei

              Este cidadão não tem jeito mesmo. Só mesmo torcedores de outros clubes, poderiam “conhecer” o Félix como frangueiro. Só ele mesmo para fazer comentários jocosos sobre dois ídolos tricolores, Romerito e Gérson.
              Da mesma forma ele faz quando cita outros clubes ao fazer comparações negativas com o Flu, para justificar os absurdos políticos dos antigos dirigentes que tentaram rebaixar o nosso Fluminense.
              Eu tento ignorar os comentários dele, mas leio as respostas dos outros ao que ele diz, e entendo o contexto.
              Pretendia me calar, mas preferia que ele me desse o benefício de seu silêncio, que ignorasse meu comentário. Principalmente por causa dele, e alguns outros poucos, esse espaço deixou de ser saudável para o bom debate sobre o Fluminense.
              Apesar disso, ainda leio e participo do blog solidarizando-me com a maioria dos comentários sensatos dos que honram o amor ao Fluminense FC.

              Saudações tricolores

              1. Caro paradoxal! Olha, relutei relutei ,confesso foi mais forte. Vide o quinto e sexto parágrafo. Muito hilário.
                Você provoca e pede para ser ignorado! É isso?
                Na qualidade de tricolor e democrata, concedo parcialmente seu pedido.
                Lembrando que maledicência não se comunica com debate.

                1. Você não é tricolor, muito menos democrata. Na verdade, você não tem qualidade para frequentar um espaço democrático como este. Não sabe nem o significado de maledicência, apesar de abusar desse defeito nas suas exageradas participações.

                  1. Pirou de vez! Maluquete saia dessa lama! Vai procurar sua turma!
                    Afirma que não sou tricolor e democrata, usurpa função alheia, ao afirmar que não tenho qualidade para frequentar espaço democrático e outras sandices.
                    Vixe! Que paixão é essa? que amor é esse? já que sabe tanto da minha pessoa, poderia ser um pouco generoso e perdoar! Perdoa se não consigo corresponder tanto afeto! Nunca tive intenção de iludir santinha.
                    NÃO TRABALHO COM ESSA MERCADORIA! Sou espada.
                    Ah! Vai dar seu frasco a outro.

              2. O Mundin já fez troça até do Valdo,
                o maior artilheiro da historia Tricolor, 319 gols,
                nenhum de penalti !

                Em 1962, Waldo transferiu-se para o Valencia, sendo até 2006 o segundo maior artilheiro da história do clube espanhol, com 160 gols em 296 partidas. Na temporada 1966-67, foi o artilheiro da Liga Espanhola e, até 2006, era o brasileiro com maior número de gols nessa liga, 115.

                Segundo o Mundin, a International Board elaborou regras só pra favorecer a carreira de artilheiro do Valdo.

                1. Apenas lembrei um singelo detalhe, Gui. O impedimento! Longe de mim esculhambar os nossos.
                  Lembra do Mário Viana gritando BANHEIRA!?
                  Em tempo: o Luiz Roberto tá querendo dar o frasco!

      2. Marmund, …… 10 km ?

        Cafuringa, Flávio, Samarone e Lula ?
        Joel, Evaristo, Dida e Babá ?
        Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo ?
        Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino ?

    2. O Gerson canhotinha de ouro é o melhor comentarista de futebol que eu conheço ! Fala com propriedade pois jogou muita bola e com os melhores. Fez parte da melhor seleção brasileira de todos os tempos (a lendária seleção do tri de 1970). Ele comenta na rádio Tupi e tem um canal no YouTube (Canhotinha 70). É lamentável ver tantos comentaristas, nos programas de TV, que, além de parciais e puxas-sacos dos chamados time das massas, não entendem NADA de futebol. Enquanto Gerson não tem espaço. Vida longa ao canhota !

        1. Nunca disse isso, Nando. Até pq precisa analisar cada um no seu tempo. É preciso ver o Daniel atuando em slow motion! O Gérson já vimos. Né não?

  13. no lance do gol do gamba o juliao deu muito espaço marcou a distancia, nao entendi o retorno do digao depois da boa atuaçao do frazan no primeiro jogo, digao estava sem ritmo e vindo de contusao.
    o jogo por parte do nosso lado se resumiu a um chute de fora da grande area numa boa defesa do cassio , uma batida de falta do nene e o gol de cabeça do pablo, muito pouco por outro lado o adversario teve mais chances.
    alguem se lembra o ultimo jogo do pablo eu nao me lembro, tem um cara que veio de portugal , foi artilheiro no goias, porque ainda nao teve chance ?
    concordo com o indignado blogueiro, jogando em casa , estadio cheio, faltou ousadia mas abundou-se bola aerea.
    me fez lembrar 2008, tava 3×1 bastava um gol, mas renato gaucho pos o mauricio e apostou nos penaltis
    a torcida fez sua parte, pena que no proximo jogo nao passara de 15 mil, essa eliminaçao foi um balde de agua fria no animo da torcida,se nao ganharmos do avai na segunda pode jogar a pa de cal.
    eu nao me iludo mais !!!!!

      1. Amiguinho, tem que responder o Guaratiba, segundo o próprio são 180 minutos e 10 chutes ao gol adversário. É greve na linha de produção, Nando?

    1. Li diversos comentários de torcedores dando os “parabéns para quem clamou pela saída do Diniz”.

      O Athletico-PR que o diga, deve estar arrependido até hoje.

      A postura imposta ao time pelo Oswaldo, teve muita influência nessa eliminação, mas só ele não foi o fator determinante.

      O problema tem raízes mais profundas.

      1. Alguns torcedores acham bonito (e agora, surpeenda-se, acham corajoso) o jogo infrutífero. Na verdade, gostam mesmo é das derrotas.

        1. Tirou as palavras da minha boca!
          Se fosse eliminado com o Diniz estariam festejando a bela eliminação! Só ia precisar de tempo para os resultados acontecerem …
          ST

    2. Oswaldo comenta eliminação e analisa postura do Flu: “A gente precisava se precaver”

      fala aí cara pálida,
      se precaver contra o que? contra o risco de se classificar?

      Tava com medinho de perder feio?

      E perdeu
      perdeu a vaga da SULA jogando feio pra c@r@lho.

  14. Longe de mim querer culpar um trabalho que só começa, mas, não tem como não recriminar um esquema que abra mão do João Pedro como comandante do ataque tricolor.
    Como é que pode abrir mão de um jogador, que para muitos nem mereceria perder a vaga de titular para o Pedro, quando recuperado, mas que, de uma hora para outra, sem uma justificativa plausível, é descartado do time.
    Nada contra a entrada do Nenê, até porque, ao contrário do que muitos pensam e dizem, apesar dos seus 39 anos, ele ainda se movimenta muito bem dentro de campo, porém, se ele entra, qualquer um, do Allan pra frente, poderia sair, exceto o João Pedro. Está mais do que claro que os dois jogadores menos efetivos no time hoje são Danielzinho e Ganso, o primeiro, certamente deverá ser sacado para a entrada de outro volante, agora, eu quero ver coragem para tirar o segundo.
    Saudações Tricolores!

  15. Não assisti o jogo nem qualquer compacto.
    Pelo que li nas postagens dos caros amigos, nosso Fluminense entrou jogando defensivamente.
    Bom, eu acho que era a forma correta de jogar contra um adversário que ficaria em grande vantagem se fizesse um gol.
    Um resultado de 0x0 não nos liquidaria direto e estávamos enfrentando uma equipe que não acho que tenha elenco melhor do que temos mas que vem tendo em 2019 resultados melhores.
    Várias equipes estão mais confiantes e mais bem organizadas, inclusive o Corinthians, do que a nossa.
    Nosso time não sabe contra atacar. Não foram treinados para isso. Nossa equipe, hoje, é lenta.
    Por outro lado, me desculpem, mas eu considero a saída da Sul-Americana uma
    ajuda grande para atingirmos o objetivo principal deste ano que é a permanência na primeira divisão.
    Não temos ainda estrutura técnica para a disputa de dois campeonatos duros simultaneamente.

    1. Com este meio-campo (Ganso, Daniel e Nenê) o Flu jamais poderá contra-atacar, Goncere.
      Porque os três são lentos. Muito lentos.
      Bastante técnicos, cabeça em pé, olhando o cenário do jogo, matam a bola bonito e …. giram para um dos lados ou para trás.
      Quando vimos um destes três dar uma arrancada fulminante, a toda velocidade, para a frente ?
      E idealmente isso deveria acontecer com os três, simultaneamente.
      Temo que o Osvaldo vá ter que mexer, colocando jogadores mais reativos naquela meiuca.
      A ver, parceiro.

  16. Não sei por que a surpresa? Quando eu vi a escalação, pensei comigo pra não arrumar tumulto com o cara do lado. “Vai dar merda, vai dar merda, vai, vai dar merda, vai. E deu!!! O cara precisa ganhar o jogo e joga sem centroavante? É um jênio, esse cara tem que ser estudado pela NASA. Nenê+Ganso+ Daniel. Vai da muita merda, mais MUITA. Não demos 10 chutes no gol em 180 minutos. Meu Deus como um time pode jogar assim?
    Com o Diniz era 32 chutes no gol e nenhum gol também, mas chutava, com o OO vão jogar por bolas parada. Ah vai pqp Osvaldo. E o Ganso? Eu desisti desse cara, não da pra defender. Ele não faz nada, absolutamente NADA a não ser me irritar, estou rouco de tanto mandar ele tnc.
    O time é viciado a tocar pra trás, só quem está no estádio percebe a irritação que a torcida tem desse vício maldito. Não fomos treinado para matar, e sim pra ir a guerra sem munição. Os jogadores não treinam finalização, eles treinam tocar a bola para trás, Nenê e Ganso não tem condição de jogar junto, yone e nem cada um em uma ponta, CH no meio pelo amor de Jesus, e um centroavante na área pourra?
    Será que é difícil?
    Vai ser sofrimento até o fim, pra vocês. Porque eu juro, larguei de mão ontem.
    Desde os meus 14 anos indo a jogos, já vou pra 40. Cansei galera, falei isso no trem pros amigos ontem. Vou largar essa pourra. Chega deu pra mim.

  17. Tá doendo pra burro a desclassificação de ontem!
    Só isso…ou tudo isso!
    Um forte e apertado abraço a todos os amigos do blog que estão sofrendo como eu.
    Dias melhores para o nosso Fluminense, dias melhores!

    1. Você é uma figuraça, caro Pedro do Rio. Baita tricolor !
      Solidários na dor !
      Vai melhorar, caro amigo.
      Agora, veja como estão as coisas para o nosso Fluzão :
      As manchetes do dia posterior à eliminação só falam da ……. venda …… de nosso goleador, seu chará.
      É duro, amigo !

    2. O que mais incomoda, caro Pedro, é notar que o Fluminense SEMPRE fraqueja nos jogos decisivos. Fica sempre no “quase”, no sonho, no desejo. Como já escrevi aqui, time grande é aquele que ganha os jogos grandes e conquista títulos realmente relevantes (tem gente que comemora 1 liga, meu Deus do céu !). Infelizmente o Fluminense já deixou de figurar entre os times de ponta do país e, se continuar nessa batida perdedora, sempre sendo eliminado de tudo quanto é campeonato, periga virar uma Portuguesa da vida. Não podemos deixar isso acontecer de jeito nenhum ! Nosso papel de torcedor é cobrar, fiscalizar e mostrar – para todo mundo – que o Flu é gigantesco e não pode se conformar com esse padrão perdedor que se instalou nas laranjeiras, nos últimos anos.

      1. Exatamente, quando acabou o jogo uma galera aplaudiu perto de mim, eu falei chega de aplaudir eu quero é ganhar @@#$%&%$#
        Chega né, vamos ficar sempre batendo na trave e aplaudindo?
        Já passou da hora de ganhar, nos temos 117 anos sem um título internacional, nós somos chacota no Brasil, somos os único clube grande sem um título internacional, alguém tem que da um jeito nisso, ou roubando igual o fla roubou, mais temos que ganhar.
        Daqui a pouco eu morro e nada. Será q meu filho pelo menos vai ver? Isso é se ele não debandar pra raça ruim.

        1. Isso mesmo Rodrigo-Guaratiba, chega de ficar aplaudindo eternamente as sucessivas eliminações ! O Flu tem 117 anos e não tem NENHUMA Libertadores nem Sulamericana (ou antiga Conmebol), isso é uma VERGONHA ! Até o Athçetico-Pr já conseguiu conquistar um torneio internacional. A torcida tem que parar de ser tão “fidalga” e começar a cobrar para valer ! Essa mentalidade conformada com derrotas tem que mudar urgentemente.

  18. Na minha modesta opinião, os seguintes jogadores deveriam ser barrados…Julião, Digão, Ninho, Daniel Zinho e Gansono (sim). Acho que, mesmo em fase muito ruim, o Gilberto ainda é, no mínimo, um trilhão de vezes menos pior que o Julião; e no meio outros jogadores deveriam ser testados. O phoda vai ser arrumar 2 zagueiros.
    Quando eu ligo a tv ou vejo pelo celular (graças ao Wash Luiz) e dou de cara com jogadores ‘água com acúcar’ como Julião, Daniel Zinho e Gansono, normalmente desligo na hora ou vou ver outra coisa. Os caras parecem tomar chá de camomila antes de entrar em campo…

  19. Sempre essa politicagem de insistência com certos jogadores que ninguém entende. Entra técnico e sai técnico, entra diretoria e sai diretoria mas essa mania de nos impor certos jogadores não muda. Pra que insistir em Daniel se pr3cisavamos de gols? O que esse cara fez pra ser titular absoluto de todo mundo que entra? O que falar do Digão?? O reserva joga bem melhor e é infinitamente mais seguro mas mesmo assim temos que aturar essas imposições. Sempre é assim, todo ano, é kaique, Júnior Dutra, Daniel, luciasno, e mais umas 100 perebas que temos que aguentar todo ano calados. E nem pode falar que é falta de jogadores ou grana pq o reserva sempre é melhor que os titulares. Os caras não entram em campo mas servem para qualquer time da Europa e do mundo, mas no flu nem sempre os melhores são titulares.. Tem muita coisa podre que não desgruda do fluminense. O resultado tá aí. Enchemos o bolso de empresários mas o do time está vazio. Reforcamos todos os times do Brasil mas o nosso já está num buraco sem fundo. Se fosse no Fla era tiro, porrada e bomba. Deve ser por isso que estão no patamar que estão.

  20. Nais uma vez a torcida lota e vai pra casa recepcionada. Depois querem apoio incondicional da torcida.. Tem muita coisa que tem que ser mudada nas Laranjeiras, e a primeira delas é essa mentalidade perdedora. Se perde pra Avaí ou Fortaleza pra mim é rebaixamento na certa. Cobra dos caras Celso, vc só presta pra isso mesmo.

    1. A torcida lotou e saiu feliz em 2010 e em 2012, caro Kauã.
      Aliás, foi A ÚNICA torcida carioca que comemorou a conquista de um Brasileirão nesta década.
      Vai melhorar, Kauã.
      Vai melhorar.

  21. O jogo de ontém mostrou um Fluminense em crise de identidade.
    Aquela troca de passes, aquele controle, se perderam.
    Houve momentos, vários, que o cara não sabia se dava um passe ou dava um chutão.
    Isso é muito ruim, acho eu.
    O time se transformou num time como outro time qualquer, do nosso nível: um time medíocre.
    Como aquela troca de passes do Diniz requeria movimentações constantes, o time ficava todo aberto qdo perdia a bola.
    E isso voltou a acontecer ontém: nas duas bolas defendidas pelo Muriel no primeiro tempo e no lance do gol dos caras.
    Acho pouco tempo prá cobrar alguma coisa do OO mas, pelo jogo de ontém, e pela situação do time no Brasileiro, acho que perder o que a gente tinha de melhor, o domínio do jogo, e ainda continuar exposto, pode ser fatal na reação que vamos precisar.
    Somos um time comum e isso pode nos custar caro.
    Tomara que eu, mais uma vez, esteja a errado.

  22. Pois é! Vou escrever antes de ler os comentários…
    No fundo, lá no fundo, como gostam os amiguinhos Ovni e PCA, nós sabíamos que o curintia tinha mais chances de passar e, até esperávamos q já no jogo de ida eles conquistassem a classificação com um placar tipo 2×0, como fez o flamidia.

    Esse tipo de eliminação é o que mais me irrita…as Alices costumam vir logo com aquele papo de ‘eliminação honrosa’.

    Se o João me permite, gostaria de dividir com os amiguinhos o tipo de msg que eu recebo (a mais ‘leve’), toda vez q o time do Fluminense nos envergonha.
    Gostaria de mandar para Mário, Celso, Osvaldo, jogadores, etc… mas eles não estão nem aí. O trouxa… enfim, nós torcedores é que ‘sofremos’.
    Só para q entendam de uma vez por todas que NINGUÉM gosta de torcer para times perdedores e NINGUÉM (excetos os usuários de óculos róseos) está preocupado com maior posse de bola, jogar bonito, eliminações honradas, etc… https://uploads.disquscdn.com/images/d97f797cadecb8f5847a806de97e34b50fc27abc3ae915ea5e84deca561d23fb.jpg

    1. Pois é, ajurica. Do jeito que pensam alguns torcedores, não duvido nada q venhamos a perder pro Avaí e alguns digam que foi um derrota honrosa kkkkk

  23. Tudo mundo sabe que eu detestei a contratação do Oswaldo, e não foi porque demitiram o Diniz, que já não tinha mesmo como ficar.

    Aliás, não me animei a ir ao jogo, ontem, justamente por isso.

    A atuação lá em Itaquera ficou muito longe daquilo que espero do Fluminense, mas não condenei o pragmatismo adotado naquele jogo, embora a total renúncia ao ataque pudesse ter custado muito caro.

    De qualquer forma, deu certo.

    Estão falando em covardia, ontem.

    Não concordo. Acho que o time foi a campo com postura ofensiva, mas tomando as precauções necessárias.

    O time do Corinthians é preparado para ser atacado.

    É um time consciente da sua solidez defensiva e joga todas as suas cartas nisso.

    O jogo foi até mais aberto do que eu esperava e se não fomos mais incisivos, foi por conta das nossas próprias limitações e pela marcação bem feita pelos gambás.

    Talvez uma ou outra mudança na escalação inicial fizesse alguma diferença, mas não foi por isso que saímos desclassificados.

    Vale lembrar que uma das razões da queda do Diniz foi o time não conseguir converter as muitas chances que criava.

    Ou seja, esses nossos meio-campistas e atacantes não sabem concluir a gol.

    Ontem, só o Nenê chutou de longe, e uma única vez.

    Contra uma defesa fechada, drible e chutes de média e longa distância fazem a diferença, e não temos nada disso nesse elenco.

    Acho que o Oswaldo fez certo, considerando o adversário e o fato de ser um jogo mata-mata.

    O que mais me interessa agora é saber o que ele fará com o trabalho que herdou e com esse elenco.

    Não estou nada animado, mas acho que pelo menos alguma solidez defensiva ele dará ao time.

    O futebol em campo não será lá essas coisas, mas deve ser o suficiente pra gente não cair.

    De onde não se espera nada é de onde não sai nada mesmo.

    ST

  24. Daniel como titular, já deu.

    Igor Julião titular, já deu.

    Digão titular, já deu. Aliás, o melhor pra gente seria RÁ-RÉ-RI-RÓ-RUA pra ele.

    Como não há dinheiro pra contratar e essas janelas já devem estar todas fechadas, melhor seria colocar alguns garotos promissores nessas posições.

    André, para o lugar do Daniel, fazendo uma dupla de volantes técnicos com o Allan.

    Calligari na lateral-direita, onde jogou no Sub-17 (agora, no Sub-20, está jogando de volante. Muito bem, por sinal).

    Coloca de vez o Frazan e manda o Digão à merda.

    Ainda puxaria o Martinelli e o Luan para a reserva.

    Se ainda não estiverem prontos, pior não serão do que esses que estão jogando.

    De qualquer forma, é delírio achar que Oswaldo de Oliveira vá ter tamanha ousadia.

    A ver o que as próximas rodadas nos reservam.

    ST

      1. Até pode ser reserva, mas não se admite mais um jogador tão franzino no futebol, a menos que tenha uma técnica extraordinária, o que está longe de ser o caso.

        Ainda com o Diniz, eu dizia que a lentidão dos jogadores de meio-campo era a razão de não aproveitarmos contra-ataques e de levarmos gols em ligações diretas do adversário.

        O que fez o Oswaldo ? Em vez de tirar o Daniel, colocando um outro volante mais rápido e mais forte fisicamente, tira o centro-avante pra colocar mais um no meio (Nenê).

        O meio-campo passou a marcar um pouco melhor, mas o time não consegue nem mais concluir a gol.

        Como disse em outra postagem, vamos dar ao cara ao menos o benefício da dúvida, mas confesso que não espero nada dele. Se conseguir ao menos nos tirar da lama, já será um grande negócio.

        ST

    1. Cláudio, é coerente as mudanças que você colocou e alertou ainda que o Osvaldo não vai ter essa coragem igual o Cuca fez em 2009.

      Esses jogadores já deram provas que a bola ao chegar neles, ficam quebrando a sequência das jogadas o que favorece o adversário se recompor.

      Mas importante salientar que o Osvaldo não tem muita saída se querer insistir com esses jogadores que os resultados estarão comprometidos se não houver a mudança de alguns desses titulares.

      ST.

      1. Washington,

        O pior é se ele não conseguir nos tirar da lama. Nesse caso, quantas derrotas mais serão necessárias pra ele ser defenestrado ? Pode ser tarde demais.

        Enfim, não vou sofrer por antecedência. Vamos lhe dar ao menos o benefício da dúvida.

        ST

    2. Se o técnico fosse o cuca eu acreditaria. Com Oswaldinho nós vamos jogar sem centroavante e com três lesma no meio
      O trio do capeta, nenê+Ganso+Danielixinho.

  25. Infelizmente não deu.
    Mas foram dois jogos duros, contra um time bem montado, que tem jogadores mais experientes.
    Não acho que o time jogou mal ontem.
    O duro é que sempre que o Maracanã lota a torcida não sai festejando, isso tem que mudar.
    Parabéns aos tricolores que foram ao maraca ontem, bela festa da torcida mais bonita do mundo.
    Agora é foco total no BR para salvar um ano difícil.
    Vamos que vamos.
    ST

  26. o goleiro fez o impossível para não tomar gol, mas Digão deu a classificação para o corintians: o mesmo Digão de tantas e tantas pererecadas; a poha do Frazan não tinha jogado bem lá em SP, mas Digão é Digão; agora vamos tentar reverter o presente de grego que Diniz nos deixou: a herança do “grande” futebol de posse bola que nos deixou com 12 pontos em 45 disputados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *