Covardia

Estive no Maracanã. A torcida, linda, estava lá, em peso. Sessenta mil vozes e bandeiras que, por determinação da Conmebol, só gritavam, mas não tremulavam.

Saí triste. Nem tanto com a desclassificação, que, com dois empates, só veio por força do regulamento.

Mas com a falta de postura do time, que, como mandante e diante de um adversário reconhecidamente forte em seu sistema de jogo conservador, tinha a obrigação de se impor, de dar as cartas, de fazer valer o estádio pulsando a seu favor – a despeito do comprometimento, que, sim, houve.

Posso compreender que Oswaldo de Oliveira, que estreava pela terceira vez à frente da comissão técnica tricolor, tenha querido preservar mais a defesa, antes tão exposta pelo estilo franco de seu antecessor (é a segunda mais vazada do Brasileiro).

Mas anular completamente as possibilidades de criação, fazendo o time depender de raros chutes de longa distância ou de uma bola levantada na área, teve efeito semelhante a ter sido goleado em casa, porque descaracterizou o que é o Fluminense jogando no Maracanã lotado: um time corajoso, com brio, que encurrala o adversário.

Saí decepcionado com a covardia. A torcida, que respondeu ao chamado, não merecia o que viu.

A desclassificação da Copa do Brasil, também com dois empates, ante o Cruzeiro, teve efeito antagônico, pois foi algo bem mais conformado, mais fácil de ser digerido.

Naqueles confrontos, vimos um Flu jogando com inteligência sendo superior à Raposa em três dos quatro tempos do confronto. Sobrou ousadia.

A saída do clube da Copa Sul-Americana limita sua atenção ao Brasileiro, competição em que terá que remar muito para sair do buraco em que se enfiou.

Não será fácil. O returno, com times brigando contra a degola ou por posições no G4, costuma ser bem mais pegado e o Flu, pressionado pela necessidade de pontuar, terá que suar um litro certinho para ter sucesso em sua empreitada.

Precisará de sorte. E de um esquema de jogo bem menos covarde também.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

226 thoughts on “Covardia

    1. Não! Nada disso! O que envergonha é apoiar (e há até quem aplauda denominando-os “notáveis”) gestores que laboraram para destruir o Fluminense, é achar normal a quarta colocação no carioca e as constantes eliminações nas competições, é colocar a culpa em tudo e em todos (inclusive na torcida) exceto nos dirigentes, técnicos e jogadores.

    2. Uncle Jacques, quando eu digo que a maioria da torcida tricolor hoje é uma torcida acomodada e conformada com a mediocridade, é pq o normal é ficar p. da vida, ‘chutar o balde’, etc…
      Fosse em um time ‘grande’, a torcida inteira estaria chateada, mas no Flu é sempre assim…’vamos nóis’, perdemos honrosamente, etc…
      Sem citar que não podemos dizer que Digão é um horror, Danielzinho é uma afronta aos grandes meias que o Flu já teve (horroroso, não teria vaga no Boavista) e que Ganso parece um funcionário acomodado, louco para que o horário de expediente acabe.

      Acredite, vc pode estar envergonhado , mas MUITOS estão satisfeitíssimos e orgulhosíssimos com mais essa eliminação honrosa.

      1. Caro Amaury, não combina com sua inteligência perder tempo com esse cancro mole. Faça como eu: o bloqueie no Disqus. Assim não terá mais o desprazer de ler as babaquices que ele escreve. Se todos fizerem isso, o deixando falando sozinho, ele some.

        ST

  1. Bem, caímos numa realidade em que o Fluminense tem todo um turno pela frente para se recuperar.

    A torcida tricolor sabe que o elenco do Fluminense é fraco e muito desequilibrado.

    Para piorar as coisas, o time perdeu o Mateus Ferraz e ainda o Pedro que não vem tendo uma regularidade e a falta de um homem de área faz muita diferença.

    Mesmo assim é possível esse time sair da zona de rebaixamento com as vitórias sendo mais consistentes no segundo turno.

    Após passado o sufoco, a direção vai ter que trabalhar dobrado para montar um time mais qualificado para o ano que vem, pois é sabido que os rivais estão mais fortes como o Flamengo e sinceramente não dá para competir e fracassar como vem ocorrendo nos últimos tempos.

    A torcida tricolor deu mostras claras que pode abraçar o time, mas também a montagem do elenco tem que vir de forma responsável e conseguindo o patrocinador como vem sendo divulgado, as contratações deveriam vir também do futebol sul-americano.

    A safra de bons jogadores no Brasil não é boa e o Fluminense vai precisar dispensar muitos jogadores que não vingaram.

    Que venha um planejamento mais forte para 2020 é o que o Fluminense está precisando.

    1. Caro Washington,

      O grande problema é que o nosso clube vem de muitos anos seguidos só fazendo escolhas erradas e essas escolhas tem nos custado muito caro, tanto dentro quanto fora das 4 linhas. Desde Dryworld da vida, passando por Flu Samorin e chegando em demissão via Whats App, foram muitos equívocos cometidos e isso só agravou a já ruim situação financeira do clube.

      Hoje em dia não se faz time bom de bola sem grana para contratar bons jogadores e sem pagá-los em dias. A época do amadorismo e do futebol “folclórico” de cartolas tipo Eurico, Fernando Horta e outros chegou ao fim. Estamos no século XXI e hoje, se o clube não tiver, efetivamente, uma estrutura e gestão profissionais irá fracassar dentro das 4 linhas, como vem ocorrendo com o Fluminense nos últimos anos.

      Clube grande tem que ganhar títulos grandes e vencer jogos decisivos. lInfelizmente, o Flu não consegue mais fazer nenhuma das duas coisas. O trabalho para reerguer o clube, tanto financeira como moralmente, não será fácil. Há muita coisa a ser feita até que o tricolor volte a se tornar efetivamente grande novamente.

      ST

  2. Caros,

    Voltando do Maracanã. Um técnico que entra com um time acovardado e horrivelmente lento perante sua torcida de 50 mil pessoas, e um m… Era jogo para começar com Nem, João Pedro e Yone, sufocando o adversário que não era nenhuma Brastemp.

    Vou repetir o que já disse aqui: Daniel é uma enceradeira, Nenê cai muito e é genioso mas pelo menos corre, já Ganso… quem viu o Gerson canhotinha jogar sabe que um cara pode ser lento mas muito mais eficaz na visão de jogo e nos passes decisivos, Ganso é irritante. Se for para escalá-lo que fique na meia lua adversária onde talvez – talvez – possa incomodar. Não dá para entrar com estes três ao mesmo tempo, dois já uma temeridade. Portanto, Ganso e Daniel para o banco!

    A torcida merecia uma vitória, o time mereceu o empate, o técnico merecia perder.

    Sabem quando vamos botar de novo 57000 pessoas num jogo com Oswaldo e este time?

    SDs T

  3. Tinha que ter começado com MP e JP desde o início pow. Daniel não rende… Com certeza o JP teria dado mais trabalho se coloca ele como um 9. Agora é torcer para não cair. Nao é possível.. Esse elenco está entre os 10 melhores sim. Mas tudo conspira contra, árbitros, burrices e teimosia de técnicos, imprensa, VAR, Gestoes vergonhosas. Mas vamo que vamo. Neeeennnnsssseeeeeeee. ST

  4. Em jogo decisivo não é permitido errar e o erro inicial foi a escalação do Digão e, consequentemente, a não repetição da dupla de zaga do 1 jogo (Nino – Frazan). Digão, além de vir de lesão, é um zagueiro fraco,lento e que vem falhando constantemente nos jogos que joga (como hoje novamente) e aparece mais reclamando com os juízes do que efetivamente jogando bola. Grande erro do Oswaldo e que nos custou o temido “gol fora de casa”, que classificou os caras. Jogos de Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil você não pode tomar gol dentro de casa, é simples assim. Seria mil vezes melhor ter tomado o gol no jogo em SP e ter empatado em 1 x 1, do que ter vindo com o perigoso 0 x 0.

    O caminho de reconstrução do clube será árduo e cheio de obstáculos. O clube precisará muito do nosso apoio. A torcida será fundamental para não deixar o Flu virar uma portuguesa da vida. Há muito trabalho a ser feito até que o Flu volte a ganhar jogos grandes e se recoloque entre os principais times do país. No momento atual a briga, assim como no ano passado, será contra o rebaixamento.

    Excelente partida do Nenê (muita disposição e sempre se colocando para receber a bola) e do Muriel (mais uma vez, agarrou muito bem. Só não pode vacilar com os pés, como naquele chute no pé do adversário). Uma partida boa do Ganso (com bons passes e enfiadas entre a defesa adversária). Yony, Daniel, Marcos Paulo e Digão muito ruins ! É muito jogador jogando mal em um jogo decisivo. Assim complica demais. O time carece de um jogador “matador”, aquele cara que meta medo nas defesas adversárias e tenha faro de gol. O Flu não tem ninguém com esse perfil e isso faz uma grande diferença em jogos mata-mata como os dessa noite. Nosso ataque tem enorme dificuldade quando joga contra times melhores tecnicamente e mais organizados defensivamente.

    O lado “bom” ( não há lado bom numa eliminação mas só tentando ser um pouquinho otimista diante da enorme frustração da eliminação) é que só sobrou o campeonato Brasileiro e neste a coisa está muito feia. O time poderá focar 100 % nos jogos para sair da zona vermelha. Oswaldo precisará desenvolver um esquema de jogo eficiente que nos livre da parte de baixo da tabela e enterre o fantasma do rebaixamento.

    OBS : Parabéns a cada tricolor que compareceu hoje ao Maracanã e empurrou o time. A festa foi bonita e é sempre um prazer ver a nossa torcida enchendo as arquibancadas. Infelizmente não deu, mais uma vez, mas não podemos abandonar o clube. Vamos seguir juntos, cobrando e lutando para que o Fluminense recupere o protagonismo que hoje, só existe das glórias do passado.

      1. Tem razão ajuricabatche. Infelizmente o Fluminense vem se apequenando, ano após ano, e hoje não figura mais entre os principais times de ponta do país. Não ganha nada de relevante desde 2012, quando foi campeão carioca e tetra brasileiro. Time grande é aquele que ganha títulos grandes e vence jogos importantes. O Flu não consegue mais fazer nenhuma das 2 coisas. Situação triste e revoltante ao mesmo tempo.

  5. Fim do sonho.
    Fosse no Brasileirão, talvez estivéssemos todos, não contentes, mas satisfeitos com o empenho demonstrado em campo.
    Mas não é e a desclassificação com o Maracanã lotado é de doer o coração.
    Nos resta o campeonato nacional e nossa situação é complicada, mas não podemos abandonar o nosso Tricolor.
    Sem culpados nesse jogo, apesar de falhas individuais e coletivas demonstradas, bola pra frente.
    Nunca escalei o time ideal neste espaço, não sou treinador e sim um torcedor que ainda torce por um futebol vencedor, então alguns pitacos de quem está sofrendo:
    1. Precisamos de um ou dois zagueiros com urgência.
    2. Oswaldo tem de rever esse meio com Daniel, Ganso e Nenê.
    3. Para mim o primeiro é banco.
    4. Caio Henrique está em franca decadência na lateral, coloca o rapaz no meio junto com o Allan, se não vingar, é banco também.
    5. Tem de parar com essa coisa de ficar recuando bola para o goleiro.
    6. Escanteio e falta, é pra colocar na área e não ficar recuando a bola.
    7. Enfim, temos um goleiro, não sabe jogar com os pés, mas é bom.
    Vida que segue.

  6. Assistindo a partida, o time foi pouco efetivo em campo enfrentando um adversário que sabe marcar e dificultou muito as jogadas que o Fluminense procurava criar.

    Muitos erros de passes e as laterais não funcionaram no apoio.

    No gol do Corinthians, o espaço que o Julião deu para o Cleison foi determinante para o chute que ainda resvalou e sobrou para o Pedrinho marcar livre.

    Aí faltou também o Fluminense ser mais incisivo onde o Nenê que parecia correr mais para muito jogador que estava “desligado” na partida como Marcos Paulo, Daniel e o Ganso.

    Infelizmente o Fluminense sai da Sulamericana, perde a boa premiação e a vaga para a semifinal.

    Agora atenção voltada para a recuperação no brasileiro e sair da zona de rebaixamento para salvar o ano do Fluminense, pois é o que resta para o ano.

    1. Daniel está sempre desligado nos jogos caro Washington.
      Não gosto desta escalação com ele e ganso juntos. São dois jogadores lentos, que muitas vezes quebram o ritmo da jogada.
      Além dele ter o vício de segurar demais a bola.
      Mata-mata não perdoa, mas se a postura destes 2 jogos for mantida, certamente iremos melhorar significantemente nossa posição na tabela.
      É o que nos resta agora.
      ST

  7. Hola Tricolores,
    Tá cansativo! Decepções, eliminações, humilhações. Que outras coisas temos para tratar? Não é mais o caso de ter esperança em disputas de títulos, mas se ter ao menos hombridade!! Parar com essa coisa de ver o copo meio cheio! De posts com olhares de positividade!
    ST sem esperanças

    1. Duas partidas sem perder, apenas 1 gol tomado. Mata – mata, Perdemos a vaga, mas não me parece copo vazio.
      Para mim não faltou hombridade ontem, faltou a qualidade que tanto comentamos por aqui.
      Mas sei você não prefere olhar o lado negativo, é torcedor com a cabeça quente depois de uma eliminação.
      ST

  8. Olha, eu não tenho muito o que falar sobre esse jogo, não.

    Eu detesto esse futebol de resultados do Carille, mas o time dos caras não tem só solidez defensiva.

    Tem jogadores de qualidade na defesa e jogadores de ataque talhados pra jogar no contra-ataque.

    Além do mais, tem um monte de jogadores acostumados a decisões, e isso conta.

    Agora, ninguém tem Digão como titular impunemente.

    Essa mania que muitos técnicos têm de privilegiar a experiência, não faz o menor sentido em se tratando de jogador ruim.

    Um bom jogador jovem é sempre melhor que um horroroso experiente.

    O Digão, além de ser um zagueiro que se posiciona mal, não tem equilíbrio emocional e, o pior de tudo, não tem sorte.

    Como já disse Nelson Rodrigues, sem sorte não se chupa nem um Chicabom.

    Não sei se o Frazan cortaria aquela bola, mas não vi sentido em o Oswaldo ter colocado o Digão no seu lugar, depois da ótima partida que o garoto fez em Itaquera.

    Embora não venha jogando mal, o Igor Julião também é um ponto muito fraco nesse time.

    Além de ter dado um baita espaço para o atacante do Corinthians no lance do gol, não teve nem vigor nem técnica pra incomodar o adversário pela direita.

    Discordei das substituições feitas pelo Oswaldo (eu não teria tirado nem o Marcos Paulo, nem o Ganso, mas sim o Yoni, que sumiu no jogo. Também não teria posto o Pablo Dyego, que pode ter feito o gol, mas é horroroso), mas não foi por isso que fomos eliminados.

    A verdade é que caímos pelas nossas carências individuais. E enquanto tivemos no elenco jogadores que vivem a entregar a rapadura, dificilmente ganharemos algum título.

    Voltemos à nossa realidade, que é o meio da tabela. Cair, não cairemos.

    ST

  9. Fizemos um jogo medíocre pra quem precisava vencer.
    Speedy jogou NADA. Marcos Paulo e João Pedro foram zeros à esquerda.
    Caio Henrique jogou mal também.
    E na defesa o grande Digão Cagão..
    Só podia dar merda! E deu

  10. É, turminha, não deu !
    Mas, …… não deu ….. do verbo ….. ” poderia ter dado “.

    Jogamos bem, honramos as cores do clube e caímos de pé.
    Qualquer dos dois poderia ter continuado !

    Vamos seguir a trilha da reconstrução do Fluminense Futebol Clube.

    Vamos continuar apoiando o trabalho que está sendo feito, e tirar o Fluzão desta incômoda situação em que se encontra o Brasileirão.

    Agora temos time !
    Agora temos técnico !

    Vamos seguir nossa saga na direção de recolocar nosso Fluzão no lugar de onde nunca deveria ter saído.

    Continuo acreditando !

    1. Pois é Amaury mas pelo texto do Garcez podemos até ter um técnico, mas covarde.

      Essa será a tônica daqui para frente: a comparação da ousadia do Diniz, que nos levou até as quartas de final da sulamericana e zona da degola no Brasileirão com o esquema mais tradicional e conservador da maioria dos técnicos brasileiros.

      O Garcez e a maioria da galera aqui, pela condição no Brasileirão pediram a cabeça do ousado. Agora não adianta ficar lamentando e nem fazendo comparação porque ele se foi e não haverá outro igual.

      Realmente o esquema do Diniz era ousado no ataque porém fragilíssimo, defensivamente, o que nos fez a segunda defesa mais vazada do campeonato brasileiro.

      Será que com esse sistema dele e o do Carile teríamos tido mais sucesso nessa quarta de final? Pode ser que sim e poderíamos ter saído tbm com duas derrotas pela fragilidade defensiva.

      O Oswaldo de Oliveira deverá ainda levar uns jogos para acertar a terra arrasada deixada pelo Diniz. Não existe mágica no futebol. Exemplo doméstico é o Fiasco da Gama que trocou de treinador e levou uns jogos para o Luxa começar a vencer e sair lá da zona da confusão como ele mesmo diz.

      Não será muito diferente no Flu. Agora como disse tbm o Garcez a tarefa será mais inglória pela briga que será mais acirrada no returno.

      Mas acho que o time será arrumado defensivamente e com isso os resultados positivos virão.

      A ver!

      ST

    2. Cara acho você um rapaz inteligente, escreve bem. Queria eu ter um português assim. Mas sinceramente, sua postura como torcedor não é inteligente no meu modo de ver. É essa postura que nossa torcida tem que mudar. Então pelo jeito você gostou?
      Amaury, nós demos 3 chutes no gol em 180 minutos. Você gostou?
      Jogamos sem centroavante dentro de casa precisando ganhar o jogo, você gostou?
      Você escreveu aí que jogamos bem?
      Cara o maraca tinha quase 60 mil e lá a esmagadora maioria não achou isso não. Não jogamos porra nenhuma, com todo respeito.

  11. Uma coisa que vem me dando cada vez menos tesão de comentar neste blog é a demora na atualização do mesmo.
    Um jogo decisivo, mais de 57 mil torcedores, o jogo já acabou e nem os comentários do primeiro tempo apareceram.
    De boa, se é pra ser assim fecha logo.

  12. Mais um vexame para o timin que é a cara do mundim:

    – timin de perdedores e derrotados.

    Vou contribuir com 100 mil reais para o sócio-sofredor…KKKKKKKKKKK

    Não sou aposentado, portanto meu dinheiro não é fácil e jamais contribuirei para este esporte ridículo como o futebol.

    ST e nos vemos na segundona

  13. Que falha desse merda do Digão. Marcou a bola e não o adversário.
    Eu disse que esse Pedrinho era perigoso e o fdp deixa o moleque livre!
    Escalação errada. Daniel? Marcos Paulo?
    Porra!
    Time continua viciado no tico tico no fubá do Diniz, esse bosta de técnico.

  14. Jogo tenso.
    Precisamos melhorar muito o último passe e parar de recuar a bola para o Muriel, fez merd@ e depois salvou.
    Boa partida do Nenê e Allan, quanto ao Caio Henrique, alguém sabe me dizer para onde foi o futebol desse rapaz?
    Segundo tempo tem de mudar alguma coisa, tá faltando ousadia para ganhar esse jogo.
    Pra cima Fluzão.
    Em tempo, só eu vi pênalti sofrido pelo Igor Julião, em um carrinho dentro da área?

  15. Hola Tricolores,
    Parafraseando o poeta “… Virá, virá que eu vi; afe do afoxé filhos de Gandhi, virá que eu vi!” Taí, ela, a torcida, veio, que eu vi!
    Virá agora a vitória, virá que eu vi!
    Prá cima FLU

  16. Chegou o dia galera ! Hoje lugar de tricolor carioca é no Maracanã ! Será MUITO BENÉFICA uma vitória / classificação em todos os sentidos. É a tal da “virada de chave” que o clube precisa dar para sair do lamaçal no qual foi colocado nos últimos anos. Não há antídoto melhor para a crise do que VENCER.

    São jogos como o de hoje que fazem o time voltar a se encher de moral e confiança, que projetam o clube na mídia, que alavancam novos torcedores, enfim, que trazem o Flu para o lugar de onde nunca deveria ter saído : entre os protagonistas do futebol. Todos sabem (ou deveriam saber) que, nos últimos anos, o Flu perdeu o status de protagonista e passou a frequentar a parte de baixo da tabela de classificação, lutando para não ser rebaixado quase todo ano. Afastou-se do seu torcedor e foi asfixiado por infindáveis penhoras, resultado direto de escolhas e administrações absolutamente incompetentes e amadoras.

    Para dar a volta por cima disso tudo o time precisa começar a vencer jogos grandes e o de hoje é enorme. A torcida irá comparecer em peso e o Maracanã estará lotado. Chegou a hora desses jogadores correrem o que nunca correram e jogarem o que nunca jogaram até hoje. Suar sangue até, mas é jogo para fazer algo a mais. Não dá para entrar como contra o CSA, por exemplo. A pegada tem que ser totalmente diferente, caso contrário, a tendência é a gente se frustrar, mais uma vez. Ninguém aguenta mais ver o Flu fraquejar nos momentos decisivos, tá na hora de mostrar – e provar tb – que o Flu é CLUBE GRANDE ! Vamos tomar cuidado na nossa defesa mas sem essa de ficar cheio de medo da mulambada paulista. É preciso ser inteligente na tática : atacar com firmeza e defender com competência. Mais tarde estarei lá no meio desses 50 mil tricolores e, se Deus quiser, nossa madrugada será de muita alegria e comemoração. PRA CIMA DELEZ FLUZÃO !!!!!!

  17. logo mais estarei no maraca outra vez, espero nao me decepcionar temos um historico ruim toda vez que enchemos o estadio o time fraqueja espero que eu esteja enganado hoje.
    a torcida estara em peso fazendo a sua parte espero que os jogadores correspondam em campo com garra e dedicaçao.
    temos time para vencer, a minha preocupaçao e o juiz e o var que tem nos prejudicado ultimamente.
    temos outra “decisao’ depois contra o avai e fortaleza pelo brasileirao, um bom resultado hoje pode representar a nossa ressurreiçao , pedimos sua Bençao Joao de Deus !
    A benção, João de Deus – Fluminense [BRA] [Legendado] – YouTube

    https://www.youtube.com › watch
    Vídeo para a bençao joao de Deus▶ 1:11

  18. Uma coisa me deixou muito feliz esta semana : a demonstração feita por nossa torcida de que ELA AINDA EXISTE.
    Ainda existe em grande número, capaz de lotar um Maracanã com + de 50 mil pessoas.

    Não importa que seja (por enquanto) torcida de festas de finais, de jogos decisivos. Ela AINDA existe !

    Agora, cabe ao Presidente Mario persistir no bom trabalho de aproximação com a torcida que vem sendo feito e tratar de trazer esta gente para o programa Sócio Torcedor.

    Nossa torcida precisa entender que A ÚNICA SAÍDA que temos é esta : oferecermos ao clube nossa contribuição mensal, que aliás é bem modesta – menos de R$ 40,00/mês – , sem exigirmos nada em troca, porque senão será como ‘comprar’ a adesão ao invés de comprar ingressos ou produtos da marca.

    Podemos, sim, fazer um movimento rumo ao Sócio Torcedor com 50 mil, 60 mil, 70 mil assinantes, para que o Flu volte a ser verdadeiramente grande.

    Se contarmos apenas com as finanças tal como estão neste momento …… – esqueçam -, o Flu vai sumir.

    1. Um tal, penso assim também. A torcida do Fluminense é 30% paixão e 70% razão. Ela é composta na sua maioria, por pessoas que sabem mensurar entre o sério e o negligente, pois são pessoas de bem, pertencentes a uma classe social que transita entre a A e B, e que por isso traz na sua bagagem uma escolaridade acima da média, sabendo se posicionar e interpretar o que está ocorrendo à sua volta. Não embarca em situações, que não tenha a seriedade como carro chefe; daí, o seu afastamento das diretorias passadas, que foram capazes de atos insanos e irresponsáveis, vide a dispensa de atletas por WhatsApp.
      Vislumbrando agora, uma maior seriedade na atual administração, volta a acreditar que os rumos do clube, serão traçados com vistas tão somente à sua melhoria, tendo toda a transparência nos seus atos, com respeito às boas práticas.
      Cabe agora, a administração perceber isso, e continuar com essa pegada, que certamente terá ao seu lado, toda a imensa e séria torcida tricolor.
      Sr. Mário, Sr. Celso, o cartão de visitas da torcida, com sua real intenção e interesse, será dado hoje no Maracanã.
      Saiba interpretá-lo.

    2. Isso aí Amaury ! O Fluminense é nosso, da torcida tricolor ! A solução da crise passa pela associação em massa somada a uma administração competente e responsável.

  19. Estou com uma inveja (branca) danada dos
    mais de 50 mil Tricolores que vão estar presentes no Maracanã.
    Mas vou ficar em frente a TV tomando umas Stella Artois geladas e torcendo para o Fluzão.

    1. Só pelo DAZN, que oferece UM MÊS GRÁTIS, Sergio. Depois disso, R$ 37,00/mês.
      V. pode ver pelo monitor do computador, pelo celular ou espelhando sua Smart TV em uma dessas duas plataformas.
      É simples.
      Até agora estive assistindo pelo monitor do PC.
      Hoje vou tentar espelhar minha TV (via Youtube) com ele e assistir na tela dela, TV.

  20. Tou achando que vamos vencer e bem vencido!
    Será a arrancada de 2019!
    Basta repetir a atuação do último jogo com um pouco de ousadia por estar no Maraca empurrado pela torcida.
    Dica do Pedro do Rio: chutar, chutar e chutar a gol! Cássio é muito alto, pega todas por cima, sai bem do gol, mas é grandão e pesado e por baixo ele vai sempre atrasado.
    Pra cima Fluzão!

  21. Hoje é o dia da virada tricolor, dia a arrancada para se recuperar no ano.
    Começando pela classificação na sula.
    Todos os meus amigos corintianos estão preocupados, não tem nenhum achando que está garantido.
    A felicidade deles foi a eliminação do palmeiras….
    Que seja então hoje, 29/08/2019 a data da arrancada tricolor.
    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *